10 DE FEVEREIRO DE 2025

2ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DE COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO AO DR. GUSTAVO SÁ

        

Presidência: SOLANGE FREITAS

        

RESUMO

        

1 - SOLANGE FREITAS

Assume a Presidência e abre a sessão às 19h55min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a composição da Mesa. Convida todos a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

        

3 - PRESIDENTE SOLANGE FREITAS

Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene para a "Outorga do Colar de Mérito Legislativo ao Dr. Gustavo Sá", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Diz estar feliz com esta homenagem, que é a maior honraria desta Casa. Lembra de quando conheceu o homenageado. Destaca a missão do Dr. Gustavo, de transformar vidas, visando a longevidade com equilíbrio e saúde. Menciona o desenvolvimento de um programa inovador para o envelhecimento saudável. Ressalta que o homenageado também compartilha o seu conhecimento com outros profissionais, por meio de cursos e palestras. Cita a vontade do Dr. Gustavo de contribuir com o Poder Público para continuar a transformar a vida das pessoas. Deseja que ele continue inspirando outras pessoas. 

        

4 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de vídeo sobre o Dr. Gustavo Sá.

        

5 - SILVANA SOARES SILVA

Mãe do homenageado, faz pronunciamento.

        

6 - RONALDO GOMES DE SÁ

Pai do homenageado, faz pronunciamento.

        

7 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Dr. Gustavo Sá. Faz leitura sobre o Colar de Honra. Faz entrega de flores à mãe e à noiva do homenageado, assim como de lembranças ao pai e irmão do Dr. Gustavo.

        

8 - GUSTAVO SÁ

Médico homenageado, faz pronunciamento.

        

9 - PRESIDENTE SOLANGE FREITAS

Faz agradecimentos gerais. Lembra sua luta contra o câncer de mama. Diz que a medicina preventiva e a luta pela vida são as principais metas de seu mandato. Encerra a sessão às 20h52min.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Solange Freitas.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São de Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Gustavo Sá. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo Canal Alesp no YouTube.

Convido para que componha a Mesa Diretora a deputada estadual Solange Freitas. (Palmas.) O homenageado da noite, Dr. Gustavo Sá. (Palmas.) Silvana Soares Silva, mãe do homenageado. (Palmas.) Renata Ourique Altman, noiva do homenageado. (Palmas.) Ronaldo Gomes de Sá, pai do homenageado. (Palmas.) Guilherme Gomes Soares de Sá, irmão do homenageado. (Palmas.)

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1º sargento Jesiel da Fonte Ramos.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos à Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1º sargento Jesiel da Fonte Ramos, pela execução do Hino Nacional Brasileiro. Passo a palavra à proponente desta noite, deputada Solange Freitas.

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, o deputado André do Prado, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Gustavo Sá.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos à deputada Solange Freitas e neste momento nós vamos assistir a um vídeo.

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Boa noite a todos. Eu estou muito feliz com esta sessão solene, com essa homenagem ao Dr. Gustavo e a presença de todos vocês, porque essa é uma honraria desta Casa, a maior honraria da Alesp, e ter a presença das pessoas que o Dr. Gustavo gosta, da família, dos amigos, dos pacientes, é muito importante.

Porque não é todo dia que as pessoas recebem homenagens. Não é todo dia que a gente pode homenagear uma pessoa e o que a gente tem de mais precioso na nossa vida é o nosso tempo. Então a gente está destinando o tempo a homenagear esse médico que tem transformado a vida de muitas pessoas.

Eu conheci o Dr. Gustavo por meio do Gil, o Gil do Conselho, que tem uma causa, e o Gil também conheceu o Dr. Gustavo por meio de uma outra pessoa, de uma outra pessoa. E por aí nós vimos pessoas sendo transformadas, tendo a vida transformada pelo conhecimento e pelo que o Dr. Gustavo nos proporciona, e isso é muito importante, é muito bacana.

O Dr. Gustavo foi transformando as nossas vidas. Quando um médico faz o juramento na formatura, ele tem uma missão importante, todos nós sabemos. O Dr. Gustavo tem essa missão da profissão que ele escolheu para a vida dele, e uma causa também, como o Gil do Conselho fala: “Nós temos uma causa”, e o Dr. Gustavo tem essa causa também.

