22 DE JUNHO DE 2022

24ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CARLÃO PIGNATARI

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Abre a sessão.

 

2 - MÁRCIA LULA LIA

Para questão de ordem, faz pronunciamento.

 

3 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Informa que deve dar resposta em momento oportuno. Noticia que há emenda de plenário ao PL 277/22, que retorna às comissões, restando adiada a votação.

 

4 - BARROS MUNHOZ

Para comunicação, faz pronunciamento.

 

5 - GIL DINIZ

Para comunicação, faz pronunciamento.

 

6 - VINÍCIUS CAMARINHA

Para comunicação, faz pronunciamento.

 

7 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Carlão Pignatari.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

 

         A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não, deputada.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Para apresentar uma questão de ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Sr. Presidente, eu formulo esta questão de ordem com a finalidade de obter de V. Exa. esclarecimentos acerca da aplicação do disposto no Art. 18, III, d, e do Art. 49 do Regimento Interno.

O presidente dos congressos, deputado Gilmaci Santos, anunciou a Ordem do Dia do Congresso de Comissões de Educação e Cultura e Finanças, Orçamento e Planejamento, e, após constatar a não existência de quórum, ficou declarada a impossibilidade da realização da reunião.

Importante consignar que a convocação da referida reunião se deu com o horário definido para as onze horas, e, quando da abertura da reunião, ao não constatar quórum, o presidente do congresso passou ao próximo congresso. Com isso, a reunião conjunta da CEC e da CFOP não poderia mais acontecer, salvo nova convocação pelo presidente da Alesp nos termos do Art. 18; III; d.

Ao arrepio do Regimento Interno, o presidente dos congressos, equivocadamente, ao final dos demais congressos, anunciou e abriu o Congresso da CEC, da CFOP, PL 658, de 2021, sem a devida convocação. Nos termos do Art. 18; III; d, atribuição privativa do presidente da Alesp.

Ademais, a reunião cuja convocação já não era mais válida, uma vez que não foi iniciada ao tempo certo, por não constatar quórum, não poderia, em hipótese alguma, ser aberta novamente.

A irregularidade foi apontada durante a reunião pelo deputado Enio Tatto, e o presidente persistiu no erro, dando seguimento à reunião sem quórum, sem convocação, eivando-a de nulidade insanável.

Isto posto, considerando que os fatos relatados contrariam o disposto no Regimento Interno, suscitamos a presente questão de ordem, indagando a V. Exa. sobre a regularidade da realização de reunião conjunta de comissões sem a regular convocação, nos termos do Art. 18; III; d, bem como o descumprimento do Art. 49 do Regimento Interno, e ainda a adoção das medidas necessárias ao exato cumprimento do Regimento Interno desta Casa.

Líder do Partido dos Trabalhadores. Deputada estadual Márcia Lia.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Vou receber a emenda, mas a senhora está correta na sua colocação. Foi um equívoco do deputado Gilmaci, ou porque não tinha, já tinha ido, tinha que ter uma outra convocação. Ainda bem que não conseguiu aprovar, e não abriu, senão ia ter que ser revista a decisão.

Então, está convocada para a próxima terça-feira, mas eu vou responder oficialmente isso, de acordo com o nosso Regimento sobre isso.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Perfeito. Muito obrigada. Eu vou protocolizar.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Proposição em regime de urgência. Discussão e votação do Projeto de lei nº 277, de autoria do deputado Vinícius Camarinha e outros.

Cria o programa de regularização de terras.   Parecer nº 371, de 2022, da reunião conjunta de comissões de Constituição, Justiça e Redação; Atividades Econômicas; e Finanças, Orçamento e Planejamento, favorável.

