2 DE AGOSTO DE 2024

43ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DO TEMPLO DE SALOMÃO EM SÃO PAULO

         

Presidência: GILMACI SANTOS

         

RESUMO

         

1 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência e abre a sessão às 19h12min.

         

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a composição da Mesa.

         

3 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene para a "Comemoração dos 10 anos do Templo de Salomão em São Paulo", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos.

         

4 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Convida todos a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Anuncia a exibição de vídeo com a história do Templo de Salomão.

         

5 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Demonstra sua alegria em conduzir esta solenidade. Ressalta a importância desta Casa e de tudo o que é decidido neste plenário. Cumprimenta os integrantes da Mesa Diretora. Discorre sobe a história do bispo Danilo Sgambatti.

         

6 - VANDECLEYA MORO

Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas, faz pronunciamento.

         

7 - ALOISIO PINHEIRO

Representante da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, faz pronunciamento.

         

8 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Anuncia apresentação musical.

         

9 - ANDRÉ SANTOS

Vereador da cidade de São Paulo, faz pronunciamento.

         

10 - MARIA ROSAS

Deputada federal, faz pronunciamento.

         

11 - DANILO CAMPETTI

Deputado estadual, faz pronunciamento.

         

12 - ALTAIR MORAES

Deputado estadual, faz pronunciamento.

         

13 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Discorre sobre o trabalho contra a depressão desenvolvido nesta Casa. Anuncia apresentação musical.

         

14 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Discorre sobre o trabalho contra a depressão desenvolvido nesta Casa.

         

15 - CARLINDA TINÔCO

Vereadora da cidade de Guarulhos, faz pronunciamento.

         

16 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Cita os deputados estaduais pertencentes à Igreja Universal. Afirma que esta solenidade foi solicitada pelo bispo Alessandro e que poderia ter sido conduzida por qualquer um destes deputados. Informa que pertence à Igreja Universal há 37 anos. Cita história bíblica.

         

17 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a homenagem ao bispo Danilo Sgambatti, com entrega de placa comemorativa.

         

18 - DANILO SGAMBATTI

Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, representando o Templo de Salomão, faz pronunciamento.

         

19 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 21h01min.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito boa noite a todos. Eu agradeço, em nome da nossa Casa Legislativa, a presença de todos os senhores e senhoras. Nós estamos em uma noite muito especial aqui, em comemoração do décimo aniversário do Templo de Salomão. Meu nome é Eliana Caetano. Eu vou chamar as pessoas que comporão a Mesa nesta noite. E, mais uma vez, agradeço a presença de todos. Então vamos compor a Mesa Diretora desta sessão.

Eu começo com o deputado, o Exmo. Deputado Gilmaci Santos, que é o vice-presidente desta Casa Legislativa, é o proponente desta cerimônia. Deputado, por favor. Representando o Templo de Salomão, que é o nosso homenageado da noite, eu convido para compor a Mesa o Sr. Danilo Sgambatti, que é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus.

Também para compor a nossa Mesa, representando as mulheres aqui presentes, eu convido a Exma. Vereadora da cidade de Guarulhos, a Sra. Carlinda Tinôco. Para compor a nossa Mesa extensora, eu convido o Exmo. Deputado estadual, aqui da nossa Casa Legislativa, Altair Moraes. Obrigada, deputado.

Convido também o Exmo. Deputado Danilo Campetti; e mais uma representante das mulheres aqui na nossa Casa nesta noite, a Exma. Deputada federal Maria Rosas, por favor. Temos mais uma mulher, que bom! É a Exma. Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social da cidade de Campinas, a Sra. Vandecleya Moro.

Convido também o Exmo. Vereador aqui da cidade de São Paulo, o Sr. André Santos. E, para finalizar a composição da nossa Mesa, eu convido, representando o secretário de Turismo do Estado de São Paulo - o Sr. Roberto de Lucena -O , o Sr. Aloisio Pinheiro. Eu aproveito para comunicar a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e também pelo canal da Alesp no YouTube.

Agora, eu passo a palavra ao nosso presidente desta sessão, deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Boa noite, gente. O Regimento desta Casa diz que todas as vezes que nós abrimos uma sessão aqui, nós usamos a seguinte palavra, nós vamos fazer da mesma forma aqui nesta noite.

Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo a minha solicitação, com a finalidade de comemorar os dez anos do Templo de Salomão.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agora, eu convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Paulo Roberto Almeida Nascimento, subtenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e que trouxe consigo 15 integrantes dessa banda. Por favor.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

Eu agradeço imensamente a presença do senhor com a banda, o Sr. Paulo Roberto Almeida Nascimento, que é subtenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muito obrigada pela presença de vocês.

E agora nós exibiremos um vídeo que conta um pouco da história do Templo de Salomão. Eu convido a todos para que assistam com bastante atenção. Muito obrigada.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Após esta belíssima apresentação, eu passo a palavra ao presidente desta sessão solene em homenagem aos dez anos de aniversário do Templo de Salomão, Exmo. Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, Eliana. Mais uma vez, boa noite a todos os senhores e senhoras. Vocês não imaginam a importância, a alegria e a importância de cada um dos senhores e das senhoras aqui neste lugar, nesta noite.

Aqui, neste plenário onde os senhores estão sentados, onde os senhores estão assistindo, aqui neste plenário onde os senhores estão sentados agora, é ou são os lugares que sentam aqui os 94 deputados eleitos, aqui no estado de São Paulo, pelos 44 milhões de paulistas e paulistanos. E decidem aqui as leis, aquilo que é feito, realizado no estado de São Paulo.

Então todas as decisões importantes, que mexem com a nossa vida... porque a verdade é: nós temos e nós vivemos na fé e pela fé. Mas nós vivemos no mundo e somos sujeitos às leis deste mundo. E as leis são decididas aqui onde os senhores sentam agora. Então, é muito importante receber pessoas de Deus, como vocês, aqui.

Eu vou me atrever a dizer que vocês estão abençoando este lugar, e a partir de hoje não será mais a mesma coisa. Deus abençoe vocês, muito. Quero aqui agradecer muito a presença desse homem, que tem uma história na Igreja Universal, chamado bispo Danilo Sgambatti, representando aqui o Templo de Salomão na noite de hoje. A gente conversava um pouco ali agora.

Eu conheço um pouco da história do bispo Danilo. Eu dizia para ele, para as pessoas que estavam comigo ali no gabinete. Eu cheguei na Igreja Universal do Reino de Deus e me batizei em fevereiro de 1987, tem alguns anos já. A maioria dos senhores não era nascida.

Eu morava em Osasco, em uma rua chamada Francisco Sgambatti, que eu não tinha a menor ideia quem era. Nessa rua, eu vivi por muitos anos. Ali eu chegava de madrugada, bebia, fazia as maiores bagunças da vida. Depois, em 87, eu fui para a igreja.

E eu descobri que Francisco Sgambatti era o pai de Danilo Sgambatti, uma pessoa muito importante na cidade de Osasco, conversando com ele ali agora. Hoje comemoramos aqui 10 anos do Templo de Salomão. E ele falava aqui da primeira igreja no estado de São Paulo.

Posso contar - depois eu conto, mas vou contar - que a dona Tita, a esposa dele, é lá de Bangu, no Rio de Janeiro... ela e mais duas obreiras vinham fazer núcleo para começar a igreja no estado de São Paulo. Não no Brás, mas na Gentil de Moura, no Ipiranga. Em uma oficina mecânica, onde elas chegavam, limpavam o salão, lavavam, tiravam as graxas, colocavam as cadeiras e ali realizavam o núcleo.

E hoje nós estamos comemorando 10 anos dessa maravilha do Templo de Salomão. Mas você vê que a história é bonita, é a história de sacrifício, é a história de pessoas que estão aí, há muito tempo, sustentando isso. E o bispo Danilo, com a dona Tita, sua esposa, são duas dessas pessoas que estão aí há muito tempo.

Graças... Eu tenho certeza de que, se eu estou aqui hoje... Ele nem me conhecia, mas muitas vezes ele orou por mim e pela minha família. Então, graças às suas orações nós estamos aqui. Que Deus abençoe isso. Deus abençoe o senhor, muito. (Palmas.)

Muito legal. Mas antes de conhecê-lo eu conheci a irmãzinha dele, que tem uma história bonita também, que depois... Deixa para lá, a Silvana é outra história. Então é uma história bonita. Saudar aqui, cumprimentar pessoas que também estão aqui ao nosso lado.

Também a hoje vereadora, Carlinda Tinôco, da cidade de Guarulhos. Mas também você não sabe: Carlinha Tinôco é esposa de um grande homem de Deus também, chamado pastor Ricardo Cis. Não é isso? Quantos anos de igreja? São 37 anos de igreja também. Hoje ela serve a Deus em Guarulhos ali, como vereadora.

Então as histórias são bonitas. E cheias de histórias de fé também. Quantas lutas, quantas guerras, para a gente poder estar comemorando os 10 anos do Templo de Salomão. Quero saudar aqui, cumprimentar, com muita alegria, outro também, que tem história na igreja, não sei quanto tempo. Ela é novinha, acho que ela não tem 20 anos de igreja... que ela não tem 30 anos de idade. A minha querida amiga deputada federal Maria Rosas. Cadê ela? Deus abençoe, Maria. Obrigado pela presença, Maria.

Também tem história. Esse também, esse é novinho de igreja também, não tem história nenhuma. Não faz barulho, mas é um grande homem de Deus, um pastor que tem feito a diferença também aqui nesta Assembleia Legislativa, pastor deputado Altair Moraes. Obrigado, Altair, pela presença.

E saudar um amigo que está chegando aqui agora. Para algumas pessoas que eu apresentei ele aqui, eu não posso falar isso aqui agora no microfone, porque nós estamos ao vivo para todo o estado de São Paulo. Mas depois eu conto.

Essa pessoa, um grande deputado, um grande amigo, uma pessoa do bem. Um defensor da família, das coisas corretas, um policial federal. E hoje ocupando aqui o cargo de deputado estadual: deputado Danilo Campetti. Obrigado, Danilo, pela presença. É um grande amigo nosso da Universal. (Inaudível.) eu já saudei também, que me passaram.

