24 DE OUTUBRO DE 2025

64ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DE COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO SR. RICARDO NUNES

        

Presidência: ANDRÉ DO PRADO e CARLA MORANDO

        

RESUMO

        

1 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Abre a sessão às 10h23min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

3 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Informa que convocara a presente sessão solene para "Outorga de Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Ricardo Nunes", por solicitação da deputada Carla Morando. Faz agradecimentos gerais. Menciona proximidade com o homenageado.

        

4 - CARLA MORANDO

Assume a Presidência. Manifesta contentamento por presidir esta solenidade. Tece considerações sobre a história do homenageado. Lista políticas públicas levadas a efeito pela autoridade.

        

5 - FÁBIO FARIA DE SÁ

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

6 - ROGÉRIO SANTOS

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

7 - JORGE CARUSO

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

8 - CARLOS CEZAR

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

9 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Lê texto encaminhado pelo deputado Delegado Olim. Anuncia a exibição de vídeo com pronunciamento do deputado Itamar Borges.

        

10 - PAULINHO DA FORÇA

Deputado federal, faz pronunciamento.

        

11 - EDSON APARECIDO

Secretário municipal de Governo de São Paulo, faz pronunciamento.

        

12 - ALTAIR MORAES

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

13 - GIL DINIZ

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

14 - DOMINGOS DISSEI

Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, faz pronunciamento.

        

15 - MARINA HELOU

Deputada estadual, faz pronunciamento.

        

16 - REIS

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

17 - JOÃO JORGE

Vereador de São Paulo, faz pronunciamento.

        

18 - RODRIGO GARCIA

Ex-governador do estado de São Paulo, faz pronunciamento.

        

19 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a outorga de Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Ricardo Nunes. Tece considerações regimentais sobre a comenda.

        

20 - RICARDO NUNES

Prefeito de São Paulo, faz pronunciamento.

        

21 - PRESIDENTE CARLA MORANDO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 12h24min.

        

* * *

 

ÍNTEGRA

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. André do Prado.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, muito bom dia. Sejam todos muito bem-vindos, muito bem-vindas à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e também no canal da Alesp no Youtube. Anunciamos a formação da Mesa Diretora. Deputado estadual André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) Deputada estadual Carla Morando, proponente desta solenidade. (Pausa.)

O homenageado do dia, o Sr. Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo, acompanhado pela primeira-dama. (Palmas.) Sra. Regina Nunes, primeira-dama da cidade de São Paulo. (Palmas.) Sr. Orlando Morando, secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo. (Palmas.)

E, para compor a Mesa extensora, convidamos o governador Rodrigo Garcia. (Palmas.) Vereador João Jorge, primeiro presidente da Câmara Municipal de São Paulo, neste ato representando o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Ricardo Torres - Teixeira, corrigindo o cerimonial, Ricardo Teixeira. O Sr. Marco Antonio Assalve, secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos. (Palmas.)

Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. (Palmas.) Roberto de Lucena, secretário de Estado de Turismo e Viagens. (Palmas.) Conselheiro Domingos Dissei, presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. (Palmas.) Edson Aparecido, secretário de Governo Municipal da cidade de São Paulo. (Palmas.)

Convido a todos e a todas presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente PM Villas Boas.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Registramos e agradecemos a presença das seguintes personalidades: Paulinho da Força, deputado federal; inspetor superintendente Jairo Filho, comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana; deputados estaduais: Camila Godoi, Carlos Cezar, Rogério Santos, Daniel Soares, Fábio Faria de Sá.

Vereadores, secretários municipais, secretários-adjuntos e executivos municipais, presidentes de empresas, autarquias e fundações da cidade de São Paulo, subprefeitos da Capital, familiares e amigos do homenageado.

Senhoras e senhores, passo a palavra ao deputado estadual André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para que proceda à abertura desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada por mim, presidente desta Casa de Leis, atendendo à solicitação da deputada Carla Morando, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo.

Gostaria de agradecer a presença aqui de todas as autoridades e de todos os convidados para esta sessão solene quando nós, o Poder Legislativo do Estado de São Paulo, a Assembleia Legislativa faz esta honrosa homenagem a este grande líder e prefeito da capital do estado de São Paulo, nosso prefeito Ricardo Nunes.

Quero agradecer muito a presença aqui das seguintes autoridades: primeiramente a do nosso prefeito Ricardo Nunes; da nossa primeira-dama, Regina; a irmã dela também, a Adriana; do nosso sempre governador e também presidente desta Casa, com vários mandatos, grande amigo, Rodrigo Garcia, aqui presente também, muito nos honra com a sua presença aqui, Rodrigo, muito obrigado.

Cumprimentar aqui o deputado federal Paulinho da Força, grande amigo do Ricardo também, nosso deputado; cumprimentar aqui o sempre deputado Tonico Ramos, que foi deputado nesta Casa também. Cumprimentar os secretariados aqui presentes, nosso secretário de Turismo, Roberto Lucena; o nosso secretário de Transportes Metropolitanos, o Assalve; o Marcos da Costa, secretário dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Cumprimentar também os prefeitos aqui, de Diadema, o Taka, e o Tite, que é o nosso prefeito de São Caetano. Cumprimentar o vereador João Jorge, e em nome dele cumprimentar todos os demais vereadores aqui presentes. Cumprimentar o nosso presidente do Tribunal de Contas do Município, Domingos Dissei; e também o nosso conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Ricardo Torres.

Cumprimentar meu amigo, também secretário municipal aqui da Capital, Edson Aparecido; nosso secretário, e também foi deputado nesta Casa, deputado Orlando Morando, assim como o Edson Aparecido, também foram deputados brilhantes aqui nesta Casa de Leis.

Cumprimentar também os secretários Rodrigo Ashiuchi; André Lemos Jorge; Diogo, enfim, todos os secretários que estão aqui presentes, que fazem parte do grupo, do time do nosso prefeito Ricardo Nunes, a todos vocês os meus cumprimentos, meus parabéns também.

Que esta homenagem, como estamos homenageando aqui hoje o prefeito Ricardo Nunes, estamos homenageando vocês também, que fazem parte do time, do grupo do Ricardo, que tem feito esse trabalho maravilhoso à frente da cidade de São Paulo.

Cumprimentar todos os familiares do nosso homenageado, todas as pessoas presentes, de maneira especial, em meu nome, em nome do deputado Carlos Cezar, que está aqui, que é líder do PL, em nome do deputado Rogério Santos também, do MDB, em nome da deputada Camila Godoi, aqui presente também conosco, representando todos os demais deputados desta Casa.

E, de maneira especial, agradecer e parabenizar a deputada Carla Morando, que é realmente quem teve a iniciativa, proponente desta sessão solene, em que nós estaremos outorgando um título de uma honraria, que é a maior honraria desta Casa... Deputado Jorge Caruso, que está conosco também, grande amigo do Ricardo, do MDB, parceiro. Estaremos outorgando esse título ao Ricardo, e a Casa toda hoje fazendo esta justa homenagem.

Ricardo, discurso pronto aqui, mas não vou ler, porque acho que tenho que falar de coração, porque você é uma pessoa muito especial. Nos últimos anos tive o privilégio de estar mais perto do Ricardo, somente quando a gente iniciou a sua reeleição um ano antes.

Já tinha amizade com o Ricardo, mas, quando você se aproxima do Ricardo, conhece-o mais profundamente, você passa a respeitar muito o Ricardo, muito mais do que respeitava, porque o Ricardo é uma pessoa que a capacidade técnica dele aqui, acho que vai falar, a Carla vai falar do seu histórico, não vou fazer esse meu pronunciamento nesse sentido.

Mas, em meu pronunciamento, quero falar do ser humano Ricardo Nunes, o ser humano que é um gigante, um ser humano que tem uma aptidão assim, para lidar com as pessoas, uma pessoa que gosta de gente, que ama o que faz.

A gente vê o Ricardo todos os dias, acompanho nas redes o carinho e o amor que tem feito em todos os cantos dessa cidade de São Paulo, as obras que estão acontecendo, e ele conhece detalhadamente cada canto desta cidade, cada espaço, cada obra com a forma que se envolve.

O jeito dele simples, humilde, mas uma pessoa que nos conquistou de uma forma e o respeito que todo o cidadão paulistano tem e paulista também. Porque hoje a cidade de São Paulo é o orgulho para todo o estado de São Paulo.

Então, por isso, esta homenagem que nós estamos fazendo aqui hoje, Ricardo, é merecidíssima, merecidíssima no sentido de que o povo do estado de São Paulo está aqui hoje agradecendo a você por tudo que você já fez, está fazendo e vai fazer ainda, não só pela nossa cidade de São Paulo, mas pelo nosso estado de São Paulo.

Então essa nossa gratidão realmente é de coração, é uma homenagem que, quando você faz uma como esta, que a gente sente no coração que é justa, merecida, verdadeira, a gente acaba fazendo justiça por uma pessoa que nós temos que reconhecer esse trabalho que você vem desenvolvendo em prol da população da cidade de São Paulo.

Através do seu trabalho, o quanto está melhorando e ajudando as pessoas lá na ponta. Esse é o significado de nós que estamos à frente de um cargo público, só tem sentido quando realmente transforma, melhora e consegue realmente ser uma pessoa que está sendo instrumento de mudança na melhoria de milhares e de milhões de pessoas. Olhe a sua responsabilidade.

É por isso que todos nós estamos aqui hoje, todos os seus amigos estão aqui hoje, os que trabalham com você no dia a dia, os nossos vereadores aqui da Capital estão presentes também aqui te homenageando, seus amigos, todos os convidados.

Enfim é para dizer a você: que Deus continue te abençoando, que Deus continue te dando saúde para que continue fazendo esse trabalho extraordinário que tem nos dado muito orgulho, mesmo, nós que estamos ao seu lado vendo esse trabalho que todos os dias incansavelmente você faz com amor, com determinação e, acima de tudo, você é uma pessoa abençoada por Deus.

Glória a Deus, que nós conseguimos, Nalini, a reeleição do nosso prefeito Ricardo Nunes. Quantos projetos hoje nós estamos vendo acontecer, em parceria com o governo do estado, com o governador Tarcísio de Freitas, graças a esse trabalho de união. É disso que a gente precisa, de união, para que este estado de São Paulo continue avançando como está, e a cidade, a capital, São Paulo, é preponderante nesse alicerce, nessa base para que o estado vá bem.

Então parabéns a você. Que, mais uma vez, Deus continue te abençoando, te iluminando, porque você é uma pessoa que tem luz e merece todos os elogios que nós estamos fazendo aqui hoje, toda a nossa gratidão. Parabéns, fique com Deus e continue firme nessa sua trajetória, porque os desafios são grandes, mas você tem capacidade enorme para superar todos que aparecerão.

Obrigado. (Palmas.)

Agora eu passo a palavra, para presidir os trabalhos desta sessão solene, à proponente, a deputada Carla Morando, para que assuma esta Presidência e dê sequência a esta sessão solene. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Carla Morando.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CARLA MORANDO - PSDB - Bom dia. É uma alegria muito grande hoje ter este evento, esta homenagem aqui na Casa, para uma pessoa que tem feito um trabalho muito especial pela cidade de São Paulo, junto com a esposa, que é “cachorreira”, mas que está ali sempre ao lado dele. Vamos lá.

Eu quero começar a agradecer a presença aqui do nosso presidente da Casa, deputado André do Prado, que fez agora o seu pronunciamento. Também agradecer ao prefeito Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo; à primeira-dama, Regina Nunes; aos secretários municipais da Capital, Edson Aparecido e o Orlando Morando, que é secretário de Segurança Urbana, em nome de quem eu gostaria, também, de cumprimentar a todos os secretários municipais aqui presentes.

