16 DE MAIO DE 2025

20ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DA SAÚDE

 

Presidência: RAFAEL SILVA

        

RESUMO

        

1 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão às 10h40min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a composição da Mesa. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

3 - PRESIDENTE RAFAEL SILVA

Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, em "Homenagem aos Trabalhadores da Saúde", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Defende a valorização dos servidores da área da Saúde. Destaca a justeza desta homenagem. Tece elogios aos demais membros da Mesa.

        

4 - OSEIAS DE MADUREIRA

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

5 - PETER KUHNS

Representante da UNI Global Union, faz pronunciamento.

        

6 - FRANCISCO CANINDÉ PEGADO

Secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores - UGT, faz pronunciamento.

        

7 - RAFAEL SILVA JÚNIOR

Líder regional do PSD, faz pronunciamento.

        

8 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Apresenta as caravanas presentes nesta solenidade. Anuncia a entrega de homenagens a diversos profissionais da Saúde.

        

9 - EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA

Presidente da Federação Paulista da Saúde, faz pronunciamento.

        

10 - PRESIDENTE RAFAEL SILVA

Tece elogios à atuação de Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação Paulista da Saúde. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 12h06min.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Rafael Silva.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSD - Solicito à garota Sirlene Nogueira para que nos dê o apoio necessário para a realização desta sessão.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada, deputado.

Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear os trabalhadores da Saúde em virtude de seu dia estadual, comemorado no dia 12 de maio, instituído pela Lei nº 11.665, de 2004.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal da Alesp no YouTube.

Convido para que componha a Mesa Diretora o nosso querido deputado Rafael Silva, que já se encontra na tribuna. (Palmas.) Convidamos também o líder do PSD regional, Rafael Silva Júnior. (Palmas.) Convidamos o deputado estadual Oseias de Madureira. (Palmas.)

Convidamos também para a Mesa principal o presidente da Federação Paulista da Saúde, Sr. Edison Laércio de Oliveira. (Palmas.) Também é convidado a fazer parte da Mesa o secretário-geral da UGT, Sr. Canindé Pegado. (Palmas.) E neste ato, representando a UNI Global Union, o Sr. Peter Kuhns. (Palmas.)

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Passo a palavra ao proponente desta sessão solene, o deputado estadual Rafael Silva.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSD - Esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, e ele entende que a valorização do servidor da Saúde no Brasil é muito importante para todo mundo. Eu estou com um problema sério de coluna e já passei por quatro cirurgias, então eu conheço muito bem o trabalho desse pessoal, o amor que esse pessoal tem quando lida com pessoas que precisam.

Nós precisamos da Saúde, é a coisa de que nós mais precisamos em um momento de necessidade, em uma necessidade física. Então todo mundo acaba sentindo a presença do servidor da Saúde, do funcionário da Saúde como um valor imenso para que a gente tenha, no tratamento espontâneo, o respeito e a oportunidade de esperar uma solução para os nossos problemas. Então eu conheço muito bem essa parte. Repito: quatro cirurgias da coluna. Eu passei por esse momento, por esses momentos.

Eu quero agradecer ao pessoal da Saúde pelo trabalho desempenhado junto à população, pelo carinho, pelo amor, pelo respeito. O Edison Laércio de Oliveira, presidente da federação e presidente do sindicato, representa aquele carinho, aquele amor, aquela vontade de servir. O Edison é uma pessoa que tem um trabalho valoroso, voltado para a causa da Saúde e em favor dos trabalhadores.

Eu quero agradecer aos demais membros aqui da Mesa: Canindé Pegado, Manoel Carlos, o pessoal todo por esta participação muito bonita. A Sirlene Nogueira, que está fazendo apresentação, tem estado com a gente há muitos anos, é uma pessoa maravilhosa.

Esta sessão solene nós estamos apresentando há 21 anos. Ou seja, nós entendemos a importância de se mostrar para a população brasileira - e o deputado Oseias entende isso também, ele está aqui com a gente - o trabalho maravilhoso desempenhado por esse pessoal que lida na área da Saúde.

Então, de coração, muito obrigado pela presença de todos aqui. Vocês estão homenageando a Assembleia. Não é a Assembleia que está servindo de homenagem para vocês, não. São vocês que fazem esta homenagem para a Assembleia, participando desta reunião muito importante.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao deputado Rafael Silva e, neste momento, convidamos a fazer uso da palavra o deputado Oseias de Madureira.

 

O SR. OSEIAS DE MADUREIRA - PSD - Sr. Presidente, querido deputado Rafael, todos os membros da Mesa, senhoras e senhores aqui presentes, eu faço coro às palavras ditas pelo querido deputado Rafael. Também sou portador de um tumor benigno na escápula. Já fiz cinco cirurgias e, na última, eu perdi o movimento do braço direito.

Eu sei muito bem o que o querido deputado Rafael falou quando a gente vê a solidariedade, o carinho e, acima de tudo, a forma tão amorosa com que o paciente é atendido. Independentemente do profissional, desde a sua chegada ao hospital, a sua permanência na internação, a sua estada no centro cirúrgico e, até mesmo, na sua alta. A simpatia de vocês, a forma carinhosa com que vocês tratam os pacientes fazem toda diferença.

É com grande alegria e profundo respeito que eu me uno a esta justa homenagem em celebração ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. A Saúde é um dos pilares mais sensíveis da nossa sociedade. E aqueles que dedicam suas vidas a cuidar do próximo merecem, sim, todo o nosso reconhecimento. O profissional da Saúde é um verdadeiro guardião da vida, que trabalha com dedicação, mesmo diante dos desafios mais difíceis.

Parabenizo de forma muito especial o querido deputado Rafael Silva pela sua iniciativa desta solene e marcante sessão na Assembleia Legislativa. A realização deste evento não apenas enaltece o trabalho dos profissionais, mas reforça a valorização de uma categoria que atua com competência, humanidade e, muitas vezes, em condições adversas.

Reconhecer o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde é reafirmar o nosso compromisso com aqueles que estão na linha de frente, seja nos hospitais, nas unidades básicas, no Samu ou nos bastidores mais difíceis da gestão pública. Os trabalhadores da Saúde merecem, sim, mais do que aplauso. Merecem políticas públicas eficazes, valorização profissional, remuneração justa e condições de um trabalho sempre digno.

