22 DE AGOSTO DE 2025

37ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO GBMAR

        

Presidência: SOLANGE FREITAS

        

RESUMO

        

1 - SOLANGE FREITAS

Assume a Presidência e abre a sessão às 10h15min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

3 - PRESIDENTE SOLANGE FREITAS

Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, com a finalidade de “Homenagear o Grupo de Bombeiros Marítimos da Polícia Militar do Estado de São Paulo (GBMar) com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo e fazer a entrega da Moção de Aplausos à equipe de bombeiros que participou do salvamento do garoto Matheus Araújo Azarias, em 16 de fevereiro de 2025, na Praia de Pernambuco, em Guarujá, no litoral paulista", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Tece elogios à atuação dos profissionais do GBMar, destacando a justeza de prestar-lhes esta homenagem.

        

4 - ALEXANDRE MERLIN

Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, faz pronunciamento.

        

5 - LUCAS BOVE

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

6 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de vídeos sobre o GBMar e sobre o salvamento de Matheus Araújo Azarias. Anuncia a entrega de placa de Moção de Aplausos aos guarda-vidas Gabriel Santana e Rafael Menezes Ribeiro, que participaram do salvamento.

        

7 - RAFAEL MENEZES RIBEIRO

Bombeiro guarda-vidas, faz pronunciamento.

        

8 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao GBMar, representado pelo tenente-coronel PM Valdizar Nascimento de Souza, comandante do grupamento.

        

9 - VALDIZAR NASCIMENTO DE SOUZA

Comandante do GBMar, faz pronunciamento.

        

10 - PRESIDENTE SOLANGE FREITAS

Comenta moção de aplausos referente a salvamento realizado pelo GBMar em 2023, cuja entrega será realizada oportunamente. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 11h04min. 

        

* * *

 

ÍNTEGRA

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Solange Freitas.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito bom dia a você, que nos acompanha pela Rede Alesp. Senhoras e senhores, bom dia também a vocês, presentes aqui, sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o Grupamento de Bombeiros Marítimo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o GBMar, com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, e também fazer a entrega da Moção de Aplausos à equipe de bombeiros que participou do salvamento do garoto Matheus Araújo Azarias, em 16 de fevereiro de 2025, na Praia de Pernambuco, em Guarujá, Litoral Paulista.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp, no YouTube.

Convido para que componha a Mesa Diretora a deputada estadual Solange Freitas. (Palmas.) Coronel PM Alexandre Merlin, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Coronel PM João Henrique Coste, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. (Palmas.) Coronel PM Alexandre Coelho Boggi, comandante de Bombeiros do Interior 3. (Palmas.) Tenente Coronel PM Valdizar Nascimento de Souza, comandante do GBMar. (Palmas.) Major PM Éric Gazola, subcomandante do GBMar. (Palmas.)

Convido a todas as pessoas presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro, 1º sargento PM, Ivan Berg.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos à camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro, 1º sargento, Ivan Berg, pela execução do Hino Nacional Brasileiro.

Registramos e agradecemos a presença dos familiares de Rafael Menezes Ribeiro, e também do major Lino, representando o vereador da cidade de São Paulo, Major Palumbo.

Também citando a presença dos nossos convidados na tribuna de honra. Daniel Onias, coronel PM e, atualmente, diretor da Defesa Civil de Santos, também já foi comandante do GBMar; Maurício Vieira Izumi, secretário de Segurança Pública da cidade de Praia Grande; José Renato Oliva, vice-prefeito de Itanhaém; Tiago Peretto, vereador da cidade de São Vicente; Ricardo Antoniazzi Pelliccioni, comandante do GBMar e diretor da Sobrasa; Fernando de Lima Borges, capitão da PM e comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Marítimos; Gabriel Santana, guarda-vidas temporário; cabo Rafael Ribeiro; e coronel Rodolfo Guerra, representando o general de exército Montenegro, comandante militar do Sudeste.

Passo a palavra à proponente desta sessão solene, a deputada estadual Solange Freitas.

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Boa tarde a todos. Ou, melhor, bom dia a todos. Iniciamos os nossos trabalhos, nos termos regimentais. Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo a minha solicitação, com a finalidade de homenagear o Grupo de Bombeiros Marítimo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, GBMar, com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, e fazer a entrega da Moção de Aplausos à equipe de bombeiros que participou do salvamento do garoto Matheus Araújo Azarias, em 16 de fevereiro de 2025, na Praia de Pernambuco, em Guarujá, no litoral paulista.

