29 DE SETEMBRO DE 2025

54ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DE COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO AO EX-DEPUTADO ROBERTO ENGLER

        

Presidência: DELEGADA GRACIELA

        

RESUMO

        

1 - DELEGADA GRACIELA

Assume a Presidência e abre a sessão às 10h22min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nomeia a composição da Mesa e as demais autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

3 - PRESIDENTE DELEGADA GRACIELA

Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, para realizar a "Outorga de Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao ex-deputado Roberto Engler", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos.

        

4 - FRANCISCO ANTONIO POLI

Presidente do Udemo - Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo, faz pronunciamento.

        

5 - DANIEL BASSI

Presidente da Câmara Municipal de Franca e ex-assessor do homenageado, faz pronunciamento.

        

6 - ELIANA ALVES

Secretária executiva da Secretaria de Políticas para a Mulher de São Paulo, faz pronunciamento.

        

7 - HELIANA ENGLER

Esposa do homenageado, faz pronunciamento.

        

8 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de vídeos com depoimentos de familiares e amigos do ex-deputado estadual Roberto Engler.

        

9 - PRESIDENTE DELEGADA GRACIELA

Destaca a justeza da presente homenagem ao ex-deputado estadual Roberto Engler, sobre cuja trajetória discorre. Avalia que o homenageado é uma referência para seus pares.

        

10 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de vídeo sobre a trajetória de Roberto Engler, ex-deputado estadual, seguida da outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao homenageado.

        

11 - ROBERTO ENGLER

Ex-deputado estadual, faz pronunciamento.

        

12 - PRESIDENTE DELEGADA GRACIELA

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 11h47min.

        

* * *

 

ÍNTEGRA

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Delegada Graciela.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de “Outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao sempre deputado Roberto Engler”.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube.

Convido, para que componha a Mesa Diretora, a excelentíssima senhora deputada estadual Delegada Graciela, presidente e proponente desta sessão solene (Palmas.); Roberto Engler, sempre deputado, acompanhado de sua esposa Heliana Engler. (Palmas.)

Convido também a Sra. Eliana Alves, secretária executiva de Estado da Secretaria de Políticas para Mulher de São Paulo (Palmas.); Daniel Bassi, presidente da Câmara Municipal de Franca e ex-assessor do deputado Roberto Engler (Palmas.); Francisco Antonio Poli, presidente da Udemo, Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Mesa de honra formada, convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1º sargento PM Gesiel.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos à banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo pela execução do Hino Nacional Brasileiro.

Registramos e agradecemos a presença das seguintes personalidades que acompanham esta sessão solene: Marcos Penido, secretário executivo de Governo de São Paulo; Ricardo Tripoli, secretário municipal da Casa Civil de São Paulo e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Sra. Sandra Santana, vereadora por São Paulo, obrigado pela presença.

Também registro a presença do vereador Nil, da cidade de Pontal; Benedito Rubis, representando as pessoas com deficiência de Pontal; Celia Regina Lopes, vereadora de Colina; Sr. Marcelo Reis, diretor de Relações Institucionais do Grupo Santa Casa de Franca e do Hospital do Câncer de Franca; Marco Túlio de Oliveira Machado, membro da Mesa Administrativa da Santa Casa de Igarapava.

Registro também a presença de Marcos Alves, ex-prefeito de Itirapuã e ex-assessor pessoal do deputado Roberto Engler. Também agradecemos a presença de José Benedito Barcelos, Zé Dito, ex-prefeito da cidade de São José da Bela Vista; Thiago Sanchez e Carolina Wahbe, representando a deputada Maria Lúcia Amary.

Registramos também a presença de Marilene Ferreira, vereadora da cidade de Cristais Paulista; Jorge Luis Júlio, o nosso conhecido Jota, chefe de gabinete do deputado estadual Valdomiro Lopes, Jota que foi chefe de gabinete do então deputado Roberto Engler.

Registramos e também agradecemos a presença do Dr. Antonio Carlos Silvio Magalhães Junior, procurador-geral da Alesp; Gerson Alves, prefeito de Itirapuã. Registramos também a presença de Adolfo Benedetti, o Pardal, representando, nesta sessão solene, o deputado federal Arnaldo Jardim; Flavio Morbio, representando o deputado estadual Itamar Borges; Rodrigo Del Nero, secretário-geral parlamentar da Alesp; Sandra do Marcão, vereadora por Itirapuã.

