8 DE DEZEMBRO DE 2025

81ª SESSÃO SOLENE PARA ENTREGA DE COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO AO SR. FRANCISCO EMANUEL BATISTA DE OLIVEIRA

         

Presidência: LETÍCIA AGUIAR

         

RESUMO

         

1 - LETÍCIA AGUIAR

Assume a Presidência e abre a sessão às 19h09min.

         

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nomeia a Mesa. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

         

3 - PRESIDENTE LETÍCIA AGUIAR

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente solenidade para "Entrega de Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Francisco Emanuel Batista de Oliveira", por solicitação desta deputada. Exalta a relevância desta solenidade.

         

4 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de vídeo sobre o trabalho do homenageado. Informa a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Francisco Emanuel Batista de Oliveira.

         

5 - MÁRCIA DELGADO

Membro da equipe do homenageado, faz pronunciamento.

         

6 - ANDERSON SENNA

Vereador em São José dos Campos, faz pronunciamento.

         

7 - PRESIDENTE LETÍCIA AGUIAR

Menciona objetivos como parlamentar. Tece considerações filosóficas sobre crescimento e descoberta de propósitos. Elogia o trabalho do homenageado em prol da autoestima de clientes.

         

8 - FRANCISCO EMANUEL BATISTA DE OLIVEIRA

Barbeiro homenageado, faz pronunciamento.

         

9 - PRESIDENTE LETÍCIA AGUIAR

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 20h10min.

         

* * *

 

ÍNTEGRA

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Letícia Aguiar.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, boa noite, sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Francisco Emanuel Batista de Oliveira.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal da Alesp no YouTube. Convido para compor a Mesa Diretora a Sra. Deputada estadual Letícia Aguiar, proponente e presidente desta sessão solene. (Palmas.) Convido o Sr. Francisco Emanuel Batista de Oliveira, barbeiro e homenageado da noite. (Palmas.) Também convido para compor a Mesa o Sr. Senna, vereador de São José dos Campos. (Palmas.)

Composta a Mesa para esta sessão solene, convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Podemos nos sentar. Passo a palavra à deputada estadual Letícia Aguiar, para que proceda à abertura desta sessão solene.

 

A SRA. PRESIDENTE - LETÍCIA AGUIAR - PL - Boa noite a todos. Iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, o nosso presidente deputado André do Prado, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de entregar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Francisco Emanuel Batista de Oliveira.

Quero, primeiramente, dar boas-vindas a todos os que estão aqui hoje, nesta noite especial. Obrigada pela presença. Talvez seja a primeira vez de vocês aqui em um parlamento, não é? Que é o Parlamento do Estado de São Paulo. É aqui onde os deputados do estado de São Paulo trabalham, atuam, fazem as suas atribuições, fazem os seus projetos, as suas apresentações. É aqui que se discute o futuro de várias e várias cidades, mas também é dentro deste parlamento, dentro deste plenário, que nós temos a oportunidade de valorizar e reconhecer a história da vida de tantas e tantas pessoas.

Quando eu encontrei com a história de vida do Francisco... Nós analisamos muito o perfil dele, não é, Senna? E decidimos: poxa, é uma pessoa que merece ser reconhecida, ser homenageada, ser honrada em vida. Nós temos que honrar as pessoas em vida, em público, para que outras pessoas também conheçam e se motivem a fazer o bem por outras pessoas, muitas vezes, desconhecidas.

Portanto, a vocês que estão aqui hoje, obrigada pela presença, sejam muito bem-vindos. Para mim é uma alegria poder recebê-los aqui, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras da deputada Letícia Aguiar. Neste momento assistiremos a um vídeo sobre a vida e o trabalho do nosso homenageado.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, chegamos ao ponto alto desta solenidade. Daremos início à outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Francisco Emanuel Batista de Oliveira.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso estado, como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem.

Esta sessão solene homenageia, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, ao barbeiro Francisco Emanuel Batista de Oliveira. Convidamos para virem à frente os membros da Mesa Diretora, juntamente com o homenageado, para a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Em nome da deputada estadual Letícia Aguiar, do vereador Senna e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo desejamos parabéns ao Sr. Francisco Emanuel Batista de Oliveira.

