3 DE MARÇO DE 2023

2ª SESSÃO SOLENE DO PERÍODO ADICIONAL DE ENTREGA DO PRÊMIO INEZITA BARROSO - 6ª EDIÇÃO

 

Presidência: MAURICI

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE MAURICI

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCEL MORAN

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

3 - PRESIDENTE MAURICI

Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene para a "Entrega do Prêmio Inezita Barroso", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Explica o formato da entrega do prêmio, em razão da aprovação de projeto de resolução da deputada estadual Professora Bebel. Discorre sobre as edições anteriores do prêmio. Ressalta a homenagem prestada a Rolando Boldrin. Informa que na próxima edição do prêmio não dirigirá mais a Comissão de Educação e Cultura.

 

4 - MARCEL MORAN

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre a trajetória de Inezita Barroso.

 

5 - PRESIDENTE MAURICI

Convida todos os presentes para um coquetel e apresentação musical dos premiados, a ser realizado ao final desta sessão solene.

 

6 - MARCEL MORAN

Mestre de cerimônias, lê a biografia de Rolando Boldrin. Presta homenagem a Rolando Boldrin, com entrega de placa à sua esposa, Patrícia Maia Boldrin.

 

7 - PATRÍCIA MAIA BOLDRIN

Esposa do homenageado Rolando Boldrin, faz pronunciamento.

 

8 - MARCEL MORAN

Mestre de cerimônias, faz leitura de texto explicativo sobre o Prêmio Inezita Barroso.

 

9 - PRESIDENTE MAURICI

Faz a entrega do Prêmio Inezita Barroso à Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia; Nathan Violeiro; Tonho Prado; Grupo Fandango de Tamanco Cuitelo; Elaine Teotônio; Grupo de Congada do Parque São Bernardo; Cida Ajala (que foi recebido pela Sra. Patrícia Regina Bernardo, assessora do deputado Mauro Bragato); Neto de Oliveira, intérprete do Palhaço Maçaneta; Miltinho Jorge; Eli Carlos Ivo; Paulinho Trewasae; Grupo Amigos e Violeiros; Grupo Cantareira; Grupo Violeiros de Diadema; Comunidade Jongo de Embu das Artes; Grupo de Violeiros de Vinhedo "Som da Roça"; Doni Bueno; e Miguel Luiz Villar.

 

10 - LUIZ FERNANDO T. FERREIRA

Deputado estadual, faz pronunciamento.

 

11 - LETICIA AGUIAR

Deputada estadual, faz pronunciamento.

 

12 - PAULO LULA FIORILO

Deputado estadual, faz pronunciamento.

 

13 - PROFESSORA BEBEL

Deputada estadual, faz pronunciamento.

 

14 - PRESIDENTE MAURICI

Ressalta os pronunciamentos dos deputados estaduais que o precederam. Discorre sobre o significado da palavra encerramento. Pede que os premiados continuem a produzir cultura. Convida todos os presentes a assistirem as apresentações musicais dos premiados. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Maurici.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Senhores e senhores autoridades, muito bom dia. Sejam todas e todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta sessão solene tem a finalidade de realizar a entrega da 6ª edição do Prêmio Inezita Barroso. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube.

Dando início então a esta solenidade, convidamos para compor a Mesa Diretora o deputado estadual Maurici, presidente da Comissão de Educação e Cultural da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Palmas.)

Acompanhando-o, a deputada estadual Leticia Aguiar. (Palmas.) Deputado estadual Paulo Fiorilo. (Palmas.) Deputada estadual Professora Bebel, membro da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Sejam bem-vindos, podem tomar os seus assentos, por gentileza. Senhoras e senhores, para a abertura desta sessão solene, convidamos o deputado Maurici, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para as suas palavras.

 

O SR. PRESIDENTE - MAURICI - PT - Bom dia a todas as pessoas presentes. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene atende a solicitação da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por meio da proposta da Comissão de Educação e Cultura desta Casa, com a finalidade de entregar o Prêmio Inezita Barroso em sua 6ª edição.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Senhoras e senhores, neste momento, convidamos todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, por gentileza.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Senhoras e senhores, podem tomar os seus assentos. Registramos e agradecemos a presença das seguintes personalidades: Sr. Alfredo Buzo, representando o deputado Luiz Fernando. A Sra. Patrícia representando o deputado Mauro Bragato. O Sr. Leandro Marafon, delegado de Polícia, representando o Sr. Artur José Dian, delegado-geral de Polícia do estado de São Paulo.

