27 DE MARÇO DE 2023

2ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO

        

Presidência: EDNA MACEDO

        

RESUMO

        

1 - EDNA MACEDO

Assume a Presidência e abre a sessão.

        

2 - CAPITÃO MAICON

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

        

3 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, para prestar “Homenagem ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo”, por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. 

        

4 - CAPITÃO MAICON

Mestre de cerimônias, convida o público a ouvir, de pé, o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela Seção de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar de São Paulo.

        

5 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Considera esta uma justa homenagem. Saúda as autoridades presentes. Diz ser este um dia especial, que comemora verdadeiros heróis. Destaca a coragem, a dedicação e o profissionalismo dos bombeiros. Discorre sobre a atuação dos mesmos. Afirma que os bombeiros são parte integrante da sociedade, sempre prontos a ajudar e esforçando-se para prevenir tragédias. Agradece a todos os bombeiros pela dedicação e serviço prestado.

        

6 - CAPITÃO MAICON

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Presta homenagem, com entrega da condecoração "Heróis do Fogo" no grau Grã-Cruz à deputada Edna Macedo e ao coronel PM Carlos de Camargo Júnior. Presta homenagem, com entrega de medalhas "Heróis do Fogo" aos bombeiros homenageados.

        

7 - CORONEL NISHIKAWA

Ex-deputado estadual, faz pronunciamento.

        

8 - CARLOS ALBERTO DE CAMARGO JÚNIOR

Coronel PM, comandante do Comando de Bombeiros Metropolitano, faz pronunciamento.

        

9 - JEFFERSON DE MELLO

Coronel PM, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, faz pronunciamento.

        

10 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Diz ser grata aos bombeiros do estado de São Paulo pelo trabalho. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Edna Macedo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo.

O Corpo de Bombeiros comemorou 143 anos no dia 10 de março. Uma instituição hoje com cerca de 8.500 homens e mulheres responsável pelas ações de resgate e salvamento no estado de São Paulo, representados aqui hoje pelo seu comandante e o grupo de profissionais bombeiros que estiveram na Turquia atuando na missão humanitária brasileira.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube. Convidamos, para compor a Mesa Diretora desta sessão solene, a Sra. Deputada Estadual Edna Macedo. (Palmas.) O Sr. Coronel Jefferson de Mello, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo.

O Sr. Coronel Carlos de Camargo Júnior, comandante do Comando de Bombeiros Metropolitano. (Palmas.) E o Sr. Coronel da reserva Nishikawa, sempre deputado do estado de São Paulo. (Palmas.)

Para a abertura desta sessão solene, ouviremos a deputada estadual Edna Macedo.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis atendendo minha solicitação, com a finalidade de homenagear o Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Sessão de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente Mizael Calisto.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Agradecemos a Sessão de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar, neste ato sob a regência do maestro subtenente Mizael Calisto.

Gostaríamos, neste momento, de anunciar e agradecer a presença das seguintes autoridades: coronel Jefferson de Mello, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo. Sr. Coronel Carlos de Camargo Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano.

Sr. Coronel Miguel Elias Daffara, neste ato representado o Sr. Ricardo Mair Anafe, presidente do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo. O Sr. Coronel da reserva Nishikawa, para sempre deputado do estado de São Paulo.

O Sr. Coronel Cesar Augusto Moura, assessor-adjunto de Relações Institucionais do Comando Militar do Sudeste. O Sr. Coronel Rodolfo Guerra, adjunto de assessoria de Relações Institucionais.

O Sr. Coronel Iuri Roberto Martins de Mello, assessor parlamentar do Comando Militar do Sudeste, neste ato representando o Sr. General de divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, comandante militar do Sudeste. O Sr. Coronel Pavão, presidente eleito da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo.

O delegado de Polícia Civil Leandro Marafon, representando, neste ato, o delegado-geral da Polícia Civil Artur Dian. O Sr. Marcelo Dutra, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Social, representando o secretário Gilberto Nascimento. O tenente Dirceu Cardoso Gonçalves, presidente da Aspomil, Associação de Assistência Social dos Policiais Militares.

O defensor público Sr. Carlos Isa, representando o defensor público-geral Florisvaldo Fiorentino. O subtenente Mizael Calisto, maestro do Corpo Musical da Polícia Militar. E todos os oficiais e praças do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo presentes aqui hoje.

