4 DE NOVEMBRO DE 2024

71ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DE COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO À SENHORA CONCEIÇÃO ALVINO

        

Presidência: ANDRÉ DO PRADO

        

RESUMO

        

1 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Assume a Presidência e abre a sessão às 11h05min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

        

3 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Informa que convocara a presente solenidade para "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Sra. Conceição Aparecida Alvino de Souza".

        

4 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

5 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Tece considerações sobre a trajetória política da homenageada, em Guararema.

        

6 - ADRIANO LEITE

Secretário-executivo do Condemat - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê - e ex-prefeito de Guararema, faz pronunciamento.

        

7 - ODVANE RODRIGUES DA SILVA

Prefeito de Guararema em exercício, faz pronunciamento.

        

8 - MARCO AURÉLIO BERTAIOLLI

Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, faz pronunciamento.

        

9 - CARLOS CEZAR

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

10 - JEFFERSON CAMPOS

Deputado federal, faz pronunciamento.

        

11 - VALDEMAR COSTA NETO

Presidente nacional do PL, faz pronunciamento.

        

12 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de vídeo em homenagem à Sra. Conceição Aparecida Alvino de Souza. Faz relato de sua história profissional. Anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à homenageada, bem como a entrega de réplica do Monumento das Bandeiras a ela e a seu filho Marcio Alvino, deputado federal.

        

13 - MARCIO ALVINO

Deputado federal, faz pronunciamento.

        

14 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 12h29min.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. André do Prado.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, muito bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Conceição Aparecida Alvino. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube.

Nós convidamos para compor a Mesa Diretora o deputado estadual André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) Acompanham o nosso presidente o deputado federal Marcio Alvino e a Sra. Conceição Aparecida Alvino, homenageada do dia. (Palmas.)

Chamo também para compor a Mesa o Sr. Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, o Partido Liberal. (Palmas.) Senhor Odvane Rodrigues da Silva, prefeito de Guararema em exercício. (Palmas.) Senhor Marco Bertaiolli, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Senhor Adriano Leite, secretário-executivo do Condemat - Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê - e ex-prefeito de Guararema. (Palmas.) Senhor Dirceu Jacinto Granato, ex-vice-prefeito de Guararema. (Palmas.) Senhor Djalma de Faria, ex-vice-prefeito de Guararema. (Palmas.) Senhor José Cubas de Morais, ex-vice-prefeito de Guararema. (Palmas.) Marcio Pinto Alves Gonçalves da Silva, ex-vice-prefeito de Guararema. (Palmas.) Senhora Sirlene Messias de Moraes, ex-vice-prefeita de Guararema. (Palmas.)

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro sargento Ivan Berg.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

Agradecemos à banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro sargento Ivan Berg, pela execução do Hino Nacional Brasileiro. Senhoras e senhores, com a palavra o presidente desta Casa, deputado André do Prado, para que proceda a abertura desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Bom dia a todos. Bom dia.

 

TODOS - Bom dia.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Agora sim. Iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta sessão solene foi convocada por mim, presidente desta Casa de Leis, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Sra. Conceição Aparecida Alvino de Souza.

Neste momento, gostaria de cumprimentar todos os presentes, desejar a todos vocês as boas-vindas, agradecer a presença de cada um, das senhoras e dos senhores, nesta manhã, uma sessão solene muito especial para nós, guararemenses, que estamos aqui hoje para homenagear a dona Conceição com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, que é a maior honraria desta Casa, que foi aprovada por este Parlamento.

Desde já, quero agradecer aqui aos deputados estaduais presentes, meus companheiros. Está aqui a deputada Dani Alonso, está aqui o deputado Carlos Cezar, nossos deputados estaduais. Está aqui também o deputado Marcelo Aguiar, que a partir de 15 de março... Aliás, de 1º de janeiro, já assume também como deputado aqui nesta Casa.

Em nome desses deputados estaduais, agradecer a todos os demais deputados pela aprovação deste colar, que tem um significado muito importante para mim e para muitos que estão aqui hoje, que fizeram e fazem parte da história da homenageada, a dona Conceição.

Então, cada um de nós, que estamos aqui presentes hoje, temos uma relação mais próxima. No caso, aqui, eu vejo os guararemenses que saíram cedinho de suas casas, pegaram aquele trânsito hoje na Ayrton Senna, na Marginal, na 23 de Maio, na Tiradentes, aqui próximo do Ibirapuera, mas todos vocês que saíram dos seus lares, que trabalharam na creche com ela, no social, na Saúde, em todos os setores da prefeitura municipal, nos três mandatos que ela esteve como prefeita da cidade de Guararema.

Tenho certeza de que o esforço valeu a pena, tenho certeza de que vocês estão felizes de estarem aqui participando conosco deste momento tão especial, no qual a dona Conceição tem um carinho, uma gratidão tão grande por todos vocês, porque são vocês que, ao lado dela, na prefeitura, trabalharam conjuntamente para poder engrandecer a educação do nosso município, fazendo com que o alicerce da nossa educação...

Ela sempre fez questão de deixar claro que era através da educação que nós íamos melhorar a vidas dos guararemenses, cuidando das crianças com amor, cuidando para que elas tivessem um local seguro, sendo bem cuidadas para que seus pais pudessem trabalhar. E assim também foi no social, cuidando dos mais vulneráveis, cuidando das pessoas que mais precisavam. Ela ia lá na ponta, com vocês, entregar aquela cesta básica, ajudar aquela família que estava desestruturada.

Foi assim também na infraestrutura do município, cuidando da cidade de Guararema como se estivesse cuidando da casa dela. Sempre falava: “tem que estar sempre limpa a nossa cidade, nossos jardins. Nossos jardins têm que estar impecáveis”.

E assim em todas as outras áreas, nas festividades que ela sempre fez, levando os maiores shows naquela oportunidade, na nossa cidade, na Festa do Peão, que ela falava que o povo também tem que ter lazer, o povo tem que ter oportunidade de se divertir. E assim por diante. Vocês, guararemenses, sabem toda a história, o Marcio vai poder discorrer melhor todo o histórico da vida da dona Conceição.

Então, por isso, nós estamos aqui hoje para contar um pouco dessa história, para agradecer a ela, para homenageá-la. Então, cumprimento cada um de vocês, que saíram de suas casas, todos os nossos prefeitos aqui que serão elencados pelo nosso Cerimonial. Não vou fazer para não ficar redundante, mas cumprimentar todos os prefeitos que saíram de todos os cantos deste estado. Está aqui o João, lá de Pacaembu, a 600 quilômetros; nosso pessoal do interior; nosso pessoal do Vale do Ribeira; nosso pessoal do Vale do Paraíba; os nossos amigos da Grande São Paulo; nossos amigos do Alto Tietê.

Cumprimentar aqui também as pessoas nesta Mesa, começando pelo nosso deputado, Valdemar Costa Neto, que fez questão também de estar presente. Valdemar, que tem uma história direta com Conceição, com Sebastião - que é o pai do Marcio, que foi esposo da dona Conceição -, que eram amigos do seu pai, Valdemar Costa Filho.

Então, é muito representativa a presença do nosso deputado e presidente nacional, Valdemar Costa, nesta manhã. Ele, que construiu o Partido Liberal, que hoje é o maior partido do Brasil.

Ele começou lá atrás, com muita determinação, e hoje nós temos parte desse time aqui presente nesta Assembleia, pessoas que fizeram parte da história de vida do Valdemar conosco.

E esse agradecimento de eu poder estar aqui hoje como presidente desta Casa, é o reflexo disso. Eu jamais teria condições de estar presidente desta Casa se o PL não tivesse feito a maior bancada desta Casa nas últimas eleições. Fizemos 19 deputados.

Aí possibilitou, com a ajuda dos meus amigos deputados que estão aqui hoje, Dani e Carlos Cezar, representando os demais, nos ajudaram a chegar neste posto de presidente desta Casa, que eu procurei, nesses quase dois anos, honrar, trabalhar muito para dignificar tudo o que foi feito para que eu chegasse até este momento, e não decepcionar. Então, agradecer.

