11 DE SETEMBRO DE 2025

45ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO DESBRAVADOR DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

        

Presidência: DRA. DAMARIS MOURA

        

RESUMO

        

1 - DRA. DAMARIS MOURA

Assume a Presidência e abre a sessão às 20h01min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a entrada da bandeira pela Guarda de Honra do Clube Centauro da Igreja Central de São Paulo.

        

3 - PRESIDENTE DRA. DAMARIS MOURA

Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene com a finalidade de "Comemorar o Dia do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Faz agradecimentos a Deus. Ressalta a instituição, por lei de sua autoria, do "Dia Estadual do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia". Tece comentários sobre a importância do clube dos desbravadores, ressaltando a relevância dos valores ali difundidos. Agradece pelo trabalho dos voluntários.

        

4 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a proclamação dos ideais dos desbravadores pelo Clube Centauro da Igreja Central de São Paulo, Associação Paulistana. Convida a todos a entoar o “Hino dos Desbravadores”.

        

5 - FÁBIO MORENO

Pastor, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista do Vale, faz pronunciamento.

        

6 - EDUARDO GIGLIO MATTOS

Pastor, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista Sudeste, faz pronunciamento.

        

7 - FABRÍCIO LEÃO

Pastor, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista Leste, faz pronunciamento.

        

8 - DANNY BRAVO

Pastor, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulistana, faz pronunciamento.

        

9 - CLAUDIO ROBERTO MIRANDA DA SILVA

Pastor, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista Sul, faz pronunciamento.

        

10 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a entrega de placas a integrantes das associações homenageadas. Anuncia apresentações do Grupo Falcão Imperial, da Associação Paulista Leste, das canções “Cada Novo Dia” e “Minha Geração”; de sinalização semafórica do grupo Adventure, da Associação Paulista Sudeste; de ordem unida do clube Guardiões de Órion, da Associação Paulista Sul; e de fanfarra do clube Raios do Sol, da Associação Paulistana.

        

11 - PRESIDENTE DRA. DAMARIS MOURA

Faz a entrega de placa de homenagem pelos 50 anos de fundação do Clube Centauro da Igreja Central de São Paulo, Associação Paulistana.

        

12 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia entrega de homenagem ao pastor Cesar Augusto do Nascimento.

        

13 - CESAR AUGUSTO DO NASCIMENTO

Pastor, líder dos Desbravadores e Aventureiros para o estado de São Paulo - União Central Brasileira, faz pronunciamento.

        

14 - PRESIDENTE DRA. DAMARIS MOURA

Faz agradecimentos a Deus. Destaca a importância desta solenidade na divulgação do trabalho dos clubes de desbravadores. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 21h51min.

 

* * *

 

ÍNTEGRA

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Dra. Damaris Moura.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, boa noite, sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar o Dia do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela Alesp e pelo canal da Alesp no YouTube.

Convidamos para compor a Mesa Diretora a deputada estadual Dra. Damaris Moura, presidente e proponente desta sessão solene. (Palmas.) Pastor Cesar Augusto do Nascimento, líder dos Desbravadores e Aventureiros para o estado de São Paulo, União Central Brasileira. (Palmas.) Pastor Fábio Moreno, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista do Vale. (Palmas.)

Pastor Eduardo Giglio Mattos, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista Sudeste. (Palmas.) Pastor Fabrício Leão, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista Leste. (Palmas.) Pastor Danny Bravo, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulistana. (Palmas.) Pastor Claudio Miranda da Silva, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista Sul. (Palmas.)

Convidamos a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1º Sargento PM Ivan Berg.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos a Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo pela execução do Hino Nacional Brasileiro. Ainda em posição de respeito, anunciamos a entrada da bandeira pela Guarda de Honra.

 

* * *

 

- Entrada da bandeira pela Guarda de Honra.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pedimos a todos a gentileza de se assentarem enquanto registramos e agradecemos a presença das seguintes personalidades: Markus Henrique Tavares, secretário de Administração e Negócios Jurídicos de Tatuí; pastor Moacir Biavati, Distrital Vila Matilde; Andrey Masson, pastor adventista central de São Paulo.

E agora com a palavra a proponente desta sessão solene, a deputada estadual Dra. Damaris Moura. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Boa noite a todos. Neste momento, então, nós iniciamos, nos termos regimentais, os nossos trabalhos. Esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo a minha solicitação, com a finalidade de comemorarmos o Dia do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Renovar a minha gratidão a Deus. Quero iniciar estas breves considerações iniciais a este dia que me toma de emoção louvando a Deus, exaltando o seu nome neste Parlamento, que é o maior Parlamento da América Latina.

Que esta seja para além de uma noite que celebra o Dia Estadual do Desbravador, instituído, para os que ainda não conhecem, pela Lei nº 17.801, de 17 de outubro de 2023, lei que nasceu do Projeto de lei nº 835, de 2021, de autoria da deputada Dra. Damaris Moura, que vos fala, esta lei então altera a Lei nº 12.688, a fim de que o Dia Estadual do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia passe a ser comemorado anualmente no terceiro sábado do mês de setembro.

Peço permissão para ler brevemente a minuta da lei.

“O governador do estado de São Paulo:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Art. 1º - A ementa e o Art. 1º da Lei nº 12.688, de 27 de outubro de 2007, passam a vigorar com a seguinte redação:

‘Institui o Dia Estadual do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Art. 1º - Fica instituído o Dia Estadual do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a ser comemorado anualmente no terceiro sábado do mês de setembro.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 17 de outubro de 2023.

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.’

