17 DE MARÇO DE 2023

1ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DO DEMOLAY

 

Presidência: TENENTE COIMBRA

 

RESUMO

 

1 - TENENTE COIMBRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene em "Homenagem ao Dia do DeMolay", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos.

 

2 - FELIPE CREPALDI

Mestre de cerimônias, convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

3 - PRESIDENTE TENENTE COIMBRA

Declara-se honrado por presidir esta solenidade em homenagem à Ordem DeMolay. Discorre sobre sua trajetória na ordem. Agradece a todos pela presença.

 

4 - FELIPE CREPALDI

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre a origem da Ordem DeMolay, e de vídeo com mensagem de Toshio Furukawa, grande mestre de honra do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

 

5 – OCIMAR MARCOS AMORIM

Faz pronunciamento.

 

6 - VAGNER ALCIDES ABILA

Faz pronunciamento.

 

7 - RODRIGO CARDOSO

Faz pronunciamento.

 

8 - EDUARDO OLIVEIRA

Mestre conselheiro do Capítulo São Vicente Número 16, faz pronunciamento.

 

9 - FABIO BRISOTTI

Grande mestre estadual e membro do Capítulo São Vicente Número 16, faz pronunciamento.

 

10 - CAIO AOQUI

Prefeito de Tupã, faz pronunciamento.

 

11 - JOÃO VICTOR GONZALEZ PAWLOWICZ

Ilustre comendador cavaleiro estadual, faz pronunciamento.

 

12 - JOÃO GABRIEL ULBANO GEVESIER

Mestre conselheiro estadual, faz pronunciamento.

 

13 - MAXWELL TEÓFILO FERREIRA

Grande mestre estadual, faz pronunciamento. Entrega placas comemorativas dos 40 anos da Ordem DeMolay no estado de São Paulo ao deputado Tenente Coimbra e ao Capítulo São Vicente.

 

14 - FELIPE DI LELLO FAGUNDES

Grande orador nacional adjunto, faz pronunciamento. Realiza a entrega de prêmio ao Capítulo São José do Rio Preto.

 

15 - FELIPE CREPALDI

Mestre de cerimônias, faz leitura de texto acerca da Ordem DeMolay.

 

16 - PRESIDENTE TENENTE COIMBRA

Presta homenagem, com a entrega de medalhas, ao grande mestre estadual Maxwell Teófilo Ferreira, ao ilustre comendador cavaleiro estadual João Victor Gonzalez Pawlowicz, ao mestre conselheiro estadual João Gabriel Ulbano Gevesier e ao mestre conselheiro do Capítulo São Vicente Número 16, Eduardo Oliveira. Reitera a importância desta solenidade. Afirma que a Ordem DeMolay trabalha na formação de líderes. Pede a todos que busquem praticar as virtudes ensinadas pela ordem. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Tenente Coimbra.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear a Ordem DeMolay do estado de São Paulo e, de forma muito especial, comemorar os 40 anos ininterruptos de atuação em solo bandeirante. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube.

Para darmos início à nossa sessão, convidamos, para compor a Mesa Diretora desta sessão solene, o deputado estadual e sênior DeMolay Tenente Coimbra. (Palmas.) Convidamos o grande orador nacional adjunto, Felipe Di Lello Fagundes, representando o Supremo Conselho DeMolay Brasil. (Palmas.) Convidamos o grande mestre estadual Maxwell Teófilo Ferreira, representando a liderança adulta da Ordem DeMolay paulista. (Palmas.)

Convidamos o ilustre comendador cavaleiro estadual, João Victor Gonzalez Pawlowicz, representando os cavaleiros do estado de São Paulo. (Palmas.) Convidamos o mestre-conselheiro estadual, João Gabriel Ulbano Gevesier, representando os DeMolays ativos do estado de São Paulo. (Palmas.)

Para a abertura desta sessão solene, ouviremos o deputado estadual Tenente Coimbra.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PL - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis atendendo a minha solicitação, com a finalidade de homenagear a Ordem DeMolay por seus 40 anos de serviço no estado de São Paulo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo coro do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro do coro masculino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, subtenente PM Motta.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Agradecemos ao Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente PM Motta. (Palmas.)

Neste momento, registramos e agradecemos à presença das seguintes personalidades: Vagner Alcides Abila, representando o grão-mestre Haddad. Tio Ocimar, representante do Grande Oriente Paulista. Mestre estadual Jean Liberato, atual oficial executivo da 8ª Região.

Vinícius Martins Antunes de Souza, grande mestre estadual adjunto. Fábio Okamoto Fagundes Junior, grande secretário estadual. Maurício Alexandre Miranda de Souza, grande orador estadual. Victor Roncon de Melo, grande tesoureiro estadual. Pedro Vinícius Teodoro Lemos, comendador-pajem estadual. Renan Ratti Scarso, mestre-conselheiro estadual adjunto.

Agradecemos também aos demais membros da Ordem DeMolay, senhoras e senhores. E também agradecendo ao Sr. Leandro Marafon, representando o delegado-geral de Polícia Artur José Dian.

Peço uma salva de palmas para as autoridades presentes. (Palmas.)

Neste momento, convidamos o deputado Tenente Coimbra, para o seu pronunciamento de abertura da sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PL - Primeiramente, boa noite a todos. Antes de mais nada, gostaria de quebrar o protocolo. Queria pedir para a assistência se a gente pudesse puxar uma cadeira em referência ao nosso prefeito Caio Aoqui, de Tupã, que é um irmão, que é um tio também, ocupar a Mesa aqui conosco.

Peço desculpas se for repetitivo, mas eu acho que os meus cartões estão um pouco maiores, para não correr o risco de alguma autoridade não ser nomeada, faço questão de ler de novo as autoridades aqui presentes.

Gostaria de agradecer à presença de Felipe Di Lello Fagundes, grande orador nacional adjunto. Maxwell Teófilo Ferreira, grande mestre estadual, meu amigo, meu irmão.

João Victor Gonzalez, ilustre comendador cavaleiro estadual. João Gabriel Ulbano, mestre-conselheiro estadual. Tio Vagner Alcides, representante do grão-mestre Haddad.

Tio Ocimar, representante do Grande Oriente Paulista. Jean Liberato, antigo grão-mestre estadual e oficial executivo da 8ª Região. Vinícius Martins Antunes de Souza, grande mestre estadual adjunto.

Fábio Okamoto Fagundes Junior, grande secretário estadual. Maurício Alexandre Miranda de Souza, grande orador estadual. Victor Roncon de Melo, grande tesoureiro estadual. Pedro Vinícius Teodoro Lemos, comendador-pajem estadual. Renan Ratti Scarso, mestre-conselheiro estadual adjunto. Senhores membros da Ordem DeMolay, senhoras e senhores.

E o delegado, como já foi citado, Leandro Marafon, representando o delegado-geral de Polícia Artur José. Desculpem-me o protocolo, mas é só para garantir que todas as autoridades foram citadas e anunciadas.

Irmãos, primas, tios, amigos que se fazem presentes, com muita honra eu faço novamente esta sessão solene em homenagem à Ordem DeMolay, hoje comemorando os 40 anos no estado de São Paulo. É a terceira, não é, Maxwell? É a terceira que fazemos.

Assumi esse posto de ser o proponente da sessão solene desde o início da minha legislatura anterior, a partir do ano de 2019, que antes foi ocupado pelo deputado Fernando Capez, que fazia cerimônias, e antes foi ocupada pelo Bruno Covas - bem lembrado -, que realizava as cerimônias. Os mais novos com certeza não se recordam, mas alguns irmãos já vêm a alguma cerimônia ou outra.

E é sempre um prazer confraternizar com os mais diversos capítulos. Eu particularmente, além de obviamente ser um DeMolay sênior, o DeMolay foi muito marcante na minha vida. Acredito que, se não fosse o DeMolay, talvez não estaria na posição em que estou hoje.