Aladim, prefeito de Mairiporã. Nilton do Foto Nelson, vereador de Vinhedo. Marcão, vereador de Itapetininga. Muito obrigado pelas presenças. Senhoras e senhoras, com a palavra, o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, responsável por esta solenidade, o deputado estadual Maurici.

 

O SR. PRESIDENTE - MAURICI - PT - Bem, esta é a 6ª edição do Prêmio Inezita Barroso. Serão contemplados 20 grupos de artistas: dez deles indicados pela sociedade civil e dez são indicações dos deputados e deputadas. Esse formato foi estabelecido no ano passado, na 5ª edição, quando a Comissão de Educação e Cultura passou a ser presidida por este deputado.

O projeto de resolução foi de iniciativa da deputada Bebel, que está aqui ao meu lado. O Prêmio Inezita foi instituído em 2015, por iniciativa do deputado Marcos Martins. Desde então, foram contemplados 80 grupos de artistas, mais 20 nesta edição.

Hoje estamos homenageando também uma figura que tem a sua trajetória marcada no incentivo e na defesa da cultura caipira no estado de São Paulo, no cenário brasileiro, em especial no que se refere à música, que é o Rolando Boldrin, hoje aqui representado pela Patrícia. (Palmas.)

Na edição do ano que vem, eu já não mais presidirei a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia. Por isso hoje, na presença de vocês, eu quero me despedir. Despedir-me dizendo que foi um prazer muito grande, uma satisfação muito grande ter tido essa responsabilidade.

Aprendi muito com meus pares, deputados e deputadas, aprendi muito com o exercício da Presidência da comissão e conheci pessoas importantes e maravilhosas, como vocês que aqui estão.

Alguns e algumas de vocês vieram me agradecer pela premiação. Eu disse e vou repetir aqui: eu não mereço nenhum agradecimento, porque eu sou apenas um condutor da comissão.

Quem precisa ser parabenizado e quem merece os agradecimentos são vocês. Vocês e os outros 80 grupos de artistas e mais uma infinidade deles que fazem a cultura paulista, a cultura caipira, que é uma das culturas da nação brasileira, que tem o substrato tupi. Isso a diferencia das demais. Não a torna melhor nem pior, mas dá a ela um caráter único.

Muito obrigado e até a próxima edição, se Deus quiser. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado, deputado Maurici, e parabéns pela brilhante gestão. Senhoras e senhores, neste momento teremos a exibição de um vídeo dedicado à nossa homenageada, que dá nome a este prêmio. O vídeo a seguir conta-nos a trajetória da inesquecível cantora e apresentadora Inezita Barroso.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Passamos novamente a palavra ao deputado Maurici.

 

O SR. PRESIDENTE - MAURICI - PT - Rapidamente, que é muita emoção, eu acabei me esquecendo do mais importante. O mais importante é que, após a entrega dos prêmios aqui, lá fora, no saguão, no Hall Monumental, serão feitos, diante das câmeras da TV Alesp, os agradecimentos, as apresentações, os artistas de grupos que aqui estão e será servido um coquetel. Obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Senhoras e senhores, passaremos agora à homenagem ao artista Rolando Boldrin. Rolando Boldrin nasceu em São Joaquim da Barra, São Paulo, em 1936. Compositor, cantor, instrumentista, apresentador, ator, escritor, desde menino demonstrou gosto pela cultura aprendendo a tocar viola aos sete anos de idade.

Incentivado pelo pai, aos 16 anos mudou-se para a cidade de São Paulo, onde exerceu várias ocupações até ingressar na TV Tupi em 1958. Boldrin gravou sua primeira canção, “Um Cantinho para Dois”, em 1963.

Estreou como ator no teatro brasileiro de comédia em 1966, na peça “Os Inimigos”, sob a direção de Zé Celso Martinez Corrêa. Em 1978, recebe o prêmio de melhor ator da Associação Paulista de Críticos de Arte por sua participação no filme “Doramundo”, de João Batista de Andrade.

Ao longo dos anos 80, além de cantar músicas de inspiração rural e contar causos caipiras nos palcos de teatro, grava uma série de LPs e CDs com toadas, cateretês e modas de viola.