Ele se dedica aos estudos, à inovação e ao bem-estar de todas as pessoas. A medicina evoluiu, todos nós sabemos, nós vemos as transformações que a medicina proporciona ao longo dos anos. A nossa expectativa de vida cresceu muito, mas nós não podemos apenas viver mais, nós temos que viver bem, e é isso que o Dr. Gustavo faz com a gente.

O Dr. Gustavo promove a longevidade com qualidade, saúde e equilíbrio, e defende que envelhecer bem é um direito de todas as pessoas. É um direito meu, é um direito dele, é um direito de vocês, é um direito de quem está nos assistindo, é um direito de qualquer pessoa, independentemente do que ela é ou do que ela representa.

Ele criou um programa inovador para o envelhecimento saudável que alia conhecimento científico, tecnologia e um olhar humano, que eu acho que é o mais importante para cada paciente. Ele leva tudo em consideração: os aspectos físicos, psicológicos e sociais de cada pessoa.

Além de transformar vidas, o Dr. Gustavo também compartilha conhecimento. Ele é mentor, ele é palestrante, então ele ajuda outros profissionais a multiplicar esse impacto positivo que ele leva, que ele faz com a sociedade. E nós conversamos muito também. A gente ainda não evoluiu nessa conversa, mas a gente conversa muito, e queremos também transformar a vida das pessoas no Poder Público, não é, Dr. Gustavo?

Eu sei que isso é algo que ele quer fazer, é algo que eu quero fazer, e a gente só está tentando aliar tudo isso para transformar a vida das pessoas em todos os cantos, e isso é muito bom.

Aliás, o pai dele contou para a gente que lá na escola, lá no passado, ele foi vereador mirim. Não foi isso, Dr. Gustavo? Ele foi vereador, então ele já tinha algo assim, a política na veia por causa da oratória dele, ele sempre falou muito bem. E será que o vereador mirim lá atrás, Dr. Gustavo, imaginaria que hoje o vereador mirim de lá de trás estaria nesta Casa de Leis, estaria aqui na Assembleia Legislativa recebendo essa homenagem?

Porque o Dr. Gustavo Sá recebe hoje o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, que é a maior honraria desta Casa. Que a sua dedicação, doutor, continue inspirando tantas outras pessoas a cuidarem da própria saúde e a enxergarem o futuro com mais esperança e qualidade de vida.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agora sim, neste momento, nós assistiremos a um vídeo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento, convidamos para fazer o uso da palavra Silvana Soares Silva, mãe do homenageado.

 

A SRA. SILVANA SOARES SILVA - Boa noite a todas as pessoas presentes, obrigada pela presença de cada um de vocês. Primeiramente, nesta noite, eu gostaria muito de agradecer ao nosso criador, Jesus Cristo, que me deu uma preciosidade. O Gustavo é precioso.

Eu tenho dois filhos, o Dr. Guilherme e o Dr. Gustavo, então é muita honra, é muita benção receber dois filhos maravilhosos. Eu sempre brinco que eles são perfeitos, mas eles são mesmo, perfeitos. Então é só gratidão. Eu torço para mais sucesso e sucesso do Gustavo, para que ele possa alcançar mais saúde em todos os seus pacientes.

E não posso me esquecer de agradecer a este estado de São Paulo, que acolheu o meu filho tão bem. Assim que ele se formou, a gente estava dentro de um supermercado e ele virou para mim e falou: “mãe, eu estou indo para São Paulo”.

Eu não conhecia São Paulo. Eu falei: “meu filho, sério? Que você seja muito feliz, que Deus te acompanhe”. E assim ele colocou a mochila nas costas e veio. Trabalhou no período da Covid, graças a Deus ajudou muitas vidas e hoje ele está aí.

Ele sempre falava: “mãe, eu não quero cuidar da doença, eu quero cuidar da saúde das pessoas, para que elas vivam com muita saúde”. Então é somente isso. Eu tenho muito orgulho e agradeço demais a Deus pelo filho maravilhoso que ele me concedeu.

Obrigada a todos vocês. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Com a palavra, Ronaldo Gomes de Sá, pai do homenageado.

 

O SR. RONALDO GOMES DE SÁ - Boa noite a todos. A minha esposa falou umas coisas aqui, muitas, assim, acertadas. Mas o Gustavo toda a vida foi um filho assim, como eu disse, muito dedicado e sempre pensando no bem-estar do ser humano. Eu acredito muito nele. Sei que é um ser humano de um coração imenso, às vezes, assim, não se preocupando tanto com a questão financeira, mas com o bem-estar das pessoas. Isso o torna um grande médico.