Eu montei um texto para falar, para não esquecer de nenhum detalhe, mas eu acho que quero falar sem ler nada, do coração. Porque, primeiramente, toda vez que vocês fazem um salvamento, a minha vontade é, todo dia, na Alesp, pedir uma Moção de Aplausos. Conheço o trabalho de vocês de perto, sou uma jornalista, trabalhei 30 anos como repórter nas ruas, na Baixada Santista, onde vocês têm uma forte atuação.

Então fiz várias, inúmeras reportagens com o trabalho de vocês. Toda vez que a gente dava os números, infelizmente, em alguns casos, as pessoas não conseguiam ser salvas, mas, por trás disso, tinha milhares de salvamentos. Então, se a gente fizer as contas, vocês foram responsáveis pelo salvamento de milhares de pessoas. Cada um de vocês pôde salvar muitas pessoas.

Então, esse agradecimento, essa Moção de Aplausos que vamos dar hoje, esse Colar de Honra ao Mérito, que é a maior honraria da Alesp, eu pensei... Até gostaria de falar com o comandante coronel Merlin, agradecer a presença de todos. Desculpa, eu nem fiz o agradecimento, porque eu estou bastante emocionada, estou muito feliz que todos vocês estão aqui, todas as pessoas que foram anunciadas estão aqui, vocês, cada um de vocês que está aqui.

Isso me emociona de verdade, cada um de vocês foi responsável por salvar milhares de vidas, ou muitas vidas. Quando a gente ajuda o Corpo de Bombeiros, a gente está ajudando a nós mesmos, então eu quero dizer que hoje a gente vai fazer a homenagem ao grupamento.

E aí quando eu tive a ideia de fazer a entrega do Colar de Honra ao Mérito, que é a maior honraria da Alesp, para o GBMar, eu falei assim: “Poxa, vamos fazer essa honraria? Mas não é possível, o GBMar já deve ter recebido o Colar de Honra ao Mérito da Alesp”.

E aí a gente foi fazer a pesquisa e ainda não tinha recebido essa homenagem, talvez porque as pessoas às vezes não percebem no dia a dia quanto o trabalho é importante, o quanto o trabalho das forças de segurança é importante, tudo o que vocês fazem é importante, mas eu acho que, às vezes, falta um olhar mais apurado, mais carinhoso para o trabalho de vocês.

Claro, a gente tem que lutar para as melhorias nas corporações de uma forma geral, e nós estamos tentando aqui na Alesp. Eu falo nós, deputados. Estamos tentando, temos vários projetos de lei que podem melhorar o trabalho que vocês fazem.

É uma luta muito grande, nada acontece da noite para o dia, mas também tem toda essa dedicação, carinho e o amor que vocês fazem no dia a dia. Todo pedido de ajuda que chega ao meu gabinete que vem de vocês, a gente tenta contemplar. Nós não estamos ajudando a corporação, nós estamos ajudando a nós mesmos.

Então, olhe, é com muito carinho, com muito amor ao trabalho que vocês fazem que nós estamos propondo esta homenagem, tanto o Colar de Honra ao Mérito, porque é a maior honraria da Alesp, e vocês já deveriam ter recebido, como esta Moção de Aplausos para uma das ações. Nós escolhemos uma das ações, mas poderia ter sido qualquer uma que vocês fazem no dia a dia. Quero agradecer de coração.

Eu gostaria de homenagear cada um que está aqui, mas quem sabe nós não vamos fazer outras homenagens também? Eu já recebi várias homenagens dos bombeiros e fico muito feliz; falo assim, é muito gratificante no trabalho como deputada também ser reconhecida pelo trabalho que a gente faz.

Como jornalista, ao longo de 30 anos em que eu atuei, a gente mostrava, dava a notícia, mostrava o trabalho que vocês faziam, cobrava até, muitas vezes, o governo do estado para melhorar as condições de trabalho de vocês.

Como deputada, a gente consegue fazer isso também, mostrar o trabalho de vocês, cobrar as autoridades para poder melhorar, mas a gente ajuda também com as emendas, ajuda tentando fazer esse intercâmbio também, esse relacionamento, para melhorar a condição de cada um.

Nós sabemos que o trabalho de vocês não é fácil, vocês arriscam a vida de vocês todos os dias e o reconhecimento deveria ser ainda maior. Como deputada, a gente tem lutado por isso, o reconhecimento de todas as maneiras, não só as homenagens, mas também no reconhecimento salarial, no reconhecimento de melhores condições de trabalho, e isso vocês podem ter certeza que aqui na Alesp vocês estão tendo.

A gente briga muito para melhorar as condições, não só com reconhecimento mandando as emendas, mas também lutando para as melhores condições de trabalho. A gente vai mostrar no vídeo um pouquinho dessas homenagens, por isso nem quis ler o que estava aqui, o que escrevi. Foi de coração, são palavras bonitas, mas preferi falar.

