13 DE SETEMBRO DE 2024

59ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO GSU - GRUPO SAÚDE UNIVERSAL

        

Presidência: EDNA MACEDO

        

RESUMO

        

1 - EDNA MACEDO

Assume a Presidência e abre a sessão às 20h02min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

        

3 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente solenidade para "Homenagem ao Grupo da Saúde Universal", por solicitação desta deputada.

        

4 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

5 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Comenta as atividades sociais da entidade homenageada.

        

6 - EDUARDO RIBEIRO

Bispo coordenador do Grupo Saúde Universal, faz pronunciamento. Exibe vídeo institucional.

        

7 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a entrega de flores à deputada estadual Edna Macedo.

        

8 - THOMAS MELO

Capelão coordenador nacional do Projeto Sorriso Saúde, faz pronunciamento.

        

9 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Clama por compaixão e por respeito no convívio social. Ressalta a relevância do trabalho dos profissionais da Saúde.

        

10 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de vídeo em homenagem ao Grupo da Saúde Universal.

        

11 - SIMONE DA SILVA MENDES

Psicóloga, faz pronunciamento.

        

12 - JULIA BARBI

Ginecologista, faz pronunciamento.

        

13 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de vídeo em homenagem ao Grupo da Saúde Universal. Informa a entrega de homenagem à deputada estadual Edna Macedo.

        

14 - SANDRO VASQUES

Pastor coordenador do Grupo da Saúde Universal de São Paulo, faz pronunciamento.

        

15 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Afirma que seu mandato objetiva servir à população.

        

16 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a entrega de certificados aos homenageados listados.

         r

17 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 21h02min.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Edna Macedo.

 

                                                              * * *                 

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam muito bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o Grupo Saúde Universal. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube.

Convido, para que componham a Mesa Diretora, as seguintes personalidades: deputada Edna Macedo, proponente e presidente desta sessão solene; bispo Eduardo Ribeiro, coordenador do Grupo Saúde Universal. (Palmas.)

Passo a palavra agora à proponente desta sessão solene, deputada estadual Edna Macedo, para realizar a abertura.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos, nos termos regimentais. Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de homenagear os voluntários do Grupo Saúde Universal.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento, entraremos ao vivo com uma mensagem da Univer - Plataforma Cristã. Por favor. Só me dá um ok quando eu puder continuar, por gentileza. É ao vivo, tá, pessoal. Cadê o Atchim? Cadê o Atchim? Você não está prestando atenção, não é? Ok com a transmissão?

Convido a todos para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro primeiro-sargento da PM, Jesiel.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

Agradecemos ao maestro e à banda pela belíssima execução. Registramos a presença, agora, das seguintes personalidades. Podem sentar, por gentileza.

Sr. Thomas Melo, capelão coordenador nacional do Projeto Sorriso Saúde, obrigada pela presença. Dr. Nelson Santana, diretor técnico do Hospital Padre Bento, de Guarulhos, obrigada pela presença.

Responsável pelo Grupo da Saúde Universal, bispo Eduardo Ribeiro, e dona Veronica, sua esposa, obrigada pela presença. E a todos aqui, se eu esqueci alguém, obrigada pela presença. Dra. Simone, Dra. Julia, Dr. Vanderlei, obrigada pela presença.

Passo a palavra agora à deputada estadual Edna Macedo, para que proceda com o seu discurso.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Senhoras e senhores, boa noite.

 

TODOS - Boa noite.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Boa noite, pessoal!

 

TODOS - Boa noite!

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Falou! Assim é que eu gosto! É com grande alegria e gratidão que nos reunimos hoje para homenagear este grupo especial, que tem demonstrado muito amor e cuidado excepcional pela vida e pela saúde de nossa sociedade: O Grupo da Saúde da Igreja Universal.

Esse grupo é uma verdadeira reflexão do real significado do amor de Cristo em ação. Com diligencia e compaixão, seus membros têm se dedicado a promover ações que vão além da simples assistência física. Eles trazem esperança, conforto e um toque de bondade aos que mais precisam.

Suas visitas aos hospitais e às casas dos acamados não se trata apenas de um ato de cuidado. É um gesto que fala diretamente ao íntimo, ao espiritual, mostrando que, mesmo em momentos de dor e sofrimento, ninguém deve se sentir sozinho.

Quero enfatizar que os verdadeiros heróis são os voluntários, que não medem esforços para fazer com que este projeto seja tão abençoado. Os voluntários são a alma deste grupo. Com amor e empatia, eles oferecem seu tempo e habilidades para ajudar aqueles que mais precisam. Sua disposição para servir é um exemplo de solidariedade e compaixão.

