14 DE JUNHO DE 2022

14ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE

 

RESUMO

 

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene para "Homenagem aos Profissionais da Contabilidade", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, solicita a realização de um minuto de silêncio em homenagem à memória de Antonio Marangon, ex-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP).

 

3 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Destaca a relevância da sessão solene em homenagem aos profissionais da contabilidade. Enaltece a categoria. Disserta sobre a importância do empreendedorismo.

 

4 - DOMINGOS ORESTES CHIOMENTO 

Presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), faz pronunciamento.

 

5 - SERGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR

Presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), faz pronunciamento.

 

6 - WALTER IHOSHI 

Ex-deputado federal e ex-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), faz pronunciamento.

 

7 - EDIR SALES

Vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, faz pronunciamento. Entrega Voto de Júbilo e Congratulações da Câmara Municipal de São Paulo para Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP).

 

8 - CARLOS ALBERTO BAPTISTÃO

Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), faz pronunciamento. Entrega a Medalha Presidente Annibal de Freitas a Alfredo Cotait Neto, Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

 

9 - ALFREDO COTAIT NETO

Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), faz pronunciamento.

 

10 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Entrega homenagens a dirigentes de entidades da área de contabilidade. Recebe placa de homenagem das entidades congraçadas da contabilidade paulista. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear os profissionais da Contabilidade. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp, pelos canais da Alesp e do Sescon São Paulo, no Youtube.

Chamamos para compor a mesa principal o Exmo. Sr. Deputado Itamar Borges, proponente desta sessão, por favor. (Palmas.) Chamamos também o senhor Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon e da Aescon São Paulo. (Palmas.)

Senhor Alfredo Cotait Neto, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo, Facesp, da Associação Comercial de São Paulo, e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, CACB. (Palmas.) Convidamos também o senhor Sergio Approbato Machado Júnior, presidente da Fenacon. (Palmas.) E a vereadora Edir Sales. (Palmas.)

Compondo a extensão da mesa, aqui na parte superior, as autoridades homenageadas. Senhor José Aparecido Maion, presidente do CRC São Paulo. (Palmas.) O senhor Joaquim de Alencar Bezerra Filho, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC. Chamamos também Walter Ihoshi, foi nosso presidente da Jucesp, Junta Comercial do Estado de São Paulo. (Palmas.)

O senhor Dagoberto Silvério da Silva, presidente da Fecontesp. (Palmas.) Senhor Marco Antonio Fabbri, presidente do Ibracon 5ª Região. (Palmas.) Senhor Francisco Maldonado Santana, presidente do Conselho de Administração do Ibracon. (Palmas.) E também o senhor Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC. (Palmas.)

Todos podem acomodar-se, por gentileza. Com a palavra, o deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito bom-dia a todas e todos. Agradecemos, em nome da Assembleia Legislativa de São Paulo, do nosso presidente, Carlão Pignatari e todos os deputados, a presença de todos, agradecendo também o apoio de todos, para que pudéssemos realizar esta sessão solene.

Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos, nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene atende a nossa solicitação, como parlamentar desta Casa, com a finalidade de homenagear os profissionais da Contabilidade.

Evento tradicional, que eu tenho o privilégio de, há muitos anos, ao lado do Sescon, da secretaria executiva, e das entidades congraçadas, juntos, promovermos este momento, onde a Casa do Povo de São Paulo, a nossa Assembleia Legislativa, reconhece a importância, reconhece o papel, reconhece o valor, e presta a sua homenagem aos profissionais e às empresas contábeis.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar de São Paulo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Peço permissão ao nobre deputado para também convidar à mesa o nosso presidente da Apejesp, José Vanderlei Masson.

Por gentileza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro. 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Nossos agradecimentos à Seção de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na regência do maestro primeiro sargento PM, Gleidson Azevedo.

Pedimos a todos que, de pé, façamos um minuto de silêncio em homenagem à memória de Antonio Marangon, presidente a do Sescon e da Aescon São Paulo na gestão 2004-2006.

Um minuto de silêncio.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Muito obrigado.

Também registramos e agradecemos as presenças do Sr. Francisco Tonci Ordonez, gerente de auditoria, representando neste ato Tirso de Salles Meirelles, presidente do Sebrae São Paulo; Francisco Ernani Ramalho Gomes, presidente da Associação dos Contadores Municipais de São Paulo, representado por Honorino Alves; Argos Campos Ribeiro Simões, presidente do Tribunal de Impostos e Taxas, representado pela juíza Maria Anselma dos Santos; Ali Majdoub, diretor da Câmera de Comércio Brasil-Líbano; e Solange Paes, responsável pelo desenvolvimento dos cursos nas áreas contábeis do Senac São Paulo. Muito obrigado a todos.

A seguir, com a palavra, o deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Mais uma vez, bom dia a todas e a todos. Esta sessão solene, que também presta hoje essas homenagens... Homenagem à memória do nosso Marangon, que nos deixou recentemente. E com certeza, justa homenagem de reconhecimento a esse que contribuiu muito para a classe contábil aqui no nosso estado e no nosso país.

Esta sessão solene também tem o intuito de prestar uma homenagem e reconhecimento ao trabalho, à contribuição, à importância deste grande líder, grande amigo, grande homem, nosso presidente da Associação Comercial de São Paulo e da confederação também aqui nesta empreitada, nosso senador Alfredo Cotait.

Com certeza, toda homenagem que se prestar a ele, que prestarmos a ele, que oferecermos a ele, será ainda muito simbólica perto do tanto que ele tem contribuído. Mas esta é a maior honraria, homenagem que as entidades podem prestar. Portanto, receba aqui honrosamente, nesta Casa de Leis, essa iniciativa do Sescon e das nossas entidades, em reconhecimento ao seu brilhante trabalho em defesa da causa do empreendedorismo.

Também não posso, em que pese ter sido registrado aqui, deixar de trazer aqui o abraço do nosso governador Rodrigo Garcia, que tem um apreço muito grande pela classe contábil e que pediu que eu fosse portador deste cumprimento e saudação a todos.

Esta mesa é composta pelo nosso presidente da Fenacon, amigo Sergio Approbato, já saudado aqui pelo cerimonial. Da mesma forma, o nosso presidente do Sescon-Aescon São Paulo, o Carlos Alberto Baptistão; o nosso homenageado, o Cotait; a sua extensão com o nosso Chiomento, que falará aqui em nome das entidades congraçadas; e a nossa vereadora, a vereadora da contabilidade, da classe contábil, essa grande baluarte que é a querida amiga Edir Sales. É sempre uma honra estar aqui e estar lá na casa dela com ela também, como temos dividido esses momentos.

Esse amigo deputado, defensor da classe contábil, Walter Ihoshi; sempre bom te receber aqui, Walter. E com certeza a sua presença no Congresso Nacional é de fundamental importância para a classe contábil e para todos nós, eu não tenho dúvida disso - de que você estará lá mais uma vez, para nos ajudar nessa luta tão importante. E num momento de desafio.

Falava com Alfredo Cotait que, mais do que nunca, com essa polarização, com esses extremos na disputa presidencial, quanto mais fortes estivermos no Congresso Nacional, mais equilíbrio teremos no nosso país. E é o desejo de todos nós que líderes como você lá estejam.