Estou emocionada, desculpem. Preferi falar assim com o coração. Muito obrigada, parabéns pela homenagem, parabéns pelo trabalho que vocês fazem e tenham certeza: podem contar com a gente nesta caminhada.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Bem, só citando também aqui na nossa tribuna de honra a presença do tenente PM Vinícius Lins Mastros. Agora quero passar o uso da palavra ao coronel PM Alexandre Merlin, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

 

O SR. ALEXANDRE MERLIN - Olá, bom dia a todos. Gostaria de saudar a deputada Solange Freitas e agradecer já inicialmente por ter dado essa atenção para o Corpo de Bombeiros e, no caso particular aqui, para o nosso Grupamento de Bombeiros Marítimos. Muito obrigado.

Cumprimento todas as pessoas que já foram nomeadas pelo Cerimonial. Obrigado por já ter nomeado todas as pessoas aqui. Cumprimento a todas que já foram nomeadas, obrigado a todos por terem vindo aqui prestigiar esta sessão solene.

Vou cumprimentar particularmente, individualmente aqui os nossos bombeiros militares que são guarda-vidas, que vieram não aqui da Capital, mas se deslocaram até aqui a Capital hoje para participar desta sessão solene, importante manifestação de reconhecimento para nossa instituição feita aqui pela Assembleia, na pessoa da deputada Solange Freitas. Obrigado a todos por estarem aqui, parabéns pelo trabalho que fazem.

Vou quebrar um pouquinho o protocolo.

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Pode quebrar.

 

O SR. ALEXANDRE MERLIN - E aí cumprimentar o tenente Nery. Tenente Nery, se puder levantar. Hoje é aniversário do tenente Nery. (Palmas.)

 

TODOS - Parabéns para você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida! Parabéns para você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida!

 

O SR. ALEXANDRE MERLIN - É uma pena que não tenha uma piscina aqui, porque há uma certa tradição. É uma pena, mas se alguém tiver um copinho de água, não é?

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Por quê? Tem que jogar nele?

 

O SR. ALEXANDRE MERLIN - É. Eu tenho aqui uma garrafinha. Então assim, Gazola, você já está com a missão ali. Parabéns, viu, Nery? Muita saúde, muita felicidade para você, feliz aniversário, está bem? Nery também tem uma história fantástica, porque participou de tudo o que há para participar no Salvamar. Fez salvação, foi guarda-vidas temporário, depois entrou como praça na instituição, foi guarda-vidas lá, como soldado, e hoje é tenente guarda-vidas.

Então ele percorreu todo esse caminho. Parabéns pela história. (Fala fora do microfone.) É, no dia do aniversário. Parabéns, viu?

Senhoras e senhores, o guarda-vidas... Quem é o guarda-vidas? É o bombeiro militar, homem ou mulher, que trabalha no nosso serviço de proteção ao banhista e prevenção do afogamento. É um serviço difícil, a deputada já falou ali, complexo, executado de várias formas.

A forma básica, essencial do trabalho, é chegar na praia, identificar riscos, sinalizar esses riscos - normalmente com placas - e depois ficar ali. Fica ali essencialmente na área de areia, muitas vezes em um cadeirão, observando o comportamento das pessoas e sinalizando com apitos, sinalizando com apito uma conduta arriscada.

Então é isso. Comumente, é um trabalho mal compreendido. A pessoa acha que está tendo a diversão dela cerceada pelo guarda-vidas e, na verdade, o guarda-vidas é um especialista no conhecimento da praia. Ele tem um conhecimento aprofundado do relevo que está embaixo d’água.

Uma pessoa normal vai para a praia e olha o mar, ela tem aquela percepção de que toda aquela massa de água que vem do fundo para a praia volta depois, da mesma forma, uniformemente, para o fundo. Isso é razoável, a gente percebe isso e é mais ou menos verdade. Só que as características do relevo que estão embaixo d’água criam canais por onde a água volta com uma velocidade maior.

Isso é muito difícil de ver quando você está na praia, para uma pessoa que não está familiarizada com essa ideia. Esse retorno, essa volta de uma parte do volume de água com mais velocidade é um local bastante arriscado para quem não consegue pôr o pé no chão, no fundo, não consegue se manter flutuando facilmente.

Então não é incomum que famílias brasileiras vão para as nossas praias para se divertir - porque é uma diversão comum, acessível para a nossa população - e tenham essa diversão alterada por uma tragédia.

