21 DE OUTUBRO DE 2024

67ª SESSÃO SOLENE PARA ENTREGA DE COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO À PROFESSORA LAURA LAGANÁ

        

Presidência: ANDRÉ DO PRADO e BARROS MUNHOZ

        

RESUMO

        

1 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Abre a sessão às 10h19min. Informa que convocou a presente sessão solene, para realizar a "Entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo à Professora Laura Laganá", por solicitação do deputado Barros Munhoz.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, em pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

3 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Destaca a justeza desta homenagem a Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza. Discorre sobre o trabalho da educadora no ensino profissional e tecnológico no estado de São Paulo. Parabeniza o deputado Barros Munhoz por propor a realização da presente solenidade.

        

4 - BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência. Tece elogios à trajetória da professora Laura Laganá, a quem considera grande merecedora do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. Comenta a importância do ensino técnico profissionalizante para o desenvolvimento do Estado.

        

5 - MARIA HELENA GUIMARÃES

Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, faz pronunciamento.

        

6 - VAHAN AGOPYAN

Secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, faz pronunciamento.

        

7 - ANDRÉ BUENO

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

8 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de depoimento, em vídeo, de Mayra Dietzold Palacios, filha da homenageada, e de vídeo institucional do Centro Paula Souza. Anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à professora Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza.

        

9 - LAURA LAGANÁ

Diretora-superintendente do Centro Paula Souza, faz pronunciamento.

        

10 - PRESIDENTE BARROS MUNHOZ

Fala sobre a importância da boa política. Reitera a justeza desta homenagem prestada à professora Laura Laganá. Faz agradecimentos gerais.

        

11 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Assume a Presidência. Encerra a sessão às 11h52min.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. André do Prado.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, muito bom dia a todos, sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Laura Laganá. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube.

Nós chamamos para compor a Mesa o deputado estadual André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; deputado estadual Barros Munhoz, proponente desta sessão; professora Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza; Vahan Agopyan, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação; Maria Helena Guimarães, presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

Nós agradecemos a banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Paulo.

Neste momento nós registramos e agradecemos as presenças dos Supervisores Regionais do Centro Paula Souza, Amnéris Cacciatore, da Gestão Pedagógica; Alexandre Gaspar, de Itapeva e Registro; Márcio Campos, do Vale do Paraíba e litoral norte; Adriana Carolo, Campinas Sul; Valéria Racero Pimenidis, de São Paulo Leste; Silvia Maria Coelho Mota, de Sorocaba; Soraya Contro, da Grande São Paulo Sul e Baixada Santista.

Magda Rodrigues, Ribeirão Preto, Franca e Barretos; Maria Aparecida Martins, Campinas Norte; Maria Helena Scudeler de Barros, Secretária Municipal de Relações Institucionais; Cesar Silva, Presidente da Fundação de Apoio à Tecnologia; Sebastião Mário dos Santos, vice-Presidente do Centro do Professorado Paulista, e o Sr. Alberto Honda, do Conselho da Fundação Nishimura de Tecnologia.

Com a palavra, o deputado estadual André do Prado, para que proceda à abertura desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Bom dia a todos. Bom dia. Iniciamos o nosso trabalho nos termos regimentais. Esta sessão solene foi convocada por mim, presidente desta Casa, atendendo à solicitação do deputado estadual Barros Munhoz, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo de São Paulo à professora Laura Laganá, diretora-presidente do Centro Paula Souza.

Gostaria, neste momento, de cumprimentar o nosso deputado Barros Munhoz, que é o proponente deste Colar de Honra ao Mérito, que visa hoje homenagear essa mulher que tanto fez e faz pela Educação do nosso Estado, pela Educação Técnica, que é a professora Laura Laganá.

Uma sessão solene especial que nós temos a honra, este Parlamento, esta Casa de Leis, que aqui é representada por mim, pelo deputado Barros; também está conosco o deputado estadual André Bueno, que representa o maior Parlamento da América Latina, parlamento estadual, e hoje é a população do estado de São Paulo, conjuntamente com todos vocês, estamos aqui para render essa grande homenagem a essa grande mulher.

Cumprimentar também o nosso secretário de estado, Vahan, secretário de Ciência e Tecnologia, cumprimentar também a nossa presidente do Conselho Estadual, Maria Helena e, em nome dela, cumprimentar todos os demais conselheiros aqui presentes.

Cumprimentar o Padula, nosso secretário municipal de Educação e, em nome do Padula, cumprimentar a todos que pertencem à Educação, professores e diretores que estão aqui presentes.

E dizer que é um dia muito especial para mim também, deputado Barros Munhoz, o senhor que é autor dessa propositura que foi aprovada por todos os Srs. Deputados. Por isso, vou até ler o meu discurso para que eu possa explanar e colocar um pouquinho do que eu penso, do que eu acredito dessa senhora, dessa pessoa fantástica. Todos nós do estado de São Paulo devemos muito a ela, muito, muito, muito.

Por isso, fico muito feliz e parabenizo a todos que estão aqui presentes participando desse grande evento simbólico, mas que ficará marcado nos Anais desta Casa pelo reconhecimento que temos, a gratidão por essa mulher, essa pessoa a quem temos a honra de prestar essa merecida homenagem, com a visão, dedicação e liderança incomparáveis.

A professora Laura Laganá transformou o cenário da educação profissional e tecnológica no estado de São Paulo. Ao receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo por iniciativa do deputado Barros Munhoz, estamos não apenas reconhecendo sua trajetória e conquistas, mas também celebrando um legado que impactou profundamente milhares de vidas e continuará a reverberar por gerações.

Sob sua liderança no Centro Paulo Souza, testemunhamos a maior expansão da educação profissional e tecnológica no Estado. A rede, que contava com 116 unidades em 2003, saltou para 307 em 2024, abrangendo 228 Etecs e 79 Fatecs. Esse crescimento expressivo reflete não apenas o aumento estrutural, mas, sobretudo, o fortalecimento de oportunidades educacionais de qualidade.

O número de matrículas nas Etecs passou de 90 mil para impressionantes 226 mil, um crescimento de 250%, mais que o dobro. Nas Fatecs, o avanço foi ainda mais notável, com o número de estudantes saltando de 14 mil para 91 mil, um aumento de seis vezes mais.

Esses números, por si, já seriam motivo suficiente para celebrarmos a gestão da professora Laura Laganá, mas, além da estatística, ela nos deixa um legado de transformação humana.

Por meio de sua liderança, a educação profissional e tecnológica tornou-se mais acessível e capaz de atender às demandas de um mercado de trabalho em constante mudança, preparando os jovens para os desafios do séc. XXI.

Professora Laura, a sua trajetória é um exemplo de como a Educação pode ser um agente de transformação social. A senhora conduziu o Centro Paula Souza com inovação, visão estratégica e compromisso inabalável, com excelência. Cada aluno que passou por essa instituição, cada vida que foi tocada por essa expansão carrega um pouco do seu legado.