São os enfermeiros, os médicos, os técnicos, os agentes comunitários, os psicólogos, os fisioterapeutas, entre tantos outros que, com muita coragem, com muito zelo, salvam vidas diariamente. Celebrar esta data é também lutar para que sua importância seja reconhecida em todos os âmbitos da sociedade.

Por fim, manifesto o meu total apoio a esta sessão solene e reforço o meu compromisso com a defesa dos profissionais da Saúde em nosso estado. Que esta homenagem seja um marco de reconhecimento e de incentivo à construção de uma política de Saúde mais humana, justa e eficiente a todos nós.

Que Deus abençoe a todos os trabalhadores da Saúde do nosso querido estado de São Paulo. Que Deus abençoe vocês. Que Deus abençoe a casa de vocês. Que Deus abençoe a vida de vocês.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSD - Agradecemos ao deputado Oseias de Madureira pela participação aqui, com esse depoimento muito bonito, muito bonito, muito cheio de emoção, muito cheio de emoção.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada, deputado. Agora vamos passar a palavra ao representante da UNI Global Union, o Sr. Peter Kuhns.

 

O SR. PETER KUHNS - Alô, bom dia. Obrigado, Sirlene. Bom dia a todas e a todos. Vejo várias pessoas que conheço aí. Primeiro eu queria parabenizar o Edison, a diretoria do SinSaude, na recente eleição, e também agradecer a participação dos parceiros deputados e todo mundo que está apoiando a luta dos trabalhadores da Saúde.

Meu nome é Peter, eu faço parte da UNI Global, que é um sindicato global, pelo qual o nosso SinSaude Campinas e a federação são afiliados nossos. Tomara que entendam meu português, que estou melhorando, não é?

A gente queria reconhecer o trabalho pioneiro que têm feito essas entidades na área da luta para melhorar as condições dos trabalhadores da Saúde, historicamente. Mas o meu envolvimento começou lá na etapa da pandemia.

Vocês que fazem parte da linha de frente para defender a sociedade das doenças. Deu para observar o trabalho duro que é feito todos os dias pelos trabalhadores da Saúde, mas isso não teria sido possível sem o trabalho do sindicato, levantar essas vozes.

Também reconhecer o trabalho na área de saúde mental, que a gente percebe que vocês estão fazendo um trabalho bem interessante para atender às necessidades de saúde mental que, infelizmente, hoje em dia, é bastante comum na área da Saúde.

Também tem outras inúmeras iniciativas que a gente, na UNI, queria parabenizar: o SinSaude Campinas e a federação pelo trabalho de vocês de inovar na área de representação dos interesses dos trabalhadores. Queria comentar que nós, sendo uma organização internacional, temos a perspectiva geral de que é uma conjuntura bastante complicada para a Saúde hoje em dia.

Então, realmente, a possibilidade de ultrapassar esses obstáculos depende da existência de fortes organizações de base, sindicais. Eu acho que a gente tem um exemplo excelente aqui com o SinSaude. Então queria parabenizar todos vocês pela participação.

Muito obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada, Peter. Antes de passar a palavra, eu gostaria de registrar a presença de algumas pessoas. Representando o Cofen, o Conselho Federal de Enfermagem, o Sr. James Francisco. Obrigada pela presença, James.

Também registramos a presença do diretor do Coren-SP, o Sr. Wagner Batista, obrigada; do Kenny Ramponi, que é conselheiro regional de enfermagem de São Paulo, obrigada pela presença. Também registramos a presença do Anderson Dionísio da Silva, representando o secretário municipal da Saúde de Santos, o Sr. Fábio Lopez.

Por fim, eu gostaria de registrar a presença de uma vereadora que é oriunda da Saúde, faz parte do SinSaude Campinas e Região, a Valéria Coracini - Léla, para nós -, que é vereadora em Parapuã. Obrigada, Léla. (Palmas.) E agora, eu gostaria de passar a palavra ao Sr. Canindé Pegado, que é o secretário geral da União Geral dos Trabalhadores, UGT.

 

O SR. FRANCISCO CANINDÉ PEGADO - Quero, primeiramente, cumprimentar a Mesa, na pessoa do nosso ilustre deputado Rafael Silva, conheço já há mais de 35 anos. Cumprimentar também o deputado Oseias de Madureira, este deputado aqui que tem também uma grande vinculação ao segmento religioso aqui do estado de São Paulo, prestigiando aqui este momento.

Cumprimentar o Rafael Silva Júnior, que é o líder do PSD aqui no estado de São Paulo. O Peter Kuhns, que é o representante da UNI, que é a nossa central internacional também. E o meu grande amigo Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Campinas e Região.

Cumprimentando esses companheiros, cumprimento aqui a todos os trabalhadores da Saúde do estado de São Paulo, nesta 21ª edição da Assembleia Legislativa que trata de homenagear todos esses profissionais dedicados à saúde de toda a população do estado de São Paulo.

A vocês, então, meus parabéns pelo trabalho, pela dedicação, pela forma como vocês, durante todo esse tempo de atividade... Muitos aqui que conheço há vários anos, muitos dirigentes sindicais de várias localidades e regiões. São companheiros e companheiras que nós sabemos que têm bagagem vivencial para estar defendendo e lutando em defesa dos interesses dos trabalhadores da Saúde do estado de São Paulo.

Então vocês virem aqui hoje, saindo de várias localidades do estado, saibam vocês: ao participarem desta homenagem, sem dúvida nenhuma, ao voltarem, tenham certeza de que vocês estão também, neste momento, ajudando a mudar a situação dos trabalhadores da Saúde no estado de São Paulo.

A luta do sindicato, a luta da federação é uma luta incessante, não para. O trabalho de um sindicato é reivindicar e negociar, isso eu sei que vocês estão muito bem representados pelas lideranças que aqui estão participando desta homenagem.

Portanto, eu quero também aqui trazer os abraços, Edison, do companheiro Ricardo Patah, que é o presidente nacional da UGT, que se encontra na República Dominicana em atividade sindical também fora do País, porque, com certeza, estaria aqui neste momento.

Eu, participando aqui como secretário-geral da UGT, quero, de fato, trazer aqui o reconhecimento de uma central sindical, que tem mais de 1.500 sindicatos filiados aqui no Brasil, que trabalhar justamente com essa categoria é um motivo de muita satisfação. Muita satisfação porque cada um que vem aqui, cada parlamentar ou cada homenageado, tem uma história para contar e, geralmente, a história que tem para contar passa justamente pela questão da Saúde.