Convidamos a deputada Edna Macedo para o seu pronunciamento de abertura da sessão solene neste momento.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Bom dia a todos. Eu quero agradecer a Deus em primeiro lugar e a todos que me deram esta oportunidade para fazer esta justa homenagem ao Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo.

Quero saudar o comandante, coronel PM Jefferson Mello, comandante do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, coronel Camargo Júnior, da região metropolitana, comandante, na pessoa de quem eu cumprimento todas as autoridades aqui presentes.

Hoje é um dia muito especial. Estamos reunidos para homenagear verdadeiros heróis, aqueles que dedicam as suas vidas para salvar outras em situações de perigo. Os bombeiros são os primeiros a responder a uma emergência, colocando suas próprias vidas em risco para proteger vidas e propriedades de outras pessoas.

Eles enfrentam incêndios, inundações, desabamentos, acidentes de trânsito e muitas outras situações com muita coragem, dedicação e profissionalismo. Importante destacar que os bombeiros são treinados para lidar com situações extremas e perigosas, e eles fazem isso com força de vontade e determinação necessárias para realizar suas tarefas com precisão e habilidade.

Além disso, trabalham em equipe, para garantir que cada missão seja cumprida com segurança e eficácia, e fazem tudo isso com senso de dever e responsabilidade, que é inspirador. Orientam a comunidade sobre segurança em casa e no trabalho. Fornecem recursos e informações, para que as pessoas possam se proteger em situações adversas.

Devemos valorizá-los por tudo que fazem por nós. Eles merecem o nosso respeito, admiração e nossa gratidão. Repito quantas vezes forem necessárias: os bombeiros são verdadeiros heróis da nossa sociedade. Devemos sempre apoiá-los.

Aos que estão presentes hoje e às autoridades que representam toda a corporação do estado de São Paulo, queremos dizer que vocês são uma inspiração para todos nós. Por isso, estamos aqui para fazer uma justa homenagem a esses bravos heróis, o que fazemos com muito amor e carinho.

Os bombeiros são parte integrante de nossa comunidade. Eles são a força vital que protege nossas casas, nossas empresas e nossas famílias. Eles estão sempre prontos para ajudar, seja em situações de emergência, como o resgate das vítimas no terremoto na Turquia, ocorrido em fevereiro deste ano.

Os bombeiros sacrificam muito para cumprir sua missão, incluindo longas horas de trabalho, exposição a riscos e perigos e a possibilidade de lesões e morte. Eles também se esforçam para prevenir tragédias, inspecionando edifícios e demais construções, para garantir que sejam seguros.

Em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta sessão solene, gostaria de agradecer a todos os bombeiros, por sua coragem, dedicação e serviço. Rogamos a Deus que lhes proteja e abençoe o seu trabalho em benefício dos paulistas.

O meu grande abraço a todos vocês.

Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Obrigado, Sra. Deputada, pelas carinhosas palavras. Neste momento, assistiremos a um vídeo preparado em homenagem aos heróis.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Iniciamos agora a outorga das condecorações “Heróis do Fogo” da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo.

O conjunto de condecorações “Heróis do Fogo” foi instituído pelo Decreto nº 61.375, de 23 de julho de 2015, e tem por objetivo homenagear autoridades civis e militares que hajam prestado comprovadamente relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo, à Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Militar do estado de São Paulo, ao governo do estado de São Paulo ou à população paulista.

Chamamos à frente o coronel Pavão, presidente eleito da Fundação do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, para que proceda à outorga da condecoração “Heróis do Fogo”, no grau “Grã-Cruz”, para a Sra. Deputada Edna Macedo e para o Sr. Coronel Carlos de Camargo Júnior. Convidamos, para acompanhar o ato, o Sr. Coronel Jefferson de Mello, comandante do Corpo de Bombeiros, e o Sr. Coronel Nishikawa, sempre deputado desta Casa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Parabéns aos homenageados, aos agraciados com o grande colar “Heróis do Fogo”. Solicito às autoridades que permaneçam, para a gente continuar com a entrega das nossas homenagens.