Agradecer também à deputada Solange por esse convite, por essa honraria. E a nós, pais, famílias, é muito gratificante. Bem, às vezes a gente... Eu acabei chorando um pouquinho aqui, mas são choros de conquistas, de vitórias. Eu sei que tudo isso nós agradecemos a Deus e agradecemos a vocês também, como diz a minha esposa, ao estado de São Paulo, por tê-lo acolhido.

Eu tenho certeza de que ele fará grande coisa, grandes eventos para a Saúde, porque ele tem muitos projetos assim, inclusive na área social. Acredito que vai, junto com a deputada Solange, atender a todos os públicos, porque ele só pensa no bem-estar das pessoas.

Eu só te desejo, meu filho, muito sucesso, muita saúde, e que você possa, cada dia mais, acreditar. Eu sei que toda a vida você foi muito lutador, desde cedo conquistando os seus objetivos. Agradecer também a Deus. A nossa família toda a vida foi muito unida. Isso é um recado que eu deixo a todos. Onde existe amor, onde existe harmonia, onde existe confiança, fé em Deus, as coisas prosperam. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento, daremos início à outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Dr. Gustavo Sá. O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso Estado.

Como forma de prestar-lhe publicamente e solenemente uma justa homenagem, esta sessão solene homenageia, com a outorga de Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, o Dr. Gustavo Sá.

Neste momento, convidamos para vir à frente o homenageado Dr. Gustavo Sá e a deputada estadual Solange Freitas, juntamente com os membros da Mesa Solene, para a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - A deputada também gostaria de entregar uma lembrança aos familiares.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento, pedimos que os convidados da Mesa retornem aos seus lugares e ouviremos as palavras do nosso homenageado da noite, Dr. Gustavo Sá.

 

O SR. GUSTAVO SÁ - Bom, pessoal, boa noite a todos que, como a deputada Solange falou, dedicaram um pouco do seu tempo para estarem aqui. Eu acho que falar sobre o tempo é falar sobre o que eu faço. Eu acho que a minha missão nesta Terra é conseguir, com a graça de Deus, estender o tempo de vida de cada um dos anjos que Deus colocou nesta Terra, dos enviados Dele.

Às vezes nos esquecemos de como nós somos escolhidos desde o ventre de nossas mães para poder fazer parte da história. A gente tem a missão, como ser humano, de tornar a vida dos outros seres humanos um pouquinho melhor.

Deus tem me concedido muitas bênçãos e realizações. Como Solange leu aqui, desenterraram o fundo do baú. Aos meus 12 anos eu fui, lá na minha escola, eleito o vereador mirim mais votado da minha escola. Já era algo de que eu gostava, a comunicação. Eu acho que o maior dom de um médico é se fazer entendido pelos seus pacientes.

Então a primeira coisa que eu busco é sempre trazer o entendimento para os pacientes, de uma forma mais lúdica, de uma forma que os pacientes possam incorporar aquele entendimento, porque o conhecimento, se for passado de uma maneira não correspondida, não serve para muita coisa.

Então eu queria agradecer à minha família, que se deslocou da minha cidade, Caratinga, da qual eu sou natural. Hoje eu posso dizer que eu tenho duas pátrias-mães, Caratinga, Minas Gerais, onde eu nasci, e São Paulo, este estado e esta cidade que me receberam de portas abertas.

Ver aquela cestinha ali me traz infinitas memórias. Eu, quando resolvi vender brownie na faculdade, foi para poder tentar ajudar a custear os estudos na Inglaterra. E deu muito certo. Senão, a gente não estava aqui. Minha mãe rodou esse “Brasilzão” comigo. Várias cidades em que eu morei, imigrando de cidade em cidade, em busca de um ensino melhor.

Então a gente saiu da nossa cidade, que é uma cidade que está localizada no Vale do Jequitinhonha, uma cidade que não tem as abundâncias que São Paulo encontra. Dali a gente foi para Viçosa. De Viçosa, a gente foi para Juiz de Fora.

De Juiz de Fora, a gente ganhou o mundo juntos. Eu considero dessa forma. Eu falo que o meu maior professor de medicina está sentado nesta mesa, que é meu pai. Meu pai me ensinou como tratar um ser humano. (Palmas.)

Meu pai é um cara de quem eu tenho um imenso orgulho. A imagem que eu tenho do meu pai é ele coberto de carvão. Só via os dentes e os olhos dele. Meu pai começou vendendo carvão, já engraxou sapato, já vendeu bicicleta.