Então, neste momento aqui, eu creio que todos vocês saibam que o Brasil todo tem uma dívida, uma dívida de reconhecimento com os trabalhadores da Saúde, por tudo que vocês fizeram, não só na época da pandemia, mas porque vocês fazem e continuam fazendo, nessa atividade, que é uma atividade essencial para o nosso país.

Então, esses 881 hospitais especializados, hospitais gerais que tem no estado de São Paulo, onde vocês estão, fora as clínicas, fora outras atividades de estabelecimento de Saúde, onde está, onde tem um trabalhador da Saúde, sem dúvida nenhuma, a gente se sente representado por vocês nessa atividade.

Então, em função disso, a nossa homenagem, nesta 21ª edição, e congratular-me com Rafael Silva, por ter justamente sido o portador deste reconhecimento desde o início, desde o estabelecimento do Dia do Trabalhador da Saúde no estado de São Paulo, que se comemora no dia 12 de maio.

E nesta homenagem, na edição 2025, ver que todos vocês ainda estão aqui valorizando este dia, valorizando, como o deputado falou, a própria Assembleia Legislativa. Mas principalmente a vocês, que merecem a nossa justa homenagem.

Muito obrigado.

Parabéns a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSD - Nós agradecemos ao Canindé Pegado, secretário-geral da UGT, uma pessoa maravilhosa que está com a gente nessa luta há muitos anos, participa de forma ativa e com coração, com alma, com tudo. O Canindé realmente é uma pessoa maravilhosa.

Vocês percebem que a liderança do Edison Laércio de Oliveira... Nós tivemos o Peter, que falou aqui há um bom tempo, o Peter que tem sensibilidade, que tem conhecimento dessa área. Então o Edison Laércio de Oliveira é uma grande liderança, não de Campinas, mas do estado de São Paulo e do Brasil.

Lá em Campinas ele faz coisas maravilhosas em favor destes trabalhadores da Saúde. Então é uma alegria imensa contar com o pessoal que é ligado ao Edison Laércio de Oliveira. Edison, o trabalho que você faz é reconhecido em todo o estado e em todo o Brasil.

Então agora a Sirlene Nogueira, mais uma vez, com a palavra.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Eu passo a palavra agora ao líder do PSD, o Sr. Rafael Silva Júnior.

 

O SR. RAFAEL SILVA JÚNIOR - Bom dia. Eu quero aqui cumprimentar todos da Mesa, o Peter, o Edison, o deputado Madureira e o Sr. Canindé, principalmente o meu pai, Rafael Silva, que é uma inspiração para a gente, para toda a família.

Na figura aqui da minha mãe, que é uma guerreira, eu queria cumprimentar vocês, que também são guerreiros. Então eu peço até uma salva de palmas para vocês, que são guerreiros. (Palmas.) Chega a ser fácil e também difícil falar da minha mãe e do meu pai.

Esta solenidade reforça a necessidade de agradecer e reconhecer a humanização e a dedicação de todos vocês, trabalhadores da Saúde, que cuidam do outro. E, cuidando do outro, vocês estão cuidando da gente, vocês cuidam de nós. O trabalho de vocês vai muito além da medicina, ele cura a alma.

Então, assim, eu quero parabenizar vocês e também os representantes sindicais. Eu também tive um problema de saúde, eu já enfrentei três cânceres também, então eu sei o que é isso e, para ser bem sincero, além daquele trabalho profissional, aquele trabalho que vocês fazem de humanização, isso ajuda muito. Então eu tenho só a agradecer ao pessoal da Saúde, ao pessoal do sindicato, e deixar bem claro aqui toda a minha gratidão e o meu respeito por vocês.

Parabéns, e que este dia dure ainda por muitos, por muitos, por muitos anos, que vocês merecem.

Parabéns para vocês. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento, gostaria de convidar para virem à frente os componentes da Mesa para se posicionarem, os membros da Mesa Diretora. Os homenageados serão convocados um a um para receberem a sua justa homenagem, pela ordem de chegada.

Eu queria uma salva de palmas para todas as caravanas que estão presentes na Assembleia Legislativa de São Paulo, a que veio lá de Sorocaba e região. (Palmas.) Aplausos para a caravana de Santos e região. (Palmas.) Uma salva de palmas para a caravana de Rio Claro e região. (Palmas.)

Campinas e suas regiões. Americana. (Palmas.) Amparo. (Palmas.) Araras. (Palmas.) Atibaia. (Palmas.) Bragança Paulista. (Palmas.) Campinas. (Palmas.) Dracena. (Palmas.) Garça. (Palmas.) Indaiatuba. (Palmas.) Itapira. (Palmas.) Itu. (Palmas.) Jundiaí. (Palmas.) Limeira. (Palmas.) Marília. (Palmas.) Mogi Guaçu. (Palmas.) Espírito Santo do Pinhal. (Palmas.) São João da Boa Vista. (Palmas.) Tupã. (Palmas.) E Valinhos. (Palmas.)

A região de Ribeirão Preto e região. (Palmas.) Araçatuba e região. (Palmas.) Jaú e região. (Palmas.) Piracicaba. (Palmas.) Presidente Prudente. (Palmas.) São José do Rio Preto. (Palmas.) Franca. (Palmas.) São Paulo. (Palmas.) E São José dos Campos. (Palmas.) O estado de São Paulo está muito bem representado aqui. Faltou Araraquara? Araraquara. (Palmas.) Com as minhas desculpas.

E, assim, nós vamos dar muitos aplausos aos homenageados deste ano de 2025, os quais eu passarei a chamar agora. Então eu peço que a Mesa se faça presente à frente para darmos início à chamada dos homenageados. Eu já vou começando a chamar enquanto eles se posicionam.

A primeira homenageada a receber os aplausos da plateia é a Adriana Castilho. Ela representa o Sindicato da Saúde de Sorocaba e região. Adriana começou a carreira aos 20 anos como atendente de enfermagem no Hospital Psiquiátrico Santa Cruz.

Cursou auxiliar e também técnico em Enfermagem. Desde 2001, trabalha no Hospital Unimed de Sorocaba. Adriana diz: “Tenho muito orgulho de trabalhar na área da Saúde, pois foi assim que consegui criar meus dois filhos. Amo o que faço”. Essa é Adriana. (Palmas.)

Na sequência, nós chamamos a representante do Sindicato da Saúde de Santos e região, a Roberta Garcia dos Santos. A Roberta é coordenadora de Recepção na Santa Casa de Santos. Ela ingressou na instituição há 30 anos, inicialmente, como ascensorista.