Em 1981, começa a dedicar-se à apresentação de programas destinados à preservação e divulgação de músicas de caráter tradicional e regional, ao lançamento de novos talentos e ao resgate de veteranos, como Alvarenga, esquecido pelo mercado musical nos anos 80.

O programa “Som Brasil”, da TV Globo, apresentado por Boldrin entre 1981 e 1984, surge como alternativa a música estrangeira e revela à TV Globo uma fatia do mercado musical, que é intensamente explorada nas décadas seguintes.

Rolando Boldrin transita por diferentes emissoras: TV Bandeirantes, com o programa “Empório Brasileiro”; SBT com “Empório Brasil” e CNT com “Estação Brasil”. Em 2005, passa a apresentar o programa “Senhor Brasil”, da TV Cultura.

“Vide Vida Marvada”, música-tema de seus programas, é uma das principais marcas deixadas por ele na memória brasileira. Muitas outras composições também demonstram a sua importância como compositor, entre elas “Amor de Violeiro”, gravado pela dupla Pena Branca e Xavantinho em 1990. Seu programa “Senhor Brasil” entrou para a história da TV ganhando o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor programa de televisão em 2005.

Artista versátil, Rolando Boldrin dedicou a vida à produção cultural brasileira. Expressou-se em diferentes áreas, como o cinema e o teatro, mas foi na televisão e na música que ganhou visibilidade como grande incentivador e divulgador da cultura caipira, especialmente a paulista.

Senhoras e senhores, é com muita honra que convidamos à frente a Sra. Patrícia Maia Boldrin, esposa do homenageado da 6ª edição do Prêmio Inezita Barroso, do cantor, compositor e apresentando Rolando Boldrin, para que seja entregue uma placa de homenagem em memória. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Vamos então para a foto oficial. Neste momento, o deputado Maurici, a deputada Leticia, a deputada Bebel e o deputado Fiorilo entregarão a placa em homenagem a Rolando Boldrin. Recebe então das mãos da deputada Bebel um buquê de flores neste momento tão especial.

Mais alguns registros deste momento único, deste momento especial. Parabéns, então. (Palmas.) Convidamos, para fazer uso da palavra, a Sra. Patrícia Maia Boldrin, esposa do nosso homenageado Rolando Boldrin.

 

A SRA. PATRÍCIA MAIA BOLDRIN - Em primeiro lugar, bom dia a todos. Quero parabenizar este importante prêmio e todos os, hoje, premiados. Quero parabenizar também essa grande figura que dá nome ao prêmio, que é uma mulher guerreira, importante, que deixou uma marca, um legado, e eu gostaria de também estar homenageando.

Esse prêmio que o Rolando recebe hoje, essa homenagem, é uma emoção muito grande. A partida dele é muito recente. Acho que, de todas as atividades artísticas da qual o texto que foi lido falou, ele ser um artista multifacetado, a menina dos olhos, aquilo que ele mais fazia com amor, era o programa musical. Ele dizia que era o encarregado para mostrar essa riqueza musical e cultural.

Então, para não me estender muito, quero agradecer e quero dizer que todos aqueles que produzem cultura e que se preocupam com a nossa tradição, com a nossa identidade, têm um pouco dele sempre, para continuar essa história.

Muito obrigada.

Obrigada a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado pelas palavras, Sra. Patrícia Maia Boldrin. Registramos e agradecemos a presença do Sr. Americo Calandriello, representando o conselheiro do Tribunal de Contas do município Domingos Dissei, e a Sra. Bento, representando o deputado estadual Teonilio Barba.

Muito obrigado pelas presenças.

Vamos então dar início à premiação. O Prêmio Inezita Barroso, de autoria do deputado Marcos Martins, foi criado em 2016 com o objetivo de preservar a memória da cultura rural paulista e homenagear aquela que foi uma das maiores representantes dessa expressão artística. Como cantora, pesquisadora, atriz e apresentadora, Inezita Barroso dedicou a sua vida à produção e à difusão da arte caipira em suas diferentes manifestações.

A cada ano, serão entregues 20 prêmios a personalidades representativas no âmbito da preservação e difusão da cultura rural paulista. Os homenageados serão indicados por parlamentares e pela sociedade civil. Senhoras e senhores, dando início às premiações da 6ª edição do prêmio, chamamos para que receba à frente a Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia, indicada pelo deputado Maurici. Por gentileza.

