15 DE MARÇO DE 2024

7ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO À SECRETÁRIA DE POLÍTICAS PARA MULHER SONAIRA FERNANDES

        

Presidência: VALERIA BOLSONARO

        

RESUMO

        

1 - VALERIA BOLSONARO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, para realizar a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo à Secretária de Políticas para Mulher Sonaira Fernandes", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Enfatiza a justeza desta homenagem. Tece elogios à atuação da secretária Sonaira Fernandes.

        

2 - DIEGO ULERICH

Mestre de cerimônias, convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes. Anuncia apresentação musical do quarteto de cordas Instituto Baccarelli, seguida da exibição de vídeo acerca da secretária estadual de Políticas para Mulher, Sonaira Fernandes.

        

3 - MAJOR MECCA

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

4 - GIL DINIZ

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

5 - LUCAS BOVE

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

6 - CRISTIANE FREITAS

Primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, faz pronunciamento.

        

7 - DIEGO ULERICH

 Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeos com depoimentos sobre Sonaira Fernandes, secretária estadual de Políticas para Mulher. Lê o currículo da homenageada.

        

8 - PRESIDENTE VALERIA BOLSONARO

Outorga o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à secretária estadual de Políticas para Mulher, Sonaira Fernandes.

        

9 - SONAIRA FERNANDES

Secretária estadual de Políticas para Mulher, homenageada, faz pronunciamento.

        

10 - ROBERTO CRUVINEL

Pastor, faz pronunciamento.

        

11 - PRESIDENTE VALERIA BOLSONARO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Valeria Bolsonaro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO ULERICH - Senhoras e senhores, muito boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo a Sonaira Fernandes, secretária de estado de Políticas para a Mulher. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no Youtube.

Neste momento, apresentamos a nossa Mesa Diretora: deputada estadual Valeria Bolsonaro, proponente desta sessão solene. (Palmas.) Cristiane Freitas, primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo. (Palmas.)

Sonaira Fernandes, secretária de estado de Políticas para a Mulher e homenageada desta noite. (Palmas.) Deputado estadual Major Mecca. (Palmas.) Deputado estadual Gil Diniz. (Palmas.) E o esposo da homenageada, Sonaira Fernandes, o Sr. Vítor Hugo de Souza. (Palmas.)

Valeria Muller Ramos Bolsonaro é nascida em Santos, São Paulo, mas reside na cidade de Campinas desde 1985. Casada com Luis Oscar Bolsonaro e mãe de duas meninas, formou-se em Biologia pela PUC-Campinas e atua como professora desde 1987, com especialização em educação infantil e psicopedagogia. É a filha mais velha do Sr. Ricardo Ramos, e começou a trabalhar bem cedo, ainda durante o magistério.

Começou a lecionar em 1987 na rede estadual, até ser efetivada na rede municipal, em 1993, participando da educação infantil, de jovens e de adultos.

Decidiu entrar na política nas eleições de 2016, candidatando-se à vereança, pois estava descontente com o quadro da Educação no Brasil. Nas eleições de 2018, saiu vencedora nas urnas, com 54.519 mil votos para deputado estadual, deixando assim as salas de aula.

Desde a sua formação e vivência na sala de aula, não se rendeu ao lado da monotonia de uma didática ultrapassada e buscou enfrentar os arcaicos protocolos de educação infantil e estabeleceu como proposta mudar o seu entorno.

Seu descontentamento com o então cenário da Educação do estado levou a pleitear e assumir logo no primeiro semestre do mandato uma cadeira na Comissão de Educação e Cultura do Parlamento Paulista como membro efetivo.

Valeria, além da educação e saúde, também defende causas como a inclusão de pessoas com deficiência e também do combate ao câncer, tendo a honra de ser a coordenadora da Frente Parlamentar do Estado de São Paulo.

A parlamentar destinou, de 2019 até hoje, somente para a região de Campinas, mais de 10 milhões de reais em recursos para tratamento oncológico.

A deputada também compõe a Frente Parlamentar dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras, levando o projeto aos municípios de todo o estado de São Paulo, com o objetivo claro: igualdade e direito a todos.

Em seu segundo mandato, foi eleita a presidente da Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres da Alesp, estreitando os laços com a secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes.

Deus, pátria, família e liberdade são os pontos de partida para entender o pensamento conservador e a forma de atuação da deputada Valeria Bolsonaro.

Neste momento, eu tenho a honra e passo a palavra à presidente desta sessão solene, a deputada estadual Valeria Bolsonaro. (Palmas.)

 

 A SRA. PRESIDENTE - VALERIA BOLSONARO - PL - Boa noite, gente. (Fala fora do microfone.)

Está ruim. Nossa senhora, lá na outra homenagem estava melhor, pelo amor de Deus. Vão me fazer passar vergonha na frente da primeira-dama? Jura por Deus?

Boa noite, gente. (Fala fora do microfone.) Muito obrigada, a gente agradece.

Gente, que noite maravilhosa. Eu estou muito, muito, muito feliz de estar aqui, eu estou muito feliz depois de ter prestado homenagem a tantas mulheres, como nós fizemos ali, no outro instituto lá, no outro salão.

Agora a gente vai fazer uma homenagem especial para a nossa primeira-secretária de Políticas Públicas para a Mulher, da 1ª Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher do Estado de São Paulo.

Não é pouca coisa, gente. (Palmas.) Não é pouca coisa. Essa mulher levantou uma secretaria que não tinha nada. Nosso governador, Tarcísio Gomes de Freitas, deu a honra de São Paulo ter uma Secretaria da Mulher, porque nós não tínhamos.

Até 2023 nós não tínhamos isso. Ele nos deu esse presente, e para reforçar esse presente, ele nos deu essa secretária aqui, que é uma mulher que tem tudo para nos inspirar a cada dia que passa.

E eu tenho muita alegria e muita honra de estar perto, de trabalhar perto, como nós fizemos juntas pela Secretaria da Mulher e também aqui pela Comissão da Mulher. Passamos ofensas, mas estamos aqui, firmes e fortes, e essa mulher mostra todos os dias para a gente como que é fazer todo esse trabalho.

A pequenininha ali parou de chorar agora, mas o coração da mãe aqui está bem apertadinho, só de olho. Então, tem isso, tem o marido, que está aqui ao lado; é mulher, é esposa, é mãe, é secretária, tudo isso a gente consegue resumir no ser mulher.

Sonaira, todo teu histórico de vida para a gente é motivo de muita alegria, de muita inspiração, de muita força, de muita fé e de acreditar que tudo na vida é possível, desde que a gente vá, conquiste, corra atrás e não desista. Não existe mimimi, não existe tristeza. A gente cai, a gente levanta, e no outro dia está linda, leve para continuar todo esse trabalho que a gente faz.

Então, parabéns para essa mulher forte, para essa mulher pequenininha no tamanho, mas imensa nas palavras, porque tem discurso que deixa qualquer um de boca aberta. E o que ela fez aquele dia na reunião da Secretaria da Mulher vocês precisavam ver o que que ela aprontou na Comissão das Mulheres.