Queridos, é com emoção que nós, então, começamos esta noite especial que celebra... E nós falamos agora ao vivo, em TV aberta, para todo o estado de São Paulo, com transmissão da nossa Rede Alesp, a nossa TV Alesp, que transmite, neste momento, esta sessão solene.

Com emoção, então, nós agradecemos a presença, entre nós, de todos os desbravadores - desbravadoras e desbravadores -, líderes de Desbravadores e lideranças religiosas aqui representadas, autoridades civis.

E eu quero, também, agradecer - e é uma presença rara - a presença do meu marido entre nós. Nem sempre ele consegue me acompanhar e nos prestigiar. Eu quero então agradecer a presença de Victor, o meu marido, e o meu filho Oliver, que acabou de se apresentar aqui com a Guarda de Honra do Clube Centauro da Igreja Central de São Paulo.

Todos cumprimentados, eu quero agradecer aos servidores da Alesp que, neste momento, participam conosco, nos trabalhos desta sessão solene. Cumprimentar a Camerata, que já nos deixou, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que nos brindou com a execução do Hino Nacional.

E a Mesa, então, eu passo a cumprimentar. O pastor Cesar Augusto do Nascimento, líder dos Desbravadores da União Central Brasileira, líder dos Desbravadores para todo o estado de São Paulo.

Cumprimentar o pastor Fábio Moreno, o líder dos Desbravadores da Associação Paulista do Vale, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Pastor Eduardo Giglio Mattos, líder dos Desbravadores da Associação Paulista Sudeste, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Pastor Fabrício Leão, líder dos desbravadores da Associação Paulista Leste da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Pastor Danny Bravo, líder dos Desbravadores da Associação Paulistana da Igreja Adventista do Sétimo Dia. E, finalmente, à Mesa, o pastor Claudio Roberto Miranda da Silva, líder dos Desbravadores da Associação Paulista Sul.

Fizeram aqui para mim, pastor Cesar, um discurso. Eu vou improvisar, mas, respeitado o carinho de quem escreveu, eu vou reproduzir alguma coisa. Que é com muita alegria que nós recebemos aqui, nesta Casa de Leis - e eu já mencionei -, autoridades, líderes, diretores, conselheiros, pais de desbravadores que estão conosco, especialmente as desbravadoras e desbravadores, que são, hoje, os verdadeiros protagonistas desta celebração.

O Clube de Desbravadores é mais do que um movimento juvenil, como parece a muitos. O clube é uma escola. Uma escola de cidadania, uma escola de disciplina, uma escola de solidariedade, uma escola de serviço, de cuidado com a natureza e, sobretudo, de formação de valores que contribuem para uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais fraterna.

Em cada uniforme desse, em cada lenço... E eu estou com o meu nesta noite. Afinal, fui desbravadora, mas também aprendi que uma vez desbravador, sempre desbravador; portanto, apresento-me hoje como uma desbravadora. Em cada uniforme, em cada lenço, em cada bandeira hasteada vemos refletidos o compromisso com a fé, com serviço e com amor ao próximo.

Esta sessão é uma oportunidade de reconhecimento público a um trabalho que transforma vidas, que transforma a comunidade. É também uma forma de agradecer aos voluntários, que são líderes, pastores que dedicam tempo, energia e o coração para orientar esses meninos e meninas, adolescentes e jovens, ajudando-os a crescer como cidadãos responsáveis, solidários e comprometidos com o bem comum.

Que esta noite seja marcada pela gratidão, pela celebração e pelo renovado compromisso de apoiarmos e valorizarmos iniciativas como essas, que fortalecem a juventude, as famílias e toda a sociedade.

Eu quero então, em nome da Assembleia Legislativa de São Paulo, estender as boas-vindas e declarar, então, aberta a sessão solene em homenagem ao Dia do Desbravador.

Que Deus possa abençoar cada desbravadora. Que Deus possa abençoar cada desbravador, cada líder, os pais desses desbravadores. Que Deus possa nos abençoar neste Parlamento, que também se apresenta à sociedade como espaço de promoção do bem comum através das legislações que aqui são aprovadas e que garantem acessos a direitos que de outra forma, talvez, não acessaríamos.

Uma vez mais, é com muita gratidão a Deus que nós iniciamos, então, esta sessão solene em homenagem ao Dia do Desbravador.

Muito obrigada a todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras da deputada Dra. Damaris Moura.

Neste momento, ouviremos os ideais dos desbravadores pelos representantes do Clube Centauro da Igreja Central de São Paulo, Associação Paulistana, e logo após entoaremos o “Hino dos Desbravadores”.

 

OS SRS. DESBRAVADORES DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA - “Em posição para o voto.

Pela graça de Deus, serei puro, bondoso e leal; guardarei a lei do Desbravador, serei servo de Deus e amigo de todos. Descansar a posição.

Lei: a Lei dos Desbravadores ordena-me observar a devoção matinal; cumprir fielmente a parte que me corresponde; cuidar de meu corpo; manter a consciência limpa; ser cortês e obediente; andar com reverência na Casa de Deus; ter sempre um cântico no coração e ir aonde Deus mandar.

Alvo: A mensagem do advento para todo mundo em minha geração.

Lema: O amor de Cristo me motiva.

Objetivo: Salvar do pecado e guiar no serviço.

Posição para o voto de fidelidade à Bíblia.

Voto: Prometo fidelidade à Bíblia, à sua mensagem de um Salvador crucificado, ressurreto e prestes a vir, doador de vida e liberdade a todos que Nele creem.”

Descansar a posição.

Agora vamos cantar o Hino dos Desbravadores.

 

* * *

 

- É entoado o Hino dos Desbravadores.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Estou quebrando o protocolo aqui e eu vou puxar uma salva de palmas, porque a capela ficou maravilhosa. (Palmas.) Podem se assentar.