A todos, muito obrigado pela presença.

Daremos início, a partir de agora, a esta sessão em homenagem ao sempre deputado Roberto Engler. Passo a palavra à deputada estadual Delegada Graciela para que proceda à abertura oficial desta sessão solene, deputada.

 

A SRA. PRESIDENTE - DELEGADA GRACIELA - PL - Bom dia. Iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais.

Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo a minha solicitação, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao sempre deputado Roberto Engler.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras da deputada Delegada Graciela e convidamos a fazer uso da palavra, para que dirijam a sua homenagem ao sempre deputado Roberto Engler. Começo com Francisco Antonio Poli, presidente da Udemo, que é o Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. FRANCISCO ANTONIO POLI - Bom dia a todos. Bom dia, deputada Delegada Graciela, presidente desta sessão; Eliane Alves, secretária executiva, nossa amiga; Daniel Bassi, presidente da Câmara Municipal de Franca; Sra. Heliana Engler, é uma honra, mais uma vez, estar na presença da senhora aqui; todos os deputados e autoridades presentes, e o nosso grande, excelente amigo e deputado, sempre deputado, Roberto Engler.

Eu gostaria, em primeiro lugar, de dizer da honra que tenho neste momento, da alegria que tenho neste momento, de poder ocupar esta tribuna aqui para uma homenagem ao nobre deputado Roberto Engler, que merecidamente será agraciado com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Deputado, há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que, como V. Exa., lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis. Um bom deputado sabe que está na Assembleia Legislativa para representar o povo, o povo, sempre o povo. Mesmo que, para tanto, tenha algumas vezes que se indispor com o chefe do Executivo, o povo vem antes.

Deputado, V. Exa. conquistou definitivamente nossa admiração quando, certa vez, no seu gabinete, verbalizou com toda a sinceridade que estava infeliz por não estar conseguindo representar o povo como achava que devia, e nós sabíamos que era por artimanhas do então chefe do Executivo.

Sempre tivemos, na sua atuação, um grande aliado, que honrou os votos dos que o elegeram, e um grande parlamentar, que sempre engrandeceu esta Casa. Fez o bem e, como diz Dom Helder Câmara: “A pessoa que faz o bem jamais conhecerá a real dimensão do bem que fez”.

Mas, neste momento, não é apenas de um nobre deputado que se trata. Da nossa convivência nasceu e floresceu uma grande amizade, e amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito. Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida nos aperfeiçoa e enriquece, não tanto pelo que nos dá, quanto pelo que nos revela de nós mesmos.

No que me tenho por mais feliz, deputado, é numa alma que se lembra dos bons amigos. Nobre deputado, sempre deputado e grande amigo Roberto Engler, parabéns pelo Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa. Aceite também, da nossa parte, um colar virtual, o colar de honra ao mérito afetivo pela nossa grande amizade.

Parabéns.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado ao Sr. Chico Poli pelas belas palavras. O protocolo registra também a presença da primeira dama de Itirapuã, dona Gisele. Obrigado, Gisele, pela presença. Convidamos para fazer uso da palavra agora o presidente da Câmara Municipal de Franca e ex-assessor do deputado Roberto Engler, vereador Daniel Bassi.

 

O SR. DANIEL BASSI - Bom dia a todos. Bom dia, Chico Poli, Eliana, secretária executiva, deputada Graciela, deputado Roberto Engler e dona Heliana. Fui pego de surpresa pelas palavras que muito me honram, viu, doutora? Obrigado pela oportunidade de estar aqui falando em nome de prefeitos, vereadores, como presidente da Câmara Municipal e ex-assessor do querido Roberto Engler, sempre deputado.

Mas o que marca muito a trajetória do deputado é o que ele construiu, os alicerces em rocha sobre lealdade, confiança e certeza de que algo daria certo. Isso foi feito mandato após mandato e isso foi se consolidando. Por isso, ele se tornou um representante tão leal e tão representativo de uma região toda, que é Franca.

Aqui, nesta tribuna, ele fez diversas defesas, belas defesas, e uma delas foi a não instalação do pedágio na rodovia Cândido Portinari, na qual ele literalmente colocou o poder de lado e abraçou a população. Isso é a referência de um homem público.

