9 DE NOVEMBRO DE 2023

49ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAÇÃO DOS 480 ANOS DA SANTA CASA DE SANTOS

        

Presidência: PAULO CORREA JR

        

RESUMO

        

1 - PAULO CORREA JR

Assume a Presidência e abre a sessão.

        

2 - EDSON SERBONCHINI

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

        

3 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Comemoração dos 480 Anos da Santa Casa de Santos", a pedido deste deputado.

        

4 - EDSON SERBONCHINI

Mestre de cerimônias, convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz relato histórico e anuncia a exibição de vídeo a respeito da instituição homenageada.

        

5 - ARIOVALDO FELICIANO

Provedor da Santa Casa de Santos, faz pronunciamento.

        

6 - EDSON SERBONCHINI

Anuncia a entrega de maquete da Santa Casa de Santos ao deputado Paulo Correa Jr.

        

7 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Tece considerações sobre sua relação com a Santa Casa de Santos.

        

8 - EDSON SERBONCHINI

Anuncia a entrega de homenagem a Ariovaldo Feliciano, provedor da Santa Casa de Santos.

        

9 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Paulo Correa Jr.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Boa noite, senhoras e senhores. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar os 480 anos da Santa Casa de Santos. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pelo canal Alesp no YouTube.

Convidamos para compor a Mesa Diretora o deputado estadual Paulo Correa Jr, proponente desta sessão solene. (Palmas.) Convido também Ariovaldo Feliciano, provedor da Santa Casa de Santos. (Palmas.)

Convido também sua esposa, Eliana Feliciano, presidente do Centro de Controle de Qualidade. (Palmas.) Convido também Écio Lescreck, presidente do Conselho Deliberativo da Santa Casa de Santos. (Palmas.) Convido também Alex Macedo, diretor técnico da Santa Casa de Santos.

Obrigado, senhores. Podem sentar.

Neste momento, eu passo a palavra para o deputado Paulo Correa Jr, presidente desta sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PSD - Boa noite a todas, boa noite a todos. É um prazer tê-los aqui na maior Casa de Leis da América Latina, nesta data tão importante, especial, para todos nós aqui.

Por unanimidade desta Assembleia Legislativa, honrarmos a Santa Casa de Santos pela sua história, pelo seu trabalho, pela sua administração, por quem já passou, por quem hoje faz um trabalho com excelência, como essa diretoria.

É um prazer tê-los aqui na Assembleia Legislativa, trazendo um abraço do nosso presidente da Casa, deputado André do Prado, que me deu a honra de presidir, porque é prerrogativa do presidente presidir qualquer sessão solene.

Agradeço ao presidente André do Prado por me honrar para que eu presidisse esta sessão solene, e trazer aqui o meu abraço a ele e a toda sua equipe. Agradecer o Cerimonial, que se empenhou bastante; a organização; os funcionários da Casa, que aqui estão. É um prazer tê-los aqui.

Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene atende a minha solicitação, deputado estadual Paulo Correa Jr, com a finalidade de comemorar os 480 anos da Santa Casa de Santos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, tocado em CD, por favor.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Obrigado, senhores, podem se sentar.

Neste momento registro e agradeço a presença das seguintes autoridades e personalidades aqui presentes neste dia: Denis Valejo, secretário adjunto da Saúde em Santos; Marise Céspedes Tavolaro, vice-presidente do Conselho Deliberativo; Antonio Carvalho, primeiro tesoureiro da Santa Casa de Santos.

Aldo Santos Pinto, gerente jurídico; Fábio Isoldi, diretor comercial; Daniel de Carvalho Lustoza, diretor do pronto-socorro; Alessandra Conceição Roberto Manetta, gerente de enfermagem; Carlos Vinetou Ayres, coordenador de pesquisa.

Octavio Tavolaro Filho, diretor de apoio; Eloi Guilherme Mocellin, vice-diretor clínico; Constantino Kader Conde, diretor clínico; e Clovis Moblize, mordomo geral; todos da Santa Casa de Santos.

Neste momento, farei uma leitura do texto “Santa Casa de Santos: 480 anos unindo história, pioneirismo e modernidade”:

“Hospital mais antigo em funcionamento do País celebra momento próspero, tendo à frente da gestão o atual provedor Ariovaldo Feliciano. Hospital símbolo da saúde da região, a Santa Casa de Santos tem a maior e mais completa estrutura de atendimento e lidera como o mais bem equipado complexo assistencial do litoral paulista.