Saudar outro grande homem de Deus, também pouco tempo de igreja. Só tem pessoas novas de igreja aqui. Hoje servindo a Deus, também como vereador na capital de São Paulo, aqui na Capital, bispo André Santos. Nosso grande bispo André Santos. Obrigado, bispo, pela presença.

Saudar também aqui, está aqui, representando o nosso secretário estadual de Turismo, que é também deputado, ex-deputado, Roberto de Lucena, que não é da Igreja Universal do Reino de Deus, mas é uma pessoa, um dos fundadores da Igreja Brasil para Cristo. E hoje é do Republicanos, e é também o nosso secretário de Estado de Turismo. É o Aloisio Pinheiro, que é levita ali no templo. Obrigado, Aloisio, representando aqui o secretário.

Saudar aqui e cumprimentar... Daqui a pouco vou cumprimentar as outras pessoas. Saudar, cumprimentar aqui todos os membros ali, dos grupos. Vamos ver se estão por aqui. Está aí o grupo Central de Atendimento. Não veio ninguém, mas está aqui. UNP, EBI, batismo, bispo. UFP, Depressão tem Cura, Libras, Socioeducativo, Welcome, Vício tem Cura, FTU, Terapia do Amor, EVG, FJU. (Palmas.) Tinha que ser. No meu tempo, que nós começamos, não era FJU, era Grupo Jovem. Nós éramos do Grupo Jovem. Resgate, GSU, Arimateia e o Calebe. (Palmas.)

Somos nós! Eu não comprei a camiseta ainda, mas já estou no Calebe. Só de igreja, são 37 anos. Saudar aqui os pastores presentes aqui. O pastor Edson, da zona sul. Pastor Ítalo, a esposa, Gilmara, lá da zona leste. Pastor Laércio, do Templo. Pastor Moisés, também do Templo. Pastor Rafael, do Templo. Pastor Israel, Resgate Universal. Pastor Daniel, zona norte.

E assim vão chegando mais pessoas, e daqui a pouco nós vamos cumprimentar e saudar todos os senhores e senhoras que já deram nome e aqueles que não deram também, nós estaremos aqui cumprimentando e anunciando a presença de todos os senhores.

Neste momento, nós vamos ouvir aqui as pessoas, essas pessoas que estão aqui fazendo parte deste momento importante para a gente. Eu quero passar a palavra para dar a sua saudação... Se deixar ela vai querer contar a história dela todinha, mas não pode, porque também é obreira, é secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Mulheres lá de cidade de Campinas, Vandecleya Moro.

Tem ali, Vandecleya, a palavra por cinco minutos. Pode usar a tribuna - porque ela gosta de falar. Mulher já fala, e a Vandecleya fala muito mais também. Vamos ouvir a Vandecleya, que tem história. O irmão dela também é pastor; hoje é o segundo lá do estado de Alagoas. Está lá em Maceió ajudando o bispo lá, bispo José, pastor Antônio.

 

A SRA. VANDECLEYA MORO - Olá, boa noite. Boa noite a todos. É uma satisfação poder estar aqui neste momento tão importante. Vou começar cumprimentando nosso deputado Gilmaci Santos. Parabenizar o deputado por esta iniciativa tão importante de reconhecimento aos dez anos do Templo de Salomão.

O Sr. Danilo, o deputado também aqui representando o bispo Danilo. O nervosismo chega quando a gente vai... É, a primeira. Eu estava na expectativa, porque meu colega ao lado estava com uns papeizinhos. Eu falei: “pronto, eu vou ter um tempinho para respirar”, mas não foi.

Bispo Danilo, cumprimentar o senhor, que tem toda uma história, uma trajetória de força, de fé, a fé que persevera, que é essa fé que salva. Parabéns por toda a trajetória. A nossa querida deputada Maria Rosas que aqui está, uma grande parceira e companheira. Deputado Altair Moraes, prazer estar aqui com o senhor. O Aloisio Pinheiro, consultor, cumprimentá-lo, está sendo representado pelo Roberto de Lucena. Nosso querido bispo André, cumprimentar o senhor, vereador; a querida vereadora Carlinda Tinôco.

E aí, em nome de todos aqueles que representam os grupos da Igreja Universal, eu cumprimento a equipe que está aqui comigo: a Dra. Clebia, a Valdirene, a Ana Paula, a Lílian, o Jonas, o Caíque. Cumprimento a todos que fazem parte desses grupos que levam a palavra de fé, em nome daqueles que não fazem parte da Igreja Universal, mas reconhecem a importância do trabalho da igreja. Cumprimento aqui o Tiago e a Guerli, que se fazem presentes.

O Templo de Salomão... eu tive a privilégio de estar no dia da inauguração. Ele, assim como no... lá, na época do Antigo Testamento, nasceu o desejo dentro do coração de Davi, um desejo colocado por Deus. Ele também fez a mesma coisa com o bispo Macedo.

O bispo Macedo, quando pensou, quando sonhou com o Templo de Salomão, o primeiro objetivo era levar, era que aquelas pessoas que não tivessem a oportunidade de ir até Israel, de pisar naquelas pedras do templo, de tocar naquelas paredes, pudessem ter a oportunidade - aqui, aqui no Brasil - de poder ter essa experiência, de pisar nas pedras, de tocar as pedras.

Mas não é só isso. É mais do que isso. Não é só uma experiência histórica, é uma experiência espiritual. Quem ali está, e assim como em todos os templos da Igreja Universal, entrando ali, tem a oportunidade de conhecer a verdadeira fé, a fé que salva, a fé que transforma. Cada pessoa que conhece... e aqui, todos os que vierem falar terão sempre uma história para contar, de um antes e um depois. O antes e depois de encontrar a verdadeira fé, o autor da fé, de como a vida foi transformada.

A minha história não é diferente de muitos que pisam, que entram e que, ao se entregarem ali naquele espaço, de terem um verdadeiro encontro com Deus, têm sim suas vidas transformadas. Estamos em um espaço público, onde falamos de políticas públicas que podem transformar a vida das pessoas. Podem ajudar as pessoas a superar a situação de vulnerabilidade, podem ajudar as pessoas a superar alguma situação do seu dia a dia. Mas e a superação espiritual?

Quem é que tira alguém da depressão? Quem é que transforma a vida de uma mulher? Quem é que liberta? É só através da fé. Por isso, é tão importante celebrar essa data. São dez anos de uma construção que não são apenas paredes. Ali é um lugar santo. Ali é um lugar onde as pessoas têm experiências com Deus. Ali é o lugar onde, de fato, há a oportunidade de ter a vida transformada. E não é só feita de pedras, como eu disse.

Cada pessoa que está aqui - sejam obreiros, evangelistas, membros - traz dentro de si esse pedacinho de transformação, porque às vezes a pessoa chega - é um obreiro, é um evangelista, é alguém que é a primeira pessoa a receber, é um levita a acolher essa pessoa. Ali é um local acolhedor. O deputado me deu acho que 30 minutos, não foi? Mais ou menos. Só contar um pouco. Não tem como falar de transformação de vida sem olhar para dentro de mim.

Eu tenho como experiência de vida uma mulher que veio, ainda criança, lá da Paraíba, com o lar destruído pela violência doméstica. A mãe veio para cá fugida, pegou tudo que ela tinha, que era eu e meu irmão, e veio para cá. Uma mulher que aos olhos humanos não tinha perspectiva.

Chegou aqui no grande estado de São Paulo sem ter nenhuma qualificação, dependendo das outras pessoas, sozinha para criar os filhos. Mas ela tinha algo que diferenciava. Ela conheceu o senhor Jesus, ela conheceu a fé verdadeira, e o legado que a mãe deixa para nós todos os dias, porque foi ela que me deu à luz duas vezes. Primeiro, ela me trouxe ao mundo; e ela me apresentou o senhor Jesus.

E o legado que ela deixou para nós é essa fé. Essa fé de perseverança. Hoje, não mais mãe apenas de dois filhos, nós somos em quatro irmãos, mas eu tenho essa oportunidade de estar aqui, na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social em Campinas, representando e buscando ajudar outras famílias que passaram pelo que eu passei através da política.

Tenho o privilégio de ter meu irmão lá em Alagoas levando a palavra que transforma a vida, e meus irmãos também na mesma fé. Toda família reconhecendo e entendendo que é através da fé que transforma, é através do único e verdadeiro Deus cultuado no templo de Salomão, que hoje completa dez anos, é que podemos transformar vidas.

Então, parabéns não é apenas ao templo de Salomão, é a cada um de vocês, que são o verdadeiro templo do senhor Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, Vandecleya. Deus abençoe você. Quero cumprimentar aqui também, com muita alegria, saudar e agradecer pela presença a Rebeca Freire. Obrigado, Rebeca. A Rebeca é da Assessoria de Relações Institucionais da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, representando aqui a defensora geral.

A Defensoria Pública tem feito um trabalho muito bom. Nós temos aqui... fazer até propaganda, Rebeca. Nós temos aqui dentro da Assembleia um espaço da Defensoria, e os senhores do grupo aí que às vezes necessitam de uma assistência com a Defensoria Pública, por favor, apresentem-se à nossa querida Rebeca, que é a nossa pessoa que vai recepcionar vocês. Se vocês precisarem, por favor, venham até a Assembleia, porque aqui nós temos a Defensoria Pública. Obrigado, Rebeca, pela presença.

Eu não posso esquecer também de agradecer, saudar a minha companheira de 33 anos, a minha esposa Ana, que está sentadinha ali. Obrigado pela presença. Trinta e três anos casado, também com 36 anos de Igreja Universal. Nem parece tem 36 anos de igreja. Parece tem só 30 anos de idade. Obrigado, Ana, pela presença.

Também saudar a Kátia Batista, assessora técnica da Secretaria de Habitação. Obrigado, Kátia, pela presença. Depois eu vou saudando as demais autoridades. Agora vamos ouvir, representando aqui o secretário para fazer a sua saudação, também ele que é levita no tempo Salomão. Já não está mais não - não é, Aloisio? Agora está no João Dias. Doutor Aloisio Pinheiro, que é um grande homem de Deus também, uma pessoa ligada também à nossa política do estado de São Paulo. Aloisio, é com você.