Gostaria de uma salva de palmas ao nosso presidente Valdemar Costa Neto, por tudo. Muito obrigado. (Palmas.) Por tudo o que você fez e faz, por todos nós que estamos aqui, que temos uma história com você também. Então, em seu nome, cumprimentar aqui todos os prefeitos, como já disse, vice-prefeitos, todos os nossos vereadores. Tem diversos vereadores aqui de todas as regiões do estado também.

Cumprimentar aqui o nosso conselheiro do Tribunal de Contas, ex-prefeito da cidade de Mogi das Cruzes, deputado estadual, deputado federal, que também está nos honrando agora, representando o Alto Tietê, o nosso estado, como conselheiro do Tribunal de Contas, Marco Aurélio Bertaiolli também, que está aqui, ao lado da Mara, que foi eleita prefeita da cidade de Mogi das Cruzes, para dar sequência a esse trabalho todo que o Bertaiolli fez enquanto prefeito. Seu desafio é enorme, mas você é guerreira, batalhadora, e como mulher, tenho certeza, vai ser um grande trabalho.

Cumprimentar aqui também a minha família presente, está aqui minha mãe, dona Raquel. Cumprimentar a minha esposa Clarissa, a Dra. Clarissa Johara, uma guerreira ao meu lado, batalhadora, tem me dado força em todos os momentos para superar os desafios que me são colocados todos os dias, mas com força, fé, união, nós estamos vencendo todos esses obstáculos conjuntamente.

Cumprimentar aqui os deputados federais presentes também. Está aqui o deputado Miguel Lombardi, está aqui o deputado David Soares, que é irmão do nosso deputado Daniel Soares.

Cumprimentar aqui Jefferson Campos, também nosso deputado federal; deputado federal Paulo Freire, aqui presente conosco também; deputado Capitão Augusto, grande líder nosso também.

Em nome desses deputados federais, cumprimentar todos os demais deputados, que são amigos, parceiros desse grande líder, irmão, que é o deputado federal Marcio Alvino, que é uma honra muito grande. Se eu devo isso ao deputado Valdemar, estar aqui hoje, devo isso também ao deputado federal Marcio Alvino, que é quem me lançou na política, quem me lançou vereador em 1992 na cidade de Guararema.

Depois, pude ser eleito vereador, me deu a honra de ser vice-prefeito dessa mulher que está aqui, que estamos homenageando hoje, que é dona Conceição, que tive a honra também de ser secretário da Saúde dela, e depois ter sido prefeito.

Agora está aqui com a ajuda do Marcio, do Boy, todos os nossos amigos presentes aqui, estar como deputado estadual e presidindo esta Casa. Cumprimentar o Odvane, que é o nosso vice-prefeito de Guararema aqui, representando o nosso prefeito Zé, que foi reeleito prefeito da cidade de Guararema.

Aqui, pessoal, na linha do tempo, também estão pessoas ao nosso lado que muito nos honram, fizeram parte de toda essa história de Guararema, começando com o nosso vice-prefeito, Márcio Pinto Gonçalves da Silva, que é irmão da nossa querida dona Conceição, foi vice-prefeito do Vicente Mariano; Djalma de Faria, que foi meu vice-prefeito, quando eu fui prefeito da cidade de Guararema. Fomos vereadores também por dois mandatos.

Nosso prefeito Adriano Leite, que, quando eu fui prefeito, Adriano começou como estagiário na área de comunicação; e foi chefe de gabinete quando Marcio foi prefeito da cidade. Um grande secretário e, também, foi eleito duas vezes prefeito, foi vice do Marcio Alvino e depois reeleito prefeito da cidade de Guararema. Este homem que está aqui, Dirceu Jacinto Granato, também nosso vice-prefeito da cidade de Guararema, foi vice-prefeito do nosso deputado e prefeito Marcio Alvino.

Está aqui a Silene Messias também, fomos vereadores juntos. A Silene foi presidente da Câmara, foi secretária da dona Conceição, trabalhou muito com a dona Conceição no fundo social, fez tanto pela população de Guararema.

E o nosso José Cubas, que foi vice-prefeito da dona Conceição, no seu primeiro mandato em 1988. Eu contei um pouco parte dessa história, dessas pessoas que estão conosco aqui, não é, Zé? Hoje, o Zé falou... estivemos este final de semana, Boy, ele falou assim: "agora, ser prefeito de Guararema é fácil. Eu quero ver quando era 88, que eu e a Conceição pegamos lá, que nem caminhão tinha, não tinha estrada, faltavam muitas coisas".

Hoje, é lógico, os desafios são enormes. Cada dia a gente quer melhorar mais a Educação e tantas outras áreas, sempre se desafiando, sempre achando que nós estamos atrasados e temos que fazer muito mais, mas fizemos muito.

Então, eu quero aqui, citei algumas pessoas, cumprimentar todos os familiares da dona Conceição também, suas irmãs, sobrinhas, seu irmão, cumprimentar o Zé, que está aqui, que é o filho do Marcio Alvino. Cadê o Zé? Está ali o Zé, sentadinho ali, que é o xodó da dona Conceição, viu? Marcio Alvino ficou para trás, mas é...

Aproveitar este momento para parabenizar o nosso deputado federal, Marcio Alvino, pela iniciativa, pelo amor que ele tem para com a sua mãe, toda a preocupação que ele tem de dedicação. dona Conceição, no último dia 30, completou 90 anos.

Pudemos fazer uma festa lá em Guararema com os nossos amigos, familiares, dona Ivani, e foi uma festa linda. A senhora, que é uma guerreira e que completou 80, também nós devemos muito para a senhora lá na secretaria, tanto o que a senhora já fez por tantos prefeitos, vice-prefeitos.

Realmente é uma honra muito grande a senhora estar aqui, porque a senhora... tanto tempo que a senhora está lá, já ajudou todos nós, prefeitos, vice-prefeitos. Então, a senhora também merece toda a nossa honra, e muito honrado de estar recebendo a senhora também. Em nome da senhora, cumprimentar todas as demais pessoas. Eu não vou ficar citando os nomes, o nosso Cerimonial vai citar, mas estou muito feliz mesmo, mas muito feliz mesmo.

Viu, Gonzaga, você, que saiu lá de Tatuí, que foi prefeito três vezes junto com a Alessandra... criamos essa amizade no período eleitoral agora, um grande guerreiro, e todos, se a gente for falar... Eu quero falar de cada um, cada um tem uma história aqui, cada um tem uma participação, como eu disse no início, de toda a história de Guararema, que se confunde com a história da dona Conceição.

O início de tudo começou com ela, então, desse legado todo que nós temos hoje, que temos que preservar, que é o maior patrimônio nosso. Então, em nome de todos que eu citei aqui, todos os que não foram citados, se sintam mencionados. Vocês todos moram no meu coração, a minha gratidão eterna.

É um dia muito especial eu estar aqui nesta Assembleia hoje, um dia muito especial, para mim, ter essa oportunidade de homenagear - ao lado do Marcio, ao lado dos nossos deputados, ao lado de todos os amigos da senhora -, dona Conceição, tudo o que a senhora fez pela nossa cidade.

A senhora sabe do carinho, a senhora sempre me tratou como se fosse um filho, sempre orientando, sempre cuidando de nós, e esse legado todo nós devemos à senhora. Então, nossa gratidão eterna, e por isso, hoje, esta Assembleia, com todos os seus amigos, todos os que conviveram com a senhora rendem esta homenagem e agradecem do fundo do coração. Que Deus continue abençoando.

E obrigado, obrigado, obrigado.

Fiquem com Deus. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do presidente André do Prado e ouviremos agora Adriano Leite, secretário-executivo do Condemat, Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, e ex-prefeito de Guararema.

 

O SR. ADRIANO LEITE - Muito bom dia. Pessoal, que data, não é? Que dia maravilhoso, inesquecível para todos nós. Tenho certeza de que Deus está presenteando cada um de vocês com esse privilégio de presenciar e de fazer parte de uma história tão magnífica, tão bonita e que nos enche de orgulho.