Cumprimentar aqui o Maion, também, do nosso Conselho Regional de Contabilidade, o nosso presidente, representando aqui o CRC; o nosso Dagoberto, da Fecontesp; o Marco Antonio Fabbri, do nosso Ibracon, 5a Região; o Vanderlei Masson, da nossa Apejesp; Maldonado Sant’Anna, do Ibracon; a nossa juíza, Dra. Maria Anselmo dos Santos, representando aqui o TIT, nosso Tribunal de Impostos e Taxas; o nosso Sebrae, representado pelo Francisco Tonci.

Agradecer por essa honrosa presença, que já nos deixou, da Banda da Polícia Militar, que dá uma nobreza, com certeza, para este momento solene do hino nacional. O cônsul-geral de Myanmar, o Ricardo Cury. E, claro, amigos empresários do setor da contabilidade, dirigentes de entidades, associações de contabilistas, senhoras e senhores.

Quero fazer uma breve mensagem aqui, para dizer primeiramente que é um grande prazer reencontrá-los. Reencontrar neste momento de retomada cautelosa, mas de retomada.

E que com certeza nos coloca numa direção de volta à vida normal e adaptados às mudanças e transformações que esse período nos proporcionou. E como sempre em outros anos, nós estamos aqui para fazer essa comemoração do Dia do Profissional da Contabilidade. Voltando presencialmente depois de tantos encontros e reuniões virtuais.

Eu me sinto muito orgulhoso de dizer que esta sessão solene, a dos profissionais da contabilidade, se tornou aqui nesta Casa referência, reconhecida por funcionários, reconhecida nos gabinetes dos meus colegas como sinônimo de sucesso, pela importância que tem e o papel que desenvolve a classe contábil.

Eu falo isso sempre com o Silvério Pestana, que é o secretário aqui, o consultor; o Marcelo Zetune; com todo esse time que nos ajuda a organizar; o Casuoy. Estão sempre todos envolvidos com a gente nesses preparativos.

Esse sucesso, repito, só é possível por conta da participação de todos vocês, seja no apoio das entidades congraçadas, seja na liderança do setor. Nesses últimos anos, foi uma verdadeira...

Se nós olharmos para trás, vamos ver que os últimos anos têm sido uma verdadeira montanha russa. Sobe, desce, muda, altera. Nós passamos por diferentes momentos, o nosso estado e o país foram na grande euforia e esperança no futuro, e a crise sanitária, econômica e política se misturaram.

De um lado, a crise sanitária, de outro, a euforia, a esperança e a expectativa, e a classe contábil é o norte, é a bússola desse patamar e de todos os passos que devemos usar.

O aumento do índice de desemprego, a recessão, o fechamento de empresas, tudo isso está presente no dia a dia de todos nós, e agora estamos vivendo um momento diferente, como eu disse aqui no início, com boas expectativas e esperança. Temos muitos exemplos de superação das crises do passado.

Temos instituições que estão funcionando, e por isso nós precisamos somar forças. O papel das instituições cada vez mais terá relevância para construirmos diálogo, para reunir inteligência e sabedoria e encontrar as saídas para tudo, em especial para o país, para o estado, para os municípios e para o cidadão.

Aproveito para destacar aqui que fizemos o relatório de atividades da frente parlamentar, com ações e iniciativas e os projetos que foram implementados de 19 a 21. Com a pauta de temas para 22 aí na mesa, todos receberam, temos aí não só o que realizou, de 19 a 21 - saúde aqui o ex-presidente Lima - e a pauta que nós temos de ora em diante, e saúdo aqui o presidente Baptistão, e toda a sua diretoria.

O empreendedorismo é a marca do nosso estado. Aí que está a nossa força. Se o estado produzir mais, nós teremos mais recursos para investir em Educação, em Infraestrutura, em Saúde, Segurança. Esse ciclo virtuoso, e que precisa ser recuperado. Só assim haverá mais emprego e mais renda em circulação.

Hoje nós estamos aqui para homenagear essa categoria especial de empreendedores, que são vocês, os nossos profissionais da contabilidade, os que aqui estão, os que nos assistem, que não puderam estar aqui, todo o estado de São Paulo, e também - por que não dizer? - por todo o Brasil.

Nesse dia, como reforcei no início, também faremos a entrega da Medalha Presidente Annibal de Freitas ao querido presidente Alfredo Cotait. Uma justa homenagem.

Cotait é um grande defensor do empreendedorismo, nosso parceiro na frente parlamentar. Um guerreiro, que apoia a melhoria do ambiente de negócios, seja na confederação, na federação ou na associação. É um líder atuante, e de grande projeção nacional. Nosso senador, nosso líder, grande referência.

Também tive o privilégio, amigo Cotait, de receber a Medalha Annibal de Freitas. É uma grande honra, e nos inspira a aumentar ainda mais esse compromisso com a classe contábil e com todos os empreendedores.

A nossa homenagem é também para os profissionais, para as empresas, para os conselhos, sindicatos, escolas, associações e todas as entidades contábeis, todas as congraçadas do nosso estado de São Paulo.

Repito, vocês são importantes para as empresas, importantes para as instituições e, principalmente, para a sociedade. Digo sempre, e vocês já devem ouvido em outras oportunidades. Aliás, já ouviram aqui no início da minha fala. O profissional da contabilidade é a bússola da empresa.

Parabéns aos profissionais da contabilidade de São Paulo e do Brasil.

Um grande abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Chamamos para que também componha a extensão da Mesa o Sr. Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindcont. Por favor. (Palmas.) Agradecemos a presença de toda a diretoria, dos conselhos fiscal e consultivo do Sescon e da Aescon São Paulo, muito obrigado.

Com a palavra o presidente da APC, Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento, que falará em nome das entidades congraçadas da nossa contabilidade paulista. Por favor.

 

O SR. DOMINGOS ORESTES CHIOMENTO - Bom dia a todas e a todos.   Inicialmente, eu comprimento o excelentíssimo deputado estadual, e amigo da classe contábil, Itamar Borges, proponente desta ação, a quem cumprimento, em nome de todo o corpo legislativo desta digna Casa.

Caros colegas presidentes das entidades congraçadas da contabilidade do estado de São Paulo, a quem tenho a honra de representar neste ato. Amigos, empresários e profissionais da contabilidade aqui presentes, e também os que nos acompanham pelos meios de comunicação, senhores e senhoras, muito bom dia.

É com grande satisfação que nós nos reunimos nesta manhã, para festejar mais uma vez o Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado nacionalmente em 25 de abril de cada ano, desde 1926, por decisão do saudoso contador, senador João Lyra Tavares.

Mas, antes de prosseguir, peço permissão para nominar os homenageados desta manhã, que são presidentes das entidades contábeis, os quais compõem o congraçamento em São Paulo. A saber, José Aparecido Maion, do CRC, Dagoberto Silvério da Silva, Fecontesp; Geraldo Carlos de Lima Castro, do Sindcont; Carlos Alberto Baptistão, do Sescon e Aescon; Marco Antônio Fabre, do Ibracon - 5ª Região; José Vanderlei Masson, da Apejesp, e este que vos fala, tendo a honra de presidir a Academia Paulista de Contabilidade.

