9 DE SETEMBRO DE 2024

55ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DE COLAR DE HONRA AO MÉRITO AO SENHOR HÉLIO RUBENS GARCIA FILHO

        

Presidência: DELEGADA GRACIELA

        

RESUMO

        

1 - DELEGADA GRACIELA

Assume a Presidência e abre a sessão às 10h26min. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, para realizar a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito ao Senhor Hélio Rubens Garcia Filho", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a composição da Mesa.

        

3 - PRESIDENTE DELEGADA GRACIELA

Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes. Justifica a presente homenagem ao ex-jogador de basquete Hélio Rubens Garcia Filho e discorre sobre sua trajetória. Destaca sua presente atuação como técnico do Sesi Franca Basquete. Tece elogios ao pai do homenageado, que também atuou como jogador e treinador.

        

4 - LUIZA HELENA TRAJANO

Empresária, faz pronunciamento.

        

5 - MUNIR BUCHALLA FILHO

2º vice-diretor do Ciesp Franca, faz pronunciamento.

        

6 - MILTON AFONSO

Vice-presidente do Sesi Franca Basquete, faz pronunciamento.

        

7 - FRANSERGIO GARCIA

Tio do homenageado, faz pronunciamento.

        

8 - GEASI CAPITAL DO BASQUETE

Representante da torcida do Sesi Franca Basquete, faz pronunciamento.

        

9 - PRESIDENTE DELEGADA GRACIELA

Anuncia a exibição de vídeo sobre a trajetória de Hélio Rubens Garcia Filho, ex-jogador de basquete e atual técnico do Sesi Franca Basquete, a quem presta homenagem, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

        

10 - HÉLIO RUBENS GARCIA FILHO

Ex-jogador de basquete e atual técnico do Sesi Franca Basquete, faz pronunciamento.

        

11 - PRESIDENTE DELEGADA GRACIELA

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 11h14min.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Delegada Graciela.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo a Hélio Rubens Garcia Filho, o Helinho. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube.

Convido para que componha a Mesa Diretora a deputada estadual Delegada Graciela, proponente e presidente desta sessão solene. Convido também o nosso homenageado de hoje, Hélio Rubens Garcia Filho, o Helinho. Seja bem-vindo à Alesp. Convido também o Sr. Milton Afonso, vice-presidente do Sesi Franca Basquete.

Convido também o Sr. Munir Buchalla Filho, segundo vice-diretor do Ciesp Franca. Convido também a Sra. Luiza Helena Trajano, empresária e administradora das lojas Luiza. Por favor, senhores, podem se sentar.

Neste momento, passo a palavra à delegada Graciela.

 

A SRA. PRESIDENTE - DELEGADA GRACIELA - PL - Bom dia, senhoras e senhores. Iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de Outorgar Colar de Honra ao Mérito Legislativo a Hélio Rubens Garcia Filho, Helinho.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo coro do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1º sargento PM Gleidson.

Obrigado.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

Gostaríamos de registrar e agradecer a presença das seguintes autoridades, personalidades: Helinho, Helinho Rubens Garcia Filho, homenageado do dia; sua esposa, Cristiane; sua mãe, Maria Helena; sogros, Marilene e Ivo, em nome de quem eu cumprimento todos os familiares. 

Milton Afonso, vice-presidente do Sesi Franca Basquete; Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil; Ana Helena Garcia, irmã do homenageado; Munir Buchalla Filho, segundo vice-diretor do Ciesp Franca, unidade de Franca do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. 

Amigos e convidados do homenageado, colaboradores do Sesi Franca Basquete, senhoras e senhores, vou me ausentar aqui da mesa para falar algumas palavras. 

Senhoras e senhores, é uma alegria enorme recebê-los aqui na Assembleia Legislativa. Sejam todos bem-vindos. Uma saudação especial ao vice-presidente do Sesi Franca Basquete, Milton Afonso. Parabéns, Milton, pela maneira profissional e competente com que administra o nosso time. 

O nosso técnico campeão mundial, Helinho. Você, Helinho, é uma referência para todos nós. Em seu nome, eu saúdo seu pai, o lendário Hélio Rubens, sua mãe, Maria Helena, sua esposa, Cristiane, suas filhas, Luma e Maitê, e todos os seus familiares aqui presentes.