Desde então, trilhou uma trajetória marcada por dedicação, crescimento e paixão pelo ambiente hospitalar. Ao longo dos anos, foi promovida para segurança patrimonial, recepcionista, escriturária, assistente administrativa, até assumir o cargo hoje de coordenadora de Recepção. Aplausos para a Roberta. (Palmas.)

Do SinSaude Rio Claro e Região, nós convidamos a Natalia Gomes da Silva para receber as homenagens. A Natalia é técnica de Enfermagem na UTI Neonatal da Santa Casa de Rio Claro desde 2017. Tem na área da Saúde a realização da missão de servir ao próximo e contribuir por um mundo melhor. Aplausos para a Natalia. (Palmas.)

Pelo SinSaude Campinas e Região - eu vou chamando pelas bases -, a começar por Americana, a Luciana Barbosa Dantas. A Luciana, desde 21 de março de 2022, atua como técnica de Enfermagem no Hospital São Francisco, onde vem desempenhando as suas funções com dedicação e profissionalismo. (Palmas.)

Na sequência a representante de Amparo, a Bianca Rodrigues Forner. A Bianca é técnica de Enfermagem e atua na Santa Casa Anna Cintra há 18 anos, onde tem desenvolvido um trabalho comprometido com a qualidade de assistência à Saúde. Há 18 anos também é associada ao SinSaude Campinas e Região. Demonstra seu engajamento com os direitos e a valorização dos profissionais da área. (Palmas.)

Representando a região de Araras, é a Elaine Cristina dos Reis, que, infelizmente, não pôde estar presente hoje, em virtude de estar com dengue. Então o nosso abraço e pronto restabelecimento para a Elaine, que atua há 23 anos na área da Saúde. Exerce a função de técnica de Enfermagem.

Atualmente, desempenha as suas atividades profissionais na Santa Casa de Araras, onde contribui com a sua experiência e dedicação à assistência ao paciente. Em nome dela, vai receber as homenagens a Teresa Aparecida Mendes, que é presidente da subsede do SinSaude Campinas, em Araras. (Palmas.)

Representando a região de Atibaia, a homenageada é a Claudia Helena dos Santos Sousa. (Palmas.) Ela é coordenadora de Atendimento, com 28 anos de dedicação à área da Saúde. Começou sua trajetória em 1997. Atualmente integra a equipe do Albert Sabin Hospital e Maternidade. Salva de palmas para ela. (Palmas.)

De Bragança Paulista, o homenageado é o Darley de Oliveira. Ele é enfermeiro, atua na área da Saúde desde 2005. Começou sua carreira no Hospital Universitário São Francisco, como técnico de Enfermagem. Com dedicação, passou pela assistência na clínica psiquiátrica.

Durante a pandemia, trabalhou na clínica cirúrgica e médica. Atualmente, exerce a função de enfermeiro na clínica psiquiátrica e no Hospital Dia. Parabéns, Darley. Palmas para o Darley. (Palmas.)

Da região de Campinas, a homenageada é a Maria Cristina de Oliveira Correa. Ela é enfermeira com mais de 33 anos de atuação na área da Saúde. Trabalha na Maternidade de Campinas. Ela acredita que a profissão vai muito além de procedimentos técnicos.

Diz ela: “Estamos ao lado das pessoas em momentos de dor, de esperança e superação. É uma missão que exige amor, paciência, responsabilidade e muita força emocional. Mesmo diante dos desafios, eu sigo firme porque acredito que cada gesto de cuidado pode transformar vidas”. Parabéns. (Palmas.)

 Da região de Dracena, o homenageado é o João Paulo da Costa Ladeira. Ele atua na área da Saúde desde 2012. Atualmente, exerce a função de farmacêutico na Santa Casa de Adamantina na Providência de Deus, contribuindo com responsabilidade e muito compromisso para a qualidade da assistência prestada à comunidade. Parabéns, João Paulo. (Palmas.)

De Garça, a homenageada é a Olinda de Jesus Ramos Cavalcante. Há 24 anos na área da Saúde, Olinda é auxiliar de dentista na Sociedade Brasileira Caminho de Damasco. Demonstra, ao longo de sua trajetória profissional, muita dedicação, compromisso e cuidado com a saúde bucal da comunidade. (Palmas.)

De Indaiatuba, a homenageada é a Daniela de Almeida Pazin. Ela é técnica de Enfermagem, atua no Hospital Augusto de Oliveira Camargo há 25 anos, onde exerce com excelência sua função. É sócia do SinSaude Campinas há 24 anos e reforça, com isso, seu compromisso com seus colegas e a valorização da categoria. Aplausos para ela. (Palmas.)

De Itapira, a homenageada é a Denise Correa Siliano. Ela atua como técnica de Enfermagem no Instituto Bairral de Psiquiatria, desde fevereiro de 1999. No mesmo ano se sindicalizou, demonstrando longa trajetória de compromisso com a Saúde e com a valorização dos trabalhadores da Saúde. (Palmas.)

De Itu, a homenageada é a Elza dos Santos Silva. Ela é técnica de Enfermagem, tem 26 anos de atuação, 28 anos de atuação na Unimed Salto/Itu, exerce sua função com dedicação e profissionalismo. É sócia do SinSaude há 26 anos, evidenciando, assim, o seu compromisso com seus colegas e também com a valorização dos trabalhadores da Saúde. (Palmas.)

Da região de Jundiaí, o homenageado é o Cleberson de Souza Silva. Cleberson é operador de empilhadeira e atua na área da Saúde desde 2017 no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Ele contribui com eficiência e responsabilidade no suporte às operações logísticas da instituição, colaborando para o bom funcionamento dos serviços de Saúde. (Palmas.)

A homenageada da região de Limeira é a Regiane Gomes Coelho. Regiane é técnica de Enfermagem e atua no Hospital Unimed Limeira desde 2015, onde ela trabalha até hoje, com comprometimento e profissionalismo. É mãe da Maria Luisa, de 4 anos, que é sua maior motivação na vida. (Palmas.)

A homenageada da região de Marília é a Joana Darc de Melo Santos. É técnica de Enfermagem, com uma trajetória de 29 anos dedicados à área da Saúde. Desde 2002, ela atua com empenho, profissionalismo na maternidade Gota de Leite. Sua longa caminhada na Enfermagem é marcada pelo cuidado, pela responsabilidade e pelo comprometimento com a vida. (Palmas.)