Então, se a gente estiver sendo filmado e passando na Rede Alesp, talvez estejamos, não é? Quem nos assistir, preste atenção ao que o guarda-vidas sinaliza na praia. Se você vai para algum dos nossos balneários, tenha preferência para ficar em um setor que seja guarnecido por guarda-vidas. Se tiver dúvidas do que fazer lá, pergunte para ele sobre os riscos. Ele vai atender e vai orientar.

Se você tiver crianças... Crianças às vezes têm muita energia, não é? Então fica difícil de manter um acompanhamento. O guarda-vidas tem pulseiras, onde é possível identificar a criança e colocar um contato. Então coloca uma pulseirinha na criança. Se ela se separar da família, qualquer outra pessoa responsável que estiver ali e achar vai poder fazer a identificação e comunicar o guarda-vidas.

Isso facilita, às vezes, uma ocorrência de criança desaparecer na praia, que, infelizmente, ainda acontece. Então, acompanhem, nas nossas redes nós temos orientações de segurança. Se tiverem dúvidas, usem as redes do Corpo de Bombeiros para irem atrás de orientações de segurança.

Então, acho que a ideia é essa. Seria importante, a senhora falou ali, como o trabalho muitas vezes é incompreendido, a senhora ressaltou isso muito bem ali no começo, poucos bombeiros são tão incompreendidos quanto o nosso guarda-vidas.

Eu entendo a vontade das pessoas de exercitar a liberdade, e também entendo, muitas vezes, que a conduta do guarda-vidas te coloca em evidência, deixa você em evidência, quando ele está apitando para você ali, te coloca em evidência, mas ele não faz isso com a intenção de constranger ninguém, a intenção não é essa, a intenção é de realmente cumprir a nossa missão essencial, que é salvar vidas.

E aí também gostaria só de acrescentar uma coisa, muita gente pode estar me ouvindo e pensando assim: “Essas coisas não aconteceram com a minha família, as qualidades que nós temos não permitirão que isso aconteça com a gente. Eu, quando vou para a praia, sempre presto atenção no que eu faço, eu presto atenção nos meus filhos, nos meus parentes, isso não acontecerá comigo, quem se coloca em situação de risco são outras pessoas que, por diversos fatos, elas não são tão atentas como eu sou”.

Então, eu vou dar um exemplo pessoal para vocês aqui, um testemunho de fé. Eu fui à praia com a minha família, e eu tenho dois filhos, a minha filha hoje tem 19 anos e o meu filho hoje tem 13, mas eles eram mais novos; a minha filha tinha 11, e o meu filho tinha seis. A praia era uma praia pequena, dava para ver o fim dela aqui e outro fim dela ali, na Riviera de São Lourenço.

A minha filha estava brincando no mar com outras duas amigas dela, gêmeas, e estava tudo bem, e eu estava cuidando do meu filho aqui no raso. A gente olhou para a direita na praia, nós vimos algo brilhando lá perto da mata, nós ficamos curiosos, eu quis levar o garotinho lá para ele ver o que era aquilo, e fomos andando para lá.

Avisei à minha família e aos meus amigos: “olhem, eu não vou mais olhar as meninas, eu estou indo para o canto da praia”. E fui lá com o meu filho, e, chegando lá, era um altar, tinha um altar no canto da praia, bem bonito, com várias imagens, e pessoas deixavam mensagens, e o sol batia naquilo e refletia. Foi esse brilho que eu vi.

E aí tinha umas folhas, uma sujeirinha, eu estava limpando ali com o menino e comecei a escutar um apito, comecei a escutar um apito, mas no primeiro momento ele não chamou minha atenção. Aí o apito persistiu, persistiu, persistiu, aí bateu, eu falei: “É o guarda-vidas, o guarda-vidas está apitando”. Então eu falei: “Vamos voltar”. Peguei o gurizinho e voltamos rapidamente para lá.

Quem estava no fundo do mar? A minha filha e as duas meninas. Elas tinham ido mais para o fundo, estavam quase próximas aos surfistas. As duas meninas, elas têm casa lá, então o mar para elas é o playground delas, elas não têm problema nenhum. E a minha filha, felizmente, privilegiados como somos, ela teve acesso à natação desde a primeira idade, então ela nada muito bem.

Então, elas não passaram nenhum risco real, eu gosto de acreditar nisso, mas o guarda-vidas fez a intervenção dele e chamou as meninas para vir de volta para a área segura. Eu sou bombeiro aqui em São Paulo, com 34 anos de serviço agora. Eu sou guarda-vidas, como vocês, e, na minha própria família, por um descuido nosso, nós transferimos momentaneamente a responsabilidade pela integridade das crianças para o estado ali.