O impacto de sua gestão vai muito além das unidades construídas ou das matrículas aumentadas. Ela está no potencial humano desenvolvido, nas oportunidades criadas e na esperança renovada de um futuro melhor para os jovens de São Paulo.

Para se ter uma base e reafirmar aquilo que estamos falando, foi nesse período que a instituição destacou o seu compromisso com a inclusão. Setenta e sete por cento dos estudantes que entram nas Fatecs e Etecs são oriundos de escolas públicas, e aproximadamente 80% pertence a famílias com renda de até cinco salários mínimos.

Hoje, ao receber essa honraria, São Paulo reconhece não apenas uma gestora eficiente, mas uma educadora que dedicou sua vida a promover o progresso por meio da Educação. Sua história é um verdadeiro exemplo de liderança e transformação.

Em nome de todos aqueles cujas vidas foram impactadas pelo seu trabalho, deixo aqui nossos mais profundos agradecimentos e sinceros parabéns por essa merecida homenagem.

A senhora, professora Laura Laganá, é uma pessoa escolhida por Deus. A senhora é uma escolhida, pode ter certeza. Através do seu trabalho, você impactou milhares e milhões de pessoas. O legado está aí, professora. Eu sou um fã incondicional do seu trabalho por tudo o que a senhora fez, esse legado, e vai continuar fazendo. A senhora é uma pessoa especial.

A senhora é de Deus. Nós agradecemos muito. O estado de São Paulo reverencia e agradece por tudo. Que Deus continue te abençoando em todas as novas jornadas. Parabéns, professora Laura. (Palmas.)

Neste momento, devolvo a palavra agora ao nosso presidente desta sessão, deputado Barros Munhoz, que fará a condução dos trabalhos desta sessão solene.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Muito obrigado, presidente André. É uma honra para mim estar aqui nesta Presidência mais uma vez. Eu acho que fiz um juramento, pessoal. Eu disse assim: estou no sétimo mandato de deputado, já fiz bastante coisa nesta Casa, já fui líder do Governo por três vezes, já fui presidente da Casa por duas vezes, já participei de diversas comissões do Conselho de Ética, que, aliás, acho que é o maior abacaxi do mundo, viu? Não recomendo a ninguém, principalmente, quando é de Ética e Decoro Parlamentar, aí fica mais complicado ainda. Eu fiz questão...

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Presidente, coloca o melhor da Casa, Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Obrigado, obrigado. Já viram que é muito meu amigo. Eu acho que eu tinha uma obrigação de fazer alguma coisa muito importante por parte da Assembleia Legislativa de São Paulo, o maior Parlamento da América Latina - não é o maior Parlamento do Brasil, é o maior Parlamento da América Latina -, e esta coisa importante, digamos assim, é homenagear aqueles que realmente trabalharam por São Paulo, trabalham por São Paulo, fazem o que São Paulo precisa, o nosso povo precisa, a nossa gente precisa.

Eu acho que foi uma comenda muito bem colocada como uma das atividades importantes da Assembleia Legislativa de São Paulo. Hoje eu estou encerrando um período, e acho que com chave de ouro, porque, também, de repente, você vira cansativo. Eu acho que é a quarta homenagem que eu proponho, ou a quinta. Eu gostaria de propor bastantes outras homenagens, mas acho que está bom.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Este ano, está bom, Barros.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Está ótimo, está ótimo. Mas eu acho que, encerrando as minhas homenagens e também as da Assembleia Legislativa neste ano com a professora Laura Laganá, nós estamos encerrando com chave de ouro - com chave de ouro. Não sei se teria alguém mais que merecesse esta comenda. Eu sei que a professora Laura Laganá merece com toda a honra mesmo, com o nosso coração falando:

“Obrigado, professora Laura. Muito obrigado, professora Laura, pelo seu trabalho, pela sua dedicação, pela sua competência, pelo seu exemplo, sobretudo de vida, de professora, de educadora, de tudo aquilo que a senhora representou com muita dignidade nessa instituição fantástica e extraordinária que é o Centro Paula Souza”.

O Brasil não vai para frente como precisa ir sem um ensino técnico profissionalizante de qualidade. Sou advogado, tenho a honra de ser, aliás, antes da honra, eu tenho uma tristeza. A minha OAB é 27 duzentos e pouco. A minha OAB, minha carteira da OAB, é número 27 mil e pouco, hoje está em quatrocentos mil e pouco.

Eu gostaria de dizer, minha gente, que é muito importante a nossa profissão, todas são muito importantes, mas eu estou cansado de ver advogado que não consegue emprego, que não consegue atividade.

Eu estou cansado de ver engenheiros até, também. Eu estou cansado de ver uma série de coisas que eu não gostaria de estar vendo. Eu gostaria de estar vendo mais gente com ensino técnico profissionalizante os capacitando para arrumar emprego, para progredir na vida, para ser alguém, como em todos os países desenvolvidos do mundo, em todos, sem exceção. Nenhum país se desenvolve sem ensino técnico profissionalizante.

Então, por tudo isso, o nosso Centro Paula Souza, e eu vejo aqui o antecessor da Laura, o nosso querido Marcos Monteiro. Nós também perdemos em Itapira, por que você não pode perder em Casa Branca? Não tem problema nenhum. O importante é que você não perdeu nunca no Governo do Estado.

Aí, você só ganhou, você só fez o bem, Marcos. Você foi um grande dirigente, também, do Centro Paula Souza. Eu estendo a homenagem à professora Laura e também a você, Marcos.

Mas, minha gente, é muito gratificante, para mim, poder participar deste evento e fazer algo que, eu já disse e vou repetir, é muito importante que a gente faça, como a Assembleia também.

A Assembleia, me permita, meu caro presidente, exagerar um pouco no meu tempo, mas eu lembro que o meu filho foi trabalhar em um escritório de advocacia chamado Lilla Huck Malheiros, muito famoso, muito grande aqui em São Paulo, um dos maiores de São Paulo.

O Lilla era do Fábio Lilla, e o pai do Fábio obrigava, meu caro Padula, o melhor secretário do governo Ricardo Nunes, que tem extraordinários secretários, você é o que mais brilha lá, mas, eu dizia que, na realidade... Fugiu até o assunto agora. Eu fiquei emocionado.

O Lilla Huck, o Lilla, o Fábio Lilla, o pai dele o obrigava a vir aqui nas sessões da Assembleia. Sabe para o quê? Para aprender português. Depois, ele era obrigado também a ler o “Diário Oficial” da Assembleia Legislativa de São Paulo. Era esta a Assembleia de São Paulo.

Hoje não é mais assim e até nem caberia ser, porque nem existe mais nada disso. Hoje é tudo internet. Mas, meu caro André, na verdade, o nosso querido colega deputado, nós estamos fazendo um trabalho de fortalecimento desse setor tão importante, e esse trabalho pressupõe esta homenagem que nós estamos prestando hoje.

Nós precisamos valorizar, nós precisamos valorizar, e nada melhor do que o Centro Paula Souza, que cresceu simplesmente de uma maneira exponencial. Vejam: de 116 unidades, passou para 307 a educação profissional e tecnológica.