Foi lá que aprendi, quando cultuávamos nossas virtudes, principalmente a questão do patriotismo, e isso justamente - lógico, com a minha base familiar - me fez ter a curiosidade, me fez ter a vontade de ingressar na carreira militar, de ingressar nas Forças Armadas.

E o DeMolay foi, sem sombra de dúvidas, um proponente disso tudo, que tenho um irmão que também faz parte das Forças Armadas e ele sabe bem do que eu estou falando. E certamente se eu não estivesse nas Forças Armadas, hoje não estaria como deputado.

Então, muito bacana poder ser o proponente e fazer esta confraternização, ainda mais com diversos irmãos bem colocados na Ordem, bem colocados também na sociedade de uma maneira geral, que acaba sendo espelho para vocês. Mas demais, para não me alongar nas minhas palavras, que são só iniciais, eu gostaria de agradecer à presença de todos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Agradecermos às palavras do nosso deputado e sênior DeMolay Tenente Coimbra. Neste momento, assistiremos a um vídeo sobre a origem da Ordem DeMolay.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Neste momento, passaremos à exibição de mais um vídeo, com uma mensagem do tio Toshio Furukawa, grande mestre de honra do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Agradecemos imensamente ao tio Toshio por essa mensagem. Neste momento, vamos convidar, para fazer o uso da palavra, tio Ocimar. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PL - Aproveito o momento também para citar o tio Rodrigo Cardoso, representante do Grande Oriente do Brasil de São Paulo, que acabou de chegar.

 

O SR. OCIMAR MARCOS AMORIM - Boa noite a todos. Nobre deputado Tenente Coimbra, pessoa na qual eu saúdo todos os oficiais aqui presentes. Nobres e queridos irmãos maçons, queridos sobrinhos DeMolays, sobrinhas, cunhadas, confesso que estou bastante nervoso, emocionado e grato primeiramente a Deus pela oportunidade de estar aqui celebrando esta maravilhosa sessão com os nossos queridos DeMolays.

Emocionado e grato também por estar aqui presente comigo o meu filho, sênior DeMolay, Ocimar Amorim Junior. Te amo, filho. Emocionado e grato também com a responsabilidade de estar aqui representando o nosso sereníssimo grão-mestre Fernando Fernandes, do Grande Oriente Paulista, que não pôde estar presente devido à agenda cheia, já estava com compromisso assumido anteriormente. E pediu para que eu lesse uma prancha aqui em homenagem aos DeMolays.

Direcionado ao nosso irmão Maxwell Ferreira, grande mestre estadual da Ordem DeMolay em São Paulo. “Nesta data festiva em que comemoramos os 40 anos da nossa muito estimada Ordem DeMolay no estado de São Paulo, fundada pelo grande irmão Frank Sherman Land em 1919, e homenageando o último grão-mestre dos templários, venho trazer um ponto de encontro para jovens poderem cultivar nobres valores de respeito, responsabilidade, honestidade e patriotismo, valores esses fundamentais na formação de uma nova geração de lideranças.

Apoiada pela maçonaria, essa nobre instituição reconhecida como de utilidade pública está presente em muitos países. Partindo de células-base, os capítulos congregam jovens de diferentes cidades e que possuem altas necessidades e nobres aspirações.

Lamentavelmente, impedido por outro compromisso, não posso deixar de me manifestar, através do nosso grande secretário de entidades para-maçônicas, irmão Ocimar Marcos Amorim, de levar minha alegria por este evento e desejar que nosso pai maior, a quem denominamos Grande Arquiteto do Universo, os abençoe e tornem perene seu maravilhoso trabalho.

Juntos, Ordem DeMolay e Maçonaria, continuaremos persistindo na construção de um mundo melhor, mais justo e com mais oportunidades. Um fraterno abraço a todos. Fernando Fernandes, grão-mestre do Grande Oriente Paulista”.

E para finalizar, meus queridos, quero frisar principalmente aos nossos jovens DeMolays, que hoje celebram 40 anos da Ordem DeMolay de São Paulo: pratiquem as sete virtudes, como tio Mansur acabou de deixar o recado.

Principalmente tenham fé em Deus e pratiquem as sete virtudes, que com certeza absoluta nós construiremos juntos um mundo melhor. Parabéns à Ordem DeMolay e que Deus nos abençoe.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Muito obrigado, tio Ocimar, pelas palavras. Neste momento, para darmos continuidade, convido para fazer uso da palavra tio Vagner Alcides Abila. (Palmas.)

 

O SR. VAGNER ALCIDES ABILA - Boa noite a todos. Querido Tenente Coimbra, a quem eu saúdo todas as autoridades maçônicas, ordens colaterais, ordem para-maçônicas e todos os maçons do universo aqui presentes também. E saúdo todas as autoridades DeMolays.

Meus queridos convidados, meus queridos amigos, meus queridos irmãos e todos os meus queridos sobrinhos DeMolays, estou aqui hoje representando uma grande incumbência de representar o nosso sereníssimo grão-mestre Jorge Anísio Haddad. Quero dizer a vocês: meus parabéns pela fundação e perpetuação desta maravilhosa Ordem.

Sou cavaleiro templário e instigo todos vocês a estudarem e aprenderem sobre a Maçonaria, porque lá vocês terão a oportunidade de conhecer um pouco mais a Ordem e sobre tudo que aconteceu com Jacques DeMolay. Gosto sempre de plantar essa sementinha.

Parabéns pelos trabalhos que vocês fazem dentro e fora dos templos, porque todos esses trabalhos, através da para-maçônica Pelicanos do Asfalto, eu conheço e já fiz muitas coisas com vocês, capítulo Príncipe do Líbano. E o capítulo Eurípedes Marques de Oliveira é de minha loja, ajudei a fazer a construção desse capítulo. Sou muito honrado em poder parabenizá-los.

Estou muito emocionado em estar aqui e ver vocês, que são a geração que vai fazer este mundo ainda melhor. Vocês estão sendo forjados para serem os homens de amanhã, que farão deste mundo um lugar melhor para os vossos filhos, para vossa família, para toda perpetuação da raça humana.

Tenho dito: estou feliz que estou aqui em poder lhes parabenizar.

Muito obrigado e uma boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Muito obrigado, tio Vagner, pelas valorosas palavras de incentivo. Para continuarmos, convido a fazer o uso da palavra o tio Rodrigo Cardoso. (Palmas.)

 

O SR. RODRIGO CARDOSO - Boa noite, meus irmãos. Querido irmão Tenente Coimbra, em primeiro lugar, muito obrigado por estar ajudando a Ordem DeMolay a fazer o dia de hoje. Nosso querido irmão João Gabriel, mestre-conselheiro estadual.

Querido irmão Max, grande mestre do estado de São Paulo. Meus irmãos, é uma honra estar aqui hoje representando o Grande Oriente do Brasil em nome do nosso eminente irmão Gerson Madaleno, do qual fui incumbido a passar algumas palavras para vocês.

Fui um DeMolay como vocês e tenho a maior honra de ter sido mestre-conselheiro deste estado, de ter feito parte de toda a história da Ordem DeMolay do estado de São Paulo.

Ver vocês, jovens, aqui, crescendo como DeMolays, carregando essas virtudes que tanto carregamos no passado, e ver que a Ordem continua linda, forte, vibrante, isso não tem preço.

Então, irmãos, eu só tenho a agradecer imensamente pela oportunidade de estar aqui falando para vocês, e é um pouquinho do passado juntado com o nosso futuro. Vocês são o futuro desta Ordem e vocês são um exemplo para toda a sociedade. Não se esqueçam da virtude, não se esqueçam de tudo que vocês aprendem da Ordem DeMolay.