 

O SR. ALOISIO PINHEIRO - Bem, boa noite a todos. Boa noite, presidente, o deputado Gilmaci Santos, que preside os trabalhos aqui da Mesa Diretora. Boa noite também ao bispo Danilo, que representa a Igreja Universal e também o Templo de Salomão. Também à deputada federal Maria Rosas, que está aqui representando a Câmara Federal; ao deputado estadual Altair Moraes, que é o líder da bancada do Republicanos aqui na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

Ao vereador André Santos, que também é líder... É líder, não? O senhor é o primeiro vice-presidente lá da Câmara Municipal. Não? Já foi? Mas, uma vez líder, sempre líder, pode ter certeza, vereador da nossa cidade pelo Republicanos.

À vereadora da cidade de Guarulhos, Carlinda Tinôco; ao pastor Lázaro de Jesus, vereador de Suzano; à secretária Vandecleya, de Campinas, e ao nosso deputado Danilo Campetti. Muito obrigado a todos. É um privilégio estar aqui com vocês, é um privilégio estar aqui representando a Secretaria Estadual de Turismo do estado de São Paulo, na pessoa do ex-deputado federal e nosso secretário estadual, Roberto de Lucena.

Também, o deputado deixou um forte abraço, um caloroso abraço para todos vocês, a todos os parlamentares que estão aqui nesta noite, não só representando o Republicanos, representando esta Mesa, mas também a todos que estão aqui, que são voluntários da Igreja Universal, que fazem parte do trabalho do Templo de Salomão, onde eu tive o privilégio de ser levita durante algum tempo. Vejo ali o Sr. Ezequiel e sua esposa, levitas do Templo de Salomão, e é um privilégio estar aqui.

Na primeira vez em que eu pus as vestes de levita, eu me emocionei, porque eu vi que aquelas vestes brancas não só representavam a pureza e a santidade que Deus quer de nós quando servimos a ele, mas também que um dia seremos revestidos dessas vestes quando sairmos deste mundo.

E ali eu vi: “poxa, olhe o trabalho, olhe o cuidado de Deus com a gente”, fazendo ali, naquela representação, esse cuidado que ele quer da gente, a santidade que ele tanto almeja para habitar dentro do nosso coração.

E quando eu vejo o nosso secretário Roberto de Lucena, que é esse grande capitão do Turismo estadual, ele verificou o seguinte ponto: que o Templo de Salomão se tornou um elemento indutor do Turismo no estado de São Paulo, do turismo religioso. Quatro milhões de turistas visitam o Templo de Salomão por ano; ultrapassou o número de visitantes do Cristo Redentor.

O nosso estado de São Paulo movimenta toda uma cadeia produtiva no setor do Turismo - quer do transporte, quer das redes de aplicativo, restaurantes e similares, hotéis, rede de hotelaria. Toda a cadeia produtiva desse setor econômico é ativada quando se faz, quando se tem essa atividade pelo turismo.

Então, o Templo de Salomão, sim, é um elemento indutor do Turismo, só que ele é muito mais do que isso. É a nossa casa de oração, é a casa onde Deus escolheu para que os seus olhos fiquem sempre fixos e seus ouvidos sempre inclinados para toda oração que se fizer naquele lugar.

Então, o Templo de Salomão é um lugar de todos os povos. É daqueles que querem encontrar um Deus vivo e um Deus verdadeiro. Lá, você vai encontrar - com toda a sua fé, com todo o seu esforço, com toda sua dedicação - muito mais do que uma palavra de fé ou de esperança, mas o autor e consumador desta fé.

E quando eu cheguei na Igreja Universal o pastor era o bispo Danilo, na Rua dos Timbiras, lá em 1988. E, quando minha mãe chegou perturbada, aflita, morando na rua, um pastor foi lá e a acolheu. Então, é muito importante esse trabalho, que não para em uma geração, mas que ultrapassa gerações de pessoas que querem ajudar o próximo, pessoas que querem salvar almas.

Eu vejo aqui pessoas por onde eu passei, na Igreja do Jabaquara, que foram minhas tias da escolinha. Eu, que cresci na igreja através desse trabalho da Igreja Universal e hoje estou aqui, não por meus méritos, mas pelo agir transformador do espírito santo e por obra e graça do senhor Jesus.

Então, é uma justa homenagem que o deputado Gilmaci e toda sua equipe fazem ao Templo de Salomão e a toda a Igreja Universal. Então, mais uma vez, nós homenageamos esse lugar que não é só um elemento indutor do Turismo, mas que se tornou a casa de Deus.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, Dr. Aloisio. Quero saudar e cumprimentar a Rose Amorim, presidente da Abads Levita lá do Tempo de Salomão. Também, obrigado, Rose, pela sua presença. Seu trabalho também é muito importante na Abads.

Que trabalho essencial para o estado de São Paulo, para o Brasil. Parabéns, Deus abençoe você. Gente, eu estou vendo vocês assim... Eu sou um cara... O pessoal fala agora de uns negócios aí de TDAH, esses negócios. Será que existe? Não tem nada a ver, mas eu sou agitado e aí, quando eu começo a ver todo mundo quietinho assim, isso me deixa...

Então, Ronaldo, tem como cantar um hino aí agitado para nós aqui agitarmos essa galera? Afinal, nós somos Universal, não é verdade? E Universal não é assim. Então vamos lá, Ronaldo. É com você. Todo mundo batendo palma. Aqui é a casa de Deus hoje.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

Agora sim, agora é Universal, graças a Deus. Daqui a pouco tem mais. Se preparem aí. Vocês querem mais daqui a pouco, não querem? Então está bom, fiquem tranquilos. Antes da meia-noite a gente vai embora. Brincadeira, gente. Vamos ouvir agora esse grande homem de Deus, nosso vereador, esse líder, presidente do Republicanos na Capital, bispo André Santos.

 

O SR. ANDRÉ SANTOS - Boa noite a todos. Esta é uma noite de muita alegria, principalmente pelas pessoas que foram impactadas pela mudança de suas vidas no momento em que colocaram os pés no Templo de Salomão. Muito mais do que um grande templo, Salomão dizia... perguntaram a Salomão: “por que essa grande casa?”.

“Porque grande é o nosso Deus”, mas a obra de Deus precisa ser grande na vida das pessoas e o maior motivo da nossa comemoração é o fato de, nesses dez anos, tantas pessoas terem suas vidas transformadas. Tiveram uma experiência real com Deus e assim conseguiram viver bem, viver em paz e terem a certeza de que há um Deus grande, um Deus vivo presente na vida de todas elas.

Então, parabéns a todos aqueles que se empenharam para que o Templo de Salomão pudesse de fato existir e parabéns a todos vocês que estão aqui, que fazem parte do grupo de servos de Deus, que hoje levam pessoas diariamente ao Templo de Salomão para não só ver a Glória daquela construção, mas ver a glória de Deus presente em suas vidas.

Então, por isso o nosso aplauso ao Deus todo poderoso, ao Deus vivo. (Palmas.) Eu gostaria que vocês aplaudissem, porque é a ele toda a glória, toda a honra e todo o louvor seja dado ao nosso Deus. Quero cumprimentar aqui o nobre deputado Gilmaci Santos.

Parabéns por esta iniciativa, porque tantos lugares são lembrados. E por que não o Templo de Salomão, esse lugar tão importante e, inclusive, que está marcando a cidade de São Paulo como um dos lugares que recebe mais turistas vindos de diversas partes do mundo por causa do Templo de Salomão?

Então, parabenizando o deputado Gilmaci e a todos os demais deputados desta Casa que certamente colaboraram para que esta cerimônia pudesse estar acontecendo. Meu amigo bispo Danilo... O bispo Danilo tem sido uma pessoa que, durante todos esses anos, não só tem sido um grande líder, mas tem sido um exemplo de servo de Deus. E por isso, bispo Danilo, o senhor está hoje servindo a Deus todos esses anos e para nós é uma honra muito grande poder estar aqui com o senhor, porque certamente a sua dedicação...

Esses dias eu conversava com o bispo Danilo, e ele já tem uma certa idade, mas ele não descansa. Ele está ali o tempo todo se dedicando ao trabalho da obra de Deus para ajudar as pessoas com dedicação. Então, o senhor é um exemplo para todos nós, bispos da Igreja Universal do Reino de Deus. Então, muito obrigado pela sua presença. Este é um momento muito importante também para todos os demais bispos e pastores que estão há tantos anos servindo ao Deus todo poderoso.

Minha amiga Carlinda Tinôco, ela que é uma mulher que, sobretudo, é uma esposa que tem cuidado do seu marido com muito carinho, tem cuidado do seu marido com muita atenção e tem sido uma ótima representante de todos nós, servos de Deus, e das esposas dos pastores que estão espalhadas em todo o mundo, que sacrificam, muitas vezes, suas vidas para poderem se dedicar ao cuidado do marido para que ele possa de fato continuar a servir ao nosso Deus.

Parabéns pelo seu excelente trabalho lá na Câmara Municipal de Guarulhos. Graças a Deus, Deus tem honrado seu trabalho, e estamos torcendo por você em mais esse desafio que vem pela frente, por grandes vitórias. Agora, cumprimentar os que estão aqui embaixo. Nosso amigo Dr. Aloisio, muito obrigado aqui pela sua presença e por todo o seu trabalho, tanto no Poder Público quanto também servindo a Deus dentro da Igreja Universal do Reino de Deus.

A Vandecleya, a Vandecleya pode falar à vontade. Mulher pode falar o tempo que quiser. É ou não é verdade? Então, eu tenho certeza de que as mulheres estão fazendo a diferença. Em todos os lugares em que temos visto as mulheres trabalharem, essas mulheres têm feito a diferença.

Então, tanto ela quanto a deputada federal Maria Rosas. Ultimamente a gente tem se visto muito, não é, deputada? Bastante. Mas que tem honrado sobretudo o nosso Deus e tem demonstrado que é possível servas de Deus também serem competentes à frente de responsabilidades no setor público.