Então, Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia. (Palmas.) A Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia usa e penetra em um repertório completamente novo até então para orquestras de violas tradicionais, buscando as riquezas da música popular brasileira, harmonicamente misturada à raiz sertaneja, sempre respeitando e seguindo suas origens. Sua missão é difundir o aprendizado da viola brasileira, também conhecida como viola caipira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Agradecemos a Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia e convidamo-los para que retornem aos seus lugares. Muito obrigado, parabéns. (Palmas.)

Continuando nossa premiação, chamamos à frente o Sr. Nathan Violeiro, indicado pelo deputado estadual Itamar Borges, que já compõe a Mesa. (Palmas.) O deputado estadual Itamar Borges, membro da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O Sr. Nathan Violeiro é violeiro, cantor, compositor, produtor musical e arranjador. Atua como auxiliar de regente na recém-formada orquestra de violeiros da cidade, cantor, instrumentista e músico de banda. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado, Sr. Nathan Violeiro. Pode retornar ao seu lugar, por gentileza. Muito obrigado.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente o Sr. Tonho Prado, indicado pela deputada estadual Leticia Aguiar. (Palmas.) Personagem criado por Adriano Prado, ator formado, professor de dança e músico, o artista defende e leva a cultura caipira por onde passa, apresentando com seu talento o lema: “Nunca sinta vergonha e sim orgulho de ser caipira”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Agradecemos ao Sr. Tonho Prado, que pode retornar ao seu lugar. Muito obrigado. Parabéns. (Palmas.)

Vamos continuar. Chamamos à frente agora o grupo Fandango de Tamanco Cuitelo, indicado pelo deputado estadual Paulo Fiorilo. (Palmas.) Para a execução do fandango, é utilizado a viola de dez cordas, sanfona de oito baixos e o tradicional tamanco. Hoje o grupo é formado por crianças, jovens, adultos e anciãos. Uma salva de palmas, por gentileza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Agradecemos ao grupo Fandango de Tamanco Cuitelo e convidamos os integrantes do grupo para que retornem aos seus lugares. Parabéns, então. Mais uma salva de palmas. (Palmas.)

Chamamos agora a Sra. Eliane Teotonio, indicada pela deputada estadual Professora Bebel. (Palmas.) Cantora e professora de música, Eliane Teotonio possui domínio de técnicas de canto, violão, ukulele e pandeiro. Eliane Teotonio é de Piracicaba.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Agradecemos a Sra. Eliane Teotonio, que pode retornar ao seu lugar. (Palmas.)

Chamamos agora o Grupo de Congada do Parque São Bernardo, indicado pelo deputado estadual Teonilio Barba. O prêmio será entregue pela assessora do deputado, a Sra. Iara Bento. (Palmas.)

Grupo de congada criado em São Bernardo do Campo pela família Lemos, o grupo é composto por 40 integrantes, que inclui membros da família Lemos e a matriarca da família, dona Cotinha, com 83 anos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Agradecemos ao Grupo de Congada do Parque São Bernardo, que pode retornar ao seu lugar. Daqui a pouco então. Mais um registro. Mais uma salva de palmas, por gentileza (Palmas.) Convidamos, para compor neste momento a Mesa Diretora, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, por gentileza. (Palmas.)

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente a Sra. Patrícia Regina Bernardo, assessora do deputado Mauro Bragato, que receberá o prêmio em nome da artista Cida Ajala, indicada pelo deputado Mauro Bragato.

A entrega do prêmio será feita pelo chefe de gabinete Silvio de Albuquerque Silveira. (Palmas.) Cantora e compositora, é integrante da Orquestra de Viola Caipira Municipal de Presidente Prudente.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Agradecemos a Sra. Patricia Bernardo, muito obrigado. Dando continuidade às premiações, chamamos à frente o Sr. Neto de Oliveira, que interpreta o palhaço Maçaneta, indicado pelo deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. (Palmas.)

Neste momento, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira realiza a entrega ao Sr. Neto de Oliveira.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Interpretando o palhaço Maçaneta, leva os seus trabalhos para além das lonas de circo e vai para os pátios, ruas, praças, parques, periferia, festivais.