Então, meus cumprimentos especiais de coração a toda a nossa Mesa; o nosso presidente da Alesp, meu amigo André do Prado; nosso líder Valdemar, nosso deputado Marcio Alvino; nosso conselheiro, amigo Marco Bertaiolli; em especial a nossa grande homenageada, eterna prefeita Conceição; nosso prefeito Odvane e; aqui; a todo o nosso time de personalidades que fazem parte, de maneira muito ativa, de toda essa trajetória.

Também, nossos cumprimentos aos deputados, vereadores, personalidades, à minha esposa, a Dra. Vanessa, aos familiares da nossa homenageada, enfim, a toda a sociedade guararemense, que tenho certeza de que, assim como eu, está muito feliz por tudo isso que nós estamos vivendo. dona Conceição, com certeza o seu legado com toda sensibilidade de mulher, de mãe, superando muitos desafios, como o nosso deputado André do Prado bem colocou, fez toda a diferença.

A obra dela deixa um preenchimento, uma diferença tão grande que eu vou contar uma simples passagem recente, Marcio, que ilustra muito bem isso que a gente está vivendo aqui, dessa sensibilidade que a dona Conceição nos traz.

Estava com a Valéria, Marcio, lá do Chicão do Guanabara - ali na avenida, em frente à Edna Rica -, e a sua mãe chegou fazendo a caminhada, de manhãzinha. Daí a Valéria, em um instante, tirou do celular uma foto da época que ela era aluna da creche lá do Guanabara, com uniforme, Clara, o azul, do palhacinho.

Você tinha que ver o encanto, a felicidade que ela ficou ao mostrar aquela foto para a dona Conceição. E é isso o que a gente sente toda vez que nós encontramos a dona Conceição no evento, na rua, por acaso ou passando em frente a uma das creches das escolas municipais. Isso traz uma memória, Mara, prefeita, muito grande, afetiva. Isso faz toda uma diferença, e isso que é o mais difícil, é esse legado que marca a emoção, memórias afetivas, não é, Clara?

A dona Conceição deixou muitas obras para a gente, isso com certeza vai estar muito retratado no livro que está sendo elaborado, mas o mais difícil e o que mais marca qualquer pessoa é isso que ela consegue trazer para a gente.

Essa sensibilidade, que abriu portas... ela que, lá atrás, fez esse trabalho de base muito bem feito, como o deputado André colocou, e isso que proporcionou a Guararema essa projeção em todo sentido de qualidade de vida, de representatividade política.

Hoje, temos a honra de contar com o nosso presidente, o maior Parlamento da América Latina. O André do Prado também é orgulho para todos nós, guararemenses; nosso deputado Marcio Alvino nos representando em Brasília, e tudo o que Guararema representa. Então, tenho certeza de que a homenagem é mais do que justa, porque nós estamos aqui perpetuando uma trajetória magnífica e incomparável.

Fiquei pensando, Marcio, como poderia ilustrar o que representa a dona Conceição em palavras para este momento. Não tenho dúvida de que dona Conceição Alvino é inspiração, é um ícone, é espelho para todos nós. dona Conceição é emoção, eu estou emocionado, todos vocês também estão. É dedicação, uma dedicação ímpar, incansável, e isso também é exemplo para todos nós. Ela é transformação, porque ela conseguiu transformar uma cidade.

O André sempre brincava comigo, que a época da dona Conceição, como o Zé falou, era tudo mais difícil em termos de recurso, de equipe. Isso ela conseguiu ter, essa transformação, e entregar um trabalho muito bem feito para a gente. A dona Conceição é gratidão. Todos nós estamos gratos aqui em poder participar, em fazer parte deste momento tão lindo que vai ficar também guardado em nossas memórias.

Mais do que tudo, dona Conceição, a senhora é coração, a senhora é amor. E tenho certeza de que a senhora sempre morou e sempre vai morar em nossos corações, naquele lugarzinho onde bate mais forte.

Então, eu quero deixar aqui a minha alegria em poder representar tantas personalidades e autoridades e trazer essas palavras, mas eu acho que o que melhor representa é isso, é o amor, é o coração que ela entrega.

Ela consegue, com toda a sua simplicidade, aquilo que parece fácil, que é o que mais toca as pessoas que precisam desse olhar humano, desse calor humano. Ela consegue fazer de uma maneira diferenciada. É simples, parece, mas é difícil, porque ela consegue fazer isso de maneira diferenciada. É ímpar o que ela fez e o que ela sempre continua fazendo.

Então, esse legado, dona Conceição, tenho certeza de que a senhora transformou gerações e vai continuar transformando, que a senhora semeou lá atrás, plantou muito bem. 

Aqui tem muitas pessoas que fazem todo o esforço e se espelham na senhora para continuar transformando a vida das pessoas, assim como essa colega - Valéria, lá de Guararema - demonstrou essa emoção. Todos nós temos isso com carinho imenso. Vou mandar essa foto também para fazer parte do acervo, Marcio, da dona Conceição.

Eu tenho certeza de que, assim como esse exemplo que eu trouxe hoje, todos vocês têm momentos e momentos, passagens e mais passagens que marcam com muita alegria, com muita satisfação, e vão continuar nos emocionando sempre que a gente encontrar a dona Conceição fazendo aquela caminhada ali próximo do centro de Guararema.

Então, obrigado, dona Conceição, de coração. Sou um “fãnzaço” da senhora e é uma alegria. Agradeço mesmo a Deus, agradeço a cada um de vocês, Marcio, por proporcionar isso para a gente. Fiquem com Deus.

Dona Conceição, um grande abraço, nós te amamos.

Obrigado mesmo, e parabéns.

Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do Adriano Leite e ouviremos, neste momento, o Sr. Odvane Rodrigues da Silva, prefeito de Guararema em exercício.

 

O SR. ODVANE RODRIGUES DA SILVA - Bom dia a todos. Satisfação imensa estar aqui hoje nesta manhã com todos vocês, nesta justa e merecida homenagem. Quero cumprimentar a Mesa aqui, de forma especial em nome do nosso deputado estadual, presidente da Casa, André, um orgulho para a gente.

Dona Conceição, homenageada desta manhã; deputado Marcio, um grande amigo, um homem que tem feito muito aí com a sua liderança em Brasília e uma parceria que deu muito certo, juntamente com o deputado André, que tem feito muito pelo estado de São Paulo também.

Bom, eu aqui só venho endossar tudo o que disse o meu amigo Adriano, que está ali junto com um time que também fez parte dessa história, nossos vice-prefeitos, que então marcou também a história de Guararema, trabalhando com a dona Conceição.

O Adriano contou muito quanto à questão da emoção e, de fato, é uma emoção muito grande a gente estar aqui prestigiando quando a gente vê aquele número de pessoas ali em cima.

A gente que mora ali na cidade de Guararema, cidade pequena, conhece cada um e estão ali muitos destes que, junto com a dona Conceição, junto com a perseverança da dona Conceição, junto com o carinho, junto com a dedicação, fizeram Guararema o que é hoje. Eu gostaria de pedir uma salva de palmas para a dona Conceição e para todos que estão aqui hoje. (Palmas.) 

Para todos que estão aqui, que são gestores ou que serão gestores, eu digo a vocês que vocês estão à frente de um exemplo que cumpriu com maestria o que é o seu significado de gestora.

Quero dizer a vocês que eu não era nem vereador naquele tempo e eu via a dona Conceição lavando as praças de Guararema, ou seja, fazendo tudo aquilo com muito amor. Não só isso, tantas outras histórias que, se a gente for falar, a gente fica aqui a manhã e a tarde toda, porque ela tem uma grande história.

Muitas vezes, nós procuramos livros de autoajuda, livros de superação, livros para ensinar a vencer na vida, e nós estamos diante de uma dessas pessoas. Então, quando vocês buscarem algo parecido, vocês estão à frente de uma mulher, de uma senhora, que muitas vezes não teve. Parece que é, mas não. Ela não tem um filho único, ela não tem só o Marcio hoje como filho. A dona Conceição, talvez ela nem saiba - ou sabe, mas de forma muito intimista ela guarda para ela -, mas, dona Conceição, a senhora foi mãe anônima de muita gente.