Também cumprimentar aqui o nobre deputado Danilo Campetti, hoje fazendo parte do nosso time do Republicanos. É uma honra para todos nós tê-lo aqui conosco e temos a certeza de que você defende tudo aquilo em que a gente acredita. Você tem sido uma pessoa que, durante a sua vida, tem demonstrado também crer nesse Deus a que nós servimos e tem defendido a causa de todos aqueles que servem ao nosso Deus.

Nosso amigo deputado Altair Moraes, que tem sido uma pessoa que o tempo todo também vem se colocando sem nenhum tipo de receio à frente de lutar pelas nossas causas, as causas do Evangelho. Com certeza, a sua coragem e a sua determinação também têm honrado a todos aqueles que são servos do Deus altíssimo.

Eu preciso cumprimentar mais algumas pessoas aqui, é muito importante cumprimentá-las. Quero cumprimentar a Kátia Reis e o David Reis, que estão aqui conosco, porque há pessoas que não aparecem, mas muitas coisas que hoje existem e estão funcionando bem são graças a essas pessoas que, nos bastidores, têm feito um trabalho excepcional, principalmente em relação ao Templo de Salomão.

Então, eu não poderia deixar de registrar isso. Que Deus continue abençoando a vida de vocês, por todo zelo que vocês vêm tendo ao Templo de Salomão especificamente. Que Deus também possa zelar pela vida de vocês e possa cuidar de vocês, como vocês têm cuidado, esses anos todos, do Templo de Salomão e do trabalho da Igreja Universal do Reino de Deus e do Evangelho, de um modo geral.

Sr. Ezequiel, em nome do senhor, eu quero cumprimentar a todos os levitas, a todos os integrantes dos grupos que aqui estão. O senhor, que tem servido a Deus esses anos todos, e é um homem que não mede esforços para servir dando o melhor. Então, ninguém melhor do que a gente poder, hoje, falar do seu nome e prestar esta homenagem a todos os demais que estão aqui, que são servos de Deus e têm dedicado suas vidas a isso.

Bispo André Souza. Em nome do bispo André Souza, quero cumprimentar a todos os coordenadores do Arimateia que estão aqui conosco. Levem os nossos cumprimentos ao bispo Alessandro Paschoall, que também não pôde estar aqui por motivo de agenda, mas que deixou também esse abraço todo especial a todos aqueles que aqui estão. Enfim, todas as demais autoridades e todos aqueles que estão prestigiando este momento.

Há 10 anos, eu entrava, com mais alguns servos de Deus, com a Arca da Aliança, participando da primeira reunião no Templo de Salomão, da cerimônia de abertura do Templo de Salomão. Hoje, quero agradecer a Deus por estar permanecendo com ele durante todos esses anos.

Muito mais do que a glória de poder estar carregando a Arca da Aliança, porque foi um privilégio, é o prazer de saber que, depois de 10 anos, eu tenho permanecido firme com o Deus que eu aprendi a amar desde a minha juventude, que me fez ser um marido de uma só mulher, dedicado à minha família, me fez amar as pessoas, e foi responsável... esse Deus foi responsável e tem sido responsável para que a gente hoje, trabalhando na política, possa também respeitar e amar as pessoas.

Procurar fazer um trabalho que possa engrandecer o nosso Deus e mostrar que ainda existem pessoas capazes de se preocupar com o próximo. Isso tudo é fruto da ação do espírito santo. Então, quero louvar ao Deus vivo pela existência da Igreja Universal do Reino de Deus e, mais uma vez, parabenizar a todos que fazem parte dessa história dos 10 anos do Templo de Salomão.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, bispo e vereador André Santos. Quero aqui saudar, cumprimentar, agradecer a presença do Gustavo Abraão, representante da deputada Edna Macedo; saudar a Sueli Plácido, conselheira e vice-presidente, representando o Conselho de Liberdade Religiosa de São Paulo.

Passaram-me um nome aqui que eu estou deixando aqui para falar, mas vou falar dele também: é o Yaco. Cadê o Yaco? Fica de pé, Yaco. O Yaco, eu não vou falar que conheço ele desde pequenininho, porque ele não cresceu, mas conheço o Yaco há mais de 20 anos, uns 25, quando ele chegou à igreja com toda a família - ele, pai, mãe, o irmão... O nome do irmão: Yelko. Yaco e Yelko.

Chegaram lá, família também arrebentada, destruída. A gente acolheu, a gente abraçou ali na fé. Ajudamos. Fez uma besteirinha, não é, Yaco? Saiu, sofreu, mas retornou e está aí hoje, com grande testemunho. Esses dias, eu estava vendo um testemunho dele na televisão. Que Deus abençoe.

Você é uma testemunha de que realmente Deus existe e trabalha na vida das pessoas. Que Deus abençoe. Leve meu abraço a toda sua família também. Valeu, Yaco. Obrigado pela presença. E ele está aqui representando o “Vício Tem Cura”. Você quase não foi viciado, não é, Yaco? Dá para ajudar as pessoas. Obrigado.

Saudar aqui o pastor Lázaro de Jesus, vereador lá de Suzano; pastor Samoel. Não é Samuel, é Samoel Maia, pastor e vereador de Arujá, obrigado pela presença. As demais pessoas que não se apresentaram, apresentem-se, traz para gente, aqui, para a gente anunciar a presença.

Bispo André, satisfação em vê-lo. Que bom que está aqui. Agradecer mais uma vez... O bispo André falou da Kátia. Não vamos entrar em detalhes, mas a Kátia foi uma pessoa fundamental, importantíssima - não é, bispo André? - para a realização de algo muito importante que aconteceu no Templo de Salomão esses dias. Depois a gente comenta sobre isso.

Vamos ouvir agora essa grande mulher de Deus também, deputada federal, que eu tenho certeza de que muitas mulheres são fãs dela. Olha o que vai acontecer. Deputada Maria Rosas. (Palmas.)

 

A SRA. MARIA ROSAS - Boa noite. Quero cumprimentar o meu amigo, deputado Gilmaci, por esta grande iniciativa, porque realmente o Templo de Salomão merece uma honraria desta Casa, que é a sessão solene, sendo lembrada, tendo em vista a transformação de vida que tem feito nas pessoas que chegam até aquela casa.

Cumprimento toda a Mesa: meu amigo deputado Danilo; deputado Altair Moraes, meu grande amigo; Vandecleya, que é secretária; Aloisio; vereador André; minha amiga Carlinda. Eu vou deixar aqui para falar especialmente, representando a Igreja Universal, o bispo Danilo. O bispo Danilo, nós trabalhamos juntos, e também com o bispo André, há muitos anos. Eu aprendi muito com o bispo Danilo. O bispo Danilo começou praticamente na Igreja Universal.

Nesses 47 anos da Igreja Universal, eu faço parte de quarenta e quatro. Cheguei na igreja em 1980. Cheguei ainda menina, mas com muitos conflitos familiares, conflitos internos, divisão na casa, divisão na família, muitas doenças, mas Deus me livrou de todas.

Nesse testemunho, eu sempre falo para as pessoas como permanecer, como ficar firme, tendo em vista que a gente vê que muitas pessoas não permanecem. Um ano, dois anos, três anos, dez anos. Eu estava comentando com o deputado Altair: dez anos do Templo, como passou rápido.

Como permanecer? Simplesmente olhe para o que Deus fez na sua vida. Olhe para o seu testemunho. Não o que a pessoa ao lado está fazendo ou o que o outro está fazendo, mas o que Deus fez na sua vida. E aí nunca você vai largar esse grande amor, que foi o que fez a mudança na minha vida e no meu coração.

Não foi homem, não foram templos, mas foi o próprio espírito santo que transformou, tanto a minha quanto a sua vida. Cada um aqui tem uma história para contar. Cada um aqui passou por situações que só Deus para livrá-lo. Assim como na minha vida, na sua também.

Quando eu cheguei no Templo de Salomão... eu cheguei aqui em São Paulo em 2009, acompanhei toda a construção do Templo de Salomão, desde a sua pedra fundamental até a sua inauguração, e agora também os dez anos. Quando eu entrei no Templo de Salomão para a sua inauguração, eu fiquei muito emocionada e agradeci a Deus por aquela oportunidade, porque na minha igreja, em que eu me converti, só tinha 50 lugares - era uma igreja pequena, mas que era cheia do poder de Deus.

E o templo também cresceu tanto, a igreja cresceu tanto, tantas vidas transformadas, que hoje cabem dez mil pessoas e que agora já está ficando pequeno, porque já encheu do lado de fora, já encheu a igrejinha, já encheu a Igreja do Brás. Então isso mostra que para Deus não há limites, e para ele é toda a honra e toda a glória. É por ele, para ele, vem tudo dele. Uma linda salva de palmas para esse Deus que transformou a minha vida e a sua vida. (Palmas.) Parabéns pelos 10 anos do Templo de Salomão, e que venham mais dez, mais vinte, até quando o senhor Jesus voltar.

Boa noite, muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, deputada Maria Rosas. Vamos ouvir agora ele, que está chegando aqui nesta Casa. Ontem o governador Tarcísio até brincava, ele está parecendo um pinto no lixo, no ninho, porque ele chegou agora, faz um mês que ele assumiu aqui como deputado estadual. E está em uma alegria, uma satisfação, uma vontade de trabalhar, e é um grande amigo também da Igreja Universal, um grande amigo do Tempo de Salomão, o deputado Danilo Campetti. (Palmas.)

 

O SR. DANILO CAMPETTI - REPUBLICANOS - Muito boa noite a todos, Sr. Presidente, boa noite a todos os que nos acompanham na TV Alesp. Eu quero saudar, com muita alegria, o meu amigo Gilmaci Santos, que hoje está presidindo esta brilhante sessão, cumprimentá-lo pela propositura deste evento, Gilmaci, e dizer que realmente o Templo de Salomão é hoje um ícone turístico da nossa cidade, mas não só um ícone turístico.