Também não posso deixar de citar os representantes da maior torcida do Brasil, que deixaram Franca nesta madrugada, viajaram 400 quilômetros para estarem aqui presentes neste evento. Muito obrigada também por terem vindo.

Hoje é um dia muito especial. Dia de homenagear um legítimo campeão, uma referência para todos nós. Helinho é uma referência não só dentro das quadras, mas também fora das quadras. É um exemplo para ser seguido. Não só como esportista, mas também como ser humano.

Helinho teve uma vida de superação. Ser comparado ao seu pai, Hélio Rubens, não é uma carga fácil. É muito pesado. Mas com muita disciplina, comprometimento, com vitória, ele superou todas as desconfianças iniciais e hoje já é marcado, é um nome marcado na história do basquetebol brasileiro não apenas como talentoso jogador, mas também como um dos melhores treinadores da nova geração.

Embora tão jovem, Helinho já conquistou 12 títulos no comando do Franca Basquetebol. Na temporada passada, ganhou todas as competições possíveis, inclusive o sonhado campeonato mundial. Aliás, no próximo dia 24, vai fazer um ano de conquista.

Parabéns a todos. Helinho é tricampeão brasileiro como jogador e como técnico, o que é um feito notável. Recentemente, foi auxiliar o técnico da seleção brasileira nas Olimpíadas de Paris.

Helinho herdou do pai valores que ele não abre mão, que é a disciplina e a determinação. Outra característica que diferencia o Helinho é a sua humildade, a sua simplicidade.

E eu o admiro muito, Helinho, pela forma como você aborda, atende as pessoas, gentil, sempre atencioso, sempre com um sorriso no rosto e atende pedidos de fotos, de autógrafos, conversa com as pessoas na maior simplicidade. Então, é uma característica que te destaca muito mesmo e que eu admiro.

E em nome da cidade que respira o basquete, eu agradeço e parabenizo você por tudo que você tem feito. Não só pelo desenvolvimento do esporte, mas também para a melhoria dos cidadãos, por meio de suas palestras motivacionais.

Nada mais justo do que homenageá-lo com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, a maior honraria concedida pelo Parlamento Paulista. Pode ter certeza, Helinho, que você dignifica o nome do seu pai, Hélio Rubens.

O Hélio Rubens Garcia Filho é um verdadeiro campeão. É uma fonte de inspiração, um ídolo para todos nós. Obrigada, Helinho. Obrigada por tudo o que você tem feito.

Obrigada a todos e que Deus continue protegendo a todos nós.

Muito obrigada. (Palmas.)

Neste momento, ouviremos as palavras das autoridades presentes na Mesa solene.

Convido a Luiza Helena para que faça uso da palavra. (Palmas.)

 

A SRA. LUIZA HELENA TRAJANO - Bom dia a todos. Bom dia aos francanos que saíram tão cedo e estão aqui. Bom dia, Graciela, em nome de quem eu cumprimento toda a Mesa. Bom dia, Helinho. Muito legal estar aqui.

Quando falou que o Helinho teria essa homenagem, eu já comecei a mandar muita energia para a Graciela, porque é tão merecido estar aqui hoje, porque eu conheço o Helinho desde que nasceu. Sou amiga da Maria Helena, a mãe dele, desde que ele nasceu.

O Helinho não é só um técnico campeão. Ele é um exemplo. Ele foi um exemplo para os meus filhos e ele é um exemplo hoje para os meus netos. É interessante, viu, gente? Os meus netos moram fora do Brasil, mas ligam mais para o Helinho do que para mim.

É impressionante e querem saber tudo. Então esse jeito que a Graciela falou de simpatia, de interação, de disciplina e de tudo o mais, é uma coisa que precisa, neste momento de liderança tão fragilizada.

É muito importante a gente dar valor às lideranças que são verdadeiras e que ensinam a geração futura. Então eu agradeço muitíssimo à família Garcia, através do Fransergio, que está aqui, porque a família Garcia, e o Pedroca, fizeram de Franca uma cidade melhor, porque agora a nossa luta do Grupo Mulheres do Brasil é botar o esporte de novo nas escolas.

Eu venho agora das Olimpíadas. Nós não podemos aceitar 20 medalhas só em um País que tem tanto talento. Então eu agradeço toda a diretoria, que eu sei a luta que é ser diretor de um clube. Não é fácil.