Muita gente tem um carinho pela senhora de filho, pode ter certeza disso. Muita gente que a senhora ajudou, muita gente que a senhora teve o carinho, muita gente que a senhora direcionou para trilhar os bons caminhos da vida. Isso nos orgulha, e a senhora pode ter certeza de que a senhora é exemplo para todos nós.

Muito obrigado pela sua história, pela sua dedicação e todos os exemplos que a senhora deixa para todos nós.

Obrigado e que Deus abençoe sempre a senhora. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nós gostaríamos de registrar e agradecer também aos nossos sempre deputados Luiz Gonzaga, também ao Marcelo Aguiar, agradecer aos familiares da nossa homenageada: as suas irmãs Solange e Sônia Emília; ao irmão João Batista; ao neto José Alvino; à Taís Nunes, que é sua sobrinha. Agradecer aqui ao prefeito de Salesópolis e presidente do Condemat, Vanderlan Gomes. Agradecer também à vereadora Vanessa Martins dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Guararema.

Agradecer à jornalista Silvia Herrera, ao Sr. Daniel Pereira dos Santos, diretor da Capella Editorial. Gostaríamos de agradecer também a todos os amigos da homenageada que estão aqui na manhã de hoje, aos senhores prefeitos, vice-prefeitos e primeiras-damas, também aos prefeitos e vice-prefeitos eleitos, aos vereadores e vereadores eleitos, aos senhores secretários municipais e às autoridades civis e militares que estão aqui no dia de hoje.

Nós ouviremos agora as palavras do Sr. Marco Bertaiolli, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

 

O SR. MARCO AURÉLIO BERTAIOLLI - Muito bom dia, senhoras e senhores. É uma alegria imensa poder iniciar a semana, uma segunda-feira pela manhã, em uma solenidade tão bonita e tão emocionante, tão justa quanto esta que nós estamos presenciando, esta homenagem da outorga do Colar de Honra ao Mérito à nossa prefeita Conceição.

É muito importante que nós todos tenhamos alguns momentos na nossa vida que possamos utilizar para reconhecer uma história que vale a pena ser contada, reconhecer uma história que vale a pena ser conhecida, e essa é a história da nossa homenageada nesta manhã aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Conhecer um pouco mais desse legado que a prefeita Conceição deixa não só em Guararema, mas para a história da própria política, pois ela que transformou Guararema e que conseguiu com muita habilidade transformar uma cidade diminuta, pequena, no interior de São Paulo, em uma referência de qualidade de vida, em uma referência de qualidade de políticas públicas implementadas, em uma referência de dedicação ao cargo de prefeita. 

Portanto, mais do que homenagear a sua mãe nesta manhã, Marcio, nós estamos é fazendo o inverso: nós estamos emprestando a história da sua mãe para que seja conhecida e que seja uma referência para todos aqueles que labutam na atividade pública, na vida pública e fundamentalmente administradores de municípios.

Se nós queremos aprender como fazer direito, a história está aqui, é a história da dona Conceição e é essa história que nós estamos homenageando nesta manhã, com muito orgulho.

Quero cumprimentar o nosso presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual André do Prado. Em nome dele, cumprimentar todos os deputados estaduais aqui presentes e, de uma maneira muito especial, cumprimentar a família do André, sua esposa e sua mãe, que estão aqui.

Porque agora, deputado Valdemar, que o André é presidente da Assembleia, é deputado André do Prado... mas nós o conhecemos ainda como vereador André da Raquel. Está certo, Raquel? Não é nada disso, é André da Raquel, a primeira eleição para vereador do nosso presidente André do Prado.

Cumprimentar aqui o nosso presidente nacional do Partido Liberal, deputado Valdemar Costa Neto, com quem eu tenho a honra, o orgulho de caminhar há tantos anos na nossa cidade de Mogi das Cruzes, o Valdemar que representa a cidade de uma forma muito intensa em Brasília.

Não tem absolutamente nada na história de Mogi das Cruzes que não se confunda com a história do Valdemar e com a história do seu pai, que foi prefeito de Mogi das Cruzes por quatro mandatos naquela época, quando não existia reeleição, porque ser prefeito hoje, com a reeleição, é um pouco mais fácil.

Agora ser prefeito, Valdemar, naquela época que não havia reeleição, saía, voltava, saía, voltava, era só para o seu Valdemar mesmo, que foi uma inspiração para todos nós na vida política. Assim como foi a Conceição lá em Guararema, é o nosso Valdemar na cidade de Mogi das Cruzes. Cumprimentar aqui o presidente nacional.

De uma maneira muito especial, cumprimentar o deputado federal Marcio Alvino, o Marcio, que hoje presta aqui de uma forma muito justa esta homenagem a sua mãe. Marcio, algo que a política não explica, não ensina e não demonstra, mas que todos nós, que conhecemos você, admiramos: a sua dedicação, o seu carinho, o seu cuidado com a sua mãe.

Isso realmente não é uma questão partidária e não é uma questão de vida pública; é uma questão de hombridade, de caráter, e você demonstra isso todos os dias com esse cuidado tão exemplar que você tem com a sua mãe, assim como o nosso Valdemar tem com a dona Leila, são exemplos para todos nós. Parabéns, Marcio, parabéns pela homenagem. (Palmas.)

Em nome do Marcio, cumprimentar todos os deputados federais que estão aqui nesta manhã. Por fim, cumprimentar, se me permitem, a minha esposa Mara Bertaiolli, que acaba de ser eleita prefeita da cidade de Mogi das Cruzes. E aí, traçando um paralelo, se me permite, Marcio, com a sua mãe, dona Conceição, eu pude acompanhar a eleição que a Mara disputou na cidade de Mogi das Cruzes.

Se para todos nós, que já disputamos eleições, para qualquer cargo que seja, sabemos o quão difícil é essa exposição, emprestar a nossa vida para que as pessoas possam comentá-la, emprestar a nossa vida para que as pessoas possam julgá-la e julgá-la sem o conhecimento profundo do que somos em cada um de nós, na nossa essência, exige muita coragem.

Eu costumo brincar, deputado Valdemar, que todo mundo deveria ser candidato uma vez na vida, nem que seja a síndico de prédio, só para entender o que é pedir voto para alguém, e aí entender o quanto precisa ser corajoso para se expor a uma eleição. Se nós todos sabemos o quanto é difícil...

Eu pude presenciar nessas eleições o quanto para uma mulher é ainda mais difícil, porque mesmo nos dias de hoje, mesmo nos dias atuais, a Mara disputando eleição em Mogi das Cruzes enfrentou a desconfiança, enfrentou o machismo que muitas vezes está escondido, mas que se revela durante um período eleitoral, enfrenta a misoginia, que é esta condição de separar os gêneros como se isso fosse algo relevante.

Então, eu queria cumprimentar todas as mulheres que estão aqui, em nome da Mara, mas agradecer ao deputado Valdemar Costa Neto, que acreditou desde o primeiro momento nessa candidatura da Mara em Mogi das Cruzes. Muitas pessoas falavam: "mas Bertaiolli, você vai lançar a sua esposa como candidata a prefeita?". Eu não, é o Valdemar, foi ele que inventou isso. (Palmas.) Foi ele que fez esse convite. E a Mara, de uma forma muito corajosa, aceitou esse desafio e teve um sucesso gigantesco.

Eu digo isso por que, dona Conceição? Se, em 2024, a Mara disputando as eleições para prefeita de Mogi das Cruzes já teve que enfrentar tanta dificuldade, eu imagino a senhora quando disputou pela primeira vez a cadeira de prefeita de Mogi das Cruzes. Além da sua competência, além da sua dedicação à cidade, ter que provar para todo o município, todos os dias, a sua competência sendo mulher.