Agradecemos a presença de Vânia Soares, representando a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de São Paulo. E agora, neste momento, convidamos para fazer uso da palavra o pastor Fábio Moreno, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista do Vale.

 

O SR. FÁBIO MORENO - Boa noite a todos. Quero cumprimentar aqui a Dra. Damaris e os componentes da Mesa, todos os desbravadores presentes. Maranata?

 

TODOS - O Senhor logo vem.

 

O SR. FÁBIO MORENO - Amém. Eu trago aqui também um abraço do nosso presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a região do Vale do Paraíba ali, pastor Charlys Siqueira e os seus pares da administração, pastor Hugo e pastor Josemar.

E em nome da Associação Paulista do Vale, que represento ali os mais de 5.500 desbravadores, 3.300 aventureiros, nós agradecemos profundamente esta Casa, por reservar esse espaço para a gente celebrar o Dia Estadual dos Desbravadores.

O mês de setembro é um mês caro para a gente, não é? É um mês importante para a gente, porque nós comemoramos o Dia Mundial dos Desbravadores e ter uma lei que nos garante a oportunidade de estarmos aqui também celebrando o dia estadual, isso nos traz muita alegria, muita satisfação.

Hoje, nós não celebramos apenas um evento, mas a homenagem aos nossos desbravadores valorosos e aqui me permita, pastor Cesar, que é o nosso líder aqui da UCB - da divisão ainda não, mas da UCB, está certo? -, mas uma homenagem especial para os nossos guerreiros, os mais de 16 mil voluntários, que servem, é o público adulto, que cuida dos nossos desbravadores do estado de São Paulo, de maneira muito especial, a nossa Associação Paulista do Vale ali, que eu represento.

São homens e mulheres com suas famílias, seus empregos, seus estudos e responsabilidades, mas que investem tempo, talento e recursos próprios para criar experiências criativas, seguras, enriquecedoras para cada desbravador. Esses voluntários transformam seus intervalos de almoço, suas madrugadas, seus fins de semana em oportunidades para formar o caráter e servir a sociedade.

Nós vivemos em uma sociedade difícil, uma sociedade com diferentes visões sobre origem e propósito de vida. E para nós, a Bíblia é a nossa base de fé e ação e acreditamos que os valores cristãos são uma bênção para o mundo.

A gente sabe que nem todas as pessoas que se dizem cristãs seguem os valores ali pregados pela palavra de Deus, mas nós, com sinceridade, com muito esforço, nós procuramos seguir a Cristo, seguir os seus ensinos e amar, servir e transformar as vidas.

Nosso objetivo não é apenas formar bons profissionais - advogados, médicos, engenheiros -, mas bons cidadãos para este mundo e para o reino dos céus. E assim como foi dito sobre os primeiros cristãos, eles não vivem como se pertencessem a este mundo, mas são os melhores cidadãos que possuímos.

Queremos que as nossas crianças, os nossos adolescentes cresçam em sabedoria, saúde física, mental, espiritual, social, tornando-se homens e mulheres de bem, comprometidos em fazer a diferença neste mundo e preparados para o mundo por vir.

A escritora norte-americana, que eu considero inspirada por Deus, escreve no livro “Educação”, página 57, sobre a maior necessidade do mundo e eu creio que o Clube de Desbravadores atende a maior necessidade do mundo.

E segundo ela, diz assim: “A maior necessidade do mundo é a de homens e mulheres que não se comprem e não se vendam, que no íntimo da sua alma sejam fiéis e verdadeiros, que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato. Sejam homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo, que se mantenham firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus”.

Esse é o desejo do nosso movimento dos Desbravadores, ver os nossos filhos atendendo a maior necessidade do mundo. Mais uma vez, muito obrigado, nossa gratidão aqui por nos acolher e conte com os desbravadores.

Faça chuva ou faça sol, nos tempos bons ou nos tempos difíceis, estamos comprometidos em formar uma nova geração, para continuar servindo a comunidade e preparar um povo para a breve volta de Jesus.

Que Deus abençoe a todos em Maranata.

 

TODOS - O Senhor logo vem. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigado pelas palavras, pastor Fábio. E agora vamos ouvir o pastor Eduardo Giglio Mattos, líder dos Desbravadores e aventureiros da Associação Paulista Sudeste.

 

O SR. EDUARDO GIGLIO MATTOS - Olá, boa noite a todos. Os nossos agradecimentos aqui à Dra. Damaris e a todos que fizeram o convite para que pudéssemos estar aqui representando a Associação Paulista Sudeste. Eu estou aqui representando três mil desbravadores de todo o litoral sul do estado de São Paulo e, também, o ABC Paulista.

E nós queremos nessa noite relembrar que não estamos apenas celebrando uma data estadual dos Desbravadores, nós estamos celebrando aqui a transformação de vidas e o impacto que jovens podem ter quando vivem com propósito.

Neste ano, nós estamos celebrando 75 anos, cujo tema é “Desbravadores com Propósito”. Por isso, nós agradecemos o espaço que esta Casa, nesta noite, nos fornece para que possamos compartilhar os ideais que estão nos nossos corações.

Obrigado a todas as autoridades presentes, líderes, pais, voluntários que dedicam tempo e amor para que nossas crianças e adolescentes continuem crescendo, com disciplinas, valores e fé em Deus.

O tema deste ano nos lembra que nós não estamos neste mundo por acaso. Cada atividade, cada desafio, cada aventura tem como objetivo formar jovens que façam a diferença na sociedade e sigam os passos de Cristo.