O estado atuou, e eu não vou mentir para vocês, para mim deu um pouco de vergonha naquele momento. Eu tive vergonha naquele momento. Como pai, eu deveria estar olhando, cuidando da minha criança.

Então, às pessoas que nos ouvem, talvez seja natural vocês sentirem isso quando o guarda-vidas sinaliza uma situação de perigo. Talvez seja normal um constrangimento, mas esse constrangimento não é feito por ele em si, ele acontece porque está tentando salvar alguém.

Eu sou grato àquele salva-vidas que apitou desesperadamente. Aquele dia, deu a impressão de que a gente ia mudar a estatística do setor dele, não é? Ele apitou desesperadamente ali e evitou que tivesse um desfecho trágico, talvez na minha própria família. Ninguém está livre de passar por algo assim, é um breve momento de descuido em uma hora de lazer, diversão e alegria.

Por isso que é importante, para quem vai à praia, para os nossos banhistas, observar a sinalização de perigo, atender à orientação do guarda-vidas, não consumir substâncias ou alimento em excesso e misturar isso com atividade aquática. E seguir a nossa última máxima, que é: se a água estiver no umbigo, isso é um sinal de perigo. Então, não vá mais para o fundo, além dessa profundidade de água.

Cumprimentar o deputado Lucas Bove, chegou aqui agora no evento. Obrigado pela presença, deputado. O deputado é presidente da nossa Frente Parlamentar de Defesa do Corpo de Bombeiros e um parceiro também do Corpo de Bombeiros aqui na Assembleia, da mesma forma que a deputada Solange Freitas. Obrigado pela presença, deputado.

Então, senhores, parabéns ao GBMar, parabéns pelo trabalho que os senhores fazem, é extraordinário. A gente não consegue reconhecer suficientemente a qualidade do trabalho monstruoso que os senhores fazem na nossa praia.

Agradeço a todos, parabenizo a todos, agradeço e parabenizo a deputada Solange Freitas por essa iniciativa de reconhecer esses militares estaduais e trazer valorização para eles.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Coronel, eu só queria destacar a importância do seu depoimento quando o senhor fala que o senhor passou por uma situação como essa, como o senhor e a sua família precisaram de um apito de um guarda-vidas, porque muitas vezes, como o senhor falou, a gente acha: “Ah, não vai acontecer comigo, eu sei nadar”; ou então: “Eu sou esperta, eu nunca vou ultrapassar os limites, e, se ultrapassar, eu vou conseguir sair do mar”.

Principalmente morador, não é? Que acha que é da Baixada, que está na praia e que não vai nunca passar por um constrangimento como esse, que não é um constrangimento, como o senhor ressaltou. Ele está apitando para tentar te ajudar, para salvar a sua vida.

E, quando o senhor, que é o coronel, comandante, precisou disso, e está dando seu relato, é muito importante. Está sendo transmitido pela Rede Alesp, está sendo transmitido pelo canal do YouTube da Alesp.

É importante que as pessoas saibam disso e se conscientizem, porque, como o senhor fala, os guarda-vidas são mal compreendidos pelas pessoas. Acho que pela vergonha que elas têm de receberem um apito, e aí elas acabam atuando ou revidando de uma forma muito ruim. Mas foi muito bom o senhor ter feito esse relato, muito importante.

Obrigada.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Eu chamo à Mesa o deputado estadual Lucas Bove, que também fará uso da palavra nesta sessão solene em homenagem ao Grupamento de Bombeiros Marítimos do Estado de São Paulo.

 

O SR. LUCAS BOVE - PL - Bombeiros paulistas, bom dia. Uma alegria muito grande estar aqui hoje, vou ser bem breve na minha fala. Confesso que confundi o horário, não vou inventar desculpa aqui, eu achei que começava às dez e meia, desculpa, deputada. Mas eu não podia deixar de estar aqui presente.

Sou, como disse o comandante Merlin, o presidente da Frente Parlamentar em apoio ao Corpo de Bombeiros, da qual a Solange é membra também, é apoiadora nossa. Queria cumprimentar rapidamente o coronel Merlin, grande amigo, novo comandante do nosso glorioso Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Siga contando com o nosso apoio.

Da mesma forma, o coronel Costa e o subcomandante do Corpo de Bombeiros, também um grande amigo, já um conhecido de longa data. Tenho certeza de que o Corpo de Bombeiros está em excelentes mãos com vocês.

Cumprimentar também o tenente coronel Valdizar, comandante do GBMar, grande amigo, o coronel Boggi, comandante do CBI-3 e, da mesma forma, o major Gazola, subcomandante do GBMar. Desculpe aí a ordem equivocada, eu só peguei as nominatas aqui rapidamente. E dizer para vocês que vocês podem contar com a Assembleia Legislativa.

