20 DE JUNHO DE 2022

15ª SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DA SEMANA DO DIA DO BOMBEIRO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL NISHIKAWA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene para "Abertura da Semana do Dia do Bombeiro", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE

Mestre de cerimônias, solicita a realização de um minuto de silêncio em homenagem à memória dos bombeiros que faleceram em decorrência de serviços prestados aos vitimados pela Covid-19. Anuncia a exibição de vídeo em homenagem aos bombeiros paulistas.

 

3 - VALDIR PAVÃO

Coronel PM, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, faz pronunciamento.

 

4 - CASTELLO BRANCO

Deputado estadual, faz pronunciamento.

 

5 - PRESIDENTE CORONEL NISHIKAWA

Outorga o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo e a integrantes da instituição; a comandantes, ex-comandantes e familiares de membros do Corpo de Bombeiros da PM paulista e a autoridades civis. Discorre sobre a solenidade. Presta homenagem à corporação e a bombeiros vitimados no exercício da profissão.

 

6 - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre a trajetória do Coronel Nishikawa no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Convida os presentes a entoarem a Canção dos Bombeiros da Polícia Militar paulista.

 

7 - PRESIDENTE CORONEL NISHIKAWA

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Nishikawa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Muito bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar o “Dia do Bombeiro”.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp, pelo canal da Alesp no YouTube e nas redes sociais do deputado Coronel Nishikawa.

Convidamos, para compor a Mesa que vai abrir os trabalhos desta noite, o Exmo. Sr. Deputado Coronel Nishikawa; o Exmo. Sr. Deputado Castello Branco; o Sr. Coronel PM Ronaldo Miguel Vieira, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o Sr. Renato Neri Machado, subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo; e o Ilmo. Sr. Coronel PM Valdir Pavão, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Convidamos, para compor a Mesa Extensora, a Sra. Adriana Nishikawa Lima; a Sra. Andreia Nishikawa; o Sr. Geraldo Moreira Filho, secretário adjunto de Segurança de Itu; o Sr. Coronel Mendes, representante do presidente do Tribunal de Justiça; o Sr. Vicente Rodolfo, secretário municipal adjunto do Turismo; o Sr. Marco Antônio Caiafa Azevedo, representante do general Tomás, do Comando Militar do Sudeste; o Sr. Coronel PM Rodrigo Sanchez Félix, chefe da APMAL; o Sr. Rodolfo Davoli, prefeito de Vera Cruz; o Sr. Gabriel Santana, vice-prefeito de Vera Cruz; o Sr. Rui Paulo Galletti, representante do Sr. Coronel PM Alexander Albuquerque Freixo, do Comando da Aviação; o Sr. Renato Silvino, representante do Sr. Almirante Guilherme da Silva Costa, da Marinha; e o Sr. Tenente-Coronel da Infantaria Lon Guaranay Cardoso Lopes, representando o Sr. Major-Brigadeiro do ar Alan Elvis de Lima, comandante do IV Comar. (Palmas.)

Neste momento, damos início à abertura da sessão solene pelo Exmo. Sr. Deputado Coronel Nishikawa.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL NISHIKAWA - PL - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Srs. Deputados, Sras. Deputadas e todos os presentes, esta sessão solene atende à nossa solicitação com a finalidade de comemorar o Dia do Bombeiro.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Antes de iniciarmos o hino nacional, faremos um minuto de silêncio em memória de todos os heróis bombeiros que tombaram em decorrência de serviços aos vitimados pela Covid-19.

 

* * *

 

- É respeitado um minuto de silêncio.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o “Hino Nacional Brasileiro”, letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva, executada pela Banda Musical da Polícia Militar de São Paulo, sob a regência do maestro 1o Sargento PM Gleidson Azevedo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Muito obrigada. Neste momento, assistiremos a um vídeo em homenagem aos bravos soldados do fogo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Senhor Rui Paulo Galetti, que chegou, eu queria convidá-lo também para fazer parte aqui da nossa Mesa Extensora. O Sr. Rui está representando o coronel PM Alexander Albuquerque Freixo, comandante de aviação.