A partir do entendimento de que a saúde não se limita apenas ao corpo, mas também envolve a alma e o espírito, por meio de suas ações, orações e gestos de carinho, eles têm proporcionado alívio e renovado ânimo a aqueles que enfrentam desafios na saúde. É impressionante como um abraço, uma palavra de encorajamento ou simplesmente a presença de alguém que se importa pode transformar o dia de uma pessoa que se encontra em dificuldades.

Agradeço novamente a todos os voluntários do Grupo da Saúde da Igreja Universal do Reino de Deus pelo seu empenho e amor ao próximo. Que essa solenidade inspire mais pessoas a se juntarem a essa nobre causa, promovendo a saúde e o bem-estar em nossa comunidade. Vamos juntos continuar essa missão.

Muito obrigada e Deus abençoe. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada, deputada, pelo seu belíssimo discurso. Neste momento, convidamos para fazer uso da palavra o bispo Eduardo Ribeiro, coordenador nacional do Grupo da Saúde Universal. Por favor, bispo.

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Boa noite.

 

TODOS - Boa noite.

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Saúde para todos.

 

TODOS - Amém!

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Haja saúde. E falando de saúde, como a deputada, quero agradecer primeiro à deputada, porque a deputada dá essa oportunidade de homenagear a todos presentes, e os que estão assistindo em todo o Brasil. Agradecer a Deus pela vida de vocês.

E tem muita coisa que eu preciso falar, mas vou tentar resumir um pouco. Mas primeiro a gente vai assistir um vídeo para você ter uma ideia do que vocês fazem, o que o voluntário da Igreja Universal faz por aquelas pessoas que tanto precisam de uma palavra de apoio.

Nós sabemos, como a deputada mesmo diz, a pessoa adoece e todos precisam de uma palavra de fé. E os voluntários do Grupo da Saúde, levando essa fé junto à ciência, fica bem mais fácil para a ciência ajudar a pessoa. Porque ela precisa acreditar que se ela lutar, ela consegue alcançar a sua cura.

Vamos assistir ao vídeo juntos para conhecer mais o trabalho do Grupo da Saúde.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Isso é só um pouco, não dá para passar tudo, né? Mas isso só é possível porque vocês são pessoas que amam o próximo. Esse amor que vocês têm pelo próximo... Porque o que vocês ganham em doar sangue? O que vocês vão ganhar em se doar?

Porque nós temos aqui grupos, do grupo da saúde, voluntários, que trabalham, têm família; mas eles administram esse tempo e conseguem tirar do seu tempo, da sua família... Olha, hoje o domingo é para você. Domingo que vem é para essas pessoas que estão nos hospitais, pessoas que estão doentes.

Só para você ter uma ideia, viu, deputado. Muitas vezes o familiar não recebe a visita da família, mas recebe do voluntário. O voluntário está lá enxugando as lágrimas daquela pessoa que está sozinha. Então é um trabalho que nós trabalhamos com a fé, com o emocional das pessoas.

Nós temos o curso da capelania, pela Unigrejas, que prepara esses voluntários. Nós temos profissionais, como a Dra. Julia e todas as... Tem algumas... Dra. Simone, Dra. Patrícia e tantas outras que estão aqui também; enfermeiros, técnicos de enfermagem, que vão nos lares da pessoa bater nas portas dela, saber como elas estão de saúde. É o agente no lar.

Nós temos o Dr. Marcio, que é dentista também, que nos ajuda. As pessoas muitas vezes não têm condições de fazer um tratamento. Muitas vezes ela não sabe o quanto é importante cuidar da saúde; falta orientação ou a quem eu vou procurar para poder ter uma oportunidade de me tratar? Então toda essa informação é dada através dos nossos voluntários.

Uma coisa também que eu preciso falar para vocês, e que é necessário: a deputada tem nos ajudado muito nesse trabalho. A gente tem o apoio da deputada, sempre tivemos a deputada do nosso lado dando esse apoio.

Eu quero aproveitar esta oportunidade para que todo o Brasil fique ciente de que a nossa deputada, a partir de hoje, está sendo convidada a ser a nossa madrinha. Quem concorda? Então bem forte para Jesus. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - É muita emoção, viu, bispo. É muita emoção.

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Eu falo isso com muita alegria.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Muito obrigada por esse carinho. Eu não sei... A gente fica emocionada, né?