Eu enquanto assessor, deputado, você me ensinou que existe voto para todo mundo. Não é em ataque pessoal de político para político que você vai conseguir roubar ou tirar o voto daquela outra pessoa, mas através de políticas públicas nas quais você implanta, implementa e faz chegar naquela pessoa. E essa política pública é o resultado do voto, e por isso você se perpetuou tanto tempo na cadeira de deputado estadual representando Franca e toda região.

Então destacar aqui a sensibilidade e o carinho que a deputada Graciela teve com você, por ter a certeza de que essa honraria é mais do que merecida, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, uma condecoração na qual a Assembleia coloca como a maior honraria da Casa.

Então parabenizar a Graciela, parabenizar o Sr. Deputado pela oportunidade que me deu enquanto assessor. Se hoje eu ocupo um cargo de presidente da Câmara Municipal de Franca, eu tenho certeza que é pelos seus ensinamentos, que é pela sua oportunidade, que é pelo seu carinho, pela confiança e por acreditar que aquele rapaz, em 2016, poderia virar alguma coisa.

Obrigado, de coração.

Não vou falar mais, senão vou começar a chorar.

Parabenizar você e a deputada pelo que o senhor fez e a deputada pelo que ela faz.

 Receba minha gratidão, meu carinho eterno, deputada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Palavras do vereador Daniel Bassi, que é presidente da Câmara Municipal de Franca. Agora chegou a vez delas. Convido, para que possa fazer uso da palavra e dirigir a sua mensagem ao sempre deputado Roberto Engler, a querida Eliana Alves, secretária executiva de Estado da Secretaria de Políticas para Mulher de São Paulo.  (Palmas.)

 

A SRA. ELIANA ALVES - Bom dia a todos. Eu vou precisar de colinha para falar para o senhor, porque eu não vou conseguir falar sem chorar. Senhoras e senhores, hoje eu tenho a honra e também a grande emoção de prestar homenagem a um homem que marcou profundamente a minha trajetória, a vida de todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado.

Falar do Engler é falar de caráter, de honra, de dedicação inabalável ao serviço público. Foram 32 anos de trabalho exemplar nesta Casa, sempre pautados pela ética, pela responsabilidade e, acima de tudo, pelo respeito às pessoas. Durante esse período, ele não apenas exerceu com excelência suas funções, mas construiu relações baseadas na confiança, na lealdade e no compromisso com o bem comum.

Para nós, servidores, eu fui servidora dele, ele foi mais do que um chefe, foi um líder, um conselheiro e, em muitas ocasiões, nosso amigo. Pessoalmente, eu tive a felicidade de conviver com ele por mais de 20 anos. Nesse tempo, aprendi que a grandeza de um profissional não se mede pelo cargo que ocupa, mas pela forma como ele inspira e orienta a sua equipe, sempre com firmeza, mas também com humanidade.

 O legado que o Engler deixa nesta Assembleia é imenso. Sua história se confunde com a própria história da Alesp, e o seu exemplo continuará a nos guiar. Ele nos ensinou que a honra está nos pequenos gestos do dia a dia, na palavra cumprida e na dedicação silenciosa e constante.

Por isso, não celebramos hoje apenas uma carreira de mais de três décadas. Celebramos uma vida dedicada ao trabalho sério, ao serviço público e ao respeito às pessoas. Celebramos um homem que faz a diferença. Que essa homenagem seja também o nosso agradecimento sincero.

Obrigada, Roberto Engler, por tudo o que representou e continuará representando para todos nós.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigado, Eliana, nossa querida Lili, pelas belas palavras. O protocolo também registra e agradece a presença de Pedro Coelho, representando a liderança do PSB e sua líder, deputada Andréa Werner. Engler, chegou o momento de começar a segurar a emoção. Prepare o coração. Agora vai ser um momento importante. Eu convido para fazer uso da palavra a dona Heliana Engler. (Palmas.)

 

A SRA. HELIANA ENGLER - Bom dia a todos. Em primeiro lugar, quero cumprimentar a deputada Graciela e o nosso agradecimento pela gentileza dessa homenagem. Muito obrigada. E cumprimento a todas, todas as autoridades que estão aqui e os assessores, ex-assessores de São Paulo, de Franca.