Esta homenagem tem um significado muito especial para todos nós, porque traduz o reconhecimento da nossa profissão junto aos poderes constituídos. O 25 de abril foi celebrado este ano em várias casas do Legislativo, tanto municipal como estadual e federal também, e agora estamos fazendo na maior Assembleia Legislativa do país. Também recebemos essa justa homenagem através da vereadora Edir Sales, recentemente, lá na Câmara Municipal.

Sem falsa modéstia, podemos afirmar que essa aceitação é justa, pois reafirma o valor de mais de 550 mil profissionais contábeis atuantes hoje em todo o país, verdadeiros heróis que lutam diariamente contra a burocracia e o dinamismo das alterações legais, esforçando-se para atender as empresas e transferir recursos aos cofres públicos por meio do recolhimento dos impostos.

Os desafios são imensos, pois estamos diante de um novo universo corporativo, sujeitos a um tsunami tecnológico que nos apresenta novidades todos os dias, algumas benéficas, outras nem tanto, para nossa profissão, mas sempre exigindo novas competências profissionais que impactam sobremaneira nossas atividades.

Em razão de todo esse fervilhar de acontecimentos, nossa profissão encontra-se atualmente diante de um novo estímulo, que é promover a adequação da matriz curricular dos cursos de ciências contábeis à nova realidade do mundo dos negócios.

As lideranças da classe contábil de São Paulo, onde nós incluímos a Academia, juntamente com as entidades de âmbito federal - CFC e Fenacon -, estão atuando vigorosamente junto ao Ministério da Educação por meio do Conselho Nacional de Educação para tornar essa mudança uma realidade.

Mais do que nunca, a contabilidade precisa se ajustar às bases para fazer frente à nova ordem econômica brasileira e mundial, de maneira a colocar no mercado profissionais capazes de atender as exigências do atual mundo corporativo. Sabemos que, historicamente, a contabilidade caminhou e caminha lado a lado com a evolução do homem e do desenvolvimento da sociedade.

Por isso, estamos seguros de que desta vez não será diferente. Com a colaboração de todos e as coordenadas do Ministério da Educação e Cultura, teremos em breves dias novas diretrizes para as ciências contábeis. Uma grande novidade. Vamos torcer para que isso aconteça. Que amanhã, a contabilidade moderna e necessária aos empreendedores e aos cidadãos, como sempre foi.

Assim, deixo os meus cumprimentos a todos os homenageados e homenageadores, com a certeza de que a grande vitória desses festejos sempre será a contabilidade.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Falando em nome das entidades congraçadas da nossa contabilidade paulista, ouvimos Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC - Academia Paulista de Contabilidade. Muito obrigado.

A seguir, ouviremos o presidente da Fenacon, Sergio Approbato Machado Júnior.

 

O SR. SERGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR - Bom, primeiro, bom dia. Eu trouxe uma colinha aqui, porque estou ficando velho e já não lembro o nome de todo mundo direito. Importante isso.

Vou começar cumprimentando as nossas autoridades. Primeiro, o proponente desta justa homenagem aos profissionais da contabilidade, nosso deputado estadual Itamar Borges, secretário da Agricultura, enfim, todas as posições que ele sempre assume com muito vigor e que nos orgulha, viu, Itamar?

É bom você saber disso, porque você realmente representa com muita assertividade o nosso estado. Isso para nós é extremamente importante e eu já comentei isso. É uma realidade. Então, obrigado novamente por essa lembrança dessa homenagem.

Quero cumprimentar também a nossa vereadora Edir Sales, que também está sempre conosco, que sempre nos apoia nas ações no município de São Paulo. Quero agradecer esse apoio de longa data. Obrigado, viu, Edir?

Também o nosso sempre deputado federal Walter Ihoshi. O Walter está voltando àquela Casa. Temos fé e certeza de que você será reconduzido ao Congresso Nacional pelo excelente trabalho que você sempre realizou, nos apoiando nas nossas ações em nível nacional no Congresso Nacional. Então, agradeço também ao Walter.

Também queria cumprimentar o nosso homenageado, uma homenagem que, realmente, para nós da atividade contábil, é muito honrosa, que é a Medalha Annibal de Freitas ao Alfredo Cotait. Cotait, obrigado. Você é uma pessoa que nós admiramos muito pelo bom trabalho que você vem desempenhando à frente daquelas casas - Associação Comercial, Facesp, agora CACB, merecidamente à frente de todas. Então é uma homenagem realmente que não poderia faltar.

Quero também nominar - eu sei que é chato isso, mas é importante a gente nominar - os nossos representantes das nossas entidades que serão aqui homenageados também.

O nosso presidente do Sescom e da Escom São Paulo, Antônio Carlos Baptistão, que já começou bem um belíssimo trabalho que está realizando. Já não é novo na Casa, né?

Quem já o conhece já de longa data nas nossas diretorias, vice-presidências, fazendo um excelente trabalho. Está realmente desempenhando um trabalho maravilhoso.

Também cumprimentar, do Ibracon, o Francisco Maldonado Sant’Anna, que está aqui ao lado. Francisco, um forte abraço a você e àquela brilhante entidade que a gente admira muito, que é o Ibracon.

Aqui o nosso presidente José Aparecido Maion, do CRC São Paulo. Maion, belíssimo trabalho também que vem desempenhando à frente do CRC. O CRC que sempre tem uma posição muito forte nas questões ligadas à atividade profissional, e agora com essa grande preocupação, que eu acho que é importante, de dar essa reformulação no currículo da atividade profissional, trazendo aí situações que evidentemente são muito pertinentes ao momento que a gente está passando. Então parabéns por esse trabalho que você vem desempenhando.

 Frente à Fecontesp, o nosso amigo Dagoberto Silveira da Silva. Também quero cumprimentá-lo. Quero cumprimentar o nosso presidente do Sindicont, Geraldo de Carlos Lima, que também está aqui ao nosso lado.

Também o presidente da Ibracon aqui da 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, que aqui está também conosco, ok? E, da Apejesp, José Vanderlei Masson dos Santos, aqui também conosco. E está aqui também, acabou de fazer o seu pronunciamento, Domingos Chiomento, da Academia Paulista de Contabilidade.

Senhoras e senhores colegas profissionais da contabilidade, olha, eu acho que, como vocês, eu sou um apaixonado pela profissão. A contabilidade é uma coisa realmente que faz a diferença não só para o empreendedorismo, na minha opinião, mas para a sociedade de fato.

Por que para a sociedade? Primeiro porque sempre tem um profissional contábil em qualquer das atividades, seja uma instituição, seja uma atividade de governo, seja uma atividade privada, seja uma grande empresa, uma empresa pequena, seja à frente de empresas de contabilidade que tocam hoje 90% das empresas nacionais.

Então esse é um trabalho realmente que é reconhecido pela sociedade com muita clareza, porque hoje os meios de comunicação estão muito mais ágeis, muito mais rápidos, e a gente percebe hoje o nosso papel dentro dos negócios.