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - A senhora tem sido uma pessoa muito importante para a gente. Tem aqui a nossa capelã, né, a mais antiga do grupo, que vai presentear a senhora. Tem um presente para a senhora.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Que coisa boa.

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Tem um presente para a senhora. Vai chamar, né? Outra coisa também que eu queria falar para vocês. Eu falei que eu não ia demorar, mas eu vou ser mais breve, mas é porque a gente tem que aproveitar a oportunidade de mostrar a vocês que vocês são importantes para a Igreja Universal.

A Igreja Universal existe porque vocês existem. E falando da fé, eu quero mostrar o quanto vocês são preciosos para Deus. A palavra de Deus fala isso.

Olha só, põe a palavra aí antes de a gente dar o presente da senhora. Essa palavra fala tudo. É uma palavra que mostra a importância do seu trabalho, o quanto vocês são preciosos para Deus e para a gente. Está pronto? Não foi passado?

Bom, então eu digo para vocês. Lá em Malaquias 3, versículo 17, diz: “Vocês são uma joia pra Deus”. O que vocês são?

 

TODOS - Joia!

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Uma joia. Fala para a pessoa do seu lado: “Você é uma joia para Deus.”

 

TODOS - Você é uma joia para Deus.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Vocês são joias.

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Isso é para Deus; e para mim você também é uma joia, porque, sozinho, eu não iria conseguir alcançar as pessoas que estão sofrendo. Então, nós somos uma equipe. Então, hoje, o dia é de vocês. Vocês merecem toda a homenagem. Mas, eu quero dizer uma coisa para vocês: a recompensa de vocês vem de Deus. Está boa essa recompensa?

 

TODOS - Sim.

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Ou vocês querem a recompensa do homem?

 

TODOS - Não!

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Quem quer a de Deus?

 

TODOS - Deus!

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Essa é a maior, essa é a principal. Então, chegou a hora. A senhora chama? (Vozes fora do microfone.) Vou fazer uma oração por elas. Pessoal, uma coisa importante que me perguntaram uma vez: nós atendemos só membros da Igreja? Visitamos só membros da Igreja?

 

TODOS - Não.

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Oi?

 

TODOS - Não!

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Não. Todos, todos que precisam, independente de religião, denominação, nós estamos sempre prontos a servir. Jesus nunca perguntou aos que precisavam dele qual era a religião dele. Nunca fez isso.  Então, nós seguimos o caminho de Jesus. O que Jesus fez, nós estamos dando continuidade e isso é muito importante para as pessoas saberem.

Por exemplo, doação de sangue. Para quem vai esse sangue? Nós não sabemos. Sabemos que a necessidade é muito grande. Tem pessoas que precisam de doação de sangue.

Eu quero abrir aqui esse espaço para você que é diretor do hospital. Já falei ali com o nosso doutor do Mandaqui também, que nós estamos sempre à disposição de ajudá-los. Precisou da gente? É só ligar para a gente. Está certo? Ligou, nós estamos prontos para servir.

Quero fazer uma oração por todos. Posso?

 

TODOS - Sim!

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - É a única coisa que eu tenho para dar para vocês. Vocês querem?

 

TODOS - Sim!

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Então, fiquem de pé. Vamos orar também pela deputada e todos os presentes.

Nosso Deus e nosso amado Pai, é como a Tua palavra diz, vocês são para mim joias. E uma joia é uma joia. Então, meu Deus, eu tenho o prazer de ter uma equipe tão grandiosa que ama o próximo, que se dedica dia e noite. Nós não somos médicos do corpo, mas somos da alma.

Levamos a Tua palavra que conforta. Levamos a fé que cura, que liberta a pessoa do sofrimento. Meu Deus, eu oro por todos os profissionais da Saúde. Eu quero orar, meu Deus, agora, nesse momento, por todos os voluntários no Brasil, a todos que nos assistem, que estão presentes.

Eu peço a Deus pela vida da dona Edna Macedo, nossa deputada, e por toda a sua equipe, por essa oportunidade de estarmos aqui nesta noite. Meu Deus, eu peço por todos os profissionais da Saúde que nos ajudam, que fazem parte do grupo da Saúde. Eu oro pela direção da Igreja Universal.

Senhor, eu creio - eu tenho certeza - de que todos que estão presentes - e todos que nos assistem - estão sendo abençoados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Graças a Deus. Bem forte para Jesus. (Palmas.) Amém.

Podem se sentar, por favor. Antes do presente, eu quero deixar a senhora ansiosa, um pouquinho só, tá? É uma ansiedade santa. Em outubro, nós teremos uma homenagem lá no templo para todos os profissionais da Saúde.