Que este momento nos inspire a continuar investindo nas novas gerações, pois elas são a esperança viva e a força do presente e também do futuro. Sendo assim, amigos e irmãos de lenço, que sigamos fiéis a Deus e à Sua palavra, até que o Maranata, enfim, torne-se realidade.

Muito obrigado.

Que Deus abençoe a cada um de nós.

Lembrando que tudo podemos n’Aquele que nos fortalece. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada, pastor Eduardo Giglio. Agora vamos ouvir o pastor Fabrício Leão, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista Leste.

 

O SR. FABRÍCIO LEÃO - Boa noite a todos. Que privilégio, Dra. Damaris, poder estar aqui hoje à noite. Eu me sinto muito privilegiado, porque, observando um ministério como esse e vendo a capacidade que ele tem de poder influenciar, mudar, transformar, tornar a vida de um garoto, de uma menina, cheia de propósito e relevante, onde eles estão, sonhando não só com uma vida de sucesso, de crescimento neste mundo, mas pensando além de uma conquista acadêmica, de uma conquista profissional - pensando na eternidade. É realmente um privilégio poder fazer parte de um ministério como esse.

Em nome do pastor Luiz Piazze, que inclusive também é diretor de clube... Eu estava conversando agora há pouco com as meninas que estavam gravando as entrevistas, e elas me perguntaram: “qual é a relevância desse clube?”.

Para mim, uma das coisas que mais marcam a existência, a relevância e a importância desse ministério, desse clube, é que ele forma líderes. Ele forja líderes. E eu fico muito feliz de poder fazer parte de uma Igreja que se preocupa em formar líderes. A maior crise do mundo, da atualidade, não é de estrutura, não é de alimento, não é de mais leis, embora elas sejam importantes.

É de pessoas que vivam de forma coerente, pessoas que vivam, de preferência desde muito cedo, com aquilo que acreditam. E ter líderes que conseguem inspirar outras pessoas, motivar outras pessoas com a sua vida, com o seu exemplo, é, realmente, algo extraordinário, impactante.

Alguém disse, algum tempo atrás, que quem muda uma criança muda o mundo. E essa é uma grande realidade. Algum tempo atrás, eu estava dentro de um tanque batismal, batizando um garoto com 11 anos de idade, fruto de um clube de um bairro bem simples no estado do Ceará.

A sua vó estava na borda daquela pia batismal, e então, ela me contando, antes de fazer o batismo daquele garoto, e ela disse: “o pai desse garoto foi assassinado alguns dias atrás. A mãe está presa.”

E eu olhei para aquele garoto com o uniforme um pouquinho amassado, era uma família bem humilde, uma avó que cuidava dele, e eu disse assim: “olha, por seu histórico, você tem tudo para dar errado. E é o normal. Mas com Jesus, com os valores desse clube, fundamentados na palavra de Deus, você tem tudo para dar certo”.

E a gente fica muito feliz de poder fazer parte de um ministério que tem trabalhado arduamente, de forma voluntária, como é no mundo todo, né... Nada acontece nesse mundo sem voluntariado. E a gente louva a Deus.

Eu agradeço muito a Deus pela dedicação de cada diretor, de cada conselheiro, de cada membro da diretoria, de cada regional, de cada distrital, de cada coordenador, que abdica do seu tempo, do seu trabalho, às vezes uma jornada tripla... Eu brinco com alguns pais: “você suportaria ficar com 40 crianças no final de semana?”. Eles conseguem.

Então, em nome dos mais de 186 clubes da Paulista Leste, de desbravadores, que somam mais de seis mil juvenis de dez a 15 anos, mais a diretoria; em nome dos aventureiros, que somam mais de 170 clubes, são mais de 3.394 garotos, meninos de seis a nove anos que se juntam, a cada fim de semana, para poder repetir e repetir os ideais mais nobres que alguém poderia alimentar no seu coração, porque eles estão fundamentados na palavra de Deus.

Por isso, mais uma vez, muito obrigado. Parabéns por separar esse tempo para poder reconhecer. Não é um momento, é um reconhecimento pelo trabalho dedicado desse ministério no estado de São Paulo.

Mais uma vez, muito obrigado.

Deus abençoe muito a vocês.

Muito obrigado, parabéns.

Maranata.

 

TODOS - O Senhor logo vem.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada pelas palavras, pastor Fabrício Leão. E agora vamos ouvir o pastor Danny Bravo, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulistana.

 

O SR. DANNY BRAVO - Boa noite a todos. Privilégio muito grande estar aqui hoje. Hoje falo representando aqui, quero começar saudando os mais de 5.700 desbravadores e 3.100 aventureiros da Associação Paulistana, região central aqui dessa cidade, que representam esse clube que a gente ama tanto.

E é com muita gratidão que a gente recebe essa homenagem, essa prestação aqui, esse momento especial. Essa cerimônia solene é muito especial para a gente. O Clube Desbravadores, como já foi mencionado, é um movimento mundial, já, de 75 anos de história. Hoje já abrange crianças, se a gente pegar o projeto todo, de seis até 15 anos; é um trabalho de formação, de fato.

E eu costumo dizer, onde a gente passa, que um bom clube é formado por três pilares: o primeiro são voluntários apaixonados, que, como o pastor Fabrício mencionou, muitas vezes gastam o seu tempo, os seus talentos, e não só não recebem para fazer isso, como muitas vezes investem para poder fazer isso, doando-se por completo para poder servir.

Também é formado por famílias que acreditam na formação do clube: pais e mães que se dedicam, acordam cedo, investem também para que o filho possa ter esse desenvolvimento.