A gente comenta isso, comentamos no Senado, que o contador precisa ter múltiplos conhecimentos em função da sua própria atividade, né? Quando ele vai assumir alguma posição em alguma instituição ou alguma empresa, ou mesmo sendo dono de uma empresa contábil, pegando um novo cliente, você tem obrigação de conhecer com profundidade o que rege as regras daquela atividade econômica, né?

Então você precisa conhecer as legislações, os mercados regulatórios, e isso dá um enriquecimento maior ainda à nossa atividade, ao nosso intelecto, e a gente sabe disso. O bom é que a sociedade também começa a reconhecer esse tipo de trabalho que a gente vem realizando, com muita nobreza, ao longo de todos esses anos.

Não é uma coisa nova não. Não é de hoje, porque tem internet. Não, é coisa de muitos anos, desde que existe a contabilidade. A gente leva esse cuidado, esse carinho, essa forma rígida através do cumprimento hoje da palavra compliance, um compliance forte nos negócios, nas regras a serem cumpridas, com muita governança, com muito cuidado, com muito profissionalismo.

Então esse é o motivo de estarmos aqui hoje e sermos reconhecidos aqui por esta Casa, a Casa do Povo, a Casa das Leis, pelo trabalho brilhante que todos vocês, todos nós temos realizado ao longo desses anos todos.

Então agradeço novamente a o nosso amigo de sempre, Itamar Borges, por esse carinho que tem conosco ao longo destes anos, e a todos os seus colegas aqui desta Casa por esse trabalho brilhante que vêm fazendo e pelo reconhecimento da nossa atividade.

Então eu agradeço e um bom dia a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Nosso muito obrigado ao presidente da Fenacom pelas suas palavras, Sergio Approbato Machado Júnior.

Ouviremos a seguir ele, que já foi nosso presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, a Jucesp, nosso sempre deputado e amigo Walter Ihoshi. (Palmas.)

 

O SR. WALTER IHOSHI - Bom dia a todos, bom dia a todas. Não estou muito acostumado à esta tribuna da Assembleia Legislativa, mas quero fazer uma rápida e breve saudação. Este é um dia muito especial para todos nós do estado de São Paulo e do Brasil, em que homenageamos os profissionais da contabilidade.

Eu quero parabenizar o meu amigo e parceiro deputado estadual Itamar Borges, um deputado que trabalha muito pelo empreendedorismo, que foi um grande secretário da Agricultura.

Nós encontramos o Itamar em todos os cantos do estado. Outro dia estive no interior, lá estava o Itamar. Em vários eventos, tanto do setor contábil como de todas as entidades empresariais do nosso estado, está lá o deputado Itamar Borges.

Merece o nosso reconhecimento, teve a sensibilidade de promover este encontro. Então muito obrigado pela amizade e parabéns pelo seu trabalho. O estado de São Paulo precisa de deputados atuantes como Vossa Excelência.

Vou fazer uma saudação breve à nossa querida vereadora Edir Sales, vereadora que combate e atua juntamente com todo o setor contábil. Parabéns, vereadora. Muito obrigado pela amizade e por estarmos juntos em todas as atividades do setor contábil.

Quero fazer uma saudação muito especial ao nosso homenageado de hoje, o nosso presidente da Associação Comercial de São Paulo, da Federação das Associações Comerciais do nosso estado, uma rede de 420 associações por estado.

O presidente e também senador Alfredo Cotait. Eu tive o privilégio, no meu primeiro mandato, lá em Brasília, de conviver com o senador Alfredo Cotait. Trabalhamos em algumas pautas muito importantes para o empreendedorismo do nosso estado e do nosso país. Parabéns, senador, pela justa homenagem na data de hoje.

Eu quero, neste momento, também agradecer a todo o setor contábil e às entidades congraçadas. As entidades congraçadas do nosso estado têm uma forma toda especial de convivência e de atuação, muito harmônica e muito combinada, muito alinhada.

Ainda na época de presidente da Junta Comercial, tive muito apoio das entidades congraçadas. Construímos uma relação de parceria muito importante. Eu quero, nas pessoas dos presidentes aqui citados, presidente Baptistão, Sérgio Approbato, Maion, Dagoberto, Dr. Domingos, o Fabri, o Masson, Geraldo Lima, Francisco Maldonado; saudar e cumprimentar toda a classe contábil, aqui muito bem representada inclusive pelos senhores e pelas senhoras que nos ouvem na data de hoje. Aliás, são os senhores e as senhoras os homenageados na data de hoje, com todo o louvor.

Quero saudar também todas as mulheres na pessoa da Dra. Maria Anselma, que aqui representa o Tribunal de Impostos e Taxas. E, finalmente, dizer que neste dia nós estamos aqui homenageando todos aqueles que fizeram muito e têm feito muito pelo nosso estado através do trabalho da classe contábil.

Queremos homenagear uma pessoa que nos deixou, muito querida, que foi, inclusive, presidente da Junta Comercial, o nosso querido Marangon. E outro profissional contador, muito atuante, inclusive desta Casa, está aqui seu filho, foi o deputado Hatiro Shimomoto; o Márcio, que representa, que atua muito também junto à contabilidade no Brasil.

Eu quero aqui agradecer nesse momento o trabalho de todos vocês no dia a dia das empresas de contabilidade, cuidando dos negócios das nossas empresas. Inclusive, em plena pandemia eu vi muitos escritórios de contabilidade funcionando, seja de forma presencial, seja de forma virtual.

Lá na Junta Comercial, nós chegamos a abrir, registrar, muitas empresas, graças ao funcionamento dos escritórios de contabilidade. Vocês ajudam a nossa economia. Vocês ajudam os nossos empreendedores a continuarem empreendendo, continuando a gerar, continuar gerando empregos. Esse é o nome da nossa grande pauta: é emprego. Nós precisamos criar oportunidades para o nosso País.

Pessoal, muito obrigado pelo carinho.

Muito obrigado, Itamar, pela consideração, e me permitir estar presente neste dia.

A todos: parabéns, profissional de contabilidade. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Muito obrigado ao sempre deputado Walter Ihoshi, por suas palavras. Ouviremos a seguir palavras da nobre vereadora Edir Sales, representante do nosso Legislativo da Capital e também neste ato representando nosso prefeito Ricardo Nunes.

Por favor, vereadora Edir Sales.

 

A SRA. EDIR SALES - Bom dia. Nossa, gente, vocês não sabem a emoção que eu sinto todas as vezes que eu volto a usar esta tribuna, a primeira tribuna que eu usei quando eu fui eleita deputada estadual.

Inclusive, quando eu fui eleita deputada estadual em 99, nós assumimos junto com o Rodrigo Garcia, que hoje é o nosso governador. Ele assumiu juntamente comigo aqui, fomos juntos dois mandatos, deputados estaduais aqui. Depois, ele foi para Brasília, e eu fui para a Câmara Municipal de São Paulo.

Mas a gente nunca esquece a primeira Casa que nos acolheu, que nos ensinou, porque eu aprendi muito aqui nesta Assembleia Legislativa de São Paulo. Por isso, fico muito orgulhosa quando venho participar desse evento pilotado, organizado, pelo nosso querido deputado estadual Itamar Borges.