O número de matrículas na Etec cresceu de 90 mil para 226 mil. É uma coisa fantástica, extraordinária, mas ainda é pequena. Isto que é o mais triste, isto que é o mais dolorido: ainda é pequena, porque precisa de muito mais.

Nós precisamos seguir o exemplo da Laura Laganá, brigando sempre. Quanto lutamos, né, Laura? Quanto lutamos. Impressionante como lutamos. Então eu quero dizer, Laura, que me ligou, antes de eu chegar aqui, o Aldo Demarchi, que foi também um parceiro dessa luta, assim como todos os outros deputados de todos os partidos. Inclusive eu faço uma homenagem ao PT, que também sempre deu muita atenção ao Centro Paula Souza.

Então, me estendendo - eu quero pedir desculpas por isso, mas quero homenagear todos vocês. Quando eu vejo aqui o Chiquinho Maturro e vejo também aqui o representante Alberto Honda, do Conselho da Fundação Nishimura... Eu vou me soltar aqui. Recebi o seu Nishimura quando era secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Ele era muito tímido.

Ele é o dono da Jacto, para quem não sabe, talvez a maior empresa do agronegócio brasileiro. Ele é muito tímido e foi falar comigo o seguinte: “Secretário, precisa pôr mais aluno no ensino técnico, na escola técnica profissionalizante, secretário”.

Ele era alguém que veio do Japão, que passou dificuldades. Foi para o Rio de Janeiro, não conseguiu se instalar lá, veio pra São Paulo, passou, pegou o trem foi até o último lugar onde o trem parava, que era Pompeia, e lá fez a maior indústria do Brasil. Tem uma família fantástica, extraordinária. É um orgulho pra todos nós, defendendo o ensino técnico profissionalizante. E lá tem Fatec. Já foi no seu tempo a instalação da Fatec de lá? Foi no seu tempo.

Eu quero dizer que tenho um grande orgulho. Eu lutei pelas Etecs e pelas Fatecs com muito ímpeto. Conseguimos em Amparo, conseguimos em Itapira, conseguimos em Ituverava, conseguimos em Pinhal, conseguimos em Santa Cruz das Palmeiras. Gostaria de ter conseguido mais.

Então, encerrando a minha fala, pedindo desculpas pelos excessos aqui praticados, eu quero dizer, com muito orgulho: parabéns. Obrigado, Laura Laganá. O seu exemplo ficará para todos nós, e a sua caminhada prosseguirá em benefício de São Paulo e do Brasil.

Deus a abençoe, Laura Laganá. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, dando prosseguimento aos pronunciamentos desta manhã, ouviremos a Sra. Maria Helena Guimarães, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Cometi uma gafe muito grave aqui, eu não citei todos os presentes na Mesa. Peço desculpas por essa gafe.

 

A SRA. MARIA HELENA GUIMARÃES - Bom dia a todos. Eu quero cumprimentar todos os membros da nossa Mesa, o deputado André do Prado, que é presidente desta Casa; o deputado Barros Munhoz, que foi quem entrou com a propositura da homenagem à nossa querida Laura.

Quero cumprimentar meu caro amigo Vahan, secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo, e cumprimentar o Marcos Monteiro, que já foi superintendente do Paula Souza, também foi nosso colega no Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Em nome do Marcos Monteiro, quero cumprimentar todos os professores, professoras, coordenadores do Centro Paula Souza, que é um orgulho para o nosso Estado e para a Educação do Brasil.

Quero cumprimentar também o meu caro amigo Roque, que está aqui, nosso presidente e conselheiro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo; cumprimentar meu caro amigo Padula, secretário municipal de Educação de São Paulo, e cumprimentar o reitor Marcos Borges, da Univesp. Em nome do reitor, quero cumprimentar os outros representantes das universidades paulistas.

Bem, a Laura sabe muito bem que eu sou fã incondicional do Centro Paula Souza, sou fã duplamente. Quero dizer, em primeiro lugar, da gestão da Laura, porque eu creio que a Laura tem qualidades impressionantes: ela tem liderança, ela tem capacidade de agregação, tem capacidade de diálogo com os diferentes setores que tem interface com a educação técnica profissional, e ela tem uma enorme capacidade de inovação.

A Laura inovou ao longo desse tempo, são trinta anos, não é, que você já está como superintendente do Centro Paula Souza? (Voz fora do microfone.) Vinte? Eu achei que já era trinta. Mas é muito tempo e um trabalho belíssimo.

Quero dizer que eu acredito que a gestão da Laura foi importante não apenas pela expansão - a expansão é extraordinária, as matrículas, nas Etecs, Fatecs, novas unidades - mas o que me deixa mais impressionada é ver a capacidade do Centro Paula Souza em fazer articulação com os diferentes segmentos das cadeias produtivas do estado de São Paulo, aqui foi falado sobre a cadeia produtiva do agronegócio.

Eu lembro quando passei rapidamente pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de São Paulo, agora, eu era a sua chefe no PT. Naquela época, a Laura fazia um trabalho impressionante de articulação com a Petrobras, porque estava ali começando, no estado de São Paulo, um conjunto de cursos técnicos que eram muito, muito importantes para o futuro da juventude, dos jovens do estado de São Paulo. Queriam apoiar o trabalho da Petrobras em todo o litoral paulista na exploração de petróleo, óleo e gás.

Depois eu me lembro, também, do seu empenho com os polos tecnológicos do estado de São Paulo, nós iniciamos a inauguração dos primeiros polos tecnológicos, e tudo isso foi sempre com muito trabalho, muita capacidade de diálogo, muita capacidade de ouvir, de ter sensibilidade para ouvir os diferentes segmentos.

Hoje eu posso dizer, assim, com a maior tranquilidade e convicção que o Centro Paula Souza é a melhor e maior referência do Brasil em ensino técnico profissional. (Palmas.)

Eu acredito, Laura, que o Centro Paula Souza, hoje, é um exemplo, uma inspiração para os institutos federais de educação técnica profissional. Vejam, aqui foi dito: “Ainda estamos pequenos, estamos pequenos e precisamos crescer muito mais.” Aqui o Centro Paula Souza, hoje, em matéria de matrícula em ensino técnico profissional, é praticamente, é quase do tamanho da rede técnica federal no Brasil inteiro.

É um pouco menor do que a rede técnica federal em todo o País. Sendo que, a capacidade de inovação, a rapidez da introdução de mudanças no Centro Paula Souza é muito mais acelerada do que as mudanças e inovações que são introduzidas na rede técnica federal que é mais pesada, mais burocrática, não tem essa agilidade que tem o Centro Paula Souza aqui no estado de São Paulo.

Então, assim, primeiro a minha homenagem a minha querida amiga, Laura, que é um exemplo de educadora, é um exemplo de liderança educacional e um exemplo de servidora pública, porque ela foi uma mulher sempre dedicada ao serviço público no estado de São Paulo.

