24 DE MARÇO DE 2025

11ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO ILUSTRE SENHOR GENERAL DE EXÉRCITO GUIDO AMIN NAVES - MINISTRO DO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR

        

Presidência: REIS

        

RESUMO

        

1 - REIS

Assume a Presidência e abre a sessão às 19h32min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a composição da Mesa. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pelo Quinteto de Metais da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.

        

3 - PRESIDENTE REIS

Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao ilustre Senhor General de Exército Guido Amin Naves - Ministro do Superior Tribunal Militar", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Agradece a presença de todos. Diz ser uma honra participar desta solenidade, que considera mais do que merecida. Destaca a qualificação e o comprometimento do homenageado com a democracia, atuando hoje no cargo de ministro do Superior Tribunal Militar. Menciona a atuação do general no processo de votação, verificando a integridade do processo eleitoral no País. Afirma ser sua trajetória extensa e respeitada. Afirma que o mesmo junta o preparo técnico com a visão institucional. Agradece a atuação do ministro e diz que o Brasil necessita de homens com respeito às instituições públicas. 

        

4 - ROGÉRIO SANTOS

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

5 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Faz leitura sobre o Colar de Honra ao Mérito e sobre a carreira do homenageado. Anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. General de Exército Guido Amin Naves.

        

6 - GUIDO AMIN NAVES

General do Exército e homenageado, faz pronunciamento.

        

7 - PRESIDENTE REIS

Faz agradecimentos gerais. Destaca o trabalho de excelência do Exército Brasileiro. Diz ser esta homenagem estendida a todos os integrantes do Exército, da Marinha e também da Aeronáutica. Encerra a sessão às 20h10min.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Reis.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. General de Exército Guido Amin Naves, ministro do Superior Tribunal Militar.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube. Convido, para que componha a Mesa Diretora, o deputado estadual Reis, proponente e presidente desta sessão solene. (Palmas.)

O general de Exército Guido Amin Naves, ministro do Superior Tribunal Militar e homenageado da noite. (Palmas.) General de Exército Pedro Celso Coelho Montenegro, comandante-militar do Sudeste, neste ato representando o comandante do Exército. (Palmas.) O almirante de esquadra Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8º Distrito Naval, neste ato representando o comandante da Marinha do Brasil. (Palmas.)

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Quinteto de Metais da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, sobre a regência do 1º sargento Aristóteles.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

Agradecemos ao quinteto da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, sob a regência do 1º sargento Aristóteles, pela execução do Hino Nacional Brasileiro.

Convidamos também, para compor a Mesa, o Sr. Rogério Santos, deputado estadual. (Palmas.)

Passo a palavra ao deputado Reis, para que proceda à abertura desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - REIS - PT - Iniciamos os nossos trabalhos, nos termos regimentais. Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao general de Exército Guido Amin Naves, ministro do Superior Tribunal Militar.

Sejam todos bem-vindos. (Palmas.)

           

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Passo a palavra ao deputado Reis.

 

O SR. PRESIDENTE - REIS - PT - Nosso secretário também de Estado, deputado Rui, se V. Exa. puder compor a Mesa com a gente, nós ficaremos agradecidos e honrados.

Boa noite a todos, a todas. Muito obrigado pela presença de vocês. Eu vou até ler o meu discurso, porque a minha assessoria fala que, quando eu fico falando sem um discurso escrito, eu fico falando por muito tempo e, às vezes, fico uma hora, duas, três. Então, para evitar tudo isso, eu falei: “vamos fazer um discurso muito bem feito, porque a ocasião exige”.

É com honra e responsabilidade que participo desta sessão solene para a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao general de Exército Guido Amin Naves, uma homenagem mais do que merecida. Logo no fim do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o general Guido Amin para o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar. Não foi um gesto qualquer.

Foi a escolha de um militar experiente, altamente qualificado e, acima de tudo, comprometido com a Constituição e com a democracia. A indicação, aprovada com ampla maioria no Senado, sucedeu a um momento tenso da vida nacional, um momento em que a fidelidade aos princípios democráticos foi colocada à prova, e o general Amin se posicionou de forma clara e corajosa.