Neste momento, daremos início aos pronunciamentos desta noite. Eu passo a palavra ao Ilmo. Sr. Coronel PM Valdir Pavão, a quem eu convido para se dirigir à tribuna.

 

O SR. VALDIR PAVÃO - Ilustríssimo Sr. Deputado Coronel Nishikawa, nosso anfitrião da noite de hoje, propositor desta sessão solene em homenagem ao Corpo de Bombeiros, a quem eu agradeço profundamente em nome de todos os 8.400 bombeiros e bombeiras do estado de São Paulo, da nossa gloriosa Polícia Militar.

Deputado Castello Branco, a vida passa rápido, hein, deputado? De servirmos juntos na 11ª Brigada de Infantaria Blindada, o senhor na 2ª Cia Com e eu no 2º GAC AP, até os dias de hoje, há um bom caminho. É um prazer estar aqui, muito obrigado pela presença.

Nosso Exmo. Sr. Comandante Geral, coronel Ronaldo Vieira, nosso comandante, muito obrigado pela presença e, principalmente, por essa deferência toda especial e carinhosa para com o comando do Corpo de Bombeiros, de fazer uso da palavra. Muito obrigado, de coração.

Nosso subcomandante, coronel Renato Nery, muito obrigado pela presença, comandante. É uma alegria tê-lo aqui nesta nossa homenagem. Nosso coronel Rodrigo Sanchez, da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa, nosso alerta vigilante, sempre nos posicionando sobre tudo o que interessa ao nosso Corpo de Bombeiros e a nossa Polícia Militar. Muito obrigado.

Quero fazer uma deferência especial à Sra. Vanessa Batalha, esposa do nosso sargento Batalha, e à Ana Cristina Moraes, esposa do nosso sargento Moraes, bombeiros nossos que cumpriram o seu juramento solene e entregaram as suas vidas em defesa da sociedade e, tragicamente, deixaram a nossa convivência na ocorrência do Guarujá no ano de 2020. De coração, agradeço a presença da família.

O nosso praça mais antigo, o cabo Jefferson Silva, do GBMar, a quem saúdo todos os praças aqui presentes, do nosso Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, e aos nossos fiéis escudeiros, nosso subcomandante, coronel Luciano, coronel Victor, coronel Mello, coronel.

Eu não vou falar qual é o apelido, tá? Vou deixar para lá. Mas saúdo também os nossos eternos comandantes que aqui estão presentes, coronel Silva, vejo o coronel Paulo... A ausência dos óculos às vezes não me ajuda, mas agradeço profundamente a presença de todos.

Coronel Nishikawa, em rápidas palavras, o bombeiro não trabalha por reconhecimento. Trabalhamos porque sabemos que temos a missão de salvar vidas, de proteger o meio ambiente, de proteger o patrimônio. Desde o primeiro dia em que envergamos esta farda, sabemos qual é o peso da nossa missão, mas ter um reconhecimento na Assembleia Legislativa de São Paulo - isso eu posso falar em nome de todos os 8.400 bombeiros que estão na ativa hoje - é motivo de muito orgulho e de muita alegria.

Hoje, na posição de comandante do Corpo de Bombeiros, sinto a força, sinto a energia e sinto tudo aquilo que o senhor quis transmitir para nós com essa homenagem. Eu tenho também que fazer, de público, um agradecimento em nome de todos os bombeiros pela atuação que o senhor teve nesta Casa de Leis e vou citar apenas duas.

A questão da área da nossa Escola Superior de Bombeiros, que esteve, durante um tempo, ameaçada. Nós perdemos a área em virtude de ser uma área protegida, um processo que começou há alguns anos, ainda no comando do coronel Danúbio, da desafetação da área.

Isso passou por vários comandos, que deram um impulso bastante forte, mas, na hora decisiva, comandante, foi a sua atuação aqui na Assembleia que colocou um ponto final na história e nos deu a tranquilidade de termos a nossa Escola Superior de Bombeiros, a que eu agradeço profundamente.

Quero agradecer também a sua presença, a sua atuação fundamental para que pudéssemos ter essa expansão que o Corpo de Bombeiros está vivendo no dia de hoje. Ainda nesta semana faremos a inauguração de mais quatro bases de bombeiros. E foi também a sua atuação bastante forte, presente.