Ao nosso governador, Rodrigo Garcia, também ao vereador João Jorge, primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, em nome de quem eu gostaria de cumprimentar todos os vereadores aqui presentes.

Também secretários de Estado, Roberto de Lucena, secretário de Turismo; também Marco Antonio Assalve, de Transportes Metropolitanos; Marcos da Costa, dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Cumprimentar, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, o conselheiro Domingos Dissei, presidente; também o conselheiro Ricardo Torres, vice-presidente.

Cumprimentar meus colegas, deputados estaduais aqui presentes: Carlos Cezar, Fábio Faria de Sá, Rogério Santos, Jorge Caruso, Camila Godoi, Daniel Soares e também o deputado federal Paulinho da Força. Os prefeitos que estão aqui presentes: o Tite Campanella, prefeito de São Caetano do Sul; e o Taka Yamauchi, prefeito de Diadema, muito obrigada.

Cumprimentar todos os vereadores que estão também aqui presentes, de todas as cidades. Os secretários municipais, os secretários-adjuntos e também executivos municipais, presidentes de empresas, autarquias e fundações da cidade e do estado de São Paulo, subprefeitos da Capital, amigos do homenageado e também todas as pessoas, senhoras e senhores aqui presentes.

É uma alegria muito grande. Também quero deixar um registro, que nós não tivemos aqui o comparecimento do deputado Itamar Borges e nem do Delegado Olim, porque eles estão com um outro compromisso, mas pediram para fazer também este registro. Enfim, obrigada a todos por estarem aqui no dia de hoje.

Hoje é um dia de celebração e reconhecimento. É com profunda emoção que nos reunimos aqui para homenagear um homem cuja trajetória inspira superação, dedicação ao serviço público, amor à sua terra e fé na justiça social. O prefeito Ricardo Luís Reis Nunes.

Nascido e criado em São Paulo, morador da zona sul, Ricardo Nunes traz na família os valores que norteiam a sua vida: responsabilidade, respeito e amor ao próximo. Marido de Regina, uma mulher dedicada, forte e que está sempre junto ao prefeito, o apoiando. Pai de Ricardinho, Mayara e Izabela, e avô de Ricardinho Neto e Valentina.

Antes de ingressar na vida pública, Ricardo Nunes foi empreendedor. Essa experiência, feita de disciplina, gestão e contato direto com as pessoas, deu-lhe a base prática para enfrentar os desafios de uma metrópole gigante e vibrante como São Paulo. Filiado ao MDB desde 2018, ele sempre participou de iniciativas em defesa da democracia.

Com esse repertório, chegou ao Legislativo paulistano movido por uma determinação firme: transformar conhecimento em ação. E foi exatamente essa força que o sustentou diante de um dos maiores desafios da sua vida: assumir a Prefeitura de São Paulo, em maio de 2021, em um momento de muita dor, em meio à pandemia e à perda do nosso saudoso prefeito Bruno Covas.

Desde então, Ricardo Nunes tem honrado esse legado, imprimindo sua marca de coragem, sensibilidade e gestão eficiente, sempre voltado ao bem comum. E sua reeleição em 2024 é a prova viva do reconhecimento da população. Um reconhecimento pelo trabalho incansável, sério e produtivo que vem sendo realizado. De 21 até hoje, a sua administração tem uma direção clara: ampliar oportunidades e cuidar das pessoas.

E não faltam resultados para comprovar isso. Os programas habitacionais, Ricardo, os recapeamentos urbanos em ritmo acelerado, a fila da creche zerada pelo quinto ano consecutivo, a implantação da faixa azul, que salva milhares de vidas, o lançamento do transporte hidroviário de São Paulo, o “Domingão Tarifa Zero” e o “Smart Sampa”, que é um sistema de câmeras inteligentes que vem fortalecendo a segurança de toda a nossa cidade e tem servido de exemplo para todo o nosso país e também para o mundo.

Hoje, mais do que celebrar obras e programas, nós reconhecemos a história de superação, a transformação de uma origem humilde em compromisso público e a escolha de dedicar uma vida inteira ao bem comum. Hoje, o melhor prefeito da história da cidade de São Paulo. (Palmas.)

Por tudo isso, receba, prefeito Ricardo Nunes, a nossa mais profunda admiração e respeito. Uma salva de palmas, agora, de novo, ao homem de coragem e fé, e de um verdadeiro amor por São Paulo. (Palmas.) Um verdadeiro exemplo de vida para todos nós.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convido agora para fazer o uso da palavra o deputado estadual Fábio Faria de Sá.

 

O SR. FÁBIO FARIA DE SÁ - PODE - Pego de surpresa. Presidente, se V. Exa. tomar liberdade, eu não nominar todas as autoridades aqui presentes; já foram nominadas pelo nosso presidente André do Prado, pela deputada Carla Morando, mas é um motivo de orgulho estar aqui hoje, viu, prefeito Ricardo Nunes?

Em algumas obras entregues com o senhor eu sempre falo que dá orgulho de morar em São Paulo hoje, não desmerecendo os seus antecessores, mas pelo trabalho que você vem fazendo aqui na capital.

Queria agradecer a Deus. Se a deputada Carla Morando não tivesse feito essa homenagem, com certeza a gente iria propor, e usar um trechinho aqui do que o nosso presidente André do Prado falou. O senhor pode fazer muito mais, não só pelo município, mas por esse estado de São Paulo.

A gente sabe que existe uma guerra política hoje, do lado “A”, do lado “B”, da esquerda e da direita, mas o prefeito vê as pessoas, e o nosso país é feito de pessoas e não de governo.

Então, se tudo der certo e o nosso governador Tarcísio de Freitas for a presidente, declaro aqui abertamente para todo mundo, sem medo nenhum, que o prefeito Ricardo Nunes deveria ser o nosso candidato para governador. (Palmas.)

É uma pessoa que administrou uma prefeitura e vai ajudar as nossas 645 cidades a serem governadas por alguém que já teve essa experiência. Queria agradecer a todos os nossos deputados aqui presentes e dizer, Ricardo, mais uma vez, que eu tenho orgulho de morar na capital administrada pelo senhor.

Que Deus abençoe a sua vida.

Obrigado, gente. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do deputado Fábio Faria de Sá. Agora convidamos para fazer o uso da palavra o deputado Rogério Santos.

 

O SR. ROGÉRIO SANTOS - MDB - Muito bom dia a todos. Uma alegria imensa poder fazer o uso da palavra em um momento tão solene quanto este. Quero cumprimentá-la, deputada Carla Morando, pela propositura dessa honraria, a mais alta honraria desta Casa. Parabéns, nós estamos em consonância e celebrando juntos, porque foi muito assertiva.

Cumprimentar o presidente André do Prado e, em nome dele, todos os demais deputados e colegas que estão aqui, secretários, vereadores do município aqui de São Paulo, vereadoras, mas, especialmente, prefeito Ricardo Nunes, meu amigo, meu irmão, cumprimentá-lo. Ao senhor e à primeira-dama, Regina Nunes.

Muito breves as palavras, mas eu fiz questão de falar, porque uma das razões, um dos motivos de estar aqui hoje também como deputado é porque eu fui convidado pelo Ricardo Nunes para vir para o MDB e, junto com o Enrico Misasi - que está ali hoje, secretário da Casa Civil de São Paulo -, compor um time dentro do MDB para poder disputar a eleição aqui na capital.

E o Ricardo Nunes foi especialmente um instrumento importante para a minha chegada até aqui. Só que, mais do que a eleição, nesse tempo eu tenho visto um prefeito, um homem dedicado à vida pública, um homem que tem, cada vez mais, demonstrado que é possível, por meio da política, construir uma boa sociedade. Como o deputado Fábio Faria disse, focado nas pessoas.

O Ricardo é um homem de fé, de muita fé, e, por muitas vezes, a gente viu a angústia que era o desafio de uma cidade e, sobretudo, a disputa de uma última eleição que ocorreu aqui, e as angústias que ele vivia sabendo do bem que podia continuar na cidade de São Paulo e a possibilidade, os riscos disso, de repente, não ter uma continuidade.

Nós nos unimos, naquele momento, nossa família, nossos amigos, nossos irmãos de igreja, mas, sobretudo, aqueles que acreditam na cidade de São Paulo se uniram e deram continuidade, permitiram que esse grande líder político, esse grande gestor, pudesse dar continuidade a um trabalho de excelência que já vinha fazendo, e agora a cidade de São Paulo celebra com alegria, mas com grande festa, mesmo, a continuidade do seu trabalho, prefeito.

Eu quero só mencionar que contigo tenho aprendido que a política, aos moldes daquilo que o papa Francisco dizia, a política não é um campo de guerra, a política não é um campo de conflitos. Ao contrário, a política existe para encontrar consenso, para encontrar unidade.

E o seu exemplo, o seu testemunho tem nos ensinado como que se faz política sem precisar ir para o embate, embora tenha que ser firme, às vezes até duro em alguns posicionamentos, mas nunca causando divisão. O seu exemplo é um exemplo de unidade, um exemplo a ser seguido. Que Deus te abençoe em sua jornada, seja para aquilo que tiver pela frente. Estaremos junto com o senhor.

Parabéns e que Deus te abençoe sempre. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do deputado. Agora, vamos ao uso da palavra, por gentileza, o deputado Jorge Caruso. (Palmas.)

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Bom dia a todos. Presidente Carla, deputada Carla, parabéns por essa homenagem feita ao nosso prefeito Ricardo, que eu sei que não é só o prefeito Ricardo, é a sua esposa Regina, são todas as pessoas que compõem o governo, que fazem parte da história política do Ricardo, que fizeram chegar aqui hoje.

É o sucesso de uma pessoa que dirige o maior município da América Latina, mas que soube, acima de tudo, não só com o seu trabalho, montar uma equipe de qualidade. Então, parabéns por essa homenagem. Permitam-me cumprimentar todos os presentes aqui na pessoa da Carla.

E, de uma forma bem didática, dizer o seguinte ao meu amigo Ricardo. Conheço o Ricardo desde menino, das festas de quermesse, em que a gente ia juntos. Poucas pessoas sabem aqui que, acho que em 1988, o Ricardo disputou a primeira eleição. O Ricardo vem de uma família já tradicional de política.

A dona Maria do Céu, a mãe dele, trabalhava nesta Casa com o então deputado, Roberto Purini, que, por muito tempo... O Ricardo vivenciou política desde o início, desde jovem. E eu tive a oportunidade de conviver com ele como presidente do meu partido local, na Capela do Socorro.

O Ricardo me ajudou em muitas eleições, pois veio a ter sucesso como empresário, e não só sucesso, a presidir a associação da categoria dele. Então, é uma pessoa que por onde passou, ele sempre foi muito competente. Teve a oportunidade de sair candidato a vereador e venceu as eleições. E, mais uma vez, ele provou sua competência. Foi reeleito.

O interessante foi o seguinte: não só fez um excelente trabalho, mas ele ganhou a confiança pela competência e pela lealdade do então prefeito Bruno Covas, a ponto de tê-lo convidado para ser vice. E eu quero dizer, na minha opinião, quando o Ricardo aceitou aquele convite para ser vice, era um momento muito difícil.

A prefeitura tinha dificuldades, o governo estava fragilizado - até em função da ausência do Bruno em muitos momentos por conta da doença - e chegaram a vencer as eleições, mas aí começava um novo desafio, a doença do Bruno, a tragédia que ocorreu. O Ricardo assumiu, uma pessoa até então que era conhecida do meio político por sua competência, mas desconhecida da população, mas trabalhando.

E a gente sabia da capacidade do Ricardo quanto ao trabalho. Eu acho que um ano antes das eleições - não é, Enrico? Enrico é o nosso presidente municipal. Sentei com o Ricardo e o Ricardo me mostrou uma pesquisa e eu particularmente não acreditei muito. Mostrou uma pesquisa dizendo o seguinte. Falou: "Pô, Caruso, nós estamos bem na periferia, nós estamos liderando na periferia”.