O Itamar faz uma diferença aqui na Assembleia Legislativa ao longo de tantos mandatos, não é, Itamar? Tantos mandatos que você tem aqui nesta Assembleia Legislativa, defendendo o estado de São Paulo.

Sinto-me muito orgulhosa de estar aqui hoje neste evento, comemorando o Dia do Profissional da Contabilidade, dia esse que nós já comemoramos na Câmara com muito orgulho, a primeira comemoração sempre acontece na Câmara Municipal de São Paulo, com todos vocês presentes, com toda essa Mesa aqui presente, o nosso querido deputado estadual, o nosso querido deputado federal Walter Ihoshi, também sempre presente, participando dos nossos eventos, da contabilidade, da beleza, da mulher, da mulher empreendedora. De várias atividades o nosso querido deputado Walter Ihoshi participa com a gente lá.

Trago o meu abraço aqui do prefeito Ricardo Nunes, que não pôde vir hoje porque a cidade está hoje parada, não é, porque questão desse trânsito, por questão da greve aí dos ônibus.

Então ele pediu para enviar um abraço a vocês, e disse ele estar junto com a contabilidade. Já fizemos uma reunião com as entidades congraçadas. O prefeito nos recebeu a todas as entidades congraçadas aqui. Ele disse que está sempre junto e sempre à disposição.

Amanhã, inclusive, teremos uma reunião com o nosso querido presidente do Sescon, o Baptistão, que eu aqui cumprimento também. O Baptistão, teremos uma reunião amanhã com o secretário da Fazenda, o secretário Guilherme, para falar das sociedades uniprofissionais e para dar sugestões.

Nós vamos lá para levar sugestões superimportantes que o Sescon tem a dizer amanhã para o secretário da Fazenda, o secretário Guilherme. Quero cumprimentar também o nosso querido Alfredo Cotait.

Que orgulho chegar aqui hoje, fiquei feliz. Tivemos um evento uma semana atrás, da Confederação das Associações Comerciais, juntamente com a Confederação do Cmec da Mulher Empreendedora, na pessoa da presidente Ana Claudia Cotait, uma grande mulher, uma grande parceira.

Tenho muito orgulho também de participar do Cmec e do Conselho Nacional, que tivemos um evento muito grande, onde o Brasil estava presente. Hoje, o conselho, a Confederação Nacional das Associações Comerciais abrange 23 estados.

Estavam lá os 23 estados presentes, uma grande festa, uma grande festa. Eu disse que pelo meu sexto mandato, dois de deputada estadual e quatro de vereadora, foi o maior evento que eu vi até hoje da Associação Comercial. É muito importante, por isso, hoje, você merece essa homenagem, Cotait.

Quero cumprimentar o Sr. Domingos Chiomento, que é o presidente da Academia Paulista de Contabilidade, que foi escolhido hoje para falar em nome das entidades congraçadas. Cumprimentar a minha amiga.

Falando em associação comercial, está aí a minha querida amiga Iracema, do Cmec, sempre representando o Cmec onde vai também, grande companheira. Quero cumprimentar o Maion, que é o presidente do CRC, que tem feito um brilhante trabalho, não é, Maion?

O Joaquim Alencar, que é o vice-presidente e desenvolvimento operacional do CFC. Cumprimentar o Geraldo Lima, que é o presidente do Sindicont. Cadê o Geraldo aí? Amigo, companheiro.

Dagoberto Silvério da Silva, que é o presidente da Fecontesp. Aí o Dagoberto. O Sr. Marco Antônio Fabri, que é o presidente da Ibracon 1ª Região. Está aí o Fabri. E também o Maldonado Santana, que é o presidente do Conselho da Administração do Ibracon.

Cumprimentar a todos vocês, e eu vou cumprimentar essa plateia maravilhosa, em nome do meu irmão, Edson Sales. Tenho sempre que registrar que é o primogênito, quase o primogênito da família Sales, não é Edson?

Tivemos muitos anos juntos no escritório de contabilidade Orsales e tenho a honra de sempre falar o seu nome quando você está presente, e em seu nome cumprimentar a todos nossos amigos que aqui estão hoje presentes.

E é sempre um orgulho muito grande a gente poder estar junto com vocês. Nós sabemos a importância que tem a contabilidade, nós sabemos que a contabilidade é o pilar das empresas, das empresas públicas, principalmente, e das empresas privadas também é o pilar.

A contabilidade... todos dependemos da contabilidade. Todos os órgãos da prefeitura sabem que dependem da contabilidade. Então nós sabemos a importância que tem a classe contábil. Eu convivi desde pequena, sempre falo isso, então eu aprendi dentro de casa a importância que tem a contabilidade.

E hoje, com tanta mudança, tanta mudança, a informatização está cada vez maior, cada vez maior. A era digital, e aí assim eu sempre digo que nessa era digital a contabilidade tem um destaque muito grande, mas muito avançado.

Vocês saíram na frente realmente nessa era digital, e na pandemia, eu já falei e repito, a atividade que mais trabalhou foi a área contábil, que não parou, que não parou. Os escritórios digitais aumentaram cada vez mais, porque a contabilidade não pôde parar.

E por isso estou aqui hoje fazendo uma homenagem. Eu quero também parabenizar a todos os homenageados de hoje, a todos os homenageados de hoje. Sempre fico muito feliz por poder participar desse momento tão importante da vida de cada um de vocês.

E eu vou fazer a entrega aqui do voto de júbilo ao presidente do Sescon, que hoje faz esse evento. Vou ler o voto de júbilo, o voto oficial da Câmara Municipal de São Paulo.

Voto de júbilo e congratulações ao Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo, Sescon, e Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, Aescon, pela solenidade em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade na Assembleia Legislativa de São Paulo.

As entidades ora proponentes da homenagem à classe contábil são reconhecidas por suas atuações e comprometimento perante seus associados, e atuam para o fortalecimento das categorias que representam, colaboram com os órgãos públicos, agem com responsabilidade e sustentabilidade e desenvolvem, promovem e valorizam as categorias econômicas dentro de todos os padrões éticos.

Assim, a Câmara Municipal de São Paulo, através do presidente, aplaude e concede essa láurea e suas congratulações por essa iniciativa tão importante em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade.

Aproveito aqui para também cumprimentar o Sergio Approbato, nosso querido presidente da Fenacon, grande companheiro que nos representa com galhardia lá em Brasília.

Quero fazer a entrega aqui ao nosso querido amigo, presidente do Sescon, Carlos Alberto Baptistão, o voto de júbilo entregarei aí em cima, claro, para ficar mais fácil para você, descer pouca escada.

 

O SR. CARLOS ALBERTO BAPTISTÃO - Prestigiar todo mundo.

 

A SRA. EDIR SALES - Junto com o presidente, junto com essa Mesa, é lógico, Baptistão. Gente, então um grande beijo para vocês, que Deus abençoe a todos. Estaremos sempre juntos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Nosso muito obrigado à nobre vereadora da capital, Edir Sales, que aqui em cima procede à entrega do voto de júbilo ao nosso presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, Carlos Alberto Baptistão.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Acompanham e participam conosco as demais autoridades aqui na Mesa principal. (Palmas.)