E aproveito também para agradecer ao meu antecessor, coronel Silva, que foi, na verdade, quem teve a coragem de iniciar o processo e procurar o senhor. Então, também, comandante Silva, deixo aqui registrada a sua importante participação e força nesse projeto.

Eu teria muitas coisas a agradecer, Coronel Nishikawa, mas eu encerro por aqui dizendo que todos os dias nós saímos de casa para cumprir uma missão, como já disse. Essa missão realmente fica mais facilitada quando temos pessoas que nos apoiam, que nos reconhecem e que nos impulsionam. Muito obrigado. Em nome de todos os bombeiros, que Deus abençoe a todos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Muito obrigada, comandante. Agora, passo a palavra ao Sr. Coronel PM Ronaldo Miguel Vieira, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a quem eu convido... (Fala fora do microfone.) Sim, ok. Então, passo a palavra ao Sr. Deputado Castello Branco.

 

 O SR. CASTELLO BRANCO - PL - Deus abençoe os bombeiros, Deus abençoe esses heróis. Hoje não é apenas o dia de se falar do Corpo de Bombeiros, de uma corporação ou de uma profissão, mas, antes de tudo, é dia de se falar de uma das profissões mais nobres que existem e do resgate do herói.

Mais do que qualquer outra coisa, o bombeiro, o soldado do fogo, nos remete à busca, ao salvamento, ao resgate, ao anjo e ao herói. Quando falamos essa palavra no Brasil, a gente não pode deixar de lembrar do querido brigadeiro Ozires Silva, que me dizia que o Brasil é um triturador de heróis, um destruidor de heróis, um país que não valoriza os seus heróis, que não reconhece os seus grandes feitos, que não faz com que as novas gerações vejam quem deu suas vidas.

Falar dos bombeiros é, portanto, falar do heroísmo, da coragem, da abnegação, da superação e de dar a sua vida para salvar outra vida. Eu sou testemunha disso, porque tive oportunidade de realizar treinamentos com os bombeiros pequenininho, quer no Exército, quer na Marinha, quer na Força Aérea, e participar de pistas simuladas que os bombeiros faziam e ver o quão terrível é a profissão quando você tem que enfrentar o perigo real. Não é para qualquer um mesmo.

O mais interessante disso tudo é que, nesse jogo da luz contra as sombras, do bem contra o mal, os bombeiros sem dúvidas são o bem e não têm a polaridade do mal.  Não tem bombeiro que faça mal, os bombeiros são como anjos que vêm para nos resgatar. Eles trabalham com os quatro elementos: o ar, a terra, o fogo e a água, quatro elementos perigosos que eles são obrigados a superar.

A gente não pode deixar de lembrar, neste momento, o incidente do Andraus, terrível, no dia 24 de fevereiro de 72, que causou 16 mortes e mais de 320 feridos. Algum tempo depois, logo no dia 1º de fevereiro de 74 - um em 72, o outro em 74 -, o incêndio do Joelma, com 187 mortos e mais de 300 feridos, onde eu vi pela primeira vez o comandante Portugal Motta realizar o resgate de helicóptero.

Era meu primeiro emprego, sem doutrina ainda de resgate em altura. Eu era jovem; meu pai, cirurgião, acompanhou e ajudou. Naquela época o cirurgião era tudo, né? Ele também fazia plástica e nos levou aos hospitais onde estavam os queimados. A pergunta que nós fizemos foi: “Cadê os bombeiros que salvaram essas vidas? Como é que eles estão?”. Muitos deles deram suas vidas, e muitos deles saíram gravemente feridos.

A gente não pode deixar esquecer também Brumadinho e tantos outros episódios tristes em que os Bombeiros estiveram presentes. E, claro, 11 de setembro de 2001, que já virou tema de filme e de grandes reconhecimentos.

Ao Coronel Nishikawa, meu vizinho de gabinete, eu posso testemunhar que dedicou o seu mandato inteiramente ao Corpo de Bombeiros, às suas causas, aos seus princípios, aos seus valores.

Isso só bastaria ao seu legado nesta Casa, porque não teve outro representante do Corpo de Bombeiros na história da Assembleia Legislativa - eu pesquisei desde 1834 até hoje. Portanto, o senhor deixa sua passagem nesta Casa registrando o apoio incondicional ao Corpo de Bombeiros e à sua missão.