E o principal: levem com vocês seus irmãos para a vida inteira. Disso vocês nunca vão se esquecer. É o irmão com quem você vai contar daqui a dez, daqui a 20, daqui a 30, daqui a 40 anos. Podem ter certeza, esses caras que estão aí do seu lado vão estar ao seu lado a vida inteira. Contem sempre com eles, sejam sempre irmãos.

E levem com vocês a honra de terem sido DeMolay quando vocês forem sêniores DeMolays também. E aí vocês vão levar todos os aprendizados para a vida inteira e fazerem o que eu estou fazendo aqui: passando um pouquinho do nosso passado para vocês que estão nesse futuro.

Obrigado a todos.

Que Deus abençoe a causa da Ordem DeMolay. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Mais uma vez, agradecemos as palavras do tio Rodrigo. Para dar prosseguimento, convido o mestre-conselheiro do capítulo São Vicente nº 16, irmão Eduardo Oliveira, para fazer o uso da palavra. (Palmas.)

 

O SR. EDUARDO OLIVEIRA - Uma excelente noite a todos os presentes, queridos convidados, tios, tias, primas, autoridades e todos os meus amados irmãos que estão reunidos aqui hoje para a sessão solene em homenagem aos 40 anos de Ordem DeMolay paulista.

Sou Eduardo Ferreira, estou como mestre-conselheiro do capítulo São Vicente nº 16, da Ordem DeMolay, e sinto um misto de emoções toda vez que eu falo disso, afinal é uma enorme responsabilidade estar à frente do primeiro capítulo do estado de São Paulo.

É uma honra liderar a célula mater deste grande estado de São Paulo, que tem a maior jurisdição da Ordem DeMolay do planeta. Essa responsabilidade compartilho com todos os irmãos iniciados no capítulo São Vicente.

Contar a história do capítulo São Vicente é contar a história de todos nós, a história da Ordem DeMolay Paulista. Tudo começou em 1983, graças aos trabalhos dos queridos tios maçons honoráveis da loja simbólica Duque de Caxias. Graças à coragem desses tios, a Ordem DeMolay chegou ao nosso solo, por uma feliz coincidência, na primeira cidade do Brasil.

Há 40 anos, a Ordem DeMolay vem transformando vidas paulistanas e paulistas, iluminando todos que passaram por suas fileiras. Hoje, é extremamente simbólico estarmos aqui nesta Assembleia Legislativa, um espaço onde o poder e a democracia são praticados, e isso é a prova da força e da relevância do legado do nosso herói mártir Jacques DeMolay.

O prazer que sinto em estar comemorando mais um ano de Ordem DeMolay diante de todos vocês, falando, com certeza, de uma das coisas que mais gosto é indescritível. Agradeço ao querido grande mestre estadual Maxwell Ferreira pelo convite para ocupar esta tribuna e, apesar do sobrenome, somos irmãos unicamente de Ordem DeMolay.

Mas elogio e reconheço a sensibilidade do senhor por convidar, pela primeira vez, um mestre-conselheiro do primeiro capítulo do estado de São Paulo para discursar nesta data tão importante. É uma oportunidade única na minha vida e também na vida do meu capítulo.

Claro, estamos aqui para falar de coisas boas, de experiências vividas e que com certeza poderíamos ficar a noite toda brindando bons momentos. Porém, também sinto que é hora da reflexão.

Todos os irmãos que chegaram até aqui garantiram esse momento único que estamos vivendo, os 40 anos de Ordem DeMolay no estado. E agora depende de nós, DeMolays ativos, em garantir mais 40, 80, 100 anos de Ordem DeMolay, e isso conseguiremos de uma única forma, que conhecemos muito bem: trabalho e dedicação.

Precisamos fazer esse esforço para os nossos capítulos, para o nosso estado e para o Brasil. E com certeza, meus irmãos, isso nos fará aproveitar a jornada da vida. Aproveitem a oportunidade única que temos em pertencer a essa maravilhosa ordem.

Vivam a Ordem DeMolay e se vocês conseguirem absorver 1% do que ela tem para nos dar, com certeza vocês serão gigantes. Encerro trazendo um trecho em que tenho um carinho enorme nas nossas cerimônias das luzes.

Cada um de vocês, sendo um DeMolay, traz dentro do seu coração uma chama, um facho, para lhe guiar dentro da escuridão. Se puder fazer essa luz brilhar sobre outra pessoa, se puder penetrar nas profundezas mais recônditas da sua alma e acender a chama que ali está, então aí reside o objetivo da Ordem DeMolay. Aí está a nossa finalidade de viver.

Que nós possamos continuar inspirando as pessoas e reacendendo as chamas, como começamos há 40 anos no capítulo São Vicente.

Muito obrigado a todos, uma boa noite e vida longa à Ordem DeMolay paulista. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Belas palavras do nosso irmão Eduardo para abrilhantar ainda mais esta noite. Dando sequência, convido a fazer o uso da palavra o Peste, grande mestre estadual e membro do capítulo São Vicente nº 16, tio Fabio Brisotti. (Palmas.)

 

O SR. FABIO BRISOTTI - Boa noite. Nobre deputado e presidente desta sessão solene, meu querido irmão Tenente Coimbra, pessoa na qual eu cumprimento todas as autoridades civis e militares presentes nesta sessão.

Meu querido irmão João Gabriel, mestre-conselheiro estadual e líder dessa juventude paulista, boa noite. Caríssimo e estimado irmão, grande mestre do estado de São Paulo, da Ordem DeMolay, irmão Max Ferreira, pessoa na qual também cumprimento todos os maçons e sêniores DeMolays presentes.

Senhoras e senhores, convidados, meus estimados irmãos, queridos telespectadores da TV Assembleia que nos assistem hoje, primeiro dizer da alegria de poder falar neste dia, neste momento tão importante para a Ordem DeMolay, na solenidade em que comemoramos o Dia DeMolay, mas também os 40 anos da Ordem DeMolay no estado de São Paulo.

Falar que isso me gerou duas grandes preocupações. Quando o irmão Max me convidou para falar, fiquei preocupado de saber por que ele tinha convidado a mim para falar sobre a Ordem DeMolay nos últimos 40 anos.

Aí ele me explicou que era por conta da data da iniciação e não pelo semblante cansado e velho que supostamente eu tivesse, porque aí senão estaria aqui o Fabio Gomes falando e não eu.

E segundo, o que falar de 40 anos de uma história tão rica quanto a Ordem DeMolay em tão pouco tempo? O que trazer para vocês, meus irmãos DeMolays ativos, de uma história que vem carregada de muita alegria, muito trabalho e grandes esforços, feita por muitos irmãos DeMolays e maçons? Eu acho que nós precisamos entender.

E quando eu estava como grande mestre, falava sempre sobre isto em oportunidades que eu tinha em eventos comemorativos: toda vez que você for homenagear a Ordem DeMolay, você deve honrar o passado, mas acima de tudo deve exaltar o futuro.

Este é o grande objetivo da Ordem DeMolay: fazer com que cada vez mais possamos procurar o futuro, mas honrar o passado é uma necessidade importante para relembrar todo o esforço e dedicação que foi feito.

Estar aqui hoje nesta sessão solene na Assembleia Legislativa é um grande exemplo disso, porque a Ordem DeMolay não surgiu pronta, do jeito que vocês estão vendo aqui.

Ela começou lá em São Vicente, como foi dito pelo meu irmão, mestre-conselheiro do capítulo, Eduardo Ferreira, com 25 membros, apenas 25 jovens, há 40 anos. Uma época na qual nós não tínhamos internet, não tínhamos telefone celular, sequer tínhamos computador.

A transmissão de contato mais rápido que nós tínhamos era o bisavô do Twitter, também conhecido como telegrama. Tem que dar um “Google” para poder entender o que é isso.