Gente, eu fiquei com tanto orgulho dessa mulher, a resposta que ela deu, a classe, a categoria com que ela olhou para o ser humano que a ofendeu, para o ser vivo que a ofendeu, e ela respondeu em cima do salto.

Então, isso é o nosso jeito de ser mulher. Ninguém aqui precisa sair gritando, nem arrancando a roupa, nem andar descabelada, nem fazer certas... colocar a nossa classe com certo tipo de constrangimento em Avenida Paulista, como a gente já cansou de ver. Isso não faz parte de nós, porque aqui tem mulheres femininas, e não feministas. Nós jamais seremos.

Parabéns, Sonaira, que Deus te abençoe sempre. (Palmas.) O teu caminho é de muita conquista, é de muita coisa boa, é de muita alegria, é de muito orgulho da filhota que está ali, que vai crescer e vai deixar você cheia de orgulho. Você pode ter certeza. O marido também, tenho certeza que tem muito orgulho.

Parabéns pelo teu trabalho, parabéns pela tua força, parabéns por tudo isso que você tem representado aqui para a gente. Você merece esta honraria e muito mais.

Conte sempre conosco aqui. A Alesp vai estar sempre de portas abertas e no meu gabinete as portas estão escancaradas para a hora que você precisar. Tudo de maravilhoso.

Que Deus te abençoe sempre. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO ULERICH - Agora, sim, para termos a abertura oficial, a deputada Valeria vai ler um dos regimentos da nossa sessão solene.

 

A SRA. PRESIDENTE - VALERIA BOLSONARO - PL - Desculpa, gente. A gente se emociona e esquece de ler o Regimento. Vamos lá. Agora é sério. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Sonaira Fernandes, secretária do estado de Políticas para as Mulheres. A primeira jamais será esquecida. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO ULERICH - Feita, então, a abertura oficial, convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro, subtenente PM Mota.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

Agradecemos a Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro, subtenente PM Mota, pela execução do Hino Nacional Brasileiro. Nosso muito obrigado.

Registramos e agradecemos, ainda, a presença das seguintes personalidades: vereadora de Campo Limpo Paulista, Kesley Foresto. (Palmas.) Chefe de gabinete do deputado federal Eduardo Bolsonaro, Eric Roma. (Palmas.) Presidente municipal do Podemos, Avelino Tomaz. (Palmas.)

Coordenador de relações institucionais dos Escoteiros do Brasil SP, Armando Bueno Neto. (Palmas.) Presidente do Conseg Vila Pereira Barreto Pirituba, Lucas Wrigg. (Palmas.) Amigo do homenageado, Dr. Marcelo Campos. (Palmas.)

Vice-prefeita de Canas e presidente do PL Canas, Analia Aparecida Bruno da Silva. (Palmas.) Vereadora de Leme, Cintia Cristina Grossklaus. (Palmas.) Assessor especial do governador Tarcísio de Freitas e irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Diego Torres Dourado. (Palmas.)

Vereador de São Bernardo do Campo, Paulo Chuchu. (Palmas.) Presidente da Digital Brasil, Sérgio Kalili. (Palmas) Maestro do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, subtenente PM Mota. (Palmas.) Diretor-executivo do Instituto Baccarelli, Edilson Ventureli. (Palmas.)

Presidente do PL Promissão e presidente do Lions Clube, em Promissão, Ieda Maria Nogueira Silva. (Palmas.) Ex-secretário-geral de Cultura do governo do presidente Jair Messias Bolsonaro, Hélio Ferraz de Oliveira. (Palmas.)

Representando o grão-mestre da maçonaria de São Paulo, Sr. Jorge Anísio, Vagner Abila. (Palmas.) E também o assessor legislativo Fábio Fachin, que representa nesta noite a Secretaria de Turismo e Viagens, do secretário do estado de São Paulo Roberto de Lucena. (Palmas.)

Antes de passarmos as palavras às autoridades aqui presentes, assistiremos à apresentação musical do quarteto de cordas Instituto Baccarelli, que tocará as seguintes canções: “Serenata noturna”, “Stand by me” e “A Bela e a Fera”. Agradecemos, também, a presença do deputado estadual Lucas Bove. (Palmas.)

Agora sim iremos à apresentação do quarteto de cordas Instituto Baccarelli, que tocará as seguintes canções: “Serenata noturna”, “Stand by me” e “A Bela e a Fera”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO ULERICH - Nosso muito obrigado à apresentação musical do quarteto de cordas Instituto Baccarelli. Um agradecimento especial também ao diretor executivo do Instituto Baccarelli, o Sr. Edilson Ventureli.

Agradecemos também aqui e registramos a presença, ele que representa o prefeito de Analândia, o Sr. Durval Parreira.

Convido a todos agora para assistirmos um vídeo especial, dedicado à secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Pode ter certeza que esta é só a primeira de muitas homenagens que virão ainda nesta noite, secretária. Vamos preparar o coração. Não é mesmo?

Gostaria neste momento de passarmos a palavra, para desejar suas saudações, ao deputado estadual Major Mecca.

 

O SR. MAJOR MECCA - PL - Boa noite, senhoras, senhores, a proponente desta homenagem, nossa amiga, deputada Valeria Bolsonaro, companheira de Parlamento que, neste ambiente, travamos inúmeras batalhas em benefício do povo do estado de São Paulo e de todo o Brasil.

Nosso irmão, Gil Diniz, igualmente um soldado da Nação Brasileira neste Parlamento; deputado Lucas Bove, que está ali; a nossa primeira-dama, presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, mande o nosso abraço, a nossa gratidão ao governador Tarcísio; a secretária de Políticas para as Mulheres, Sonaira Fernandes e seu esposo, Vitão, ao seu lado; a todas as autoridades que já foram nominadas aqui pelo Cerimonial.

Sonaira, em nome de todo o povo do estado de São Paulo, que nós representamos - em especial, as mulheres -, nós agradecemos a você, à sua equipe, pelo seu trabalho, pela sua dedicação, pelo exemplo de profissional que você é, de líder, junto à sua equipe, a forma respeitosa como você conduz a política pública em benefício das mulheres.

Os resultados apresentados nesse primeiro ano, com você à frente da Secretaria, beneficiaram muitas mães. E quando você agrada a uma mãe, na verdade, você agrada a uma família inteira.

E aproveito o embalo da energia positiva que toma este ambiente nesta noite, eu rogo a Deus para que a proteja, proteja toda a sua família, a sua equipe de trabalho, ao longo das missões que ainda estão por vir.

Você é uma mulher que é uma referência na política no estado de São Paulo, e também no cenário nacional. Contem sempre com todos nós, pois você nunca estará sozinha no campo de batalha. Com as bênçãos do senhor Jesus, estaremos todos juntos para vencer o mal que tenta tomar a nossa Nação.

Parabéns.

Estaremos sempre juntos.