Eu quero convidar todos que me assistem, e todos vocês que estão aqui presentes, e você que conhece um profissional, os senhores, por favor, estão convidados. O convite está na mesa, serão sempre bem-vindos ali no templo. Nós teremos uma recepção para todos. A deputada, como madrinha, já sabe, já tem compromisso. Ponha na agenda, viu, dona Rosangela?

E nós estaremos homenageando a todos os profissionais da Saúde, porque eles merecem ser valorizados - e muitas vezes não são. E nós acreditamos que eles são pessoas importantíssimas, que salvam vidas, que ajudam e muitas vezes passam do seu horário, dedicam-se 100 por cento.

Nós tivemos a pandemia e o Grupo da Saúde estava junto com a equipe médica em um lugar que ninguém queria ir. Nós estávamos lá junto com a equipe médica, porque o médico também, quando perdia um paciente... Dizem que médico não tem sentimento, viu, Dra. Julia? Isso não é verdade.

Eu já vi médico chorar porque perdeu um paciente. Ele não vai chorar junto com a família; ele tem que mostrar força, ele tem que passar força. Mas lá atrás ele chora, que ele não queria perder o paciente. A enfermeira, o técnico de enfermagem...

A equipe, pessoal, já começa desde a recepção. A recepcionista tem a sua importância, o zelador tem a sua importância. Se um zelador, o senhor que é diretor do hospital, se o pessoal da limpeza faltar, o hospital tem que fechar, não vai ter condições de atender.

Você sabia disso? Mas parece que ninguém percebe a presença deles. Mas eles têm um papel importante. Então, todos são importantes. Você, que é da segurança; você, que faz parte da equipe do hospital, estão sendo convidados a partir de agora para estarem conosco.

Qual é o dia? Cadê aquele convite? Pega um para mim. (Vozes fora do microfone.) Dia 27 de outubro. Então está aí o convite. Se vocês precisarem, depois na saída também, nós vamos distribuir para vocês.

Já deram a palavra para a senhora, deputada? Não? Meu Deus do céu! Eu vou dar para ela. É bom porque ela não pode fugir. Eu dei em mãos e está sendo gravado, viu, deputada?

Então, pessoal, cadê o presente? Antes do... A senhora vai chamar? Pode ser agora? (Vozes fora do microfone.) Pode. Eu vou dar uma vaga para a senhora. Eu vou dar cinco minutos para a senhora falar.

Gente, Deus continue abençoando vocês, e muito obrigado pela presença. Bem forte para Jesus. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Obrigada, querido.

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Deus te abençoe.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Amém. Obrigada. Estou emocionada.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada, bispo, pelas palavras. Parabéns a todos os voluntários deste grupo pela sua dedicação, empenho e pelo trabalho incansável que vocês fazem.

Neste momento, peço para que a deputada se posicione aqui na frente para a entrega de uma singela homenagem do grupo. E chamo para isso a Sra. Divanete, carinhosamente chamada como Dona Diva. O presente da deputada.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Presentão, hein? (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Parabéns, deputada, pela homenagem.

Neste momento, ouviremos as palavras de pessoas que fazem parte também desse grupo e, de alguma forma, este projeto ajuda na vida de muitos e, principalmente, aqueles que são beneficiados por esse projeto.

Chamo aqui, neste momento, o Sr. Thomas Melo, que é o capelão e coordenador nacional do projeto “Sorriso Saúde”, por gentileza. (Palmas.) Pode vir com as suas graças, não tem problema. Agora é o seu momento.

 

O SR. THOMAS MELO - Muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado.

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - É tudo o que você queria, não é?

 

O SR. THOMAS MELO - Muito obrigado, muito obrigado. Eu não sou digno. Boa noite a todos. Agradeço a oportunidade de estar aqui. Obrigado, deputada. Obrigado, bispo, pelo convite. Obrigado a todos.

Mas eu vim aqui representar o projeto “Sorriso Saúde”. Esse é mais um dos projetos que são executados pelo Grupo da Saúde, com o propósito de levar um pouco de alegria para dentro dos hospitais. A gente faz um trabalho, hoje, em diversos hospitais, começando da entrada do hospital até a UTI.

Muitos acham que a gente atua apenas na área infantil, mas não. A gente chega no hospital e vai fazer o trabalho tentando levar um pouquinho de alegria. Eu digo tentando, porque o objetivo maior ali é só quebrar aquele clima de hospital.