Então meus agradecimentos, Laura, por tudo que você fez, e vai continuar fazendo, pela educação pública de São Paulo e pela educação técnica e profissional de São Paulo e do país, porque o Brasil precisa aumentar a matrícula na educação técnica profissional para que a gente tenha uma condição mínima de poder avançar do ponto de vista da produtividade, do ponto de vista de crescimento da economia do Brasil e para a diminuição das desigualdades que ainda existem no nosso País devido à falta de qualificação para o mundo do trabalho.

Muito obrigada, Laura, parabéns. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nós agrademos as palavras da professora Maria Helena Guimarães e ouviremos agora o secretário de estado de ciência, tecnologia e inovação do estado de São Paulo, Vahan Agopyan.

 

O SR. VAHAN AGOPYAN - Bom dia a todos. Como o nosso presidente falou da mesa, não serei eu que não vou quebrar a rotina, mas eu falo muito mal quando estou na mesa, e este microfone não quer parar certo. Isso mesmo, muito obrigado.

Bem, quero cumprimentar o nosso presidente, deputado André do Prado; o deputado Barros Munhoz, proponente desta iniciativa; deputado André Bueno, que está dando a honra com sua presença ambientando este evento.

E dizer que o nosso governador Tarcísio de Freitas, em todas as ocasiões, lembra que a gestão está sendo eficiente, porque encontra um eco aqui nesta Casa. A Assembleia Legislativa de São Paulo tem demostrado, nesses quase dois anos de gestão, uma dedicação ao bem público, uma dedicação ao desenvolvimento do nosso Estado, uma postura republicana.

Logicamente temos, vamos ver, posições, posicionamentos divergentes, às vezes posicionamentos até antagônicos, porém sempre o poder Executivo encontra nesta Casa um ambiente em que se pode debater, discutir e trabalhar no âmbito das ideias. Então muito obrigado, em meu nome, em nome do Governo do Estado, em nome do nosso governador, aos deputados e às deputadas desta Casa que colocam o estado como prioridade do que os seus próprios anseios pessoais.

Em nome do meu amigo Fernando Padula, secretário de Educação do município de São Paulo, neste ato representando o nosso prefeito Ricardo Nunes. Eu não posso deixar de mencionar o Roque Theophilo Júnior e a professora Maria Helena Guimarães, que foi minha chefe de fato, e eu tive a honra de ser chefiado por ela, que aqui representam o Conselho Estadual da Educação, um órgão essencial para a qualidade da Educação do nosso Estado.

 Então o estado de São Paulo consegue manter um padrão de qualidade importante na Educação, e muitas vezes ser referência aos outros estados, porque tem um Conselho Estadual muito bem estruturado, presidido por esses nossos colegas.

Em nome do Armando, eu quero cumprimentar, também, todos os familiares da professora Laura, o irmão Armando e casualmente meu colega e amigo há algumas décadas. Poucas, não é, Armando? Não vamos dizer... Poucas, poucas.

Bem, o Marcos Monteiro, com quem eu tive a oportunidade de começar a atuar no Centro Paula Souza, isso já faz quase 30 anos, e a nossa homenageada professora Laura Laganá. Em nome dela, eu quero cumprimentar toda a família do Centro Paula Souza. Digo família, porque é um ambiente diferenciado que foi criado.

É uma instituição que funciona de uma maneira agregada em que os interesses se convergem. Isso é muito importante. Esse é um mérito, logicamente, mais um dos méritos da Laura. Então, em nome dela, eu quero cumprimentar todos da Paula Souza. Eu vejo aqui dezenas e dezenas de funcionários, docentes, conselheiros abrilhantando esta nossa reunião.

Bem, ainda tem vários amigos, o Marcos Borges, da Univesp; o Sr. (Inaudível.). Foi semana passada ou semana retrasada já, não é? As coisas mudam, avançam rapidamente.

O Ignacio Poveda, representando aqui a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Não vou citar, senão vou gastar todo o tempo e aí o presidente vai ficar bravo comigo.

Mas o que eu queria dizer, inicialmente, transmitir os agradecimentos do Governo do Estado, em nome do governador Tarcísio de Freitas, ao trabalho e à dedicação da professora Laura Laganá para o dinamismo e a excelência do Centro Paula Souza. Tudo o que eu falar vai ser uma repetição do que os deputados e a professora Maria Helena já falaram, mas eu vou tentar mostrar um pouquinho o que foi, qual o tamanho, a importância da atuação dela.

Como eu disse, desde o Marcos eu tive a honra de atuar como conselheiro no Centro Paula Souza - e já era um centro de excelência. Há 25 anos atrás, já era um centro de excelência, um centro muito respeitado.

Naquela época ainda tinha um relacionamento mais próximo da Escola Politécnica. Eu era vice-diretor da Escola Politécnica na época, então eu participava como conselheiro e era um prazer para mim, uma honra conseguir atuar em um colegiado desse nível.

A partir daí, também, por coincidência, eu tive a oportunidade de acompanhar por perto - um ano, dois anos - a atuação da professora Laura Laganá, quando o governador da época resolveu ampliar, de uma maneira geométrica, as escolas técnicas e as faculdades de tecnologia. Foi uma decisão política e aí eu falei: “Vai ser difícil.”

Naquela época, a professora Laura já conversava diretamente com o vice-governador, o saudoso Alberto Goldman, que também acumulava o papel de secretário de Desenvolvimento Econômico.

E foi realmente um acréscimo muito grande que resultou no Centro Paula Souza de hoje, com 79 Fatecs, 240 e poucas escolas técnicas, mais os cursos que eles dão às classes especiais que, descentralizadas, quero dizer, atingem mais da metade dos municípios de São Paulo e têm mais de 330 mil alunos, as Etecs e Fatecs juntas.

Na época eu estava muito preocupado, não sabia como que a Laura iria fazer, principalmente aumentando, conseguindo corpo docente em... Nós estamos falando de escolas técnicas e faculdades de tecnologia, não é um corpo docente teórico, é um corpo docente que tem que ter uma experiência muito grande e atuação muito grande... Bem, em como ela iria conseguir manter a qualidade.

Para mim, há satisfação ao amigo como o paulista. De fato, o Centro Paula Souza praticamente triplicou o número de alunos - acho que aumentou até um pouco mais que o triplo -, conseguiu manter o nível e a qualidade do ensino - diria que houve até uma melhoria da qualidade do ensino.

Hoje os alunos da Etec e da Fatec destacam-se em qualquer avaliação nacional e internacional. Nas Etecs, nós conseguimos o inteiro desempenho dos nossos alunos, similares aos alunos da OCDE. Quer dizer um orgulho, um oásis dentro da Educação do nosso País.

Então, esse é o trabalho, o resultado do trabalho dessa senhora. Eu sei, agora, nesses últimos anos, (Inaudível.) acompanhou o trabalho dela, mas, quero dizer, eu acompanhei em fases diferentes a dedicação, o sacrifício e o ideal que ela mantinha para fortalecer o Centro Paula Souza.

O governador Tarcísio, nos primeiros meses, já tinha percebido a qualidade do Centro Paula Souza e a dedicação e o trabalho da sua superintendente. Mais ainda, ele até descreveu o Centro Paula Souza como uma instituição que tem alma - falou isso em público.