Então, em nome de vocês dois, Munir e Milton, que estão aqui, toda a diretoria. Então a cidade transpira isso, gente. Nós não entendemos ainda o quanto o esporte tira as pessoas do vício e de tudo o mais.

Eu não sou esportista, faço ginástica porque necessito, mas eu dou muito valor ao esporte e sempre estou junto. Agora nós vamos ter a primeira... E muito valor à mulher esportista também.

Então, Helinho, Cristiane e família tão querida, você é um pai, um marido, um filho exemplar, um amigo. É uma pessoa, assim, que a gente tem que realmente estar cada vez colocando em destaque, porque você é um exemplo para todos nós.

Você tem uma disciplina, como a Graciela falou, mas, acima de tudo, você tem empatia. E o que é empatia? É trocar de papel com a pessoa no mundo da pessoa, e você consegue se relacionar com criança, com todo mundo.

Você é um orgulho para a nossa cidade. Eu estou com muita honra de estar aqui hoje. Eu te agradeço e agradeci já várias vezes à Graciela por poder estar aqui.

Eu quero homenagear todos esses torcedores do Franca, porque vocês é que dão vida, pedindo uma salva de palmas para a dona Hilda, que levante aí. (Palmas.) E, em nome dela, eu homenageio todos os torcedores do Franca, que dão a vida para isso. Porque ela me conhece desde menina e acho que ela nunca perdeu um jogo. Eu sei o tanto que a torcida ajuda. Muito obrigada, que Deus te dê muita saúde.

Maria Helena, parabéns pelo filho. O Hélio Rubens pode ter muito, muito, orgulho do que construiu, porque é o exemplo que move as coisas. Muito obrigada, gente, e nós estamos vibrando.

E aonde eu posso, eu levo Franca. Eu faço questão de falar que eu sou de Franca, que eu falo “porta”, “portão”, e que Franca me ensina muito. A gente tem amigos há muitos anos, e eu não quero perder nunca esse elo de ligação.

O Magazine tem mais de 4.000 empregos lá dentro, é uma cidade empreendedora. Tenho falado para a Graciela que nós temos que dar um grande salto para valorizar. Lá nós temos empreendedorismo, mas nós vamos ter o melhor basquete que existe.

Então o esporte que nenhuma cidade tem, a gente precisa aprender a valorizar e dar um salto para que a gente seja um exemplo, como agora é Botucatu, que ganhou a cidade melhor que tem. Nós podemos estar em primeiro lugar, nós merecemos isso.

Muito obrigada.

Parabéns, Helinho.

É muito bom ter você nas nossas vidas. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - DELEGADA GRACIELA - PL - Para fazer uso da palavra, o Sr. Munir Buchalla Filho. (Palmas.)

 

O SR. MUNIR BUCHALLA FILHO - Pessoal, bom dia. É um prazer estar aqui com vocês. Deputada Graciela, parabéns pela iniciativa. Você e a Luiza falaram tudo do Helinho, então eu não tenho muito o que falar, mas eu quero contar alguns episódios com o Helinho no início do projeto, em 2014, que a gente estava lutando com a reconstrução do basquete.

O Helinho, além de uma grande pessoa, um grande treinador, um grande atleta, é um grande vendedor também, porque o que nós corremos atrás de parceiros e patrocinadores naquele momento...

Então, Helinho, parabéns, cara, você merece. A Luiza e a deputada Graciela já falaram tudo, mas eu quero reforçar meu carinho por você, minha admiração, da minha esposa, dos meus filhos também.

Maria Helena, uma mãe maravilhosa, Hélio Rubens, as irmãs, a Cris, as filhas. Então, você tem um esteio maravilhoso, e você representa tudo isso para nós, a nossa torcida é fantástica.

É maravilhoso estar aqui representando o Ciesp, também, como parte da diretoria do Sesi Franca Basquete. E Franca realmente é uma cidade especial, maravilhosa, e é uma alegria estar aqui com vocês. Helinho, parabéns, curta esse seu momento. Um beijão no coração.

Obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - DELEGADA GRACIELA - PL - Gostaria de anunciar a presença também do Fransergio Garcia, médico e tio do Helinho; o Eurípedes, da Liga; Renato Valim, representando a imprensa; João Cheade, representando a Acif; o Geasi Capital do Basquete, representando toda a torcida; a Maria Helena, mãe do Helinho; nós já mencionamos mais uma vez, o Touro, o animador da torcida; a Dona Hilda, torcedora número um do basquete, sempre presente; Fabiano Silva, que se acidentou, e esteve aqui, estava aqui, e nós esperamos que ele se recupere e esteja bem.