À frente do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, coube a ele coordenar de forma técnica e responsável a análise da segurança das urnas eletrônicas. O relatório apresentado ao TSE atestou, com base em dados e evidências, a integridade do processo eleitoral brasileiro, e isso, senhoras e senhores, foi decisivo, não foi um gesto isolado.

Em relatoria da Polícia Federal, o general é citado como um dos integrantes do alto comando do Exército que resistiram ao plano golpista. Por essa postura foi atacado por setores antidemocráticos, mas é exatamente por isso que hoje ele é homenageado aqui, nesta Casa do povo, que tem como missão zelar pela democracia.

A trajetória do general Amin é extensa e respeitada, desde a formatura na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1983, até a sua passagem por cargos estratégicos no Brasil e no exterior, incluindo missões da ONU, comando de brigadas, funções acadêmicas e agora a sua atuação no Superior Tribunal Militar.

O que se vê é uma carreira pautada pela legalidade, pela competência e pela integridade, formado também em relações internacionais pela Universidade de Brasília, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas. É um oficial que alia preparo técnico à visão institucional e que, mesmo nos momentos mais difíceis da nossa política recente, manteve-se fiel ao que manda a Constituição.

General Amin, esta homenagem é um sinal claro de que o País reconhece e valoriza os que se mantêm firmes nos princípios democráticos. Faço questão de prestar este reconhecimento público, com convicção e com respeito, porque, quando a democracia está em risco, não há lado, não há farda, não há partido, há apenas o certo e o errado, e o senhor escolheu o lado certo.

Que este Colar de Honra ao Mérito Legislativo represente mais do que uma medalha, um agradecimento e também um sinal, o de que o Brasil precisa e sempre precisará de homens públicos que sirvam o País com espírito público, coragem e respeito às instituições.

Parabéns, general Guido Amin Naves, e muito obrigado pela sua presença e de todos aqui. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao deputado Reis. Neste momento, ouviremos os membros da Mesa Diretora, iniciando pela fala, neste momento, do homenageado com o Colar Honra ao Mérito Legislativo, o general Guido Amin Naves.

 

O SR. PRESIDENTE - REIS - PT - Eu queria quebrar o protocolo, porque eu fiz a minha fala, mas eu não cumprimentei a Mesa. Então eu peço licença para o general Amin para eu fazer os cumprimentos a todos, porque agora que eu vi que estão as nominatas.

Então, cumprimentar o brigadeiro engenheiro Carlos Rebouças, respondendo como comandante do 4º Conar. É isso, está certo? Ah, está representando o brigadeiro Macedo. Cumprimentar o desembargador Ricardo Anafe, ex-presidente do Tribunal de Justiça. Cumprimentar o Sr. Alexandre Vitorino Roldan, chefe da Assessoria Policial Militar da Alesp; o nosso Rui Alves, que eu já o convidei para a mesa; o Sr. Vagner Bernardo Maria, secretário-executivo da Subsecretaria de Habitação Social da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do estado de São Paulo; o Sr. Carlos Monteiro, ex-presidente da Fundação Cultural do Exército Brasileiro.

O Sr. Carlos Romagnoli, presidente da Sociedade Veteranos de 32; o Sr. Douglas Ramos, presidente da Sociedade Amigos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo; o Sr. Renato Ishikawa, é difícil de falar, parece dos filmes, presidente do Bunkyo; o Sr. Berardino Antônio Fanganiello, comodoro do Iate Clube de Santos; o Sr. Marcos Junqueira, diretor da Soamar, Sociedade Amigos da Marinha de São Paulo.

O Sr. Isaac Yasuo Miyaoka, vice-presidente da associação Amigos da Liberdade; o Sr. General de Brigada Eduardo Rodrigues Schneider, assessor especial do Comando Militar do Sudeste; a Sra. Chiho Komuro, cônsul-geral adjunta do Japão; o Sr. Embaixador Luis Fernando Avalos Giménez, cônsul-geral da República do Paraguai em São Paulo.