A homenageada de Mogi Guaçu é a Dalzira da Silva Santos. Mineira de Guaxupé, Dalzira é técnica de Enfermagem e atua na área da Saúde desde 1989, com uma trajetória marcada pela dedicação e compromisso com o cuidado ao próximo. Trabalha no Hospital São Francisco, de Mogi Guaçu, onde continua contribuindo com sua experiência e profissionalismo. (Palmas.)

De Espírito Santo do Pinhal, o homenageado é Lázaro Bernardes de Souza. Ele começou sua carreira no Instituto Bezerra de Menezes, quando tinha 15 anos. Foi registrado oficialmente em 1974, como tipógrafo.

Ao longo de 52 anos de dedicação, cuidou com zelo das impressões e envelopes confeccionados para a instituição. Conhecido como Lazinho, é muito querido e respeitado por seus colegas. É associado ao SinSaude há 30 anos e sempre participou ativamente da luta pelos direitos dos trabalhadores da Saúde. (Palmas.)

De São João da Boa Vista, é uma homenageada, a técnica de Enfermagem Maria Eliana Egídio. Ela tem 61 anos e trabalha na Santa Casa Dona Carolina Malheiros, no setor de maternidade, onde contribui com muita dedicação e profissionalismo. Sempre muito unida ao SinSaude, a Maria Eliana tem sido uma referência de comprometimento e cuidado com os pacientes. (Palmas.)

A região de Tupã indicou, para ser homenageada pela Alesp, a Lucia Elena Possidônio da Silva. A Lucia é sindicalizada ao SinSaude há mais de 20 anos. Exerce a função de auxiliar de Enfermagem no hospital Casa da Criança de Tupã, onde contribui com seu trabalho dedicado. Embora seja associada aposentada, a Lucia Helena continua ativa na instituição, demonstrando comprometimento e muita experiência no cuidado com as crianças. (Palmas.)

De Valinhos, a homenageada é a Irene da Silva Matias. Ela está na Saúde desde 1975. Uma trajetória profissional que evoluiu de atendente de Enfermagem, passando para auxiliar e, finalmente, técnica de Enfermagem. Ela é muito dedicada no Hospital e Maternidade Galileo, onde continua contribuindo com seu conhecimento e dedicação. (Palmas.)

Pelo Sindicato da Saúde de Ribeirão Preto e Região, a homenageada é a Andreia Cristina Caputo Pereira. A Andreia trabalhou como administradora do Hospital São Marcos, em Morro Agudo, por cinco anos. Depois, decidiu se formar técnica de Enfermagem e atua desde 2010 no mesmo hospital. (Palmas.)

Pelo Sindicato da Saúde de Araçatuba e Região, o homenageado é o Cicero Rodrigues Leite. Ele tem uma trajetória evolutiva na área da Saúde. Começou como auxiliar de Enfermagem, depois técnico, enfermeiro, e ainda fez duas pós-graduações - em Enfermagem na UTI e auditoria em Saúde.

Atualmente, atua na Santa Casa de Birigui e afirma que o trabalho na Saúde não é para todos, pois só os escolhidos para desempenhar o saber cuidar, ouvir, dedicar-se, muitas vezes estar longe da família em ocasiões especiais e, principalmente, o trabalho em equipe com amor, que são os essenciais na profissão. (Palmas.)

Pelo Sindicato da Saúde de Jaú e Região, o homenageado é o Irineu Aparecido da Rocha. Antes de completar 18 anos de idade, ele já trabalhava em hospital. Durante sua vida profissional, sempre conciliou dois empregos. Foi atendente e depois técnico de Enfermagem.

Em 43 anos de dedicação à profissão, atuou em quatro hospitais. A soma do tempo de trabalho em cada estabelecimento supera 83 anos. Tanto trabalho não o impediu de ser maratonista, já que sempre se dedicou à corrida de rua como um hobby. Exemplo! (Palmas.)

E pelo Sindicato da Saúde de Piracicaba, a homenageada é a Márcia Barreira Munhoz. Trajetória profissional iniciada em 1995, aos 15 anos, quando tomou a decisão de cursar técnico em Enfermagem.

Desde cedo sentiu uma forte conexão com a área da Saúde, que cresceu ainda mais pela influência do pai, que foi um exemplo, socorrendo vizinhos quando estes necessitavam. Essa inspiração levou Márcia a cursar também a Enfermagem em 2016. Parabéns! (Palmas.)

Pelo Sindicato da Saúde de Presidente Prudente e Região, o homenageado é o Sérgio Luiz Romã. Ele é técnico de Enfermagem desde 1980. Iniciou sua trajetória na Santa Casa de Presidente Prudente.

Atuou ainda em UTI aérea e móvel, e em 1983 ele abraçou um desafio humanitário e integrou um barco-hospital na região amazônica, para prestar assistência à população ribeirinha, os indígenas, seringueiros, assentados e até garimpeiros em locais onde não havia presença médica. Por 18 anos percorreu a bacia amazônica, em um trabalho exemplar. Parabéns por toda essa trajetória linda! (Palmas.)

Pelo Sindicato da Saúde de São José do Rio Preto e Região, a homenageada é a Leonice Cordeiro de Faria. Sentada em uma praça na represa, São José, em Rio Preto, a Leonice olhou para o hospital em frente e decidiu: “Vou ajudar, quero ser voluntária”.

E assim ela começou a trajetória, logo foi contratada como cuidadora e, assim, ficou por cinco anos, cuidando de pessoas especiais. Decidiu estudar mais e foi à luta, porque trabalhar e estudar não era nada fácil. Formou-se em auxiliar de Enfermagem e depois técnica. Agora a Leonice só quer continuar fazendo a diferença. (Palmas.)

Pelo Sindicato da Saúde de Franca e Região, a homenageada é a Graziela Cristina Alves. Ela é técnica em Enfermagem desde 2010, trabalha na Central de Materiais da Santa Casa de Franca. É agradecida pelas oportunidades que sempre teve e diz: “O trabalho é melhor em equipe. Quando as competências se unem, os resultados se multiplicam”. Verdade, hein? Parabéns! (Palmas.)

Pelo Sindicato da Saúde de São Paulo e Região, o homenageado é o Manoel Carlos Neri da Silva. Ele é natural de Porto Velho, Rondônia, é enfermeiro, foi professor e enfermeiro com atuação em várias instituições, como no Pronto Socorro do Hospital João Paulo II, no Hospital de Base e na Secretaria Municipal da Saúde de Porto Velho.