Agora passo a palavra ao Milton Afonso.

 

O SR. MILTON AFONSO - Bom dia a todos. Em nome da diretoria do Sesi Franca, eu quero dizer que é um orgulho para a gente estar aqui com o Helinho, e eu agradeço muito a deputada Graciela por essa iniciativa, porque realmente, como eu fiquei por último, todo mundo já falou praticamente tudo do Helinho, mas nunca é demais falar do Helinho.

O Helinho é uma peça fundamental do projeto do Sesi Franca, no basquete, com toda a dedicação dele, com tudo que ele trouxe, que ele agregou para o time, e, assim, todas as palavras para falar do Helinho não bastam.

Porque eu tenho uma gratidão, Helinho, por fazer parte do convívio com você, porque você realmente é uma pessoa que inspira. É um ser iluminado e merece todas as honras. Você merece tudo isso. E sempre rodeado da sua família, das pessoas que a gente conhece.

Então, acho que encaixa com o que a gente propõe, que é o exemplo. O Esporte não é simplesmente uma competição. O Esporte serve como exemplo de formação de pessoas e cidadãos, que esse é o objetivo principal nosso do projeto.

Então, quero te parabenizar e te agradecer por tudo que você faz pelo clube, pela cidade, sua dedicação, pela amizade, e que você merece todas as honras. 

Obrigado, gente.

Bom dia a todos.

 

A SRA. PRESIDENTE - DELEGADA GRACIELA - PL - Gostaria de chamar também o Fransergio Garcia, tio do Helinho, para fazer uso da palavra. Não podia deixar de chamá-lo.

 

O SR. FRANSERGIO GARCIA - Bom dia a todos. É com muita satisfação e alegria que estamos todos vivendo este momento. É muito importante que a vida é vivida de momentos, e este é um momento muito especial, um momento muito gratificante por tudo que já foi mencionado aqui para os que me antecederam e falaram o que representa essa homenagem, o que representa esse momento.

Estou muito feliz. Eu sou suspeito para falar do Helinho, porque vai falar que é porque é família, é tio, mas eu tenho um contato muito grande com ele, vivi também muito dentro do esporte. E o pouco que eu posso transmitir de tudo que eu vivi, eu procuro também transmitir com o Helinho, junto com o pai dele, que foi um exemplo para todos nós.

Então, eu só tenho a agradecer este momento e fazer como jus a essa bela homenagem de iniciativa da deputada, que foi muito feliz em proporcionar este momento para todos nós.

Muito obrigado a todos.

 

A SRA. PRESIDENTE - DELEGADA GRACIELA - PL - Se alguém mais da família quiser fazer uso da palavra...

 

A SRA. LUIZA HELENA TRAJANO - O microfone não é tão assustador assim, viu, gente? A gente se assusta muito mais de ver ele do que de falar.

 

A SRA. PRESIDENTE - DELEGADA GRACIELA - PL - Vamos lá, alguém da torcida? Pode vir.

 

O SR. GEASI CAPITAL DO BASQUETE - Senhoras e senhores, bom dia. Como não falar do Helinho? Já vamos começar por aí. O Helinho representa tudo que o torcedor francano mais almeja: resiliência, força, garra.

E tudo isso a gente consegue enxergar quando a gente vê o Helinho comandando a equipe em quadra. Quando o Helinho assumiu a equipe do Franca - e isso você já sabe muito bem, não. Helinho? - ele viveu um tempo turbulento ali no começo, quando ele assumiu como técnico, mas a gente sempre acreditou no trabalho dele.

Como jogador, teve uma maestria excepcional. Como técnico não seria diferente. E quando ele assumiu, algumas pessoas ali falaram justamente isso: “Não, como atleta é uma pessoa fantástica, um ídolo, mas como técnico ainda tem que aprender muito”. Mas a gente já sabia do futuro que o Helinho tinha e que seria um futuro mais do que campeão, mais do que vencedor.

Então, ter o Helinho hoje aqui recebendo essa homenagem - eu falo por mim e com certeza falo por todos os francanos, torcedores - é uma honra. É uma alegria tremenda poder ver você sentado aí, recebendo uma homenagem como essa.