Tem alma porque ele sentiu que é uma instituição diferenciada. Não é apenas uma rede de escolas técnicas, uma rede de faculdades de tecnologia, é uma instituição que tem uma alma, criou uma alma.

Isso foi uma dedicação dos últimos 60 anos - já é 60, não é? Cinquenta e cinco ou 60 anos -, mas que se destacou. Principalmente, quando você cresce uma instituição, às vezes você perde o detalhamento, você perde a lógica, você perde a ideologia daquela instituição. Nesse caso, o Centro Paula Souza foi o contrário: cresceu e conseguiu criar uma entidade, uma identidade muito marcante.

Então, deputado Barros Munhoz, parabéns pela sua iniciativa; deputado André do Prado, obrigado por ter aceito essa iniciativa. Nós estamos homenageando uma pessoa que fez a diferença, fez a diferença na Educação do estado de São Paulo, mas, mais do que isso, o deputado Barros Munhoz até mencionou: contribuiu para a consolidação e desenvolvimento do estado de São Paulo, preparando jovens que pudessem assumir as tarefas desse desenvolvimento.

Laura, muito obrigado, muito obrigado por tudo. Eu falo isso em meu nome, como paulista, mas também falo em nome do Governo do Estado, pelo belo trabalho que você desenvolveu e que vai desenvolver também, no futuro muito mais coisas, está bem?

Parabéns, muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do secretário Vahan Agopyan e ouviremos, neste momento, o deputado estadual André Bueno.

 

O SR. ANDRÉ BUENO - PL - Bom dia a todos, é uma alegria poder recebê-los nesta Casa. Quero saudar o meu presidente André do Prado, que sempre tem sido um grande líder, tem nos direcionado de uma forma exemplar; também, com muita alegria, o nosso deputado Barros Munhoz que, com uma história ilibada, fez esta proposição tão importante neste momento.

Agradecer ao Vahan pelas palavras que edificam o nosso coração; muito bom estar ao lado da Maria Helena, que traz essa experiência encantadora; ao querido Padula, sua amizade e seu respeito ao trabalho realizado; e também, em nome de todo o corpo do Paula Souza, ao meu amigo professor Wilson, que está aqui, muito bom ver você, Wilson, seja bem-vindo a esta Casa.

Laura Laganá traz para nós uma marca de muita expressão. É muito simples construir resiliência com dores, é muito simples construir técnica através de processos de aprendizado, mas é muito difícil você construir o amor. Ele nasce em você.

E se existe uma marca poderosa na Laura, é o amor pela educação, é o amor pelas pessoas, pelos colaboradores, é essa busca incansável de apresentar o melhor. É o momento em que nós chegamos e o Centro Paulo Sousa tem essa característica de poder rapidamente criar soluções para problemas e rapidamente apresentar novos formatos para atender aqueles que mais precisam.

Eu me lembro de quando eu fui prestar a minha prova na Etec, a expectativa que eu tinha, eu fiz 35 pontos e eu passei. Gente, foi uma alegria tão grande na minha casa, mas eu era arrimo de família, eu trabalhava, eu não continuei, porque eu precisei trabalhar. Hoje o governo propõe muitas soluções para quem viveu momentos como o meu.

E eu digo para a Laura, com muita alegria, de um momento em que nós estávamos numa inauguração há poucos dias, na cidade de Itapevi, quando ela disse que ela olhou para os olhos do governador numa feira e viu a alegria dos olhos dele brilhando.

Olhou para os olhos dos alunos que estavam olhando para o governador e viu os olhos deles brilhando. Mas eu digo para você, Laura, nesta manhã, que os olhos que brilham são os seus, os olhos que brilham são os nossos, de ver você atuando com tanto amor e tanta dedicação.

Esta Casa está sendo privilegiada de receber estas pessoas que os olhos brilham, por ver esses meninos que estão crescendo, que estão se formando, tomando o mercado de trabalho, tendo uma oportunidade que muitos não têm. A você, Laura, que Deus te abençoe. Nosso presidente disse de uma forma muito especial, você é iluminada, você é abençoada, escolhida por Deus para um chamado que poucos tiveram.

E a nossa alegria é poder caminhar com uma pessoa como você. Deus abençoe sua vida, sua casa, sua família e a todos que estiveram contigo nessa trajetória.

Parabéns pela justa homenagem. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nós gostaríamos de registrar a presença do vereador da cidade de Mauá, vereador Mazinho, muito obrigado pela presença.

Peço a todos agora, atenção ao nosso telão, aos nossos telões, pois ouviremos agora a Mayra Dietzold Palacios, filha da nossa homenageada.

 

*  * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Ainda de olho nos nossos telões, exibiremos uma homenagem do Centro Paula Souza à professora Laura Laganá.

 

*  * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Hoje celebramos a trajetória de uma mulher que transformou a Educação profissional e tecnológica em São Paulo. A professora Laura Laganá, referência nacional no campo educacional, tem uma carreira marcada por liderança, inovação e compromisso com o ensino público.

Com mais de 40 anos no Centro Paula Souza, a maior instituição de ensino técnico da América Latina, Laura ingressou em 1982 como professora de Matemática e, desde 2004, é diretora superintendente.

Sob sua gestão, a instituição expandiu de 116 para 307 unidades, com as matrículas nas Etecs e Fatecs crescendo de forma expressiva. Formada em Matemática, com especialização pela Unicamp, Laura também atua em conselhos, como o Conselho Estadual de Educação e o Conselho Superior da Fiesp.

Seu trabalho inclui um forte compromisso com a inclusão social. Setenta e sete por cento dos alunos vêm de escolas públicas e mais de 80% têm renda familiar de até cinco salários mínimos. Entre suas realizações, destaca-se a internacionalização do Centro Paula Souza, que já proporcionou a mais de 650 alunos a oportunidade de estudar no exterior.

Por sua dedicação e pelo impacto positivo gerado na vida de tantas pessoas, a Assembleia Legislativa concede hoje o Colar de Honra ao Mérito à professora Laura Laganá, em reconhecimento ao seu notável legado ao estado de São Paulo. Neste momento, daremos início à outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo à professora Laura Laganá.

Convidamos os membros da Mesa Diretora, juntamente com a homenageada, a se posicionarem à frente da mesa para a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015. É concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso Estado, como forma de prestar-lhes, pública e solenemente, uma justa homenagem.

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

Senhoras e senhores, com a palavra a homenageada, professora Paula Laganá, superintendente do Centro Paula Souza.

 

A SRA. LAURA LAGANÁ - Como é que a gente fala, depois de tudo isso? Mas vou tentar. Antes de mais nada, eu quero cumprimentar o doutor Vahan Agopyan, que é o nosso secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. André do Prado, presidente desta Casa. Barros Munhoz, que com muito carinho me agraciou hoje com esse prêmio maravilhoso. Quero cumprimentar o Roque, presidente do nosso Conselho Estadual de Educação.

Maria Helena, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação. Que, simplesmente, acho que é a maior sumidade em Educação Profissional. Em Educação Profissional, não: em Educação, no nosso País.