E para receber a outorga da medalha “Heróis do Fogo”, solicito que se coloquem à frente o capitão Leandro Viana da Hora, a capitão Fabiana Maria Ajjar, a capitão Daniela Santos Oliveira, o capitão João Rafael Mininel Gonçalves e o capitão Cesar Tadeu Ribeiro Florindo. Convido as autoridades para que façam a entrega da condecoração aos homenageados.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Parabéns aos homenageados. Solicito que retornem aos seus locais.

Para darmos continuidade, convido que se coloquem à frente, para receber a sua homenagem, o 1º Tenente Danilo Cesar de Oliveira. O 1º Tenente Felipe da Silva Flora. O 1º Sargento Clovis Benito de Souza, acompanhado pela cadela Hope. O 1º Sargento Rafael Leão Boni. O 1º Sargento Leonardo Augusto Arruda Simões. Solicito às autoridades que façam a entrega das condecorações.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Parabéns aos homenageados. Solicito que retornem aos seus locais. Solicito aos agraciados que retornem ao seu lugar.

E para dar continuidade, convidamos para que se coloque à frente o 2º Sargento Ednei Fernando dos Santos. O 2º Sargento Laércio Lelis de Freitas, acompanhando pela cadela Malina. O 2º Sargento Eduardo de Rezende Silva. O 2º Sargento Gabriel Selma Soares, acompanhado pela cadela Mari. O cabo PM Arthur Ricardo Coque Araújo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Parabéns aos bombeiros homenageados e às nossas cadelas heroínas, que também estiveram na Turquia. Convido-os a retornarem aos seus locais.

Convidamos agora à frente para serem homenageados o cabo Fábio Giordano, o cabo Luiz Gustavo Colombo, o soldado Bruno Silveira Luque, o soldado Fernando Wesley Mazzero da Silva, acompanhado pela cadela Joy, o soldado Rodrigo Converso Lourenço e o soldado Gabriel Guimarães Castilho.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Parabéns aos homenageados. Obrigado pelos relevantes serviços prestados. Convido-os a retornarem aos seus locais. Convido também as autoridades para que retornem à Mesa Diretora, para darmos prosseguimento ao nosso evento. (Palmas.)

Convidamos, neste momento, para fazer o uso da palavra, o Sr. Coronel Nishikawa, para sempre deputado desta Casa.

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - Bom dia aos meus irmãos de farda. Primeiramente, agradecer a Deus por esta oportunidade, deputada Edna Macedo, que V. Exa. me convidou.

Vim com o maior prazer, a senhora sabe disso. Dediquei-me efusivamente à nossa corporação, porque há muito tempo não se investia na nossa corporação. Uma vez bombeiro, sempre bombeiro. Comandei batalhão, comandei SGB, enfim, um terço da minha vida foi dedicado ao Corpo de Bombeiros com maior orgulho.

Eu acho que é uma benção de Deus a gente poder servir na nossa corporação. Salvamos vidas, retiramos vítimas presas em ferragens. Na nossa época, coronel Mello, nós não tínhamos o equipamento que se tem agora, era tudo no braço. Hoje, equipamentos modernos que o Corpo de Bombeiros possui facilitam sobremaneira a atuação do Corpo de Bombeiros.

Eu tive a oportunidade de andar por praticamente o estado todo. Fiz questão de entrar em todo quartel do Corpo de Bombeiros, e a gente supriu algumas necessidades, porque a gente sabe que, quando suprimiram a taxa do Corpo de Bombeiros, o Bombeiros começou a ter dificuldade em vários municípios.

Apesar do convênio existente entre município e o Corpo de Bombeiros, a dificuldade é grande, porque não existe mais a cobrança de taxa municipal, que foi considerada inconstitucional.

Nós estamos auspiciosos para que haja um investimento com esse governo atual. O secretário de Segurança Pública foi da corporação, entende de Segurança Pública. Esperamos que cumpram com aquilo que realmente o Estado tem o dever: o dever de suprir as necessidades do Corpo de Bombeiros, que hoje tem uma dificuldade muito grande para que possa suprir todas as necessidades.

Eu comandei posto de bombeiros. Eu já cheguei até a fazer menu no jantar, no almoço e no café da manhã. Hoje, a situação está diferente. Existem ainda municípios que suprem essa necessidade. Lembrando ainda que o Corpo de Bombeiros faz missões no exterior.