Atualmente ele é presidente do Cofen, o Conselho Federal de Enfermagem. Infelizmente ele não pôde estar presente, mas está aqui recebendo em seu nome as homenagens o James Francisco dos Santos, que é primeiro tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem. (Palmas.)

Pelo Sindicato da Saúde de São José dos Campos, a homenageada é a Gisele Alexandre de Brito. Ela é técnica em Enfermagem e vê na profissão uma missão: “O profissional da Saúde é aquele que muitas vezes entrega sua vida literalmente”, como ela viu acontecer com muitos colegas.

É o caso da Ana Paula Esteves de Barros, que, aos 44 anos, faleceu acometida por doença não identificada, na época, e teve seu caixão lacrado no início da Covid-19. Ela relata outras perdas, como a do primo Antônio Carlos, o nosso Carlito, ou do Cacá, por tuberculose contraída no trabalho na Saúde. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Então, para finalizar o rol de homenageados, por meio da Gisele, podemos afirmar que cada profissional da Saúde é amor. É a centelha que sempre manterá acesa na dedicação ao próximo, porque a Enfermagem escolhe aqueles que têm muito para dar. Parabéns. (Palmas.)

Para falar agora, em nome dos homenageados, convidamos o presidente da Federação Paulista da Saúde, o Sr. Edison Laércio de Oliveira.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSD - Gente, é uma alegria imensa ter o Edison aqui. Eu conversei com o Edison e ele falou: “Hoje nós vamos ter pessoas maravilhosas que trabalham na Saúde sendo homenageadas na Assembleia”. Falou: “Preste atenção nessas pessoas”.

Realmente, são pessoas maravilhosas, Edison, você tem toda a razão, e que se vincularam à Saúde porque querem o bem daqueles que são seus companheiros, seus amigos, seus parentes. São pessoas que se servem da Saúde e que precisam desse atendimento.

Então, o Edison, lá em Campinas, é muito bem visto pelos profissionais da Saúde. Mas não é apenas em Campinas, não, é em todo o estado de São Paulo e em todo o Brasil. Então, com a palavra, Edison Laércio de Oliveira. (Palmas.)

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Agora ainda é manhã, então bom dia a todos. Muito obrigado pela participação de todos, pela vinda de todos. E sei do sacrifício que vocês fizeram para estar aqui nesta manhã. O deputado Rafael Silva nos acompanha já há 21 anos nessa nossa homenagem e sabe também desse sacrifício.

Hoje eu quero, como faço todos os anos, buscar algumas coisas para que a gente, cada vez mais, possa entender em que situação nós nos encontramos a cada passo, a cada momento e a cada segundo da nossa vida. Eu ouvi atentamente vários depoimentos dos homenageados desta manhã.

E eu ouvi que todos têm dentro de si a vontade de servir, de atender. Vi também, quando entrei neste prédio, aquelas pessoas que estavam na fila aguardando adentrar ao local da cerimônia. Não vi ninguém reclamando, não vi ninguém de cara feia.

Eles também traziam dentro do seu coração aquela sensação de onde possam estar vindo, ou de onde vieram, que estariam vindo no local onde se constrói, onde há o diálogo, onde se constitui várias situações que vêm ao encontro do que nós precisamos.

Ouvi atentamente o deputado Oseias na sua fala, da preocupação de que se crie um sistema mais humanizado para os profissionais da Saúde. A cada passo que a gente dá neste prédio ou ficamos ouvindo as pessoas falarem, a gente sempre ouve a mesma coisa. Nós, profissionais da Saúde, somos importantes.

Nós, profissionais da Saúde, somos aqueles que carregamos tudo aquilo que tem de bom para aqueles que entram ou estão dentro dos hospitais, dentro das clínicas, dos laboratórios, precisando de um, muitas vezes, de um “Oi”, de um “Bom dia”, que já estão ali debilitados e precisam, realmente, desse sentido.

Então o dia de hoje é um dia especial, em que nós viemos aqui receber, deputado Rafael Silva, a homenagem do povo de São Paulo através desta Casa, onde se constrói as leis, mas onde também estão presentes representações de toda a nossa sociedade no estado de São Paulo. Isso, para nós, é gratificante, é importante. Mas também nós precisamos pensar de outra forma, que esse dia é um dia de reflexão.

No mês específico do mês de maio, nós estamos em negociação coletiva com seis sindicatos. Outros sindicatos com negociações coletivas de janeiro, fevereiro, março e abril sequer receberam propostas do setor patronal. Outros começam uma grande negociação, como é o caso de Campinas, Ribeirão Preto e Araçatuba.

Agora, como é que isso funciona? O dia de hoje consta de um instrumento coletivo que vence no dia 31 de maio, na grande maioria, e os outros já estão vencidos. E se não houver a renovação, acaba tudo. Vocês passaram a ter o que a lei lhes dá, que, aliás, para o trabalhador, é sempre o mínimo. Para a classe mais abastada é tudo e mais algumas coisas.

A gente vê hoje, e já não é de agora, a grande campanha contra os sindicatos. Não há separação do joio e do trigo. Quem é que faz essa campanha? Quem é que, maciçamente, fica batendo na cabeça de todo trabalhador? A grande imprensa, a mídia.

E estão a serviço de quem? Do grande capital, que é nacional, que é internacional. Um país que não tem estrutura sindical forte, sadia e aguerrida não é um país democrático, não é um país com viés social, é um país com ditadura, é um país com imposição.

Este é o país que nós vivemos? Não, mas nós estamos caminhando para uma situação muito grave. Onde você afasta a estrutura sindical da mesa de conversa, da mesa de negociação, é certo que quem vai assumir não vai querer sequer pagar o que nós merecemos, quanto mais dividir o bolo.

Então é um momento de reflexão que a gente faz. Esse jogo da grande imprensa em não saber separar associação de natureza cível - sabe lá como foi constituída - e colocar no barco que são todos os sindicatos que lesaram, roubaram os aposentados.

Mas não foram só os aposentados roubados, foi a Nação, foi o estímulo de qualquer ser humano, porque esses que foram roubados são pessoas que deram a sua vida trabalhando e que poderiam estar recebendo aquela miséria de aposentadoria.

Foram roubados. Agora ficam querendo procurar o culpado, achar quem é culpado ou jogar no colo de quem é culpado lá atrás, lá na frente. O problema apareceu? Tem que ser resolvido. Puna-se quem roubou, prenda-se quem roubou e resolva o seu problema.