E a você, à sua família, a minha melhor continência. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO ULERICH - Queremos também registrar e agradecer a presença da primeira-dama do município de Birigui, Silvana Leal Gomes. Nossa salva de palmas também e o nosso muito obrigado. (Palmas.)

Dando continuidade aos discursos, eu tenho a honra e passo o convite da palavra ao deputado estadual Gil Diniz. (Palmas.)

 

O SR. GIL DINIZ - PL - Meu boa noite a todos; boa noite à nossa secretária de Políticas para as Mulheres, Sonaira Fernandes, minha amiga; o seu marido, Vitor, o Vitão, um grande amigo que eu tenho, que nós temos. Tive a honra de trabalhar ao lado do Vitão, assim como da Sonaira.

Meu boa-noite, Major Mecca, um guerreiro aqui no Parlamento, o soldado do povo de São Paulo, do povo brasileiro. Meu boa-noite à Cris, Cris Freitas, primeira-dama do nosso estado de São Paulo, é uma honra tê-la conosco aqui.

Meu boa-noite à proponente da sessão, a Valeria Bolsonaro. Parabéns, Valeria. Parabéns por propor este Colar à Sonaira, muito merecido, mas muito mesmo.

E eu fico feliz de estar esta noite, uma noite de sexta-feira. Difícil, Sol, lotar este Plenário, isso aqui é um sinal de grandeza, da tua grandeza, das pessoas que te amam, que gostam de você, que querem te homenagear, que vieram aqui e encheram este Plenário.

Então, mais uma vez, parabéns, porque não é qualquer pessoa que tem a condição de fazer isso e você merece. Meus parabéns. (Palmas.)

Meus parabéns, vereador de São Bernardo, Paulo Chuchu, e ao nosso governador, pela coragem de colocar à frente essa pauta, Cris, que foi sequestrada pela esquerda. A defesa da mulher não é uma pauta ideológica, é uma pauta de todos nós, dos homens.

A gente sempre fala que o mais forte protege o mais fraco. E nisso aqui eu não quero dizer que os homens são mais fortes que as mulheres, porque lá em casa, deputado Lucas Bove, tem uma mulher também, Sol, que é porreta e você conhece, a Alessandra, minha esposa.

Mas nós não podemos deixar à frente, na discussão, na narrativa, a esquerda. O governador Tarcísio faz muito bem e abre essa Secretaria, e tem a coragem, Sol, de te colocar à frente dela.

Nós, que somos mais próximos de V. Exa., sabemos da dificuldade que é, da crítica que o governador recebeu e recebe, da crítica que você recebe diariamente.

Deputada Valeria Bolsonaro, inclusive, acionou no Conselho de Ética, uma deputada que quis fazer graça na Comissão das Mulheres atacando a nossa secretária, desmerecendo todo o trabalho da nossa secretária. E, como o Mecca falou, primeiro ano, Mecca, vários resultados impactando a vida real das mulheres aqui em São Paulo.

O protocolo “Não Se Cale”, a defesa que a Sonaira faz às mulheres, da Proteção Integral da Mulher, e da mulher desde o ventre das suas mães. Fantástico a proximidade que a Sol tem com o amparo maternal. E aqui eu poderia ficar falando de uma série de coisas.

Nós trabalhamos juntos, Sol, aqui na Assembleia, mas nós trabalhamos anteriormente na Assessoria Parlamentar do deputado federal Eduardo Bolsonaro. E a história da Sonaira é inspiradora para mim, para a minha família, para os meus filhos, para meninos e meninas aqui no estado de São Paulo.

A Sol, todos vocês sabem, veio do Nordeste, Riachão do Jacuípe. Pé de serra, Bahia. Bahia, Black. Olha só, uma nordestina ali do interior da Bahia, mulher negra que venceu, Cris, que venceu pelo seu mérito, que venceu por ter coragem, ter ousadia de sair de sua terra e enfrentar o desafio que é vir a São Paulo, Sol.

Quando eu vejo a sua história, eu gosto sempre de contar e dar esse testemunho por onde eu vou, porque é a história da minha família também. Retirantes nordestinos que largaram as suas raízes para tentar a vida aqui em São Paulo.

Então, a sua história, Sol, é a história de milhões de paulistas, e é uma história que inspira outros milhões e com toda a certeza vai inspirar a história de outros milhares e milhões que virão.

Alguém, Jurandir, que teve a coragem de enfrentar toda adversidade que nós sabemos que uma pessoa com a nossa origem já vai passar, mas que nunca se intimidou, que nunca se vitimizou, e é uma vencedora. Secretária da Mulher. Pioneira, deputada Valeria Bolsonaro. Vereadora na cidade de São Paulo, na cidade que é São Paulo, Major Mecca.

Nós sabemos a dificuldade que é uma eleição. Eu sempre digo que a eleição do vereador é a mais difícil de todas e uma eleição de vereador em uma cidade como a de São Paulo é muito difícil. Quem já disputou uma eleição sabe disso.

Então, contra tudo e todos, contra a estatística, a probabilidade, está aqui a Sonaira, hoje, sendo homenageada. O deputado Eduardo Bolsonaro, Roma - Eric Roma, que está aqui o representando -, apelidou a Sonaira de padrão.

Lá no gabinete, a Sonaira, antes de trabalhar com o Eduardo no gabinete, ela, estagiária na Polícia Federal, fazia direito ali. Ela conheceu Eduardo Bolsonaro. Aí eu digo que são aqueles encontros, Sol, que somente Deus pode proporcionar nas nossas vidas, que é a mão de Deus agindo nas nossas vidas.

Ela encontra o escrivão de Polícia Federal, Eduardo Bolsonaro. Candidato a deputado federal, é eleito. E, sabendo da competência da Sonaira, sabendo do potencial da Sonaira, a leva para trabalhar no seu gabinete parlamentar.

A Sonaira é uma página viva da história nacional. Eduardo Bolsonaro, eleito em 2014 com pouco mais de 80 mil votos, reeleito em 2018 com quase dois milhões de votos, Sol.

E, sem dúvida nenhuma, tem o seu trabalho nisso tudo, tem a sua oração, tem o seu joelho dobrado, tem o seu suor ali, o seu sangue, da sua família, nesse resultado.

Você vê de perto a ascensão do nosso presidente Bolsonaro, de deputado federal... Você, que foi trabalhar em Brasília com ele, vê de deputado a presidente, e é uma das pessoas que o presidente Bolsonaro mais confia, Diego.

Não só aqui em São Paulo, mas no Brasil, no mundo. É alguém que ele tem a confiança de chorar, se for necessário, de contar uma piada, como ele gosta. Que tem a confiança, Cris, de pagar a missão sabendo que vai ser cumprida.

Eu tenho certeza que a história da Sonaira não para aqui. Talvez prefeita. Talvez um dia, Cris, governadora do estado de São Paulo. Presidente da República, por que não? (Palmas.)

Qual é a barreira que impede essa mulher? Nenhuma. Quando nós temos a graça de Deus atuando nas nossas vidas, Mecca, Bove, nada é impossível. Então, Sol, eu louvo a Deus pela sua vida, pela sua amizade, pelo seu trabalho.