Também em Educação Profissional, porque ela acompanha muito o nosso trabalho. Inclusive, tem me aconselhado muito em momentos difíceis da instituição. Foi minha chefe também. Aliás, você foi chefe de todo mundo, né, Maria Helena! Então, muito obrigada pela sua presença.

Quero cumprimentar o Marcos Borges, que é reitor da Univesp, essa grande universidade, que tem beneficiado tantos jovens no nosso Estado. Padula, amigo querido, de muitos anos, e com quem inclusive a gente está organizando, implantamos um projeto muito interessante, para estender a nossa ação nos CEUs. Quantos CEUs, Padula? Cinquenta e um? Boa ideia! É para cinquenta e um.

Muito obrigada, Padula.

Quero cumprimentar o Eduardo, que está representando o nosso querido prefeito de Jundiaí, o Luiz Fernando. O Ignácio Poveda, um amigo também muito especial, que está aqui representando o secretário dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Marcos Monteiro, meu antecessor, que me ensinou muita coisa. Depois eu vou até, na minha fala, contar uma historinha do Marcos Monteiro, que eu acho que nunca contei para ninguém.

Quero cumprimentar também a Marielza, todo o nosso Conselho. E faço isso em nome da Marielza, que é nossa decana. Desculpa te denunciar aqui, Marielza. Mas é um conselho brilhante, que nos próximos dias tem uma missão muito difícil. Cesar Silva, que é o presidente da FAT, mas também foi meu vice e me acompanhou por 12 anos na vice-superintendência. Companheiro leal, que me ajudou muito.

Quero cumprimentar o Honda, que é da Fundação Nishimura. O Chiquinho Matturro, empresário de Matão. Duas Fatecs brilhantes. Nós temos um projeto, com a Fundação Nishimura, que é um projeto muito diferenciado, e que contou com todo o apoio da Fundação Nishimura, desde o seu início. E o Chiquinho também, com os empresários de Matão.

Então, é fundamental essa parceria, inclusive com metodologias diferenciadas que hoje estão sendo seguidas por muitas das nossas Fatecs. Quero cumprimentar os diretores, nossos diretores, servidores, supervisores. Quero cumprimentar o Armando, meu chefe de gabinete, e, em seu nome, cumprimentar todos os nossos coordenadores e assessores aqui presentes.

Quero cumprimentar a Raquel, que é minha secretária querida, em nome de quem eu cumprimento todos os servidores. Mas eu vou me recuperar aqui, a Raquel sempre me emociona.

Quero cumprimentar o Manoel de Castro, que é o Manoel, meu motorista querido. Onde é que está o Manoel? Está na plateia? Onde é que você está? Aê, Manoel, obrigado. Ele me espera até as dez da noite, com uma paciência e com um carinho muito importante.

Quero cumprimentar o nosso intérprete de Libras e também todos os nossos professores, eu já cumprimentei. Minha filha, meus familiares, que estão aqui. Quero cumprimentar o Gabriel Goldman, que é o maestro do nosso coral, que vai alegrar aí a nossa festa, e o mestre de cerimônias, o Claudinei.

Bom, muito difícil, eu estou com o coração explodindo aqui, dá para perceber, mas estou muito feliz de estar aqui com vocês, recebendo esse prêmio lindo, proposto pelo meu querido deputado Barros Munhoz, que briga muito comigo às vezes, mas ele briga pelo bem do Estado, pelo bem da cidade que ele tanto ama, e me ensinou muita coisa em todos esses 20 anos.

E eu quero, obviamente, dividir esse prêmio com todos os diretores, gestores, professores do Centro Paula Souza, supervisores, servidores administrativos, que sempre enxergaram, em cada sala de aula, em cada projeto pedagógico, a oportunidade de transformar vidas, e isso nos faz um bem enorme.

Quero dedicar esse prêmio também aos nossos professores, aos nossos professores que acatam as novas metodologias e se abrem para a inovação, para as transformações de mercado, e garantem aos nossos alunos um ensino de excelência, para que eles possam ir cada vez mais longe. Então, essa homenagem para mim, Barros, é uma valorização dos meus quase 50 anos de profissão.

Eu sou filha de imigrantes italianos. O meu pai e minha mãe vieram, como a minha filha disse. Meu pai era engenheiro mecânico, formado pela Escola Politécnica de Turim. Minha mãe formada em Ciências Humanas, professora de latim e grego.

E, quando veio ao Brasil, pouco pôde atuar nessa área, então ela fez uma nova licenciatura. E uma família que, de fato... Atuar em Educação era meio palavra de ordem na minha casa, tanto que muitos seguiram exatamente esse caminho.

E eu lembro que eu estava na oitava série e minha mãe me disse: “Filha, você é tão boa em matemática, por que você não ajuda os alunos que têm muita dificuldade e que não podem pagar um professor particular?”. E foi isso que eu fiz. A sala da minha casa virou uma sala de aula. Eu ministrava aulas particulares, meu irmão também, o Armando também.

E acho que daí veio a minha paixão pelo Magistério. Eu me formei, me licenciei em Matemática, atuei em várias escolas e, em 1982, já concursada na rede pública, eu ingressei no Centro Paula Souza, dando aulas na Etec Jorge Street, de São Caetano, e lá eu encontrei alunos brilhantes, muito exigentes, que tinham uma expectativa muito grande naquela formação.

Dois anos depois, três anos depois, eu estendi a minha carga horária. Fui para a Etec Camargo Aranha, onde eu também encontrei alunos brilhantes, exigentes e muito afetuosos, porque eram alunos, na Mooca, oriundos de famílias italianas. Então, um aluno também com um perfil diferenciado.

Em 1987, eu assumi a direção da Escola Técnica de São Paulo, a Etesp, e ali os alunos eram mais exigentes ainda, porque a concorrência na Etesp era uma concorrência de dez candidatos por vaga, uma escola em período integral, uma das poucas escolas de período integral naquele período.

Foi ali que eu me encantei pela gestão da educação profissional e disse para mim mesma: “Esse é o teu caminho, esse é o teu propósito, essa é a sua paixão”. E assim eu segui, assumi outros cargos e em 2004 assumi a superintendência do Centro Paula Souza.

Enfrentei muitas dificuldades, muitas adversidades, mas com muito equilíbrio, muita resiliência e também muito bom humor. Eu sempre fui bem-humorada, porque eu acho que isso para a equipe também é importante, e fui apoiada por uma equipe fantástica.

Pouco a pouco nós fomos transformando aqueles obstáculos em aprendizado, as adversidades em muitas conquistas e os momentos de angústia também em momentos de muita felicidade.

Quando a gente vê a alegria dos nossos alunos em cada formatura, o entusiasmo quando eles apresentam os seus TCCs, quando eles apresentam os projetos na nossa feira tecnológica, quando eles ganham uma medalha nas tantas competições em que eles participam, nacionais, internacionais, e aí nós sentimos o quanto vale a pena o nosso trabalho.