E aí depois teve um boteco chamado Manda Brasa. E foi ali que a gente começou a dar valor para o ser humano. Foi ali que a gente aprendeu que, ao tocar um ser humano, a gente só precisa ser um outro humano, e nada mais.

Então eu me lembro de uma vez que estava na fazenda, e meu pai mostrou para mim os eucaliptos que ele tinha plantado lá. E falou que era para estudar a gente. E aí, no ano da minha formatura de medicina, eu voltei na fazenda, e os eucaliptos estavam cortados. Aquilo ali mostrou para mim que o plano de Deus tinha se cumprido nas nossas vidas, e que a gente tinha conseguido.

Porque a formatura de medicina não foi só minha: foi dos meus pais, dos meus familiares, que lutaram por isso. E eu acho que a gente carrega gerações conosco. Este colar é uma vitória simbólica de uma família do interior de Minas Gerais, que sempre lutou com muito respeito ao próximo, com muita humanidade. E Deus se fez presente na minha vida em cada momento.

Quando eu cheguei a São Paulo, cheguei em um momento de extremo caos, um momento em que, ao olhar para trás, o que eu via era saco preto. Eu nunca imaginei que começar a exercer a medicina fosse exatamente no início de uma pandemia caótica, que pegou todos nós de surpresa.

E ali eu passei ainda mais a dar valor para a nossa Saúde básica, a dar valor para o estado de saúde constante. Eu entendi que a medicina preventiva era realmente o que mudava a vida das pessoas. Como tudo na vida, eu tenho uma base forte, que sustenta a gente nos momentos de maior dificuldade. E com a Saúde é a mesma coisa.

Quando a gente teve o momento pandêmico, muitas pessoas se foram, porque infelizmente não estavam preparadas com uma Saúde sólida, com uma Saúde que desse uma estrutura para que a gente pudesse suportar aquele vírus. Então aquilo me fortaleceu muito.

Num primeiro momento, dentro daquele caos, eu lembro que não tinha médico para fazer a substituição nossa, no meio do caos. Eu tive que atender com um acesso de corticoide na veia e entubar um paciente dessa forma. E nesse momento eu liguei para minha mãe desesperado, e falei: “mãe, eu não sei se eu vou aguentar isso aqui”. E a minha mãe falou: “aguenta firme”. Essas são as palavras que eu levo para mim; sempre que eu penso em mudar de lado, em voltar para trás, eu trago à minha mente essa memória.

No meio desse caminho, São Paulo também me deu a minha noiva, a mulher que eu tanto amo e respeito e que me faz ser um homem melhor a cada dia. E tem também o meu irmão, que hoje eu tenho a honra de estar comigo; também o trouxe nessa jornada para São Paulo. Então, todas essas pessoas são importantíssimas.

E ao chegar aqui em São Paulo me deparo com vários amigos. Em nome da representação da amizade, eu digo que, antes de fazer pacientes, eu gosto de fazer amigos.

Então, carregar amigos me traz uma possibilidade de tratar os meus pacientes, porque a gente conhece de melhor maneira possível aqueles que são os nossos amigos. Quando se abre esse laço de amizade, fica mais fácil tratar. Então, eu quero agradecer à deputada Solange, em nome dessa amizade, e agradecer àquele pretão trincado ali, o Gil, que foi quem nos apresentou.

Chocou um dado muito interessante hoje, um pouco do que a Solange estava falando e um pouco do que vem acontecendo no mundo. Os Estados Unidos escolheram o Kennedy Jr. para cuidar da Saúde da sua nação e em um dos seus discursos iniciais ele trouxe ao mundo a notícia de que 75% das mortes do globo são de doenças crônicas como obesidade, como diabetes mellitus tipo 2; e o dado que eu queria correlacionar é o dado da nossa clínica.

A cada dez pacientes nossos, sete são de indicação. Por mais que a gente tenha uma presença forte nas redes sociais, é a presença de cada um de vocês, meus vários pacientes que aqui estão, que a gente consegue impactar a vida de outras pessoas.

Então, se cada um de nós, não para mim, mas para qualquer outro profissional, conseguir levar alguém para cuidar da sua saúde, imagine que você está gerando mais tempo com aquela pessoa que você ama nessa passagem nossa.

Então, a cada vez que você indica alguém para poder cuidar da sua saúde, você está dando um presente para essa pessoa e para você mesmo. Os nossos pais, os nossos irmãos, os nossos amigos, os nossos cônjuges.