De inspiração para o nome da cidade nos primórdios da fundação à tecnologia cirúrgica mais avançada do mundo, a Santa Casa de Santos completa 480 anos unindo história, pioneirismo e modernidade. Sob o comando do provedor Ariovaldo Feliciano desde 2016, a instituição celebra a fase mais próspera de sua trajetória, graças às muitas conquistas e transformações promovidas pela gestão atual.

Este é o 4º mandato consecutivo do provedor, que aceitou o desafio de assumir a instituição quando estava cheia de dívidas. Vale destacar que Ariovaldo Feliciano é o 80º provedor da história da irmandade.

Após um forte choque de gestão, revisão de contratos e investimentos em tecnologia, Ariovaldo Feliciano conseguiu resgatar o potencial competitivo da Santa Casa de Santos, colocando o hospital de volta no mapa como um dos melhores do País.

Quatrocentos e oitenta anos de uma nova Santa Casa. Principal referência de atendimento no combate à Covid-19 nos momentos mais críticos da pandemia; mesmo diante de tantas adversidades, a instituição superou os desafios e entregou obras importantes, como unidades de internação reformadas e o Complexo de Radioterapia, que oferece o melhor tratamento contra o câncer com o acelerador linear Halcyon.

Considerando os acontecimentos deste ano, o hospital deu um grande passo no que tange à sustentabilidade com o início das instalações de painéis de energia fotovoltaica. A expectativa é que a instituição comece a produzir energia solar até o fim de 2023.

Ainda falando de tecnologia, a Santa Casa é o único hospital da região que possui um centro robótico e experiência de quase dois anos realizando procedimentos cirúrgicos com o robô Da Vinci, o mais moderno do mundo.

Atualmente, a instituição também oferece curso de cirurgia robótica, tornando-se, também, uma referência para a formação de novos cirurgiões deste segmento.

 Este ano, a Santa Casa também fez a entrega do cerimonial de cremação, ampliando o rol de serviços de apoio ao luto e demonstrando preocupação em humanizar o atendimento em todas as etapas assistenciais.

São 480 anos escrevendo a história da Saúde no País, em uma trajetória que inclui o ensino da medicina e a participação em todos os ciclos de desenvolvimento da sociedade.

A Santa Casa de Santos é mais do que um hospital, é parte da história de cada um e o primeiro nome a ser lembrado, sempre, quando o assunto é saúde”.

Assistiremos, agora, um vídeo de apresentação institucional, em comemoração aos 480 anos da Santa Casa de Santos.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Obrigado. Obrigado pela exposição do vídeo.

Neste momento, convido o Sr. Ariovaldo Feliciano, provedor da Santa Casa de Santos, para fazer o uso da palavra.

 

O SR. ARIOVALDO FELICIANO - Excelentíssimo Sr. Deputado Paulo Correa Jr, que hoje preside esta sessão memorável, deputado da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - memorável porque, como foi dito pelo mestre de cerimônias, a Santa Casa completa, neste ano, 480 anos.

Uma Santa Casa que, há sete anos - o senhor sabe muito bem, porque o senhor é santista -, estava com as portas fechadas, e nós, graças a Deus, conseguimos transformá-la, hoje, em um dos hospitais mais modernos do Brasil.

Creia, Sr. Presidente: toda a população da Baixada Santista e do Vale do Ribeira o estão aplaudindo de pé pela sua feliz iniciativa de conceder esta honraria à Santa Casa de Santos, na passagem dos seus 480 anos de fundação. Permita-me, presidente, em seu nome, saudar aqui a todas as autoridades civis, militares, deputados aqui presentes.

Senhoras e senhores, é com imenso orgulho que recebo esta homenagem em nome da Santa Casa de Santos, neste momento tão significativo, que é quando a instituição completa 480 anos de existência.

Este é o meu quarto mandato consecutivo, e muito foi feito desde 2016, quando assumi o hospital, e encarei o desafio de me tornar o octogésimo provedor da história da irmandade. Tomei a frente da Santa Casa de Santos quando a irmandade se encontrava cheia de dívidas e sucateada, ameaçando fechar as portas diante daquele cenário.