O palhaço é uma figura estranha naquele ambiente. A gente chega naquele ambiente, alguém fala: “O que vocês estão fazendo aqui?”. A gente sempre responde: “Bagunça”. Esse é o objetivo, a gente chega ali para fazer bagunça, quebrar todo aquele clima. A ciência mostra que, quando você tira as pessoas daquele estado mais depressivo, mais triste, isso auxilia na melhora dessas pessoas, no tratamento delas. Então, o grupo tem esse objetivo.

A gente vem atuando pedaço, pedaço... Está passando aqui algumas imagens dos locais que nós vamos fazer o trabalho, vamos estar atuando. E, sempre à disposição. É um lugar, para nós, diferente. É um lugar onde o palhaço não é esperado, e ele chega ali só para fazer uma coisa: quebrar aquele clima de tristeza, de dor e levar um pouquinho daquilo que Jesus tem preparado para as pessoas.

A gente chega para levar a alegria de Cristo de uma forma diferente: se esconde atrás de uma máscara. Assim como todos os enfermeiros vão estar utilizando, médicos vão estar utilizando, a gente usa uma máscara com o mesmo objetivo: levar alegria e fazer com que essas pessoas venham ter a vida restaurada. Está bem?

Agradeço a oportunidade e agradeço poder estar aqui. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Eu vou quebrar um pouquinho aqui o protocolo, viu cerimonialista, mas eu quero dizer para vocês que, quando o meu neto apareceu com câncer aos dois anos, e depois ele veio aqui... Lá em Juiz de Fora.

Depois ele veio aqui para São Paulo com câncer de medula óssea... Até o irmãozinho dele foi 100% doador da medula. Mas, quando eu precisei de doação de sangue, eu liguei para o pastor Guilherme lá em Guarulhos; ele pegou uma van e colocou dez pessoas ou 15 pessoas para fazer a doação. Ele não está mais aqui entre nós. Deus assim o quis.

Mas, eu sempre digo: “Quem passa é que sabe a dor.” Muitas vezes, hoje, as pessoas não se importam com as pessoas. O ser humano ficou em segundo plano. Não tem compaixão das pessoas. Por isso eu sempre digo que a política poderia ser muito melhor se todos tivessem compaixão do povo, tivessem um pouco de amor ao próximo.

A gente percebe isso em vocês. Quando você estende a sua mão, a sua mão amiga, você se doa... Isso quer dizer que você tem Jesus, é o caráter de Deus. As pessoas têm que olhar para nós independente do cargo que você ocupa; olhar Jesus e ver que você tem o caráter de Deus. Isso é muito importante.

Eu levo muito a sério o mandato. Eu sei que um dia Deus vai me cobrar, bispo. Por isso eu faço parte da Comissão de Saúde aqui. A maioria das minhas emendas vão para os hospitais: para investimento, para compra de material, custeio, infraestrutura e, também, para o esporte, porque o esporte é saúde para os jovens, para ajudar os jovens a sair das drogas.

Enfim, a gente tem um trabalho muito importante. Então, eu quero agradecer todos vocês pelo carinho e pelo apoio que vocês dão. Não estou falando pessoal, mas a quem você leva a palavra. Eu tenho dito isso, bispo Eduardo, com uma palavra a gente levanta uma pessoa; e com uma palavra você destrói uma pessoa.

Então, é muito importante. Deus um dia vai cobrar de nós o que você fez ou o que deixou de fazer. Para alguém você vai prestar contas, não é verdade? Meu muito obrigado, de todo o meu coração, a todos vocês pelo empenho, por tudo. Vocês são os nossos heróis.

Durante a pandemia, conforme o senhor falou, quantos se foram porque se doaram, porque deixaram a família, porque estavam nos hospitais trabalhando, pegaram Covid e se foram? Médicos, enfermeiros, técnicos.

Eu sei disso, mas quero deixar aqui claro, bispo Eduardo, que vocês contem comigo, contem com meu mandato, no que precisar. Estamos unidos nesse mesmo propósito de servir, porque quem é servo tem que servir.

Deus abençoe. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Bom, chamaria agora o Dr. Igor Duarte. Ele não pôde estar presente, mas ele mandou um vídeo com a palavra dele. Apresentando-o, ele é neurocientista e professor, palestrante do projeto “Cuidando de Quem Cuida”, do grupo GSU. O vídeo, por gentileza.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Chamo agora, para uso da palavra, a Dra. Simone da Silva Mendes, psicóloga com especialização em psicodrama e neuropsicopedagogia. Por gentileza, doutora, por favor.