Agora sua esposa, Ana, para registrarmos as fotos. Convidamos a mãe do homenageado, a mãe do Francisco, que recebe os cumprimentos da deputada Letícia Aguiar e do vereador Senna, para registro de fotografia.

Convidamos todos a retomarem seus locais na Mesa Diretora para que a gente possa fazer o início do uso da palavra.

Antes, então, o registro com todos os membros da equipe do Francisco Emanuel Batista de Oliveira, sua equipe que também o apoia e faz esse lindo trabalho para crianças na nossa cidade de São José dos Campos. Todos os membros da equipe, para a gente fazer o registro da fotografia e podermos dar segmento à solenidade. Um registro importante, o reconhecimento a toda a equipe do barbeiro Francisco Emanuel Batista de Oliveira, que nesta noite recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta honraria do estado de São Paulo, das mãos da deputada estadual Letícia Aguiar. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Convidamos todos a retomarem aos seus lugares e os membros da Mesa Diretora, por gentileza, de volta à mesa, para que possamos dar segmento, no momento, para seguirmos com as nossas homenagens. Mais uma vez, parabéns ao Sr. Francisco Emanuel Batista de Oliveira. E, neste momento, ouviremos a Sra. Márcia Delgado, que é membro da equipe do barbeiro Emanuel, para fazer uso da palavra em nome de toda a equipe. Por favor, Márcia.

 

A SRA. MÁRCIA DELGADO - Boa noite a todos. Eu conheço o Francisco há cinco anos, estamos trabalhando juntos há cinco anos, e nós demos o primeiro passo na formalização do projeto “João e Kamile” juridicamente, transformando em uma associação, em uma ONG. E é um prazer enorme trabalhar com o Francisco, com a Ana. O trabalho que eles fazem engrandece não só a sociedade, mas nós também, porque nós aprendemos muito com ele. Aprendemos sobre a dedicação, sobre o carinho que eles têm, sobre o desprendimento de tudo, com cada criança, cada detalhe é muito rico. É um trabalho lindo, e isso traz para a gente uma realização. A gente, claro, vê o Francisco como nosso grande mentor. Ele nos ensina todos os dias, ele nos traz todos os dias uma mensagem diferente sobre como lidar com esse dia a dia.

É uma pessoa incrível, eu acho que nós que somos da equipe..., e quem não é da equipe, que participa com ele, aprende isso com o Francisco todos os dias. A Ana, nunca a gente poderia deixar de citar a Ana que está conosco, que é o sorriso, é o nosso sorriso todo dia, é o nosso sol todo dia. Ela está ali para iluminar a nossa vida, para deixar a gente sempre tranquilo para que tudo caminhe perfeitamente bem. E a gente só tem a agradecer a você por deixar a gente fazer parte da sua equipe. A gente quer ficar com você para sempre, para toda a vida, para continuar fazendo esse trabalho lindo no mundo inteiro.

Que esse seja só o primeiro passo de muitas homenagens, porque você merece de verdade. Você sabe o quanto você é importante para cada um de nós. Se eu pudesse dizer, a gente ama você de todo o nosso coração.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos à Sra. Márcia Delgado pelas palavras, e convidamos agora para fazer o uso da palavra o vereador Senna, de São José dos Campos.

 

O SR. ANDERSON SENNA - Pessoal, boa noite. Boa noite, família. Boa noite à mãe do Francisco aqui. Qual o nome da senhora? Eliana. Boa noite, Eliana. Boa noite, Ana. A toda a equipe. Quero aqui iniciar minha fala cumprimentando a Mesa, parabenizar a nossa deputada Letícia Aguiar, que representa este Parlamento, o maior Parlamento da América Latina, e a gente sabe da grande missão que é estar deputado estadual, representando os 645 municípios, mais de 46 milhões de pessoas. A gente percorre todo o estado de São Paulo e a gente vê o quanto esse trabalho aqui tem refletido na vida das pessoas.