Não sei se a deputada Edna sabe, mas a intervenção do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, chefiado pelo coronel Camargo, foi uma indicação da ONU para que o Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo fosse socorrer aqueles que estavam soterrados naquele terrível acidente da Turquia. Ou seja, o Corpo de Bombeiros tem o maior reconhecimento mundial, não é só aqui no nosso País.

Portanto, meus irmãos, sintam-se honrados de pertencer à tão gloriosa corporação que salva vidas. Levarei eternamente no meu coração a farda que eu vesti com o maior orgulho. Agradeço, deputada Edna, o convite que a senhora fez, porque para mim é de suma importância estar participando hoje desta cerimônia.

Obrigado a todos, ao coronel Camargo, à deputada Edna Macedo, que é a proponente desta sessão, e ao coronel Mello, que comanda tão bem o Corpo dos Bombeiros. Em nome do coronel Pavão, que é o presidente da Fundabam, eu cumprimento todos os oficiais da reserva e praças.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Obrigado, coronel, pelas palavras. Convidamos, para fazer o uso da palavra neste momento, o Sr. Coronel Carlos Alberto de Camargo Júnior, comandante do Bombeiro Metropolitano.

 

O SR. CARLOS ALBERTO DE CAMARGO JÚNIOR - Um bom dia a todos. Deputada estadual Edna Macedo, presidente desta sessão, proponente desta homenagem, pessoa que, não só pela homenagem e reconhecimento que nos favorece, mas também que nos ajuda bastante na compra de equipamentos e na nossa melhoria técnica do Corpo de Bombeiros.

Ao coronel Jefferson de Mello, comandante do Corpo de Bombeiros, pessoa dedicada e que foi fundamental para que nossas equipes pudessem sair para essa missão no exterior, em um trabalho de mais de 20 anos.

Obrigado, comandante Mello. Sempre deputado e eterno comandante Coronel Nishikawa, que também nos apoiou muito em seu mandato, com muito suporte de equipamentos e em vários pontos do nosso estado. Nossa gratidão sempre.

Ao coronel Cesar Augusto Moura, assessor-adjunto de Relações Institucionais do Comando Militar do Sudeste. Coronel Rodolfo Guerra, adjunto da assessoria de Relações Institucionais.

 Coronel Iuri Roberto Martins Mello, assessor parlamentar do Comando Militar do Sudeste, nossos agradecimentos aí pela presença e pelo prestígio. Coronel Miguel Elias Daffara, muito obrigado pela presença e pelo prestígio de estar acompanhando esta homenagem.

Nosso coronel Pavão, eterno comandante do Corpo de Bombeiros, presidente eleito da Fundabom. Delegado de Polícia Civil Leandro Marafon, muito obrigado aí pelo prestígio e pela presença neste momento muito importante para o nosso Corpo de Bombeiros.

Sr. Marcelo Dutra, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Social, representando o secretário Gilberto Nascimento, também nossos agradecimentos por estar aqui neste momento tão importante para o nosso Corpo de Bombeiros.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves, presidente da Aspomil, sinceros agradecimentos aí por todo o apoio e todo o prestígio. Sr. Defensor público Carlos Iza, representando o defensor público-geral Florisvaldo Fiorentino, muito obrigado pela presença e pelo prestígio. Nosso maestro da banda que, embora não esteja mais aqui, nos apoiou aqui com uma bela exibição do Hino, Sr. Mizael Calisto.

Oficiais e praças do Corpo de Bombeiros, familiares aqui presentes, eu ressalto agora o sargento Clovis como o nosso militar-praça mais antigo aqui, na pessoa pela qual cumprimento todos os integrantes da missão.

O sargento Clovis é guia da Hope, e aí eu ressalto também uma presença especial aqui nesta sessão, que é a Hope, a Mari, a Malina e a Joy, que foram condecoradas hoje. Foram uma ferramenta essencial para a gente no teatro de operações.

Deputada, eu começo agradecendo pela energia que se dá em um reconhecimento. A gente tem um trabalho diuturno no Corpo de Bombeiros atendendo ocorrências em todo o estado, de manhã, à tarde e à noite, não sabem quando elas vão começar e também não sabe a que horas elas vão acabar. E esse reconhecimento gera uma energia muito grande. É como se a gente tivesse uma bússola e ganhasse algum azimute.

E quando a gente recebe uma comenda, uma condecoração e um reconhecimento, eu acho que ele é 50% para a pessoa. A pessoa que recebe ganha 50%, mas a energia atende todo o resto da corporação.