Mas também é formado por líderes apaixonados por novas gerações, e esse é um dos grandes princípios do clube - esse uniforme, esses valores, esses ideais representam valores que o clube carrega. Um desses grandes valores é a formação de gerações.

E eu queria acrescentar, aqui, mencionando que talvez há alguns anos, como muitos de nós aqui, eu estava como um desbravador, participando de cerimônias como essa, e alguns dos voluntários que estão aqui hoje, inclusive, já eram líderes nessa época, e hoje estou aqui podendo representar um grupo.

Isso exemplifica o que é o clube. Muitos desses desbravadores que vieram hoje aqui participar daqui a pouco vão estar aqui também representando o clube, e essa é uma grande valia. Por isso que o clube tem história e vai formando novos líderes, formando gerações para poder servir a Deus, à sociedade, ao seu próximo.

Por isso, eu registro aqui a gratidão, Dra. Damaris, por essa iniciativa, à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por reconhecer o Clube dos Desbravadores, e queremos dizer que estamos à disposição do estado de São Paulo. Contem conosco, estamos à disposição para servir.

Que Deus abençoe a todos e, mais uma vez, Maranata.

 

TODOS - O Senhor logo vem! (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada pelas palavras, pastor Danny Bravo. E agora vamos ouvir o pastor Claudio Roberto Miranda da Silva, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista Sul.

 

O SR. CLAUDIO ROBERTO MIRANDA DA SILVA - Boa noite a todos. Eu não preparei nada, eu não trouxe nenhuma cola. Eu nem queria estar aqui, mas uma vez que estou, quero agradecer a Dra. Damaris, agradecer ao pessoal que veio e a você que está aqui.

Primeiro, “1 Timóteo, Capítulo II, Versos 1 e 2”, diz que nós devemos orar por aqueles que exercem autoridade, e quando as pessoas de autoridade governam com sabedoria, nós temos vida tranquila. E desta Casa, deste lugar, saem decisões e coisas que impactam a nossa vida direta e indiretamente.

Então, a primeira coisa que eu queria dizer é: ore para as pessoas que aqui trabalham, ore para as pessoas que se assentam nessas cadeiras durante as atividades normais desta Casa, porque daqui saem decisões que podem impactar diretamente nossa vida, das nossas crianças.

Segunda coisa, há lugares que o Poder Público não chega, e nós sabemos disso. Não dá para tampar o sol com a peneira. E nesses lugares onde o Poder Público não chega, a igreja chega. A igreja, pelos vales e pelas cidades, ela vai triunfar e ela depende de nós.

Nós somos a igreja. E há lugares onde só você pode ir, onde só você pode chegar. Foi assim comigo. Eu venho de um lugar, uma favela, de um lugar inóspito e lá eu fui alcançado pela igreja, e há muitos que precisam ser alcançados pela igreja.

Eu gosto dos ideais. O que eu mais gosto é o propósito, mas ele, não sei por que não é falado. Os jovens pelos jovens. Os jovens pela igreja e os jovens pelos semelhantes. Amigos, continuem salvando do pecado e guiando no serviço. Continuem exercendo seu papel como cidadão e seu papel como cristão, seja pelos jovens, pela igreja e pelo outro.

Que Deus abençoe a todos, que Deus abençoe este lugar e obrigado, doutora, pela oportunidade. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigada, pastor Claudio. Então, agradecemos as palavras dos membros da Mesa, e neste instante daremos início a um momento muito especial da noite, as nossas homenagens.

Elas serão entregues por associações e, para começar, convidamos para vir aqui à frente a deputada estadual Dra. Damaris Moura. Convidamos também o pastor Cesar Augusto do Nascimento, o pastor Fabrício Leão, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista Leste e os coordenadores regionais, líderes dos Clubes de Desbravadores da Associação Paulista Leste.

Para uma melhor organização e celeridade na entrega das homenagens, chamaremos os homenageados em blocos de dez pessoas. Então, fiquem atentos, e venham até aqui à frente rapidamente receber a sua homenagem.

Homenageados. Associação Paulista Leste. Fabrício Leão, Alan David Pinto da Silva, Arlete Negrisoli de Assis, Débora Priscila Pereira Sampaio de Queiroz, Dorival dos Santos Leal Jr., Esther dos Santos Alves, Fábio Roberto Bueno, Felipe Borges e Fernando Roberto da Silva Brito.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Olhando para o fotógrafo, isso aí.

Ainda dos homenageados da Associação Paulista Leste, convidamos para virem também à frente: João Batista Caetano, José Carlos da Silva, Júlio da Silva Nascimento, Luciana Maia Leal, Lucimara Fernandes Magalhães, Luiz Fernando, Marcelo Augusto Barbosa Watanabe, Marcos Vinícius de Souza Trindade, Marta Moreira Niz de Lima e Matheus Chaussê Xavier.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Perfilando agora para a foto oficial. Atenção ao fotógrafo.

Dando continuidade então aos homenageados da Associação Paulista Leste, convidamos à frente: Matheus Scallione, Nil (Inaudível.) Sampaio Barbosa Pereira; Pedro Vitor de Souza Miranda, Renato Lisboa Santucci, Rodrigo Costa da Silva, Suellen Tavares Barbosa, Wallison Vieira Lima, Ian Augusto Alves. Concluindo então as homenagens à Associação Paulista Leste. Aproveitando Mike e Murilo, também da Associação Leste, que estão por aqui. Mike Souza Augusto e Murilo Ramos Pereira.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agora vamos perfilando para a foto. Atenção ao fotógrafo.

Dando continuidade, nós vamos juntar aqui duas associações. (Fala fora do microfone.) Eu me enganei aqui, vamos fazer um intervalo, nós teremos aqui uma apresentação.