E falar em vida das pessoas, obviamente, hoje aqui com muito carinho, falando da vida do Francisco, como foi dito aqui pela Márcia, como foi dito aqui pelas pessoas que gravaram o vídeo, aquelas mães, aquelas crianças, aquelas famílias. Francisco, você tem noção desse tamanho? Eu vou usar aspas aqui da sua esposa, aliás, aspas suas, que foi dito acho que ontem, ou antes de ontem, por você, lá na inauguração da unidade do Alphaville, eu acho, foi ontem, e as suas aspas, ele diz assim, não exatamente, eu fiz um ajuste aqui nas suas aspas aqui, e diz assim: “o sucesso do Francisco se dá pelo sucesso do meu casamento, porque sem a minha esposa o Francisco não existiria”.

E você fez essa fala relacionando a importância da Ana, a parceria, assim, a Márcia aqui bem disse, não tinha como imaginar isso tudo sem a Ana, sem o sorriso, a Ana é o sol, é a luz. E, obviamente, ao lado de um grande homem sempre tem uma grande mulher, ao lado, construindo juntos, uma parceria, construindo vida, construindo confiança, carinho, respeito, e lealdade.

E o sucesso que você é na vida de tantas pessoas, o sucesso é isso, é construção, é uma construção diária, e a gente constrói isso todos os dias, na casa da gente, na faculdade que a gente está lá se dedicando, lá no nosso comércio, ou lá na comunidade, na igreja, ou em um projeto social, no nosso bairro, a construção do sucesso é diária, e o Francisco acho que faz isso muito bem, constrói todos os dias, passo a passo, a construção do sucesso e o mais gostoso, transformando vidas, levando esperança, dignidade, amor, devolvendo aquelas pessoas a felicidade de viver. Então é isso, Francisco.

E eu fiz aqui também aspas, porque todo mundo do vídeo fez também uma fala sobre a sua equipe, e a sua equipe aqui está hoje muito bem representada, não sei se estão todos aqui, mas estão aqui pessoas que fazem com você o sucesso acontecer todos os dias.

E tem uma frase de Steve Jobs, que eu pesquisei, eu acho que encaixa muito bem, que é para nós que fazemos o sucesso acontecer todos os dias, porque nós fazemos isso, nós acordamos e Deus nos dá essa capacidade de acordar, e quando a gente respira, a gente tem que ir para a rua e fazer dar certo. Porque Deus nos fez para dar certo. Ele nos criou para viver uma vida em abundância, viver a felicidade plena, e a gente faz isso todos os dias.

E tem uma frase aqui de Steve Jobs que ele fala: “coisas incríveis nunca são feitas por uma única pessoa, são feitas por um time, por uma equipe, por pessoas que acordam todos os dias dedicadas e vocacionadas para cumprir um mesmo propósito”. Então, acho que a deputada Letícia é muito reflexo disso também. Ela vai falar na fala dela aqui que a gente descobre por que a gente nasceu duas vezes. Não é isso, deputada? É a data de nascimento. Ela vai falar certinho, tá? Eu não vou criar as aspas dela aqui, não.

Mas eu acho que a equipe é isso, né, Francisco? Eu acho que a equipe, tudo o que a gente passa para a equipe, tudo o que a gente reporta para a nossa equipe, e assim é a sua equipe que está aqui, é a equipe da deputada que está trabalhando aqui, que está lá nos municípios do estado, viajando, visitando as entidades, visitando as prefeituras, visitando os projetos, descobrindo pessoas como você, porque quem dera se tivesse em cada município um Francisco.

Quem dera se em cada município tivesse uma Letícia Aguiar. Quem dera se em cada município tivesse uma Ana. Quem dera se em cada município nós tivemos equipes com um mesmo propósito, como vocês. Quem dera. Mas a gente faz isso todos os dias, Márcia. Todos os dias a gente faz isso, não é deputada? Francisco? Todos os dias. Porque nós estamos num País que a gente precisa fazer dar certo. O Francisco estava gravando ali para a TV Alesp, a gente estava no canto ali ouvindo escondido, viu? Com o nosso fone de ouvido. O Francisco estava ali falando de país.