E a periferia de São Paulo, quem é de São Paulo sabe, acho que há mais de 20 anos, ela tem uma tradição mais, talvez, à esquerda, ou é considerada como vermelha, não azul, enfim, aquelas coisas que o pessoal rotula, e sempre foi muito difícil de quebrar essa tradição. Havia essa tradição aqui na cidade de São Paulo.

E, quando o Ricardo mostrou esses números - e ele fazendo muita coisa, fazendo muita coisa -, todo mundo ficou um pouco reticente. Aí veio a eleição, o processo de reeleição. E por isso que eu digo que a tua frase foi muito bacana, Carla, quando você fala que ele é o melhor prefeito que a cidade já teve, porque os números mostraram justamente isso, que você estava certo, Ricardo, com relação à pesquisa, que a pesquisa estava certa.

E você conseguiu mostrar um negócio interessante, que a periferia não tem cor, não é vermelha, não é azul. A periferia é de quem trabalha, é de quem faz. Esse que foi o grande diferencial. Então é isso que eu acho que marca a sua gestão, você conseguiu quebrar uma história na cidade de São Paulo que vinha de muitos e muitos anos.

E para fazer isso precisa ser muito bom, precisa trabalhar muito. E você não só fez isso na periferia como você fez na cidade inteira. Então, acho que é um privilégio para o nosso partido; enquanto cidadãos, acho que é um privilégio para todos que moram aqui ter uma pessoa tão competente dirigindo o município.

Que você tenha muita saúde, em nosso nome, em nome do parlamento, em nome da população, que vocês que dirigem esse município tenham sempre muita saúde para continuar esse trabalho e, se Deus quiser, darem outros grandes passos em suas vidas.

Um abraço a todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao deputado estadual Jorge Caruso. Agora convidamos para fazer o uso da palavra o deputado Carlos Cezar. (Palmas.)

 

O SR. CARLOS CEZAR - PL - Bom dia a todos. Com muita alegria quero cumprimentar meu amigo, irmão, presidente desta Casa, deputado André do Prado. Cumprimentar com muita alegria a nossa presidente, que preside esta sessão, autora desta honraria, deputada Carla Morando, cumprimentando também seu esposo Orlando Morando, que foi deputado aqui com a gente, hoje é secretário municipal, e é claro, o homenageado deste dia, prefeito Ricardo Nunes, e sua esposa Regina Nunes.

Cumprimentar aqui o nosso sempre governador, ex-presidente desta Casa também, Rodrigo Garcia, o nosso querido Domingos Dissei, presidente do Tribunal de Contas do Município, vereadores, amigos, meus colegas deputados que já se pronunciaram aqui, cada um.

Dizer de uma manhã como esta e que nós estamos fazendo uma justa homenagem a alguém que presta um relevante trabalho na sociedade, sobretudo que hoje é prefeito da maior cidade do País.

São Paulo, se fosse considerada um país, estaria na posição número 82, 85, ou seja, maior do que mais de 110 países. São Paulo sozinha é maior do que Portugal, do que Suíça, do que Dinamarca. Aliás, é maior do que Dinamarca, Finlândia e alguns outros países juntos. Então isso mostra a importância desta cidade.

Mas hoje, Ricardo, a deputada Carla Morando foi muito feliz, e nós aqui, enquanto deputados, que aprovamos esta honraria, dizer que nós estamos fazendo isso em reconhecimento a alguém - como já foi dito aqui pelo Jorge Caruso - que, por onde passou, foi exitoso. 

A nossa vida é feita de desafios, é feita de oportunidades, e o senhor, por onde passou, foi bem-sucedido. Prova disso, a sua competência como vereador: ainda no segundo mandato, foi distinguido e destacado pelo nosso saudoso Bruno Covas - que, aliás, foi deputado aqui com a gente também - para ser o seu vice.

E essa lealdade o fez, quis o destino, assumir uma cidade como São Paulo, uma cidade com tantos desafios, desafios maiores do que os de um país, e o levou a uma posição de êxito. E, hoje, esta Casa presta essa homenagem, porque se há uma coisa que é importante na nossa vida, é nós aprendermos a reconhecer. Todos nós carregamos, Paulinho, uma placa de reconhecimento, todos nós precisamos disso.

Por isso que eu sempre digo que nós só nos lembramos, Roberto de Lucena, daquilo que nós celebramos, porque hoje é uma manhã de celebração, celebração da sua carreira exitosa, daquilo que você tem desempenhado até aqui, daquilo que você ainda fará e daquilo que você já fez não só como homem público, mas como pai, como marido, como avô, como alguém tem se distinguido.

E eu digo sempre que, na vida, nós vamos defrontar sempre, Fabrício, com duas irmãs gêmeas, e, se nós não nos casarmos com a primeira irmã gêmea, fatalmente nós nos casaremos com a segunda irmã gêmea. A primeira irmã gêmea se chama oportunidade; e, quando nós não nos casamos com a oportunidade, fatalmente nós nos casaremos com a segunda irmã, que se chama arrependimento.

E quando a gente se casa com o arrependimento, a gente perde a oportunidade de reconhecer as pessoas, as pessoas que foram importantes na nossa vida, as pessoas que ajudaram a sociedade, as pessoas que fizeram a diferença. É por isso que nós somos, muitas vezes, uma sociedade de memórias póstumas, porque, muitas vezes, as pessoas só se lembram de mandar flores para alguém quando a pessoa já não pode mais sentir o cheiro da flor.

Rogério, as pessoas, às vezes, deixam para dizer para uma pessoa que ela era importante, que a amavam, quando a pessoa já não pode mais ouvir a voz delas. Às vezes, as pessoas viajam quilômetros e quilômetros de distância para abraçar alguém quando a pessoa já não pode mais sentir o calor do abraço.

Hoje, o maior parlamento da América Latina, Ricardo, está dizendo para você que você é uma pessoa importante, que você administra uma cidade importante, que a sua lealdade com o governador Tarcísio fez com que você conquistasse uma reeleição, com letras maiúsculas e garrafais, porque você merece.

E porque, através dessa parceria com o governador Tarcísio, hoje São Paulo está vivendo números jamais alcançados em tempos anteriores e vai continuar indo mais longe ainda, porque você é um homem de aliança, é um homem correto e que merece toda a honraria. Então hoje nós não desprezamos a oportunidade de entregar para você o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, que é a maior honraria que esta Casa pode dar.

Parabéns, muito obrigado, Deus abençoe. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do deputado Carlos Cezar. Agora eu farei a leitura de um texto enviado pelo deputado estadual Delegado Olim.

“Prezado prefeito Ricardo Nunes, é com grande satisfação que o parabenizo pela outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Felicito também a nobre deputada Carla Morando e o presidente desta Casa, deputado estadual André do Prado, pela oportuna iniciativa em conceder esta justa e merecida homenagem pelo seu incansável trabalho e dedicação à cidade de São Paulo.

Lamento profundamente não poder estar presente pessoalmente para demonstrar minha admiração e aplaudir esta condecoração. Infelizmente, uma cirurgia de emergência me impediu de comparecer, mas meu pensamento e apoio estão com o senhor neste momento especial.

Sua atuação tem se destacado por iniciativas significativas que impactam positivamente a vida dos cidadãos, e esta homenagem é o reconhecimento de sua liderança e de seu compromisso nessa trajetória de sucesso em prol da nossa cidade.

Com os mais sinceros cumprimentos, deputado Delegado Olim.” (Palmas.)

Agradecemos ao deputado Delegado Olim pelas belas palavras e desejamos uma pronta recuperação.

Agora, vamos assistir a um vídeo do deputado Itamar Borges.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao deputado Itamar Borges. (Palmas.) Agora convido para fazer o uso da palavra o deputado federal Paulinho da Força.

 

O SR. PAULINHO DA FORÇA - Cumprimentar todas as mulheres, em nome da Carla Morando, da Camila Godoi e da Regina. Parabéns, Regina. Cumprimentar a todos, cumprimentar os secretários, vereadores, deputados, amigos da Mesa. André do Prado, parabéns pelo trabalho.

Dizer, Ricardo, que cheguei em São Paulo em 1976. Na época, os prefeitos eram indicados pelos governadores. São Paulo tinha então um prefeito que fora indicado pelo governador. Desde lá, eu nunca vi São Paulo passar por tanta transformação como passou.

Você realmente transformou São Paulo. Primeiro, com uma equipe competente, conseguiu renegociar a dívida de São Paulo. Com isso, você ganhou condição de realizar o sonho de muita gente.

Poderia aqui talvez ficar o dia inteiro falando de obras que você fez em São Paulo, mas talvez a mais importante tenha sido você dar condição para que as mães pudessem colocar seus filhos nas creches. Acho que esse foi o grande feito do seu mandato. E talvez a faixa azul, que deu a possibilidade de as pessoas poderem trafegar em São Paulo, uma cidade tão complicada como esta.

Poderia aqui então citar muito do que você fez, mas acho que esses dois exemplos são exemplos de que você realmente mostra para o Brasil e para o mundo que a política é para fazer o bem. Nós, que vivemos hoje em um mundo polarizado, especialmente no Brasil essa polarização, você mostra que a política é para construir, para realizar e para melhorar a vida das pessoas. Por isso, parabéns.

Parabéns, Carla Morando, pela homenagem. E dizer, Ricardo, que espero te convencer de que a dosimetria é o caminho para pacificar o Brasil.

Parabéns. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada, deputado. Agora convido para fazer o uso da palavra o Sr. Edson Aparecido, secretário de governo municipal da cidade de São Paulo. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CARLA MORANDO - PSDB - Edson, só um segundinho. Antes de continuar, só agradecer a presença dos deputados que chegaram aqui, Altair Moraes e também o Gil Diniz. Muito obrigada pela presença de vocês. (Palmas.)

 

O SR. EDSON APARECIDO - Bom dia a todos. Queria cumprimentar os membros da Mesa, na figura do presidente André do Prado, do governador Rodrigo Garcia, do nosso querido prefeito Ricardo Nunes, cumprimentar a todas as mulheres, na figura da deputada Carla Morando e da primeira-dama Regina Nunes.

Dizer, prefeito, que volto à tribuna desta Casa, que frequentei durante oito anos, em um momento e em um ato extremamente significativos. O terceiro maior e mais importante parlamento do País entrega o Colar de Honra ao Mérito não só ao homem público que dirige a quinta maior cidade do mundo, mas à figura humana do homem Ricardo Nunes. (Palmas.)

Eu não tenho dúvida nenhuma de que os 94 deputados que votaram, que tiveram essa decisão, levaram exatamente em conta os valores que o prefeito Ricardo Nunes perseguiu ao longo de toda a sua vida. O valor da ética, de seguir sempre pela verdade e ter na sinceridade a forma de respeito a sua população, algo profundamente diferente do que vemos hoje no País, onde o populismo muito promete e pouco entrega.

O prefeito Ricardo Nunes é a antítese disso. O prefeito Ricardo Nunes fala pouco, ouve muito, porque sabe que o povo prefere um “não” discutido do que um “sim” que nunca será cumprido. Os valores da lealdade - lealdade a Bruno Covas. Bruno Covas, que ocupou, prefeito, uma cadeira ali naquela assessoria, na liderança do Governo, e depois veio a ocupar uma cadeira aqui no plenário desta Casa.

O senhor foi o parceiro dele, o companheiro na luta eleitoral, mas foi o amigo durante a doença e foi aquele que perseguiu de forma cotidiana entregar ao povo de São Paulo os compromissos que Bruno Covas fez durante a eleição. Você fez isso todos os dias do seu mandato, o que parecia ser algo muito difícil, mas, para uma figura como o senhor, eu não tinha dúvida nenhuma de que seriam cumpridos, como foram cumpridos.