Dando continuidade aos procedimentos pelas autoridades presentes, a seguir ouviremos o presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, Carlos Alberto Baptistão. (Palmas.)

 

O SR. CARLOS ALBERTO BAPTISTÃO - Bom dia a todos e a todas. Obrigado a todos que estão aqui presentes. Agradeço também aos que nos acompanham via internet, online, que esse evento está sendo transmitido também online ao pessoal que está acompanhando.

Gostaria aqui de agradecer e cumprimentar nosso amigo e deputado Itamar Borges, e em nome dele agradecer e cumprimentar toda a classe política, nossa amiga Edir Sales, Walter Ihoshi, Arnaldo Faria de Sá, que hoje não está aqui, mas também é um amigo da contabilidade.

Cumprimentar o nosso homenageado Alfredo Cotait, e em nome dele todas as entidades parceiras do Sescon São Paulo e do empreendedorismo. Nosso amigo Maion, e em nome dele todos as entidades congraçadas da contabilidade, todos os empresários, ex-presidentes que estão aqui presentes hoje.

O nosso amigo Sergio Approbato, e em nome dele as nossas entidades federais, Sescon, Sescap, a Fenacon e as demais entidades federais. E o meu amigo Antônio Carlos, e em nome dele quero cumprimentar toda nossa diretoria que está aqui presente e que tem, de fato, trabalhado muito, muito nessa gestão que a gente começou, todos eles se dedicando bastante pela nossa classe.

Então, agradeço a todos que estão aqui presentes.

Nós, profissionais da contabilidade, podemos dizer que estamos na nossa casa quando estamos aqui. Este é o 11º ano consecutivo que a nossa classe e as entidades congraçadas da contabilidade recebem essa homenagem deste que é o maior parlamento estadual do nosso País.

Podemos dizer que já se trata de uma tradição, mas que cada homenagem vem com ânimo renovado, marcando a parceria da contabilidade com a Alesp e as inúmeras possibilidades que temos de atuar conjuntamente a favor do empreendedor paulista.

Um exemplo disso é a atuação conjunta que o Sescon-SP tem com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal desta Casa Legislativa, uma parceria de mais de uma década, deputado Itamar, que muitos frutos já colheu em nossas metas de desburocratização, simplificação, melhoria do ambiente de negócios e de incentivo às micro e pequenas empresas.

Por falar em todas essas conquistas que abraçamos nos últimos anos, não podemos deixar de mencionar a grande perda sofrida pelo movimento contábil e pelo empreendedorismo no último final de semana.

Antonio Marangon foi um pioneiro, um grande líder nesse movimento de alinhamento da contabilidade com a administração pública e pela descomplicação do ambiente de negócios.

Seja como líder contábil setorial, buscando soluções para as nossas necessidades e as empresas, seja como presidente da Jucesp, atuando efetivamente pela desburocratização, sempre foi um exemplo de atuação competente, ética e transparente e também foi um presidente que levou o Sescon ao interior de São Paulo.

Levou e, junto ao Sescon, foram outras entidades, porque, quando uma entidade se coloca, as outras acompanham pelo congraçamento. É com isso que nós chegamos a todo o estado de São Paulo, onde todos acompanham, hoje, o andamento do Sescon e das entidades contábeis.

Por isso, se hoje nós, profissionais de contabilidade, estamos sendo homenageados, nada mais justo do que lembrarmos e reverenciarmos um dos protagonistas desse movimento de valorização e credibilidade que a nossa classe conquistou nas últimas décadas.

Agora, nos resta agradecer e honrar o seu legado com mais trabalho e dedicação. Quero agradecer ao deputado Itamar Borges por abrir as portas desta Casa para a categoria contábil e pela confiança e amizade depositadas em nossa entidade por todos esses anos.

Juntos, de forma colaborativa e integrada, nós, das entidades congraçadas da contabilidade no estado de São Paulo, buscamos a correção de injustiças com o contribuinte, a aprovação de projetos benéficos para as empresas, regulamentações visando a segurança jurídica e a criação de um ambiente que, de fato, abrace e apoie os pequenos negócios.

Deputado, em nome do Sescon-SP, quero agradecer por toda essa trajetória. Já nos colocamos à disposição e estamos preparados para novas iniciativas nos próximos anos, sempre com foco na desburocratização, simplificação das obrigações principais e acessórias, contra as penalidades e multas abusivas, por racionalidade de um calendário de obrigações, por prazos adequados para cumprimento dessas obrigações e adesões a programas de parcelamento e, principalmente, por mais previsibilidade na relação fisco e contribuinte.

Uma das coisas que nós pedimos e cobramos é previsibilidade no que a gente precisa fazer para os empresários que nós representamos. Como disse aqui o Sergio, nós representamos um grande número; as coisas acontecem e nós estamos sempre correndo atrás, e a gente precisa de previsibilidade. Essas casas legislativas são os lugares que podem nos ajudar a dar essa previsibilidade.

Por falar em parceria pelo desenvolvimento das empresas, quero destacar aqui a satisfação de toda a equipe do Sescon-SP em poder conceder a Medalha Presidente Annibal de Freitas ao amigo presidente da Associação Comercial de São Paulo, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Alfredo Cotait Neto.

Temos uma longa trajetória de atuação conjunta e acompanhamos seus esforços, zelo e comprometimento com as causas do empreendedorismo e com as causas do País. Parabéns. Nós nos sentimos honrados em poder reconhecer o seu legado.

Eu pedi algumas coisas que a gente podia citar aqui do Cotait; me deram um livro, então, eu tirei só uma página para citar alguns detalhes que o Cotait, nos últimos tempos, tem trabalhado.

Bandeiras do Alfredo Cotait: “bandeira”, no momento, é a ampliação do teto de faturamento do Simples, que inclui MEI e MPE - é a nossa bandeira, também, e isso está no Congresso; já aprovado no Senado, agora está na Câmara e estamos defendendo isso em conjunto.

Lançou a campanha digital “Mais Simples Nacional, Brasil mais forte”, liderada pelas associações comerciais brasileiras, pelo apoio ao Projeto de lei Complementar (PLP) nº 108, de 2021, esse que eu citei que também estamos defendendo.

Foi um grande porta-voz das MPEs durante a pandemia, buscando diminuir os impactos das restrições e, agora no pós-pandemia, trabalhando para que as MPEs possam se recuperar do acesso a microcréditos. Também luta pela reforma administrativa e, posteriormente, a reforma tributária que efetivamente descomplique e diminua a carga tributária.

Em janeiro, a Facesp divulgou um manifesto lamentando o veto ao projeto de lei que criaria o Refis, afirmando ser um retrocesso no processo de recuperação econômica e colocando em risco milhares de empregos.

Também fizemos esse manifesto em conjunto com a nossa federação e ainda bem que foi prorrogado. Não o que nós queríamos, não da forma que precisava, mas valeu um pouco. Cotait, muito obrigado.

Aproveito esta homenagem para parabenizar todos os profissionais de contabilidade do nosso País. A atuação exemplar de nossa categoria durante esses dois anos de pandemia mostrou, mais uma vez, a força da contabilidade para o empreendedorismo.