 

A SRA. SIMONE DA SILVA MENDES - Boa noite a todos. É uma honra estar participando deste momento, tanto para receber esta homenagem quanto para estar em um lugar de representatividade de tantos profissionais, de tantas pessoas que estão aí, no seu lugar, fazendo exatamente um trabalho de voluntariado.

Reconhecendo que todos os presentes aqui, no papel de voluntariados, assumimos a prestação de um serviço sem remuneração, cujo único objetivo é o auxílio ao próximo, através da doação do seu tempo, da sua experiência e conhecimento em uma atividade especial, onde a nossa missão é gerar benefício ao próximo.

Ser voluntário é doar atenção, respeito, amor. E para que a nossa atuação esteja acontecendo, nós precisamos estar em uma rede onde a presença da representatividade de bispos e pastores é de suma importância, até porque mostra o quanto eles se importam com cada um de nós.

Assim sendo, o crédito desta homenagem pertence a todos aqueles que estão por inteiro na arena da vida, cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue, que luta bravamente, que erra, que decepciona, porque não há esforço sem erros e decepções, mas que, na verdade, se empenha em seus feitos, que conhece o entusiasmo, as grandes paixões, que conhece também a entrega em uma causa digna.

E que, na melhor das hipóteses, conhece, no final, o triunfo da grande conquista e que, na pior, se fracassar, ao menos fracassa ousando grandemente. Esse é um trecho de um discurso feito por Theodore Roosevelt em 1910 - muito atual, para poder nos representar enquanto voluntários.

A palavra de Deus, em Romanos 12:6, vai nos dizer: de modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou, o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado, o que exercita misericórdia, com alegria.

O Grupo Saúde Universal nada mais é do que este trabalho em prol do reino de Deus, onde dons e talentos têm sido identificados e aplicados nas suas funções distintas e específicas. E eu aqui estou para representar o grupo dos profissionais que integram o Grupo da Saúde Universal.

Assim sendo, tendo recebido, pela graça de Deus, o talento de ensinar, a habilidade de comunicar, e poder ter obtido a possibilidade de me debruçar em conhecimento científico - e com tantos outros profissionais, conhecimentos distintos -, o objetivo do Grupo da Saúde Universal para os profissionais...

Ele criou um espaço onde visualizou esse profissional e procurou humanizar o profissional da área da Saúde. Além de tudo, tem nos auxiliado a compreender a dádiva que existe quando consagramos os nossos talentos a Deus.

O projeto “Cuidando de Quem Cuida” entende que a nossa formação acadêmica nos colocou em uma arena onde somos atraídos em dois conceitos sedutores: devemos ser perfeitos e devemos estar à prova de bala.

Ou seja, vivemos diariamente a contrariedade entre viver a dor do outro, mas negar a nossa dor. O nosso modus operandi sutilmente nos faz confundir quando a importância do que fazemos se mistura com o estímulo de nos tornarmos extraordinários. E não seria aqui uma das causas das doenças dos profissionais da Saúde?

Em muitas das nossas palestras, um grande questionamento que nós fazemos é: “Quem é você profissional, sem falar do que você faz?” A verdade é que, na torre de marfim do mundo acadêmico, nós somos instruídos a vestir o formalismo como se fosse uma armadura. Mas, quando olhamos de perto, em cada profissional tem uma pessoa comum - e, diga-se de passagem, morrendo de medo de ser uma pessoa comum.

O Grupo Saúde Universal acredita no nosso valor profissional e tem tido a capacidade e a disposição ética para amparar as nossas vulnerabilidades. Eu encerro aqui ressaltando que a potência do trabalho de voluntariado com os profissionais da Saúde a mim ensinou que o que sabemos tem importância, mas quem nós somos importa muito mais.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada, Dra. Simone, por compartilhar conosco essas belíssimas palavras. Dra. Julia Barbi vai agora com a palavra. Ela é ginecologista obstetra, especialista na saúde da mulher, palestrante do projeto “Cuidando de Quem Cuida”. Por favor, doutora.

 

A SRA. JULIA BARBI - Boa noite a todos. É um prazer, uma honra estar aqui compartilhando um pouquinho com todos vocês. E nós somos palestrantes, como foi falado, nesse projeto incrível que é “Cuidar de Quem Cuida”. E quando a gente fala de cuidar de quem cuida, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é cuidar das mulheres. Não é verdade, dona Edna?