E mesmo assim, a Ordem veio em um momento muito importante, porque além de tudo isso que nós não tínhamos, nós não tínhamos democracia. Imaginem criar uma organização juvenil como esta em um Estado onde você não tinha a plena liberdade de direitos que nós temos hoje? E a Maçonaria abraçou, acolheu e desenvolveu essa entidade.

Por isso, mais do que apenas um ato de grandiosidade da Maçonaria, foi um ato de coragem. Isso pode ser representado justamente por todo esse trabalho que foi feito durante esses 40 anos.

O capítulo São Vicente foi apenas o primeiro. Obviamente, simbolicamente, isso tem um grande peso. Mas é apenas um capítulo como todos os outros que estão aqui, com os mesmos anseios e os mesmos objetivos.

A única diferença é que nós tivemos que buscar isso com um pouquinho mais de trabalho do que hoje nós temos. Nós não tínhamos um Supremo Conselho, nós estávamos ligados ainda aos Estados Unidos, então os rituais eram em inglês, e você precisava traduzir isso para tentar efetivamente fazer a cerimônia acontecer. Nossos DeMolays ativos aqui saberão bem disso.

Movimentação do ponto A para o ponto B, né? É fácil agora, porque nós temos vários capítulos e várias pessoas falando exatamente o que você deve fazer em uma cerimônia. Imaginem 25 jovens que nunca tinham visto nada parecido tentar identificar onde é a movimentação do ponto A para o ponto B?

Material? Hoje temos o “DeMolay Shop”, né? Entra lá no site, quero capa, candelabro, altar. Na nossa época, cano de PVC, tampa de maionese, fez-se um candelabro. Caixas de tomates da feira da frente, quatro devidamente pregadas, coloca-se um pano vermelho, está feito um altar.

Capa? Pegamos a capa que estava em um “Hand Book”, primeiro livro de orientação vindo dos Estados Unidos, compramos cetins, levamos para a costureira mais próxima da cidade e deixamos ela louca, porque imaginem fazer 23 capas naquela forma baseada apenas em orientações e instruções de como deveriam ser produzidas?

Ok. Foi difícil. E o que não é? Isso não é motivo para nenhum esmorecimento por parte da Ordem DeMolay. Muito pelo contrário, aqueles meninos tinham um grande objetivo, porque a Ordem DeMolay tem uma vocação.

A Ordem DeMolay possui um propósito, possui uma missão. E toda vez que você tem um propósito e uma missão, não há dificuldade que não possa ser superada. E assim foi.

E rapidamente a Ordem DeMolay se espalhou pelo estado de São Paulo. O capítulo São Paulo logo depois veio, o capítulo Grande Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto. Espalhou-se por quê?

Porque é exatamente isso. Nós tínhamos um propósito, nós tínhamos uma missão. Este é o grande trabalho que a Ordem DeMolay fez: tentar espalhar, pelo estado de São Paulo, em particular, essa grande ideia de desenvolvimento da juventude brasileira.

Mas a Ordem DeMolay não é formada nem de candelabro, nem de altar, nem de coroa da juventude e muito menos desta capa, que eu sinto uma saudade gigantesca de poder usá-la. A Ordem DeMolay é feita de trabalho, feita de ação. E o que a Ordem DeMolay, nesses últimos 40 anos, fez para justificar estar aqui hoje há 15 anos?

Nossa primeira sessão solene, como mencionado pelo nosso irmão Tenente Coimbra, foi feita pelo nosso querido e saudoso tio Bruno Covas, em 2008. Hoje, nós estamos completando 15 anos de permanência na Assembleia Legislativa. Nenhuma instituição fica neste local simplesmente porque tem capa. Acreditem, nós estamos aqui porque nós temos trabalho oferecido à sociedade.

Que trabalho é esse? Vou falar dos que nós fizemos no passado, apenas para recordar. Mais de 110 mil cadastros de medula óssea, e conseguimos nós, Ordem DeMolay, mudar uma realidade imposta no Brasil de encontrar um doador em um milhão de cadastrados para um para 100 mil. Esse mérito é de cada um de vocês, salvar vidas. E vidas foram salvas, muitas, graças ao trabalho e à dedicação de cada um de vocês.

Arrecadar dezenas de toneladas de alimentos em um único dia para entregar às instituições e a pessoas necessitadas, através de um programa chamado “Arrastão da Solidariedade”.

Isso vocês fizeram. Isso não foi feito para se promover. Isso foi feito para poder apresentar à sociedade a nossa missão e o nosso propósito, reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. É este o motivo que nos traz hoje aqui.

Honrar o passado, mas exaltando o futuro. Entendo, porque já estive aí. Já tive 13 anos, já fui iniciado na Ordem DeMolay, já tive 1,57m., já tive cabelo e era magro. Sei qual é o olhar que você faz quando você diz: “Agora é comigo.

Eu sou um DeMolay ativo, esperam de mim”. Nosso irmão Rodrigo Cardoso acabou de dizer isso. Contamos com vocês. Queremos que vocês levem por muitos e muitos anos a Ordem DeMolay.

E sei que essa missão não é fácil, principalmente se vocês estiverem olhando para trás e vendo o que já foi feito há 40 anos. E aí eu digo: não se preocupem. Sigam seu caminho.

É muito simples o que vocês devem fazer: transferir aquilo que está no ritual para sua vida prática, seu dia a dia. Existe uma passagem que diz: “Provemos a todos os homens que nossas cerimônias não são fórmulas vazias”. É só isso, simples assim.

Lembram-se dos princípios e da missão que nós temos com a DeMolay? Continuam sendo os mesmos desde o tempo da fundação da Ordem DeMolay lá nos Estados Unidos há mais de 100 anos.

Tio Frank Sherman Land falava: o importante é o princípio. O que ele quer dizer com isso? O importante é você iniciar ação. DeMolay inicia a ação, toma a frente, lidera, procura, busca, conquista.

E é isso que nós esperamos de cada um de vocês: que vocês efetivamente possam trabalhar em prol da sociedade. Uma sociedade justa, com os princípios da Ordem DeMolay de patriotismo, conforme foi dito pelo nosso irmão Tenente Coimbra.

E com certeza não é o patriotismo de guerra: é o patriotismo de fazer uma sociedade justa e harmônica, onde todos têm os seus direitos garantidos, onde a liberdade seja entregue a cada um de vocês e aos seus pares.

A liberdade religiosa, na qual você possa professar a sua fé sem ter medo, sem o terror. Que eu possa compreender, não importando se você é judeu, muçulmano, cristão, de matriz africana, isso não importa. O importante é fazer o bem. Fazer o bem e sermos melhores. Esse é o grande objetivo da Ordem DeMolay.

Caros irmãos: se cada um de vocês executar aquilo que os nossos rituais preconizam, tenho certeza absoluta de que daqui a 40 anos, eu, com uma bengalinha, se Deus quiser, mas com a bengalinha vindo aqui, ficarei honrado de ver vocês de cabelo branco, ou careca, de barba, podendo falar exatamente o que a geração de vocês de DeMolays ativos fez nos próximos 40 anos para a Ordem DeMolay, para uma nova geração.

Parabéns.

Vida longa à Ordem DeMolay Paulista.

Parabéns a todos vocês, muito obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Muito obrigado, tio. É vital nós sabermos o início, o princípio de tudo. Hoje, acho que cada um de nós vai para casa com essa sementinha plantada de como foi o início e de como nós olhamos para trás e vemos o presente com muito orgulho.

Muito obrigado pelas palavras e pelas representações do capítulo São Vicente nº 16. Vocês são vitais para o que a Ordem é hoje aqui no estado paulista.

Para darmos continuidade à nossa passagem de palavra, gostaria de convidar o irmão e prefeito da cidade de Tupã, Caio Aoqui. (Palmas.)