E a senhora foi, como eu disse, não só uma prefeita exemplar. A senhora é um exemplo para todas as mulheres que estão aqui nesta manhã, de superação, de dedicação, de enfrentar os obstáculos e vencê-los com tanta dignidade.

Então, em nome da senhora, em nome da Mara, a minha esposa que está aqui, cumprimentar todas as mulheres. Que elas possam, cada uma no seu tempo, servir de exemplo para que mais mulheres possam participar dessa difícil atividade que é a vida pública no nosso Brasil.

Parabéns.

Muito orgulho de estar aqui homenageando a senhora nesta manhã. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do conselheiro Marco Bertaiolli e ouviremos agora, em nome dos deputados estaduais desta Casa, o líder do PL, deputado estadual Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PL - Bom dia a todos. Uma alegria muito grande estar aqui nesta manhã. Quero cumprimentar com muita alegria o meu irmão, presidente desta Casa, deputado André do Prado; cumprimentar o deputado Marcio Alvino; nosso presidente nacional do PL, deputado Valdemar da Costa Neto; nosso Marco Bertaiolli, nosso conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Em nome do Adriano, cumprimentar todos os ex-vice-prefeitos e o prefeito atual aqui da cidade de Guararema. Com muita alegria, cumprimentar a nossa homenageada hoje, a nossa dona Conceição, e o seu filho, o Marcio Alvino. Cumprimentar todos os deputados federais aqui, em nome do deputado federal Jefferson Campos.

Cumprimentar o nosso querido presidente estadual do PL, Tadeu Candelária. Cumprimentar todos os vereadores, cada um dos amigos, de pessoas que estão aqui hoje, deputado André do Prado e deputado Marcio Alvino, para fazer um reconhecimento.

Eu digo sempre, Dra. Clarissa, que na vida nós não podemos desprezar as oportunidades que Deus nos dá. E, se há uma oportunidade, prefeita Mara Bertaiolli, que Deus nos dá, é de fazermos justos reconhecimentos. O Marcio é uma pessoa extremamente abençoada, porque você honra a sua mãe.

A Bíblia diz, lá no livro de Provérbios, 18:24, que há amigos mais chegados do que irmãos. Quando eu cheguei aqui nesta Casa, em 2010, nós nos elegemos. Em 2011, começamos o nosso mandato, presidente Valdemar, e a primeira pessoa, uma das primeiras pessoas que nós fizemos amizade, foi o deputado André do Prado.

Ao fazer essa amizade com ele, ele me falava da cidade de Guararema, ele me falava que, quando ele começou a sua vida pública, ele era conhecido como o filho da dona Raquel.

Ele me contava da lealdade, da fidelidade ao PL, da fidelidade ao Valdemar Costa Neto, ao Marcio Alvino. Essas histórias que ele me contava me contagiavam, porque a gente acredita em pessoas que têm relações duradouras, em pessoas que têm relações de fidelidade.

Nós estamos vendo aqui esse exemplo. Pessoas que têm essa relação de fidelidade, de gratidão, essa continuidade, essa determinação de servir as pessoas, de servir o povo. Pessoas que não estão desprezando a oportunidade de fazer um reconhecimento. Porque, às vezes, deputada Dani Alonso, não é pouco que a gente vê pessoas que desprezam as oportunidades.

E aí ela vai esperar que a pessoa já não possa mais sentir o cheiro da flor para mandar flor para alguém. Ela espera que as pessoas já não possam mais sentir o calor do abraço para querer dar o abraço a alguém. Ela espera, deputado Marcio Alvino, que a pessoa não possa mais ouvir para dizer palavras que aquela pessoa gostaria de ter ouvido enquanto ela podia ouvir, para dizer para ela que ela ama.

E eu estou vendo aqui um filho. Eu posso dizer que o André se considera filho da senhora também, dona Conceição, que não estão desprezando esta oportunidade para dizer o quanto a senhora foi importante, não apenas à cidade de Guararema, como prefeita, mas como pessoa, como alguém que implanta não apenas ações efetivas, mas implanta valores das pessoas, valores de fidelidade, valores de dedicação. Por isso, hoje, eu quero aqui agradecer em nome de todos os deputados.

Como líder da bancada, dizer que, para mim, é uma honra fazer parte desta honraria, de estar neste momento hoje. Nós estamos entregando a maior honraria que esta Assembleia pode dar a uma pessoa em vida à dona Conceição Alvino. A senhora merece toda esta honraria. Parabéns à senhora, parabéns ao Marcio Alvino, parabéns ao deputado André do Prado.

Conte conosco. Eu tenho certeza de que a senhora está impregnando nas pessoas não apenas a herança que vai ficar naquela creche, naquela praça, naquela cidade, mas muito mais que isso.

É o legado que a senhora está deixando nas pessoas, e aqui nós estamos vendo centenas e centenas de pessoas que saíram de suas casas, viajaram quilômetros e quilômetros, porque herdam da senhora um grande legado.

Parabéns à senhora, parabéns ao Marcio Alvino.

Que Deus abençoe a senhora cada vez mais. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do deputado estadual Carlos Cezar e ouviremos agora, em nome dos deputados federais aqui presentes, o deputado federal Jefferson Campos.

 

O SR. JEFFERSON CAMPOS - Muito bom dia a todos, uma honra muito grande representar aqui e falar em nome dos meus companheiros. Nosso querido Capitão Augusto, deputado federal, Miguel Lombardi, nosso querido pastor Paulo Freire, também deputado conosco, e David Soares, nosso irmão. Saudar a todos, esta Mesa composta. Apenas pelo tempo, agradecer rapidamente por poder participar de um momento tão marcante como este.

Eu não vivi essa vida intensa de Guararema, mas o relacionamento com meu amigo Marcio Alvino, também deputado conosco, me traz viva a memória da sua família, do seu pai e também da sua mãe.

Como pastor, nós pregamos a honra - o único mandamento com promessa na Bíblia. O único mandamento com promessa é: honra teu pai e tua mãe, para que se prolongue os teus dias sobre a Terra. E aqui, meu presidente André do Prado, meu presidente Valdemar, conselheiro Bertaiolli, em nome de quem cumprimento todas as demais autoridades, nós estamos vendo exatamente isso.

Pelo fruto, a gente conhece a árvore. E olhe, dona Conceição, eu conheço o teu filho, como ele fala, como ele cuida, como ele se preocupa, como ele vive intensamente. Mesmo estando em Brasília, às vezes nas discussões intermináveis que temos, ele está lá cuidando da sua mãe, que está lá em Guararema. 

Então, Marcio, eu não poderia deixar de estar aqui, saindo cedo lá de Sorocaba. Enfrentamos o trânsito, mas vale a pena estarmos aqui, vendo uma honra a quem merece honra.

A honra é um princípio de vida, é um princípio de benção, meu querido, próximo deputado, Marcelo Aguiar... Mara, nossa prefeita, em nome de quem saúdo todas as mulheres também. É um princípio de vida, a honra. É uma semeadura.

E aquilo que a gente semeia, a gente colhe. É um princípio de vida. Você, Marcio, em nome de quem eu dedico este momento também a sua querida mãe, tem honrado a sua mãe pela sua atitude, pelo seu gesto de filho. Isso é muito comovente.

No mundo em que vemos relações fugazes, vemos pessoas desonrando, vemos pessoas que não cumprem a sua palavra, ver um momento como este nos traz à memória que a honra é necessária.

Então, nessas breves palavras, em nome dos meus companheiros deputados federais, eu quero falar sobre a honra e parabenizar mais uma vez a nossa querida Conceição Alvino por esse clã tão maravilhoso, a república de Guararema, que ocupa esses espaços tão importantes, porque é uma semeadura abençoada o que ela faz.

E Valdemar também, que sempre está nos elogiando, o trabalho que foi feito em Guararema - extensivo, é lógico, a Mogi -, continuidade do Marco como prefeito, e agora também a Mara.