A comunidade japonesa: o Sr. Yoshikazu Murakami; a Sra. Kotoji Murakami; o Sr. Kenji Kiyohara; a Sra. Emilia Kiyohara; o Sr. Isaac Yasuo Miyaoka; o Sr. Inácio Hideo Hirayama. Olha, se eu não traduzi bem, vocês me desculpem, gente.

O Sr. Celso Russomano se encontra? (Fala fora do microfone.) O general de Exército, nosso general Pedro Celso Coelho Montenegro, obrigado. O vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, muito obrigado, comandante do 8º Distrito Naval, representante do comandante da Marinha; também cumprimento sua esposa Lilian Costa Arguelho Trovão de Oliveira. E o nosso general Montenegro, comandante militar do Sudeste, representando o comandante-geral do Exército. O deputado Rogério Santos, que está aqui ao meu lado.

E os familiares do nosso homenageado: a Sra. Valéria Aparecida de Andrade Naves, sua esposa; o Sr. Guilherme Andrade Naves, o filho; a Sra. Bruna Monaco Savioli Naves, nora; o Sr. Alberto Savioli; a Sra. Monica Monaco Savioli. E também o nosso desembargador, David Diniz Dantas, desembargador federal da Justiça Federal, Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Então uma sessão solene com muitas pessoas “supermegaimportantes”.

Muito obrigado pela presença de todos. (Palmas.)

Agora eu passo a palavra para o homenageado. Virei mestre de cerimônias, viu?

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos o Sr. Rogério Santos incialmente, deputado estadual, para fazer uso da palavra.

 

O SR. ROGÉRIO SANTOS - MDB - Boa noite. É sempre uma alegria quando a Alesp, esta Casa de Leis, Casa do povo, pode outorgar esse Colar de Honra ao Mérito a alguém que, de fato, trabalha pelo País, em nosso caso pelo estado, enfim, pela nossa sociedade.

Chegar aqui a esta noite, com esta honraria proposta pelo meu amigo, deputado Reis, com quem temos feito um trabalho aqui em prol do nosso estado de São Paulo. Quero cumprimentá-lo incialmente, sobretudo por esta propositura, esta honraria, que é tão digna ao nosso amigo, podemos chamar assim, general Guido Amin.

Quero cumprimentar a Mesa aqui. O Rui Alves, deputado, que, agora licenciado, assume a Secretaria de Turismo na cidade de São Paulo... feito um trabalho exemplar. Sempre uma alegria encontrá-lo, deputado. Cumprimentar aqui o vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8º Distrito Naval.

Cumprimentar também o general Montenegro, com quem tenho tido ótimas conversas. Ele é muito bem assessorado. A assessoria dele aqui faz realmente um diálogo muito importante com esta Casa Legislativa. Cumprimentar na mesa todos os oficiais e convidados para esta homenagem, para esta honraria.

Minhas palavras aqui são muito breves. Primeiro, a alegria de poder participar de um momento como este. Eu estive lá em Brasília a convite do general que assumia, naquele momento, o posto de ministro do Superior Tribunal Militar. Foi uma honra, general, poder participar daquele momento tão solene, lá eu conheci a sua esposa, Valéria, e fiquei muito, muito feliz de poder participar daquele momento.

Mas nós tivemos um contato muito bom aqui em São Paulo, conheci o general por meio do coronel Ochsendorf, quando ele visitava lá Osasco, no 4º Bimec, o coronel estava à frente, e o general disse: “olha, eu quero tomar um café com o deputado”. Eu falei: “nossa, o general querendo tomar um café com o deputado, deve ser muito nobre isso, eu que estou no meu primeiro mandato”.

E, de fato, era mais do que nobre. Era o início ali de uma oportunidade de nos conhecermos, e de eu conhecer um homem de grande relevância para o nosso País, alguém que tem assumido com responsabilidade essa missão em todo o seu trajeto, que aqui o deputado Reis já mencionou.

E eu tenho, general Guido, sempre falado do senhor em muitos momentos, porque eu vejo no senhor uma grande liderança militar do nosso País, que representa bem a instituição, essa instituição tão honrada, e que...