Os compromissos com as ideias, desde quando o prefeito Ricardo Nunes dirigia um pequeno jornal na zona sul da cidade de São Paulo; depois, os oito brilhantes anos de mandato como vereador; e, como prefeito - Ricardo Nunes se filiou ao MDB quando decidiu vir para a política, o único partido em que esteve até hoje.

Sua postura de defesa intransigente daquilo em que acredita sempre foi acompanhada de simplicidade e de diálogo. Ricardo Nunes está à frente do terceiro maior orçamento do país. Suas políticas têm sido exemplo, seguidas em inúmeras cidades e inúmeros estados.

O “Smart Sampa”, que trouxe o combate à criminalidade e a segurança à nossa população. A questão do combate às enchentes. Ricardo Nunes, para vocês terem uma ideia, em pouco mais de cinco anos, colocou no Orçamento da Saúde Pública da Cidade, de R$ 9,5 bilhões para, hoje, quase R$ 26 bilhões, valores superiores a boa parte dos orçamentos dos estados no País.

Com a sua política correta de assistência aos moradores de rua, a infraestrutura que fez do município, gerando renda e emprego em toda a cidade, a tarifa zero, mas sem dúvida nenhuma, como disse o deputado Paulinho, a questão da creche é marcante. O Brasil, senhoras e senhores, tem 2,5 milhões de crianças esperando uma vaga de creche. Nenhuma delas mora em São Paulo.

O prefeito conhece profundamente o desafio que tem. São Paulo é o coração econômico do País, cidade cosmopolita, centro cultural, mas que ainda tem inúmeras desigualdades sociais. Por isso, o esforço do prefeito Ricardo Nunes foca toda a sua administração em reduzir essas desigualdades sociais.

Cidade... Por isso, e também não abandonou jamais suas raízes de estar na periferia de São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes é o da estirpe daqueles políticos raros no país: o político que tem lado, político que tem opinião, o político que não se esconde.

Finalmente, presidente André do Prado, quero aqui lembrar uma frase do saudoso governador Mário Covas, que proferiu, do alto desta tribuna: “Vem para a política quem gosta de gente”. E o prefeito Ricardo Nunes é, nos dias de hoje, esse homem incomum. Gosta do povo, gosta de gente.

Por isso, eu não tenho dúvida nenhuma, prefeito, de que a vida pública vai destiná-lo ainda a inúmeros desafios, e todos eles você vai alcançá-los da mesma forma que fez até hoje na sua vida.

Parabéns.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do secretário. Agradecemos também e convidamos a fazer o uso da palavra em seguida a deputada Marina Helou. Mas agora eu convido, por gentileza, o deputado Altair Moraes, líder do Republicanos na Casa.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Bom dia a todos. Quero cumprimentar, em especial, o nosso presidente André do Prado e, aqui na Mesa, o nosso sempre governador, Rodrigo Garcia, por quem tenho muito respeito. Cumprimento toda a Mesa, mas o homenageado é o nosso amigo Ricardo Nunes.

Em poucas palavras, eu posso falar muito bem sobre toda a parte técnica e prática que está sendo feita no seu governo, Ricardo. Uma delas, que me chama a atenção, é na Segurança Pública. Através do “Cidade Alerta” - a gente tem um quadro no “Cidade Alerta”, a gente apresenta junto - a gente tem visitado muito as comunidades e, em especial, a Cracolândia.

A gente vê poucas pessoas falando do que foi feito. O bicho-papão que era, esse bicho-papão foi destruído pelo Ricardo Nunes e pelo governador, um trabalho conjunto, e poucas pessoas têm falado disso. Então, eu quero deixar aqui a minha nota de agradecimento pelo trabalho feito, realizado, pela Segurança Pública no estado de São Paulo, mas, especialmente, na nossa capital, Ricardo.

Mas eu quero falar de uma característica do Ricardo que muito me chama a atenção. Eu estava lendo uma mensagem hoje de manhã e me lembrei dele. Quando eu subi aqui, eu vinha assinar, que eu vou gravar agora, por isso que não vou poder ficar em todo, mas eu não poderia deixar de fazer minha singela homenagem, de dizer o seguinte. No livro de Tiago, 1, 19, diz o seguinte: “Seja um homem pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar”. Isso é caráter.

A pessoa pode ser um ótimo gestor, tem que ser, afinal de contas, está gerindo uma cidade, fazendo a gestão desta cidade, isso é importantíssimo. Mas uma coisa que me chama muita atenção numa pessoa é o caráter, e isso você tem. Parabéns pelo seu caráter, pelo seu casamento, pelos seus filhos, pelo seu trabalho.

E eu deixo essa mensagem: pronto para ouvir, é esse cara aqui; tardio para falar, é esse cara aqui; ele ouve, fica caladinho assim, ouve, fica caladinho; e tardio para se irar, também não se ira com facilidade.

Então, a gente reconhece uma pessoa, Ricardo, não é pelas ações. Sabia disso? Porque as ações, aquilo que a gente faz, são pensadas. Toda ação é pensada. Tudo que a gente vai fazer, a gente pensa, tudo. Ninguém age aqui sem pensar. A gente conhece uma pessoa é pelas reações.

Porque a ação é pensada; a reação, não. A reação é o que está dentro da pessoa. E a reação desse cara tem sido muito boa, em muitos embates, em muitos trabalhos que ele tem feito. Então, parabéns mais uma vez. Me sinto honrado por São Paulo ter um prefeito como você. Que Deus te abençoe.

Muito obrigado a todos.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada, deputado. Agora convido para fazer o uso da palavra o deputado Gil Diniz.

 

O SR. GIL DINIZ - PL - Meu bom dia a todos. Cumprimentar o nosso prefeito Ricardo Nunes, homenageado nesta data. Cumprimentar o nosso presidente André do Prado, Carla, o secretário Orlando, Regina, sua esposa. Subi aqui, governador Rodrigo Garcia, para dar um breve relato da minha experiência com o prefeito Ricardo Nunes.

Conheci o prefeito, salvo engano, em 2015, quando ele ainda era vereador da cidade de São Paulo, Carla. Ele liderando um movimento na Câmara Municipal, um movimento de lideranças religiosas, de lideranças civis. Nós discutíamos ali o Plano Municipal de Educação.

E, prefeito, naquele momento, este deputado era um mero carteiro na periferia de São Paulo, um pai que se preocupava com os seus filhos ali dentro das escolas municipais de São Paulo. E eu vi vossa liderança naquele momento, deputado Carlos Cezar, prefeito, então vereador, aguerrido, combatendo aquilo que nós combatíamos, porque amava aquilo que nós amávamos e amamos.

Eu fico muito feliz, deputado Rogério Santos, V. Exa. que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, nós saímos agora dessa Semana em Defesa da Vida, temos aqui o prefeito da cidade de São Paulo, uma pessoa que tem a sua fé, a sua raiz, calcada nesses valores do cristianismo, que é um exemplo para cada cidadão aqui na cidade de São Paulo.

E nossos destinos, mais uma vez, prefeito, se cruzam. Agora, o carteiro que é deputado, V. Exa., que veio da periferia também, era vereador e hoje é prefeito e, justamente, é homenageado, secretário Lucena, nesta Casa de Leis. Então, fico muito feliz de subir aqui nesta tribuna e dar esse breve relato.

Poderia dar vários outros, do comportamento de V. Exa., da maneira cordial que sempre nos tratou, da maneira que o senhor trata o nosso presidente Bolsonaro nesse momento tão difícil. Enquanto alguns que foram muito mais ajudados do que V. Exa. se escondem, V. Exa. tem a coragem de defendê-lo nesse momento tão difícil da vida dele e da política nacional, e isso, para mim, jamais será esquecido. Isso prova o seu valor.

Homem do diálogo, homem da política, que enobrece a política na cidade de São Paulo, no estado e no Brasil. Então, muito obrigado. Parabéns. Que Deus continue o abençoando, abençoando a sua família, e o senhor é merecedor de todos os méritos hoje. Fico muito feliz de dividir este momento com Vossa Excelência.

Parabéns. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do deputado Gil Diniz. Convidamos para fazer o uso da palavra o conselheiro Domingos Dissei, presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. DOMINGOS DISSEI - Bom dia, gente. Bom dia. Ótimo. Eu inicio cumprimentando o deputado André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Estendo esse cumprimento a todos os deputados aqui presentes, todos que já ocuparam a tribuna, os deputados estaduais e deputados federais aqui presentes.

 Cumprimento o Exmo. Sr. Prefeito, Ricardo Nunes, e a sua esposa também, a Regina, e, em nome dela, também saúdo todas as mulheres aqui presentes. A mulher sempre está presente e está mostrando a força da mulher, cada vez mais, para a nossa alegria.

Eu vou saudar a deputada Carla Morando, que é a proponente desta homenagem ao Sr. Prefeito, o secretário Orlando Morando, de Segurança Urbana, o Sr. Governador, sempre governador, Rodrigo Garcia. Há muito tempo, eu participei da primeira campanha do Rodrigo Garcia, viu? Faz tempo. Eu não sei se sempre ele tem o cabelinho preto, meu ficou branco, mas o dele...

Marcos da Costa, que está junto lá, secretário estadual da Deficiência; saúdo, uma saudação especial, o Marco Antonio Assalve, secretário dos Transportes Metropolitanos, que vai me ajudar lá com as Irmãs da Imaculada Conceição; o Roberto de Lucena, secretário de Turismo; o Edson Aparecido, secretário de governo municipal, sempre lá no nosso tribunal, fazendo seus pleitos lá, mas sempre é bem-vindo. E todo o respeito.

O João Jorge, vice-presidente da Câmara Municipal, aqui representando o Ricardo Teixeira, que foi meu colega vereador na Câmara Municipal. E saúdo todos os vereadores aqui presentes, as vereadoras todas aqui presentes, a gente saúda.

Olhe, quem passa pela Câmara Municipal de São Paulo, é uma escola. Você pode ir para qualquer canto depois, viu? É, ou não é? Todo mundo. Eu vou fazer uma saudação especial aqui também ao meu colega, conselheiro Ricardo Torres, que é vice-presidente, jovem, e tem um futuro pelo Tribunal de Contas, e ele também traz aqui o abraço dos outros conselheiros - Tuma, o conselheiro João Antônio, o conselheiro Braguim - ao Sr. Prefeito.

Prefeito, não fique triste hoje, não. Agora é a hora da alegria. Ele está triste por causa do Palmeiras. A gente fica um pouco triste, mas nós já estamos - não, nós já estamos firmes. É aquela... Nós acreditamos, viu? Olha, gente, eu... Pediram para eu falar, eu vou falar um pouquinho por causa do seguinte, o prefeito...

Eu fui por quatro vezes vereador, eu não tive a sorte de conviver, porque eu fui para o Tribunal de Contas, nomeado no Tribunal, depois ele entrou como vereador. Mas é importante... O primeiro passo dele, é muito importante ser o de vereador. Ele começa a conhecer a cidade, os problemas da cidade, cada canto, cada buraquinho.

E não só conhecer, ele tem que saber e dar a solução e a coragem. Por quê? O prefeito, ele não é especial, ele não é médico, ele não é advogado. Por vezes ele tem essa função, mas ser médico, ele conhece medicina. E o resto? Mas ele tem que ter o conhecimento disso, ele conhece o problema da cidade, onde pode chegar, onde não, na Câmara Municipal de São Paulo. Ali é que é a escola. Eu repito: ali é a escola.