Este ano é um ano de muitos desafios. Nós vamos às ruas novamente pedir o voto de confiança de homens e mulheres que acompanham os nossos trabalhos, que veem de perto aquilo que nós sofremos. Eu não tenho dúvidas de que você vai sair vitoriosa em tudo aquilo que você se propor a fazer.

Parabéns pela sua vida, pela sua família, pelo Vitão, pela Maria Helena, pelos seus irmãos, pelos seus pais. É um orgulho ser seu amigo.

Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO ULERICH - Convidamos também neste instante, para proferir suas palavras, o deputado estadual Lucas Bove. (Palmas.)

 

O SR. LUCAS BOVE - PL - Boa noite. Eu vou quebrar a minha própria regra. Sempre que alguém diz aqui “boa noite a todos, a todas” e às vezes até “a todes”, eu sempre digo: “todos” já representa todos. (Palmas.) Mas, hoje, de maneira muito especial...

A minha noiva, professora Cíntia, que me perdoe, mas hoje é um dia de dar boa noite a todos e a todas de maneira muito especial aqui, ainda que de maneira pleonástica, porque este Plenário, que é ocupado majoritariamente por homens, hoje tem tantas mulheres aqui. Parabéns.

Vou iniciar dando os meus parabéns à deputada Valeria Bolsonaro, brava guerreira, defensora aqui da pauta da mulher, como deve ser. Parabéns, Valeria, porque realmente é uma noite iluminada. Vereadora Sonaira Fernandes, secretária Sonaira Fernandes, Sol...

Aliás, não poderia ter outro apelido para você, porque de fato, assim como a Valeria está iluminando esta nossa noite de sexta-feira aqui, você ilumina os ambientes por onde você passa. E eu fiz questão de estar aqui nesta sexta-feira à noite para render todas as minhas homenagens a você.

Boa noite, Cris, permita-me chamar-lhe de Cris, nossa primeira-dama; Major Mecca; Gil Diniz; meus amigos; o Vitão, o esposo, o “primeiro-damo” da nossa querida Sonaira, uma boa-noite.

A gente sabe que não é fácil a vida de “primeiro-damo”, não é mesmo? Abre mão de muita coisa, abre mão de muito tempo de qualidade, abre mão de ter a sua esposa ao seu lado, mas é por uma causa maior e por isso eu te parabenizo também.

Quem diria, não é, Sol? Lá de... Como é que é? Pé de Serra? Veio lá de Pé de Serra. Tem uma história muito bonita; uma história de luta. Uma mulher negra, nordestina; tudo aquilo que a esquerda diz defender. Mas por que, então, a esquerda não defende, pelo contrário, ataca a secretária sempre que possível?

Nós aqui, como o Gil disse... A Valeria muito bem representou no Conselho de Ética - e assim deve ser. Não parar, não precipitar, não retroceder. Não podemos dar moleza para essa turma.

E nós aqui já vimos também uma deputada que se diz do movimento feminista atacar a senhora aqui, neste microfone, dizendo que a senhora era uma “não-secretária” ou algo assim.

Por ignorância dela, por desconhecer como funciona o processo no Executivo, por desconhecer como funciona a dotação de Orçamento para uma nova pasta, ela quis diminuir o seu trabalho.

Mas por que a esquerda critica tanto uma mulher negra, nordestina... Tudo aquilo que eles... Tudo aquilo... Estou emocionado. (Palmas.) Viva, saúde, “mazal tov”... Tudo aquilo que eles dizem defender? Por que a secretária Sonaira não se vale desses predicados para chegar onde ela chegou? (Palmas.)

Ela nunca precisou dizer que ela era mulher, dizer que ela era negra, ou dizer que ela era nordestina para chegar onde chegou. A secretária Sonaira é a prova de que a mulher não precisa desse tipo de vitimismo.

Que aquela frase que eles usam, que o lugar da mulher é onde ela quiser, é verdadeira. Mas ela não precisa usar o fato de ser mulher, não precisa usar o fato de ser negra, não precisa usar o fato de ser nordestina.

A única coisa, Sol, que fez o nosso querido governador Tarcísio - a quem também aqui eu estendo os meus cumprimentos, as minhas homenagens, pela coragem, como disse o deputado Gil Diniz...

A única coisa que o fez te nomear secretária é a sua competência. (Palmas.) É por isso, e somente por isso, que você merecidamente ocupa o lugar de destaque que você hoje ocupa - e que você merece ocupar.

Como disse o deputado Gil Diniz, nós temos aqui hoje uma nova geração de políticos. Major Mecca e Gil Diniz estão no seu segundo mandato. O Mecca é um pouco mais antigo do que a gente, mas também é novo na política.

Temos aqui o Paulo Chuchu, um brilhante vereador, que também está no seu primeiro mandato em São Bernardo do Campo - que não é fácil. Berço de vocês sabem quem. Temos aqui o Diego, um assessor especial do governador, que também dedica 100% do seu tempo ao estado de São Paulo. E nós vamos estar juntos muitas e muitas vezes.

A Valeria, no seu segundo mandato aqui também, de maneira brilhante, defendendo as nossas pautas: Deus, pátria, família e liberdade. Eu tenho certeza que daqui a 20, 30, quiçá 40, 50 anos, nós todos estaremos ainda unidos na mesma trincheira, defendendo aquilo que acreditamos. Então, hoje é um dia de muita alegria, um dia de muita honra e um dia de muito orgulho.

Para mim, pessoalmente, tenho certeza que falo por todos aqui hoje presentes. Caminhar ao seu lado é um privilégio, é uma honra e sobe a nossa régua, porque a cada atitude que você toma, a cada política pública que você desenvolve, você eleva o nível do debate, você eleva o nível da política paulista, você eleva o nível da política brasileira.

Mais do que parabéns, hoje é dia de agradecermos a Sonaira Freitas por todo... Fernandes, perdão. Quase da família Freitas. A Sonaira Fernandes, adotada praticamente pela família.

Hoje é dia de, mais do que nós nos orgulharmos e tudo mais... É dia de nós agradecermos a você por todo o trabalho.

Fruto, mais um fruto, da família Bolsonaro, mais um fruto da generosidade do presidente Bolsonaro, do nosso deputado, o nosso bastião da liberdade que... Aliás, Roma, leve o nosso abraço ao Eduardo, que tem feito um trabalho fantástico mundo afora, levando a verdade do que está acontecendo no Brasil. (Palmas.)

E assim como eu... E eu pego esta frase da turma aí, que já é mais antiga, dos bolsonaristas que já estão na política há mais tempo. Eu estou no meu primeiro mandato. Eu tive 130.451 votos. Um voto é meu, os outros 130.450 são todos do presidente Bolsonaro, da família Bolsonaro. (Palmas.)

Nós somos aqui, com muito orgulho, bolsonaristas de coração, porque todos nós defendemos os mesmos valores do nosso presidente Bolsonaro. (Palmas.)