Estivemos na linha de frente, absorvendo todas as novidades e as legislações que surgiram nesse período. Aprendemos e assimilamos tudo em tempo recorde e demos o suporte e o apoio que os negócios precisavam para não fecharem as suas portas e sobreviverem.

Foi um período turbulento, difícil, mas saímos disso mais fortes, muito mais preparados para essa fase de retomada em que contribuiremos para resgatar essas empresas e ajudar a reconstrução do nosso País. E por falar em futuro, quero lembrar aqui que teremos eleições em outubro para elegermos o governador, deputados estaduais, deputados federais, senadores e presidente da República.

Tudo indica que mais uma vez teremos um período turbulento e marcado por fake news e desinformações. Por isso quero destacar aqui a importância de combatermos esse movimento.

Muito mais que prejudicar os debates de ideias e propostas dos candidatos e interferir nos resultados dos pleitos, essas ações têm o poder avassalador de manchar a imagem da jovem democracia brasileira. (Palmas.) Obrigado.

Precisamos unir os governos, empresas e a sociedade para enfrentar esse problema. Faço então um apelo a todos vocês que estão me ouvindo: como cidadãos e formadores de opinião devemos assumir o compromisso de analisar as notícias antes de repassá-las adiante, checando a sua veracidade e não nos rendendo à tentação daquelas que vêm ao encontro somente dos nossos ideais e nossas crenças.

Mais que o fato de votar, temos o futuro da Nação em nossas mãos. O setor produtivo e o empreendedorismo estão extremamente fragilizados com a crise. Não podemos esquecer também do ser humano, do desemprego e o nível de miséria que assola o nosso País.

Temos obrigação de retomarmos a economia, mas principalmente a governabilidade deste País, seja com a primeira, segunda ou terceira via e para isso devemos ter eleições que reflitam a verdadeira vontade do povo brasileiro, pautada por fatos, programas de governo sérios e não nos deixarmos levar por mentiras e falácias.

Precisamos cuidar dos programas de governo que vêm pela frente e não nos deixarmos guiar pelas mentiras que a gente possa receber e também não repassá-las adiante. Neste momento essa é a nossa obrigação. Mais uma vez, deputado Itamar, agradeço seus pares nesta Casa e parabenizo os homenageados deste dia.

O nosso muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Muito obrigado ao presidente por suas palavras. A seguir nós daremos início a entrega da Medalha Presidente Aníbal de Freitas, que é um dos grandes ícones da nossa Contabilidade no Brasil. O Aníbal de Freitas foi um dos fundadores do Sescon-SP; presidiu o sindicato por cinco gestões.

Também esteve à frente de inúmeras iniciativas que estabeleceram e enriqueceram a entidade e as categorias representadas. Com o intuito de reconhecer a sua contribuição na criação e desenvolvimento das empresas contábeis e de assessoramento, além do empreendedorismo, o Sescon-SP criou a Medalha Presidente Aníbal de Freitas com o aval do Governo do Estado de São Paulo por meio do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito e oficializada pelo Decreto Estadual nº 52.068, do ano de 2007.

Desta forma, o Sescon-SP busca homenagear personalidades de destaque e que prestam relevantes serviços à sociedade, que a exemplo de Aníbal de Freitas são exemplos de valores, conduta e disposição para o trabalho em favor do coletivo.

 É com muita alegria que homenageamos ele, que é engenheiro civil, com mestrado em Economia e Administração de Empresas, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil - CACB, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo - Facesp, e da Associação Comercial de São Paulo - ACSP.

Também exerce o cargo de presidente do Conselho de Administração da Boa Vista SCPC, além de presidente da Câmara de Comércio Brasil-Líbano. É o primeiro suplente da senadora por São Paulo Mara Gabrilli. Foi senador da República por São Paulo por ter sido o primeiro suplente do senador Romeu Tuma.

Foi secretário de Relações Internacionais e do Planejamento da cidade de São Paulo, além de ter presidido a Comissão Normativa da Legislação Urbanística e a Comissão Municipal de Emprego. Neste momento recebe esta justa homenagem, a medalha Aníbal de Freitas, o Alfredo Cotait Neto.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao homenageado. O deputado Itamar Borges, o presidente do Sescon-SP e Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, junto às demais autoridades, procederam aqui no palco à entrega da medalha Presidente Aníbal de Freitas. Parabéns. A seguir o homenageado Alfredo Cotait Neto fará uso da palavra.

 

O SR. ALFREDO COTAIT NETO - Bom dia amigas e amigos do Sescon, da Associação Comercial de São Paulo e da Assembleia Legislativa. Como já foi aqui dito, eu sou ou estou presidente da Facesp, que é a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.

E nas minhas andanças pelo interior eu sempre defini que eu gostaria de conhecer as associações comerciais menores. E nessas andanças eu cheguei em Santa Fé do Sul, uma cidade de mais de 35 mil habitantes, cujo habitante mais ilustre é o nosso deputado estadual Itamar Borges.

Itamar, você nasceu numa pérola de cidade. Até recomendo a quem não conhece dar um pulo lá em Santa Fé do Sul. Tenho certeza que a hospitalidade da cidade receberá todos vocês muito bem.

E o Itamar além de ser um grande amigo, um deputado atuante, no seu desempenho como secretário da Agricultura do estado por um período foi extraordinário, impulsionou o nosso agronegócio e merece de nós todo reconhecimento e homenagem, viu, Itamar? E precisamos, nós, do Sescon, nós, das associações comerciais, manter o Itamar Borges nesta Assembleia. (Palmas.)

Um cumprimento muito especial, com meus agradecimentos, ao presidente Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon, com quem eu tenho uma relação muito grande. São duas entidades muito próximas, são duas entidades irmãs. Ao mesmo tempo, eu agradeço ao Baptistão, até porque ele falou tudo aquilo que nós estamos fazendo em conjunto.

Nós temos aqui um vínculo, que é o Sérgio Approbato Machado Júnior, que já foi vice-presidente da Associação Comercial do Estado de São Paulo; o meu vice-presidente Márcio Shimomoto, que é a eterna ponte da ligação entre as duas entidades. A vocês eu agradeço muito, sempre, não apenas pela parceria, mas principalmente pela dedicação que vocês dão à nossa Associação Comercial de São Paulo.

Cumprimento, evidente, eu não posso deixar de cumprimentar a minha vereadora, a vereadora das associações comerciais, que é a vereadora Edir Sales, amiga, parceira, presente em todos os nossos eventos. Quando precisamos acionar a nossa Câmara de Vereadores a Edir Sales é a primeira a estar lá colaborando com os empreendedores.

Mas eu sei que aqui foi falado, o Baptistão fez um excelente discurso comentando a nossa situação, mas eu quero completar, até porque o próprio Itamar Borges também falou sobre a importância de este ano nós elegermos nas nossas casas legislativas, no Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado pessoas que possam realmente nos representar.

Aí eu peço para o Sescon, assim como eu peço para as associações comerciais do estado de São Paulo e também para a Associação Comercial de São Paulo, apoiar a candidatura do deputado Walter Ihoshi, que é galhardamente um defensor do empreendedorismo e das nossas causas, das micro e pequenas empresas.

