3 DE DEZEMBRO DE 2024

66ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

        

Presidência: ALEX MADUREIRA

        

RESUMO

        

ORDEM DO DIA

1 - ALEX MADUREIRA

Assume a Presidência e abre a sessão às 21h10min. Coloca em discussão o PL 1632/23.

        

2 - PROFESSORA BEBEL

Discute o PL 1632/23.

        

3 - PRESIDENTE ALEX MADUREIRA

Encerra a discussão do PL 1632/23.

        

4 - RAFAEL SARAIVA

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

5 - PROFESSORA BEBEL

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

6 - RAFAEL SARAIVA

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

7 - PRESIDENTE ALEX MADUREIRA

Coloca em votação requerimento de método de votação ao PL 1632/23.

        

8 - GILMACI SANTOS

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

        

9 - PRESIDENTE ALEX MADUREIRA

Defere o pedido e levanta a sessão às 21h20min.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Alex Madureira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - Presente o número Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

                                                                

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - Discussão e votação do Projeto de lei nº 1.632, de 2023, em discussão pelo tempo remanescente, deputada Professora Bebel.

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Terminando, eu estava tocando na questão da educação, e acredito que deveria ser cláusula pétrea, deve ser.

Quando coloco que, para mim - e de fato é - a educação é uma causa, é difícil, porque ela não era para ser causa, era para ser uma política de estado naturalmente debatida e colocada como uma forma de direitos dos filhos e filhas da classe trabalhadora.

Eu defendo. Muitos acham muito estranho: “A senhora defende para todos ou os filhos e filhas da classe trabalhadora?”. Neste estágio que nós estamos, de exclusão social, educacional, injustiça, que nós temos muito nas escolas públicas do estado de São Paulo, nem todas as escolas têm condições de funcionamento.

Por óbvio, eu defendo uma escola classista sim, uma escola que atenda o direito dos filhos e filhas da classe trabalhadora, porque estes estão aleijados do seu direito de ter um ensino público de qualidade. Porque os professores são incompetentes? Não, porque - eu já estava dizendo - eles ganham abaixo do piso salarial profissional nacional.

Por isso, eu não tenho dúvida. Ano que vem nós vamos ter um forte movimento no estado de São Paulo, e nós vamos unificar todas as forças da sociedade para que a gente consiga demonstrar para o governador que ele tem que melhorar as condições das escolas públicas, por todos os assuntos que foram colocados aqui.

O senhor mesmo, deputado Marcolino, levantou a questão. “Olha, todos os maquinários que eu visitei, eles não são de origem... Não são, quer dizer, não são brasileiros, são importados, vêm de fora”.

Nós temos condições, nós temos cérebros para produzir aqui. E por que é que não produz? Porque não investe na educação básica, não investe na ciência, na tecnologia, na inovação, e a gente acaba tendo que trazer de fora, quando nós temos condições de ter todas essas produções aqui. Se a gente ouvir, por exemplo, as universidades, os professores, é muito esforço deles para que tudo caminhe nos avanços que a gente tem, mas ainda é pouco.

Eu gostaria muito que o Brasil tivesse soberania, e a soberania não se pautasse somente pelo dinheiro, que a soberania fosse uma juventude muito bem formada para poder garantir um Brasil, de fato, sem precisar de outros países para que a gente tivesse acesso a tanta coisa que a gente pode produzir aqui.

Então, nesse tempo que me resta, eu quero dizer que nós estamos terminando mais um ano, um ano vazio, um ano em que só o governador ganhou, e eu quero dizer que quem ganha de dez a zero depois perde também de dez a zero. Foi o que aconteceu no último governo e eu espero ver nesse governo também. 

Muito obrigada, Sr. Presidente. 

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - Não havendo mais oradores inscritos, está encerrada a discussão. Há sobre a mesa um requerimento... 

 

O SR. RAFAEL SARAIVA - UNIÃO - Pela ordem, presidente. 

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - Deixa eu só concluir aqui o requerimento. Há sobre a mesa um requerimento de método de votação, apresentado pelo líder do Governo, deputado Gilmaci Santos. Com a palavra, deputado Rafael Saraiva. 

 

O SR. RAFAEL SARAIVA - UNIÃO - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, eu entendo as palavras da deputada Professora Bebel, porque talvez ela esteja um pouquinho desnorteada com a votação da semana passada. E acabou confundindo, embaralhando as letras, tanto do projeto de lei, tanto quanto da emenda que eu coloquei para melhorar o projeto ou, enfim, nesse projeto conseguir proteger os animais.