Nós temos uma convivência do Tribunal de Contas de muito respeito. Por vezes ele fica chateado, mas nós sempre chegamos a uma solução em prol da cidade. Ele tem uma coisa boa, que é também, sempre que eu penso, é a economia do erário. Não se pode, numa obra pública, pagar mais do que é o justo, mais do que se deve.

E essa é a nossa função, procurar economia, não gastar nada. E o presidente, eu como presidente, em nome do Tribunal, trago uma saudação especial, prefeito, do nosso relacionamento institucional, mas muito respeitoso, muito respeitoso. Então, eu queria dizer, uma homenagem da deputada, desse tipo, homenageia.

A gente fala: “Mas para quê homenagear? É importante... Sabe o que é importante? É importante, pelos depoimentos que eu vi aqui dos deputados federais e estaduais, dizendo - não é falando bem do prefeito. Falar bem, a gente pode falar bem ou mal. Não, mas eles vieram dar um depoimento aqui, dizendo o seguinte: tem firmeza, conhece a cidade e está tocando para frente. Isso que foi importante.

Então, deputada, mais uma vez, eu faço uma saudação especial à deputada Carla Morando, por quê? Com uma homenagem dessa, a gente até conhece mais o prefeito, como ele é. O deputado Caruso falou dele, da importância de ser gente, conhecer a periferia, começar aí dentro das igrejas, dentro disso, começa a conhecer, ele faz um bom trabalho. Vossa Excelência está fazendo um bom trabalho até o presente momento.

Então, essa é a mensagem que aqui que eu trago do Tribunal de Contas do Município, que a gente continue dessa forma, porque a responsabilidade do prefeito é muito, muito grande. Hoje, você vê, o nosso Orçamento este ano é - do próximo ano - de 135 bilhões, não é? Olha que coisa, é o terceiro do Brasil. Só tem a União, o estado de São Paulo e depois o município, não é? Então, coerência, responsabilidade e economia. Que a gente possa ir para frente, está certo?

Bom dia, gente, e muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao conselheiro e também agradecemos a presença do deputado Reis. Convidamos para fazer o uso da palavra a deputada Marina Helou.

 

A SRA. MARINA HELOU - REDE - Bom dia. Bom dia a todas e todos. Cumprimento a deputada Carla e, em seu nome, todos aqui presentes, presidente André. Cumprimento toda a Mesa no nome do governador Rodrigo. Prefeito, Regina, um prazer cumprimentá-los também.

Eu sou Marina Helou, estou deputada estadual, sou paulista e paulistana, amo a minha cidade. Estou aqui na Assembleia hoje, no encontro da Rede de Primeira Infância. Passei aqui e falei: “Não posso deixar de cumprimentar o prefeito”, porque esse é um tema importantíssimo em que São Paulo dá um exemplo para o Brasil inteiro.

Na primeira infância, o tema de primeira ordem fica junto ao chefe do governo, fica junto à prefeitura, que dá um nível de articulação muito importante para o tema. E esse é um exemplo que a cidade de São Paulo tem, que o prefeito manteve: o compromisso com as crianças, o compromisso com a primeira infância, com zerar a fila da creche.

E, todos sabem, eu não sou da base, mas eu sempre me coloquei como independente, por prezar o diálogo e, ao mesmo tempo, priorizar as crianças. E vim aqui, então, deixar esse registro, a clareza de que a primeira infância na cidade de São Paulo é um exemplo para o Brasil inteiro. E o pedido é que a gente continue assim. E também, prefeito, dizer que, ainda que a gente não esteja sempre do mesmo lado, valorizar o diálogo e a importância de construir soluções.

Quero aqui falar do secretário Padula, secretário Edson, secretário Nalini, de Mudanças Climáticas, sempre com a porta aberta, sempre com espaço para a gente construir soluções que, de fato, transformem a vida das pessoas.

Como o paulistana, que amo a minha cidade, usei essa oportunidade para que a gente pudesse reforçar a importância das crianças, da mudança do meio ambiente, da mudança do clima, da proteção do meio ambiente e sempre do diálogo.

Parabéns por esta homenagem.

Bom evento a todos.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos à deputada. Convidamos para fazer o uso da palavra o deputado Reis.

 

O SR. REIS - PT - Falei para o João Jorge que eu não vou falar mal dele, não. Fique tranquilo. Bom, cumprimentar a todos e a todas. Cumprimentar a deputada Carla Morando, dar os parabéns por esta merecida homenagem ao prefeito de São Paulo. Cumprimentar o presidente André do Prado; também o prefeito, que, não sei se vocês sabem, mas ele é Reis também. Eu sou Reis, ele também é Reis. Praticamente, nós somos primos.

Também cumprimentar a primeira-dama, a Regina, e dar os parabéns pelo trabalho dela. E cumprimentar todas as autoridades. Não vou ter tempo de nominar um a um, porque me falaram para eu falar o mínimo possível. Dois minutos. Eu falei: “Se eu for falar tudo que eu tenho para falar, eu fico uma semana aqui falando e ainda não vai dar conta.” Então, todas as autoridades aqui presentes se sintam cumprimentadas e abraçadas por mim.

Mas, como vocês sabem, eu sou praticamente o único deputado do PT que veio aqui participar desta sessão solene, por conta da história do Ricardo Nunes. Eu conheço o Ricardo Nunes também de muitos anos. Aliás, ele tinha um jornal lá, “Hora de Ação”, e eu tinha o jornal “Gazeta da Região”, e nós fazíamos no mesmo birô com o mesmo jornalista.

Aliás, o birô era dele, não era? E o jornalista era meu cunhado, então nós fazíamos ali o jornal. Ele fazia o jornal para a região da Capela do Socorro, e eu fazia o jornal para a região do Campo Limpo, do Capão Redondo, do Jardim São Luís. Aliás, ele era muito jovem. Foi candidato também comigo em 92, foi candidato a vereador, eu também fui.

Praticamente empatamos em votos naquela época, mas quis Deus que ele fosse eleito em 2012 vereador, e que eu também fosse eleito vereador em 2012. E passamos praticamente oito anos lá na Câmara Municipal com vários colegas. Está aqui a deputada, a vereadora - deputada, porque no futuro vai ser, com certeza - a vereadora Rute Costa, a vereadora Sandra Tadeu, o vereador João Jorge, que eu me lembro que estão aqui, que puderam acompanhar de perto a trajetória do Ricardo Nunes.

Então, ele... Aliás, vários projetos que eu tenho, aprovados, que são leis na cidade de São Paulo - praticamente eu aprovei 95 leis na cidade de São Paulo -, de vários ele foi o relator, porque ele também participava lá da Comissão de Constituição e Justiça, da CCJ. Então, o Ricardo Nunes, ele sempre foi muito participativo, comprometido, leal, conforme tudo aquilo que já foi dito aqui.

E eu não poderia deixar de vir aqui, Ricardo, dar um abraço em você, por aquilo que você faz em nossa cidade, por aquilo que você representa, deixando as questões partidárias de lado. (Palmas.)

Mas eu posso dizer, com certeza, que você é merecedor desta mais alta honraria do estado de São Paulo, que é o Colar do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Então, muito obrigado e parabéns.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do deputado. Convidamos para fazer o uso da palavra o vereador João Jorge, primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, neste ato representando o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Ricardo Teixeira.

 

O SR. JOÃO JORGE - Bom dia a todos. Deputado Reis, o deputado Reis não aguenta um convite, hein, prefeito, para vir para o MDB, hein? (Vozes fora do microfone.) Deputado Reis, poderia vir para o MDB. Eu vim, eu era PSDB e vim. Me juntei ao prefeito, que é afiliado ao MDB desde os seus 18 anos. É isso, prefeito? Seus 18 anos. E a gente milita junto no MDB hoje.

Quem planta, quem planta, colhe. Quem planta, colhe. Fui secretário, presidente André do Prado, fui secretário da Casa Civil do prefeito Bruno Covas. O Enrico está na cadeira hoje, o Enrico Misasi. Eu vou contar um bastidorzinho rápido. Todos os meses, eu despachava com o prefeito Bruno Covas. Eu despachava com ele quase todo dia. Mas, uma vez por mês, eu levava para ele um relatório da Câmara Municipal.

Aliás, deixem só eu mencionar os vereadores que estão aqui, por favor. A gente está aqui representando o presidente Ricardo Teixeira. Sandra Tadeu, Dra. Sandra Tadeu, Rute Costa, Amanda Vettorazzo, e o Dr. Sidney Cruz. Eu levava, Sidney, para o prefeito Bruno Covas, todo mês - Fabrício Covas também foi Casa Civil, não é, Fabrício? Todo mês, um pouco do bastidor daquela época.

Um relatório de como os vereadores votavam, presença, fidelidade, lealdade ao governo do qual fazíamos parte, aos partidos de governo. Eu levava. Todos os meses, tinham quatro ou cinco vereadores com 100% de lealdade, de presença no plenário e que votavam os projetos do governo, 100%, todos os meses - quatro ou cinco. E tinha um, tinha um vereador que todos os meses era 100%, todos os meses.

É o seu homenageado, deputada Carla Morando. Ricardo Nunes era 100% com Bruno Covas, 100%, na hora boa e na hora ruim, certo, prefeito? Como é a gente hoje lá. Na hora boa e na hora ruim, estamos ali, cem por cento. Leva isso, Enrico Misasi, de vez em quando, para o prefeito dar uma acompanhada lá - caso eu apareça com 100%, senão você...

Eu fui também... Nós fomos vereadores juntos, Ricardo e eu. Duas coisas rápidas, duas - na verdade, uma, porque o assunto era o mesmo. Ricardo presidiu CPIs de grandes devedores, CPI de evasão fiscal... Nessa eu participei com você, prefeito. Eu fui colega dele de plenário e colega dele de CPI. E, daquele trabalho que ele começou lá, ele está colhendo os frutos hoje.

Vocês acreditem - ele fala o número, mas às vezes até me esqueço - são centenas de milhares de indústrias que vieram para São Paulo nos últimos anos - 700 mil, prefeito, se não me engano? (Vozes fora do microfone.) Não, 80 mil que vieram, não é? E quantas abriram nos últimos quatro... (Vozes fora do microfone.) Oitocentas e vinte mil empresas, mais outras 80 mil que vieram para cá. (Palmas.)

O prefeito sempre gostou de finanças públicas, sempre gostou da coisa pública, sempre teve muito zelo com o dinheiro público. E eu sei, eu sei da dificuldade. Vejo aí o secretário de Governo, vejo aí o secretário da Fazenda - não é fácil -, o secretário de Subprefeituras. Não é fácil. A gente vai lá pedir, a gente representa a população.

Nós somos muito perto, estamos muito perto da população. O vereador está ali todo dia conversando com a população, é muito próximo. E eu vejo o zelo como prefeito. Quando ele pode, ele libera. Quando não pode, ele sabe falar o “não” dele. Por isso, a gente te respeita muito.

E a cidade... Muitos disseram aqui, não vou falar tudo aquilo que o Edson falou, de tudo o que o prefeito tem feito. Eu acho que, agora, ele merece essa honraria. É justo que ele receba o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Foi um grande vereador, foi um grande vereador - eu estava ao seu lado.

E como prefeito, como prefeito, eu posso dizer tranquilamente para ele, como prefeito apaixonado que é... Como o primeiro - não é, Diogo? O Vitor sabe muito bem disso. Como o primeiro que chega na prefeitura todos os dias e como o último que sai, a população tem reconhecido isso nos mais de 60% de aprovação que ele tem hoje. Não é fácil, mas ele tem 60% ou mais de aprovação. (Palmas.)

Parabéns, prefeito. Conte comigo, conte conosco. Conte com a Câmara de São Paulo.

Obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do vereador. Convidamos para fazer o uso da palavra o governador Rodrigo Garcia. (Palmas.)