Parabéns, Sol, e muito obrigado pelo seu trabalho. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO ULERICH - Agradeço as palavras dos deputados estaduais e tenho a honra...

E passo a palavra, neste instante, à primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas. (Palmas.)

 

A SRA. CRISTIANE FREITAS - Uai, Cris, não? Brincadeira. Boa noite a todos. Olha, é um imenso prazer poder estar aqui nesta homenagem para esta pessoa maravilhosa, a secretária Sonaira Fernandes - quase Freitas. E o que eu posso falar de você, Sonaira?

Eu me lembro da primeira vez que nós nos conhecemos. Foi em um evento para mulheres. E, no final... Engraçado, eu gostei da Sonaira de cara. Não decorei o nome, porque foi a primeira vez que eu ouvi esse nome. Enfim, eu peguei na sua filha, lembra? Nossa senhora, mas chorou. Chorou, e eu me desesperei. Eu fiz... A mulher vai pensar que eu belisquei a filha dela.

Tivemos um outro encontro. Aí eu cheguei em casa e falei: “nossa, gostei daquela moça.” E ele: “qual?”. “Ai, eu não lembro o nome”, falei para o Tarcísio. Ele fez: “aí fica fácil”.

Nos encontramos novamente, em outro evento da campanha. E, no final do evento, o Tarcísio veio andando com dois senhores e você estava na porta. Você lembra disso? (Vozes fora do microfone.) Foi.

E nós ficamos conversando, nós três, sobre política. Aí eu falei: “Tarcísio, foi dessa moça que eu gostei”. Ele: “a Sonaira, ela é uma menina muito boa”, e falou um pouco da sua vida para mim.

E depois, quando nós tivemos a transição, eu tive curiosidade de como ia ser criada a Secretaria da Mulher, e eu perguntei: “você já sabe quem você vai pôr?”. Ele: “Cris, eu vou pôr a Sonaira”. Aí eu fiz assim: “uma ótima escolha, Tarcísio”.

Quem já passou pelo que ela passou sabe valorizar e sabe defender todo mundo, porque, quando a gente passa por situações difíceis, é mais fácil de a gente saber onde dói, o que fazer e o que precisa ser feito.

Enfim, apesar de todas as dúvidas, apesar de várias críticas - nunca a minha, eu tinha certeza que você ia fazer um excelente trabalho, e está fazendo -, realizou várias ações, junto a outras secretarias, com fundo, em prol da mulher.

E nós vemos isso na Saúde, na segurança da mulher, na capacitação, no empreendedorismo, enfim, em tudo que possa ser bom para a mulher.

Você mostrou, assim, competência, ética e a importância que você dá para a mulher, a preocupação e o comprometimento em fazer tudo por elas. Não é, minha amiga?

Então, eu vejo de onde você veio, o que você se tornou. Sonhos, todos nós temos. É muito fácil sonhar. Mas coragem e determinação para você realizar seus sonhos são para poucos. E se você hoje está aqui, é porque você saiu lá da Bahia, correu atrás do seu sonho e você hoje é a primeira secretária de Políticas Públicas da Mulher. E é com excelência. (Palmas.)

Agora eu vou falar de uma outra pessoa, da Sol. Aquela que eu sempre marco reunião para depois das cinco, para depois ficarmos conversando, porque hoje eu posso dizer que você é minha amiga. E São Paulo me proporcionou isso, você é uma grande amiga.

Nós temos um quarteto, marcamos reunião, e acaba a reunião com o Tarcísio chegando, umas 11 horas, 11 e pouco da noite. Então, assim, eu fico muito feliz com sua amizade, porque as boas amizades são aquelas que nos fazem ter momentos alegres, leves, e é isso que você me proporciona.

Então, eu quero te agradecer pela amizade, pela pessoa que você é, e eu quero que sua vida continue sendo abençoada mais e mais, porque se você chegou até aqui é porque você tem bênção.

Então, assim, eu te desejo tudo de bom aonde você for. Boa noite. Muito obrigada, minha amiga. Para ir lá para casa, tem que gostar dos meus cachorros - e ela adora -, que são quatro. Ela corre, com medo deles.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO ULERICH - Agradecemos as palavras da primeira-dama do estado de São Paulo, Cristiane Freitas.

Queria também agradecer e registrar a presença das intérpretes de Libras, a Elisa e também a Elza, cedidas gentilmente pela Secretaria do Estado da Pessoa com Deficiência, o secretário Marcos da Costa.

E neste momento assistiremos mais um vídeo em homenagem à nossa secretária Sonaira Fernandes, com alguns depoimentos.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Eu tenho certeza que este vídeo já comoveu, emocionou muito a secretária Sonaira, mas o próximo vídeo é ainda mais especial. Tenho certeza que vai comover muita gente aqui. Vamos a ele.

 

* * *

                                                                                            

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Sem dúvidas, uma batalhadora, uma guerreira e, acima de tudo, uma vencedora na vida, a nossa secretária Sonaira Fernandes. Merece não só esta homenagem, como tantas outras.

Muito bem, daremos início agora à outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo a Sonaira Fernandes.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado, como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem.

Esta sessão solene homenageia, com a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta honraria legislativa do estado de São Paulo, a secretária de estado de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes.

Sonaira Fernandes de Santana nasceu em Riachão do Jacuípe, na Bahia, em 1990, mas cresceu em Pé de Serra, cidade de menos de 20 mil habitantes, na região de Feira de Santana. Cresceu sob os ensinamentos dos pais, Augusto Martins de Santana Filho e Maria Ione Santos Fernandes, sempre cultivando a fé e os valores da família e da comunidade.

Viveu uma infância bastante humilde e completamente diferente da vida urbana das grandes capitais, com muitos desafios para toda a família. Diante de todas as limitações que a vida impõe em uma cidade pequena do interior, Sonaira decidiu aceitar o convite de uma parente e mudou-se para São Paulo em 2012.

Em São Paulo, trabalhou em várias ocupações, desde recepcionista, e até mesmo vendendo lanches. E assim conseguiu pagar sua faculdade de direito. Sonaira continuou conciliando o trabalho com os estudos, sempre buscando oportunidades de crescimento profissional e preocupada com o bem-estar da família na Bahia.

Durante o curso, ela viu no mural de avisos da universidade um anúncio sobre a abertura de uma seleção de estágio na Polícia Federal de São Paulo, e imediatamente ligou no número anunciado, buscando uma entrevista para a vaga.

Em 2014, Sonaira conquistou sua vaga de estágio na PF e, por obra do destino - ou desígnio divino -, foi encaminhada para estagiar com o então escrivão Eduardo Bolsonaro.

As competências profissionais de Sonaira logo chamaram a atenção de todos, em especial do escrivão. Sonaira sempre foi vista, no ambiente de trabalho, como uma pessoa organizada, dedicada, com habilidades administrativas e também de fácil trato.

