15 DE JUNHO DE 2022

21ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CARLÃO PIGNATARI

 

Secretaria: MARTA COSTA e VINÍCIUS CAMARINHA

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Abre a sessão.

 

2 - GIL DINIZ

Para questão de ordem, faz pronunciamento.

 

3 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Informa que deve dar resposta em momento oportuno. Coloca em discussão o PL 148/22.

 

4 - ENIO LULA TATTO

Para comunicação, faz pronunciamento.

 

5 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Informa que deve dar seguimento à discussão do PL 148/22.

 

6 - ENIO LULA TATTO

Para comunicação, faz pronunciamento.

 

7 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Comenta decisão a respeito da Ordem do Dia.

 

8 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, faz pronunciamento.

 

9 - ENIO LULA TATTO

Para comunicação, faz pronunciamento.

 

10 - DR. JORGE LULA DO CARMO

Solicita verificação de presença.

 

11 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Defere o pedido. Determina que seja feita a chamada de verificação de presença, que não alcança quórum para a continuidade dos trabalhos. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Carlão Pignatari.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. GIL DINIZ - PL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não, deputado Gil Diniz.

 

O SR. GIL DINIZ - PL - Presidente, gostaria de fazer uma questão de ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não.

 

O SR. GIL DINIZ - PL - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Presidente, a minha questão de ordem é baseada no Art. 56 do nosso Regimento Interno, junto com o Art. 271.

O Art. 56 fala: “Lido o voto pelo relator ou, à sua falta, pelo deputado ou deputada designado pelo presidente da Comissão, será ele imediatamente submetido à discussão. Art. 1º - Durante a discussão, poderá usar da palavra qualquer membro da comissão por 10 minutos improrrogáveis; às demais deputadas e deputados presentes só será permitido falar por cinco minutos. Depois de todos os oradores terem falado, o relator poderá replicar no prazo não superior a 15 minutos”.

Presidente, a minha questão de ordem se dá no seguinte sentido: nós temos um ato de mesa de setembro de 2021, o Ato de Mesa nº 26, que regulamenta as nossas sessões virtuais, que, no seu parágrafo décimo, fala sobre a realização das comissões virtuais e quem pode fazer parte da comissão.

Esse ato diz que somente os deputados que são titulares da comissão, seus substitutos ou os líderes podem fazer uso da palavra nessas comissões, podem participar dessas comissões.

 Então eu indago a V. Exa. com esta questão de ordem se o Regimento Interno neste caso vale, e os nossos deputados podem fazer o uso da palavra, ou se o ato de mesa é superior ao Regimento Interno, e os deputados que não fazem parte das comissões, presidente, vão ser cerceados justamente por uma ferramenta que teria que ajudar este Parlamento.

Eu indago a V. Exa. porque, na última semana, eu tentei fazer questionamentos ao secretário de Estado da Cultura, o secretário Sá Leitão, que me citava inclusive durante a reunião da comissão. Justamente por conta do ato de mesa, o seu Art. 10, não foi permitido que este deputado fizesse os questionamentos naquele momento ao secretário Sá Leitão.

Então eu faço esta questão de ordem no sentido de solicitar ou a revogação do Art. 10 do Ato de Mesa nº 26, ou então a própria revogação do ato de mesa, ou para que nós alinhemos o Regimento Interno a esse ato de mesa, presidente. Esta é a questão de ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Obrigado. Pode fazer por escrito que será respondido posteriormente.

 

O SR. GIL DINIZ - PL - Faço por escrito, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Em discussão.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não, deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Está em discussão o quê?

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Se o senhor der tempo, eu vou acabar de ler, mas o senhor já pediu pela ordem.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - É o 148?

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Posso ler?

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Pode.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Em discussão e votação o Projeto de lei nº 148, de 2022, de autoria do Sr. Governador, que dispõe sobre o Subsistema Ferroviário do Estado de São Paulo, a organização do transporte ferroviário de cargas e de passageiros, e uso da infraestrutura ferroviária e os tipos de outorga para a exploração indireta de ferrovias no âmbito do estado de São Paulo e dá outras providências. Com substitutivo e 51 emendas.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não, deputado Enio.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, queria pedir para todos os líderes aqui, acho que tem concordância da maioria, ou todos, para que a gente não abrisse essa discussão do polêmico Projeto de Lei 148, de 2022.

Foi feita uma audiência pública ontem, e eu fiz questão de fazer a crítica, respeitando a audiência pública proposta pelo líder do governo, mas nem sequer na Comissão de Transportes desta Casa foi pautado para discutir. 

Acho que esse projeto não está maduro, ele não está pronto para ser discutido, e acredito que não tem condição nenhuma de a gente abrir essa discussão no dia de hoje. 