Ela citou o deputado que já passou por esta Casa, que defende os animais e que é um amigo, é um parceiro, que eu luto junto com ele pelos animais para que tenhamos cada vez mais pessoas que defendam os animais. 

Mas eu tenho muito orgulho que a conquista histórica dos animais no estado de São Paulo saiu a partir do meu mandato. E eu tenho mais orgulho ainda de ter tido a colega Professora Bebel votando favorável ao projeto que institui a primeira política pública de proteção aos animais.

Eu tive, Sr. Presidente, 100 mil votos de pessoas que entendem da causa animal, que protegem os animais. E se eu tiver que ficar com a opinião da Professora Bebel ou dessas 100 mil pessoas, com certeza eu tampo os meus ouvidos para o que ela fala naquele microfone.

E, encerrando, ela fez o seguinte comentário, que ela prefere ser um ser humano do que animal. Graças a Deus, ela é um ser humano. Mas, se ela fosse um animal, eu tenho certeza de que a vida dela estaria muito mais digna desde o início do meu mandato. 

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL - PT - Bom, acho que desnorteado está o senhor. O senhor acabou de falar uma grande besteira, porque tanto o animal é animal... 

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - A senhora está pedindo uma comunicação, deputada? 

 

A SRA. PROFESSORA BEBEL - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Pedindo uma comunicação, desculpe, Sr. Presidente. O animal é animal e racional, e eu sou um animal racional. Então, desculpe, eu sou animal. E o senhor também é. Nós somos, porque nós somos racionais. Aí é que está a diferença.

E o senhor deve tampar os ouvidos... O senhor não deveria tampar os ouvidos. O senhor deveria ter a hombridade de ouvir, porque o senhor não é o sabe-tudo. Se o senhor tem 100 mil votos, eu tive 155 mil votos, sem um tostão. Olha só, em que o senhor é melhor que eu? Em quê? Levanta a cabeça e me diga.

O senhor é desrespeitoso. Simples assim. Porque eu disse o seguinte, eu não acho. E eu já convivi com pessoas que defendem a causa animal aqui. Bruno Ganem e o deputado Bruno Lima. Pessoas que eram diametralmente, partidariamente opostas a mim. E nós nos respeitávamos. Coisa que o senhor não faz. Aliás, deputado, se eu fosse o senhor, eu me limitaria.

Porque aí o senhor está comprovando que o senhor não é bem o que o senhor quer dizer para a gente que é. Quando vem no “tête-à-tête” e tenta dizer que não é daquele jeito que o senhor age. E eu não vou ser desonesta com o senhor, porque eu vou conversar com o senhor no momento correto.

O senhor não quer que eu cite, quer? Não. Então, paremos por aqui. E fique de boa. Porque senão eu sou obrigada a expor o que eu estou tentando querer dizer. E o senhor ainda vem cutucar a onça com a vara curta. E não dá certo.

Muito obrigada, Sr. Presidente. 

 

O SR. RAFAEL SARAIVA - UNIÃO - Pela ordem, presidente. 

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - Pela ordem, deputado Rafael.

 

O SR. RAFAEL SARAIVA - UNIÃO - PARA COMUNICAÇÃO - Pela última comunicação, a gente viu a altura da discussão, o nível do debate. Eu estava conversando aqui justamente sobre a discussão, o encaminhamento. E a deputada Professora Bebel tentou antecipar o meu entendimento sobre o projeto.

A única coisa que eu quis dizer, Professora Bebel, foi que os 100 mil votos que eu tive não são maiores do que o seu. Mas eu fui eleito para defender os animais. E eu tenho muito orgulho de ter colocado a senhora ao meu lado, na mesma prateleira, na maior política pública já instalada no estado de São Paulo.

Parabéns por ter, naquele ato, defendido os animais ao meu lado e não ao lado de nenhum outro que a senhora citou. 

Muito obrigado. 

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - Em votação, método de votação... 

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - Pela ordem, deputado Luiz Claudio Marcolino. 

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Não, se tiver método de votação, vou pedir verificação de presença. É que tem um acordo aqui pelo encerramento. Quero...

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Deputado, pela ordem, presidente. 

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - Pela ordem, deputado Gilmaci Santos. 

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Eu queria pedir o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - Havendo acordo de lideranças, está levantada a presente sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 21 horas e 20 minutos.

           

* * *