Foi o início de uma parceria profissional e uma amizade que abriram novos caminhos. Pouco depois, foi convidada a participar do comitê de campanha de Eduardo Bolsonaro, que estava se candidatando pela primeira vez a deputado federal, ainda em 2014. Após a eleição surpreendente, Sonaira foi convidada a integrar a equipe do deputado federal, desenvolvendo um trabalho notável em seu gabinete.

Sonaira morou em Brasília, onde também conheceu Jair Messias Bolsonaro e sua equipe, sendo acolhida e vindo a participar de sua campanha presidencial em 2018, quando Eduardo Bolsonaro foi reeleito deputado federal com quase dois milhões de votos.

Após cumprir mais essa missão, Sonaira Fernandes foi convidada a trabalhar como chefe de gabinete do deputado estadual Gil Diniz, no ano de 2019. Em 2020, recebeu o convite de Eduardo Bolsonaro para disputar o cargo de vereadora na Câmara Municipal, sendo a vereadora da família Bolsonaro em São Paulo.

Foi eleita com mais de 17 mil votos. Na Câmara de São Paulo, defendeu a pauta da liberdade econômica, dos pequenos empreendedores e trabalhadores, das famílias, da liberdade individual, da fé e também dos princípios cristãos.

Esteve à frente de projetos de lei, como o que versa sobre o respeito dos serviços públicos à dignidade, especialmente de crianças e adolescentes, pessoas em desenvolvimento, em condição especial, fragilidade psicológica, que é o PL 98, do ano de 2021; e o que propõe tornar a liberdade religiosa inviolável enquanto direito fundamental, o PL 834, também do ano de 2021.

Sonaira também auxiliou na criação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, da Família e do Direito Natural, com seu PL 21, de 2021. E a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras.

Em 2023, com a eleição de Tarcísio de Freitas como governador de São Paulo, Sonaira foi secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, na inédita secretaria, que já comemora grandes conquistas, como o protocolo “Não Se Cale”, “São Paulo Por Todas”, “Estabelecimento Amigo da Mulher”, Espaço Maternidade, na Estação Luz, entre outras.

Portanto, chamamos à frente a secretária Sonaira Fernandes para que lhe seja outorgado o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo das mãos da deputada estadual Valeria Bolsonaro e da primeira-dama do estado de São Paulo, Cristiane Freitas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

Momento, portanto, da entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, das mãos da deputada estadual Valeria Bolsonaro e também da primeira-dama do estado de São Paulo, Cristiane Freitas. (Palmas.)

A deputada estadual Valeria Bolsonaro fará agora a entrega de rosas à secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, e também à primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

Deputada Valeria Bolsonaro, entregando agora as flores, as rosas, à primeira-dama, Cristiane Freitas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

Os componentes da Mesa podem retornar aos seus devidos lugares. Neste momento, ouviremos as palavras da homenageada da noite, a secretária de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, Sonaira Fernandes.

 

A SRA. SONAIRA FERNANDES - Primeiro, eu preciso saber quem foi que autorizou aquelas fotos. Boa noite a todos. Eu quero dizer que é uma emoção muito grande, porque passa um filme, volta a fita de tudo o que nós já vivemos, de tudo o que Deus nos deu a oportunidade de chegar e de conquistar até aqui.

E mais me emociono quando eu vejo este Plenário cheio de pessoas que estiveram conosco desde o início da nossa caminhada. Pessoas que entenderam, que vieram com a gente, que vieram sabendo que nós tínhamos uma missão: de transformar e de salvar as famílias, de salvar o Brasil.

Então eu quero cumprimentar inicialmente a deputada Valeria Bolsonaro, que está me ofertando esta homenagem. Quero dizer que é uma satisfação muito grande, é uma honra muito grande estar recebendo.

Eu digo que, quando eu tenho a oportunidade de entregar para São Paulo, em forma de trabalho, tudo o que São Paulo me proporcionou, é uma emoção gigantesca. Quando eu vim para São Paulo eu tinha uma mala e um sonho: voltar para casa, porque eu cheguei em São Paulo em uma época de frio.

A minha cidade é quente, é sertão da Bahia. Para não ter briga, é um sol para cada um. Quando eu desembarquei aqui, com a minha tia, era uma época de frio. Eu estava com um casaco, calça, mas eu não estava acostumada com aquilo.

Depois que eu resolvi ficar na cidade de São Paulo, eu tinha um objetivo. Era trabalhar, conseguir estudar, trabalhar, e conseguir ajudar a minha família, que ficou na Bahia. E Deus me permite hoje chegar até aqui.

Então é um motivo de muita satisfação, de muita gratidão a todos vocês que estão até aqui, vocês que chegaram e que estão até aqui, 9 e 40 da noite de uma sexta-feira.

E cumprimentar a minha amiga Cristiane Freitas. Tudo o que ela contou, é verdade, até os cachorros. É tudo verdade. E dizer que Deus prepara momentos como esse.

Ele prepara situações, nos direciona e nos carrega para as pessoas que estarão conosco, lado a lado, pessoas que entenderão por que nós estamos aqui, pessoas que compartilham, às vezes, das mesmas dores, das mesmas dificuldades, dos mesmos pesares, das mesmas faltas. Então essa é a primeira-dama, Cristiane.

Então, muito obrigada pela sua amizade, muito obrigada pelas suas palavras, muito obrigada por tudo mesmo. E aí, cumprimentando o meu digníssimo, que é uma pessoa maravilhosa, que está comigo. Sabe aquele ditado, que para cada panela tem a sua tampa? É verdade, gente, é verdade.

Então, eu quero agradecer ao meu marido, Vitor, por todo o amor, por todo o cuidado, por toda a proteção, por toda a dedicação que tem comigo, com a nossa filha, Maria Helena - ligada no 220, vocês viram.

Dizer que Deus é muito bom conosco. Deus tem cuidado, Deus tem provido, Deus tem nos guardado. Então, muito obrigada por tudo, eu te amo. Que Deus continue nos abençoando. (Palmas.)

E aqui, os nossos amigos. E aí eu vou começar, deputado Gil Diniz, relembrando os nossos “rolês”, as nossas missões. E aqui tem o meu querido amigo, Alexandre. Fica de pé, por favor. Alexandre Black, que trabalhou conosco também, juntos na assessoria do deputado Eduardo Bolsonaro.

Em 2019, quando eu fui chefe de gabinete aqui do seu mandato, eu jamais imaginava chegar até aqui. Jamais imaginei que estaria aqui, nesta noite, recebendo uma homenagem, vindo, conhecendo, estando na presença de tantos amigos. E que bom que 2018 nos trouxe para cá. Em 2019, nós tivemos a oportunidade de trabalharmos juntos, de compartilhar também histórias tão parecidas.

Então, muito obrigada pela oportunidade que eu tive aqui, de ser funcionária desta Casa, de ser chefe de gabinete, e de também poder conhecer tanta gente, tantas coisas importantes que nós fizemos aqui. Muito obrigada pela parceria, meu querido deputado Major Mecca. Ô Lucas, deixe de ser indisciplinado, sente aqui. Senta aqui, venha.