Então, eu queria apelar para Vossa Excelência e para o líder do Governo para a gente levantar a sessão, e não começar a discussão desse projeto, mesmo porque tem muita gente aqui preocupada em não levar falta. Porque a gente vai obstruir, a bancada do Partido dos Trabalhadores vai pedir verificação de presença. 

Então, para evitar que alguns deputados tenham falta no dia de hoje, se houvesse acordo de todos os líderes que estão presentes, que a gente levantasse a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Deputado Enio, eu acho que nós temos que começar a discussão, e o deputado que não estiver presente tem que ficar com falta. Não é possível mais esta Casa, nem terça, nem quarta, nós não temos nenhum deputado. Temos aqui 20 deputados, que são os mesmos. Nós somos os mesmos que vêm aqui.

Então, acho que deve começar a discussão, e o direito de obstrução é um direito de cada um, que vocês possam fazer a obstrução, e quem não estiver que fique com falta. Exatamente isso.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente. 

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente. 

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não. 

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Eu queria primeiro me associar ao que disse o deputado Gil Diniz, em relação...

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - É questão de ordem?

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Não, é uma comunicação, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Não, ele está pedindo pela ordem, deputado. Nós estamos falando do projeto. Pois não, deputado. Aí eu passo para o senhor.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Não, o projeto que está com votação adiada é a suspensão do deputado Frederico d’Avila. Por que não está pautado no dia de hoje esse projeto?

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - A Presidência resolveu que não iria pautar hoje, por não ter deputados, porque eu sabia que ia acontecer o que está acontecendo aqui hoje.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Tá bom. Só pediria, em nome da bancada do Partido dos Trabalhadores, que insistisse no projeto de suspensão do deputado Frederico d’Avila, porque nós temos que resolver esse projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Será pautado na terça-feira que vem.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não, agora, deputado. Desculpe, deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Eu quero me associar ao que disse o deputado Gil Diniz em relação à questão de ordem que ele levantou, que está incomodando vários deputados.

Nós estamos conversando aqui com vários partidos, vários parlamentares, de que essa decisão tem que ser revogada, porque é inconcebível que deputados fiquem impedidos de entrarem nas reuniões das comissões permanentes da Assembleia Legislativa, por não serem membros e nem líderes. Mais da metade da Assembleia Legislativa está privada, está excluída desse processo. É uma pura agressão ao Regimento da Casa.

Então, eu espero que V. Exa. tome as providências, no sentido de revogar essa medida, mas, caso isso não seja possível, então que as sessões voltem a ser presenciais em todas as comissões, para que nós possamos participar.

E faço um apelo também a V. Exa. e a todos os líderes partidários, ao deputado Vinícius Camarinha, para que nós possamos pautar agora o nosso PDL 22, que acaba com o confisco das aposentadorias e pensões.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não, deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Eu queria também me associar a essa preocupação, acho que a bancada do Partido dos Trabalhadores também. 

Já tive esse problema, outros deputados da bancada também tiveram, de a gente não poder participar de comissões que são feitas, as reuniões online. E o mais triste é que algumas comissões, em algumas reuniões, deixam deputados que não são da comissão participarem. Então são dois pesos e duas medidas.

Eu vou até falar a comissão que eu não consegui entrar e participar de uma reunião, porque tinha um projeto de minha autoria, e eu queria participar, junto com o secretário Jean Gorinchteyn, que é a Comissão de Saúde.

Então, me associo ao deputado Gil Diniz, ao deputado Carlos Giannazi, que precisa ser revogada essa portaria, ou então a gente volte a fazer as reuniões presenciais. 

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pela ordem. Um momento só. Para falar contra, a deputada Professora Bebel. Ausente. Para falar contra, o deputado José Américo. Ausente.

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Eu quero pedir uma verificação de presença.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSDB - Sr. Presidente, eu tenho pela ordem anteriormente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - É regimental o seu pedido.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSDB - Só pela ordem, eu pedi anteriormente, presidente. Vossa Excelência pediu para que eu aguardasse e o deputado Jorge do Carmo, na sequência, pediu. Eu gostaria que, pela ordem, V. Exa. me concedesse a palavra, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Nós não temos sessão. Tem um pedido de verificação. É regimental. Convido aqui...

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - REPUBLICANOS - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Agora não há sessão, estamos em uma verificação de presença. Deputada Marta Costa e deputado Vinícius Camarinha, por favor, façam a nossa chamada.

 

* * *

 

- Verificação de presença.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, a Presidência constata a presença de 15 Sras. Deputadas e Srs. Deputados, número insuficiente para a continuidade dos trabalhos, e agradece a colaboração dos nobres deputados Vinícius Camarinha e Marta Costa.

Esta Presidência, nos termos do Art. 106, inciso III, do Regimento Interno, declara levantada a presente sessão.

Muito obrigado, boa tarde a todos.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 16 horas e 53 minutos.

 

* * *