O Templo de Salomão transcende tudo isso, transcende a brilhante construção arquitetônica, transcende porque ele traz a santidade de Deus à nossa presença. Eu estive no Templo de Salomão no último final de semana e fiquei muito emocionado com a minha família lá, e eu vou dizer mais à frente ali o motivo, mas para mim é uma honra muito grande estar participando aqui, presidente, deste evento.

Fiz questão de ficar, porque sou de São José do Rio Preto, do interior de São Paulo. Normalmente, os deputados retornam às suas bases, mas fiz questão de permanecer aqui para saudá-lo pela propositura e saudar a todos aqui, pela brilhante homenagem que esta Casa presta a este local sagrado.

Quero também cumprimentar aqui... e tenho a grata satisfação de ter o mesmo nome do bispo Danilo Sgambatti. É um presente de Deus aqui, depois de tantas homenagens, e que levou a algumas confusões aqui, o pessoal estava cumprimentando, estava no nome aqui, “Danilo Sgambatti”, estava falando do deputado, não, mas é o nosso querido bispo Danilo. Parabéns pela obra, pelo trabalho que o senhor reconhecidamente tem feito aqui. É uma honra tê-lo conosco.

Quero cumprimentar o meu colega, líder, deputado estadual, meu amigo Altair Moraes, nosso líder do Republicanos. Muito obrigado pela receptividade aqui nesta Casa, por nos acolher de forma tão carinhosa, tão abençoada. Então, eu só tenho agradecimento a fazer ao senhor, meu líder. Muito obrigado.

Quero cumprimentar o vereador André Santos, nosso presidente municipal do Republicanos, que também empenhou um forte apoio a mim, à minha família. Obrigado, viu? Obrigado. O senhor sabe em qual sentido eu estou dizendo, pelo apoio que o senhor deu em todos os momentos. Quero cumprimentá-lo aqui e deixar o meu agradecimento. Obrigado, bispo André.

Cumprimento também o Dr. Aloisio, que está aqui representando o meu amigo Roberto de Lucena, que é o consultor da Investe São Paulo. Muito obrigado, parabéns e seja bem-vindo à nossa Casa. Cumprimento a minha amiga, a deputada federal Maria Rosas.

Nós estamos em agosto, meus amigos, na campanha do Agosto Lilás, que combate qualquer violência às mulheres. E a deputada é um grande baluarte, uma grande representante nessa luta, uma amiga nossa que recebe toda a minha homenagem pessoal pelo seu trabalho, por toda a sua obra. Conte com o nosso apoio e com a nossa luta.

Muito obrigado, seja muito bem-vinda também à nossa Casa. Cumprimento também a vereadora de Guarulhos, a Sra. Carlinda Tinôco, seja bem-vinda, muito obrigado. Cumprimento também a dona Vandecleya Moro, que é secretária de Assistência Social de Campinas, seja muito bem-vinda.

Estendo os cumprimentos aqui ao Sr. Lázaro de Jesus, que é vereador de Suzano, ao Sr. Samoel, como nos corrigiu o nosso presidente, Samoel Maia, que é pastor e vereador de Arujá. Estendo os cumprimentos a todos os servidores da Casa, a quem nos acompanha pela TV Alesp, a todas as senhoras e senhores.

Eu gostaria mesmo de externar a minha satisfação em estar presente aqui e dizer que no último domingo, como eu já antecipei - não é, presidente? -, eu estive lá no Templo de Salomão, na comemoração dos 10 anos, e fiz questão de levar toda a minha família. Foi um momento muito emocionante para mim e para a minha família.

Como alguns sabem - não são todos, mas nosso líder pessoal sabe, e quem nos acompanha aqui há algum tempo -, foi um ano muito difícil para mim e para toda a minha família, e nesse momento, no Templo de Salomão, eu pude agradecer ao Nosso Senhor, a Deus, por ter me sustentado e sustentado a minha família durante todo esse ano.

Realmente, eu sou temente a Deus. A minha vida foi entregue a Deus pela minha mãe logo que eu nasci, e desde então ele conduz os nossos caminhos. Nesse momento, no Templo de Salomão, eu me emocionei, porque tive a oportunidade de agradecê-lo por todas as bênçãos que eu recebi, por todos os livramentos que ele me deu e por hoje estar aqui em nome dele, atuando no propósito em que ele me colocou.

Então, que nós sejamos instrumentos de Deus, é isso que eu rogo todo dia, que eu peço e que eu desejo a todos vocês. Que nós sejamos, onde quer que nós estejamos, instrumentos de Deus. Nós devemos atuar sempre de acordo com a obra dele, porque ele coloca a gente na hora que ele quer, no local que ele quer e também retira a hora que ele quer, no momento em que ele quer, de acordo com a vontade dele.

Nós vamos agir aqui. Se hoje é a função que ele nos incumbiu aqui como deputado, nós vamos agir em nome dele na defesa da família, que é tão sagrada, e dos princípios e valores, bispo André, que nós comungamos e que nós compartilhamos.

Então, eu fico muito feliz de poder participar deste evento, onde está sendo homenageado o Templo de Salomão, e que realmente é um... Eu tive uma experiência muito linda lá no Templo de Salomão, como eu já disse a vocês, e então fico muito feliz de estar aqui fazendo uso da palavra, viu, Sr. Presidente?

Quero parabenizar também a todos vocês, que exercem, que estendem a obra de nosso senhor Jesus Cristo para todos aqueles que necessitam. Vocês, sim, também devem ser homenageados pelo trabalho que fazem. E aí me veio à mente até uma passagem de Crônicas 28:20, quando Davi fala a Salomão. Ele diz a seu filho, fala: “filho, seja forte e corajoso. Não tenha medo”. O que ele diz para Salomão? “Porque o meu Deus, ele estará contigo em todos os momentos enquanto você está realizando a obra do senhor”.

Foi isso que me sustentou. O “não temas”, o “não tenha medo” é repetido 366 vezes na Bíblia. Foi isso que me sustentou nos momentos de adversidade da minha vida. Creio que é essa coragem que nós temos que ter para poder difundir a obra do nosso senhor Jesus Cristo.

Muito obrigado pela oportunidade, Sr. Presidente, muito obrigado a todos os que aqui estão. Parabéns aos 10 anos do Templo de Salomão. Fiquem todos com Deus, e tenha uma noite abençoada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, deputado Danilo Campetti. A história do Danilo nesses dois anos é uma história de luta, realmente, de momentos difíceis, que a gente acompanha - não acompanha 100%, mas a gente acompanha um pouquinho da história do Danilo - e, realmente, Deus fez a obra e tem uma obra muito grande e um plano muito especial para você, Danilo, para você e para a sua família. Deus abençoe você.

Vamos ouvir agora ele, que não gosta de falar, mas pediu, falou que quer falar dois minutinhos, deputado Altair Moraes. (Palmas.)

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Boa noite, gente. Boa noite. Deus abençoe. Quero cumprimentar aqui o bispo Danilo. Bispo, que Deus abençoe o senhor. E é legal a gente ver o bispo Danilo, com tanto tempo de obra, com um trabalho tão sério. Aí a gente olha aqui e vê uns rostinhos tão novos. Pessoas ali, o VFJU, o rostinho novinho ali, o pessoal começando na fé, e a gente entende que essa obra realmente é maravilhosa, porque vai passando de geração em geração e a gente fica muito feliz. Deus abençoe o senhor.

Meu amigo, deputado Gilmaci Santos, proponente desta sessão, parabéns pela ideia, pela inspiração; não vou dizer isso, ideia, inspiração de fazer esta homenagem ao Templo de Salomão. Para que vocês tenham ideia, gente, aqui é o maior Parlamento da América Latina, o maior Parlamento da América Latina é a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Então, parabéns, deputado Gilmaci Santos, nosso vice-presidente.

Quero cumprimentar minha amiga Carlinda, guerreira, lutadora, uma mulher batalhadora. Conhecemos a Carlinda, temos o prazer de conhecê-la, hoje vereadora em Guarulhos... e que vai vir uma guerra aí e vai vencer essa guerra novamente, como sempre.

Eu quero cumprimentar aqui o vereador e o meu amigo, bispo André, presidente do nosso Republicanos, que tem feito um trabalho excelente. E na nossa conversão, agora, maravilhoso, um trabalho extraordinário. Parabéns pela conversão, parabéns pelo trabalho exercido no nosso partido, bispo André. Tenho muito respeito pelo senhor. E sabemos que, quando Deus coloca, ele capacita, e ele tem capacitado.

Quero cumprimentar a minha amiga Maria Rosas, minha dupla, eu sempre falo isso. E a Maria Rosas é uma grande amiga, uma grande mulher que tem tomado à frente do Republicanos Mulher. Aqui tem crescido e muito, não tem jeito: quem é de Deus, onde põe a mão, cresce, ainda que muitos não queiram, não tem jeito. A coisa vai, não é Maria? Então, parabéns pelo seu trabalho, uma grande deputada federal, tem feito um excelente trabalho no Congresso, minha amiga, minha dupla. Deus te abençoe.

Meu amigo Danilo Campetti, meu guerreiro aqui que está fazendo parte do nosso time do Republicanos. Grande prazer em tê-lo, Danilo. Como eu falei no primeiro dia, quando você estava aqui com a sua esposa e seus filhos, só Deus e a nossa família sabe quando o calo aperta, meu irmão, entendeu?

Tem coisas que ninguém acompanha na nossa vida, só a esposa e os filhos que estão ali pertinho sentindo a dor. Então, agradeça a Deus sempre, sempre, sempre, não só pelo livramento que ele deu, mas pela família maravilhosa que você tem, porque na hora que a coisa fica feia é muito bom ter uma mulher de Deus de lado, filhos e parentes que o abracem. Deus te abençoe, seja muito bem-vindo.

A Vandecleya, nossa secretária de ação social, uma história bonita com o irmão servindo a Deus, ela também, a mamãe que ganhou. Teve duas vezes, não é, que você falou? Então, muito obrigado por estar aqui na nossa Casa de Leis.