Eu quero, de forma muito especial, cumprimentar o Major Mecca, cumprimentar o deputado Lucas, cumprimentar o deputado Gil Diniz, e todos aqueles outros deputados que não estão aqui, mas que depois vão participar desta homenagem, porque, junto à deputada Valeria e a outras mulheres desta Casa, eles me defenderam quando eu sofri grande ataque dentro desta Casa. 

Então, política para a mulher também é feita por homens. Homens que entendem que o respeito pela mulher, que a mulher deve ser respeitada, independente da função que ela ocupe. (Palmas.) A gente não pode, nem por um instante, negociar uma pauta que é tão cara a todas nós.

Nós lutamos tanto, falamos tanto de ter o nosso espaço, de ter o nosso momento de fala respeitado. Quando eu vejo homens defendendo o nosso lugar de fala, que às vezes não é respeitado por outras mulheres, nasce em mim... e eu reitero ainda mais o discurso que diz que a nossa luta por espaço, a nossa luta por respeito não tem nada a ver com o ódio entre os sexos, não tem nada a ver com uma guerra com os homens.

A nossa luta por espaço e por respeito às vezes tem muito mais a ver conosco, com a nossa atitude, o que a gente faz quando a gente vê outra mulher ocupando um espaço, quando a gente vê outra mulher defendendo os direitos da mulher, inclusive aquele de nascer; quando a gente vê outra mulher conquistando e tendo sucesso. Então, às vezes é muito sobre nós.

Eu quero agradecer ao deputado Major Mecca, ao deputado Gil e ao deputado Lucas por terem usado esta tribuna para defender a Secretaria da Mulher, por defender a pauta da mulher e por ter me defendido, porque eu não sou “anti-secretária”.

Eu sou secretária de Política para a Mulher, que está trabalhando, que está entregando projeto “Não se cale”, que está entregando auxílio-aluguel, que está entregando Espaço Maternidade, que está entregando boletim unificado, que está entregando “Portal da Mulher”, que está entregando aplicativo da mulher, que está entregando “Casa da Mulher Paulista”.

Então, eu quero deixar aqui os meus cumprimentos e dizer muito obrigada a todos vocês. Cumprimentar os meus amigos que estão aqui hoje, que vieram de tão longe. Meu Deus, tem uma menina, a Lívia, que ela veio de BH. Tem o sargento Tarcísio, que veio de Olímpia. Tem o pastor Roberto Cruvinel. Tem o meu querido Avelino, querido.

Tem o Sr. Nelson, hoje eu não sou Corinthians, eu sou Portuguesa agora. Sr. Nelson, querido, muito obrigada pela sua presença. Tem tanta gente, tem o Dr. Marcelo aqui; tem o Dr. Vinicius que está aqui; tem o Silveiro; tem o Castilho. Mas cadê o Cortez, pau para toda obra? Está escondido em algum lugar. Querido, muito obrigada.

Gente, a todos vocês que estão aqui, a Secretaria da Mulher... Cadê o povo da Secretaria da Mulher? Fiquem de pé. Esse é o povo da Secretaria da Mulher, nós existimos, a Secretaria da Mulher existe. (Palmas.)

Eu quero agradecer ao meu amigo Lucas Malgueiro, que está comigo também para o que der. Cadê o Cortez, apareceu? A todos vocês eu quero agradecer, à Priscila Vidigal que está aqui, a todos vocês muito obrigada mesmo por estarem aqui.

É tudo que vocês já ouviram, gente. Eu vim da Bahia para estudar e trabalhar. Conheci o deputado Eduardo Bolsonaro fazendo estágio na Polícia Federal. É a história que vocês já ouviram aí, vendi lanche, trabalhei de telemarketing.

Eu me recordo que, quando a minha tia, que era a única responsável pelas despesas da casa, esteve desempregada, nós tínhamos um único medo: sermos despejadas, porque nós precisamos pagar o aluguel.

A minha tia era cozinheira, ela tinha o dom de pegar couve e fazer um negócio maravilhoso. Ela disse assim para mim: “eu vou fazer o lanche, você vai vender na faculdade e no trabalho e a gente vê no que dá”.

A minha tia fazia o lanche, eu saia de manhã, cedinho, com a mochila dos livros nas costas e a sacola de lanche para a faculdade. Eu vendia o lanche à tarde, eu ia para o estágio vendia lá e à noite ia para a faculdade. Às vezes a minha tia não dava conta, ela ia e voltava com os lanches.

Assim nós vivemos por quase um ano, pagamos o aluguel e não fomos despejadas. Comprávamos o que precisávamos e seguíamos com a vida. Então, é uma história que, quando eu olho para o que já passou e até onde nós chegamos, não tem outra justificativa se não for a boa mão do senhor sobre nós, conduzindo todas as coisas. (Palmas.)

Lá, eu estagiei, conheci o querido amigo... A Bíblia diz que tem amigos que são mais chegados do que irmãos. Eu tive a oportunidade de conhecer o deputado, ainda escrivão de polícia, Eduardo Bolsonaro, que me deu a oportunidade de trabalhar com ele na campanha.

Eu me lembro que um dia eu estava em casa com a minha tia, conversando se ia dar certo, como seria a partir dali e ele me liga e diz: “você viu que nós ganhamos, não é? Eu ficaria muito feliz se você viesse comigo para o meu escritório trabalhar”. Eu fui com ele, trabalhei.

Em um episódio de 2020, nós estávamos no gabinete do deputado Gil Diniz discutindo como se daria o apoio nas eleições de 2020. Aí o Eduardo aqui em São Paulo...

Reunimos ali para apresentar alguns nomes, o Gil com uma lista de nomes gigantesca, eu com outra lista, colocamos tudo na mesa e falamos: “essas aqui são as pessoas”. Ele disse: “a minha candidata eu já tenho”. Eu olhei, o Gil olhou e ele disse: “a minha candidata é a Sonaira”. Eu disse: “eu? Eu só quero casar. Você não está entendendo”.

E ali - querido Diego, querido Paulo Chuchu, querido amigo, lá do Hospital de Base, Jurandir, que venho de longe também nesta noite, muito obrigada - eu achei que ele fosse esquecer, querido amigo Roma. Eu falei: “Gil, ele vai esquecer”, e ele não esqueceu. Em 2020, fomos e vencemos as eleições.

Aí vem um camarada, chamado Tarcísio de Freitas, junto à primeira-dama Cristiane, me chama para uma reunião e fala: “olha, você vai ser a minha secretária da mulher”. Eu falei: “como assim? Eles vão me moer, não faz isso não”. “Não, vai ser você, vai ser minha secretária.”

Nós começamos na secretaria, Diego, desacreditados. Ninguém achava, Silvana, primeira-dama de Birigui, que a Secretaria da Mulher iria dar certo. As pessoas desacreditavam que iria dar certo. Não quiseram entender; fecharam de críticas; bateram, bateram, bateram.

Hoje, nós crescemos igual massa de bolo, bateu e a gente cresceu. Nós somos hoje... a Secretaria da Mulher é o que é hoje. Graças a muito trabalho e a muita dedicação.