Consegui vislumbrar que era possível, sim, resgatar o potencial da instituição, e salvar-se importante história para a Saúde da população e do País. Lembro-me bem, no meu discurso de posse não prometia entregar um hospital modelo, mas sim um hospital moderno.

Tínhamos muito o que fazer e, junto aos membros da mesa administrativa, gestores, corpo clínico e colaboradores, arregaçamos as mangas e vestimos a camisa da nossa querida Santa Casa de Santos.

Entre mudanças de processos de trabalho, reestruturamos reformas, implantações de sistemas e tecnologia. Ainda enfrentamos a Covid-19, e a instituição tornou-se também a principal e maior estrutura de combate ao vírus da região.

Mesmo nos momentos mais críticos da pandemia, a nossa Santa Casa de Santos foi o único hospital do litoral paulista que manteve suas portas abertas, oferecendo assistência completa especializada para todos os casos.

E nesse período, mais uma vez, o hospital fez história, pois nos momentos mais difíceis, tornava-se cada vez mais forte e evoluía a cada dia, fazendo entregas de serviços importantes para a saúde, como o complexo de radioterapia, com o acelerador linear, que trata tumores de forma precisa e eficaz.

Construímos um centro robótico totalmente estruturado para o robô Da Vinci, possibilitando a realização de procedimentos com a tecnologia cirúrgica mais avançada do mundo. O hospital já realizou, até hoje, mais de 400 cirurgias robóticas e é o único da região que possui um robô cirurgião.

Pensando em humanizar ainda mais o atendimento em todas as etapas assistenciais, reformamos totalmente o serviço de luto e construímos um espaço para realização de cerimônias de cremação amplo e acolhedor, para tornar o momento de despedida memorável e especial.

Foram muitas conquistas nesse período em que estou como provedor da nossa Santa Casa. Mas ainda tenho muitos planos, que envolvem melhoria no atendimento materno infantil e o serviço de nefrologia.

Esse último, deputado Paulo, que já está em andamento e com obras aceleradas para, muito em breve, entregar o maior centro de hemodiálise da América Latina e poder atender os pacientes renais crônicos com qualidade, conforto e, principalmente, com humanização.

Esta é a nova Santa Casa de Santos que, graças aos esforços da equipe que me acompanha e aceitou o desafio comigo, conseguimos transformar em um hospital moderno, cumprindo minha promessa inicial. E que agora caminha para tornar-se um hospital modelo para o nosso Brasil.

Em nome de todos que amam a nova Santa Casa de Santos e acreditaram no nosso trabalho, o meu muito, muito obrigado por esta honraria, por esta honrosa homenagem que hoje a nossa Santa Casa recebe por sua iniciativa.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Obrigado ao Sr. Ariovaldo Feliciano, provedor da Santa Casa de Santos.

Neste momento, eu convido o Sr. Ariovaldo, provedor da Santa Casa de Santos, a entregar uma réplica do atual prédio da Santa Casa de Santos - que se trata de uma quarta edificação, desde a fundação da instituição, em 1543, inaugurada em 2 de julho de 1945, por Getúlio Vargas, ex-presidente da República - ao deputado Paulo Correa Jr.

Por favor, todos da Mesa, se puderem descer para uma foto. Por favor, e a entrega da maquete.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Ok, senhores. Obrigado. Solicito às autoridades que retornem.

As autoridades estão retornando à mesa e, neste momento, convido o vereador de São Vicente, Jailton Jatobá, para fazer parte da Mesa Diretora, por favor. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PSD - Vou quebrar um pouco o protocolo. É o provedor que manda hoje, não é? Então, ele sugeriu que nós descerrássemos aqui, tirássemos a faixa, para mostrar para todos a beleza que é essa arte do prédio da Santa Casa. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Ok, muito obrigado e meus parabéns pela maquete.

Neste momento, passo a palavra ao deputado estadual. Por favor, Paulo, pode fazer uso.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PSD - Olá, mais uma vez. Boa noite, senhoras e senhores. Quero cumprimentar o nosso provedor da Santa Casa, Ariovaldo Feliciano, e já o parabenizar pelo grande trabalho que tem feito ao longo destes sete anos.

Cumprimentar a sua esposa Eliana Feliciano, que está aqui conosco, sempre ao seu lado. Já cumprimentando, também, a Karilyn Feliciano, que é filha de vocês dois; seu neto, que é o Gabriel Feliciano, que também está aqui.