Cuidar das mulheres, porque nós mulheres cuidamos; nossa essência é cuidar de tudo, de todos. E muitas vezes nós nos esquecemos de cuidar de nós mesmas. E assim como disse a Dra. Simone, o mais difícil ainda é quando essa mulher é uma profissional de Saúde. Quem cuida da mulher que cuida de todos?

E esse projeto é muito especial porque, justamente, ele traz à luz esse amor, esse cuidado por cada mulher que é profissional de Saúde ou que é voluntária desse grupo maravilhoso que é o Grupo da Saúde. E eu quero deixar aqui um recado para todas vocês mulheres que estão aqui, para as mulheres que estão me assistindo: cuide de você; priorize a sua saúde física emocional, espiritual porque, se você não estiver bem, como você vai cuidar de todas essas pessoas que você tem à sua volta?

Lembre-se disso, lembre-se: olhe-se no espelho; ame a mulher que você é, porque você é uma joia. Você é preciosa e você é preciosa para Deus. Você é preciosa para cada um de nós. E a gente precisa se lembrar disso.

Qual foi a última vez que você se olhou no espelho sem reparar nas suas rugas? Ou naqueles quilinhos a mais que tanto te incomodam? Qual foi a última vez que você se olhou no espelho, bem nos seus olhos, e disse: “Eu amo você. Você é muito importante. Você é muito especial”? Qual foi a última vez que você fez isso?

Então faça; eu te convido. Hoje, quando você chegar na sua casa, faça isso. Olhe nos seus olhos. Não repare nos cabelos brancos que aparecem, aquilo que incomoda nós mulheres, mas olhe dentro dos seus olhos e saiba o quanto você é amada e o quanto você é especial para Deus e para cada um de nós também.

E quando a gente fala dos profissionais de Saúde, a gente se dedica tanto, a gente estuda tanto. É mestrado, é doutorado, é pós-graduação, é curso disso, curso daquilo. A gente está sempre estudando e o conhecimento é infinito. Não tem como a gente saber tudo. Mas quem é esse profissional que está por detrás do jaleco? É isso que o Grupo da Saúde traz com esse projeto maravilhoso, “Cuidando de Quem Cuida”.

E a gente fica pensando: todo esse conhecimento humano, todos esses títulos, mestrado, doutorado e pós-graduação, isso e aquilo é muito importante porque a gente precisa estar atualizado para cuidar daquele paciente que vem ao nosso encontro, aquele doente.

A gente precisa saber o melhor que a medicina, a enfermagem e a fisioterapia têm para oferecer. Mas a gente não pode se esquecer das palavras do apóstolo Paulo: “Ainda que eu saiba todos os mistérios e toda a ciência, se eu não tiver amor, nada disso me aproveitará.”

E é esse amor que gera, que move o Grupo da Saúde Universal. É esse amor que faz a gente sair da nossa casa, dos nossos compromissos, deixar às vezes a nossa família esperando, para levar essa palavra, para levar esse cuidado, porque esse é o amor que vem de Deus.

Esse é o verdadeiro amor ao próximo. E que todos vocês se sintam homenageados nesse dia de hoje com esse abraço que vem de Deus, porque a gente não pode desfalecer nunca, porque a nossa obra certamente terá recompensa.

Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada, Dra. Julia, pelas palavras e pela orientação. Prometo, a partir de hoje, fazer isso daí.

Bom, quero agradecer a todos os coordenadores aqui presentes - eu acho que eu falhei lá no início, não agradeci -, mas a todos os coordenadores, pastores, coordenadores das regiões, todos os profissionais da Saúde presentes. A gente agradece muito a presença de vocês, está bom? Muito obrigada.

Agora a gente vai ver um vídeo do vereador Sansão Pereira. Não pôde estar presente, mas ele mandou um vídeo com uma mensagem.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Bom, mais uma vez, eu quero agradecer e parabenizar a todos vocês profissionais pelo belíssimo trabalho. Peço para que a deputada novamente se posicione à frente para a entrega de mais uma homenagem do Grupo. Por gentileza, deputada.

Para essa homenagem, eu chamo o pastor Sandro Vasques, coordenador do Grupo da Saúde de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Todo mundo quer saber, não é? Quem quer saber?

 

TODOS - Eu!

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. SANDRO VASQUES - Boa noite a todos, pessoal. A gente não vai fazer discurso aqui; todos que tinham que fazer já fizeram. É uma singela homenagem para a dona Edna. Todas as vezes que o bispo Eduardo e eu vamos ao gabinete da dona Edna, ela nos convida para tomar café, cappuccino.

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - É bom demais, né?