Um grande objetivo de vida é que o nosso país possa ter o seu IDH melhorado por meio da saúde e que o emagrecimento, que é o meu carro-chefe dentro do consultório, possa ser visto como um processo de melhoria de qualidade de vida de toda a população e de prevenção de doenças crônicas, e que a gente possa, que vocês possam me ajudar a alcançar o meu objetivo, que é salvar cem mil vidas da obesidade.

Eu acho que cada um de vocês tem também essa missão, se é do desejo de vocês que os seus amigos, familiares e próximos possam estar com vocês para aproveitar o que a vida tem de melhor e o que Deus nos deu.

Tem uma frase de que eu gosto muito, que é do Churchill, que ele fala que a coragem é o primeiro dos talentos humanos porque abre porta para todos os outros. Então, coragem de uma deputada mulher que sai de uma posição de emprego sólido, que passa por uma dinâmica de um câncer de mama, que levanta essa bandeira. Então, ninguém melhor do que você, Solange, para poder estar me concedendo essa honraria.

Alguém que tem lutado pela medicina preventiva, pelas políticas públicas de Saúde, e eu acho que a gente tem que conscientizar a todos de que prevenir é muito melhor e muito mais barato até para os cofres públicos do que tratar.

Um stent, gente, chega a custar três mil dólares a preço de mercado, e a gente, se investe isso na base, combatendo a obesidade lá no começo, além de economizar o nosso dinheiro, a gente também economiza a vida dos nossos.

Então, acho que tem um trabalho muito bonito para ser feito. Colocar-me à disposição, o que eu puder transmitir de conhecimento e puder expandir isso para a sociedade, vai ser um prazer enorme. Sou muito grato mesmo, de verdade. Nessa chuva, tenho aqui um paciente da Colômbia, que estava em outro estado e me deu a honra de me prestigiar.

Eu tenho aqui amigos dos mais diversos setores e das mais diversas áreas e, para mim, é uma alegria muito grande poder subir nesse púlpito aqui e agradecer o estado de São Paulo, agradecer às pessoas que aqui me acolheram tão bem. E a mensagem que eu quero deixar para vocês, eu vejo muitos homens de extremo sucesso aqui, tomem cuidado, homens e mulheres, porque sem saúde tudo é nada, gente.

Obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Passo a palavra à deputada Solange Freitas, para que proceda ao encerramento desta solenidade. 

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Dentre tantas autoridades aqui, a gente não citou as autoridades, mas quero fazer um agradecimento à tenente Mayara do 4º Comando Aéreo Regional, que está presente aqui nesta sessão solene tão importante. E esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço a todos os envolvidos na realização desta solenidade.

Obrigada, viu, Dr. Gustavo, pelas palavras em relação a mim como deputada e ao trabalho que a gente vem desenvolvendo para que a medicina preventiva seja importantíssima, mas que o Poder Público enxergue isso. Porque às vezes enxerga, mas não executa. 

A gente tem muita dificuldade em fazer com que todas as autoridades ligadas à Saúde reconheçam e lutem para a prevenção, assim como eu tive. Graças a Deus, eu tive a doença, eu tive o câncer de mama, mas pelas condições que eu tive, um plano de saúde que me acolheu, eu pude salvar a minha vida. 

Só que isso virou, para mim, uma das grandes metas do meu mandato: fazer com que a medicina preventiva aconteça e que todas as pessoas que um dia, se tiverem aquela triste notícia de saber que tem uma doença como câncer, como tantas outras que nós podemos ter, que não seja uma sentença de morte, uma sentença de lutar, e seja uma sentença de vida, lutar para você continuar a sua vida da melhor maneira possível.

Isso tem sido o meu mandato, nesse meu primeiro mandato, há dois anos - completo em março: a tentativa de fazer com que o Poder Público realmente faça com que a Saúde seja prioridade, a medicina preventiva seja uma prioridade. 

Bom, agora sim, esgotado o objeto da presente sessão, agradeço a todas as pessoas que estiveram presentes aqui na realização desta solenidade, agradeço aos funcionários da TV Alesp, da Alesp, por terem feito com que essa cerimônia acontecesse, agradeço à Polícia Militar, que nos honrou tocando o Hino Nacional, assim como agradeço a presença de cada um de vocês. 

Está encerrada essa sessão solene.

Muito obrigada.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 52 minutos.

 

* * *