A nossa sociedade tem vivido momentos de muitos conflitos, de polarizações, que não levam a absolutamente nada, e eu vejo sempre na pessoa, na figura desse grande líder, do general Amin, alguém de bom senso, alguém que está sempre procurando unir, consolidar cada vez mais as instituições, sobretudo a que ele representa, sempre dando espaço para o diálogo, conversando.

E o que, hoje, o nosso País precisa é de líderes que estejam à frente, com essa capacidade de, embora tenha assuntos divergentes, encontrar o consenso e o melhor caminho para uma sociedade melhor.

E, general, eu vejo no senhor isso, por isso eu acho mais do que justa esta homenagem desta Casa de Leis ao senhor. Que Deus o abençoe nessa nova missão como ministro do Superior Tribunal Militar. Conte sempre com esta Casa. Naquilo que a gente puder colaborar também, estamos à disposição.

Um forte abraço, que Deus o abençoe, ao senhor e à sua família. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento, daremos início à outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao general Guido Amin Naves.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado, como forma de lhes prestar pública e solenemente uma justa homenagem.

Esta sessão solene homenageia com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo o general de Exército Guido Amin Naves, ministro do Superior Tribunal Militar. O general de Exército Guido Amin Naves é natural de Franca, São Paulo, onde nasceu em 08 de junho de 1962.

É filho de Guido Fernandes Naves e de Rosa Amin Naves, “in memorian”. Tendo sido declarado aspirante oficial da Arma de Artilharia em 10 de dezembro de 1983 pela Academia Militar das Agulhas Negras, Aman.

É bacharel em Ciências Militares pela Aman, mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Esao e doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Eceme, escolas nas quais também realizou os cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais de Comando e Estado-Maior e de Política Estratégica e Autoadministração do Exército, esses dois últimos na Eceme.

É também especializado em artilharia de costa e antiaérea pela Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, em relações internacionais pela Universidade de Brasília e MBA executivo pela Fundação Getúlio Vargas.

No exterior, realizou o curso de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Reino da Espanha. Ao longo da carreira militar, desempenhou, entre outras, as seguintes funções: no Brasil, instrutor da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea e na Escola de Estado-Maior do Exército, ambas sediadas na cidade do Rio de Janeiro; oficial do Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília; comandante do 14º Grupo de Artilharia de Campanha em Pouso Alegre, Minas Gerais.

Como oficial-general: comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, na cidade de Guarujá; chefe do Gabinete do Estado-Maior do Exército, em Brasília; chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército no Estado-Maior do Exército, em Brasília.

Comandante de um dos comandos conjuntos nas Forças Armadas, o Comando de Defesa Cibernética, Comdciber, em Brasília; chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, em Brasília; comandante-militar do Sudeste, em São Paulo.

No exterior, assessor do conselheiro militar da Missão Permanente do Brasil, junto à Organização das Nações Unidas, nos Estados Unidos da América; observador militar da Força Multinacional da Organização das Nações Unidas para o Desarmamento de Moçambique, Un-Moz.

Atualmente, o General Amin exerce a função de ministro do Superior Tribunal Militar, em Brasília. O General Amin foi agraciado com 35 medalhas e condecorações nacionais e estrangeiras. É casado com a Sra. Valéria Aparecida de Andrade Naves. O casal tem dois filhos, Guilherme e Matheus.

Convidamos para vir à frente os membros da Mesa Diretora, juntamente com o homenageado, para a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

Passo a palavra ao homenageado da noite, general Guido Amin Naves.

 

O SR. GUIDO AMIN NAVES - Boa noite a todos. Eu peço as vênias necessárias, mas eu sou um homem que dá muito valor a simbolismos e não tenho mandato popular para falar daquele local. Por isso, eu preferi pedir permissão ao deputado Reis para falar aqui da mesa mesmo.

Eu gostaria de saudar, aproveitar a nominata já lida pelo deputado Reis para agradecer a presença de todos aqui e saudar meus companheiros de Mesa: amigo Reis; Pedro Celso, ao meu lado; Trovão; Rogério; Rui; todos os demais citados. Desembargador David Dantas está aí, muito obrigado. Estou lhe devendo um documento, mas eu vou pagar, viu? Pode ficar... Não precisa mandar me prender, não, que eu vou pagar.