Então, é um pedido para vocês considerarem a importância de Walter Ihoshi, nessas eleições, estar na Câmara Federal para poder nos representar dignamente. Receber uma medalha desta é uma honraria, medalha “Presidente Annibal de Freitas”, que é o ícone da contabilidade, e a gente recebe em um ambiente desses, só de amigos.

Aí eu não posso deixar de mencionar meus diretores e meus conselheiros da Associação Comercial de São Paulo aqui presentes, a quem agradeço muito, a Vera, a Iracema, o Farid, o Ricardo, o Ali e o Ibere. O Ali e o Ibere também são do grupo do TC, do qual eu, com muita honra, faço parte. Enfim, todos aqueles amigos aqui presentes.

Na verdade, essa parceria que nós temos entre as entidades é que, na verdade, traduz o reconhecimento para eu ter recebido com muita honra a medalha “Annibal de Freitas”.

Mas precisamos avançar mais. Nós estamos conversando, nós temos na nossa associação uma faculdade, a Faculdade do Comércio, estamos conversando com o Sescon para ampliar o curso de contabilistas porque entendemos que a educação é o melhor caminho para estarmos preparados para o futuro.

Essas conversas estão caminhando. Eu tenho a certeza de que nós, em breve, lançaremos juntos o curso então da nossa faculdade, que é uma faculdade que pega o Brasil inteiro. Nós temos polos em outros estados e aí o curso também poderá ser ministrado em todo o Brasil.

Para concluir, não só a minha alegria e satisfação de receber essa honraria, mas, principalmente, essa expectativa que nós temos do futuro do Brasil. Eu tenho agora também assumido as posições, tenho andado o Brasil.

Nós precisamos, realmente, formadores de opinião, estar atentos nessas eleições para que possamos, principalmente, validar as eleições, para que não tenhamos no futuro conflitos que venham atrapalhar o crescimento e o desenvolvimento econômico.

Portanto, ficam aqui os meus agradecimentos. Agradeço a todo o time do Sescon, da Fenacon e demais entidades que me outorgaram esta honraria. Vou ficar eternamente grato. E a todos vocês que aqui vieram meus profundos agradecimentos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Palavras do presidente Alfredo Cotait Neto, neste ato outorgado com a medalha “Presidente Annibal de Freitas”. Parabéns. O presidente retorna, neste momento, ao seu lugar, junto a demais autoridades.

A seguir, nós daremos início à entrega de homenagens, aqui no palco, pelo deputado Itamar Borges, acompanhado das demais autoridades presentes nesta sessão solene.

Vamos então iniciar a entrega das homenagens pelas autoridades conosco aqui no palco. Primeira homenageada das congraçadas, a nossa Fenacon, Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Formações de Pesquisas, aqui conosco o presidente Sergio Approbato Machado Júnior. Aí, primeira homenagem sendo entregue à nossa Fenacon. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Informamos que o nosso presidente do Conselho Federal de Contabilidade não pôde estar presente conosco, mas a referida homenagem será encaminhada ao presidente do nosso CFC, Aecio Prado Dantas Junior.

A seguir, será homenageada Ibracon, nosso Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Nacional, Ibracon nacional, na figura do presidente Valdir Renato Coscodai, representado neste ato pelo presidente do conselho de administração do Ibracon, chamamos aqui Francisco Maldonado Santana. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao Ibracon Nacional. A seguir, o nosso Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, na figura do presidente José Aparecido Maion. (Palmas.) Parabéns ao nosso CRC São Paulo. Presidente Maion está aqui conosco. Recebe a seguir essa justa homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Está aí a homenagem entregue ao nosso presidente do Conselho Regional de Contabilidade do estado de São Paulo, presidente José Aparecido Maion. Muito obrigado.

A seguir, homenagem para a Fecontesp, a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, chamamos o presidente Dagoberto Silvério da Silva. (Palmas.) Presidente Dagoberto já se encaminhando aqui à frente para receber essa justa homenagem. Deputado Itamar Borges, presidente Carlos Alberto Baptistão, demais autoridades.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns à nossa Fecontesp na pessoa do nosso presidente Dagoberto Silvério da Silva. Muito obrigado. Continuando com as homenagens, a seguir o Sindcont, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, chamamos o presidente Geraldo Carlos Lima. (Palmas.) Homenagem ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. Aqui conosco o presidente do Sindcont, Geraldo Carlos Lima.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns pela justa homenagem. Muito obrigado. A seguir, Ibracon, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, nossa 5º seção regional, chamamos o presidente Marco Antonio de Carvalho Fabri. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao Ibracon, 5º seção regional. Muito obrigado ao presidente Fabri. A seguir, a Apejesp, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, chamamos o presidente José Vanderlei Masson dos Santos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns à nossa Apejesp, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo. Obrigado ao presidente José Vanderlei Masson dos Santos.

Vamos agora homenagear a APC, a Academia Paulista de Contabilidade, na figura do presidente Domingos Orestes Chiomento, que hoje falou aqui representando as nossas entidades congraçadas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns a nossa APC, a Academia Paulista de Contabilidade. Informamos que a Anefac, a nossa Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, na figura da presidente Marta Pelucio, não pôde estar presente conosco, mas a referida homenagem também será encaminhada tanto ao CFC quanto à nossa Anefac. Parabéns à APC na pessoa do presidente Domingues Orestes Chiomento.

A seguir, encerrando as homenagens às nossas entidades congraçadas, agora a Sescon e a Aescon São Paulo, na pessoa do presidente Carlos Alberto Baptistão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao nosso Sescon e à Aescon São Paulo. Obrigado, presidente. E mais uma vez pedimos licença a todos aqui para prestar uma homenagem ao deputado Itamar Borges. Receba essa placa, nobre deputado, em nome das entidades congraçadas da contabilidade paulista, por todo o apoio e parceria. (Palmas.) Aí a homenagem. Será entregue agora ao deputado Itamar Borges, parceiro da nossa contabilidade paulista, sempre apoiando nas realizações.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - E a seguir já partimos para o encerramento. Retorno a palavra ao nosso deputado, amigo, Itamar Borges, proponente desta sessão solene. Por favor, deputado, vamos partindo já para o encerramento desta sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Mais uma vez, agradeço a homenagem que recebo. Parabenizo todos os homenageados e as entidades homenageadas.

O nosso Alfredo Cotait. Agradeço em nome da Assembleia Legislativa, dos nossos parlamentares, dos nossos parceiros da organização deste evento. Saudando a equipe do Sescon e a equipa da Alesp, que estiveram unidas na organização. Agradecendo a presença de cada uma e de cada um dos senhores.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradecemos à nossa equipe, às autoridades, equipe do Sescon, funcionários, fotografia, taquigrafia, Ata, cerimonial desta Casa, Secretaria Geral Parlamentar, a imprensa da Casa, à TV Alesp, cobrindo este evento.

E também agradecemos às assessorias das polícias Militar e Civil, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade. Um bom dia a todos.

Está encerrada esta sessão solene. Um grande abraço. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 48 minutos.

 

* * *