Então, antes de seguirmos com as homenagens, convidamos o clube Falcão Imperial da Igreja Vila Guilhermina, da Associação Paulista Leste, para duas mensagens musicais. Vou mencionar as duas músicas e a equipe técnica vai soltar na sequência. São elas: “Cada Novo Dia” e “Minha Geração”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao clube Falcão Imperial.

Neste momento, convidamos os pastores Eduardo Giglio Mattos, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista Sudeste; Fábio Moreno, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista do Vale; e os coordenadores regionais e líderes da Associação Paulista Sudeste e Associação Paulista do Vale. Então, a gente vai seguir com as homenagens. Dra. Damaris, por gentileza, e pastor Cesar também acompanham o ato.

Convidando então aqui à frente, iniciando pelos homenageados da Associação Paulista Sudeste, Eduardo Giglio Mattos, Camila Bonifácio dos Santos, Cristiellen Xavier Leon, Franklin Luiz Macedo de Oliveira, José Carlos Bispo Leon. Complementando aqui a lista, os homenageados agora da Associação Paulista do Vale, Alexandre Carlos Feldkircher, não sei pronunciar o nome, me desculpe, e Jackson Matheus Alves Almeida.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Faço questão: Alexandre Carlos Feldkircher. Isso, perfilados, atenção ao fotógrafo. Muito obrigada.

E agora, neste momento, assistiremos a uma apresentação de sinalização semafórica. Essa apresentação será feita pelo clube Adventure, da Igreja Nova Petrópolis, da Associação Paulista do Sudeste.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao clube Adventure e convidamos agora aqui à frente Dra. Damaris, pastor Cesar, também pastor Claudio Roberto Miranda da Silva, os coordenadores regionais e líderes da Associação Paulista Sul.

Convidamos então os homenageados da Associação Paulista Sul. Claudio Roberto Miranda da Silva, Carlos Henrique Mendes, Claudinéia Gomes, Clovis Silva Alves, Estefano Bastos Souza Santos, Fernando de Faria Melo e Gleide Alexandre da Silva.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Atenção agora para a foto, enfileirados.

Dando continuidade, ainda com os homenageados da Associação Paulista Sul, convidamos aqui à frente Hudson Silva Carvalho Junior, Luana Matias dos Santos, Margarete Arsenio da Silva Souza, Michael Carlos Ferreira, Renato Marinho Santiago, Ricardo Jonadabs Cesar, Roberto Sales Bolognesi. Atenção para o fotógrafo.

Convidamos agora o clube Guardiões de Órion da Igreja do Jardim Amália, da Associação Paulista Sul, para uma apresentação de ordem unida.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao clube Guardiões de Órion.

E, neste momento, convidamos para vir aqui à frente a Dra. Damaris, pastor Cesar, pastor Danny Bravo, líder dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulistana, e os coordenadores regionais e líderes da Associação Paulistana.

Seguindo então para os homenageados da Associação Paulistana, convidamos aqui à frente Danny Bravo, Eder Luiz Oliveira Lima, Girlene Lourdes dos Santos Lemos Tomé, Henrique dos Santos Vilar Garcia, Jamil Messias, Leandro Spalato Torres, Sandra Cristina Souza Pires Silva e Valdir Vilar Garcia.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agora todos perfilados para a foto. Atenção ao fotógrafo.

Assistiremos agora a uma apresentação da fanfarra do clube Raios do Sol, da Igreja do Jardim Miriam da Associação Paulistana.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao clube Raio de Sol, pela belíssima apresentação.

E convidamos para vir à frente - ou melhor, a esta tribuna aqui - a deputada Dra. Damaris Moura, para uma linda homenagem pelos 50 anos de fundação.

Temos ainda dois associados da Paulistana. Convidamos aqui à frente: Carlos Henrique Lemos Tomé e João Pedro de Alvarenga. Estão por aqui?

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - E os últimos serão os primeiros a terem uma foto única. Obrigada. Como eu havia dito, convidamos aqui a esta tribuna a deputada Dra. Damaris Moura, para uma linda homenagem pelos 50 anos de fundação.

 

A SRA. PRESIDENTE - DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Ela não disse fundação de quê, não é? É a surpresa da noite. Com muita honra e com muita alegria, eu quero, neste momento, de forma muito breve, fazer um reconhecimento muito especial a um clube de Desbravadores que está completando 50 anos de existência no mês de outubro, e eu estou me referindo ao Clube Centauro, que eu peço uma salva de palmas a todos. (Palmas.)

O Clube Centauro é o clube do meu filho, Oliver. É o clube da minha igreja, Central de São Paulo, e este clube tem feito um trabalho transformador ali onde ele está estabelecido, na região central de São Paulo, na Rua Taguá, nº 88, onde este clube regularmente se reúne.

Como disse inicialmente, para promoverem as mais diversas atividades que vocês conhecem tão bem, e é uma verdadeira escola de cidadania que tem transformado a vida de meninas e meninos e a vida do meu filho, Oliver, que com muito orgulho faz parte deste clube, e hoje já ingressou na classe de líderes, aos seus 16 anos.

Então eu quero agora, com muita alegria, com muita honra e gratidão a Deus pela existência deste clube, convidar o seu diretor, o pastor Renan, que então traga consigo o Clube de Desbravadores Centauro. Parabéns pelos 50 anos deste especial clube aqui da cidade de São Paulo. Por favor, venham à frente. (Palmas.)

Eu quero convidar ainda o pastor Cesar, que se posicione aqui ao lado deste clube, nós vamos ofertar uma placa de homenagem pelos 50 anos, entregue aqui pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Flávio está me lembrando daquilo que eu não vou me esquecer, de convidar o pastor Andrey Masson.