E o nosso amigo Aloisio, meu amigo Aloisio, que conheço há 300 anos, Aloisio representando o nosso secretário de Turismo - eu tenho certeza de que muito bem representado. Parabéns pelo seu trabalho, pelo seu empenho. Eu sei que você é um cara sério, homem de Deus e que tem feito uma ótima gestão e que tem trabalhado por Deus aonde Deus tem te colocado, e que isso é importante a gente frisar.

Mas, gente, rapidamente, para não demorar, eu tenho só uma hora e 10 minutos, então eu estava pensando aqui o seguinte: quando o bispo Macedo teve a ideia de fazer o Templo de Salomão, ele estava em um monte, estava orando, foi uma fogueira santa, e ele no monte teve essa inspiração. Eu pensei, nesse momento, qual a intenção.

É muito importante a gente falar isso. Hoje o Templo de Salomão é uma referência no estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. Preste muita atenção no que eu estou lhe falando. O Templo de Salomão é uma referência religiosa no estado do São Paulo, no Brasil e no mundo, porque é a única réplica real com todas as medidas da palavra da Bíblia.

É em São Paulo e foi uma inspiração que o bispo teve, mas a pergunta é o seguinte: qual o porquê, qual a intenção de fazer o Templo de Salomão? Aparecer, mostrar que é uma arquitetura bonita, mostrar para todos que ninguém teve essa ideia maravilhosa e magnífica de recriar o Templo de Salomão?

Não, a ideia era fazer um lugar que reunisse pessoas, e que aquele lugar fosse um ponto de chamar pessoas que não são da nossa fé ainda para conhecer um lugar onde Deus está. Isso tem acontecido.

Eu levei - vou dar um testemunho rápido - um amigo que serve nas forças policiais que estava muito perturbada a esposa; eu convidei um dia para ir ao Templo. Eles estão firmes até hoje. Talvez ele não fosse em qualquer outro canto, mas o Templo tem sido exatamente um lugar aonde as pessoas vão visitar por curiosidade, vão visitar simplesmente por turismo, mas chegam lá o espírito santo fala com elas. A intenção sempre é, sempre foi e sempre será ganhar almas. Foi por isso que o Templo foi erguido.

São 10 anos do Templo de Salomão. Eu imagino quantas pessoas estão agora completando anos de dor, de sofrimento. É uma esposa que está completando a dor da separação. Ela já dizia assim: “já tem três anos que eu estou separada, já tem quatro anos que eu estou separada”. Uma mãe que está completando um tempo que o filho saiu de casa, que está se drogando, está na rua. Fala: “poxa, faz um ano que o meu filho está na rua”.

Quanta dor, quanto sofrimento no meio do povo. E nós estamos aqui hoje comemorando não a dor, não o sofrimento, mas, sim, um lugar aonde tira a dor e o sofrimento das pessoas, que é o Templo de Salomão. São dez anos de conquista, de vitórias e acima de tudo dez anos levando a palavra de Deus e o espírito santo tomando posse daquelas pessoas que o buscam de todo seu ser.

O bispo André falou uma coisa aqui rapidinho. Ele disse assim: “tem pessoas que estão no anonimato”. Eu vejo aqui muita gente de vários grupos. Não vou citar todos porque é tanto grupo que eu nem sei quantos tem. Na minha época eram só três, eram só três, a gente resolvia as coisas. Agora grupo, grupo, grupo. É bom, isso é legal, porque realmente tem muitas pessoas que querem servir ali. Hoje tem tanto grupo que falta dedo para contar.

Na minha época FJU, que não era FJU, era Nova Geração, o evangelismo e os obreiros. Hoje tem vários grupos, e isso é legal, porque isso leva as pessoas a se envolverem na obra de Deus, com vários grupos que tem. Então, a gente começa a dar várias opções para que as pessoas sirvam a Deus no grupo que elas desejarem, onde elas quiserem. “Eu me identifico com as forças policiais”. Vá lá na UFP. “Ah, eu me identifico com os jovens”.

Vá lá no grupo jovem. “Ah, mas eu fico com amor, eu gosto de trabalhar o amor, o coração, a paixão”. Terapia do amor, vai lá, entenderam? “Ah, eu gosto de cuidar de crianças”. Aí BI. Ou seja, não tem desculpa, pessoal. Só não serve se ela não quiser servir, porque, se ela quiser servir na Igreja Universal, tem ali um grupo que com certeza ela vai se encaixar.

E como a gente falou, todos vocês que estão aqui fazem parte dessa história. Cada um de vocês tem o seu valor. Lembrem-se de uma coisa muito séria: o senhor Jesus disse que nós somos o sal da terra. Sal não tem valor neste mundo, mas sal faz falta. Eu nunca vi ninguém chegar à casa de uma pessoa e perguntar assim: “você tem sal na sua casa?”.

Você vai visitar alguém e você chega para aquela pessoa na casa dela, você pergunta se tem sal? Eu nunca perguntei, você já perguntou? Porque o sal não tem valor. Sal está lá escondidinho, ninguém exalta o sal. Quando você come uma comida sem sal é ruim, não é ruim? Aí você sente falta dele. Ou seja, nós não precisamos aparecer para ninguém, porque nós somos o sal da terra, a gente tem sabor sem aparecer, e não precisa aparecer. Basta a gente ter o sabor de Cristo e dar esse sabor para as pessoas.

Que Deus abençoe muito vocês. Obrigado por vocês estarem aqui na nossa Casa de Leis, e lembrando que o sal é colocado onde o cozinheiro quer colocar. Se ele quiser temperar uma salada, ele põe; se ele quiser temperar um feijão, ele põe. É ou não é? Ou seja, nós somos esse sal. O nosso mestre usa onde a gente quiser, onde ele quiser e nós só temos que ser uma coisa, não perdermos o sabor, não ficarmos insípidos, permanecermos firmes até o fim.

Que Deus abençoe todos vocês, que Deus abençoe o Templo de Salomão, que seja um lugar para a glória de Deus, que traga muitas almas, muito sofridos porque essa sempre é a nossa intenção. Nós servimos aqui como parlamentares. Não vamos abaixar a cabeça para nada, porque nós temos posicionamento, sim. Há quem goste, há quem não goste, não estou aqui para agradar ninguém, mas a gente vai combater aquilo que é errado.

Aquilo que é errado a gente vai combater. Nós defendemos, sim, valores cristãos, valores da família, o conservadorismo. Nós temos isso em nosso ser e vamos lutar com muito afinco contra toda e qualquer discriminação religiosa e contra toda e qualquer pessoa que se levantar contra o evangelho.

Nós somos colocados aqui como leões. Nós não fomos colocados aqui como ovelhas, não. Ovelha a gente tem aqui, “bé”, “bé”, mas na hora do embate a gente tem que ser leão, porque a gente aprende com nosso Deus, ele é o cordeiro que tira o pecado do mundo, mas ele é o leão da tribo de Judá. Não vamos esquecer disso. Que Deus vos abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, deputado Altair, pastor, deputado Altair Moraes.

Olha só, pessoal, daqui a pouco nós vamos ouvir o bispo Danilo, daqui a pouco nós vamos cantar, tocar mais uma canção, Ronaldo, mas só uma coisinha: a nossa assessoria aqui na Assembleia - minha, do Altair, deputado Sebastião, Dona Edna, deputado Rui -, a maioria da nossa assessoria são pessoas, membros, obreiros, levitas que estão aqui trabalhando com a gente.

E nesta Casa, bispo Danilo, senhoras e senhores, não nesta Casa aqui, de janeiro até meados desse ano, nós tivemos conhecimento de cinco ou seis pessoas que se suicidaram, envolvidas na Casa, pessoas que trabalhavam aqui, familiares de pessoas que trabalham aqui, então vocês vejam que não é fácil.

Então, nós aqui, nosso gabinete, também com a ajuda dos demais, nós pedimos paro bispo, o bispo Alessandro, que vou falar sobre ele. Ele falou com o bispo Adilson e ele nos liberou. Vejam que está na veia a alma. Ele nos liberou para que a gente fizesse um trabalho da depressão.

Nós falamos como vamos fazer, aqui é diferente, aqui é um lugar diferente. Primeiro, pedi para o presidente, o presidente liberou. Então, nós temos que ter sabedoria para fazer isso. A Raete, a nossa chefe de gabinete, obreira ali de Barueri, tivemos uma ideia: compramos ali bombons e fizemos uma mensagem, uma mensagem bíblica, uma mensagem que depressão tem cura.

Fizemos uma mensagem e entregamos um dia, porque depois já entramos em recesso. Não foram nem duas horas, não é? De manhã, entregamos... Não foram nem duas horas, porque não tínhamos muito. Entregamos ali uns 200 bombons. E tivemos um feedback que mais de 100 pessoas... Nesses bombons tinha o QR Code e o telefone do Depressão. Tivemos um feedback de mais de 100 pessoas que ligaram para lá.

Então, quer dizer, a gente também... Aqui nós estamos trabalhando para levar o reino de Deus para as pessoas. E precisamos de muito mais ainda. E eu quero fazer aqui algo ainda muito maior em relação ao Depressão Tem Cura. Usar os senhores e as senhoras que fazem parte desse grupo, porque aqui tem muita gente sofrendo. Vocês não têm noção do que é isso. Mas nós estamos aqui para estourar a cabeça do diabo. (Palmas.)

Vamos ouvir mais uma canção e depois a Carlinda fala. Vamos lá. Agora... É por conta de vocês agora, está bom? Agora é por conta de vocês.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

Graças a Deus. (Palmas.) Que maravilha, não é? Só quem é de Deus entende essas coisas. Tem pessoas que também estão assistindo... Nós estamos ao vivo para todo o estado de São Paulo neste momento. Tem pessoas que não estão entendendo nada. Mas não precisam entender. Que o espírito santo vá lá e faça a obra. É isso que importa. Eu tenho certeza de que está fazendo.

Bom, nós vamos ouvir agora - ela, que está aqui fazendo parte da Mesa Diretora, nossa querida vereadora, mulher de Deus, esposa, Carlinda Tinôco. Vá até a tribuna; é para você. (Palmas.)