Eu tenho uma boa notícia nesta noite: nós não vamos parar. Nós vamos continuar trabalhando, nós vamos continuar entregando política de verdade para as mulheres. (Palmas.)

Entregamos também o Espaço Maternidade, na estação Luz da CPTM, para as mulheres que estão gestando, para as mulheres que usam o espaço público e precisam acalmar os seus filhos, acolher os seus filhos, para que elas tenham um espaço com segurança para que isso seja feito.

Então, eu quero agradecer mais uma vez a Deus por esta oportunidade. Eu não imaginava chegar até aqui e Deus me conduziu, Deus me trouxe até aqui. Eu quero agradecer por vocês estarem aqui.

Eu quero agradecer por esta oportunidade e eu quero entregar para São Paulo, para a cidade de São Paulo e para o estado de São Paulo, tudo aquilo que São Paulo tem abraçado e tem me dado.

São Paulo me deu muito mais do que eu tinha nos sonhos. Eu tinha um sonho de estudar e tinha um sonho de trabalhar e ajudar a minha família na Bahia. São Paulo me deu uma família, São Paulo me deu amigos, São Paulo me deu oportunidade. E ter hoje a chance de devolver a São Paulo - em forma de trabalho e em forma de dedicação - tudo aquilo que eu tenho recebido é o motivo de muita honra.

São Paulo me deu amigos e isso não tem preço. Isso não tem preço. A história pode ser encerrada hoje, Gil Diniz, mas eu já recebi de São Paulo tanta coisa, já recebi das pessoas tanta coisa, tanto afeto, tanto carinho, tanta atenção, que o que eu tenho para dizer para São Paulo é: muito obrigada. Muito obrigada por cada oportunidade, muito obrigada por todas as vezes que eu pensei em desistir e surgiu a oportunidade.

Quando a minha mãe diz que eu pensava em desistir, é verdade, e todas as vezes em que eu pensava em desistir, São Paulo vinha com uma nova oportunidade. Então, muito obrigada, eu quero...

Não consigo nem dimensionar se está todo mundo aqui, mas muito obrigada por todo o carinho, por tudo que vocês hoje representam na minha vida.

Obrigada, querido amigo que trouxe aquele quarteto maravilhoso, ao querido Hélio Ferraz, muito obrigada a todos vocês. Olha, a gente fica sem palavras em um momento como este. A toda a equipe da deputada Valeria Bolsonaro - a Raquel, a Joyce - a toda a equipe, muito obrigada mesmo, que Deus abençoe a tanta gente.

Não foi só o Lucas que trocou os Fernandes pelos Freitas, então, amigo, fica tranquilo, está tudo certo, é uma grande família. Muito obrigada, gente, muito obrigada, muito obrigada mesmo, de coração. Eu estou verdadeiramente emocionada, muito obrigada por tudo.

Obrigada à minha equipe, aos meus amigos, às pessoas que sacrificam também a sua família, porque quando eu saio da minha casa, cinco horas da manhã - deixo a minha filha, deixo a minha família -, eu não faço isso sozinha. Eu tenho pessoas que trabalham comigo, eu tenho ali o Robson, eu tenho ali o Sales, que estão comigo cinco horas da manhã.

Em todos os lugares, eu tenho ali o Tiago Cortez, que trabalha comigo, que está comigo também, e que eu digo: “gente, vamos”. Eu tenho aqui a Vanessa, a Kate, a Andressa, a Simone, a Michele, o Lucas Malgueiro - cadê o Lucas? Meu Deus, das missões quase que impossíveis, está aqui.

Então, eu não faço nada sozinha. Existe uma equipe, Diego, e isso é muito bom, ser abraçada e ter a certeza de que nós não estamos sozinhos.

Então, muito obrigada a todos vocês, que Deus os abençoe muito, muito, muito. Deputada Valeria, muito obrigada por esta homenagem.

E viva às mulheres de São Paulo, viva a São Paulo, e nós temos uma pauta maior e não vamos desistir. Deus, Pátria, família e liberdade.

Que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO ULERICH - Antes do nosso encerramento oficial, protocolarmente marcado para as 22 horas, eu tenho a honra e faço o convite também ao Pastor Roberto Cruvinel, que fará uma oração antes do nosso encerramento oficial, que será feito pela deputada estadual Valeria Bolsonaro.

 

O SR. ROBERTO CRUVINEL - Senhoras e senhores, boa noite, boa noite. Sinto-me extremamente honrado em participar desta solenidade, em orar em gratidão - pode ficar em pé mesmo, é rapidamente - nós vamos orar a Deus pela vida da nossa secretária Sonaira Fernandes.

Eu me lembro que, anos atrás, o Thiago Cortez me chamou e disse: “existe um projeto de trabalho político”. Meu coração ficou pesaroso, porque eu vinha de algumas expectativas frustradas dentro da política, e o Thiago Cortez me disse: “é algo novo”.

Eu olhei aquela moça, de quem eu tenho quase o dobro da idade, entrando em um deserto na Câmara Municipal de São Paulo, enfrentando homericamente as pessoas que desprezam a nossa fé, as nossas convicções, e levantando discursos inflamados, inflamados de convicção, vindo de uma campanha política com dez pessoas batendo de porta em porta e falando do seu projeto político.

Só pode ser a mão de Deus, e eu discordo dela quando ela diz que se história terminasse aqui... A história não termina aqui. Eu estou mais empolgado por aquilo que Deus vai fazer através da vida dela daqui para a frente. Ebenézer, até aqui Deus nos ajudou e nos ajudará ainda mais.

Vamos orar em gratidão: “soberano Deus e eterno pai, nós oramos agora em nome de Jesus. Obrigado, senhor, pela vida, senhor amado, da irmã Sonaira Fernandes. Queremos lhe pedir toda a sorte de bênçãos sobre ela, sobre seu trabalho. Senhor amado, muita coisa o senhor tem na vida dela: propósito, plano.

Pai querido, Deus todo poderoso, confirmo seus passos, que, pai amado, seu discurso seja um discurso inflamado, que aqueça os corações e que seja benção, senhor amado, para este estado, para esta cidade, para este País. Nós oramos em nome de Jesus e todos os presentes dizem: Amém”.

Deus abençoe.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DIEGO ULERICH - Agora, sim, para suas considerações finais e encerramento oficial, tenho a honra de passar a palavra à deputada estadual Valeria Bolsonaro.

 

A SRA. PRESIDENTE - VALERIA BOLSONARO - PL - Agora eu vou fazer um discurso, eu tenho umas dez folhas aqui, vou começar meu discurso. Sol, é pouco, você merece muito mais, você vai ter muito mais da vida, pode ter certeza. Deus te abençoe sempre. Beijo, conte sempre com a gente.

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço das atas, do cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar da Imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policial, militar e civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram com o pleno êxito desta solenidade.

Muito obrigada a todos, que Deus abençoe a todos.

Está encerrada esta solenidade.

Viva a Sol!

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 58 minutos.

 

* * *