Suas duas paixões são o palhaço e a gastronomia. Estuda e começa a trabalhar em cozinhas diversas até conceber ao chefe Oliveira Neto o sabor do riso. Muito obrigado. Agradecemos ao Sr. Neto de Oliveira.

Vamos então dar continuidade à nossa premiação. Convidamos agora à frente o Sr. Miltinho Jorge, indicado pela sociedade civil. (Palmas.) O deputado Maurici então realiza neste momento a entrega a esta grande personalidade, o Sr. Miltinho Jorge.

O Sr. Miltinho Jorge atua em grandes eventos com a caravana sertaneja, apresenta cantores, artistas de rádio e televisão. Apresenta o programa de TV “Conexão Musical” local em Adamantina, São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Agradecemos ao Sr. Miltinho Jorge, que pode retornar ao seu lugar. Muito obrigado. Chamamos agora à frente o Sr. Eli Carlos Ivo. (Palmas.) Violeiro, cantador, declamador, tocador de berrante e contador de causos, dança a catira e é compositor.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Recebe das mãos do deputado Maurici então o seu prêmio. Mais uma salva de palmas. (Palmas.) Muito obrigado, Sr. Eli Carlos Ivo, que pode retornar ao seu lugar.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente o Sr. Paulinho Trewasae. O Sr. Paulinho Trewasae receberá das mãos do deputado Maurici o prêmio. (Palmas.) Desenvolve trabalho na área cultural, onde busca incentivar os artistas da cidade de Guarulhos.

Atua na coordenação e direção do projeto “Viola Viva”. Desenvolve trabalho junto às tradicionais festas e atividades de cultura popular e regional. Desenvolve o projeto-evento “Segunda é Viola”.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado. Mais uma salva de palmas ao Paulinho Trewasae, que pode retornar ao seu lugar. (Palmas.)

Dando continuidade às premiações, chamamos agora à frente o Grupo Amigos e Violeiros. Deputado Maurici já posicionado para a entrega. (Palmas.) O grupo é formado por duplas e solo, que se apresentam no mesmo evento, com diversidade musical caipira raiz. Tem um movimento muito forte de preservar a música caipira raiz como patrimônio cultural da cidade.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Deputado também recebe uma singela homenagem. Agradecendo então ao Grupo Amigos e Violeiros. Vamos então para o registro. Mais uma salva de palmas. (Palmas.) Agradecemos ao Grupo Amigos e Violeiros, que podem retornar ao seu lugar.

Com o deputado Maurici, a deputada Bebel também recebe um agrado dos amigos do Grupo Amigos e Violeiros. (Palmas.) Muito obrigado então o Grupo Amigos e Violeiros. Peço, por gentileza, que tomem os seus lugares na plateia.

Vamos dar continuidade com o Prêmio Inezita Barroso. Deputado Maurici permanece à frente. Vamos agora então chamar à frente o Grupo Cantareira. (Palmas.)

O Grupo Cantareira, importância referência da música popular e regional, trazendo fortes características herdadas de toda importante tradição da música da cultura caipira paulista. Uma longa história dedicada à poesia e à música, e uma estrutura harmônica recheada de diferentes estilos musicais, formando uma sonoridade própria e singular.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - O senhor prefeito Aladim está acompanhando a entrega do prêmio neste momento. Agradecemos ao Grupo Cantareira, que pode retornar aos seus lugares. (Palmas.) Mais uma foto com mais um integrante. Agora sim, muito obrigado então ao Grupo Cantareira.

Dando continuidade às premiações, chamamos agora à frente o Grupo Violeiros de Diadema. (Palmas.) Deputado Maurici fará então a entrega ao Grupo Violeiros de Diadema.

O projeto busca, através da música caipira de raiz e tradicional, resgatar as práticas culturais ligadas às raízes rurais: a moda de viola, a terra, o sertão, que se encontram submersas no imaginário individual e coletivo da população urbana.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Mais uma salva de palmas. (Palmas.) Agradecemos ao Grupo Violeiros de Diadema. Deputado Maurici permanece.

Vamos então chamar o próximo premiado, a Comunidade Jongo de Embu das Artes. (Palmas.) Estão chegando à frente a Comunidade Jongo de Embu das Artes, grupo de cultura popular tradicional praticamente e mantedora da cultura do jongo. (Palmas.)