Essa discussão de mim contra eles ou eles contra mim não vai resolver o nosso problema, dos aposentados menos ainda. Mas não é a primeira vez que isso aconteceu e não vai ser a última. Com toda a certeza, não vai ser última.

Só existe uma forma e um meio de fazermos as coisas acontecerem. Eu não conheço o outro, não conheço. Eu vivo no mundo sindical há mais de 50 anos, eu não conheço o outro. Aquelas pessoas homenageadas aqui na frente são pessoas de 15, 20, 30 anos de sindicato. São pessoas que poderiam ser ouvidas por essa juventude que está vindo para dentro do movimento sindical ou para dentro dos hospitais.

Muitas vezes começam de manhã, na hora do almoço vão embora e não voltam mais, porque percebem que aquele não é um ambiente que eles pensavam, mas eu me lembro que há dez, 15 anos atrás era o sonho de qualquer jovem ir para dentro de um hospital trabalhar com uma oportunidade de auxiliar de Enfermagem ou atendente.

Nós já vimos estancado, neste país com um projeto da Federação, eram felizes, vinham, acertavam. É lógico, com todos os problemas. Hoje a gente não vê mais isso. Depois da pandemia, então, piorou. Se teve a pandemia do Covid, nós fomos com a da dengue, ceifando vidas também, e de profissionais da Saúde também.

Nós estamos com uma categoria adoentada. Profissionais que cuidam dos outros e não se cuidam, que não têm tempo, que têm que sair de um hospital, ir para outro e ir para outro.

Não têm um momento de lazer, não têm um momento de conversa com a família, de ver os seus filhos crescerem, mas têm o momento para cuidar dos outros. Está na hora de nós pensarmos um pouco em nós, fazer o que é para ser feito, mas nos cuidarmos um pouco.

Nós temos dentro dos hospitais, James que aqui representa o Cofen, não é de hoje, uma falta de profissionais de mais de 26 por cento. É só verificar os dimensionamentos colocados nas escalas totalmente falsas, fajutas, que não representam a verdade. Nós temos profissionais trabalhando por três, quatro, dentro do próprio hospital. Até quando nós vamos fazer isso? Está na hora de a gente virar o jogo.

Quando eu vim para o movimento sindical, nós viramos o jogo. Nós trabalhávamos 15 horas, não tínhamos respeito nenhum, não tínhamos salários. Passou-se um tempo e conquistamos várias coisas, conquistamos seis horas, seis folgas, cesta básica, piso por função, e agora a gente fica dependendo da classe política em dar alguma coisa para nós, para os trabalhadores. Esqueçam, isso é balela, é vídeo de rede social.

Se um dia passar, como passou a grande enganação do tal Piso Nacional de Enfermagem, o Supremo barra, normatiza, legisla, impõe condições para tentar saber o que está escrito na lei que foi criada no Congresso Nacional, muda. Até quando a gente vai depender disso?

Está na hora desse povo vir para a rua, vir para dentro do sindicato buscar, porque greve por redes sociais ainda não vi. Ainda não vi, pode ser que a gente veja, está aparecendo tudo. Mas, se nós ficarmos aqui achando que nós vamos ter jornada de 30 horas vinda pelo Congresso Nacional, correção de um piso que nem existe... Olha onde nós estamos, nós queremos corrigir algo que não existe, que não é pago, que não se cumpre.

Acho que nós estamos nos envolvendo de uma certa forma que não é o compromisso que nós temos conosco e com a nossa família. O grande empresariado se une, se junta, se organiza, monta os lobbies milionários junto a todos os Poderes deste país, sem exceção. Nós vemos o ministro viajando para todos os lugares para dar palestra, ensinar como se vive no Brasil.

Por que não vai fazer isso aqui? Talvez eles não possam, não é? E lá fora também tem problema, mas manda prender ou processa aqui. Não será fácil a nossa vida, e daqueles que estão entrando na nossa profissão também não, muito pelo contrário: vai continuar a ter um monte de empecilhos e vai caber somente a nós removê-los. Não conheço e não entendo de outra forma.

Quero - e deixei para fazer no meio mesmo - agradecer o Peter pela UNI, até porque é uma entidade internacional a que nós nos filiamos e acreditamos que, toda vez que você possa construir - e aqui já lembrando o papa Francisco - pontes ao invés de muros com qualquer segmento, em especial com o segmento da Saúde, é onde a gente vai conseguir entender esse mundo do trabalho.

Ao meu amigo, sempre de várias lutas e de várias trincheiras, companheiro Canindé Pegado, obrigado de novo pela sua presença. Ao amigo que conheci hoje, com muita tranquilidade, muita alegria, o Rafael Júnior, que também está aí militando politicamente: fique certo de que as minhas palavras dirigidas a alguns políticos... É certo que eu separo o joio do trigo.

Se tem um político com “P” maiúsculo, com preocupação com a sociedade, com preocupação com o povo, é o senhor seu pai, meu amigo Rafael Silva. Esse realmente representa o que tem de melhor e o que tem de bom na classe política. Vive e está sempre dentro e no meio do povo. (Palmas.)

Quero também, e hoje é uma data especial, quero fazer uma referência especial às mulheres, e em nome de algumas delas e a todas vocês que aqui estão, o sacrifício que vocês fazem enquanto mulheres, enquanto mães, enquanto donas de casa, enquanto lideranças sindicais e trabalhadoras da Saúde é muito, não é? De fato, precisam ser lembradas, homenageadas e com tapetes vermelhos estendidos a todos os instantes.

Eu faço hoje na pessoa de uma aniversariante do dia de hoje, que é a minha colega e companheira, presidente do Sindicato da Saúde de Campinas, Sofia Rodrigues do Nascimento. (Palmas.)

 Companheira Sofia, que não só o dia de hoje, mas que a eternidade dos seus dias seja feliz junto aos seus. Quero também, na pessoa da Edna, da Elaine, da Marli, da Juliana Karine saudar e, ao mesmo tempo, homenageá-las como profissionais de Saúde.

Quero também que vocês, uma boa parcela de vocês, sigam o exemplo e que a gente, talvez, comece a mudar as coisas em nosso favor se estivermos dentro dela - eu digo da classe política.

Quero saudar a minha companheira e diretora do Sindicato da Saúde de Campinas, subsede de Tupã, a companheira Valéria, a Léla, vereadora de Parapuã. (Palmas.) Além das cinco situações, a Léla se acrescenta em mais uma, a de vereadora de política, ou mais duas.