Pastor Andrey, Flávio está me lembrando de algo que eu não ia esquecer. Pastor Andrey e o ancião desta igreja, líder desta igreja, o nosso querido Val, que acompanha as atividades deste clube.

Mais uma vez, pastor Renan, diretor deste clube, pastor Andrey e pastor Renan, pastores desta igreja, a mais antiga de São Paulo. E o querido Val, que acompanha estas atividades. E a cada menina e menino, que de forma tão especial tem então participado das atividades deste clube, que completa seus 50 anos.

Eu vou descer agora, e juntamente com o pastor Cesar, nós faremos então a entrega da placa de homenagem ao pastor Renan, que representará todas estas meninas e meninos do Clube Centauro. Parabéns, que Deus abençoe a vocês pelos 50 anos de existência deste clube. (Palmas.)

Eu convido ainda o pastor Danny Bravo, departamental de Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulistana, que também se dirige à frente juntamente conosco. Façamos então a entrega desta placa de homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Todos posicionados?

Isso, vamos nos organizando os menores na frente. Não sei se ajuda o fotógrafo a fazer uma meia-lua? Ou mantém assim? Tomou um pouco de distância e agora vai ficar completo. Atenção ao fotógrafo ali. Muito bem. Parabéns, 50 anos. (Palmas.)

E seguindo com o nosso protocolo aqui no evento, convidamos todos os membros da Mesa Diretora para se posicionarem também aqui à frente, para a entrega de homenagem ao pastor Cesar Augusto do Nascimento, líder dos Desbravadores e Aventureiros para o estado de São Paulo, União Central Brasileira.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Atenção à foto.

E temos aqui mais duas pessoas que chegaram também da Leste e da Sul, respectivamente, Marcelo Augusto Barbosa Watanabe e a Maria José Souza Reis. (Palmas.) Venham aqui à frente também para receberem a homenagem de vocês.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Todos enfileirados, atenção ao fotógrafo ali. Muito obrigada. Parabéns a todos vocês pela homenagem.

E, agora, para falar em nome dos homenageados, convidamos aqui a esta tribuna, o pastor Cesar Augusto do Nascimento, líder dos Desbravadores e Aventureiros para o estado de São Paulo, União Central Brasileira. (Palmas).

 

O SR. CESAR AUGUSTO DO NASCIMENTO - Boa noite a todos.

É uma alegria, líder, falar para você nesta noite. É uma alegria, desbravador, falar para você nesta noite.

Sou fruto do Clube de Desbravadores. O Clube de Desbravadores foi uma bênção na minha vida e o Clube de Desbravadores tem sido uma bênção na vida de mais de um milhão e 600 mil desbravadores no mundo todo. O Clube de Desbravadores está presente em mais de 166 países diferentes.

Gostaria de ler alguns resultados aqui para você do Clube de Desbravadores. Este é um ministério que trabalha especificamente com a educação cultural e social de juvenis e adolescentes entre dez e 15 anos de idade. No mundo, nós somos 65.971 Clubes, totalizando 1.664.417 desbravadores.

Em oito países da América do Sul, os países que compõem a América do Sul, ou melhor dizendo, a divisão Sul-Americana, nós temos 13.080 Clubes de Desbravadores e nós temos 372.949 desbravadores. E agora vindo para São Paulo, para o nosso estado de São Paulo, nós temos 1.356 Clubes de Desbravadores, totalizando 42.600 desbravadores que estão no nosso Estado.

E esses desbravadores trabalham de forma muito especial, cumprindo o grande objetivo do Clube de Desbravadores, que é salvar do pecado e guiar no serviço. O objetivo, cunho social, para contribuir por meio de informações relevantes, o melhoramento das condições e da qualidade de vida dos juvenis, adolescentes e dos seus familiares.

Por isso, estou aqui nesta noite, em primeiro lugar, para agradecer. Agradecer os nossos colegas pastores que estão aqui, que acreditam nesse ministério e apoiam esse ministério. Gostaria de agradecer os nossos diretores de Clube, que também se fazem presentes; nossos coordenadores; nossos regionais; nossos distritais.

Gostaria de agradecer aos capelães; vice-diretores; secretários e secretárias; instrutores e instrutoras; os “staffs”; os conselheiros. Enfim, eu gostaria de agradecer a cada um que faz parte da diretoria desses clubes, que cumpre o objetivo de salvar do pecado e guiar no serviço.

Eu gostaria de chamar a desbravadora Daniele aqui à frente. Ela está aí, a desbravadora? Por favor, desbravadora Daniele, ela vai me ajudar com uma questão aqui. Eu preciso mostrar, já que nós estamos aqui participando de uma transmissão ao vivo, eu gostaria de chamar uma desbravadora aqui à frente.

Antes de um desbravador receber o lenço... Eu gostaria, Daniele, que você tirasse o seu lenço e você abrisse e mostrasse, lá para a tela, para todos que estão vendo.

Quando nós fazemos uma admissão de lenço, é quando um desbravador se torna verdadeiramente desbravador, porque quando ele entra no clube, ele é apenas um aspirante a desbravador. Ele precisa permanecer pelo menos 60 dias no clube e aí, então, ele recebe o lenço.

E quando ele recebe o lenço, é o lenço que você está vendo aqui, ele tem três lados, ele é em formato de triângulo, porque representa as faculdades que são desenvolvidas em um Clube de Desbravadores: é a faculdade física, a faculdade mental, mas também a faculdade espiritual.