A cultura do jongo compreende dança, canto e percussão organizados em roda com pontos, cantigas autorais e de domínio público, seguindo o ritmo de três tambores - tambu, caxambu e candongueiro - regidos pelo mestre responsável pela roda.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Então o registro deste momento. Agradecemos à Comunidade Jongo de Embu das Artes. (Palmas.) Convidamos então que retornem aos seus lugares. Muito obrigado e parabéns.

Muito obrigado. O deputado Maurici permanece então. Vamos chamar à frente o Grupo de Violeiros de Vinhedo “Som da Roça”. (Palmas.) “Som da Roça”, formado por 13 integrantes com violas, violões, baixo, acordeão e percussão. Sua missão é divulgar a música caipira de raiz.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Vamos então para o registro. Grupo de Violeiros de Vinhedo “Som da Roça”. Mais uma salva de palmas, por gentileza. (Palmas.) Podem retornar aos seus lugares. Muito obrigado e parabéns.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente o Sr. Doni Bueno. (Palmas.) Deputado Maurici fará a entrega do prêmio. Doni Bueno, ator, produtor cultural e artista popular, atua no teatro popular com peças que retratam histórias, personagens e manifestações do folclore popular brasileiro e regional, sempre permeados com músicas de catira, congada, moçambique, aboio e folia de Reis.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Dedica-se à construção de adereços carnavalescos, esculturas populares de taipa e papel maché, bonecos de mamulengo, pintura naif, teatro popular de palco e de rua. (Palmas.) Muito obrigado, Sr. Doni Bueno, que pode então retornar ao seu lugar. Parabéns. Deputado permanece.

Dando continuidade às premiações, chamamos à frente o Sr. Miguel Luiz Villar. (Palmas.) O Sr. Miguel Luiz Villar atuou de maneira relevante para a construção e valorização do que hoje se considera um dos principais elementos da cultura caipira paulista: o samba de bumbo e o Carnaval paulista.

A maior parte de sua obra como artista plástico dedica-se à construção da cultura de Santana de Parnaíba, do samba de bumbo e do caipira de todo o estado de São Paulo. Produz esculturas de arte sacra. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado, Sr. Miguel Luiz Villar. Obrigado, deputado Maurici. Parabenizamos e agradecemos a presença de todos os homenageados e premiados. E agora passamos a palavra aos deputados presentes. O deputado Luiz Fernando Teixeira com a palavra, por gentileza.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Bom dia a todas e bom dia a todos. Em nome do meu palhaço Neto, o Maçaneta, que, ao receber, quase caiu - veio fazer palhaçada nesta Casa, Neto -, eu quero homenagear todas as artistas e todos os artistas. Queria cumprimentar o nobre deputado Maurici, presidente da Comissão de Educação e Cultura, as deputadas Leticia e Professora Bebel.

E dizer que hoje, em nome da Inezita Barroso, esta Casa presta um grande trabalho à cultura. A cultura, que tem sido abandonada pelos nossos gestores, prefeitos, governadores.

O Ministério da Cultura, temos que lembrar que há pouco tempo sequer existia. Mas a Assembleia Legislativa de São Paulo hoje presta uma homenagem a vocês, que levam a nossa cultura, a cultura paulista, a cultura brasileira.

E quero aqui externar a nossa gratidão, a nossa admiração a vocês e a nossa luta aqui dentro desta Casa, para que a cultura seja mais bem contemplada. A cultura é o meio que nós temos para resgatar a nossa população, para trazer a memória, para levar à frente a nossa história.

Então, em nome da Assembleia Legislativa, quero parabenizar vocês. Neto, a minha admiração a você, que foi um grande secretário de Cultura de São Bernardo do Campo, mas eu sou mais amigo do palhaço Maçaneta.

Um beijo a vocês e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado, deputado Luiz Fernando. Ouviremos agora as palavras da deputada Leticia Aguiar.

 

A SRA. LETICIA AGUIAR - PP - Bom dia. Quero cumprimentar aqui o presidente desta comissão, o deputado Maurici, cumprimentar meus colegas parlamentares, Professora Bebel, Paulo Fiorilo, Luiz Fernando.

Cumprimentar todas as autoridades aqui presentes, vereadores e representares de demais autoridades. Quero cumprimentar quem nos assiste pela Rede Alesp, por onde a gente pode propagar o trabalho desta Casa.