 

O SR. CAIO AOQUI - Boa noite. Eu quero inicialmente saudar a sua Exa., deputado estadual Tenente Coimbra, do qual tive a grata satisfação de saber que é irmão DeMolay e realmente fiquei muito feliz em saber da propositura desta solenidade, da homenagem que acontece hoje. Cumprimentar o irmão Maxwell, grande mestre estadual da Ordem DeMolay do estado de São Paulo.

Cumprimentar o João Gabriel, nosso mestre-conselheiro estadual. Também o João Victor, ilustre comendador cavaleiro estadual. O Felipe Fagundes, nosso irmão grande orador nacional adjunto. Cumprimentar todos os mestres conselheiros, cumprimentar as potências aqui representadas da Glesp, GOP, GOB.

Também todos os presidentes do conselho consultivo, os tios maçons, as mães e clube de mães e amigos que aqui estão, os funcionários desta Casa Legislativa, que proporcionam a gente poder ter esta solenidade. E em especial cumprimentar e saudar o motivo maior desta solenidade, que são os nossos DeMolays.

Realmente eu tive uma grande alegria há quase 18 anos atrás, no dia 03 de maio de 2005, de me iniciar no altar DeMolay na cidade de Tupã, a 535 quilômetros daqui, onde hoje estamos também aí com o nosso irmão Felipe representando capítulo União Fraterna, de Tupã, e desde então eu realmente pude dizer que a minha vida antes e após a Ordem DeMolay tem uma diferença muito grande em tudo que ela me ajudou.

A primeira vez que eu pude falar em público foi dentro de um capítulo DeMolay. As experiências de liderança, quando fui mestre-conselheiro em 2018, quando fui regional em 2019, as vivências e os irmãos que a gente ganhou ao longo dessa caminhada nos diversos encontros estaduais, nacionais, enfim.

A Ordem DeMolay realmente é uma família que pôde me instruir com as suas virtudes, com os seus ideais, com o seu dia a dia a poder seguir um caminho de retidão.

E quantos depoimentos nós estamos vendo aqui hoje, quantas histórias, algumas que são inclusive novas para mim, porque eu já vim para São Paulo em algumas oportunidades participar de solenidade, só que infelizmente era na Câmara Municipal de São Paulo, quando a gente tinha separação de Supremos, algo que era difícil de se entender dentro de uma ordem tão grande como era a Ordem DeMolay e dentro daquilo que a gente realmente prega e acredita.

E este é o segundo ano - conversando com o nosso grande mestre estadual - que a gente tem a satisfação de realizar essa solenidade pós-pandemia, depois da nossa unificação em dezembro de 2019.

E ainda conversando com o nosso mestre-conselheiro estadual, ele disse: “Como realmente, de fato, a unificação tem dado certo”. E aí que meu coração realmente transborda de alegria em poder ver esta Ordem realmente unida, para poder fazer ainda mais o bem, para podermos crescer e sermos melhores.

Então, meus irmãos, realmente é uma data muito importante e muito feliz para mim poder participar desta solenidade. Agradecer o convite, agradecer a cada um de vocês que fazem a Ordem DeMolay acontecer de fato em cada um dos seus capítulos. E que o nosso Pai Celestial possa abençoar vocês, para que a gente seguir firme nesse caminho de retidão de que a nossa sociedade tanto precisa.

Em quantas oportunidades que eu tenho, não só em discursos, mas principalmente no nosso dia a dia, em que me vem várias cerimônias da Ordem DeMolay, em que me vem vários ensinamentos e que me ajudo, sempre pedindo e tendo a força de Deus de poder seguir o direcionamento mais correto.

Eu fui, em Tupã, o vereador mais jovem da história, vice-prefeito e prefeito. Em todos os momentos, eu sempre tive e tenho até hoje vários irmãos DeMolays e tios maçons, que, vocês sabem, acabam se tornando o segundo pai da gente, que me dão força, me sustentam e que realmente me motivam. E isto é o que a gente tem proporcionado dentro da Ordem DeMolay em cada um de seus capítulos: a gente se somar, se ajudar e crescer.

Parabéns, irmão Tenente Coimbra, por esta solenidade. Realmente, fico feliz e eu tenho certeza de que é uma solenidade muito importante perante o estado de São Paulo, perante tudo aquilo que a Ordem DeMolay ainda tem para fazer, para propagar e para divulgar.

E eu me lembro, meus irmãos, que, em algumas oportunidades pós-iniciação, quando tinha cerimônia pública, eu contava uma fábula que ouvi quando pequeno e que achei que me encaixou muito na Ordem DeMolay.

Dizem que certa vez um homem teve a oportunidade de conhecer o céu e o inferno. Ele primeiramente foi apresentado ao inferno. Chegou naquele local e havia vários caldeirões, como se fossem cheios de sopa.

E naqueles caldeirões eles tinham que se alimentar, só que as colheres eram com os cabos muito compridos, como se fossem cabos de vassoura. Então eles pegavam a sopa, mas não conseguiam se alimentar, porque o cabo era comprido, e aí eles ficavam se agonizando e não conseguiam realmente se alimentar.

Depois, essa mesma pessoa teve a oportunidade de chegar ao céu. Chegando lá, o mesmo cenário: vários caldeirões com as pessoas em volta, só que a diferença é que no céu todo mundo lá estava tranquilo, todos fartos, cheinhos iguais a mim, tranquilos. E aí o homem quis entender o porquê dessa diferença.

E foi aí que explicaram para ele: “A diferença é que, aqui no céu, um alimentam os outros, e por isso todos estão realmente satisfeitos, felizes e contentes”. E eu dizia a todos aqueles recém-iniciados: bem-vindos ao céu.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Obrigado, Caio, pelas palavras. Não podemos deixar de valorizar o empenho que o Caio teve em vir aqui hoje. Tem agenda, é prefeito de seu município e mesmo assim faz questão de estar presente. Para nós vermos quanta liderança da Ordem DeMolay também está chegando ao cunho político do nosso País. Parabéns, Caio.

Neste momento, para dar continuidade, gostaria de passar a palavra ao ilustre comendador cavaleiro estadual irmão João Victor Gonzalez Pawlowicz.

 

O SR. JOÃO VICTOR GONZALEZ PAWLOWICZ - Muito boa noite. Excelentíssimo deputado estadual Tenente Coimbra, figura pela qual eu cumprimento todos os militares, as autoridades civis e do Poder Público. Tio Felipe Di Lello e tio Maxwell Ferreira, figuras pelas quais eu cumprimento todas as autoridades maçônicas presentes. Irmão João Gabriel, figura pela qual eu cumprimento todos os DeMolays.

Que privilégio a minha primeira vez em uma Assembleia Legislativa, na Casa do Povo, falar sobre os 40 anos da maior instituição juvenil do mundo, sobretudo falar da maior jurisdição DeMolay do mundo. Que privilégio. Hoje é uma noite muito especial. Não se trata de títulos, de conquistas, de passado, mas sim se trata de chegar aqui, entender tudo que foi feito para construir um futuro.

Hoje, a noite é nossa, meus irmãos. É nossa e de todos os trabalhos que os capítulos fizeram. Todas as arrecadações, todas as iniciações, todos os asilos, todas as creches, todo o trabalho voluntário feito por nós. Esse dia é nosso.

Existe uma frase que um grande DeMolay citou uma vez, chamado Walt Disney, que era basicamente assim: “Quem nos dera fôssemos apenas homens, mas somos DeMolays”.

Vocês têm o privilégio de servir a maior instituição filantrópica e filosófica do mundo. Estar aqui hoje diante desta Assembleia e diante de todos esses convidados é uma responsabilidade gigante.

O tio do qual não vou me recordar o nome citou uma coisa muito importante: são poucas as instituições que vêm até aqui e permanecem. Este é o objetivo da Ordem DeMolay: permanecer. E cada um de vocês tem um papel essencial e crucial em permanecer e fazer com que a luz brilhe sobre o próximo.