Eu quero dar continuidade à minha fala falando de Deus, porque ele também é um cara muito devoto, um cara muito temente a Deus. Eu fiz uma pesquisa rápida aqui com o nome Francisco, e vieram algumas passagens aqui, Francisco. Veio Provérbios, veio Eclesiastes, veio Lucas, veio Salmos. E, resumidamente, pouquinho de tudo, fala assim: a Bíblia tem várias passagens sobre o homem bom, destacando que o homem bom tira o bem do bom tesouro do seu coração. Seus passos são firmados pelo Senhor e ele não ficará caído, e que o homem bom obtém o favor do Senhor e recebe sabedoria e alegria de Deus em abundância.

Então, quando eu digitei “Francisco”, o Senhor me mandou essas palavras que estão na nossa Bíblia Sagrada e que remetem ao ser humano bom, à mulher do bem, ao homem do bem, que tira o que é bom do coração. Então a gente está nessa mesma missão, Francisco, fazendo e evangelizando as pessoas, porque o nosso trabalho é evangelizar pessoas todos os dias, seja na política, seja colocando uma prótese, seja fazendo qualquer coisa. A gente está ali sendo luz para aquelas pessoas. Nós estamos sendo a imagem de Deus para a outra pessoa.

Então é muito importante, muito especial tudo isso aqui. E quero aqui também dar sequência. Eu coloquei aqui amor pelo Brasil. Eu fiz alguns rabiscos aqui rapidamente. Amor pelo Brasil. Quem conhece o Francisco mais tempo do que eu obviamente que vai ter isso mais apurado. Mas a gente conhece o Francisco e a Ana há pouco tempo. A gente ficou lá no gabinete, em São José dos Campos, lá, da deputada Letícia, quando a gente os convidou para bater um papo, e aí surgiu, então, o convite desta homenagem.

Mas nós, que conhecemos o Francisco pouco tempo, mas o suficiente para saber o quanto é um homem bom e escolhido por Deus para fazer acontecer isso na vida das pessoas, a gente sabe que o Francisco também é meio polêmico, né, Ana? De vez em quando ele entra em umas bolas divididas lá na rede social, e eu: “Lá vem o Francisco de novo”. Mas isso mostra a identidade verdadeira do Francisco: não é um cara que é montado de rede social, não é um barbeiro que foi construído com marketing... Não, ele é a identidade dele próprio na rede social. O Francisco, de vez em quando...

Mas eu adoro essas polêmicas, porque ele entra na polêmica e depois ele vem com o convite: “Então, pessoal, o pessoal está me atacando e tal...”, aí ele vai conduzindo ali de um jeito que as pessoas compreendem o ponto de vista dele, entendem ele. E a vontade dele é de gritar pelas injustiças que acontecem no nosso Brasil. Ele é um cara inconformado com as injustiças que acontecem no Brasil.

Foi esse ponto também que nos identificou muito, Francisco, pela sua inquietude de ver tantas, tantas, tantas injustiças e barbaridades que aconteceram no nosso País, que a vontade é de ir embora para casa, mas a gente vai para a rua fazer acontecer todo dia o milagre de transformar vidas, de fazer dar certo, de fazer o sucesso acontecer. Então, foi uma das coisas também que a gente identificou muito no Francisco. E por isso que a gente gosta dele, pela identidade dele, pela transparência dele, pela sede dele de fazer justiça, pela sede dele de ajudar as pessoas. E isso vem muito ao encontro conosco, e o Francisco sabe muito bem disso.

Esperança. Vou falar aqui um pouquinho de esperança. E eu peguei aqui, Francisco, uma passagem, não da Bíblia, mas de um livro muito famoso, que com certeza todos vocês já, se não leram, já ouviram falar, “O Pequeno Príncipe”. E aqui eu, de novo, fiz a minha pesquisa. O que tem a ver o Francisco com o Pequeno Príncipe? Ele é praticamente um príncipe, com tantas... Ele está toda hora com cabelo diferente, com uma cor diferente, com uma vibe diferente, com um sorriso diferente, e isso contagia a gente que o acompanha na rede social.