Cumprimentar de maneira muito efusiva a minha querida amiga Solange, que é uma excelente deputada, uma defensora dos nossos valores. Alguns de vocês já me conhecem aqui, sabem tudo aquilo que eu defendo. Tenho certeza de que nós temos aí, assim como eu sou um soldado, a Solange é a capitã. Eu sou o soldado, a Solange é a capitã, mas nós estamos aqui todos juntos e à disposição.

Tem muita coisa para fazer pelos bombeiros. Tem melhora salarial, sem dúvida nenhuma, porque nós aprovamos um aumento aqui muito aquém daquilo que os senhores mereciam; seguimos na batalha. Tem questões de melhora de infraestrutura, melhora de condições de lazer também, de cuidado com o próprio corpo, com a própria mente, isso é muito importante.

Temos a questão da emancipação para tratar, que é muito importante, sem que os bombeiros percam nenhum direito. Temos a questão das viaturas HR, para que se tornem emendas voltadas para a Saúde, para que a gente possa liberar mais recursos para os bombeiros e tantas outras ações. Nós estamos aqui à disposição dos senhores.

Eu, no dia 15 de fevereiro, protocolei uma Moção de Aplausos para o capitão Vitor, o tenente PM Terra e a tripulação: cabo PM Lourenço, cabo PM Rafael, cabo PM Cirino, para uma ocorrência de salvamento que ocorreu lá no GBMar.

Sempre que nós recebemos aqui pela frente parlamentar, a deputada Solange também sempre envia notícias de ocorrências, e nós sempre fazemos questão de aplaudir os senhores aqui. Eu não vou me estender mais, tem muito trabalho pela frente. Os senhores contem conosco. Como dizia Churchill: “Um povo que não honra os seus heróis logo não terá heróis para honrar”.

Então, deputada Solange, a senhora é brilhante ao propor esta sessão solene e esta belíssima homenagem aos verdadeiros heróis do estado de São Paulo, que são os bombeiros, que são os policiais militares, enfim, todos aqueles que envergam esta farda cinza-bandeirante e arriscam as suas vidas diuturnamente sem nem saber quem está do outro lado sendo salvo por eles.

Solange, parabéns. A senhora tem todo o meu apoio em todas essas ações. É realmente uma alegria muito grande ver quando deputados aqui da Casa honram o Corpo de Bombeiros, e a senhora é uma delas, sem dúvida nenhuma.

Viva o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Viva o GBMar.

Deus abençoe vocês.

Uma boa sexta-feira, um bom fim de semana. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Obrigada, deputado Lucas Bove. E olhe só, como eu falei, a gente quer sempre homenagear as ações dos bombeiros. Ele já fez uma outra Moção de Aplausos. No início do meu mandato, eu também fiz algumas moções de aplausos pelo trabalho dos bombeiros.

A gente quer dar homenagem, não é, Lucas? Toda hora, não é? Por causa das ações. A gente sempre conversa aqui sobre as ações da Polícia Militar, especialmente do GBMar, dos salvamentos que são feitos, e a gente quer homenagear toda vez que tem alguma ação. É uma pena que não dá para a gente homenagear tudo, não é?

 

O SR. LUCAS BOVE - PL - Se pudesse, fazia todo dia.

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Todo dia, porque vale muito a pena. Mas a gente homenageia também, como você falou, na questão de melhorias salariais, a gente está sempre discutindo essa questão dos servidores de uma forma geral e das forças de segurança, como melhorar as condições de trabalho e salariais. Estamos na luta juntos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras dos membros da Mesa. Neste momento assistiremos a um vídeo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Deixa eu só falar que o Major Mecca está saindo de fininho. Venha aqui, Major Mecca, rapidinho. O Lucas Bove falou que você só gosta da Rota. Vai se defender? (Fala fora do microfone.)

É brincadeira, viu, gente? É brincadeira. (Fala fora do microfone.) Obrigada. (Fala fora do microfone.) (Palmas.) Daqui a pouco o protocolo da Alesp vai reclamar que a gente está saindo do protocolo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Então, neste momento, entregaremos uma placa de Moção de Aplausos aos bombeiros do Guarujá que, com coragem e agilidade, salvaram a vida de um adolescente de 12 anos que se afogava no dia 16 de fevereiro na Praia de Pernambuco. Vamos exibir um vídeo para relembrar esse ato histórico e heroico.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Dois desses heróis estão aqui hoje participando desta cerimônia. Os demais heróis estão, neste momento, em serviço. Então, quero chamar aqui Gabriel Santana e Rafael Menezes Ribeiro, que vão receber a placa, mas também quero destacar os heróis Eliel Xavier de Souza Silva, Cássio Cirino de Carvalho Elói, Álvaro Henrique Souza dos Santos, Felipe Araújo Salustiano Gonzaga, Otávio Fillol Júnior, Gustavo Oliveira Guimarães.