 

O SR. RODRIGO GARCIA - Muito bom dia a todas e a todos. Para mim, é um prazer poder voltar a esta Casa Legislativa, que presidi há mais de 20 anos atrás, em um momento muito especial, que é um momento onde o Parlamento de São Paulo, que representa as mais de 46 milhões de pessoas que vivem no nosso estado, homenageia um homem, um cidadão, um político e hoje prefeito na maior cidade deste país.

Portanto, Ricardo, vim aqui especialmente para dá-lo este abraço, para cumprimentar a Carla pela iniciativa, para saudar sua esposa Regina, e, em nome dela, saudar todas as mulheres, e me somar aqui aos seus amigos e amigas que vieram nesta manhã de sexta-feira para celebrar esta homenagem.

Todos aqui têm um pouco de história com o Ricardo - não é, Edson? E a minha história com ele talvez seja até mais recente. Conheci-o ainda como vereador, eu ainda vice-governador de São Paulo. Naquela ocasião, convidei o Ricardo para um café no gabinete para que ele pudesse me contar sobre a iniciativa que ele coordenava na Câmara Municipal sobre a CPI contra a fraude nos domicílios fiscais de grandes empresas aqui da cidade.

Naquela ocasião, entendendo o objetivo do vereador Ricardo Nunes, que era de trazer recursos para a cidade para que o nosso prefeito Bruno Covas pudesse avançar nos seus investimentos, eu conheci ali alguém comprometido, alguém que tem espírito público elevado e alguém que ama esta Cidade como poucas pessoas que eu já vi.

E o destino não podia ser outro, Ricardo, senão o Bruno ter te convidado para ser vice-prefeito desta Cidade. Eu me lembro bem quando ele passou na minha casa, às onze e meia da noite, para contar qual tinha sido a escolha dele - pelo Ricardo.

Naquele momento, pressões políticas de vários partidos, de muitas pessoas, mas o Bruno escolheu alguém em quem ele confiava e que ele sabia claramente que daria conta do recado. O destino, infelizmente, levou o Bruno muito precocemente. E você, com lealdade, com comprometimento, não só fez o programa de governo que desenhou junto com o Bruno em 2020, mas avançou.

E eu me lembro de um segundo episódio, quando o prefeito acreditou, talvez no momento em que ninguém acreditava, que ele conseguiria zerar a dívida pública da cidade de São Paulo e, com isso, promover novos investimentos aqui na cidade - o Paulinho aqui lembrou muito bem desse momento.

Ele mesmo, quando dividiu a ideia comigo, eu falei: “Ricardo, mas será que o” - então presidente - “Bolsonaro e o governo federal, a AGU, vão concordar com essa sua proposta?”. Ele falou: “Rodrigo, é fundamental, porque, se isso der certo, nós vamos dobrar a capacidade de investimento da cidade.”.

E foi a sua crença, a sua perseverança, a sua determinação e a sua simplicidade - e a simplicidade do Ricardo é uma simplicidade de quem escuta muito - que fizeram com que a gente conquistasse. Eu falo “a gente” porque foi uma conquista para a cidade e para o estado. Você zerou a dívida pública e, a partir daí, a cidade virou a sua chave em termos de investimento.

Então, hoje, Ricardo, eu não tenho dúvida de que a Assembleia, através da Carla e de muitos deputados e deputadas que gostariam de ter proposto esta homenagem a você, faz uma justa homenagem a alguém que merece, a alguém que, hoje, é o prefeito mais popular da cidade de São Paulo. E não é por acaso. É uma popularidade conquistada com muito trabalho e com muita dedicação.

Eu, muitas vezes, vejo o Ricardo sábado e domingo, Regina, se dedicando, e eu brinco: “Você não vai aguentar nesse ritmo”. Mas ele aguenta. E ele está lá determinado a fazer ainda mais pela cidade de São Paulo. E, talvez, o último episódio que eu queria citar aqui foi quando, com muita honra, ele me convidou para coordenar o programa de governo, junto com a sua equipe, da sua reeleição.

Naquele momento, Ricardo, eu - que estou afastado, hoje, da vida pública, estou na vida privada. “Ganhando mais e trabalhando menos”, eu brinco. Tive a oportunidade de ver, de maneira concreta, as conquistas que você tinha feito no primeiro mandato. E te disse, em uma ocasião, lá na sua sala, eu falei: “Ricardo, não é fácil superar essas metas”.

E, hoje, com mais de dez meses do seu novo governo, a gente vê que você vem superando. E uma coisa que me marcou muito nesse seu convite foi quando eu fui pedir a sua orientação de como nós deveríamos proceder em relação ao seu programa de governo.

Ele falou: “Rodrigo, no programa de governo, normalmente, a gente escuta a elite econômica, a elite política, a elite acadêmica, os especialistas, para que a gente construa um programa de governo. No meu caso, eu queria que você fizesse diferente. Eu queria que você escutasse a população. (Palmas.) Escute quem está lá na ponta da linha, quem sente as dores, quem sente as dificuldades, e eu tenho convicção de que nós vamos fazer um grande programa de governo juntos.”

Nós andamos a cidade, andamos a periferia, milhares e milhares de pessoas participaram do seu programa de governo presencialmente, e também de maneira on-line, com sugestões eletrônicas.

E eu fiquei muito feliz de ver você agora, no dia 30 de setembro, entregar o seu programa de metas para a Câmara Municipal. Um programa de metas ousado, inovador, sustentável, mas que eu tenho convicção que será concluído com muito êxito pela sua equipe.

E dizer a você também, Ricardo, e já te disse isso em outras oportunidades, que quem administra a cidade de São Paulo está preparado para qualquer coisa. E, muitas vezes, brinquei com o Ricardo que é muito mais fácil ser governador do que ser prefeito de São Paulo. Mas digo isso como um incentivo.

Alguém que hoje assiste à política um pouco mais à distância, mas tem uma opinião muito isenta sobre tudo que está acontecendo com o nosso País e talvez com o mundo. Eu não tenho dúvida que o destino te reserva ainda muitos desafios, que a Regina, a sua família e os seus netos vão ter que continuar se privando da sua presença. Mas São Paulo, o nosso estado e o nosso Brasil vão agradecer por isso.

Parabéns, boa sorte e que Deus te proteja. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do governador Rodrigo Garcia. E, como a deputada Carla Morando disse, a proponente desta solenidade, neste ato reconhecemos mais do que obras, reconhecemos uma trajetória de superação, a transformação de uma origem humilde em compromisso público e a escolha de dedicar a vida ao bem comum.

Uma salva de palmas para Ricardo Nunes, cuja história de vida é um exemplo para todos nós. (Palmas.)

Neste momento, daremos início à outorga de Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo. Convidamos os membros da Mesa Diretora, juntamente com o homenageado e a sua esposa, a se posicionarem à frente da Mesa para realizar a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado, como forma de prestar-lhes, pública e solenemente, uma justa homenagem.

Esta sessão solene, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo. (Palmas.) Deputados estaduais, por gentileza, à frente aqui com o presidente André do Prado.

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos todos a voltarem aos seus lugares. E, com imensa honra e satisfação, convidamos o Sr. Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo, a dirigir-se à tribuna para fazer o uso da palavra.

 

O SR. RICARDO NUNES - Olhe, ainda dá para dar bom dia, viu? Olhe só, muito feliz de poder estar aqui. Uma alegria enorme de rever tantos amigos, tantas amigas, de escutar tantas coisas bacanas, que às vezes acho que nem mereço tanto, mas fico muito lisonjeado.

Queria muito agradecer aqui à minha esposa Regina, que tem sido essa grande parceira, que cuida da família, dos filhos, dos netos, de mim, de um tanto de cachorro que vocês não têm ideia. Obrigado por tudo, pela parceria, pelo companheirismo, por tudo.

Cumprimentar aqui meu querido irmãozinho, pai fresco, André do Prado, dias atrás deu um susto na gente, foi lá cuidar do coração, depois deu essa alegria enorme de compartilhar com a gente esses momentos importantes. Ele, com a sua querida esposa, com o filhinho novo, poder estar aí.

E o André estava com o Tarcísio no interior, durante a madrugada, rodou cinco horas para poder estar aqui presente. Queria deixar esse registro de reconhecimento por esse carinho, viu, André? Obrigado por tudo, por estar aqui com a gente.

Queria apoiar meu querido amigo Rodrigo Garcia que, na hora que fui chamar o Rodrigo para ajudar a coordenar o programa de governo, eu falei: “Preciso trazer alguém com experiência, deputado, vice-governador, governador, secretário da Prefeitura de várias secretarias, do estado. Puxa, uma pessoa que teria essa dimensão de conhecimento, seria o Rodrigo. Mas será que ele vai aceitar?”

Foi governador de São Paulo, foi coordenador do programa de governo, e aí, para a minha grata surpresa, ele se sentiu muito lisonjeado pelo convite e fez um grande trabalho junto com uma grande equipe. E foi exatamente isso. E acho que a campanha teve aquela identidade do que a gente foi a vida inteira, do que a gente já fazia, o que a gente queria continuar fazendo, que era escutar as pessoas, todo mundo, de todo canto.

E aí surgiu o “Fala Aí”. E o “Fala Aí” foi a construção do programa de governo em todas as regiões da cidade de São Paulo, em todos os cantos, com milhares e milhares e milhares de pessoas falando o que eles queriam para a cidade.

Então, Rodrigo, além de te cumprimentar aqui, deixo esse registro da sua contribuição para a cidade com a construção do nosso programa de governo, e pedir para você mandar um abraço para a Lu, meu e da Regina para a Lu, para todos os seus meninos lá. E um muito especial para o seu pai, que é uma pessoa que tem um carinho tão grande, que fez esse grande filho, de quem gosto muito.

O Paulinho, nosso deputado federal, grande irmãozinho. Pensei que fosse falar de tudo o que a gente fez aqui junto com a questão dos cursos profissionalizantes. Falar de oportunidade. O Paulinho tem ajudado muito a gente, como deputado federal, nas ações que a gente tem feito aqui, pela experiência que ele tem nessa área, principalmente de preparação dos cursos profissionalizantes.

As reuniões em Brasília, que têm sido muitas... A gente vive um sistema onde se concentra muito o poder no governo central; e os estados e as prefeituras ficam o tempo inteiro tendo que ir lá, pedir aqui, pedir lá. Pegue o caso da concessão de energia: é decidido no governo federal, ficam os estados e os municípios aqui pedindo, pelo amor de Deus, para as Agências Reguladoras, para os Ministérios fiscalizarem, porque quem sofre é o povo aqui da ponta.

Então, o Paulinho foi comigo, com outros deputados, com a Renata Abreu, com o Baleia, com o Maurício Neves, com vários, vários deputados aqui, mas o Paulinho coordenando isso, lá no ministro de Minas e Energia, na Agência Nacional, no Tribunal de Contas da União, de vários e vários temas.

Ajudou-me a defender várias pautas de interesse do povo de São Paulo, ajudou muito com a relatoria do deputado Baleia, fazer a aprovação da PEC 66, que se tornou a Emenda Constitucional nº 136, que a gente já teve que correr lá agora para o STF para não derrubar, aí eu tive que agora correr lá para a CNJ para poder fazer valer.

É uma luta o tempo inteiro, como a gente perde tempo para poder fazer com que as coisas possam fluir. Mas não podia deixar de jeito nenhum, Paulinho, deixar que esse testemunho do quanto você tem sido um grande deputado, parceiro da cidade, do povo de São Paulo, muito obrigado por tudo.

Quero cumprimentar aqui todos do Judiciário, em nome do nosso querido amigo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, da sua esposa, também a Silvia. Obrigado pela presença. Nossos secretários estaduais, uma alegria estar aqui com o Assalve, grande amigo, a gente sempre está falando.