Eu não sabia que eles iam me dar a palavra, eu não fiz colinha, viu, Lili? Então eu não sei nem o que vou falar para vocês. Mas, é claro, que a alegria é muito grande, a emoção é muito grande.

Hoje, quando nós estávamos, de manhã, que ele saiu de terno lá do apartamento... Então, muita coisa veio na cabeça, porque, atualmente, ele nem usa terno, está bem enclausurado em casa e usa, assim, as roupinhas do dia a dia.

E aí, quando ele chegou lá de terno, gravata, todo bonito... Então já vem a lembrança do tempo, desses 32 anos. Algumas vezes, várias vezes, eu vinha para São Paulo com ele. Então era aquela cena. Ele ia tomar banho e saía “todo todo”. E hoje eu recordei isso.

E depois, quando a gente parou o carro aqui na frente, nessa entrada, fomos recebidos com muito carinho por várias pessoas, várias autoridades, amigos. E aqui estão presentes alguns assessores, aqui de São Paulo, que são testemunhas do trabalho dele. Não só testemunharam, mas foram fundamentais, porque nenhum homem trabalha sozinho. Então ele tinha aqui uma equipe muito boa.

E também vários vieram de Franca. Um sacrifício andar 400 quilômetros até aqui, mas vieram. E eles também - a gente usa a expressão - “suaram a camisa” lá em Franca, junto com ele.

Então, durante a semana que ele ficava aqui, eles estavam lá no atendimento, percorrendo cidades e tudo, colhendo as necessidades de cada um. E uma coisa que... Eu acho que ninguém mais do que eu testemunhou esse trabalho; trabalho incansável que ele tinha lá em Franca, que eu não sei como que ele aguentava.

Durante a semana aqui, segunda-feira, ia para o escritório, atendia aquele tanto de gente que vinha da região e pede uma coisa, pede outra. Ele chegava em casa para almoçar, sentava, o celular tocando. E ele atrás, sempre lutando para conseguir as coisas que as pessoas pediam. Claro que nem sempre consegue. Como ele falava: “Eu não tenho a caneta na mão”.

Mas uma coisa que ele sempre fez questão e sempre falou para os assessores, eles estão aqui como testemunhas. Ele falava: “Não enganem ninguém. Aquilo que for possível, nós vamos atrás até conseguir. Mas o que não for possível, não enganem, não iludam as pessoas”. Então acho que é isso, sabe, gente?

E eu tenho também alegria, além dos assessores, das autoridades, meus filhos. São três filhos, duas noras. Um dos filhos não pôde vir porque está com problema de saúde. O meu genro tinha plantão hoje e precisou ir embora. Mas também é uma alegria eles estarem aqui testemunhando essa homenagem ao pai, que deixou tanto exemplo de trabalho, de luta, honestidade e, enfim, caráter.

Caráter que veio do berço. Não caiu, assim, veio do berço. Pai, mãe, pessoas de muito caráter, de muita seriedade e de muita honestidade. Então eu quero também homenagear os pais. Seu Engler, dona Nazaré, por tudo que passaram para ele. Porque é isso, gente.

Muito obrigada a vocês pela presença. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Nós que agradecemos, dona Heliana, a sua presença, as suas palavras. A senhora também faz parte dessa história. A senhora também se sinta homenageada.

 

A SRA. HELIANA ENGLER - Obrigada.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Roberto Engler, o senhor trouxe aquele lencinho, não é? Prepara o lenço, tá? Prepara o lenço. A partir de agora, iremos assistir palavras, depoimentos, de pessoas que fizeram e que fazem parte da história de vida do sempre deputado Roberto Engler.

Inicialmente, vamos começar com a exibição desses vídeos.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado aos familiares de Roberto Engler por compartilharem com a gente tantas histórias, tantas demonstrações de carinho. Durante sua trajetória, Roberto Engler vivenciou histórias e cultivou amizades e parcerias. Como uma forma de estar presente na homenagem, alguns amigos, Engler, fizeram questão enviar uma mensagem ao senhor. Vamos assistir agora aos depoimentos dos amigos.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Grande abraço, muito obrigado.

Agradecemos a todos os amigos de Roberto Engler por terem enviado essas mensagens, que eu tenho certeza tocaram o coração do homenageado.