E aí me vieram aqui algumas frases, e, obviamente, são frases famosas do Pequeno Príncipe, mas eu não poderia deixar de citar aqui, de relacionar essas frases ao seu trabalho e à sua pessoa. As frases de “O Pequeno Príncipe” focam em temas como amizade, responsabilidade, a importância de ver com o coração e a simplicidade da infância. Isso aqui é você, isso aqui é o Pequeno Príncipe, isso aqui é o Francisco, que não é pequeno, é gigante, é o primeiro barbeiro do Brasil.

E que honra a minha, saiu da minha terra, da minha cidade, de São José dos Campos, da qual eu estou lá também, guerreando no Parlamento Municipal, como vereador, meu primeiro mandato, e a gente está unido nos mesmos sentimentos, nos mesmos ideais, no mesmo propósito, na nossa mesma missão de pátria, de proteger as crianças, de proteger a família, de proteger o nosso País, a nossa nação.

E aí vêm as frases aqui, abre aspas: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Uma das frases mais famosas de “O Pequeno Príncipe”: “Só se vê bem e o bom com o coração. O essencial é invisível aos olhos e a lembrança de que todas as pessoas grandes foram um dia criança, mas poucas se lembram disso”.

Eu não tenho dúvida de que todas as crianças que passam pela tua cadeira, que passam pela tua equipe, elas jamais esquecerão desse dia. É um dia, deve ser assim, muito especial, deve ser contagiante, deve ser assim, tanto para vocês, equipe, quando vê aquela criança chegando introvertida, com medo, é fragilizada, a mãe, o pai, a família, e quando a gente vê o resultado disso tudo acontecendo, a gente fica ali, a gente chora do outro lado.

E a equipe pega uma captação de imagem, pega o olhar de uma criança, um choro, a alegria daquele momento, porque aquilo comove a gente do outro lado. É impressionante, Francisco, você realmente é um cara predestinado, é um cara enviado por Deus, eu sei que isso é uma grande responsabilidade, mas a gente precisa assumir as nossas responsabilidades. E você está rodeado de pessoas que assumiram essa responsabilidade com você, a sua mãe, a sua esposa, a sua equipe.

As pessoas, embora tenham poucas pessoas aqui, Francisco, mas tem milhões de pessoas aqui agora, neste momento, acompanhando pelo Brasil inteiro. Na sua rede social, na rede social da deputada, na rede social do vereador, na rede social da sua equipe. Milhões de pessoas acompanhando que o Francisco, aquele barbeiro lá de São José dos Campos, que começou ali sem ninguém acreditar, duvidando, ou até ele mesmo duvidando de onde ia chegar, como é que ia chegar, como é que ia fazer.

Porque quando a gente começa uma coisa, às vezes, a gente não tem muito planejamento. A gente não sabe como é que a gente vai fazer. A gente só começa. Começa e depois a gente melhora. Pisa, que Deus dá o chão. E assim foi a caminhada do Francisco, assim é a caminhada do Francisco e assim será a caminhada do Francisco.

E para finalizar, eu quero aqui parabenizar mais uma vez a deputada Letícia Aguiar, essa mulher gigante. Nós temos aqui no plenário agora, neste momento, se vocês olharem para o lado, vocês vão perceber que tem mais mulheres do que homens. Eu estou enganado, ou não? Tem mais mulheres do que homens. Porque vocês, mulheres, foram escolhidas para ser especiais.

Vocês, mulheres, como diz o Francisco, se não fosse essa mulher, o que seria do Francisco? O que não seria a deputada Letícia Aguiar? O que seria desse vereador? Se não fosse a Letícia Aguiar, o que seria do Senna? Se não fossem vocês, dentro da casa de vocês, o que seria dessa família? O que seria desta Casa? Vocês, mulheres, são fantásticas. Vocês se multiplicam.

Nós, homens, somos tão limitados. Mas vocês, mulheres, nos surpreendem a cada dia. É por isso que a gente ama vocês. Porque vocês são mulheres extraordinárias. E vocês estão diante de uma mulher extraordinária. Vocês estão diante de uma mulher que foi escolhida entre 46 milhões de pessoas, ela foi escolhida para estar aqui, dentro desta Casa, o maior Parlamento da América Latina. Aqui se escrevem projetos de lei. Aqui muda-se a vida das pessoas.