E... Cadê o Fábio Faria de Sá? Ele vai levar, vai ajudar a gente a levar o metrô lá para... Hein? Levar o metrô... O Tarcísio também já vai nos ajudar nisso para poder... Já tem uma grande extensão de metrô na cidade, poder ajudar a levar o metrô lá para perto de Diadema, ali pela Avenida Cupecê. Então, Assalve, obrigado por tudo que você tem feito com a sua equipe.

O Roberto de Lucena, esse grande irmãozão aí, que fez tantas coisas boas junto com a gente. Está fazendo, não é, Roberto? Obrigado por tudo, viu? Marcos da Costa, nosso secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência, também outro grande amigo que nós inauguramos aqui, nosso grande Centro TEA, o estado também inaugurou um Centro TEA. O Centro TEA do estado faz a formação para as pessoas profissionais lidarem com as pessoas com transtorno do espectro autista.

Queria cumprimentar a Carla Morando, nossa grande deputada. Carla tem ajudado muito a nossa cidade, o estado, obviamente, mas a nossa cidade. E me honra com essa propositura de me conceder esta honraria aqui. Muito obrigado por tudo, Carla. Também é uma deputada que tem ajudado muito, tudo o que a gente precisa aqui, a gente tem contado com o apoio da Carla. Obrigado por tudo.

Rogério Santos, meu irmão, meu irmão de fé, meu deputado, meu amigo, muito obrigado por tudo. Carlos Cezar, meu outro irmãozinho de fé também, obrigado, Carlos, obrigado pelas palavras. Fábio Faria de Sá, também nosso grande amigo, grande irmão.

Caruso, de tantos anos que a gente, desde moleque... E ele era ruim de gol, gente, parecia o goleiro de Palmeiras de hoje. Não é, Jorge? Temos que trocar o nosso goleiro. E a gente ia nas quermesses, eu não vou contar umas coisas aqui porque a Regina está aqui, ela é ciumenta. Mas obrigado, Caruso. Daniel Soares, obrigado, Daniel. Camila, iniciando aí, sucesso na sua jornada.

O Altair Moraes, grande companheiro também. O Gil Diniz, grande amigo, toda hora me liga, essa semana me ligou: “estou aqui”. Onde é que era lá, Gil, que você estava? Cemitério do Araçá, “mas está um buraco aqui”, não sei o quê. Ainda bem que eu tenho uma equipe boa, Bete França, já falei para o Fabrício, falei: “Vá lá, arrume esse negócio” e já estavam os caminhões arrumando, mandei a foto.

Obrigado, Gil. E essa história que você contou, bacana, que... Te cumprimentando, não é? Como é possível, independente da origem das pessoas, por mais humilde que seja, quando você tem uma determinação, quando você coloca foco, quando você tem oportunidade, você cresce.

Carteiro, que não é nenhum demérito, mas evidentemente a gente não pode ser aqui hipócrita de não dizer que é muito difícil um carteiro virar deputado estadual do maior parlamento da América Latina. Então, parabéns aí pela sua trajetória.

Cumprimentar aqui o Reis, nosso querido deputado estadual, fui vereador com ele durante muito tempo. E teve uma vez, Carla Morando, que a gente participou junto de uma CPI do estacionamento. Aí a gente foi fazer diligência. Cadê o Reis? Está aqui. Para vocês verem como ele é teimoso, gente. Aí fomos fazer a diligência, tal, estamos lá vendo os estacionamentos, que fraudavam, não sei o quê.

Aí ele falou: “Vamos em Santo Amaro”. Está bom, vamos lá em Santo Amaro. Aí a gente estava andando, vendo o estacionamento, e tinha lá a Associação Comercial de Santo Amaro. Falei: “Reis, não vamos entrar aí, não, porque se o pessoal ligar a mim, a Associação Comercial, está tudo certinho, não tem necessidade de passar ali, porque, pô, é a Associação Comercial”. Uma sede bonita lá, Marcos da Costa.

E “Está bom, está bom”. E, estou andando, quando olho, assim, cadê o Reis? Cadê o Reis? O Reis está lá dentro da Associação Comercial. E o presidente da Associação Comercial: “O que está acontecendo?”. Eu falei: “Estou com o vereador aqui, que é meio doido, mas fique tranquilo”.

E teve uma das nossas CPIs, Edson, que era uma CPI que trouxe para a cidade 1,2 bilhões de reais, a CPI da Sonegação Tributária, onde algumas instituições montavam sedes fictícias em outros municípios para poderem fraudar a fazenda municipal. E eu estava no café - e eu nunca usei carro da Câmara, eu sempre dirigi meu carro e tal -, aí eu falei para o Reis: “Reis, eu estou indo lá pra Barueri fazer uma diligência”. Ele falou: “quem vai com você da comissão?”.

Eu falei: “Não, não tem nenhum vereador que possa ir aí”. Ele falou: “Você não vai sozinho, eu vou com você?” Eu falei: “Não, Reis, mas você nem é da comissão”. Ele falou: “Não, eu vou com você, e vou dirigindo o carro ainda”. Não foi, fui eu que fui dirigindo, mas ainda fomos lá. E a gente foi lá - e não vou aqui citar banco, porque esse não é o motivo -, mas a gente identificou lá, depois gerou um recursozinho para a cidade de 360 milhões da nossa diligência, da nossa verificação lá.

Então, é esse cara que, como vereador e como deputado aqui, é muito preocupado com a questão do interesse público, de trabalhar, de fazer diligência, de andar, às vezes teimoso, mas também palmeirense, e que faz um... É, está vendo, só tem... Mas não é trabalho.

Então, muito obrigado, Reis. Você, a gente sempre teve - viva o Palestra -, nós sempre tivemos muita divergência do ponto de vista - eu, MDB, ele PT, mas sempre nos respeitando e cada um... Eu acho que esse é um grande exemplo, não é? De a gente poder entender que cada um tem a sua posição, mas tem que ser respeitado aí. Obrigado.

Marina Helou, obrigado pelas palavras aqui, parabéns pelo seu trabalho. Tonico Ramos, que me deu a honra de poder participar da Santa Casa. Queria aproveitar e cumprimentar o Tonico e parabenizar pelo trabalho, e, em nome do Tonico, todos os nossos ex-deputados. Jorge Tadeu Mudalen. Nosso conselheiro Domingos Dissei. Obrigado, Dissei, por tudo, pela sua palavra.

O Ricardo Torres. Nossos vereadores aqui: João Jorge, Rute Costa, Sandra Tadeu, Amanda Vettorazzo, superimportante a presença de vocês aqui, parabéns pelo trabalho que vocês estão desenvolvendo. Obrigado aqui, João Jorge, por relatar, de ter no seu controle da história de que eu sempre tive 100% de presença, 100% de votação com o governo.

Acho que é importante, porque fica de exemplo, porque, às vezes, matérias difíceis para serem votadas não quer dizer que você não vai crescer politicamente, quer dizer que você define uma situação e que você vai sempre defender o interesse público e, às vezes, é necessário, em alguns momentos, você ter uma postura diferente, tanto é que hoje eu sou prefeito.

Obrigado aqui ao nosso grande prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella. Nossos secretários, muitos aqui, eu queria pedir a licença para vocês, mas para cumprimentar todos, por conta do tempo, em nome do Edson Aparecido, que foi deputado estadual, deputado federal, trouxe essa sua bagagem toda para coordenar a Secretaria de Governo, portanto, coordenar todas as secretarias da Prefeitura de São Paulo.

E, em nome de Orlando Morando, esposo da nossa querida Carla Morando, em nome dos dois, cumprimentar todos os nossos secretários que estão aqui presentes, que eu agradeço demais. Nosso inspetor Chabaribery, da nossa polícia municipal, enfim, cada um de vocês. Eu até vou confessar, cheguei a soltar algumas lágrimas ali, porque vai passando um filme na cabeça da gente, da história.

E eu, com muita humildade, vou te dizer uma coisa: eu tenho muito orgulho da minha história. Tenho bastante orgulho da minha história. O Dr. Ronaldo está aqui, foi seccional, agora está lá no Deic, e que trabalhou na 6ª Seccional. Quando eu tinha um jornalzinho, a gente saía nas viaturas lá para poder acompanhar o trabalho deles.

E teve um dia, Rodrigo, eu nem sei se pode, se isso aí podia andar na viatura, mas agora já foi, não é? O seccional era o Dr. Jofre Sandim, o Dr. Ronaldo Tossunian trabalhava na seccional, e a gente estava indo na Avenida Atlântica, e tal. E aí tinha um casal no ponto de ônibus, a gente tinha ido, daí eu falei: “Para, para, para, para.” E todo mundo com a mão para a cabeça.

Eu falei: “Pô, mas o cara está ali no ponto, não é? Com a namorada, rapaz.” Aí ele entrou no carro lá, eu falei: “Mas, Dr. Ronaldo, por que foi parar no ponto de ônibus?” Ele falou: “Não, é porque a gente estava indo e ele se aproximou dela. Podia ser que ele viu a viatura e encostou nela. Então eu fui lá checar.” Então é isso, ter essa percepção de cuidar, de olhar.

Parabéns, Ronaldo, pelo teu trabalho. Em teu nome, para todos os amigos aqui da polícia civil que se fazem presentes. Mas eu diria da história. Eu gosto de compartilhar isso, porque a gente sempre acaba incentivando as pessoas a acompanharem as histórias de quem veio lá do Parque Santo Antônio, estudou em escola pública, que teve lá o jornalzinho, o jornal “Hora de Ação”, de uma luta de vida.

Fui candidato lá com 23 anos, não ganhei; depois fui candidato de novo, acabei conseguindo me eleger vereador. Fiz um bom trabalho como vereador, acho que fiz um bom trabalho. Tanto é que depois eu quase que dobrei minha votação na minha reeleição.

E essas ações, no decorrer da história da nossa vida, de poder deixar marcas positivas, trabalhos realizados, de poder construir amigos, e, independente dos posicionamentos ideológicos, você respeitar, e que você possa fazer as construções para que as pessoas possam ter a sua qualidade de vida melhorada.

E aí, quando a gente traz para a nossa vida pública uma bagagem de vida, de quem foi da periferia... Quando eu montei meu negócio, era uma salinha de dois por dois, pequenininha, que eu peguei um pedacinho alugado do Dr. Rogério, que era um dentista. Não tinha onde montar a minha empresa, ele me alugou; não, me emprestou aquele pedacinho, depois eu passei a pagar o aluguel.

Aí eu montei a minha empresa e foi crescendo, e hoje a minha empresa está em São Paulo, está em Minas, está na Bahia, está no Rio de Janeiro, está no Espírito Santo. E a gente pode trazer uma história de vida digna, limpa, sempre preservando muito o combate à corrupção, a seriedade, mas trazer também, no bojo de tudo isso, algo que é de maior importância.

Trabalhar para que a gente possa olhar aqueles que mais precisam e trabalhar muito, como eu falo para a minha equipe, com uma palavra que tem que estar no nosso vocabulário todos os dias: oportunidade. Nós precisamos gerar oportunidade para as pessoas.

E a gente gera oportunidade para as pessoas quando a gente tem hoje as vagas de fila de creches zeradas. Todas as mamãezinhas têm uma creche com qualidade para levar os seus filhos. Muitas para trabalhar, mas não é só por conta disso. Mas por conta do conteúdo pedagógico que você tem uma creche. Que a criança que está na creche vai ter 25% a mais de capacidade de assimilar o aprendizado lá na frente. Com as cinco refeições, com as nossas pedagogas.

Porque o nenenzinho, desde um dia, na barriga da mamãezinha, até os sete anos, é onde vai estar o desenvolvimento do cérebro. Inclusive das questões cognitivas, que vão transformar a vida dessa pessoa. É quando a gente consegue chegar no menor índice de desemprego desde a série histórica, 5,4 por cento.