Então, meus irmãos, mais uma vez - e a última vez -, esta noite é nossa. Eu desejo o maior sucesso e que eu realmente possa, daqui a 40 anos, um pouco mais velho, vir aqui - sem a bengala, porque não combina comigo - ver a Ordem DeMolay continuando e permeando este estado pujante que é São Paulo.

Uma excelente noite a todos e que a gente possa comemorar este dia por mais e mais datas. Avante, Ordem DeMolay paulista, avante, estado de São Paulo e avante, cavalaria paulista.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Obrigado, irmão João, pelas palavras, representando todos os cavaleiros dos domínios do estado de São Paulo e uma das nossas maiores lideranças juvenis atuais.

Neste momento, convido a outra grande liderança juvenil atual de nosso estado, o irmão mestre-conselheiro estadual João Gabriel Ulbano Gevesier. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO GABRIEL ULBANO GEVESIER - Nosso Exmo. deputado irmão Tenente Coimbra, figura que eu uso para cumprimentar todas as personalidades civis e militares aqui presentes. Nosso tio Maxwell, nosso grande mestre, figura à qual uso para saudar todas os tios maçons e autoridades maçônicas presentes. O meu irmão João Victor, figura que eu uso para cumprimentar meus irmãos DeMolays ativos e demais convidados. Uma boa-noite a todos.

Hoje é um dia de muita alegria para a Ordem DeMolay, em especial para estes jovens que aqui se fazem presentes. Estes jovens carregam as virtudes desta Ordem, que foi fundada em 1919 e chegou ao Brasil em agosto de 1980 pelo nosso querido tio Alberto Mansour.

Nós, DeMolays, realizamos diversos trabalhos de cunho filantrópico. Em nossa cerimônia de instalação, ressaltamos que não possuímos segredos no que tange ao mundo e aos nossos objetivos.

Nossa organização busca, além do já dito, formar não só líderes para a nossa sociedade, mas formar melhores cidadãos, homens de bem e de valor. Como muito bem ressalta nosso tio Mansour, nós não queremos que vocês sejam super-heróis: queremos homens simples, que coloquem no dia a dia nossas sete virtudes.

Assim que entramos nas fileiras de nossa Ordem, uma grande responsabilidade cai sobre cada um de nós: ser a ferramenta de mudança da qual a nossa sociedade precisa. Desde que estamos sempre envoltos dos baluartes desta Ordem, nós, DeMolays, debruçamo-nos em sete virtudes cardeais, que vão nos guiar até chegarmos no sol poente em nossos dias eternos.

Seguindo as virtudes, a primeira delas é o amor filial, o amor aos nossos pais e familiares. A reverência pelas coisas sagradas nada mais é, senhores, do que respeitar a liberdade sagrada de cada um.

A cortesia é o simples ato de sermos homens gentis e educados. A quarta vela é o companheirismo, tratar nossos pares com respeito e igualdade. Afinal, somos irmãos.

A fidelidade, senhores. Nós, DeMolays, não podemos nunca sermos falsos aos nossos votos, às nossas promessas, aos amigos e ao nosso Deus. Nossa sexta virtude é a pureza de todo pensamento, palavra e ação.

E para finalizarmos nossas sete virtudes, temos o patriotismo. Talvez nós nunca sejamos chamados para defender nossa pátria nos campos de batalha, mas todo santo dia surgem novas oportunidades para sermos melhores cidadãos e, com muito orgulho, podermos dizer que somos o futuro desta nação.

Senhores, em virtude desta data tão importante, estamos aqui hoje simbolicamente comemorando o Dia do DeMolay e os 40 anos da nossa Ordem em nosso estado bandeirante.

E é com muito orgulho que digo que nós somos o fruto desta Ordem. Esses meninos escolham somar-se com a sociedade, construindo firmes alicerces de bondade, companheirismo e fraternidade.

Somar consigo mesmo doando o bem mais precioso para este propósito: o tempo. Muitas vezes deixamos nossas famílias para viajarmos pela Ordem. E tudo isso a fim de quê? A resposta talvez seja mais simples do que imaginamos: a fim de fazer o bem sem olhar a quem. A fim de construirmos laços de amizades mais sinceros do que muitas já feitas.

A fim de compartilhar confiança para os nossos novos irmãos, que acabaram de ingressar. A fim de ensinar por meio de cerimônias únicas. Mas o que mais me impressiona é o fato de conseguirmos conviver harmonicamente, respeitar e conviver com o pensamento e a realidade do outro sem distinções, sem preconceito, tudo por um bem maior. Assim, transformamos o mundo.

Por fim, aqui deixo registrado o meu voto de confiança a cada um de vocês presentes nesta Assembleia e a todos que estão em casa pelas redes sociais. Peço a vocês que façam a Ordem DeMolay ser a mais produtiva possível. Façam cumprir os nossos sete gloriosos preceitos. Façam bons cidadãos e de sumo respeito por onde passam.

Nas palavras de nosso tio Land: “É o princípio que importa”. E por fim, meus irmãos, façam a Ordem DeMolay. Muito obrigado e desde já queria agradecer a presença de todos e falar o quão gratificante é poder estar aqui neste momento com todos os senhores.

Muito obrigado e uma boa noite. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Muito obrigado mais uma vez pelas palavras, irmão João. Muito bem ressaltado o motivo de estarmos sempre unidos em prol da nossa organização, que é o amor.

Gostaria de passar a palavra, neste momento, para o grande mestre estadual Maxwell Teófilo Ferreira. (Palmas.)

 

O SR. MAXWELL TEÓFILO FERREIRA - Boa noite a todos. Meu irmão, deputado Tenente Coimbra, meu irmão Aoqui, ambos DeMolays que saíram destas fileiras em que vocês estão hoje e estão se tornando líderes na sociedade - deputado do estado de São Paulo e prefeito. Meus irmãos pelos quais cumprimento todos os DeMolays ativos.

João Victor, meu ilustre comendador cavaleiro do estado de São Paulo e João Gevesier, mestre-conselheiro do estado de São Paulo, não posso deixar de cumprimentar também os seus gabinetes, o gabinete do ilustre comendador cavaleiro Bruno Batalle, que está aqui hoje, Renan Scarso, que também está aqui como mestre-conselheiro estadual adjunto, e o Pedro Teodoro, comendador-pajem do estado de São Paulo.

Meu irmão Felipe Di Lello, meu duplo irmão de longa data, de longa jornada, grande orador do Supremo Conselho DeMolay Brasil, pelo qual cumprimento todos os meus irmãos maçons. Estendo os meus cumprimentos aos membros da Ordem dos Escudeiros, que aqui estão, dos clubes de mães e amigos.

Minhas irmãs e meus irmãos da Ordem da Estrela do Oriente, para-maçônicas, Filhas de Jó, Meninas do Arco-íris, é uma satisfação ter a família para-maçônica presente hoje nesta sessão solene de 40 anos da Ordem DeMolay do estado de São Paulo.

Há 15 anos estamos aqui, como bem-dito pelo irmão Fábio Brisotti, e há 15 anos vocês, DeMolays ativos, estão tendo a oportunidade de sentar-se nas cadeiras dos nobres deputados da maior Casa de Leis da América Latina. Talvez, se não fosse a Ordem DeMolay, vocês não teriam esta oportunidade, estou certo disso.

Se não fosse talvez a Ordem DeMolay, eu também não estaria aqui discursando. Não sou político, não entrei nessa carreira, mas isso é um dos detalhes que a Ordem DeMolay proporciona na nossa vida. A formação de caráter, a formação dos homens de bem que vocês irão se tornar. É por isso que nós estamos aqui.

É por isso que há 20 anos eu estou aqui - há mais de 20. É por isso que hoje eu tenho a honra e a satisfação de estar como grande mestre do estado de São Paulo, e todos vocês que me acompanham sabem que toda vez que eu discurso em um capítulo DeMolay, eu falo que essa é a maior honra que eu tenho na minha vida, de estar como grande mestre da maior jurisdição DeMolay do mundo.