Agora chegou a vez dela, a deputada que teve a brilhante ideia, Engler, de homenageá-lo, de conceder ao senhor esse Colar de Honra ao Mérito. Com a palavra a presidente desta sessão, a autora desta homenagem, deputada estadual Delegada Graciela. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - DELEGADA GRACIELA - PL - Senhoras e senhores, bom dia. Primeiramente, eu queria dizer da minha alegria de estar recebendo todos vocês aqui hoje na Assembleia Legislativa. Sejam bem-vindos.

É uma satisfação muito grande todos estarem aqui. Muito obrigada pela presença de todos. Agradecer a presença do Daniel Bassi, presidente da Câmara Municipal. Obrigada, fiquei feliz com a sua presença, viu, Daniel! Obrigada. Francisco Antônio Poli, presidente da Udemo, Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo, obrigada pela presença.

Ricardo Tripoli, obrigada pela presença. Eliana Alves, secretária executiva do Estado da Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo; Sandra Santana, vereadora da cidade de São Paulo, obrigada pela presença. Flávia Mendes, prefeita da cidade de Orlândia, obrigada.

Nosso prefeito de Itirapuã, Gerson Alves, a sua esposa, obrigada pela presença. Sandra do Marcão, vereadora de Itirapuã, obrigada, viu, Sandra, pela presença. Nil, vereador de Pontal, nosso querido amigo. Célia Regina Lopes, vereadora de Colina. Cadê a Célia? Obrigada, Célia, seu esposo. Marilene Ferreira, vereadora da cidade de Cristais Paulista. E todos aqui presentes.

Saudar, queria fazer uma saudação especial a todos os familiares do Engler, que estão aqui presentes, os filhos, noras. A todos os amigos do Engler. Quantos amigos, Engler! Que legal. Estão aqui presentes, que além de assessores, são seus amigos. E outros amigos aqui da Assembleia também. Queria saudar a todos, agradecer a presença. E queria fazer também uma saudação especial à esposa do Engler, a Heliana. Fiquei muito feliz com a sua presença, querida Heliana. Obrigada. Em nome de quem eu saúdo todas as mulheres aqui presentes.

Bom, eu queria dizer que hoje é uma segunda-feira, eu considero muito especial. Nós estamos homenageando um grande homem. Um homem que deixou o seu nome marcado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O Engler é realmente uma referência que todos nós temos que seguir.

Eu digo que ser deputado não é fácil. Uma vez, a gente ser deputado uma vez, não é fácil, não é uma tarefa fácil. Ser deputado por duas vezes é mais difícil ainda. Ser deputado por oito vezes, olha, eu digo que isso é raríssimo. É raro, não é para qualquer um.

Ser deputado por oito vezes, no maior Parlamento estadual do País, não é para qualquer um. É privilégio de poucos. Então, Engler, você realmente é um vencedor. Parabéns pela sua trajetória, por ter conseguido oito mandatos. Eu acho que é uma coisa, assim, admirável.

Foram 40 anos de vida pública, e 32 anos nosso querido Roberto Engler se dedicou a esta Assembleia Legislativa. E com relevantes serviços, não só para Franca, a sua região de Franca, que era a sua base eleitoral, mas para todo o estado de São Paulo. E seus feitos foram inúmeros.

Engler teve a responsabilidade de ser o relator do Orçamento do Estado nove vezes. Eu via muitas vezes, Engler, você dizer que... Porque Engler, Roberto Engler, eu falo carinhosamente Engler, matemático, professor, vereador, e deputado, como eu disse, por oito vezes.

Então, ele muitas vezes dizia, ouvia ele dizer que tinha a responsabilidade do orçamento porque ele era matemático. Acho que tinha até uma... (Voz fora do microfone.) Faz sentido, faz sentido. Mas eu sei que a verdade, Engler, é porque você realmente era competente na habilidade.

Você era habilidoso para dialogar com o governo e você trazia também a confiança de todos os deputados. Isso não é fácil. Tem que realmente ser mestre e saber fazer. Conseguir ser deputado, o maior Orçamento do País, relator, não é tarefa fácil e não é para qualquer um, e Engler conseguiu ser nove vezes relator do Orçamento. E fez trabalhos ali, apontamentos incríveis, maravilhosos também, não só para a nossa região, mas também para todo o estado de São Paulo.