 

O SR. SANDRO VASQUES - Geralmente a gente nunca fica em um só, sempre repetimos, né? E sentado ali no gabinete da dona Edna, o bispo Eduardo e eu, nós sempre vimos uma estante que ela tem com homenagem, medalhas, condecoração, placa de homenagem, mas a gente olhou e a gente nunca viu nada do Grupo da Saúde lá. E o bispo Eduardo e eu falamos assim: “Não, a gente tem que mudar isso”.

Então, nós preparamos com muito carinho. Foi corrido, né? A dona Rosângela sabe. Mas com muito carinho, o bispo Eduardo, através do Grupo da Saúde, através da gente, a gente preparou... Eu duvido que não vai ficar na estante da senhora, não vou puxar sardinha, mas é um dos mais bonitos que vai estar lá.

Esse troféu é pequeno, é uma singela homenagem, mas o tamanho do carinho, da consideração que o Grupo da Saúde tem pela dona Edna, é muito grande, ela sabe disso, não só o Grupo da Saúde, mas todos os grupos da Igreja Universal. Isso aqui representa uma pequena contribuição que veio dos voluntários do Grupo da Saúde, para a senhora.

Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. EDUARDO RIBEIRO - Vamos vir para ver, não é? Se está lá, não é? 

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Pessoal, muito obrigada de todo o meu coração. Eu não sou deputada, eu estou deputada. Eu sou uma serva do Senhor, estou aqui para servir. Deus tem me usado sobremaneira, para que a gente possa abrir portas, para levar a palavra de Deus àqueles que sofrem, para resgatar as almas perdidas.

Então esse é o meu ministério aqui dentro da Assembleia Legislativa e eu tenho o maior prazer, a maior alegria em servir. Não sou nada, eu sou gente como vocês. A gente chora, a gente ri, a gente sente dor de barriga, a gente passa pelos desertos, mas com Jesus no barco tudo vai bem. Deus nos dá força, nos dá saúde, nos dá vitória, lutas... Temos grandes lutas, mas a vitória sempre vem. Amém, pessoal. Muito obrigada de todo o meu coração.

E vocês têm aqui uma madrinha, de fato e de verdade, e valente e corajosa, viu? Porque, ô baixinha brava! Não é à toa que eu como muita pimenta, viu? Viu, pastor Sandro? Muito obrigada, que Deus abençoe a todos vocês, de todo o meu coração.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - E eu sou testemunha; é arretada mesmo. Parabéns, deputada, por mais essa homenagem. E agora, neste momento, eu chamo para a entrega de alguns certificados o bispo e a dona Edna, deputada, para que desçam novamente para a entrega de 20 certificados.

Mas eu aviso que todos receberão esse certificado, porque todos estão sendo homenageados. Mas, por questão de horário, a gente vai entregar alguns agora e, quando der por encerrada a sessão, eles vão continuar com a entrega do restante, ok? Por favor, deputada, bispo.

O pessoal aqui das quatro primeiras fileiras, por gentileza, pode vir aqui na frente receber. Os palhacinhos também podem vir, gente. Por favor, isso. Cadê o Atchim? Anima aí, Atchim. Estão cansados, Atchim. Ajuda aí.

 

* * *

 

- São entregues os certificados.

 

* * *

 

Depois nós tiraremos a foto oficial, tá bom? Passo a palavra agora à deputada Edna Macedo para que proceda com o encerramento desta sessão solene.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta sessão.

Antes de encerrar, eu quero agradecer, de todo meu coração, a todos vocês. Dr. Nelson, que veio lá de Guarulhos, do Padre Bento; ao Dr. Vanderlei, lá do Hospital do Mandaqui, nosso amigo também. Muito obrigada a todos.

E, se eu esqueci o nome de alguém aqui, me perdoe. Depois que eu trintei, nunca mais contei. Então, sabe como é que é... A idade, quando chega, chega para todo mundo. Olha, quem não morre de novo, de velho não escapa hein. Presta atenção.

Gente, muito obrigada, de todo o meu coração. Vocês merecem todo o nosso carinho e o nosso respeito. O meu mandato está à disposição; estamos aqui para servir. Amém, pessoal.

 

TODOS - Amém!

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Deus abençoe abundantemente todos vocês. Ah, minha querida lá, Dra. Kelly. Está aí? Ô, minha flor, que Deus te abençoe. Muito obrigada pela presença. Agora que eu vi a senhora aí, me perdoe.

Grande abraço, pessoal. (Palmas.)

Obrigada.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 02 minutos.

 

* * *