Como falou aqui o João Jorge, nesses quatro anos e seis meses, 84 mil empresas que estavam em outros estados e municípios vieram para São Paulo. Porque enxergaram aqui segurança jurídica, um ambiente saudável para poderem desenvolver as suas atividades que abriram novas 820 mil empresas, que fez com que, mesmo a gente reduzindo o imposto, a gente aumentasse o Orçamento da cidade.

Estamos batendo o recorde de investimentos. Ano passado, 18 bilhões. Ano retrasado, dezesseis. No ano de 2022, 14 bilhões. E a gente vai continuar batendo o recorde de investimento. Já tem entregue 9.400 obras. Hoje, com 1.200 em andamento. E uma série de obras ainda para a gente poder dar início, obras importantes e estruturantes.

De poder ter hoje, na cidade de São Paulo, um nível de alagamento e de enchente muito menor do que tinha, porque nós já fizemos grandes investimentos: 7.6 bilhões em drenagem, microdrenagem, canalização de córregos, contenção de encostas, pôlderes. E vamos licitar mais cinco piscinões.

Vamos dar continuidade nesse processo tão importante de estar fazendo o maior programa habitacional da história da cidade. Hoje, nesta data, às 12 horas e 15 minutos, 43 mil unidades - não é que vai começar, estão em construção. Neste momento, tem um pedreiro colocando um tijolo em 43 mil unidades habitacionais da cidade. (Palmas.)

Quando a gente traz as coisas inovadoras, falar aqui da “Faixa Azul”, do “Domingão Tarifa Zero”, da “Rede Daora” e do “Smart Sampa”, que está revolucionando, dando uma contribuição enorme para a Secretaria de Segurança Pública, para a polícia civil, para a polícia municipal, para a polícia militar e também para a Polícia Federal, que está dando essa repercussão tão positiva, não só aqui no Brasil, no mundo. Eu recebi, dias atrás, até o governador de Buenos Aires para implantar lá.

Então, acho que tudo isso tem sido muito positivo. Eu sou um cara muito feliz, muito feliz. Muito feliz e, de certa forma, um pouco sortudo de ter uma esposa tão maravilhosa e tão bonita, que a cada dia vai ficando mais velha e mais bonita. Só que é corintiana. (Palmas.) De poder construir os amigos que eu construí. De poder ter trabalhado com o Rodrigo, e a gente ter avançado tanto na nossa parceria.

De poder ter felicidade hoje, de ter um grande amigo nos ajudando muito, que é o governador Tarcísio de Freitas, muito, que só não está aqui porque está fazendo “Caravana 3D”, não é, André? “Caravana 3D”. Mas a esposa do Tarcísio me ligou, o Tarcísio me ligou. Estão lá no interior fazendo esse trabalho.

E que, quando a gente vai fazendo as coisas, e as pessoas vão acreditando no nosso trabalho... E, por falar em Tarcísio, queria falar. Até porque, ele não está aqui. Porque eu acho que é bacana isso, quando a pessoa não está... Naquela campanha, a gente ficou o tempo inteiro em primeiro na pesquisa. A gente nunca esteve em segundo ou terceiro na pesquisa. A gente sempre esteve em primeiro.

Mas teve um momento em que aquele Pablo Marçal vinha crescendo, crescendo, crescendo. Aí o Tarcísio falou: “Opa, nós temos que acelerar esse negócio aí.” Aí foi para a rua, a gente foi fazer caminhada em Itaquera, em Perus, lá em Pirituba, no Capão Redondo, na Pedreira, no Jardim Ângela, para todo lugar, aceleramos, já estávamos numa campanha dura.

Eu já sou magrinho, emagreci 15 quilos. E aquela luta toda. Bom, aí passou, nós ganhamos a eleição, graças a Deus, muito bem, com 20% de diferença do segundo colocado. Mas a gente estava, depois do resultado, já eu reeleito, nós estávamos no Villa-Lobos, e aí o Tarcísio chega para mim e fala o seguinte.

Ele fala: “Olhe, eu vou agora me internar para fazer a biópsia do meu tumor”. Eu falei: “Mas como assim, Tarcísio?”. Ele falou: “Eu não te falei, mas eu...” - e o Tarcísio teve câncer, não é? “Eu não te falei, mas durante a campanha eu descobri um tumor, eu precisaria fazer a retirada do tumor para fazer a biópsia - se era maligno ou benigno. Mas na campanha não dava para parar, a gente não podia perder, eu tinha que estar com você todos os dias. E eu deixei todo esse período para fazer... Eu vou me internar amanhã para eu fazer esse exame, e tomara Deus que não seja nada mais grave”.

Por que eu estou contando isso para vocês? Porque a gente conquista a confiança e o coração das pessoas a ponto de um governador deixar de fazer uma biópsia de um tumor para estar do seu lado, para fazer isso só depois, porque a gente passa confiança e conquista a confiança das pessoas. E, como o Tarcísio, no cargo de governador, deixar de fazer o seu exame de câncer... E, Rute, Deus é tão grande que, graças a Deus, ele se internou, fez a biópsia, e não era um câncer maligno.

Então, acho que são essas coisas da vida que vão fazendo a gente poder, todos os dias, falar o seguinte: “Deus, me ajuda a não desviar, me ajuda sempre a acertar, me ajuda sempre a cuidar das pessoas, me ajuda sempre a continuar conquistando a confiança, o respeito, o carinho das pessoas que estão ao nosso redor e que a gente, hoje, tem essa incumbência, uma dádiva de Deus, de cuidar da vida de 12 milhões de pessoas” .

Muita gente aqui falou um pouco do futuro: eu, sinceramente, desejo concluir o mandato, mas se algum desafio vier pela frente, eu vou estar sempre às ordens para poder trabalhar pela nossa cidade, pelo nosso estado. (Palmas.)

Tinha muitas coisas mais para eu comentar com vocês, mas eu acho que era mais um pouquinho para colocar minha gratidão e colocar um pouquinho desse meu sentimento de que a nossa história de vida nos traz muitas coisas positivas, nos traz muita sensibilidade para entender o que o empreendedor precisa, o que a pessoa vulnerável precisa, o que as pessoas da classe média precisam, as da classe alta, mas muito em especial as pessoas mais pobres.

Eu tenho muito orgulho, não é, Regina, de poder, hoje, ter o maior programa de segurança alimentar do Brasil. Tenho bastante orgulho de a gente poder, hoje, como eu já disse aqui, ter o maior programa habitacional batendo recorde de investimento. Ter uma situação da Educação muito avançada, com creche para todo mundo; de ter avançado tanto, não é, Sabino, Zamarco, na área da Saúde, como o Edson falou aqui.

De a gente poder chegar com resultados tão bacanas, de ampliação do nosso orçamento, ampliação dos equipamentos, mas também de dados tão positivos que a nossa equipe tem conseguido trazer, como por exemplo... Eu espero que ninguém aqui precise, mas o André é um que tem essa experiência. A gente está chegando em pontos bastante importantes.

Nós tínhamos aqui, nos nossos serviços de urgência e emergência, quando você entrava com uma situação de infarto do miocárdio, o óbito de 30% das pessoas. Você imagina: de todo mundo que entrava com infarto, Silvia, nos serviços de urgências e emergências, 30% morriam. Hoje, graças a um trabalho no protocolo da Secretaria de Saúde Municipal, caiu para 4%, porque se criou um protocolo de aplicação de um medicamento que a gente constituiu em toda a nossa rede.

Ampliamos muito na nossa rede a telemedicina: se eu não estiver lá, em alguma UPA, o serviço de plantão do cardiologista vai fazer por telemedicina com três hospitais que têm cardiologistas 24 horas, para poder pegar os exames e ele poder prescrever a quantidade necessária de aplicação do trombolítico. Isso é muito importante, gente, não é? Você sair de 30% para 4% de óbitos, no serviço de urgência e emergência, de infarto.

Então, a gente poder ter tantos e tantos e tantos avanços aqui na cidade é algo que eu queria só deixar como comentário, para que cada um de vocês saiba que não só eu, mas tem uma equipe que ama essa cidade, que se dedica.

Cada um dos secretários, os adjuntos, presidentes de empresas, subprefeitos, subprefeitas, as pessoas estão muito empenhadas, todos os dias, como foi feito no juramento, no dia 1º de janeiro deste ano, de que a gente vai trabalhar todos os dias para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Então, eu queria aproveitar este momento de receber aqui esta homenagem, Carla Morando, André do Prado, mas para agradecer ao meu time, que eu não falo “equipe”, eu falo “time”. Porque time é assim: todo mundo joga, e, quando ganha, todo mundo ganha; quando perde, todo mundo perde. É time.

Então, é todo um time que a gente tem, associado com o pessoal do Tribunal de Contas do Município, com a Câmara Municipal de São Paulo, um time comprometido. Cada uma das pessoas que hoje participam da administração - Rafael está aí, nosso subprefeito da Vila Mariana, e outros subprefeitos - tem esse compromisso de amar a nossa cidade, se dedicar e tornar nossa cidade cada dia melhor.

Vocês não tenham dúvida de que - eu posso falar com muita tranquilidade - nós estamos verdadeiramente no caminho certo, e, graças a Deus, nós ganhamos essa eleição ano passado, porque senão, Maria Teresa, Bete França, poderia ter sido um desastre, tantas coisas que a gente estava desenvolvendo andarem para trás.

Mas sempre com responsabilidade fiscal. Este ano completam-se 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Nós conquistamos, pela Fitch, que é a agência internacional que classifica os países, estados e municípios, a classificação de “triple A”; Miami é “double A”. Então São Paulo, hoje, está batendo recorde de investimento, a gente tem uma classificação de risco muito positiva.

E é por isso que a gente está conseguindo, hoje, desenvolver um trabalho fundamental, baseado em três eixos: cuidar do desenvolvimento econômico, de geração de emprego, de renda, obras; a questão social, com o maior programa habitacional, maior programa de Assistência Social, maior programa de cuidado com as pessoas mais vulneráveis e mais humildes; e o terceiro ponto, do Meio Ambiente e da sustentabilidade.

Tirando o ônibus a diesel, colocando ônibus elétrico; tirando caminhão de lixo a diesel, colocando a biometano; o maior plantio de árvores - está aí o Ashiuchi, nosso querido secretário. Maior plantio de árvores, o Nalini também está por aí; 120 mil árvores vamos plantar este ano. Vamos fazer os nossos quatro ecoparques, com investimento de 14 bilhões de reais.

Enfim, muita coisa positiva para a nossa cidade, que eu tenho hoje a grata satisfação de poder conduzir. Então, obrigado, de coração, obrigado a todos. Sandrinha Tadeu, que me encheu as paciências para fazer o Centro de Exames da Mulher, está feito, dois; vamos fazer mais, Rutinha, André, enfim, cada um de vocês.

Muito obrigado, viu? Deus abençoe. Obrigado, Carla Morando, de coração. André, Orlando, Rê, obrigado.

Valeu, um abraço. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Renovamos nossos agradecimentos ao prefeito Ricardo Nunes por suas palavras. Convidamos, neste momento, a deputada Carla Morando, presidente e proponente desta solenidade, a proferir o discurso de encerramento desta sessão solene.

 

A SRA. PRESIDENTE - CARLA MORANDO - PSDB - Bom, muito obrigada pela presença de todos vocês, obrigada pelas palavras de todos que fizeram uso, foi muito importante. Acho que nada mais justo do que a gente poder reconhecer o mérito a quem tem mérito.

Então, dito isso, esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço a todos os envolvidos na realização desta solenidade, assim como agradeço a presença de todos.

E declaro encerrada a presente sessão solene.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 24 minutos.

 

* * *