Querido Engler, a sua trajetória de sucesso o transformou em cidadão de lugares diversos. Eu não conheço outra pessoa que colecione quatro dezenas de títulos honorários de cidadania como o senhor acumulou. Incrível. Que orgulho. Parabéns! Que reconhecimento, Engler. Como a região te admira.

A forma como o senhor honrou o seu mandato também jamais será esquecido. É importante frisar a sua relação com a Educação. O carinho que o senhor tem, sempre teve, com as nossas escolas estaduais, com as Etecs, com as Fatecs, com a Unesp. São marcas de, realmente, antes de ser deputado, um educador. De um educador que o senhor sempre trouxe consigo.

Eu queria citar aqui também, frisar, que eu acho interessante, em todos os encontros que a gente tem com pessoas da Educação, é incrível como citam o senhor. “Olha, a senhora é da cidade, é da região do Engler, é da cidade do Engler?” Claro. “Nossa, a gente tem um carinho enorme por ele. A gente não se esquece dele.”

A sua marca na Educação foi muito forte. Em todos os lugares em que eu vou, as pessoas que eu encontro, “é da terra do Engler?”. Sim. “Olha, tenho um carinho especial por ele. Não esqueço dele.”

Então a sua marca foi muito forte pelo trabalho, pelos relevantes serviços que você prestou, Engler. Isso é tão bom a gente ver. Que, numa trajetória política, que não é fácil, porque a gente agrada uns, não agrada outros, a sua marca é muito positiva. Isso me orgulha muito, fico muito feliz com isso, ouvir coisas boas a seu respeito sempre.

Falo: “Ele é lá da minha cidade, viu? Engler é da minha cidade. É ele, sim.” Então é muito orgulho para mim, saber que uma pessoa marcou tanto a nossa região, Franca, e também todo o estado de São Paulo.

Então fico muito feliz, ter uma pessoa que passou pela política, 32 anos, e deixou essa marca positiva, essa marca forte, de ouvir coisas boas. É muito bom para mim também, porque continuo essa trajetória. É bom a gente ouvir.

Eu sei - eu não vou me alongar muito, Engler - que o senhor cumpriu essa missão com excelência, por essa história bonita que o senhor tem como representante, como parlamentar, como alguém que circulou 32 anos por este plenário onde a gente está agora, então nada mais justo que homenageá-lo. Nada mais justo que oferecer ao senhor o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, a maior honraria concedida pelo Parlamento paulista.

Roberto Engler, parabéns pela sua linda trajetória como homem público. Seu nome será eternizado na história desta Casa, de Franca e de todo o estado de São Paulo, porque seu nome já está eternizado no coração de todas as pessoas. Obrigada a todos. Parabéns, Engler. Parabéns a todos vocês. Que Deus continue abençoando todos nós e todos os nossos familiares.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigado, deputada Delegada Graciela, pelas suas palavras.

Neste momento, daremos início à outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao sempre deputado Roberto Engler. O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O prêmio foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem.

Esta sessão solene homenageia com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao sempre deputado Roberto Engler. Mas esperem, aguardem. Antes da entrega do colar, assistiremos agora a um vídeo sobre a incrível trajetória de vida do nosso homenageado.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Uma salva de palmas ao nosso homenageado. (Palmas.) Parabéns pela história, Engler, parabéns pela incrível trajetória.

Convidamos agora a deputada Graciela, autora desta marcante homenagem e também todos os membros da Mesa Diretora, juntamente com o homenageado, para a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Quanta emoção. Roberto Engler é merecedor de todas as homenagens. Deputado, fique à vontade, pode se sentar, por favor. Mas as homenagens não terminam por aqui.

Agora, gostaria de solicitar à deputada Delegada Graciela que concedesse também uma homenagem à nossa querida dona Heliana. Essas flores são para a senhora, Heliana, parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - As homenagens continuam. Chamo agora, Engler, um grande amigo do senhor. Gostaria de fazer uma surpresa ao senhor também, querido prefeito de Itirapuã, Gerson, acompanhado da esposa dona Gisele. Por favor, Gisele. Gostaria de entregar também uma homenagem ao senhor. Pode ser por aqui, prefeito, fique à vontade.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Também gostaria de convidar a vereadora por Colina, Célia, a Célia da Habitação. Faça o favor, Célia, esposo também, por gentileza. Mais uma homenagem. Célia veio de longe, acordou de madrugada. Pegou a estrada.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

(Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado à Célia, ao prefeito Gerson e à deputada Graciela pelas homenagens.