Cara, você não sabe como a torcida te admira e como a torcida se espelha em você em tudo. Cara, você é a nossa inspiração, pode ter certeza disso. E faltariam aqui adjetivos para falar do Helinho, porque o cara é fera demais.

E, com certeza, muito mais títulos aí, né? (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - DELEGADA GRACIELA - PL - Agora nós vamos passar... Agradecemos a todos que usaram a palavra e, neste momento, assistiremos a um vídeo do homenageado.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Dando prosseguimento, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso Estado, como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem.

Esta sessão solene homenageia com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, o Sr. Hélio Rubens Garcia Filho, o Helinho.

Gostaria agora de convidar o homenageado, Helinho, para que desçamos e nos posicionemos à frente para que, em pé, seja-lhe conferida a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

Gostaria, também, de convidar a Cristiane e a Dona Maria Helena para virem à frente. Todos da Mesa, se desejarem, podem, também, por favor, se posicionar.

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pessoal, temos, também, aqui, umas homenagens de flores para a esposa do Helinho, a mãe, e a nossa Luiza Helena Trajano também (Palmas.) Muito bem, pessoal, vamos nos posicionar para a foto.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

Ok, ótimo. Por favor, a Mesa Diretora pode retornar.

 

A SRA. PRESIDENTE - DELEGADA GRACIELA - PL - Gostaria agora de convidar o homenageado Helinho para que... Passo a palavra ao homenageado do dia, o Sr. Hélio Rubens Garcia Filho. (Palmas.)

 

O SR. HÉLIO RUBENS GARCIA FILHO - Bom, eu não poderia começar a falar qualquer coisa antes de agradecer profundamente a presença de cada um de vocês, meus amigos, minhas amigas, familiares. Sem dúvida nenhuma, hoje é um motivo de muita alegria, eu receber a homenagem. E ter vocês aqui transforma essa alegria, multiplica essa alegria de forma bastante consistente. Obrigado por estarem aqui, obrigado mesmo.

Senhoras e senhores, é impossível falar da minha trajetória sem mencionar a importância da cidade de Franca. Nossa cidade, que respira basquete, é um símbolo de superação e união, consolidando-se como a capital do basquete nacional, com o maior número de títulos conquistados. Cada vitória é resultado do esforço coletivo, do apoio da nossa comunidade e da paixão pelo esporte, que passa de geração em geração.

Hoje, ao receber esta homenagem, também não posso deixar de voltar no tempo e reviver as memórias que marcaram minha vida no esporte. Lembro-me das primeiras entradas em quadra, quando tinha apenas dois ou três anos, ainda sem saber o que o basquete significaria para mim.

Era uma criança, mas já sentia a energia do jogo, o amor e a importância do esporte que eram passados para mim através do meu vô Chico, vô Kiko, do professor Pedroca e também das conversas e boas discussões do meu pai com os meus tios, Fransergio e Toto, madrugadas adentro.

Eu querendo dormir, eles discutiam, galera. Tinha oito, nove anos, e aquelas conversas que se estendiam até a madrugada me envolviam, mesmo que naquela época eu mal entendesse as regras do jogo. O basquete já fazia parte da minha vida, já era um laço de família.

Aos 15 anos, as viagens no chiqueirinho da Kombi. Por eu ser menor, a gente forrava o chiqueirinho da Kombi com uma aleta e eu ia no chiqueirinho. As viagens no chiqueirinho da Kombi para os campeonatos eram uma verdadeira aventura. Era um período de sonhos e expectativas, uma fase em que cada treino representava uma nova oportunidade.

Minha mãe, incansável, me esperava com o jantar às dez horas da noite, depois de um dia inteiro dedicado ao estudo e ao basquete, porque meu pai queria que eu jogasse, mas minha mãe queria que eu estudasse também.

Mamãe, você foi uma verdadeira mãezona, não só para mim, mas para tantos outros que passaram a ter nossa casa como um porto seguro. Esses pequenos gestos, essa dedicação, também fazem parte dessa história que hoje é reconhecida aqui.

A transição de atleta para técnico foi um dos maiores desafios da minha carreira. Em um momento de restruturação do basquete na cidade, assumi, ao lado de tantos outros, a responsabilidade de manter viva a cultura e o legado que aprendi durante toda a minha vida.