Já a parabenizar Eliana, porque a gente primeiro vê que, como dizem, atrás de um grande homem... Eu não digo assim, quando olho para a senhora, vejo sempre ao lado de um grande homem, porque, assim, a senhora sempre está ao lado do Feliciano, e fica aqui um exemplo para a gente.

O sucesso em nossas vidas começa na nossa casa. Começa quando a gente tem a família junta nos momentos de dificuldade, nos momentos de comemorações. E aqui está a sua família reunida. E a gente sempre vê isso nas inaugurações que a gente vai.

Então, parabéns, Eliana, por ser, como eu posso dizer, essa coluna da sua família, sempre agregando a família, estando junto a vocês. Meus parabéns.

Quero cumprimentar, como eu sempre o chamo com todo carinho, um dos maiores oradores que a nossa Baixada Santista tem, Dr. Écio Lescreck, um grande professor, um grande amigo, um grande padrinho, é um prazer tê-lo aqui.

Eu tenho até que medir as palavras e pensar bem, porque, diante de um orador da envergadura do Dr. Écio Lescreck, a gente tem que falar do coração, porque eu já ouvi que o melhor discurso que a gente tem é aquele que vem do fundo do coração.

Então, perdoa-me, meu querido professor, se eu bambear um pouquinho aqui. Mas com a sua experiência em me sinto honrado.

É que eu estava perguntando na Mesa para o Dr. Écio: “Dr. Écio, o senhor está há quantos anos na Santa Casa?”. Ele falou: “38 anos”. Eu falei: “O senhor nunca esteve aqui? Nunca teve uma solenidade aqui? Nunca teve nenhuma honraria?”. Ele falou: “Nestes 38 anos que estou, não”.

Então, é um prazer, depois da história que temos de amizade e tal, eu poder estar aqui, dentro destes seus 38 anos, pela primeira vez homenageando e ter o senhor ao meu lado esquerdo, que é o lado do coração.

Quero cumprimentar o Alex Macedo, que é o diretor técnico. Prazer tê-lo aqui, parabéns pelo trabalho que vem exercendo junto à diretoria.

Cumprimentar, em nome das autoridades aqui, duas pessoas que eu quero mencionar, que são o coronel-PM Leandro Pereira Lima, comandante do CPI-6, que está aqui conosco hoje; e cumprimentar também o tenente-coronel Alexandre da Silva, comandante do 6o BPMI, Batalhão da Polícia Militar do Interior. Prazer vê-los aqui.

E cumprimentar o vereador Jailton Jatobá, que é vereador em São Vicente, líder do governo, e neste ato representando o meu amigo, prefeito Kayo Amado, que tem feito um trabalho ali como um herói.

Uma cidade com muitas dificuldades financeiras, e o Kayo tem avançado muito... tem passado madrugadas, como eu vejo ali. Então, mande o meu abraço ao prefeito. E é um prazer ter você aqui também ao nosso lado, fazendo parte da Mesa. Saiba que você é um irmão chegado.

Quero cumprimentar também o Sr. Renato Penteado, que está representando a deputada federal Rosana Valle. Onde está? Está ali. É um prazer tê-lo aqui, mande um grande abraço à deputada Rosana Valle.

Senhoras e senhores, quando eu parei para pensar aqui hoje, eu vinha refletindo no carro o que eu poderia falar. E me vieram à mente algumas situações pelas quais todos nós passamos.

E eu quero dizer que eu pensei no primeiro lugar onde eu abri meus olhos, eu pensei no primeiro lugar onde eu chorei, eu pensei no primeiro lugar onde foi colocada a minha cabeça no peito da minha mãe, eu pensei no primeiro lugar onde talvez alguém me carregou no colo. Eu pensei em todos esses momentos.

E aí lembrei da Santa Casa de Santos, lugar onde, em 1976, 47 anos atrás, às 10 horas e 23 da manhã, eu nascia, naquele hospital. Então, por isso que é emocionante para mim, porque tem um valor sentimental onde eu nasci. Santa Casa, então, faz parte da minha vida, porque ali minha mãe me deu à luz ao mundo.

E hoje, como representante da nossa região, principalmente da nossa cidade de Santos, lembrando da minha mãe e lembrando da mãe de todas, que é a Santa Casa de Santos, é muito representativo para mim e uma honra poder homenagear, junto dos meus colegas, porque aqui ninguém faz nada sozinho, viu?