Por fim, eu lembro a todos os presentes da grande frase que está nos textos sagrados, que salvar uma vida é o mesmo que salvar a humanidade inteira, é o mesmo que salvar o Universo.

Meu filho sempre pergunta para mim, pequeno: “Pai, quem é do bem e quem é do mal? Em que time esse cara joga? Quem é que ele é aqui nessa história?”. E hoje em dia está cada vez mais confuso saber de que lado estamos. Os bombeiros têm lado certo, que é o lado do bem, do bom, do belo e do verdadeiro.

Aos bombeiros, a nossa gratidão, o nosso reconhecimento e a nossa melhor continência. Vitória.

Muito obrigado. (Palmas.) 

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Obrigada, deputado. Dando continuidade aos trabalhos desta noite, serão agraciados neste momento com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo bombeiros e autoridades que se destacaram em suas respectivas carreiras em prol da sociedade.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criada em 2015 e é concedida a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado, como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem. Por essa razão, chamamos à frente os respectivos agraciados.

Excelentíssimo Sr. Coronel PM Ronaldo Miguel Vieira, comandante geral da Polícia de São Paulo. (Palmas.) Ilustríssimo Sr. Coronel PM Valdir Pavão, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. (Palmas.) Ilustríssimo Sr. Coronel PM Luciano Luiz de Souza, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Ilustríssimo Sr. Coronel PM Victor de Freitas Carvalho, comandante do Corpo de Bombeiros do Interior-1. (Palmas.) Ilustríssimo Sr. Coronel PM Nilton Cesar Zacarias Pereira, comandante do Corpo de Bombeiros do Interior-2. (Palmas.) Ilustríssimo Sr. Coronel PM Jefferson de Mello, comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitanos. (Palmas.)

Ilustríssimo Sr. Coronel PM Luiz Carchedi, ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, sempre comandante, né? (Palmas.) Ilustríssimo Sr. Coronel PM Luiz Alberto Silva, sempre comandante do Corpo de Bombeiros. (Palmas.) Ilustríssimo Sr. Coronel PM Paulo Scachetti, sempre comandante do Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Chamamos à frente o Exmo. Sr. Deputado Estadual Coronel Nishikawa para realizar a outorga dos colares.

 

* * *

 

- É realizada a outorga dos colares.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Muito obrigada. Convidamos, então, os agraciados para retornarem aos seus respectivos lugares.

Dando sequência às outorgas, chamamos à frente os respectivos agraciados. Excelentíssimo Sr. Dr. Carmino Antonio de Souza, secretário-executivo da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Governo do Estado (Palmas.).

Ilustríssimo Sr. Dr. Antonio Carlos Turielli Martin (Palmas.). Ilustríssimo Sr. Coronel PM Nilton Divino D'addio (Palmas.). Ilustríssimo Sr. Coronel PM Walter Negrisolo (Palmas.). Ilustríssimo Sr. Tenente-coronel PM Mário Roberto de Abreu (Palmas.). Ilustríssimo Sr. Tenente-coronel PM Ivan Luiz Godinho (Palmas.). Ilustríssimo Sr. Capitão PM Augusto Carlos Cassaniga (Palmas.).

Convido também a Ilma. Sra. Vanessa Batalha, representando o 3º Sargento PM Maciel de Souza Batalha do 6º Grupamento de Bombeiros, falecido em 2 de março de 2020, em operação de resgate no Morro do Macaco Molhado, no município de Guarujá, São Paulo (Palmas.).

Convido também a Ilma. Sra. Ana Morais, representando o 3º Sargento PM Rogério de Morais Santos do 6º Grupamento de Bombeiros, falecido em 2 de março de 2020, em operação de resgate no Morro do Macaco Molhado, no município de Guarujá, São Paulo (Palmas.).

Convido também a Ilma. Sra. Cabo PM Raquel Gomide Rimoli (Palmas.)