E todos os familiares, amigos que, sei, o pessoal até de Minas Gerais está aqui hoje para me dar um abraço. Mais uma vez, muito obrigado. Todos os amigos aqui da comunidade japonesa e assim por diante, que eu sei o quão difícil é para cada um de nós aqui em São Paulo, neste horário, dar uma passeadinha pela cidade, em vista do nosso trânsito, que costuma ser... Dar uma turistada na cidade.

Mas eu preparei uma rápida fala, em que a gratidão vai ser, claro, não podia ser diferente, vai ser a tônica do que eu vou dizer para vocês aqui, rapidamente. Como paulista de nascimento e criação, retorno com muita alegria à vibrante Capital do meu pujante estado de São Paulo.

Gosto de Brasília, estou muito motivado com as minhas novas responsabilidades na Capital Federal, mas confesso já sentir saudades daqui e das pessoas daqui. E digo isso pela minha esposa também, com certeza.

Não há como não a reconhecer e agradecer profundamente pela receptividade e verdadeiro abraço amigo no Comando Militar do Sudeste por parte dos poderes constituídos nos níveis estaduais e municipais, por parte das instituições, federações, entidades representativas, organizações, clubes de serviço e empresas daqui, sempre atentos às demandas da Força e às possibilidades de parcerias e cooperação profícuas, nas quais invariavelmente ganha a sociedade paulista e, por via de consequência, a brasileira.

Aproveito para destacar e agradecer pela presença das autoridades nesta cerimônia. Verdadeiros amigos, que apartam parte de seu precioso tempo para emprestar prestígio a este evento e a este soldado.

Cabe destacar, aqui, nesta praticamente bicentenária Casa, no último dia 10, a concretização de uma iniciativa sobre a qual já se vinha tratando, o lançamento da Frente Parlamentar para a Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional. Efusivos cumprimentos ao deputado Capitão Telhada pela coordenação dessa atividade.

O alcance e potencial desses temas para gerar bem-estar ao povo dispensa maiores comentários. Apenas para citar uma destas iniciativas de cooperação e de trabalho conjunto, que a gente tem orgulho de participar, aqui, no nosso Comando Militar do Sudeste.

Esta relação transcende também para outros aspectos imateriais, tão importantes quanto os demais. Antecipadamente, agradeço muito pela lembrança que será realizada nesta Casa, em homenagem aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira.

Para além, desenvolvemos relações institucionais de alto nível, que respeitam fundamentalmente a condição de ente de Estado das Forças Armadas e que, portanto, respeitam a condição de equidistância do processo político, que deve ser mantida pelos militares.

Ao fim, essas consistentes relações acabam por redundar em sólidas amizades pessoais, que os soldados do CMSE cultivam e guardam no coração. Entendo esta homenagem que recebo hoje nesta Casa como reconhecimento pelo exercício do Comando CMSE, hoje, sob a firme condução do general Montenegro aqui ao meu lado. Obrigado, meu amigo, pelo prestígio de sua presença aqui hoje, meu especial amigo, e obrigado por permitir a presença do nosso pessoal e familiares neste momento especial para mim.

Muitas pessoas podem não se atentar para esse detalhe, não é? O general Tomás, hoje comandante do Exército, comandava o CMSE e foi escolhido pelo Sr. Presidente para comandar o Exército, e decidiu que eu viria a substituí-lo aqui, mas, por força da função em que eu estava, eu não tinha condições de, de imediato, assumir aqui a função.

Então, o comandante da 2ª Divisão de Exército assumiu interinamente o Comando Militar do Sudeste. Ficou mais ou menos uns dois meses e depois passou o comando para mim. Recebi o comando de um grande amigo e passei o comando para um irmão, porque, quase dois anos depois, o Pedro Celso promovido a quatro estrelas, eu tive a honra de passar o comando em dezembro do ano passado para o general Montenegro.