O Francisco muda a vida das pessoas lá na cadeira do barbeiro, mas, se não tiver bons políticos amparando entidades sociais como a do Francisco, amparando empresários como o Francisco, o que seria do Francisco? O que seria de milhões de Franciscos espalhados pelo País? Os milhões de barbeiros, os milhões de comerciantes espalhados pelo País, se não fossem Franciscos como o Francisco? Se não fossem Letícias como a Letícia?

E é por isso, deputada Letícia, que a senhora segue a sua missão aqui dentro do Parlamento. E o ano que vem eu não tenho dúvidas de que a senhora será reconduzida para continuar essa missão. E vocês dois têm responsabilidades distintas, mas... Aliás, nós três, porque eu também hoje represento uma parcela do País dentro da minha cidade de São José dos Campos. Eu represento uma parcela da população que confiou a mim.

Porque quando a gente vai para a rua, é a mesma coisa quando o Francisco vai para a rede. Ele coloca a cara dele a tapa lá na rede, e aí fica esperando para ver se vai virar, se não vai dar certo, se vai vir crítica, se vai vir... E a gente também vai para a rua com o mesmo sentimento. Nós temos que fazer isso aqui dar certo.

Nós temos que fazer as pessoas acreditarem que é possível. Nós temos que fazer com que as pessoas vejam que nós estamos falando a verdade. Porque a coisa mais difícil é chegar num lugar em que as pessoas são todas estranhas, e eu tenho que convencer você a confiar em mim e convencer você de que eu estou falando a verdade, e vice-versa. Então, é um desafio diário.

Mas, graças ao Senhor bom Deus, porque ele coloca pessoas como você, Francisco, na nossa vida, como Márcia, como Eliana, como Ana, como Marcelo, como todos vocês que estão aqui.

Parabéns por essa medalha. É a maior honraria do estado de São Paulo, a maior honraria do estado de São Paulo. Um barbeiro - o melhor, o maior do Brasil e é de São José dos Campos - está recebendo essa medalha tão significativa, devolvendo para as pessoas que estão lá do outro lado dignidade, esperança, autoestima, respeito, amor, carinho e um sinal de que dá para viver feliz, é possível viver feliz.

Parabéns, que Deus abençoe você, a sua vida, a sua casa e a sua família. Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao vereador Senna. Agora convido para fazer o uso da palavra a deputada estadual Letícia Aguiar, que vai falar sobre a homenagem desta noite. Deputada.

 

A SRA. PRESIDENTE - LETÍCIA AGUIAR - PL - Oi, gente. Boa noite novamente. Bom, vou iniciar meus cumprimentos aqui ao nosso homenageado, Francisco Emanuel Batista de Oliveira. Quero cumprimentar o nosso vereador de São José dos Campos, Senna. Quero cumprimentar aqui a Márcia Delgado e, em seu nome, cumprimentar toda a equipe que faz parte, que está conosco aqui hoje nesta noite tão especial. Quero cumprimentar a Eliana Batista, mãe do nosso homenageado. Obrigada, Eliana. E quero cumprimentar a Ana Paula, que é esposa do nosso homenageado. Também, muito obrigada pela sua presença.

Bom, eu subo muitas vezes nesta tribuna aqui para utilizar a minha voz para ecoar a voz das pessoas que eu represento. Todas as vezes que eu entro neste Parlamento... É um Parlamento bonito, impactante, é uma Casa de Leis muito impactante. Todas as vezes que eu entro neste local, que eu venho fazer a minha assinatura digital, da minha presença, participar das sessões, contribuir com a minha voz, com o meu posicionamento, com as minhas opiniões, com projetos, com as proposituras que eu apresento, eu sempre agradeço a Deus a oportunidade de representar pessoas.

Eu me recordo que, quando eu iniciei a minha trajetória política, eu jamais imaginava que eu pudesse estar em um lugar de tamanha importância como este. Então Deus vai realmente chamando a gente e nos capacitando para as missões.

O Senna colocou aqui, ele falou assim: “Eu tenho certeza que a deputada vai falar isso - que nós temos duas datas de nascimento, quando a gente nasce e quando a gente descobre para o que a gente nasce”.