Eu agradeço a Deus por esta rica oportunidade. Poucas vezes eu vi esta Assembleia tão cheia, nem nas discussões daqueles planos eu vi tão cheia como está na manhã de hoje. Deus abençoe a todos e um grande abraço.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nós agradecemos as palavras do deputado federal Jefferson Campos e ouviremos agora o presidente nacional do PL, Partido Liberal, Sr. Valdemar Costa Neto. 

 

O SR. VALDEMAR COSTA NETO - Bom dia a todos. Quero fazer um cumprimento especial para todos os cidadãos, essa gente que veio de Guararema, um povo maravilhoso, que sempre me ajudou em todas as minhas eleições. Muito obrigado pela presença de todos. (Palmas.)

Cumprimentar o André, nosso presidente da Assembleia, o André do Prado. Eu ia falar André da Raquel, mas já me passaram na frente aqui, o Bertaiolli já contou a história. Era só André da Raquel o tempo todo, sempre brinquei com o André. Mesmo quando ele era vereador e prefeito, quando em Guararema, em campanha, só falava André da Raquel.

Quero cumprimentar todos os presentes aqui que fazem parte da Mesa, o Marcio Alvino. Um cumprimento especial, lógico, para a nossa Conceição. Cumprimentar o Marco Bertaiolli; cumprimentar o Odvane, o prefeito, e cumprimentar o Carlos Cezar, em nome de todos os deputados estaduais. Cumprimentar o Jefferson Campos; cumprimentar o Miguel Lombardi, meu colega em Brasília, meu parceiro. Cumprimentar o David Soares. Estou te esperando no PL, viu?

Cumprimentar o Paulo Freire, meu amigo Paulo Freire; o Capitão Augusto, nosso vice-presidente nacional do PL. Fazer um cumprimento especial para o Tadeu Candelária, eu não vi o Tadeu aqui ainda.

Está aqui o nosso presidente estadual. Dizer o seguinte, cumprimentar todos os prefeitos presentes em nome da Mara Bertaiolli; cumprimentar todas as mulheres presentes em nome da Clarissa, e dizer tudo o que eu passei com a Conceição, que eu observei e que eu aprendi na vida. Aprendi muito.

Quando o Sebastião era prefeito - pai do Marcio, marido da Conceição... Ele foi prefeito, foi muito bom prefeito, e era candidato novamente em outra campanha, porque naquele tempo não tinha a reeleição.

Ele teve um acidente fatal e morreu, e aí toda a região, “o que nós vamos fazer em Guararema?”. Aí foram para Mogi das Cruzes falar com o meu pai, que era prefeito de Mogi. Meu pai falou o seguinte...

Todo mundo queria ser candidato lá em Guararema, e meu pai falou o seguinte: "Olhe, eu acho que a pessoa que ajudou muito Sebastião, e que foi uma pessoa exemplar na sua condição de primeira-dama, lá em Guararema... Vamos colocar a Conceição de candidata a prefeita".

E foi um sucesso, não só na administração; foi no sucesso do povo que ela trouxe para a política. Trouxe o Marcio, trouxe o André, todos vieram por causa da Conceição, por causa do trabalho que ela desenvolveu lá. Só de vice-prefeitos lá, todos os que eu vejo são meus amigos, me dou com todos, só gente boa. Todos os prefeitos que passaram pela prefeitura depois, um cuidado danado com isso.

Guararema, hoje, é uma das melhores cidades do estado de São Paulo. É uma cidade bem cuidada, bem administrada. E ainda tem a sorte, agora, de ter o André como presidente da Assembleia do Estado de São Paulo.

Quero fazer um comprimento especial para o Bertaiolli, contar uma história rápida de uma cidade vizinha de Mogi das Cruzes, que é de Guararema, que chegou um presidente de partido para mim, que queria pôr o candidato dele no PL para ser candidato a prefeito.

Eu falei: "No PL não podemos, nós vamos lançar candidato em Mogi". E eu sempre quis que fosse a Mara, porque a Mara já tinha experiência, ajudou Bertaiolli na prefeitura. Eu falei: "Eu não posso te atender, não posso te atender. Eu sinto muito".

E aí chegou na outra reunião que nós tivemos de presidentes em Brasília, e ela falou: "Eu só quero te pedir um favor. Você põe o candidato que você quiser em Mogi, só que não tenha o sobrenome de Bertaiolli". 

Bertaiolli foi um grande prefeito em Mogi. E a vantagem agora do estado de São Paulo é que ele foi para o Tribunal de Contas e vai poder... O que fazem, o que judiam dos prefeitos no Tribunal de Contas é uma loucura. E na Justiça também, um exagero. Quando nós precisamos que resolvam logo, demoram para resolver. Não é, Elzo? Demoram para resolver na Justiça.

Eu quero dizer que eu estou feliz de estar aqui hoje. É uma honra, para mim, ver todos esses prefeitos aqui, nossos aqui, os nossos vereadores, essa gente boa de Guararema.

E dizer que eu vou estar sempre fazendo o máximo de mim, dando o máximo de mim para que a gente possa crescer ainda mais, para a gente possa agora, com todos os cargos que nós estamos alcançando, fazer o nosso partido chegar no Governo do Estado de São Paulo, que não vai demorar dez anos. (Palmas.)

Nós vamos ver isso acontecer em breve, dentro de oito, dez anos. Isso é pouco tempo - muito para mim, mas para eles é pouco tempo. Mas nós vamos chegar lá, porque nós temos os melhores, para começar com a Conceição, que está aqui sendo homenageada. E quero, André, te cumprimentar por esta homenagem merecida, estão todos vocês de parabéns.

Muito obrigado pela atenção de vocês.

Obrigado pela atenção de todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nós gostaríamos de registrar também a presença do deputado estadual Lucas Bove. Neste momento, peço a atenção dos senhores aos nossos monitores, pois iremos exibir um vídeo em homenagem à Sra. Conceição Aparecida Alvino. 

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Nós gostaríamos de registrar e agradecer também a presença da deputada estadual Ana Carolina Serra. Hoje, estamos aqui para celebrar a vida de uma mulher que não só venceu desafios, mas também deixou um legado de coragem e transformação. Conceição Aparecida Alvino de Souza, nascida em 30 de outubro de 1934, em Guaxupé, Minas Gerais, é um exemplo vivo de resiliência e dedicação.

A vida de Conceição se entrelaçou com São Paulo ainda na juventude, quando começou a trabalhar como auxiliar de governanta. Foi nesse período que o destino lhe apresentou Sebastião Alvino de Souza, seu grande amor. Juntos, construíram uma família de bases sólidas e enfrentaram os desafios do empreendedorismo.

Enquanto Sebastião mergulhava na política, Conceição deu sua vida à própria boutique, que logo se tornou referência entre as senhoras de Guararema. Amados pela comunidade, eles nutriam grandes sonhos para a cidade. Mas foi nos momentos de provação que a verdadeira força de Conceição se revelou.

Após perder tragicamente Sebastião e seu filho primogênito, ela seguiu em frente com uma determinação inigualável, decidida a dar continuidade ao projeto de transformação do marido para Guararema. Tornou-se a segunda prefeita da cidade e sua gestão visionária mudou para sempre a história do município.

Priorizando a Educação, a Saúde, a Infraestrutura e o Turismo, Conceição construiu a primeira creche, trouxe indústrias e revitalizou Guararema, que ganhou o carinhoso título de Pérola do Vale. Tudo isso com uma gestão humanizada e firme, que transformou vidas e resgatou sonhos.

Hoje, aos 90 anos, Conceição vive na mesma casa de quando se casou e acompanha com alegria cada nova conquista da cidade. Para todos nós, e para Guararema, ela será sempre a eterna prefeita, uma mulher cujo legado de amor e resiliência inspira a todos. Uma salva de palmas para Conceição, cuja história de vida é um exemplo para todos nós. (Palmas.)

Neste momento, daremos início à outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo a Conceição Aparecida Alvino. Convidamos os membros da Mesa Diretora, junto com a homenageada, a se posicionarem em frente à Mesa para a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado, como forma de prestar-lhes homenagens, pública e solenemente uma justa homenagem.