Então, participam aqui desta entrega da Moção de Aplausos da deputada estadual Solange Freitas. Podem ficar aqui, podemos descer para ficar na parte térrea do plenário para receber das autoridades presentes, da deputada estadual Solange Freitas, essa Moção de Aplausos por esse ato que aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2025.

Um ato heroico dos nossos guarda-vidas, dos bombeiros que participaram também dessa operação. Está sendo entregue, então, a placa, que é a Moção de Aplausos concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Peço para que as autoridades se reúnam para a foto oficial. Muito obrigado. Parabéns, Gabriel. Parabéns, Rafael e a todos que atuaram nessa ocorrência na Praia de Pernambuco, em Guarujá.

Convido agora as autoridades a retornarem aos seus lugares para dar seguimento à solenidade. Então, passo a palavra. Vou passar então a palavra ao cabo Rafael Menezes Ribeiro. Por favor.

 

O SR. RAFAEL MENEZES RIBEIRO - Bom dia a todos. Cumprimentar a deputada e as demais autoridades. Agradecer a todas as autoridades pela valorização do guarda-vidas. E eu vim pedir a palavra, principalmente - antes, agradecer muitos colegas aqui. Eu tive a oportunidade e o prazer de ter alguns aqui que foram meus instrutores, meus mentores, outros, colegas, e alguns também foram meus alunos.

Então, saibam que toda essa homenagem, nessa ocorrência aqui, também é dos senhores. Mas eu vim pedir a palavra, principalmente, para... Com certeza, essa honraria é sem tamanho, sem igual, mas as verdadeiras medalhas do policial militar, do guarda-vidas, minhas especificamente, são minha família. E eu consegui trazê-los.

Gostaria que ficasse de pé meu pai, sargento Ribeiro, reformado. (Palmas.) A minha mãe, que sem ela eu não seria nada, Marli Veiga de Menezes Ribeiro. (Palmas.) Meu irmão, Paulo Menezes Ribeiro, e meu sobrinho, afilhado, Renan Ribeiro. (Palmas.) A minha companheira, também policial militar, soldado Louise. Obrigado por ter vindo, por favor. (Palmas.) 

E, para que vocês saibam que, independentemente de qualquer medalha que a gente receba na nossa carreira, as maiores medalhas de um bombeiro são as pessoas que a gente salva. E hoje eu tive a oportunidade de trazê-las aqui, que foi um salvamento que a gente teve muito difícil.

No ano de 2023, a senhora também me acompanhou, foi lá no Canto do Maluf, uma ocorrência em que duas pessoas caíram do Jet e, infelizmente, a menina acabou ficando embaixo de uma caverna.

Eu tive que entrar nessa caverna para tirá-la de lá. Então, ela se tornou um milagre na minha vida e um milagre para muitos que estavam ali assistindo e virou da família. E ela está aqui hoje com a mãe dela, a Geovanah e a Ester. Podem ficar de pé. (Palmas.)

E, para encerrar, eu gostaria de falar para todos que ser bombeiro é, sim, uma escolha de vida, uma vocação. A gente é escolhido e capacitado para fazer e participar de verdadeiros milagres. E eu agradeço essa valorização que a senhora tem por todos nós.

E parabéns a todos os guarda-vidas que aqui estão presentes.

É isso. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Parabéns pelas palavras, pelo reconhecimento, principalmente em relação à família. Que linda homenagem que você fez para a sua família e para as pessoas que você salvou. Parabéns, viu?

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Parabéns mais uma vez. E agora daremos início à entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao GBMar. Peço mais uma vez às autoridades para ficarem aqui na parte da frente do plenário.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de todo o nosso estado, como forma de prestar, pública e solenemente, uma justa homenagem.

Esta sessão solene homenageia, com a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo, o GBMar. Estando aqui na frente, então, o tenente-coronel PM Valdizar Nascimento de Souza, representando o GBMar, e a deputada estadual Solange Freitas, juntamente com os membros da Mesa Diretora, para a entrega da homenagem.

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Uma salva de palmas. (Palmas.) O registro da foto oficial com todos os integrantes. Neste momento, pedimos que os convidados da Mesa retornem aos seus lugares após os cumprimentos.