Certamente, Francisco, quando você entendeu o propósito do teu trabalho, do talento que Deus te deu para fazer o que você faz profissionalmente, você nasceu de novo, você teve um renovo na tua vida. E esse nascimento de novo trouxe o seu propósito para a vida de tantas pessoas que já tinham perdido a vontade de viver.

Pessoas fragilizadas, vulneráveis, crianças que não tinham mais motivos para se alegrarem, para viverem a sua infância, para serem crianças de verdade. Quando, de repente, em um pedido de uma mãe desesperada, Deus utilizou você como bênção na vida daquela criança, daquela mãe.

E agora vou falar como mulher, como mãe que sou também. A gente sabe que a gente faz o que estiver mais do que ao nosso alcance pelos nossos filhos. Não existe amor maior do mundo do que o amor por um filho. Quando a gente vê alguém amando os nossos filhos, cuidando dos nossos filhos como nossos, essas pessoas ganham o nosso coração. Francisco, você ganha o coração de cada mãe, cada mãe que sofre, cada mãe que vê seu filho ou sua filha vulnerável, triste, fragilizada. Deus permitiu que o seu talento chegasse na vida dessas pessoas.

E aí, quando eu entendi que dentro deste Parlamento eu poderia além de guerrear e travar as minhas batalhas aqui, políticas, que eu digo, que eu poderia também honrar pessoas, valorizar a história, a trajetória das pessoas, muitas vezes pessoas desconhecidas do grande público, muitas vezes pessoas que estão ali, no silêncio, fazendo a sua parte, sendo um pouquinho de Deus na vida de outras pessoas, falei: poxa, essa é a parte honrosa de estar na política, honrar outras pessoas.

Francisco, eu tenho muita honra de poder te homenagear nesta data de hoje, de te entregar a maior honraria do Parlamento do estado de São Paulo. Tem muito significado, porque o que você faz significa muito. Parabéns pela sua boa vontade. Parabéns por você encarar esse desafio que Deus trouxe à sua vida. Parabéns pela maneira como você tem de postura, como o Senna colocou, identidade, firmeza, convicção. Nós não podemos passar pela vida das pessoas sem deixar um legado. A gente não pode passar por esse mundo se não deixar um legado através das nossas próprias vidas.

Que bom que eu posso estar aqui como deputada do estado de São Paulo. Eu, que sou joseense e a primeira mulher eleita deputada estadual da nossa cidade do Vale do Paraíba. É muito significativo, porque, através da minha voz, eu represento mulheres, homens, famílias, crianças e tenho a oportunidade de honrar pessoas como o Francisco e tantas outras.

Eu me recordo, Senna, sempre que escolhemos pessoas para serem homenageadas, com um grau de importância, como é o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a gente sempre fica em dúvida. Bom, vamos ver quem realmente merece isso. E eu falo sempre que aonde o homem chega, onde ele está, de fato, ele só está porque ele tem um reflexo da mulher que está com ele.

E aqui você tem duas grandes mulheres a seu lado. A sua mãe, que te gerou, que te colocou nesse mundo. E eu falo que acho que a maior herança que a gente pode deixar para o planeta, para o mundo, é um bom filho. E a senhora conseguiu fazer isso com o Francisco, dona Eliana, parabéns. Só a senhora sabe, só nós mulheres conhecemos um outro coração feminino. Só a gente sabe as nossas lutas, os nossos desafios, os nossos medos, os nossos temores, se a gente vai dar conta. Só a gente sabe quanto a gente tem que chorar escondido para sorrir e se mostrar forte para os nossos filhos e para as pessoas de fora. Então, parabéns por ter deixado um filho tão especial para esse mundo. Deus lhe abençoe por isso. (Palmas.)

E, claro, a Ana, que é o seu porto seguro, que está do teu lado, na alegria, na tristeza, na saúde, na doença, todos os dias da sua vida. E que bom saber que você reconhece a grandeza da mulher que está do teu lado. Ela que sentou ali e estava com os olhos marejados desde o início, com o coração cheio de orgulho, de felicidade, de ver aonde o esposo dela, o marido dela chegou.