Agora chegou o momento, hora e vez do grande homenageado fazer o seu aguardado discurso. Engler, o senhor fique à vontade. Se quiser falar aqui da tribuna... Vai falar da tribuna. Acho que a gente poderia recepcionar o Engler com uma salva de palmas. (Palmas.) O grande homenageado, Roberto Engler, acompanhado de sua querida esposa, dona Heliana.

Fique à vontade. Parabéns. É um orgulho. O microfone é seu.

 

O SR. ROBERTO ENGLER - Chegou a hora. Em primeiro lugar, a minha enorme satisfação de ver tanta gente querida, tanta gente querida. É tão bom isso. O coração da gente fica feliz. São pessoas maravilhosas, marcaram a minha vida, a minha vida, e estão reunidos aqui hoje. É um grande prazer, um grande prazer.

Gostaria de falar um pouquinho, primeiro, sobre a política. Lembrando aqui as palavras de um homem maravilhoso, saudoso: o Papa Francisco. Ele fazia uma reflexão sobre política. Ele falava que a política é uma atividade maravilhosa, porque através dela é que a gente consegue fazer o bem para o próximo. Ponto. Matou a charada. Foi um papa maravilhoso, saudoso, inteligente. É isso.

A vida nossa é o ser humano. A vida nossa são as pessoas, é o outro. A política é a arte de servir, servir as pessoas, e isso é coisa de Deus. Então é isso o que norteou, digamos assim, o nosso trabalho ao longo desses 32 anos. Quer dizer, o mais importante é fazer o bem para as pessoas.

E outra coisa: a gente sente o coração feliz. Você faz e recebe. Você fica com o coração feliz. As coisas acontecem em todos os municípios de todas as cidades, nas comunidades. Quanta gente gostosa a gente aprendeu a conhecer ao longo desse tempo, na região, fora da região?

Já aproveito aqui para cumprimentar o nosso querido amigo, deputado Ricardo Tripoli. Ele foi deputado comigo. quando eu entrei, ele entrou. Nós entramos juntos. Eu estava até lembrando agora, a bancada, como se compunha. O Ricardo Tripoli hoje é deputado federal.

Todo mundo conhece o Ricardo Tripoli, uma pessoa maravilhosa. Foi presidente da Assembleia. Muita honra. Muita honra. E eu aprendi muito com o Ricardo, muito, muita coisa com ele. E a sua presença aqui, hoje, Ricardo Tripoli, muito me honra. Muito me honra.

Gostaria de cumprimentar os deputados da Assembleia, os que estão aqui e eu conheço e os que não estão. Porque aqui foi uma amizade só, não é? Muita gente amiga, conhecida. Muito prazer em tê-los aqui. Os funcionários da TV Assembleia. E gostaria de fazer um primeiro parêntese aqui.

Eu queria cumprimentar a deputada Delegada Graciela. Faço questão de fazer isso, e não é por motivo qualquer. Todos nós sabemos que a atividade política é marcada por confrontos, disputas, uma concorrência enorme entre os participantes da Assembleia.

Então, digamos que não é um ambiente muito fácil de criar amizades, tem essas coisas aqui dentro. Tem, todo mundo sabe que tem. Agora, a deputada Graciela, da minha cidade de Franca, portanto, minha concorrente, fez indicação do meu nome para receber essa comenda maravilhosa, esse colar maravilhoso da Assembleia.

Ela se despojou de qualquer sentimento não muito digno, ela se despojou. E com isso, deputada, a senhora ganhou, no mínimo, no mínimo, a minha gratidão eterna, o meu reconhecimento. (Palmas.) Muito obrigado, minha deputada, foi um gesto grandioso, um gesto grandioso.

Eu quero dizer também que a atividade política não é exercida só pela pessoa. Tem muita gente que ajuda. Muita gente que ajuda. Primeiro, eu tenho que citar Deus. Eu acho que sempre, sempre falei isso, eu sempre fui agraciado por Deus, eu sempre fui abençoado por Deus. Eu me sinto tranquilo no exercício dessas funções, eu estou escorado.