Enfim, companheiro Rafael, nobre deputado, Mesa, a finalização deste processo, de novo, é coroada de êxito, porque com o carinho que você dedica a nossa categoria nós só podemos esperar isso.

Nós temos dois auditórios, dois salões anexos também lotados. Eu costumo dizer que talvez a Assembleia Legislativa nunca esperasse, com tanta tranquilidade, reunir 600 pessoas dentro desse ambiente com a maior tranquilidade que a gente sempre vê.

Entram e saem como se nada tivesse acontecido. É a organização, é a nossa humildade, a nossa vontade de conhecer algo novo, nos faz fazer isso que a gente faz. Caminha-se cada um depois para a sua cidade, para o seu local, e muitas vezes saem daqui e vão trabalhar ainda. Então nós só temos que agradecer a todos vocês que aqui compareceram. Não vou citar nenhuma cidade, porque eu vou correr o risco de errar.

Então eu me permito dizer, de todos, o nosso muito obrigado a todo o seu gabinete, Rafael; a todos aqueles da Assembleia Legislativa, aqueles que nos ajudaram; à Julia, que está aqui representando a assessoria; a todos os funcionários do gabinete; ao meu colega e companheiro de federação, Carlos Vergara, que hoje teve a assessoria do Leandro Barreto para organizar esta situação; àquela que conduziu e organizou este processo, mestre cerimonial, a minha colega e assessora, Sirlene Nogueira; a todos, sem exceção. (Palmas.)

Muito obrigado pela participação e pela presença. Lembrem-se de uma coisa, se está ruim com o sindicato, esperem para ver o que vai acontecer sem, mas eu gostaria que vocês não esperassem.

Fortaleçam, participem, reclamem, cobrem que todo dirigente sindical tem a obrigação de liderar, tem a obrigação de estar na porta da empresa, tem a obrigação de estar junto com vocês. Esse é o papel de dirigente sindical.

A gente precisa mudar essa história, precisa virar essa página que tudo o que tem de ruim na estrutura trabalhista é o sindicato que é o culpado. Tem coisas ruins, péssimas dentro da imprensa, dentro da classe política, dentre os empresários e nada acontece, nada se divulga, sabe por quê?

Primeiro: tem muita grana; segundo: tem unidade; terceiro: tem lobby para fazer isso acertar. Nós não vamos nos conformar e nem nos aquecer se nós não conseguirmos aquilo que a gente quer.

Aqui é um recado para algumas das empresas - em especial uma que assumiu algumas unidades no interior do estado de São Paulo: esqueçam, o interior do estado de São Paulo não é a cidade de São Paulo, não é o Rio de Janeiro. Eu estou me referindo a Rede D’Or. Ou a gente conversa, dialoga, ou não vai adiantar demitir dirigente sindical, porque lá vai retornar, e como está retornando.

Muito obrigado a todos e um beijo no coração.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSD - Queremos agradecer as palavras do nosso amigo Edison Laércio de Oliveira.

O Edison, com essa educação, com essa simplicidade, em Campinas, já mostrou quem ele realmente é. Ele não é de fantasias, não. Ele fala o que é sério e aquilo que é positivo para os trabalhadores. Ele trabalha em favor dos trabalhadores. Ele luta pelos trabalhadores.

O meu filho, Rafael da Silva Júnior, vê eu falar dos trabalhadores da Saúde, e hoje ele quis estar presente. Ele sempre quer saber o que aconteceu na Assembleia, mas hoje ele quis participar.

Edison, a sua presença em Campinas representa a esperança. O pessoal de Campinas te conhece. Então eu quero mandar para todo o estado de São Paulo, para o Brasil todo, a informação de quem é o Edison Laércio de Oliveira: uma pessoa que vive essa realidade, que vive com sentimento, com amor. Não com fantasia, não com gritos. Não, com a realidade. Ele vive a realidade.

Eu quero agradecer, aqui, a presença do seu pessoal e do Vergara - o Vergara andou vendo tudo o que ia acontecer na Assembleia, Vergara, o nosso amigo antigo - e da Sirlene, Sirlene Nogueira, que apresentou aqui o que aconteceu, o que ia acontecer. Ela fez um apanhado de tudo o que estava aqui nesta Casa.

Eu quero agradecer a todos vocês que estiveram presentes nesta sessão. Vocês realmente abrilhantaram isso tudo. Vocês valorizaram a Assembleia. Eu quero agradecer ao meu gabinete, à Sueli, a Sueli Peduti.

A Sueli, que ficou o tempo todo trabalhando em favor de vocês e fica... E ela entende a importância desta sessão solene, para mandar para o Brasil toda a informação de que a Assembleia Legislativa de São Paulo reconhece o valor que vocês têm.

Eu quero agradecer ao presidente desta Casa, que, realmente, marcou esta sessão solene a meu pedido e falou da importância desta sessão solene para a Assembleia Legislativa, falou da importância desta sessão, que tem a participação popular. O Cerimonial da Assembleia Legislativa, Edison, trabalhou e vive, também, essa fase. Vive também a vontade de fazer com que o pessoal da Saúde seja valorizado.

Edison, você faz um trabalho maravilhoso. Eu agradeço esse trabalho e quero agradecer a todo o seu pessoal pela participação aqui. Você, hoje, me falou que esta Casa teria pessoas maravilhosas aqui, que viriam aqui para receber, e pediu para eu prestar atenção.

Eu prestei atenção nas pessoas que vieram aqui. Vocês realmente são pessoas maravilhosas, que representam uma categoria, um nível de trabalhadores que realmente faz tudo com muito amor. Com muito amor.

Então, Edison, muito obrigado por tudo o que vocês fazem. Vocês da Saúde, obrigado por tudo o que vocês fazem. Eu estou com um problema de saúde, da coluna - vocês perceberam -, e estou tratando. Estou tratando, e encontro nos funcionários da Saúde uma turma de amigos, de companheiros que querem que, realmente, eu me recupere.

Tudo de bom para vocês, boa viagem de volta e que vocês continuem esse trabalho de amor pelas pessoas e de respeito. Falou, Edison. Obrigado, viu? Tudo de bom, que Deus ilumine a todos. (Palmas.)

Encerrado o objetivo desta sessão solene, nós agradecemos a presença de todos e esperamos novas sessões que possam valorizar o trabalhador. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 06 minutos.

 

* * *