Enquanto a Carlinda se dirige lá à tribuna, eu queria aqui agradecer muito. Ele trabalhou muito esses dias para que vocês estivessem aqui, para que essa festa pudesse estar desse jeito: pastor Marcos Mesquita. Cadê ele? Olha aqui, esse homem aqui. Lá do Templo de Salomão. O braço direito do bispo... (Palmas.) O braço direito do bispo Alessandro Paschoal. Trabalhou muito esses dias, não é? Foi bastante. Mas Deus honrou, hein? Arrebentou. Obrigado.

Carlinda, é com você.

 

A SRA. CARLINDA TINÔCO - Olá, boa noite. Primeiramente, eu quero agradecer a Deus por esta oportunidade linda e maravilhosa dos dez anos do Templo de Salomão. Estava ali refletindo, pensando em quantas histórias nós temos do trabalho da Igreja Universal.

A minha história começou em uma cidade muito pequena, quando eu tive um sonho de sair daquela cidade e ir para o Rio de Janeiro. A princípio, aquela história na minha vida era de buscar algo para o meu benefício, algo que eu sonhava, que acabou comigo conhecendo a cidade do Rio de Janeiro e conhecendo a Igreja Universal do Reino de Deus.

Naquele momento... Eu quero começar com o meu testemunho, porque eu cheguei na cidade do Rio de Janeiro com depressão. Eu tinha ataque de pânico e fobia. E aí eu conheci o meu esposo, o pastor Ricardo Cis, que também estava passando por problema familiar. E, naquela nossa história, os dois perdidos, nos encontramos naquela cidade.

Meu esposo é estrangeiro; ele é argentino. Eu não sabia falar nada de espanhol. Ele já estava morando há 11 anos no Rio de Janeiro. Mas ali, naquela nossa história, o melhor foi quando nós conhecemos Deus, quando nós nos entregamos à nossa vida cristã, porque, a partir daquele momento, meu esposo, que tinha um sonho de construir uma família... Eu já estava do lado dele. Aquele sonho... Que eu queria também formar essa família. Ele estava ao meu lado.

E graças a Deus, através da nossa fé, através do conhecimento da palavra de Deus... Porque, quando eu falo hoje do Templo de Salomão, eu vejo uma bíblia aberta. É o lugar onde todos os povos estão presentes na vida de todos. Quando você conhece a palavra de Deus, realmente há mudança dentro de você.

Eu cheguei muito triste, muito sofrida. Meu esposo tinha passado por quatro matrimônios. Quando eu o conheci, sem Deus, ele falou para mim: “nunca mais eu quero me casar”. Mas, a partir do momento que ele conheceu a palavra de Deus, o meu sonho de formar uma família e o sonho dele de formar uma família foram concretizados, porque hoje nós estamos casados há 36 anos.

Então, veja bem o que é a mudança quando você conhece a verdade, quando você se lança à palavra de Deus, porque a palavra de Deus é a verdade e essa verdade muda o teu interior. Foi isso o que aconteceu comigo. Eu sorria muito por fora. Eu tinha tudo por fora, mas por dentro eu era uma pessoa entristecida. Mas, através da palavra de Deus, o meu sorriso voltou e hoje o meu sorriso é verdadeiro. Ele é real, ele tem essência, ele tem verdade em todas as coisas quando eu empresto a minha vida para fazer o que agrada a Deus.

E, falando do Templo de Salomão, eu me lembrei que uma vez... Porque eu viajei a muitos países e muitas vezes eu encontrei o bispo Macedo. E, naquela cidade tão grande de Nova Iorque, uma vez o bispo falou também deste sonho que ele tinha de juntar todas as nações em um só lugar. E hoje eu estou feliz de estar aqui na Assembleia Legislativa contemplando esse momento dos dez anos do Templo de Salomão.

Então, deputado Gilmaci, esta sua iniciativa foi muito importante. É muito verdadeiro o que nós vivemos todos os dias na nossa vida. Então, eu quero agradecer por esta oportunidade, que para mim foi surpresa. Eu vim aqui porque eu gosto de participar de tudo que é da minha igreja. E eu cheguei aqui hoje e eu recebi esta bênção de poder expressar aquilo que está também dentro de mim.

Quero agradecer a você, Ana, que tem paciência com esse homem de Deus e cuida tão bem dele, assim como eu cuido do meu esposo. Meu esposo, gente, olha... Um pouquinho da nossa história dentro da Igreja Universal. Nós viajamos a muitos países. Nós chegávamos nos lugares sem nada e ali a gente via, dia após dia, a mudança na vida das pessoas. E isso é muito bacana, quando cada um de vocês - eu tenho certeza - que está aqui tem também a sua história para contar. A minha história é essa, que Deus, de verdade, mudou a minha vida.

Então, eu quero parabenizar esta galeria linda que está aqui; todos os grupos que representam o Templo de Salomão; todos os povos das nações. Quero parabenizar também, em nome da minha assessoria, que veio aqui também prestigiar este momento, todos os assessores que representam os deputados, os vereadores. Pastor Samoel, muito obrigada pela sua presença - o senhor que é de Arujá; o nosso também querido pastor Lázaro - vereador também de Suzano; todos os senhores que estão aqui na Mesa.

Agora vou começar pelo bispo André. Eu digo que o bispo André é o meu socorro presente, gente. Sempre que eu tenho uma dúvida, tenho algo a perguntar, ele - deputado Gilmaci -, o bispo André, é minha referência, porque eles sempre nos ensinam com muita paciência.

Falar da deputada Maria Rosas é dizer: “você é uma irmã, você é uma amiga, você é uma pessoa que realmente faz a diferença em todo o Brasil”, gente. Aonde essa mulher vai. A cidade de Guarulhos é uma cidade que tem um milhão e 500 mil habitantes. Pelo IBGE, chega a um milhão e 400 mil, mas é um milhão e 500 mil, porque é uma cidade... É a segunda cidade de São Paulo, mas todas as vezes, também, que eu preciso de apoio dentro daquela cidade, eu tenho aqui a deputada Maria Rosas, que prontamente sempre está presente na minha vida.

Quero agradecer também ao nosso Altair Moraes, sempre lhe acompanho nas redes sociais e eu rio muito, porque ele é autêntico. Eu não tenho essa coragem que ele tem, mas ele é uma pessoa muito autêntica e também tem ajudado muito a cidade de São Paulo. Quero agradecer também ao nosso querido deputado Danilo, também, muito prazer em conhecê-lo.

A Vandecleya é uma pessoa também muito importante, é uma secretária também que tem ajudado muito o seu município, tem feito trabalhos maravilhosos, acompanham também o trabalho. Quero te agradecer em nome de todas as mulheres que estão aqui presentes.

E também o nosso querido Dr. Aloisio, a gente tem uma pequena história também em Buenos Aires, não é, Dr. Aloisio? Quando muito jovem, eu o conheci com meu esposo e quero agradecer, porque desde lá até o dia de hoje o senhor também está sempre presente na nossa vida.

E em especial, também, ao Bispo Danilo. Falar do bispo Danilo é contar um pouco também da Terra Santa. Muito jovem, graças a Deus, tive a oportunidade de conhecer a Terra Santa e estive com a Tita e o bispo Danilo, onde ali todo o tempo é uma referência, gente. Este homem de Deus é uma referência dentro do trabalho da Igreja Universal.

Então, assim, nós temos que nos espelhar no bem, nós temos que nos espelhar aonde nós encontramos Deus, e nunca desista da sua fé. Eu digo sempre, a minha força não é minha, essa força vem de Deus. E tudo que eu entrego para Deus, eu procuro entregar com excelência, porque eu sei que a nossa vida aqui é muito passageira, mas o que nos espera fará algo muito maior e diferente, que é encontrar o senhor Jesus na glória.

Então, eu quero agradecer mais uma vez a todos vocês, ao Templo de Salomão, ao bispo Macedo e à sua família, que eu conheci quando a igreja tinha sete anos de idade. E ali sempre eles foram a minha referência: a Cristiane, a Viviane, o bispo Renato Cardoso, o bispo Macedo, Dona Ester e toda a família universal.

Porque, na família universal, nós temos tios, avós, primos, então nunca se sinta sozinho na igreja universal. Se hoje você está casado e tem uma família, dê graças a Deus. Se hoje ainda você não tem a sua família, você tem a família universal.

Então, muito obrigada e que Deus abençoe a todos.

Obrigada, deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, Carlinda. Senhoras e senhores, nós vamos daqui a pouco ouvir o bispo Danilo, mas eu quero dizer o seguinte para os senhores. Nós temos aqui hoje cinco deputados que fazem parte da família universal. O bispo Alessandro, nosso coordenador, nosso líder, pediu para que a gente fizesse esta homenagem aqui dos dez anos do Templo de Salomão.

Mas, como só um pode apresentar aqui o ofício, eu fui escolhido para apresentar, mas todos aqui que fizeram a participação - Altair Moraes, nosso deputado; deputado Sebastião Santos, que é pastor também; Dona Edna Macedo; deputado Rui Alves, também que é pastor... todos nós somos responsáveis por este momento que está acontecendo aqui, graças a uma solicitação do bispo Alessandro Paschoall, nosso líder do Arimateia, líder político da igreja, que não pôde estar aqui hoje, que teve que viajar, deve estar neste momento na Paraíba, lá em João Pessoa, resolvendo o problema.

Eu falo para ele: “bispo, pare de arrumar confusão”. Mas ele está lá resolvendo, vai fazer uma vigília lá hoje à noite, que Deus abençoe o senhor, bispo Alessandro, que está à frente desse trabalho, conduzindo de maneira muito especial, muito de Deus, muito dinâmico, e o resultado tem aparecido.

Antes do bispo Danilo, a gente descer ali para uma homenagem, eu queria falar uma coisa para os senhores, isso aqui eu ouvi a Maria Rosas, ouvi a Carlinha e outros aqui falando, sobre a persistência, a perseverança, o permanecer. Eu também estou na Igreja Universal do Reino de Deus há 37 anos.