Então, eu digo que 50% são divididos com toda a corporação, porque os olhos de outros vão estar focados nesta ação. E no Bombeiro, assim como em qualquer instituição, a gente tem uma passagem de bastão.

A gente tem a geração que vai saindo e as gerações que vão chegando, e a mesma emoção que as gerações viveram grandes ocorrências, grandes eventos, ela tem que ser passadas para quem está chegando.

E esse reconhecimento é propício para isso. Certamente nós temos aí hoje muitos outros bombeiros querendo servir no Gaed, muitos outros policiais militares querendo servir no Corpo de Bombeiros e muita gente querendo trabalhar juntos com técnica e com dedicação.

Como eu disse, é um trabalho de mais de 20 anos aí. O coronel Mello foi um grande representante de todos esses que contribuíram. Nós temos outros comandantes do Bombeiro, como o coronel Pavão aqui, eterno comandante, todos eles contribuíram, e a gente ressalta o nome do coronel Mello. Desde tenente, trabalhando nessa área, nessa especialização. Então, coronel Mello, mais uma vez a gente fez bonito e com uma grande participação sua.

Atendemos ocorrências, fizemos busca e salvamento, fizemos atendimento humanitário, nossos médicos atenderam pessoas desabrigadas, pessoas com ferimentos, pessoas com problemas de saúde. Conseguimos trabalhar junto ao posto de comando internacional das equipes, conseguimos trabalhar com as equipes nacionais graças à simpatia, graças à seriedade do trabalho.

Recebemos missões simples no início. Depois, o respeito começou a florescer e conseguimos ter missões bastante difíceis aí no meio da missão para os finais da nossa participação.

Estávamos autossuficientes e com certeza nós saímos daqui esperançosos, cheios de vontade e voltamos orgulhosos, porque a cada homenagem, a cada palavra de reconhecimento, a cada amigo que nos chega e nos dá o seu parecer, a gente vê que nós representamos aí os demais bombeiros, policiais militares, representamos os paulistas e os brasileiros.

Então, eu posso dizer que nós tivemos uma missão cumprida e que é um trabalho que é contínuo. Que a dedicação de cada um prevaleça e contamine muita gente, pessoal.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Obrigado, comandante, pelas palavras. Convidamos o Sr. Coronel Jefferson de Mello, comandante do Corpo de Bombeiros, para fazer o uso da palavra.

 

O SR. JEFFERSON DE MELLO - Obrigado, Maicon. Bom dia a todos, senhoras e senhores, prezada deputada Edna Macedo, muito obrigado por esta manhã, pela presença da senhora nos presidindo e principalmente pela senhora ter colocado o Corpo de Bombeiros hoje em primeiro lugar.

Realmente, somos acionados diariamente pelo número 193, para atender tragédias, desastres, incêndios, fazer salvamentos, mas hoje tivemos a grande alegria de atender uma homenagem encabeçada pela senhora. Muitos lembram do bombeiro, mas poucos fazem alguma coisa por nós.

E a senhora não somente, com esta linda homenagem, mas também somos eternamente gratos pela emenda que a senhora nos destinou, continua nos destinando. Na realidade, cada emenda nos ajuda muito, mas está ajudando principalmente a população do estado de São Paulo. Nobre deputada, muito obrigado.

Prezado comandante, eterno comandante, Coronel Nishikawa, o senhor é um exemplo para nós, sempre foi e sempre será. O senhor sempre estará conosco em nossas ações, o senhor sempre será lembrado por tudo que o senhor fez quando estava na ativa, por tudo que o senhor fez como deputado, e eu tenho certeza, por tudo que o senhor ainda fará por todos nós. Muito obrigado.

Coronel Camargo, comandante do Bombeiro Metropolitano, muito obrigado, Camargo, pela amizade, pela irmandade e por hoje estar junto com a gente nesta luta à frente do Corpo de Bombeiros.

E parabéns por ter comandado essa missão, primeira missão internacional, um evento extraordinário para nós, adverso, que seria um terremoto, e não só você, mas todos que o acompanharam representaram não São Paulo: representaram o Brasil de uma forma espetacular.