Este lenço, ele também simboliza a nossa crença, a crença da divindade, atuando e abençoando o desbravador. É Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Este lenço tem a cor amarela, porque o amarelo simboliza excelência. Um desbravador é excelente em tudo que faz: vai estudar, vai trabalhar, vai ajudar a família. Ele sempre vai fazer de forma excelente.

Aqui no lenço, você vê que tem um globo simbolizando o planeta Terra, porque o desbravador tem um alvo. O alvo é de pregar a mensagem do advento. O advento é a volta de Jesus. E esse objetivo é para que este evangelho seja pregado a todo mundo, para que em nossos dias possamos ver Cristo Jesus voltar em glória e majestade.

Dentro deste globo, você vê um triângulo. Este triângulo está na cor vermelha, porque o vermelho simboliza o sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário para salvar cada desbravador e cada pessoa que acredita em Deus. E nós vemos ali que dentro tem um escudo. Este escudo representa a nossa fé. Fé de que nós podemos viver dias melhores, fé de que nós podemos ter uma sociedade melhor, fé nos nossos adolescentes e nossos juvenis, fé na família.

E fé, acima de tudo, em nosso Deus. Nós vemos que no meio tem uma espada. Essa espada é uma espada de dois gumes, representando a palavra de Deus, o Antigo e o Novo Testamento. Ou seja, o Clube dos Desbravadores, ele está embasado, a filosofia do clube está embasada na Bíblia Sagrada.

E sabe por que está na cor azul? Porque o azul simboliza lealdade. Um desbravador é leal aos seus amigos, um desbravador é leal à sua família, um desbravador é leal ao governo, um desbravador é leal à sociedade, um desbravador é leal a Deus, acima de todas as coisas.

E talvez você, que esteja vendo, e já viu tudo o que foi apresentado aqui, você viu a apresentação de ordem unida, você viu a entrada das bandeiras, você viu os nossos ideais.

Você presenciou nossos hinos. Você presenciou os nossos valores. Você presenciou aquilo que nós acreditamos. Você presenciou aqui códigos semafóricos. Você presenciou aqui uma fanfarra tocando. Tudo isso e muito mais é o que o Clube de Desbravadores tem para oferecer a todos vocês que estão assistindo este programa, neste momento, ou ainda vão assistir. 

Talvez você tenha um filho que queira colocar no Clube de Desbravadores, ele vai ser muito bem-vindo. Talvez você tenha um amigo, um familiar, por favor, divulgue o Clube de Desbravadores.

E talvez agora você fique pensando: “Como que eu faço para encontrar um Clube de Desbravadores?” É muito simples: pegue o seu celular e digite na internet “encontre um clube”. Você vai colocar ali o seu CEP, e ele vai direcionar você ao clube mais próximo da sua residência. 

Eu queria dizer para você o seguinte: nossos desbravadores, nossos líderes, a nossa igreja está com as portas abertas e os braços estendidos para receber a todos vocês. Todos serão muito bem-vindos. Eu almejo que todos os nossos meninos e meninas de dez a 15 anos se tornem desbravadores. Venham fazer parte desta grande aventura.

E para concluir, Maranata! 

 

TODOS - O Senhor logo vem! 

 

O SR. CESAR AUGUSTO DO NASCIMENTO - Amém! (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as belíssimas palavras do pastor Cesar. Agora, com a palavra, a deputada Dra. Damaris Moura, para que proceda o encerramento desta solenidade. 

 

A SRA. PRESIDENTE - DRA. DAMARIS MOURA - PSDB - Primeiro, um registro de gratidão. Eu comecei agradecendo a Deus e eu quero terminar agradecendo a Deus. Foi uma noite inesquecível, muito emblemática, muito significativa para esta Casa, a Assembleia Legislativa de São Paulo. 

E eu não tenho conhecimento de que já se realizou neste Parlamento uma sessão solene em homenagem aos desbravadores, para que este trabalho que é tão transformador, que é tão relevante à sociedade, possa ser publicizado, promovido, divulgado.

O pastor Cesar foi tão feliz agora ao compartilhar, com todo o estado de São Paulo, que nos acompanha ao vivo nesta noite, por meio da Rede Alesp, aquilo que pode ser feito por meio deste clube e a forma pela qual você, pais, pai, mãe, pode levar o seu filho a participar deste Clube de Desbravadores. Ele é extensivo a todos. Então, a palavra de gratidão aos homenageados.

Eu quero cumprimentá-los, aos pais, desbravadoras, desbravadores, todas as lindas apresentações que foram feitas aqui, aos líderes de cada campo, deste vasto território, da União Central Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Estão todos os seus territórios aqui representados. E que o Clube de Desbravadores siga representando aquilo que lhe é tão caro, que é o serviço às pessoas e o serviço a Deus. 

Que cada menina e cada menino que esteve conosco aqui nesta noite siga representando os valores, os princípios. E siga representando com firmeza, e que sejam valorosos desbravadores, participando dos esforços que este clube tem feito, em todo o Brasil, e em todo o mundo, para transformar e servir.

Eu quero agradecer a presença de todos que permaneceram conosco até agora. Agradecer a todos os servidores aqui da Assembleia Legislativa, que foram tão solícitos em organizar esta solenidade, todos que estão operando som, TV.

À Polícia Militar, representada aqui nesta noite por sua Camerata, e bem como por policiais militares que ainda estão ali presentes, fazendo a segurança deste lugar e louvando a Deus por tudo, queridos. 

Então, esgotado o objeto da presente sessão, nós declaramos encerrada a sessão solene em comemoração ao Dia do Desbravador, através da Lei nº 17.801, de 2023, de minha autoria, e sanção do governador Tarcísio de Freitas.

Uma boa-noite a todos.

Está então encerrada, neste momento, a presente sessão.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 51 minutos.

 

* * *