Uma coisa que eu procuro não tirar de mim - são várias passagens bíblicas, são momentos importantes, vários versículos bíblicos -, uma coisa que eu carrego comigo - tive a oportunidade de até estar nesse lugar -, João cinco, que fala do tanque de Betesda, não é isso, bispo André? João cinco fala do tanque de Betesda, daquele homem que estava há 38 anos ali, deitado, esperando que as águas se movessem e alguém o levasse para entrar nas algas e ser curado.

Ele estava ali há 38 anos esperando. Vocês conhecem a história. Jesus chega lá: “vem cá, você não quer ser curado?”. “mas não tem ninguém que me jogue na água para eu ser curado”. Jesus disse: “rapaz, preste atenção, pega o seu leito, põe nas costas e vaza, vai embora”. E o homem ficou curado. Aí eu fico pensando, qual a necessidade que Jesus tinha de dizer para aquele homem pegar aquele leito que ele estava deitado há 38 anos e ir embora? Qual a necessidade de levar aquele leito com ele? Aí Deus falou comigo: “é para ele nunca esquecer os 38 anos que ele passou sofrendo”.

E infelizmente tem muita gente que esquece do seu leito, não carrega o seu leito e acaba voltando lá para a beira do tanque, esperando alguém para levá-lo para ser curado novamente. Então, eu creio que é isso.

O que faz a gente permanecer é a gente carregar o nosso leito, que nós vivíamos deitados, antes de nós chegarmos à Igreja Universal, sermos libertos e termos esse encontro com esse Deus, com esse espírito santo maravilhoso. Se a gente carregar o nosso leito, nunca tirar do nosso lombo, eu acredito que a gente vai até o final. Que Deus abençoe vocês.

Muito bom estar aqui com vocês.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento, eu peço a gentileza para que os senhores e senhoras que compõem a nossa Mesa se coloquem em frente à Mesa extensora, porque será prestada uma homenagem ao bispo Danilo Sgambatti, que hoje representa o Templo de Salomão e também a Igreja Universal nesta solenidade.

Os senhores que acompanham a Mesa extensora também, por favor, podem se colocar em frente à mesa.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - É universal mesmo, não é? A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo parabeniza a Igreja Universal do Reino de Deus pelos dez anos do Templo de Salomão, é a homenagem que ele está fazendo aqui ao Templo de Salomão, o estado de São Paulo faz ao Templo de Salomão. (Palmas.) Deus abençoe, bispo Danilo, representando aqui a Igreja e cada um dos senhores e das senhoras.

Neste momento, vou pedir permissão para o senhor para segurar e vou pedir para que o senhor se dirija à tribuna para fazer a sua fala e encerrar com a oração, que o senhor fará para todos nós, bispo Danilo. E a gente volta ao nosso lugar.

 

O SR. DANILO SGAMBATTI - Boa noite a todos. Olha, acho que dispensa qualquer cumprimento, porque tudo já foi falado. Eu só quero pronunciar uma coisa. Quando você anda pela cidade, você vê aqueles arranha-céus, prédios, pontes, grandes construções como o Templo, não podemos esquecer que tudo isso está de pé porque tem um alicerce.

E esse alicerce, quando ele está sendo construído, poucos veem, poucos enxergam ele, poucos olham para ele. Mas, depois que o alicerce está pronto e aí começa a edificar casa, ponte, edifícios, enfim... Nós que iniciamos lá atrás, na Igreja Universal, fizemos esse alicerce e ele está firme até hoje. Está edificado na fé, porque foi a semente que Deus plantou e nos usou para que essa semente desse fruto, como vocês veem hoje.

O Templo de Salomão, nesses dez anos, a Igreja Universal depois do templo, houve uma transformação, ela se enriqueceu, se alicerçou. Por quê? Porque o Templo de Salomão estabelece o reino de Deus dentro das pessoas. Ali nós oramos, nós lutamos, nós... como estamos na parte do batismo, que levamos as pessoas ao novo nascimento, batizando as pessoas para se encontrar com Deus. Então, tudo isso é feito, porque o espírito santo tem nos usado.

Então, eu só digo uma coisa a todos vocês, aos deputados, aos vereadores, aos grupos que estão aqui, aos membros: somos membros de um só corpo e formamos esse corpo através... que somos cada um a igreja do senhor Jesus. Então, o que eu posso dizer a vocês todos, que todos esses anos... Nós passamos momentos difíceis, como disse o apóstolo Paulo, aprendi a viver na escassez, na abundância, mas dar graça em tudo.

Muitos não viram a gente chorar, gemer, pôr o rosto no chão, sangrar até a testa de oração. Mas tudo isso pelas almas. E até hoje isso é feito e vai continuar sendo, porque aqui, por exemplo, os deputados, a política, todos os órgãos da igreja estão de pé, estão alicerçados, porque são as orações... que a fogueira não acaba. E é isso que nós vamos fazer sempre, hoje, amanhã e para sempre.

Enquanto houver fôlego de vida, há tempo de salvação. Então, enquanto houver homens de Deus... Vocês que são jovens, eu falo, mas é para que você pense. O jovem tem força, dinamismo, inteligência, mas a experiência está nos mais velhos. A experiência é que vale. E essa experiência nós passamos. Por exemplo, o que disse Davi? “Fui moço e agora sou velho. Não me abandone, não me deixe na minha velhice, para que eu possa anunciar à nação vindoura quem é o senhor para os nossos descendentes que vão vir”.

É o que nós continuamos fazendo na Igreja Universal. Nascendo todos os dias, gente nascendo, sendo batizada com o espírito santo para que possa realmente formar a igreja, formar esse grupo, formar essa força que ninguém consegue explicar. Por isso é que hoje o tempo já é pequeno e vai ser pequeno, mais ainda, que nós vamos fazer muita coisa para que Deus possa honrar.

E eu agradeço a todos, a nossa luta, que nem nós temos aqui a Maria, a Carlinda, o bispo André, todos. Todos conhecem, sabem... Às vezes, nós não temos, assim, um linguajar como é falado aqui no plenário, mas nós temos dentro de nós uma coisa muito importante: a semente divina que nos mantém de pé, até hoje e para sempre. Amém, pessoal. É isso que eu queria...

Eu queria fazer uma oração hoje, agora. Fiquem de pé, por gentileza, porque o bispo Macedo... Deus usou para formar esse templo e nós fazemos parte dele. Nós estamos ali naquele templo. Aquele alicerce tem parte nossa ali. Por isso que nós estamos de pé.

Coloque a mão no seu coração. Senhor, nosso Deus e nosso pai. Meu Deus, nós te pedimos, em nome do seu filho, Jesus Cristo, senhor e bispo de nossas almas, que a unção do teu espírito, meu pai, continue exalando esse perfume para todas as nações, aonde nós já estamos em 148 países e vamos avançar mais, meu pai.

Vamos ganhar almas para o teu reino. Não vamos medir esforços, não vamos olhar a circunstância. Pelo contrário, nós somos como aqueles remanescentes de guerra se arrastando. Muitas vezes perdendo parte do corpo, ficando para trás, mas continuando na mesma essência, que é o fogo do teu espírito.

Então, abençoe a todos, meu pai. Abençoe o bispo Macedo, a sua família, abençoe todos os bispos do Brasil, do mundo, esposas, que também sofrem na luta por essa obra, os obreiros, os levitas, todos membros de grupo, enfim, todos, meu pai, que ainda vão chegar e agregar a este Deus, agregar a esta Igreja que a cada dia cresce, que nós entendemos a Igreja Universal do Reino de Deus.

Por isso eu agradeço por esta oportunidade. E todos levantem as mãos e agradeçam a Deus agora. Façam uma oração de agradecimento. Obrigado, senhor. Obrigado por este momento. Senhor, liga nos céus o que ligamos aqui neste plenário. E, para a tua honra, tua glória e louvor, que todos sejam ricamente abençoados, em nome do pai, do filho e do espírito santo. Graças a Deus. Amém. Graças a Deus. Amém. O que temos que fazer daqui para frente? Como eu costumo dizer, chumbo na asa.

Vamos à luta.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado. Deus abençoe, bispo Danilo. Obrigado pela presença do senhor. Senhoras e senhores, antes de encerrar a nossa sessão solene, eu quero agradecer mais uma vez aqui aos deputados Danilo, Altair Moraes, à Maria Rosas, ao vereador André, bispo André, Vandecleya, Aloisio, e a todos os senhores e senhoras aqui presentes.

Obrigado por tirarem esse tempo. Nós não perdemos tempo aqui hoje, nós ganhamos um tempo precioso de vir aqui até a Assembleia Legislativa enriquecer e abençoar este lugar. Quero agradecer aqui ao pessoal da TV Alesp, que está com a gente transmitindo agora toda nossa mídia social também para todo Brasil. Todo São Paulo e todo Brasil, por que não?

Agradecer aqui ao pessoal da assessoria desta Casa; Polícia Militar; assessoria; o pessoal do Cerimonial, aquelas duas jovens ali, ajudando a gente aqui no Cerimonial da Casa; a minha equipe aqui, todo o pessoal que trabalha comigo, que está aqui e está espalhado por aí; a equipe do Altair e a todos que participaram, direta ou indiretamente, para que isso acontecesse. O pessoal do Ronaldo e as meninas... como é o nome?

 

A SRA. TAMIRES - Tamires.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Tamires.

 

A SRA. ESTER - Ester.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Ester.

 

A SRA. JÉSSICA - Jéssica.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Ronaldo, Tamires, Ester e Jéssica, por fazer parte. Pessoal da Polícia Militar, que executou brilhantemente o Hino Nacional e aos senhores. E agradecer principalmente, mais uma vez, ao nosso senhor Jesus Cristo por esta oportunidade de estarmos aqui homenageando os dez anos do Templo de Salomão. São dez anos de luta, mas dez anos de conquista.

O bispo Macedo profetizou, lá atrás, na pedra fundamental. Vocês se lembram? Quem estava lá? Eu estava. Ele profetizou, e vocês que vieram, que ajudaram esse templo, serão todos ricos. A profecia está acontecendo. Ricos em todos os sentidos. Que isso continue acontecendo para o Brasil, para São Paulo, para o Brasil e para o mundo.

Muito obrigado. Deus abençoe vocês e até a próxima.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 06 minutos.

 

* * *