Sintam esse orgulho. Vocês fazem isso acontecer. Se não fossem vocês, não existiria capítulo, não existiria grande conselho, não existiria Supremo Conselho. Então, isso é a Ordem DeMolay. Aproveitem a oportunidade até os 21 anos de vocês. Incentivem que os capítulos tenham castelos, para que a gente consiga fomentar mais a nossa base.

Tragam as tias para perto, as mães, estruturando melhor ainda os nossos clubes de mães e amigos. Continuem a carreira de vocês nos priorados na Ordem dos Cavaleiros. Tornem-se representados pelo Joãozinho. E quem sabe um dia, como o meu irmão intimou, tornem-se maçons.

E isso vai fazer com que a carreira de cada um de vocês nessa vida iniciática continue, fazendo com que nós estejamos aqui cada vez mais, daqui a alguns anos, mostrando para a sociedade através da Assembleia Legislativa e câmaras municipais.

Ontem eu estive na Câmara Municipal em Guarulhos também nesta solenidade, hoje está tendo essa mesma solenidade em Mogi das Cruzes, esse dever de mostrar para a sociedade o que nós fazemos dentro dos nossos capítulos, aquilo que nós realmente somos, aquilo que nós buscamos aprender a evoluir e a ensinar. Nós estamos no céu.

Meus irmãos, é uma satisfação muito grande, e eu agradeço de novo ao irmão Tenente Coimbra por abrir as portas desta Casa de Leis, desta Assembleia Legislativa, para que nós comemorássemos os 40 anos da história da Ordem DeMolay do estado de São Paulo.

E eu também faço alusão aos 20 anos de Ordem dos Escudeiros do estado de São Paulo. Ontem nós comemoramos 20 anos desde que foi fundado o primeiro castelo no estado de São Paulo, aqui em São Caetano.

Então é isso. Persistam na carreia de vocês, continuem trabalhando em prol de seus capítulos, façam Ordem DeMolay, transfiram tudo isso para a sociedade e vamos continuar sendo a maior jurisdição de fato, não só no título, mas como um trabalho.

Nós não estamos aqui somente por colares, por medalhas: nós estamos aqui porque nós queremos trabalhar. Nós queremos fazer uma Ordem DeMolay cada vez mais forte e unida, meu irmão Caio.

Esse é o nosso propósito desde a nossa unificação. E é uma satisfação enorme toda vez que eu me encontro com irmãos que eu nunca conheci na vida e, como diz o nosso irmão Fabio Camoto, nós perdemos muito tempo separados, porque são irmãos fantásticos.

Uma amizade que eu tenho com meu grande mestre adjunto, que passamos por longos anos distantes e hoje somos parceiros de trabalho, Elias Martins e tantos outros da diretoria do Grande Conselho do Estado de São Paulo, que eu agradeço enormemente o trabalho e a dedicação com o qual vocês se dedicam ao crescimento do Grande Conselho do Estado de São Paulo. É isso.

No comecinho do vídeo, Mansour disse que esta capa não é para transformá-los em super-heróis, em super-homens. Nós queremos somente que vocês sigam as sete virtudes. E se a gente as seguir, certamente vamos conseguir de fato sermos melhores homens e construir um futuro melhor para a sociedade.

E isso sim eu acredito, meus irmãos representantes de potências maçônicas, que, nos últimos anos, talvez, é o melhor trabalho que a maçonaria faz: apoiar a juventude. Somente através da juventude a gente vai conseguir mudar a sociedade, não somente com DeMolays, mas com Filhos de Jó, Arco-Íris e assim por diante.

Então, se tem algo que esse grande mestre pede, é que levem essas palavras aos representantes, aos nossos líderes de potência, para que a gente continue trabalhando cada vez mais próximos, com pujança, em prol da juventude. É só?

Não quero me alongar mais, somente vou convidar para, em nome do Grande Conselho do Estado de São Paulo, entregar duas placas em reconhecimento aos trabalhos e encerro aqui este meu discurso com uma satisfação enorme em estar representando vocês. E saibam que o tio Maxwell está sempre com vocês, tá?

Inclusive, nós temos o mestre-conselheiro do estado de São Paulo mais jovem do Brasil. Está aqui sentadinho, quietinho, olhem aí. É isso. Quando a gente olha para um jovem como este, de 12 anos, sendo mestre-conselheiro de um capítulo, a gente tem a certeza de que não estamos gastando o nosso tempo, ou perdendo tempo. Nós estamos de fato investindo na juventude.

Obrigado a todos, vida longa à Ordem DeMolay do estado de São Paulo e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Neste momento, tio Maxwell entrega uma placa comemorativa ao nosso irmão sênior e deputado estadual Tenente Coimbra, em homenagem aos 40 anos da Ordem DeMolay aqui no estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Muito obrigado, deputado, pelo apoio e por dar voz à nossa Ordem aqui na Assembleia Legislativa.

Neste momento, as lideranças do Grande Conselho do Estado de São Paulo entregam uma placa comemorativa também ao capítulo São Vicente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Parabéns, primeiro capítulo do estado de São Paulo, que influenciou todos a darmos as devidas continuidades. Parabéns, capítulo São Vicente, nosso deputado e sênior DeMolay, Tenente Coimbra.

Neste momento, para darmos continuidade à nossa sessão solene, convido a fazer uso da palavra o grande orador nacional adjunto Felipe Di Lello Fagundes. (Palmas.)

 

O SR. FELIPE DI LELLO FAGUNDES - Boa noite a todos. Cumprimentar aqui o meu irmão, Matheus Coimbra, Tenente Coimbra, deputado estadual, sênior DeMolay do capítulo Hiram Abiff, da cidade de Santos. Saudar e cumprimentar meu irmão Maxwell Ferreira, grande mestre estadual de São Paulo.

Meu irmão João Gevesier, mestre-conselheiro estadual. Irmão João Pawlowicz, ilustre comendador cavaleiro do estado de São Paulo, figuras nas quais eu quero saudar e cumprimentar todos os DeMolays ativos, sêniors DeMolays, meus irmãos maçons e convidados.

Quero fazer uma saudação muito especial ao nosso grande mestre, que teve a feliz lembrança de que nós comemoramos os 20 anos da Ordem dos Escudeiros. Então eu quero fazer uma menção aqui e uma saudação muito especial para o Guilherme Cardoso, que é filho do nosso irmão Rodrigo Cardoso, que é membro do castelo Luz do Oriente, da cidade de São Caetano do Sul, e o nosso sobrinho Miguel Ferreira, filho do nosso grande mestre estadual e membro do castelo de São José dos Campos.

Então eu fico muito feliz e faço aqui esse destaque, porque é o futuro do futuro. E eu tenho a alegria aqui de ter o meu filho, que vai iniciar no castelo Estrela do Oeste, de Ribeirão Preto, na semana que vem, no sábado que vem. Então, fico muito contente desse caminho que a gente vem trilhando na Ordem DeMolay.

Eu venho com duas missões. Saio de Ribeirão Preto para vir aqui prestigiar vocês com duas missões. A primeira é a de representar o nosso grande mestre nacional, que, por questão de agenda, não pôde estar aqui presente hoje.

Fortunato Neto, saúda e cumprimenta todos os irmãos aqui presentes nesta noite juntamente com o nosso grande mestre nacional adjunto Leandro Tempone. E também as nossas lideranças, o nosso mestre-conselheiro nacional e o nosso mestre-conselheiro nacional adjunto, o Guilherme e o João Pedro.

E com uma outra segunda incumbência, uma outra segunda tarefa: o Supremo Conselho, no ano de 2022, lançou o desafio para os capítulos do Brasil, então uma competição nacional, que é o Prêmio AV Gestão.