Somos também agora o Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo referência internacional. Deputados, só para esclarecer, além dos bombeiros de São Paulo, foram bombeiros de Minas, do Espírito Santo, oficiais da Defesa Civil federal e Defesa Civil estadual também foram nessa missão.

Gostaria de, em nome do coronel Camargo, cumprimentar todos aqui presentes, senhoras e senhores, civis, militares e autoridades. Não vou elencar novamente, mesmo porque o coronel Camargo já citou todos, perdão.

O Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, nobre deputada, como a senhora viu em números, é um laboratório para o mundo, porque nenhum Corpo de Bombeiros atende 550 mil ocorrências por ano: atende duas milhões e 500 mil ligações no 193 durante o ano.

O Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo salva uma vida, atende uma pessoa, a cada dois minutos. Alguém está sendo atendido pelo Corpo de Bombeiros neste momento.

E nós conseguimos, neste ano, um fato inédito, que, além de atender as 46 milhões de pessoas que têm no nosso estado com apenas 8.554 bombeiros, entre homens e mulheres, fomos acionados, sim, pelo nosso governo federal, pelo Ministério das Relações Interiores, para atender essa solicitação na Turquia diante de um terremoto de tal magnitude.

Mais de 50 mil mortos em um local tão distante. Será que poderíamos fazer alguma coisa, 40 pessoas, cinco cães? Mas fizemos, eles fizeram. Estas pessoas que estão aqui sentadas cruzaram o oceano e deram o melhor de si. Não por eles, todos queriam ir, mas pelo amor que nós temos ao próximo.

Realmente, para ser um bombeiro, não basta querer. Tem que se dedicar muito, se esforçar, superar, vencer obstáculos, resistir a sofrimentos, controlar a sua emoção e, além de tudo isso, trabalhar e tentar salvar alguém diante do seu momento horrível pelo qual talvez esteja passando.

Estou no Bombeiro, nobre deputada, há 35 anos. Vou falar para a senhora: faria tudo de novo. Se a senhora perguntar para cada bombeiro aqui o que ele quer ser, ele vai responder: quero trabalhar no Corpo de Bombeiros.

Posso falar aqui nesta Casa abertamente: não entramos no Corpo de Bombeiros - ou melhor, na Polícia Militar do estado de São Paulo - para ficar rico. Nós entramos porque queríamos, entramos porque gostamos, entramos porque essa missão é muito nobre.

E Deus deu essa missão a cada um de nós. E com certeza cada bombeiro do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, entre homens e mulheres, cumprem e irão cumprir a sua missão, nem que com isso tenha que sofrer com sacrifício da própria vida.

Nos 143 anos do Corpo de Bombeiros, 120 bombeiros perderam a vida no trabalho. Esses sim são nossos heróis: atingiram o ápice do seu juramento. E nós estamos aqui representando esses companheiros que se foram.

A população do estado de São Paulo pode confiar, deputada, Sr. Deputado, pode confiar nos bombeiros. Não porque somos melhores, é porque realmente trabalhamos com o coração. Muito obrigado, deputada, por esta homenagem.

Parabéns a todos os agraciados com a nossa medalha da Fundabom em nome do coronel Pavão, presidente da nossa fundação. Os senhores foram homenageados porque merecem, por tudo aquilo que fizeram e ainda vão fazer pelo Corpo de Bombeiros.

Muito obrigado a todos, que Deus ilumine e abençoe cada um de vocês hoje e sempre.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CAPITÃO MAICON - Obrigado, comandante, pelas palavras. Comunicamos aos presentes que, após o término desta sessão solene, será servido um café na Sala dos Espelhos.

Informamos também aos agraciados para retirarem o diploma e o kit da medalha com a nossa equipe de Cerimonial. E para o encerramento desta sessão solene, ouviremos as considerações finais da deputada estadual Edna Macedo.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Bem, eu queria dizer para todos vocês que a gratidão é a memória do coração. Fica aqui registrada a minha gratidão a todos vocês pelo trabalho.

Coronel Nishikawa, nosso querido deputado, sempre deputado, muito obrigada pela sua presença e pelo seu carinho. E a todos os presentes, meu muito obrigada.

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta sessão solene.

Meu muito obrigada. Recebam o meu carinho, meu abraço de coração, e vocês sempre podem contar com esta deputada.

Meu abraço, coronel, e a todos vocês.

Deus abençoe.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 11 minutos.

 

* * *