Esses são flashes que vão brilhar sempre na minha memória, assim como na memória de todos vocês. E eu tive o privilégio de ter uma equipe maravilhosa, muito competente e com os mesmos ideais, com muita coragem.

Nós vimos o Centro Paula Souza crescer e se tornar essa instituição maravilhosa, uma instituição que, eu digo sem errar, tem visão estratégica, uma instituição que respeita a diversidade, que trabalha os princípios de sustentabilidade, de inclusão, que se abre para o setor produtivo, que se abre para as novas tecnologias. Então, realmente, todos nós construímos uma instituição muito importante para o Governo do Estado de São Paulo.

E também muito orgulho de ter estado à frente dessa expansão, que eu nem vou falar mais dela porque já foi aqui bem citada, mas de toda essa expansão, o que mais me orgulha foi ter levado educação profissional para a periferia, para as comunidades, para os assentamentos, ter levado qualificação profissional para dentro dos presídios e até para as aldeias indígenas.

Um trabalho fantástico, que contou com a cooperação de todos. Então, isso me orgulhou muito. Eu acho que nós, sem dúvida, temos alunos, trabalhamos para realizar os sonhos dos nossos alunos. Isso é o objetivo que nos move.

Nós temos alunos apaixonados por suas escolas e alunos que são muito amados por seus professores. Então, toda essa sinergia tem um resultado nas avaliações internas, externas, principalmente nas avaliações externas, que são o Enem, o Enade, o IDEB e, nos últimos tempos, o Pisa, onde os nossos alunos têm um desempenho, como já foi falado aqui, de países desenvolvidos da OCDE.

Então, eu quero agradecer demais aos oito governadores pelos que passei, aos 14 secretários de Ciência e Tecnologia, ou ao de Desenvolvimento, tem dois aqui, Marilena foi uma, e o Vahan, o atual, e também, Barros e André, aos nove presidentes desta Casa. Então quero agradecer demais a eles.

Quero agradecer ao deputado Barros Munhoz por essa homenagem, que para mim representa muito. Quero agradecer. O Barros é um político... Há quantos anos você atua na política?

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Quarenta e oito.

 

A SRA. LAURA LAGANÁ - Quarenta e oito anos. E foi ministro, teve sete mandatos, você ganhou de mim. Sete mandatos, e sempre preocupado com aprovar projetos, se envolver em projetos, pelo bem do nosso Estado e do nosso País.

Quero agradecer ao André. O André é nosso fã. Ele está sempre informado, participa muito dos nossos eventos - foi uma alegria ver você na nossa feira tecnológica - e leva ao governador os nossos pleitos. E eu espero que - com você - seja aprovado o nosso plano de carreira. (Palmas.)

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Tem o meu apoio total, professora. (Vozes fora do microfone.)

 

A SRA. LAURA LAGANÁ - Você sabe, Barros e André, vou contar uma historinha aqui. Eu vou pegar um pouquinho de água. (Vozes fora do microfone.)

Eu vou contar uma história que poucos sabem. Quando o Marcos era superintendente, e ele sugeriu que eu me candidatasse ao cargo de superintendente, eu fiquei apavorada. E eu lembro que ele me disse: “Mas do que você tem medo? Você foi oito anos minha chefe de gabinete; você sabe tudo dessa instituição”.

Eu disse: “Marcos, eu tenho medo de duas coisas: primeira, falar em público - eu tinha pavor de falar em público -, e a segunda coisa, como é que eu vou lidar com a classe política? Como é que eu vou lidar com os deputados? Como é que eu vou lidar com os prefeitos?” Aquilo para mim era um mundo novo.

E quero transmitir aos deputados... Deputado André Bueno, transmita a todos os deputados que todo esse período... A Raquel sabe que eu semanalmente recebo os deputados, que me procuram com pleitos muito nobres de levar às suas cidades, aos seus municípios educação profissional, seja por meio de uma Etec, de uma Fatec, de uma sala descentralizada...

Foi muito recompensador esse convívio. E eu aprendi muito com vocês. Se eu não fosse tão velha, eu até me candidataria, mas já passou o meu tempo. Então quero agradecer demais a esta Casa por tudo que tem feito por nós.

E quero agradecer à minha família. Quero dizer que nós estamos com audiência internacional. Eu tenho duas sobrinhas nos assistindo de Vancouver; eu tenho um irmão e uma cunhada nos assistindo de Belém do Pará - pessoas maravilhosas. E minhas sobrinhas queridas, sobrinhos que estão aqui vieram prestigiar esta tia que tem tão pouco tempo para eles.

Minha cunhada, meu irmão Armando aqui já citado. O Armando é um exemplo de professor dedicado. Ele tem 72 anos. Levanta, Armando, para as pessoas te verem. (Palmas.) Ele tem 72 anos, professor da Politécnica, e ainda dedica os seus sábados e domingos - para irritação da namorada dele - aos seus alunos da Poli e também aos alunos da Fatec - porque nós temos um projeto com a Poli. Então, para mim, é um exemplo de energia e de dedicação.

Minha enteada. Levanta, Tita. (Palmas.) A minha enteada, o marido dela, Ricardo, meu neto Lorenzo que foi o presente que a vida me deu. (Palmas.) Eles estão sempre ao meu lado. Eu digo - já disse isso no outro evento -, eu tenho uma enteada superexecutiva, minha filha superexecutiva, o que me dá tranquilidade porque elas vão cuidar de mim na velhice.

E quero também citar a Raquel, minha secretária querida, para quem eu também já estou pagando um curso de cuidadora de idosos, porque quem cuidou de mim 20 anos com certeza vai cuidar sempre, com muito carinho. E esse prêmio é para todos vocês. Eu quero... E para a minha filha, obviamente, que está a distância, e o seu marido, e que me deram uma neta linda, maravilhosa.

Eu vou contar para vocês que eu queria muito ser avó. Eu nem tinha tanta preocupação de ser mãe, mas eu queria ser avó. E aí não tinha jeito, né? Ela teve que produzir - e eu gostaria que tivesse produzido até mais do que uma neta, mas está difícil convencê-la - e hoje é a paixão da minha vida.

E eu espero, daqui para frente, poder me dedicar mais, porque ela diz: “Mãe, você me amolou tanto para ser avó e agora você não tem tempo”. E é uma realidade, mas eu espero ter mais tempo daqui para frente.

E quero dizer a vocês que, nesses 20 anos, eu aprendi que liderança não se mede nem pela estatura do cargo, nem por quanto tempo se fica nele, mas pelo legado que você deixa quando a vida te direciona para outros rumos. E o mais importante de tudo isso é o quanto você agrega à história das pessoas que convivem com você e a capacidade que a gente tem de despertar em cada um o que ele tem de melhor.