 

* * *

 

- É realizada a outorga dos colares.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Pedimos a gentileza de todos os agraciados se dirigirem aqui, em frente da tribuna, para que possamos tirar uma foto oficial da solenidade. Por gentileza. Muito obrigada. (Pausa.) Convidamos a todos os agraciados para que retornem aos seus lugares, por gentileza.

Agora eu passo a palavra ao Exmo. Sr. Deputado Coronel Nishikawa, para fazer seu discurso.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL NISHIKAWA - PL - Hoje eu acho que é o dia mais feliz da minha vida, de todo o tempo que eu estou - eu não tirei a farda ainda, viu, gente? - na Polícia Militar.

Gostaria de agradecer a presença do Exmo. Deputado Estadual Castello Branco; Exmo. Sr. Coronel Ronaldo Miguel Vieira, comandante-geral da Polícia Militar; meu amigo coronel Valdir Pavão, comandante do Corpo de Bombeiros; e demais autoridades já anunciadas pelo protocolo. Eu não vou ler todos para não alongar muito a nossa sessão. Eu gosto de sessão curta, enxuta e bonita.

Eu acho que é uma noite de glória para mim. Eu sempre digo o seguinte, sempre estamos agradecendo a Deus por poder estar aqui e pela oportunidade que Ele me deu de poder servir a Corporação que tanto amamos, Polícia Militar, Barro Branco, por onde todos nós, oficiais, passamos.

São anos de luta, anos até de sofrimento, não é, coronel Nico Luque? A gente faz isso com muita dedicação, muita alma. Eu acho que estamos preparados, sim, para servir o próximo. Nossa missão é servir o próximo. Quando nós saímos para uma missão, nós não sabemos...

Eu trabalhei no policiamento e eu dizia para a minha falecida esposa, a quem quero aqui homenagear, me deu forças enquanto estava viva, ao meu lado, as minhas duas filhas, Adriana e Andreia, estão aqui e são testemunhas da época em que ela estava comigo.

Acompanhava a gente no quartel, dava a maior força em tudo o que fazíamos. Então só para lembrar que as esposas são de suma importância para exercermos a nossa profissão. As mulheres que estão na corporação também sei que dão a alma e o coração para a gente poder servir ao próximo.

Eu escrevi algumas laudas aqui, umas 20 páginas, mas não vou ler tudo. Vou ler partes, não tenho nem hábito de escrever, mas eu sei que a emoção ia tomar conta. Eu acabei escrevendo algumas palavras para a gente poder dirigir a vocês. Agradecer ao nosso presidente, Carlão Pignatari, por a gente poder estar realizando essa sessão solene.

E a homenagem, infelizmente, nós homenageamos dois heróis aqui lá do Guarujá. Eu estive no dia do acidente no Morro do Macaco Molhado, dois heróis que morreram soterrados lá. A melhor homenagem que nós fazemos é enquanto em vida. Eu acho que o mais importante que nós podemos sentir enquanto nós estamos vivos.

É por isso que eu dirigi algumas homenagens às pessoas que somaram conosco. Agradecer ao comandante Pavão. Tudo que nos foi cedido aqui que está exposto na galeria do 5º Centenário aqui na entrada do saguão. Nós trouxemos vários acervos do Corpo de Bombeiros para mostrar o passado, o presente e um futuro melhor.

Eu sei que todo mundo se preocupa com salário. Eu também. Aqui nós brigamos por salário. Só que é muito difícil a gente conseguir passar qualquer coisa que gere despesa ao Estado.

Eu fiz uma homenagem hoje aqui para um civil. O meu amigo Dr. (Inaudível.) Antonio de Souza. Eu fui assessor militar do secretário em 1994, quando o secretário permitiu que o serviço de resgate fosse abraçado pelo Corpo de Bombeiros. É por isso a homenagem, Dr. Cármino. Ele é professor da Unicamp, médico, e muito respeito.

Eu aprendi muita coisa com ele sobre o que é a saúde. Noventa e quatro por cento das nossas emendas... O Rogatti, acho que não está mais por aqui, mas ele sempre diz que nós somos deputados da Saúde. Noventa e quatro por cento das nossas emendas foram todas destinadas à área da Saúde, principalmente pela covid, que surgiu inesperadamente.