Nós convidamos os demais deputados, por favor, que queiram estar à frente e participar desta justa homenagem. 

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

Junto ao colar, dona Conceição e o deputado Marcio Alvino recebem também uma réplica do Monumento às Bandeiras, de autoria do artista Victor Brecheret, em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) Esta réplica é reservada para celebrar ocasiões especiais.

A Assembleia Legislativa de São Paulo é a única autorizada a reproduzir esta obra de arte, que está localizada ao lado do Palácio 9 de Julho e é um marco da cidade de São Paulo. Pedimos a todos que, por favor, retornem aos seus lugares. Parabéns à Sra. Conceição.

Neste momento, nós passamos a palavra ao deputado federal Marcio Alvino, filho da homenageada.

 

O SR. MARCIO ALVINO - Bom dia - e que dia. Queria primeiro cumprimentar cada um de vocês que saíram de casa hoje, em uma segunda-feira, véspera de feriado, mas um dia muito importante. Então, agradecer de forma muito especial cada um de vocês.

Cumprimentar aqui também, da mesma forma, o presidente da Alesp, deputado André do Prado, a sua esposa Clarissa, a dona Raquel, que saiu cedo também lá de Guararema para estar aqui hoje presente, e ela em todos os momentos acompanhando e curtindo ali a trajetória do André também, então é algo que, para nós... ficamos muito felizes.

Cumprimentar aqui de forma especial também o presidente nacional do PL, deputado Valdemar, o Boy. Eu convidei o deputado Valdemar, convidei o Tadeu, a Isabel, que está aqui também... que seria bacana se ele pudesse vir, porque, na realidade, a nossa história - quando eu falo a nossa história, é a do meu pai e da minha mãe - se mistura com a história do seu Valdemar e do Boy lá na cidade de Mogi das Cruzes.

Então, ali, a gente vê no filme que o Edgar conseguiu retratar muito bem essa relação que as duas cidades têm de muitos anos, então foi muito importante a presença aqui do deputado Valdemar. Eu até falei para a minha mãe. Falei: "a senhora está com moral, hein. Olhe, tanta gente importante aqui vindo te prestigiar".

Também, da mesma forma, do ex-deputado federal e hoje conselheiro do Tribunal, o Bertaiolli; da Mara, sua esposa, que foi eleita no primeiro turno lá em Mogi das Cruzes, mas o Bertaiolli e a Mara sempre se dirigiram a minha mãe com muito carinho.

A Mara, porque ela frequenta o mesmo cabeleireiro da minha mãe há muitos anos, que é a Toshi; a minha mãe mais de 40 anos lá em Mogi das Cruzes, e ela sempre com muito carinho em todos os momentos em que elas se encontravam lá. E ela sempre comentando que a minha mãe sempre foi uma fonte de inspiração para ela. Então, muito bom que vocês estão aqui hoje.

Cumprimentar também meus amigos e deputados federais, porque a vida do deputado federal não é fácil, cada um em uma região, mas eles fizeram questão de estar aqui hoje. Para mim, é motivo de muita alegria. Então, eu queria cumprimentar aqui o Capitão Augusto, nosso vice-presidente nacional. Capitão Augusto se elegeu comigo também, uma pessoa que a gente tem uma amizade muito grande.

Eu gosto muito do Capitão Augusto, da Dani Alonso, hoje sua esposa. A gente brinca que a Dani remoçou o Capitão Augusto em uns 20 anos, pelo menos, hein, Capitão? Mas é um casal que a gente gosta muito.

Cumprimentar aqui da mesma forma meu irmão, deputado Miguel Lombardi, é uma pessoa que a gente passa muitas situações lá em Brasília, mas é um grande irmão que a vida me deu.

Da mesma forma, o Jefferson Campos, que é meu vizinho de frente lá em Brasília, é um grande deputado e tem um trabalho muito importante no estado todo. Da mesma forma, uma pessoa que a gente se aproximou muito e eu gosto muito, que é o Davizinho Soares, que está aqui. É uma pessoa que, que nem o Boy falou, já está trazendo-o para o PL. Hoje ele é do União, mas em breve vai ser 22 também. Obrigado, Davizinho.

E aqui, fiquei muito feliz de ver o Paulo Freire. Obrigado, viu, Paulo. Paulo é um deputado muito querido por todos os deputados federais lá em Brasília. É uma pessoa que, aonde chega, todo mundo gosta muito. Obrigado, viu, Paulo? Muito importante a sua presença aqui. Da mesma forma, cumprimentar os deputados estaduais e, em nome do André, cumprimentar todos que aprovaram esta honraria que, para nós, para minha mãe, é motivo de muita alegria. 

Então, eu queria cumprimentar aqui o Carlos Cezar, que é o líder e tem ajudado muito o deputado André a conduzir a bancada do partido e a Assembleia Legislativa, no mandato tão importante do governador Tarcísio.

Cumprimentar também a Dani, que eu já falei; o Gilmaci, que esteve aqui; o Lucas Bove, que está aqui; Ana Carolina Serra; os deputados estaduais que estão aqui e, em nome deles, cumprimentar todos que aprovaram esta honraria.

Também queria cumprimentar o Marcelinho Aguiar, que está aqui. Marcelinho Aguiar foi deputado federal comigo e, a partir do dia 1º de janeiro, ele assume uma cadeira aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo. Muito feliz com você, viu, Marcelinho? Te ver aqui e, principalmente, você retornando aqui para a Alesp. Eu não tenho dúvida que daqui você vai voar. Boa sorte.

Cumprimentar também, de forma muito especial, o Tadeu, nosso presidente estadual do partido. O Tadeu acompanhou toda essa trajetória do seu Valdemar, do Boy, de toda a região, então muito importante a sua presença aqui, da Isabel, da dona Ivani, que representa muitos anos no estado. Passou por todos os prefeitos, não é, dona Ivani? E é um prazer muito grande encontrá-la aqui também.

As irmãs da minha mãe que estão aqui - a Sônia, a Solange, a Emília -, o João. A família recentemente perdeu um irmão, perdeu outra irmã. O tempo vai passando, as pessoas vão se despedindo, mas muito, muito bom ver todas as irmãs e o João aqui neste evento, prestigiando a sua irmã. Tia Rosa, que está aqui, o tio Marcio, que não são de sangue, mas são de fé, então, que fazem parte da nossa família também. 

Aqui foi falado, e a nossa história se mistura, aqui está a Delma, que é a esposa do deputado estadual Malek Assad, ex-prefeito de Jacareí. A Delma está em todos os momentos, felizes ou não, da trajetória da minha mãe e do meu pai, então muito bom te ver aqui também, Delma.

Cumprimentar aqui, e eu não vou citar - vocês não ficam preocupados com esse número de folhas aqui, que eu não vou demorar muito, não. Aqui, deputado, mais de 50 prefeitos, reeleitos ou eleitos, então eu queria agradecer a presença de cada um de vocês. Muito importante a presença de vocês aqui, em um momento tão importante dessa trajetória da prefeita Conceição.

Depois vocês vão entender um pouquinho. O deputado André queria fazer uma homenagem, porque o André tem muitas qualidades, e uma qualidade que é muito clara nele é a gratidão. Ele sempre deixou muito claro que a prefeita Conceição foi decisiva em toda a trajetória dele.

E aí, depois, vocês estão olhando aqueles vice-prefeitos ali ao fundo e de que forma foi montada esta Mesa. Aí depois eu vou rapidamente passar toda essa história, elas se entrelaçam. Então, agradecer a todos os prefeitos em nome aqui da prefeita eleita, a Mara Bertaiolli, de Mogi.

Cumprimentar todos os prefeitos eleitos. E aqui do Rodrigo Ashiuchi, cumprimentar todos os prefeitos que estão saindo, que completaram dois mandatos, estão saindo. Em nome dos vice-prefeitos, aqui está a Priscila, de Mogi; a Jane, de Salesópolis; o Said e a Lucília, que estão entrando. A Lucília, de Bertioga, e o Said, de Suzano, cumprimentar todos os vice-prefeitos.