Foi um período de muita reflexão e aprendizado, em que percebi a importância de transmitir aos novos atletas os valores que o basquete me ensinou, tanto dentro quanto fora da quadra, nas vitórias, mas também nas derrotas.

Nessa trajetória, o apoio da minha família, da minha esposa e das minhas filhas foi e continua sendo fundamental. Nos momentos difíceis, nas ausências prolongadas, elas sempre estiveram ao meu lado, me dando forças para seguir em frente. A compreensão e o suporte delas são inestimáveis e é por isso que esta homenagem também pertence a elas.

Manter o Basquete de Franca vivo é uma missão que abracei com muita paixão. Quantas viagens a São Paulo com o Munir, para buscarmos parceiros para o nosso basquete? E essa caminhada só foi possível graças ao apoio de pessoas como a Luiza Helena e tantos outros.

Não vou citar os nomes aqui para não cometer a injustiça de me esquecer de alguém, que sempre acreditaram no potencial da cidade e do esporte como uma fonte de lazer para a população e uma ferramenta educacional para nossas crianças e jovens.

Também agradeço ao Sesi, que, sob a liderança do Paulo Skaf na época, e hoje através dos seus sucessores, do presidente Josué, do superintendente Alexandre Pflug, do nosso diretor Álvaro, tem sido uma base fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do nosso basquete.

Ao receber esta homenagem, essas memórias me vêm em mente com força. É como se cada instante da minha trajetória estivesse sendo celebrado ao lado dessas pessoas que construíram um legado espetacular.

Esse reconhecimento é, antes de tudo, o reflexo de tudo que eu passei, de cada treino, de cada jogo, de cada sacrifício feito por mim, pela minha família e por todos esses companheiros de jornada, que se dedicaram e continuam se dedicando pelo basquete de Franca e do Brasil.

Milton, Munir, quanta dedicação que nós já vivemos. O tio Fran poderia falar muito disso, quanto nós já remamos, não é, tio Fran? É emocionante perceber que cada momento valeu a pena.

Uma homenagem como essa faz a gente se sentir valorizado. E quando nos sentimos valorizados, somos impulsionados a produzir mais, a dar o nosso melhor. Esse reconhecimento é um reflexo não apenas do que eu fiz, mas também de tudo que ainda quero e posso realizar.

O esporte tem um papel fundamental na vida das pessoas. Ele nos ensina sobre disciplina, persistência, trabalho em equipe e resiliência. Mais do que isso, o esporte transforma. Ele tem o poder de unir, de superar barreiras e de nos fazer acreditar que podemos ir além.

Ao longo dos anos, aprendi que o basquete não é só sobre vitórias e derrotas, mas sobre lições que ficam, sobre o caráter que construímos e sobre as pessoas que tocamos ao longo dessa jornada.

Portanto, essa homenagem não é só minha. Ela pertence a todos que, de alguma forma, fizeram parte dessa caminhada. Aos meus familiares, treinadores, colegas de equipe, adversários, diretores e a todos que torceram e acreditaram o que poderíamos viver desde a década de 30 até o título intercontinental mundial do ano passado.

Gostaria de encerrar agradecendo a todos os deputados pelo reconhecimento através da maior honraria do nosso Estado e de forma especial a você, Dra. Delegada Graciela. Com tanto carinho, ela acompanhando de perto a nossa trajetória e lutando para que o esporte continue crescendo.

O convite para essa homenagem veio dela e me sinto profundamente honrado e grato. Por isso, muito obrigado, Dra. Graciela, por estar sempre ao nosso lado. Por tudo isso que falei, sonho em ver um Brasil com uma política esportiva de país, cultivando em nossas crianças todos os valores que podem ser desenvolvidos através do esporte.

Mais uma vez meus sinceros agradecimentos a todos.

Obrigado.

 

A SRA. DELEGADA GRACIELA - PL - Agradeço a presença de todas as senhoras e senhores, em especial, agradeço o esforço daqueles que se deslocaram do interior do Estado para prestigiar nosso honrado Helinho. (Palmas.)

Merece muito, não é? Estou muito feliz em poder compartilhar com todos vocês este momento ímpar.

Podem ter certeza de que vocês abrilhantaram esta sessão solene. Obrigada, muito obrigada a todos. (Palmas.) Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço novamente a todos vocês, os envolvidos na realização dessa sessão solene.

Está encerrada esta sessão solene.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 13 minutos.

 

* * *