Pois bem, esta deputada hoje tem o orgulho de representar na Assembleia Legislativa o interior. Eu sou de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, região ali que compõe 39 cidades e tem muita importância para o estado de São Paulo.

Mas o mandato legislativo nos dá a autonomia e a representatividade de conhecer todo o estado de São Paulo, de conhecer outros interiores e conhecer a cultura desses interiores.

E que satisfação a minha poder participar, pelo segundo ano consecutivo, dessa importante premiação. Inezita Barroso, essa grande mulher que foi realmente diferenciada, que sempre valorizou, através do trabalho dela, a cultura caipira. E eu me recordo que sempre aprendi isso com meus avós e com os meus pais a valorizar a história das pessoas, valorizar o legado que as pessoas deixaram, as sementes que foram plantadas.

E nós temos uma terra tão fértil. O Brasil é muito fértil de talentos promissores, e a cultura caipira é tão importante para a nossa tradição e para a história do nosso País. E hoje poder reconhecer um importante artista como nosso querido e amado Tonho Prado, que faz uma homenagem também ao seu avô através dessa missão de evangelizar, dessa missão de trazer alegria para as famílias brasileiras.

Através também do programa que você exerce na TV Aparecida, que é tão importante, para que se possa perpetuar a cultura caipira. E que a gente possa, unindo as políticas públicas, reconhecer e valorizar a boa arte, a boa cultura e a boa música. Quando toca a viola, a emoção preenche os nossos corações.

E que a gente possa estimular a juventude. Que essa nova geração que está por vir também reconheça a importância da cultura brasileira e da cultura caipira. E que a gente não se esqueça de que isso faz parte do nosso DNA. A cultura caipira é Brasil.

Parabéns a todos os homenageados, e que Deus os abençoe.

Parabéns, Tonho. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado, deputada Leticia Aguiar. Ouviremos agora a palavra do deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO LULA FIORILO - PT - Bom dia a todos e a todas. Saudar cada um e cada uma de vocês que vieram de longe. Em especial, eu quero fazer uma saudação aqui ao grupo Fandango de Tamanco Cuitelo, que veio lá de Ribeirão Grande. O Maurício está aí, o pessoal que está aí que são fundadores. Parabéns, vocês merecem.

Eu contava para o Maurici que em Ribeirão Grande tem uma comida que só se faz lá, que se chama “rojão”. Então, proponho que, quem sabe na próxima, além da música, a gente possa experimentar essa iguaria, que é uma delícia. Quem não conhece, precisa conhecer.

Queria saudar aqui o deputado Maurici, que preside a Comissão de Educação, deputada Leticia Aguiar e a deputada Bebel e dizer que para mim é um prazer enorme poder participar deste prêmio.

Primeiro, porque a gente se emociona. Emocionei-me com a música da Inezita, “Lampião de Gás”. Apesar de ser novo, Maurici, na minha casa a gente tinha lamparina. E aqui eu sei que muita gente deve conhecer o que é uma lamparina.

E me emocionei também com a Patrícia, porque eu cresci acompanhando a história do Rolando Boldrin, as suas músicas e os seus programas. E a gente não pode nunca negar as nossas raízes, como vocês fazem sempre todo dia divulgando a cultura, divulgando a música. Ou a arte, que é fundamental para a gente neste momento.

Então, parabéns a todos. Depois a gente vai ter a oportunidade de encontrá-los lá daqui a pouco, no Hall, para que vocês mostrem a arte de vocês. Parabéns ao grupo de Ribeirão Grande. O pessoal que trouxe os tamancos, a gente vai ouvir lá daqui a pouco.

Um grande abraço e parabéns, Maurici. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado, deputado Paulo Fiorilo. Ouviremos agora a deputada Professora Bebel. (Palmas.)

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL - PT - Bem, começo cumprimentando o deputado Maurici, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Paulo Fiorilo, que também compõe a Mesa, deputada Leticia Aguiar, cada um de vocês e cada uma de vocês, que são aqueles que produzem e fazem a vida acontecer através da cultura popular. Essa acessível a toda população, porque é essa que precisa ter acesso à cultura.

Eu tenho duas cidades que eu quero destacar. Uma é raiz, porque é onde eu nasci: Piracicaba. Então eu quero estender o meu abraço afetuoso à minha querida Eliane Teotônio, que é uma professora de canto e que fez tanto e faz tanto pela cultura local lá em Piracicaba.