Aqui também está o Ricardo Piorino, que hoje é vice-prefeito, mas a partir de 1º de janeiro se torna prefeito de Pindamonhangaba. Obrigado, viu? Em nome de vocês, cumprimentar todos. E aqui também temos centenas de vereadores. É muito importante a presença de cada um de vocês que vieram de cada município distante aqui de São Paulo.

Então, no nome aqui do vereador Santiago, que é vereador em Itaquá até 31 de dezembro... A partir do dia 1º de janeiro é vereador em Guarulhos. Então, em nome do Santiago, não é, Boy? Que não é fácil, não é? Vereador em Itaquá, se elegeu em Guarulhos, não é brincadeira. Então, em nome do Santiago, cumprimentar todos os vereadores e presidentes de Câmara aqui neste evento.

Gente, eu queria muito rapidamente passar para vocês. Aqui, o André e os deputados estaduais aprovaram uma honraria. Somado a isso, hoje este evento, e depois vai ter ali um pouco disso, estão sendo lançados também dois livros: um livro que conta a trajetória de Sebastião Alvino de Souza, que é "Trabalho e Realização", e outro livro, que conta a trajetória da Conceição Alvino, que é "Mais trabalho e mais realização".

O que é isso? Na realidade, isso acontece em todas as cidades, e aí eu falei até com o ex-deputado Gonzaga. Agradecer a ele e à Alessandra que estão aqui hoje, que a história vai se passando e vai se perdendo.

Então, eu, conversando com a Sandra e com a Clarita que estão aqui, e em nome delas queria agradecer a todas as pessoas que se envolveram nesse projeto de escrever um livro falando - não falando bem ou falando da biografia, mas falando, efetivamente, o que aconteceu na história de Guararema da década de 70, até o início de 2000.

Então, são dois livros que estão sendo lançados hoje aqui, e aí eu queria agradecer à jornalista Silvia Herrera e ao Daniel Pereira da Capella Editorial, que são dois livros que vão perpetuar tudo o que representou Sebastião Alvino de Souza para Guararema e Conceição Alvino de Souza para Guararema.

Porque o tempo passa, e se a gente não, de alguma forma, transformar isso em algum documento para que as crianças estudem, tudo isso vai passando. Então, hoje vai ser um evento também, além de receber esta comenda, de lançamento do livro. E lá conta tudo desde o início.

Eu fiz aqui uma colocação, que toda a trajetória de um político depende muito de quem ele se espelha. E tanto meu pai quanto a minha mãe se espelharam em José Luís Gonçalves da Silva, que era o empresário aqui de São Paulo, e a sua esposa, dona Zezé. A minha mãe se espelhou muito nela. Então, eles tiveram um papel muito importante em toda a trajetória que o meu pai teve e que minha mãe teve.

E aí tem os parceiros que, durante a vida, caminharam ao lado deles. A gente cita sempre, em todos os eventos, que foi o Malek, lá em Jacareí, e Valdemar Costa Filho, em Mogi. De lá, a gente cria uma linha do tempo e, hoje, ela está retratada bem aqui nesta Mesa.

Meu pai era candidato em 88, aconteceu o acidente. E aí, com a mão forte do seu Valdemar prefeito, então, de Mogi, muitas pessoas queriam o lugar da minha mãe, mas ele teve um peso muito forte, e ela conseguiu convencer a todos que ali, naquele momento, ela deveria ser a candidata. O vice daquela época não está presente aqui, ele teve um outro evento, não pode estar presente, que se chama Rufino, Nelson Rufino.

Então, minha mãe foi eleita em 88 com o Rufino. Logo em seguida, ela escolheu Vicente Mariano, que não está presente hoje, porque a esposa está passando por um tratamento, e ele gostaria muito de estar presente aqui, e o Vicente estaria ali. Ela elegeu Vicente Mariano e o vice-prefeito está ali, que é o Dr. Marcio. E aí foi o primeiro mandato do deputado André como vereador.

Logo em seguida, ela retorna à prefeitura de Guararema em 96, com o Zé Cuba que está aqui, como vice-prefeito. Então, quer dizer, isso em 96. Logo em 2000, ela vai para a reeleição, e agora com o atual presidente da Alesp, deputado André. André, eu vi que, quando colocaram o vídeo, muitas pessoas deram risada aqui.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Não ia perder essa oportunidade, não é?

 

O SR. MARCIO ALVINO - Porque a Clarissa fala que foi por conta dela. Mas também, viu, capitão, a Clarissa falou que melhorou o André bastante. Então o André veio ali, vice-prefeito da Conceição, que depois da sucessão assumiu a Prefeitura de Guararema, e ele tinha como vice o Djalma, que está aqui. Essa é a trajetória que foi se formando.

E aí a gente fala da linha do tempo, porque depois eu fui eleito prefeito com a Silene de vice. A Silene foi minha vice-prefeita. Depois, no segundo mandato, eu fui reeleito prefeito com o Adriano de vice, que está aqui.

Depois, o deputado Valdemar me indicou como candidato a deputado federal. Eu saio da prefeitura, o Adriano assume o mandato como prefeito e foi reeleito prefeito de Guararema com o Dirceu, vice-prefeito, que está aqui.

Logo após a eleição do Adriano, aquele Zé do filme, lá de 87, que depois esteve em 90 com a Conceição, se elege prefeito com o Odvane de vice, e foram reeleitos agora com mais de 80% dos votos.

Então, a gente quis fazer essa linha do tempo, porque, qualquer mudança nessa linha do tempo, eu não seria deputado e o presidente hoje da Alesp não seria o deputado André.

São coisas que a gente brinca, que tudo tem que acontecer no tempo de Deus, e tudo aconteceu. Então hoje a gente fica muito feliz de estar aqui em São Paulo, no maior Parlamento da América Latina, em uma segunda-feira com a Casa lotada, para dizer: Conceição, tudo começou com você lá atrás. Dizer que eu sou seu fã.

Obrigado, gente.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nós passamos a palavra então ao deputado André do Prado, para que proceda o encerramento desta sessão. 

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Antes de finalizar esta sessão solene, mais uma vez agradecer a presença de todos, agradecer a todos pelas palavras, a todos os oradores. Agradecer o dia que cada um tirou para estar presente comemorando e engrandecendo esta sessão solene nesta Casa. Agradecer a todos os deputados estaduais, federais aqui presentes, a todos os nossos amigos.

Dizer que hoje eu acho que eu vivi o auge da minha vida pública, deste Parlamento. Digo isso. A gente participa de vários eventos tão importantes quanto, mas este, por ser a dona Conceição, realmente foi diferente, foi marcante, foi realmente uma coisa que a gente tem que controlar a emoção diante daquilo que você vive aqui todos os dias, da pressão, da responsabilidade.

Então, por isso, em nome dos meus amigos deputados, agradecer por esta oportunidade, agradecer a Deus principalmente por esta oportunidade no dia de hoje, eu ter esse privilégio. Esse privilégio, Boy, esse privilégio, Bertaiolli, esse privilégio, Odvane, Marcio Alvino, que, ao lado do Marcio, nós pudemos aqui render esta homenagem.

A dona Conceição, na hora que o Marcio estava falando do livro, falou assim: "Mas eu não morri, não". Eu falei: "Exatamente isso. A senhora está vivíssima, e é por isso que nós estamos aqui, para render estas homenagens à senhora em vida. Para fazer esse livro, a história da cidade, tudo que a senhora fez, em vida.

Para que todos possam conhecer e homenagear a senhora em vida. Por isso que nós fizemos. Por isso, a senhora merece tudo isso". Então, agradecer mais uma vez a todos.

Dizer, aqui no Hall Monumental - aqui é a Casa de vocês -, nós teremos um coquetel lá. Foi uma sessão que demorou um pouco, mas era importante. Cada um com as suas palavras, cada um com a sua presença engrandeceram esta manhã tão importante para todos nós que estamos participando.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradeço a todos pela realização da solenidade, assim como agradeço a presença de todos.

Está encerrada esta sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 29 minutos.

 

* * *