Agradeço aos meus colegas por terem aprovado esta sessão solene, mandando o abraço de todos os deputados desta Casa, dos outros noventa e três. E dizer que hoje, depois de todo esse histórico, além da questão sentimental que eu tenho com a Santa Casa, eu posso dizer que também tive a colaboração dos colegas e dos governos que passaram...

De poder enviar os recursos para a Santa Casa, sabendo que, com responsabilidade, a sua administração, provedor Ariovaldo, com responsabilidade, tem feito o melhor com as emendas parlamentares enviadas à Santa Casa.

Com um trabalho de excelência, um trabalho de seriedade, competência e carinho, eu vejo como o senhor anda com as obras e faz questão - eu que estou em falta, de não ir mais aos almoços ali da Santa Casa - de mostrar para a gente como está encaminhando as obras, o dinheiro como foi aplicado. E tem aí o resultado, ao longo destes anos.

Depois dessa maquete que eu recebi hoje, maravilhosa... Creio que eu já enviei mais de 16 milhões para a Santa Casa. Depois desse presente, eu tenho que mandar mais 16, com certeza. O Ariovaldo sabe como pedir e como conquistar a gente. Pois eu quero, em nome do Ariovaldo, cumprimentar todos vocês que fazem parte dessa história no dia a dia.

Tenho certeza de que ele não chegaria aqui sozinho, se não tivesse uma equipe competente, pessoas que ajudam, pessoas que torcem, que vivem o dia a dia, que participam daquele café da manhã dos aniversariantes - que eu já vi ali sendo sorteado até escova para careca; já vi. Pretendo participar com vocês, por muitos anos, desses cafés da manhã, que são maravilhosos. Mas por mais...

A Santa Casa atende toda a nossa região, principalmente uma região com que eu tenho muita identidade. Eu me identifico muito com a região do Vale do Ribeira, que é onde nós temos o menor IDH do estado de São Paulo, as pessoas mais carentes. A Santa Casa acolhe também as pessoas do Vale do Ribeira e é realmente a mãe, a mãe de todos nós.

Então, provedor, para não me alongar e ter a oportunidade de tê-los aqui novamente, eu tenho a oportunidade de falar. Eu aprendi que a gente tem que falar de pé para ser visto, alto para ser ouvido e pouco para ser ouvido novamente, senão ninguém mais quer ouvir, não é?

Então eu vou parar por aqui, deixando a minha homenagem, da minha família, deixando a homenagem desta Casa e deste deputado. A Santa Casa, não sou eu que estou fazendo a homenagem, a Santa Casa é que está homenageando todos nós, que fazemos parte dessa história ao longo destes 480 anos.

Parabéns, que o senhor continue com esse vigor, com essa saúde, com essa vontade. É impressionante ver o senhor, com toda a experiência que tem de vida, sempre com entusiasmo falando: “eu quero fazer diferente, eu quero realizar”.

Isso é um motivo de inspiração para todos nós.

Parabéns.

Ficam registrados nos anais desta Casa o trabalho, a competência e toda essa história linda dos 480 anos da Santa Casa de Santos.

Um abraço a todos e uma boa noite. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Obrigado ao deputado estadual Paulo Correa Jr pelas palavras.

Neste momento, o deputado tem uma homenagem ao Sr. Ariovaldo, provedor da Santa Casa de Santos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Com a palavra, deputado, por favor.

Convido a Karilyn, por favor, com o deputado, para entregar as flores também às mulheres, representando as mulheres. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Obrigado, Karilyn, por favor.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PSD - É, gente, tem que fazer a família trabalhar um pouco.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Deputado, suas considerações, por favor.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PSD - Mais uma vez agradecer a todos, agradecer a Deus por esta oportunidade também.

Espero que a gente volte aqui quando vocês acharem necessário, não só pelas datas importantes. Eu sei que 480 anos é uma data importantíssima, mas esta Casa sempre estará - pelo menos, provedor, enquanto eu estiver aqui - de braços abertos e o coração também sempre aberto para contribuir ou retribuir à Santa Casa de Santos.

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, dos serviços de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.

Está encerrada está sessão solene.

Boa noite a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 37 minutos.

 

* * *