Esta solenidade hoje já foi planejada de dois anos atrás. Nós não conseguimos trazer para o plenário pela covid. Para mim, enfim, Deus me deu a luz, e hoje acho que é o melhor dia para a gente poder estar homenageando vocês. Enquanto em vida, a gente comemora. Evidentemente que os mortos são valorosos.

Aqui está o capitão Cassaniga. Fiz questão de trazê-lo. Ele participou dos dois incêndios: Joelma e Andraus. Todo mundo assistiu o que foi isso aí. Ele é um herói vivo que nós temos ainda até hoje. Acho que é justo a gente homenageá-lo. (Palmas.) Dentro desse espírito, nós fizemos questão...

Na verdade, eu chamei mais um, coronel Lísias. Entretanto, por algum motivo, ele não compareceu, mas ficam nossas homenagens ao coronel Lísias, que tanto fez naqueles incêndios também.

O Dr. Cármino, como já falei, trouxe o coronel Karked, ex-comandante dos Bombeiros, brigava pelo resgate nos Bombeiros, eu me lembro disso. Fez especialização na França e acho que em outros países - não lembro todos -, mas eu sei que ele esmerou o trabalho do resgate.

Doutor Martine é tenente-coronel médico da Polícia Militar e representava o Corpo de Bombeiros dentro da Secretaria da Saúde. Nós conseguimos pedir para o Dr. Cármino para que o resgate fosse para o Corpo de Bombeiros. Isso foi em 94.

Em 2003, criaram algo semelhante, chamado Samu, praticamente totalmente copiado do nosso serviço de resgate, que é um dos melhores que existe em serviço aqui no País, quiçá no mundo.

Existe tecnologia francesa, canadense, americana e japonesa. Ou seja, trouxeram elementos de fora, porque foi uma coisa que, naquele tempo, ninguém pensava que esse gesto que o Dr. Cármino e o Dr. Martine tiveram naquela época para virar o que é o resgate hoje, copiado por vários países.

Vem gente de fora fazer estágio aqui. Então é um orgulho, Dr. Cármino, a gente poder dizer que formos precursores desse serviço que o Corpo de Bombeiros presta à população. Muito obrigado.

Eu tenho uma notícia triste. Eu fiquei hoje de manhã correndo para o (Inaudível.) da minha ex-sogra. Ela faleceu hoje de manhã, estava em casa. Então desculpem. Queira ou não, é uma coisa difícil da gente aceitar. Entretanto, faz parte da vida nossa. Muito obrigado a todos. Existe ainda exposição, como eu falei, aqui no corredor e na entrada.

Obrigado pela presença de todos. Obrigado pela presença da banda musical, que lustrou a nossa noite, e a todos os oficiais, praças. Aos meus assessores, que abrilhantaram, me ajudaram a realizar esse evento, que eu sei que não foi fácil.

Durante dois anos, nós programamos para que esse evento fosse da melhor forma possível, para que todos se sentissem à vontade e em casa. Obrigado pela presença de todos. Boa noite, vão com Deus. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Neste momento, assistiremos a um breve vídeo sobre a trajetória de um audaz bombeiro.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Depois deste vídeo emocionante, nós convidamos a todos os presentes para entoarmos o Hino dos Bombeiros, letra do soldado PM Luiz Alberto Rocha, e música do tenente coronel PM José Ferreira de Abreu, com a intepretação em Libras pela cabo PM Raquel Gomide Rimoli. Eu peço que, todos que saibam, cantem o Hino dos Bombeiros. Por gentileza.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino dos Bombeiros. 

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Muito obrigada a todos. Agora eu passo a palavra ao deputado estadual Coronel Nishikawa, para as considerações finais dessa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL NISHIKAWA - PL - Eu não poderia deixar de agradecer aos lanceiros da cavalaria, aos funcionários da Casa que nos apoiaram. Muito obrigado a todos.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradeço às autoridades, à minha equipe, a todos os funcionários desta Casa que colaboraram para o pleno êxito desta solenidade. Muito obrigado a todos. Deus nos acompanhe.

Ainda tem a exposição.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MELISSA ARAÚJO DE ANDRADE - Está encerrada esta sessão solene. Uma ótima noite a todos.

Muito obrigada.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 27 minutos.

 

* * *