E também aos Amigos e Violeiros de Jandira, e eu vou dizer o porquê, Maurici. (Palmas.) Porque quando eu passei pelo concurso público, eu não tinha pontos. Então eu escolhi Jandira. E fui para na escolinha Maria Cristina Lopes, lá em Jandira. É um morro. E fiquei com essa marca também. Foi um outro lado para mim. Então, muito obrigada.

Quero dizer para vocês da importância deste momento, da riqueza, porque a cultura, para além dela expressar-se na música, ela nos forma, dá identidade a uma nação. São quem produz cultura que faz isso. Não perdemos a identidade, porque alguém vai lá e produz.

E lamentar esses dois anos que nós ficamos sem recursos públicos. Então, foram criadas a Lei Aldir Blanc, a Lei Paulo Gustavo, e que é necessário que se tornem realidade para o financiamento de todos os artistas culturais, seja de que forma for, para que a gente, de fato, tenha uma cultura pujante neste País e que não tenha primeira ou segunda categoria: são todos artistas e produtores culturais.

Então, fica aqui meu forte abraço. Dizer para vocês que eu também presidi a Comissão de Educação e Cultura e tive essa honra. E é grandioso para a gente também trazer um evento como este na Casa. Não é pouca coisa, é muita coisa. Vocês são demais.

Um beijo e muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCEL MORAN - Muito obrigado pelas palavras, Professora Bebel. Após o término da sessão solene, convidamos todos os presentes para acompanhar as apresentações musicais no Hall Monumental, onde também será servido um brunch.

Senhoras e senhores, convidamos agora o deputado estadual Maurici, presidente da Comissão de Educação e Cultura, para o encerramento da sessão solene. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MAURICI - PT - Quero novamente agradecer a todos e agradecer a todas. O Paulo Fiorilo disse que é novo, vocês viram, né? O cara nasceu no século passado. Aliás, no milênio passado. E vem dizer que é novo. Mas tudo bem.

Quero dialogar também com a fala da deputada Leticia, porque ela é do Vale do Paraíba e eu vivi vários anos da minha vida em Pindamonhangaba, depois em Lavrinhas, então trago também no meu peito uma saudade muito grande do Vale do Paraíba e o respeito à cultura que se produz lá.

E a fala da deputada Bebel, que lembrou que começou a sua carreira de professora lá em Jandira, e eu comecei, Bebel, lá no Celestina Valente Lengenfelder, em Francisco Morato, também na periferia da Grande São Paulo.

É muito importante o destaque que o deputado Paulo Fiorilo fez a respeito da culinária, do “rojão”. Seria muito importante se a gente pudesse também homenagear esse tipo de manifestação cultura no estado, porque isso também diz muito da nossa identidade, como o bolinho caipira fala de Jacareí.

Aliás, eu fiz a foto aqui com o pessoal de Jacareí com uma perna só, em homenagem ao Saci, que é um dos símbolos lá da cidade de Jacareí, não é?

Mas a língua portuguesa é uma língua muito rica. Como dizia Olavo Bilac: “A última flor do Lácio, inculta e bela”. Por isso ela tem muitas palavras, muitas expressões e muitos significados cada uma delas. O encerramento, que é o que eu estou fazendo aqui agora, por exemplo, pode significar o fim, mas pode significar o conteúdo, o que esta atividade encerra, o que ela traz de valor em si. E eu quero lembrar que ela vale pelo seu encerramento, mas vale também - e muito mais - pelo que ela abre.

Que essa menção sirva também para que se possa qualificar os artistas e grupos que a receberam nas disputas nos editais nas suas cidades, para que continuem produzindo cultura, alegrando e construindo a cultura deste País.

Muito obrigado a todos e a todas. E convido-os, deputados e deputadas, a ouvirem e presenciarem a apresentação dos grupos de artistas aí fora agora no nosso coquetel. Muito obrigado e um bom dia. (Palmas.)

E a parte formal. Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, à minha equipe, à equipe da Alesp, que foi fantástica, fez com que isso fosse muito direitinho, muito em cima, muito bonitinho, muito redondo.

Aos funcionários do Serviço de Som, da taquigrafia, da fotografia, do Serviço de Ata do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp, das Assessorias Policiais Militar e Civil, bem como a todos e todas os que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.

Está encerrada esta sessão solene. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 08 minutos.

 

* * *