Há sobre a Mesa emenda de plenário, com o número regimental de assinaturas, nos termos do Art. 175, Inciso II, do Regimento Interno, pelo qual esse projeto retorna ao congresso de comissões.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Sr. Presidente, para uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Para uma brevíssima comunicação, deputado. Apenas para saudar, de uma maneira muito carinhosa, os vereadores já mencionados por V. Exa., Marquinho Germano, Tiago Damasceno e o popular Jacaré, do município querido de Casa Branca. Vereadores combativos, lutadores, e que ajudam a administração e batalham pelo progresso de Casa Branca. Deus abençoe vocês. Bem-vindos.

Obrigado, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Deputado Teonilio Lula.

 

   O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - O senhor disse que projeto foi apresentado pelo deputado Camarinha e outros, o 277. O senhor poderia dizer quem são os outros?

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Tem aqui deputado Vinícius Camarinha, Carla Morando, Mauro Bragato e Itamar Borges.

 

 O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Obrigado, presidente.

 

O SR. GIL DINIZ - PL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI- PSDB - Pois não, deputado Gil Diniz.

 

O SR. GIL DINIZ - PL - PARA COMUNICAÇÃO - Cabe uma comunicação neste momento, presidente?

Presidente, o senhor me permite só agradecer, primeiramente, os deputados da Comissão de Educação e Cultura, que aprovaram hoje um projeto terminativo meu na comissão, colocando no calendário oficial do estado de São Paulo, o dia de Nossa Senhora de Fátima.

E dar ciência à Casa, mais uma vez, de uma decisão do Tribunal de Justiça sobre a questão do Museu da Diversidade, onde este deputado entrou com uma ação popular e nós conseguimos suspender o contrato de 30 milhões.

O secretário de Cultura veio a esta Casa, em uma comissão virtual onde eu não pude rebatê-lo. E disse, entre outras coisas, que o processo foi movido por preconceito, entre outras coisas mais.

Hoje, saiu mais uma decisão do Tribunal de Justiça, e eu leio aqui só um trecho, da nobre juíza que determinou o seguinte: “Assim, atribuir a decisão impugnada ao fechamento do museu é absolutamente incorreto e beira a má fé.

Assim como atribuir a discussão técnica, ora travada a questão de cunho ideológico que não encontram qualquer espaço nos motivos que fundamentam a decisão liminar mantida pelo TJ SP.

Igualmente sem sucesso, a tentativa de imputar o acolhimento dos pedidos ora formulados como única forma de evitar prejuízos ao museu, ao seu acervo e a preservação da respectiva história. Uma vez que, conforme é notório, a Secretária de Cultura evidentemente dispõe de outras vias administrativas para a manutenção e conservação mínima do local.”

Dando ciência aos pares, estou verificando com a minha assessoria um pedido de impedimento do secretário Sá Leitão, que veio à Comissão de Educação e Cultura e mentiu à essa Casa, imputando preconceito a esse deputado.

Enquanto, é uma questão técnica que o próprio tribunal de justiça está reconhecendo e dizendo que o secretário age de má fé com esse parlamento e com todo o povo de São Paulo.

E obviamente, com a comunidade LGBT, que está vendo o museu fechado, mas não por este deputado, porque o Governo do Estado de São Paulo não quer manter esse museu aberto. Porque, assim como a juíza determinou, a Secretaria de Cultura tem os meios necessários para manter o serviço aberto.

Então, como o secretário veio à esta Casa e mentiu descaradamente para os deputados, eu vou entrar com um pedido de impedimento desse secretário. E obviamente, os processos civis cabíveis nesse momento.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Obrigado, deputado Gil Diniz.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pois não, deputado Vinícius Camarinha.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Só para informar, salvo engano o deputado Teonilio Barba, que perguntou quem eram os coautores do projeto.

Hoje, pela manhã, mais três deputados se manifestaram para, conjuntamente, assinar o projeto com os demais colegas. O deputado Madalena, Sebastião Santos e Reinaldo Alguz.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI- PSDB - Não chegou, assim que chegar será incluído no texto do projeto.

Não havendo mais nada a tratar, está levantada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 17 horas e 8 minutos.

 

* * *