Agora, pois é, a família. A família é fundamental. A esposa, vocês, ouviram ela falar aqui. É, foi. E ela está falando bem, eu estou com medo já. Ela está falando bem, ela falou bem. Mas a gente sabe o sofrimento dela, a ausência do marido sempre, em São Paulo e outras cidades, sempre, sempre, sempre, sempre.

E ela nunca deixou de apoiar. Apoiar. Apoiou o nosso trabalho, como ela disse aqui, apoiou. Isso dá um entusiasmo na gente, é fantástico. E secundada pelos filhos, os filhos que também, de alguma maneira, sofreram com a ausência do pai... Estou procurando, cadê o outro? Ah, está aqui atrás de mim.

Então, a vocês, a minha gratidão também. Eu me sinto honrado de ser o pai de vocês. Cadê a Paulinha? E tem a Dita, a Dita chegou agora mesmo, está aí também, não é, Dita? Muito orgulho de tê-los aqui, viu?

Então, os amigos. Os amigos, aqui está o salão quase lotado, mas amigos de todos os municípios, e foram muitos municípios, muitos municípios. Então, foi muito bom. A atividade política é maravilhosa, maravilhosa. Eu me sinto muito bem no exercício dela, muito bem, o coração feliz, muito feliz.

Esses amigos, eu vou me permitir citar um caso particular, porque ilustrou a minha vida, ilustraram, porque são dois casos. Sem fazer comparação, mas tem dois municípios que se prontificaram, foram diferentes na forma de receber o deputado, na forma de ser carinhoso com o deputado.

E o deputado se desdobrou mais ainda por esses municípios e aí as coisas aconteceram, foi maravilhoso o trabalho nessas duas cidades. E essa ocasião é a ocasião de enaltecer essas duas cidades. Uma é Guaíra, Guaíra, Guaíra, fantástica Guaíra! Já vi todo mundo lá, foi fantástico.

E a outra é Santa Bárbara d’Oeste, Santa Bárbara d’Oeste. Essa foi mágica, é uma magia, aconteceu uma magia. Se eu fosse contar para vocês aqui, eu ficaria um tempão aqui, quanta coisa nós fizemos em Santa Bárbara! É impressionante! Por quê?

O acolhimento que foi feito por eles sobre a nossa pessoa, conforme eles nos receberam, conforme eles demonstraram essa amizade toda e isso embalou... Olha, são incríveis as conquistas que nós fizemos para Santa Bárbara d’Oeste, cidade que fica a 220 quilômetros da minha. Eu tive que sair de Franca e ir 220 quilômetros para chegar em Santa Bárbara. Quantas vezes eu fiz isso? Quantas vezes? Mas foi impressionante.

É claro que votos teve demais, porque voto é a expressão de carinho e de apoio dos eleitores do candidato. Então tem muitos votos, é bom. Até parece que nós somos bons, bons deputados, que aprovaram, nos aprovaram.

E Santa Bárbara d’Oeste é a cidade do meu amigo Jota aqui, aqui à frente, todo mundo conhece. O Jota foi meu chefe de gabinete. Ele, eu cheguei aqui, ele teve que sair, virou meu irmão, ganhei um irmão na Assembleia. Aqui o Jota! (Palmas.) Isso! Palmas ao Jota! É o maior prêmio que eu podia receber, foi o Jota.

Então, muito obrigado, quero agradecer a todos os meus amigos, todos vocês que fizeram questão de estar presente hoje aqui. Muitíssimo honrado. Agradecer ao pessoal da imprensa, a todo mundo.

Obrigado, todo mundo, viu?

Um grande abraço para todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Mais uma vez, parabéns ao sempre deputado Roberto Engler, uma justa e merecida homenagem, proposta pela deputada Delegada Graciela, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Mais uma vez, o nosso agradecimento, o nosso muito obrigado a todos que vieram acompanhar esta sessão solene.

Eu passo a palavra agora à deputada Delegada Graciela, para que proceda o encerramento desta sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - DELEGADA GRACIELA - PL - Primeiramente, gostaria de agradecer mais uma vez a presença de todos, ficamos muito felizes por todos estarem aqui, obrigada mais uma vez.

 E assim, esgotado o objeto da presente sessão, agradeço a todos os envolvidos na realização desta solenidade, assim como agradeço a presença de todos.

Está encerrada esta sessão solene.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 47 minutos.

 

* * *