Eu espero ter despertado, ter conseguido agregar à vida de todos vocês, que sempre me acompanharam e que, eu tenho certeza, vão continuar se dedicando para que o Paula Souza cresça cada vez mais, seja reconhecido cada vez mais e continue beneficiando milhares e milhares de alunos. Então, quero desejar muita prosperidade ao Centro Paula Souza e à Educação de São Paulo como um todo.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de passar algumas orientações aos senhores. Nós teremos um coquetel em homenagem à professora Laura Laganá, que será servido no Hall Nobre da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Aos que estão aqui no nosso plenário, são essas duas saídas laterais aqui, já dá acesso ao nosso Hall Nobre. Os que estão na galeria devem descer dois lances. Nós estamos aqui no lance M, no andar M, e aí sim acessar o Hall Nobre, onde a professora Laura Laganá estará recebendo os cumprimentos e tirando foto com todos vocês.

Passamos a palavra agora ao deputado Barros Munhoz, para que proceda o encerramento desta sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Bem, pessoal, não é fácil a tarefa de controlar a emoção num momento como esse, principalmente para mim, que estou esta semana, se Deus quiser, completando os meus 80 anos. (Palmas.) Muito obrigado. Não tenho a menor sombra de dúvida de que sou o mais idoso aqui presente, diante de tanta gente boa que a gente vê hoje.

Mas eu gostaria de encerrar as minhas palavras dizendo o seguinte - uma frase que foi cunhada por mim, eu não cooptei essa frase de ninguém: a política é a mais sórdida das profissões, principalmente quando exercida para fins escusos, mas é a mais nobre das artes, a arte de servir. Eu poderia complementar, servir o nosso povo, a nossa terra e a nossa gente.

Eu me dediquei inteiramente à política, e não fui o primeiro na minha família, nem na família do meu pai, nem na minha mãe. A do meu pai começou em 1700, ao vir para o Brasil, Caetano José Munhoz, instalou-se em Paranaguá, depois foi para Curitiba, e lá entrou na política. Teve filhos políticos, netos políticos e bisnetos políticos.

E houve uma coisa impressionante. Em 1953, esse bisneto do Caetano José, eu conheci, chamado Bento Munhoz da Rocha, foi um grande governador do Paraná e um grande senador da República, um grande orador, inclusive, tido como o melhor do Brasil.

E, além do Bento, tinha mais dois bisnetos do Caetano, um ocupando o Tribunal de Justiça do Estado e o outro a Assembleia Legislativa do Estado. Ou seja, os três poderes do Paraná estavam nas mãos de três Munhoz. Estou dizendo isso...

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - (Inaudível.) seu pedigree, viu?

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Aí o meu avô veio para Santos, meu pai de Santos foi para Itapira, foi prefeito duas vezes lá, e eu também acabei sendo prefeito, e o meu irmão também acabou sendo prefeito, e vivemos da boa política.

E nós nos alimentamos de política, a arte de servir. É trabalhosa, é desgastante, é desanimadora, principalmente quando vira essa bagunça que virou no nosso País, meu Deus do céu. Meu Deus do céu.

Que tragédia que a gente vive, não há mais entendimento, não há mais seriedade, não há mais nada que devíamos ter no nosso querido Brasil. A ponto de a gente ficar tenso, nervoso, dizendo, meu Deus, onde vamos parar?

Mas a gente não pode desistir, minha gente. A gente tem que acreditar. E é por isso que, de vez em quando, eu brigo com a Laura. Nossa, querida. Até fiquei emocionado. Muito difícil para mim, muito difícil para mim.

É difícil. É difícil, sabe por quê? Porque, às vezes, a gente é incompreendido. E, às vezes, parece que a briga é por nós. Não é por nós.

É para construir um amanhã melhor, para construir – muito obrigado – para construir um amanhã melhor, para vivermos uma situação melhor. Porque, hoje em dia, a situação está difícil, não é, Padula? É muito difícil.

A que nível baixou a política. Debate em São Paulo, capital do nosso Estado, cidade mais importante do País. Coisa enojante, repugnante. Então, por isso, Laura, é que eu propus essa homenagem.

Sabe por quê? Porque eu sou fã incondicional de Ruy Barbosa. Todo mundo que passou pelas arcadas se tornou fã incondicional de Ruy Barbosa. E eu, não fugi à regra. Quando ele disse: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega, assim, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

Sabe por que que eu fiz essa homenagem à Laura? Porque ela contradiz tudo isso. E eu tomo a decisão ousada de contestar Ruy Barbosa, mas parar no meio da frase e dizer que, de tanto ver triunfar tudo isso, de errado e de condenável, o homem deve encher-se de brios, deve acreditar na sua fé, na sua luta, no seu ânimo e construir um amanhã melhor, como fez e deu o exemplo Laura Laganá.

Exemplo para nós de dignidade, de honradez, de trabalho honrado. Por isso, Laura, que de vez em quando eu brigava com você. Por isso que, de vez em quando, eu brigava com você. E todas as brigas foram frutíferas. Levou a Etec para Itapira, levou a Fatec para Itapira, levou para tantas cidades que eu já mencionei aqui. Eu não devia falar isso, mas eu vou falar.

Algumas até cidades bem menores do que o mínimo necessário para ter Etec ou Fatec. Eu não ia falar, mas agora eu já falei. Mas, gente, desculpa o exagero, é o meu jeito de ser, mas é um dos dias mais felizes da minha vida. Sabe por quê, Laura? Sua filha falando me lembrou muito minha mãe. Muito, muito, muito. E você se parece muito com ela.

Minha mãe, com 30 anos, começou a lecionar, começou a sair da aula lá em Mirassol, dar aula aqui em São Paulo. Criou três filhos, com muita dificuldade. Meu pai se dedicou 101% à política. E ela que nos educou. E você fez me lembrar da minha mãe e a sua filha também. Eu só peço, Laura, que você continue na ativa, sendo esse exemplo que você é. 

Eu vejo aqui, desculpa, viu, pessoal, eu estou vivendo um momento muito especial, eu tenho que extravasar. Eu estou aqui vivendo com um colega e um amigo de algum tempo.

Podem todos vocês anotar. O próximo governador vai ser o Tarcísio de novo. Se Deus quiser, Deus vai iluminar, ele não vai ser candidato a presidente.  Ele vai ser candidato a governador de novo, vai ser eleito.

Mas, depois do Tarcísio, sabe quem vai ser? Vai ser o André do Prado. Pode escrever isso, minha gente, pode escrever. 

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PL - Governador do Rotary Club de Guararema, me candidatei já. 

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Brincadeira à parte, pessoal, muito obrigado. Eu tenho a impressão de que foi a maior reunião de todas as homenagens que nós fizemos até hoje, não é verdade? Verdade? Verdade, Camila?  Isso nos enche de ânimo, de fé e de esperança.

O Centro Paula Souza é uma esperança para todos nós. Nós temos orgulho de vocês. Maria Helena Scudeler de Barros, nossa vice-prefeita eleita de Mogi Mirim, e uma lutadora pela Etec de Mogi Mirim, e a Fatec também. 

Eu queria dizer o seguinte, nós saímos daqui alegres por ter feito um ato de justiça. E mais do que isso, por termos fortalecido a nossa esperança no exemplo de Laura Laganá.

Deus abençoe todos vocês, especialmente a nossa querida Laura Laganá. 

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. André do Prado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Está encerrada a sessão solene.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 52 minutos.

 

* * *