Então, o capítulo que teve a maior performance, os melhores indicadores em iniciação, elevação, membros do conselho consultivo, regularização de sêniores DeMolays ganhou, vai ganhar, tenho a honra de fazer a entrega agora, peço a licença da Presidência para fazer essa entrega, uma TV de 42 polegadas - por questões logísticas, a gente vai entregar depois - mais um Xbox, para que fique à disposição do capítulo.

E para mim, que sou paulista - faço parte da diretoria do Supremo Conselho -, foi um capítulo paulista que ganhou o prêmio. Então quero convidar o Vitor, que é mestre-conselheiro do capítulo São José do Rio Preto nº 34, para vir aqui em cima, que eu vou fazer a entrega do Prêmio AV Gestão.

Não só o Vitor, mas os demais membros do capítulo que estiverem aqui também. Tem mais algum? Estão lá em cima. Então, está joia, faço aqui para o Vitor esta entrega. Vou pedir a ajuda do Thiago, que é mestre-conselheiro do capítulo Jaguariúna, o mestre-conselheiro mais novo do Brasil.

Então, pedir ajudar do Thiago para que faça a entrega do prêmio. Thiago, você vai ter que subir aqui mesmo, senão o pessoal não vai te ver. Vem cá. Não sou eu que vai entregar, o meu grande mestre vai puxar a minha orelha. Vai ser o Thiago que vai entregar. Então parabéns ao capítulo São José do Rio Preto nº 34. (Palmas.)

E que sirva de incentivo para que, neste ano de 2023 - nós vamos também lançar a campanha para o ano de 2023 - todos os capítulos do Brasil possam melhorar o seu desempenho nos seus trabalhos.

E lembrar para cada um de vocês que também tive a oportunidade de sentar-me na cadeira em que vocês estão sentados nas vésperas de me tornar sênior DeMolay em 2008.

Era grande mestre o Kleber de La Libria e era mestre-conselheiro estadual Fábio Kamoto Fagundes Junior, que hoje é o nosso grande secretário estadual. Então, faço essa lembrança aqui para lembrá-los de que DeMolay é todo dia, Dia do DeMolay se comemora todo dia.

E DeMolay não é só quando a gente está com a capa: DeMolay é 24 horas, sete dias por semana. Então, só ressaltar para vocês dessa importância. Agradecer, irmão Tenente Coimbra, nosso deputado estadual, pela oportunidade de a gente estar aqui na noite de hoje.

Muito obrigado a todos e um bom retorno para todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Irmão Felipe, obrigado pelas palavras, pelas devidas premiações. Parabéns ao capítulo de São José do Rio Preto, que orgulha ainda mais o Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do estado de São Paulo, capítulo inclusive que sediará o nosso próximo congresso estadual. Parabéns pelo empenho, pessoal.

Dando sequência, nós gostaríamos de agradecer as palavras dos membros da Mesa Diretora e da Ordem DeMolay e neste momento fazer uma breve explanação para vocês. A Ordem DeMolay é um grupo de jovens patrocinado e apoiado pela Maçonaria desde 1919, que foi criado nos Estados Unidos pelo maçom da cidade de Kansas City, Frank Sherman Land.

Nossa ordem tem por objetivo criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas, educacionais e que, por meio do exemplo, servem como modelo a ser seguido pela sociedade e por todos os jovens.

Neste momento, o deputado estadual Tenente Coimbra convida os seguintes homenageados a se posicionarem em frente à Mesa Diretora, para receberem a medalha do gabinete do deputado, irmão Matheus Coimbra, como reconhecimento pelos trabalhos realizados pela Ordem DeMolay. (Palmas.)

Para darmos início, convidamos para receber a medalha o grande mestre estadual Maxwell Teófilo Ferreira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Convidamos, para receber a medalha de reconhecimento pelos serviços, o irmão ilustre comendador cavaleiro estadual João Victor Gonzalez Pawlowicz. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Mais uma vez, ressaltamos a figura do tio Max, que representa liderança adulta, e do João, que representa os cavaleiros deste estado.

Convidamos para receber a medalha o irmão mestre-conselheiro estadual João Gabriel Ulbano Gevesier. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - O também João representa a liderança dos DeMolays ativos no estado bandeirante.

E também convidamos, para receber a medalha como reconhecimento de serviços prestados à Ordem DeMolay, o mestre-conselheiro do capítulo São Vicente nº 16, Eduardo Oliveira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELIPE CREPALDI - Eduardo representando a liderança do primeiro capítulo criado no estado de São Paulo.

Parabenizamos neste momento todos os homenageados pelo gabinete do irmão e deputado Matheus Coimbra, Tenente Coimbra. Queremos aproveitar para ressaltar que, após o encerramento da sessão solene, será oferecido aos convidados um coquetel, que será servido no Salão dos Espelhos, aqui por onde vocês entraram.

Os DeMolays ativos entraram ali, vocês serão servidos com o coquetel.

Para o encerramento desta sessão solene, ouviremos as considerações finais do deputado estadual Tenente Coimbra.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PL - Obrigado, irmão Felipe. Aliás, parabenizo-o pela condução dos trabalhos como mestre de cerimônia. É uma oratória, uma voz, conduziu muito bem, parabéns. Prometo que não vou me alongar nas minhas palavras.

Os irmãos, quando foi falado do coquetel, todo mundo já balançou a cabeça e já abriu aquele sorriso. Metade veio para isso, a outra metade veio para confraternizar. Mas o espírito é esse. A gente tem essa essência, dentro da ordem, dessa confraternização.

E os irmãos mais velhos, que estão deste lado, e alguns desse, acho que são exemplos disso. Eu, particularmente, sou exemplo disso até mesmo dentro do meu próprio gabinete.

À direita de vocês ali, todo de terno, o Gustavo, meu chefe de gabinete, foi mestre-conselheiro do capítulo Hiram Abiff. À esquerda, um pouco mais baixinho... Levanta a mão aí. Brincadeira. André, que também trabalha comigo e também foi mestre-conselheiro do meu capítulo.

Porque as amizades que se criam dentro do capítulo são perduradas para a vida toda. Vocês criam amizades que são referência. Muitas vezes os mais velhos, os quase sêniores, acabam sendo referência para os mais novos, tanto para as coisas positivas como infelizmente alguns para algumas coisas negativas.

E a gente tem que se policiar sim, porque a formação dentro da Ordem é a formação de líderes. Independentemente hoje da minha posição, mas diversos DeMolays das mais diversas posições estáveis dentro da iniciativa pública, dentro da iniciativa privada, são referência para vocês.

Sintetizando todas as falas dos tios, dos irmãos que passaram pela tribuna, eu acho que fica isso, para inclusive, como a nossa própria cerimônia disse, que não seja uma fórmula vazia, que hoje essa sessão solene não seja uma sessão vazia, não seja uma fórmula vazia.

E que cada um faça uma autorreflexão se de fato estamos praticando as sete virtudes. Se de fato, no amor filial, quando chegamos em casa, respeitamos nosso pai, respeitamos nossa mãe.

Se de fato temos o patriotismo necessário, e patriotismo não significa lado político ou pensamento partidário. Se de fato colocamos o nosso País no lugar onde ele deve estar em pensamento, em ações.

Se de fato fazemos a referência pelas coisas sagradas. Hoje têm algumas correntes que até defendem que nem precisamos disso dentro da Ordem. Então, não podemos perder as nossas virtudes, não podemos perder aquilo que norteia a Ordem.

No dia de hoje, eu faço um convite a vocês: quando chegarem em casa, quando chegarem nos capítulos semanais, que vocês façam essa própria reflexão, se de fato vocês estão vivendo as virtudes da Ordem DeMolay.

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta sessão solene.

Está encerrada esta solenidade.

Uma boa-noite a todos. (Palmas.)

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 15 minutos.

 

* * *