Preciso partilhar esta homenagem com os cerca de 20 mil militares servindo no CMSE e suas famílias. Se construímos algo que justifique esta homenagem, o fizemos juntos, e cada um de vocês é responsável por um pedaço dessa homenagem que hoje recebo. Mais uma vez, muito obrigado por termos estado juntos nas várias missões que cumprimos.

Imperioso se faz também agradecer a esta Casa pela iniciativa de reconhecer a força na pessoa do antigo comandante militar do Sudeste. Reconhecimento e ao mesmo tempo incentivo e chamamento às responsabilidades que jamais devem ser descoradas pelos soldados, homens de Estado por excelência.

Muito obrigado à nossa Alesp, especialmente nas pessoas do Sr. Presidente, meu amigo deputado André do Prado; os deputados Maurici e Barros Munhoz, que tive oportunidade de cumprimentar ainda hoje aqui; componentes da Mesa, de toda a Mesa da Casa; o deputado Reis, proponente desta homenagem; deputado Rogério Santos; deputado Rui, hoje secretário municipal. Um grande abraço apertado do amigo e o agradecimento e a gratidão por este reconhecimento que me prestam nesta noite.

Não poderia encerrar minhas palavras sem fazer menção especial a meus familiares e amigos que estão presentes aqui hoje, a emprestar prestígio, prestígio de suas presenças. Permitam-me destacar a minha esposa, Valéria, e agora com um novo linguajar que me toca, coautora e cúmplice de tudo que se passa na minha vida há 37 anos. (Palmas.)

Por fim, após completar 48 anos de serviço de Estado e ainda contando, peço permissão para humildemente deixar uma mensagem simples, mas que considero significativa: soldados e sociedade paulista aqui representada, continuemos firmes, resilientes, éticos, perseverantes e, acima de tudo, juntos, sempre na busca dos objetivos cujo atingimento fará a todos mais relevantes, mais prósperos e mais felizes, para o bem da sociedade e diante de Deus.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Passamos a palavra ao deputado Reis, para que proceda ao encerramento desta sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - REIS - PT - Eu fiquei muito contente com a presença de todos vocês e com esta homenagem ao nosso general Amin.

Quero agradecer por toda a assessoria que nós temos do Exército, que faz um grande trabalho, a assessoria parlamentar que vocês têm lá, e interagem muito bem aqui com a Assembleia Legislativa.

Todas as vezes que eu fui convidado para participar dos eventos do Exército, aqui do lado, que são nossos vizinhos - a gente atravessa a rua, já está lá -, eu vi o carinho que têm os soldados com seus comandantes.

Mesmo debaixo de sol, eles dizem: “bom dia, comandante”, “boa tarde, comandante”. E a gente vê esse trabalho importantíssimo para a nossa população, para o nosso Estado brasileiro, que é feito pelo Exército. É um trabalho de excelência.

General Amin, agora ministro do Superior Tribunal Militar, que esta homenagem represente, de forma institucional, essa relação que tem a Alesp com o Exército Brasileiro, e principalmente com o 2º Exército.

Nós nos colocamos à disposição de vocês. E agradecemos todo o trabalho que o Exército Brasileiro, que as Forças Armadas, porque aqui também nós temos a Marinha, a Aeronáutica, então, o que os representantes das Forças Armadas fazem pelo nosso País.

Que essa homenagem seja estendida a todas as forças do nosso País, a todos os integrantes do Exército, a todos os integrantes da Marinha, a todos os integrantes da Força Aérea Brasileira.

Então, muito obrigado pela presença de todos. Eu não vou me delongar, não vou ficar falando aqui, porque eu acho que vocês vieram realmente para ouvir o general Amin falar. E o mestre de cerimônia passa a palavra para que a gente possa encerrar. Talvez, as pessoas até quisessem falar, vir aqui, mas tem toda essa formalidade.

Então aqui diz: “esgotado o objeto da presente sessão, agradeço a todos os envolvidos na realização desta solenidade, assim como agradeço a presença de todos”. E aí diz aqui o script que eu tenho que dizer: “está encerrada esta sessão solene”.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 10 minutos.

 

* * *