Agora ouviremos as palavras do tenente-coronel PM Valdizar Nascimento de Souza, comandante e representante do GBMar.

 

O SR. VALDIZAR NASCIMENTO DE SOUZA - Bom dia a todos. Quero cumprimentar a deputada Solange Freitas. Muito obrigado por esta comenda, a maior honraria da Casa. Na pessoa da deputada, quero cumprimentar todas as autoridades já mencionadas pelo Cerimonial.

Quero aqui cumprimentar os familiares presentes, que vieram prestigiar esta manhã festiva. Quero cumprimentar os veteranos, na pessoa do coronel Vitor. Muito obrigado pela presença, comandante. Quero cumprimentar todos que estão aqui, todos os guerreiros, nossos valorosos profissionais que aqui estão.

Agradeço a Deus por esta manhã festiva, por estarmos aqui recebendo a mais alta honraria da Casa, da Assembleia Legislativa. Isso demonstra o trabalho que todos fazem. Quero agradecer a Deus por estar à frente desse grupamento de bombeiros composto por valorosos heróis, valorosos profissionais que diariamente cuidam da segurança do nosso litoral paulista.

Isso representa o trabalho que todos os senhores fazem diariamente, que é fruto de um legado e de uma missão que nós recebemos de nossos antecessores. Aqui nós temos alguns: coronel Pericioni, coronel Nias. E eu sei, eu tenho certeza de que esse legado, essa missão é honrada diariamente pelo trabalho que todos fazem.

Anualmente, milhões de pessoas frequentam as praias do nosso litoral paulista, que compreende da divisa do Paraná até a divisa do Rio de Janeiro, mais de 660 quilômetros de praia. E quem promove a segurança nessa pequena faixa de areia, nessa pequena faixa de praia, são todos os senhores, todos os valorosos profissionais do Grupamento de Bombeiros Marítimos.

São os senhores que promovem a segurança da população para que todos possam, nos seus momentos de lazer, nos seus momentos de descanso, terem momentos agradáveis e tranquilos. São todos vocês que honram diariamente o legado e a missão que nós recebemos.

E eu gosto sempre de parafrasear a nossa canção do bombeiro, eu gosto muito da nossa canção do bombeiro, onde ela fala, no trecho que ela fala: “A nossa vida é lutar pelo povo”. E é isso que todos vocês fazem com dedicação e maestria, todos os dias, independentemente de estarem de serviço ou não, todos os dias vocês estão cuidando da população para que eles tenham momentos tranquilos.

Muito obrigado pelo trabalho que todos vocês exercem no nosso litoral. Parabéns a todos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado ao tenente coronel PM Valdizar Nascimento de Souza, que é o comandante e representante do GBMar, pelas palavras proferidas aqui nesta sessão solene. Passo a palavra à deputada estadual Solange Freitas para que proceda o encerramento desta solenidade.

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Antes de encerrar, eu só queria dizer que o cabo Rafael lembrou de um salvamento maravilhoso que essa equipe fez, e foi em 2023, foi o início do meu mandato. Como o coronel Merlin também falou de uma coisa que aconteceu com ele, eu vou falar o que aconteceu comigo também. Foi a minha primeira Moção de Aplausos.

Eu fiz uma Moção de Aplausos para esse salvamento, só que eu não fiz a entrega. Eu estava começando no mandato, ainda estava aprendendo como funcionava. Quando eu vi o que aconteceu, falei assim: “Nossa, preciso homenagear esses bombeiros, esses guarda-vidas fizeram uma ação tão bonita”.

Eu fiz uma Moção de Aplausos, apresentei na Alesp, ela foi aceita, só não fiz a entrega ainda, porque era o começo do meu mandato, eu também ainda estava conhecendo como é que funcionava a Alesp. Então, vou depois fazer a placa, porque eu acho que precisa ter a placa, e fazer a entrega também, para... Está vendo como a gente quer homenagear toda hora o trabalho de vocês.

E eu agradeço muito por ter tido a oportunidade, foi a primeira moção que eu fiz, e com um trabalho maravilhoso. E agradeço ao cabo Rafael por ter me lembrado desse fato, e lembrei da moção que eu tinha apresentado, e eu vou fazer a entrega também. Muito obrigada pela presença de todos vocês. Esgotado o objeto da presente sessão.

Eu agradeço a todos os envolvidos na realização desta solenidade, o pessoal da Alesp, que faz um trabalho maravilhoso, senão a gente não conseguiria fazer um evento como esse, uma sessão solene tão bonita.

Assim como agradeço a presença de cada um de vocês.

Está encerrada, então, esta sessão solene.

Muito obrigada e um bom dia a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 04 minutos.

 

* * *