Francisco, os nossos caminhos se integram, Deus sabe de todas as coisas, vai utilizando as pessoas para que a gente possa realmente se encontrar e que a gente possa se unir, dar as mãos e fazer a diferença na vida das pessoas. E que bom que a gente está fazendo a diferença na vida das pessoas, em conjunto.

O seu projeto social, o “João e Kamile”, esse trabalho que vocês fazem cuidando dessas crianças, isso é um marco e é algo assim que, eu estava vendo os comentários hoje na rede social das pessoas vendo a sua homenagem e a satisfação delas deixarem um comentário. Em tempos de rede social, que a gente vê tanto hater, tanta gente criticando outras pessoas e ali as pessoas estavam só comentando amor, só falando coisas positivas, porque é o que você faz todos os dias na sua cadeira, seja como profissional, que é o que você faz todos os dias, seja através do trabalho do seu projeto social "João e Kamile".

Eu, como parlamentar, apoio e amadrinho muitos projetos sociais de crianças com autismo, com síndrome de Down, de velhinhos, de mulheres que passam por situação de violência. E, todas as vezes que eu tenho a oportunidade de fazer uma entrega de um investimento, de um recurso, de conhecer a história das pessoas, dos voluntários que cuidam dessas pessoas, dos profissionais que cuidam dessas pessoas, eu falo: "poxa, a guerra política é difícil, ela é desafiadora".

Não é fácil você estar à frente na política, você se expor, você pedir voto, você se colocar à disposição para representar pessoas. Mas quando a gente vê que, através do nosso trabalho, a gente pode ser realmente ferramenta e canal de bênção na vida de tantas e tantas famílias, a gente fala: "eu preciso seguir firme".

E que bom que o seu caminho cruzou o nosso caminho, Francisco. É uma grande honra, uma grande satisfação para mim, como parlamentar, também tenho certeza, como Senna, como vereador, a gente representando São José dos Campos, que é a cidade onde tudo começou nessa história de cuidar de vidas, a gente poder te entregar hoje essa imensa honraria, que é tão grande quanto a sua história, a sua vida e a sua trajetória. Que Deus te abençoe. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras da deputada estadual Letícia Aguiar. E agora passo a palavra ao homenageado desta noite, o Sr. Francisco Emanuel Batista de Oliveira. (Palmas.)

 

O SR. FRANCISCO EMANUEL BATISTA DE OLIVEIRA - Boa noite. Eu falei ali para o Senna: "Senna, um dia eu quero aprender a falar como você falou". Quando Deus escolheu Moisés para resgatar o povo das mãos de Faraó, Moisés tinha algumas limitações. E, diz a palavra de Deus, que ele era gago, mas Deus escolheu ele mesmo assim.

E hoje foi tirado de mim as palavras, desde o momento que apareceu aquele vídeo, e com tantas homenagens e com a presença de vocês aqui, eu fiquei imaginando: "eles vão me colocar para falar, mas eu não sei se eu vou conseguir falar". Então obrigado por serem os meus porta-vozes aqui, porque às vezes a gente gostaria de falar, a gente gostaria de se expressar, e às vezes a gente não tem palavra, porque Deus nos abençoa com as mãos. Justamente, vocês estão vendo, que o Brasil precisava disso, essas crianças precisavam disso. (Palmas.)

Uma coisa que eu sempre falo para as pessoas: "eu queria muito ser usado por Deus", mas eu não sabia o quanto isso era desafiador, porque a gente, sim, sofre perseguição, pessoas tentam nos impedir o tempo todo, para tentar apagar o nosso brilho, mas aquele que começou a boa obra, ele é fiel para terminar.

E nessa Casa, eu gostaria de deixar claro que a deputada Letícia e o Anderson me acolheram muito bem, foram os primeiros políticos que entraram em contato comigo. Desde então, a gente começou uma amizade. Eu comecei acompanhar um pouco mais o trabalho deles, e é difícil ver políticos trabalharem, porque eu sou uma pessoa que, como eles disseram, eu sou polêmico, porque, no nosso Brasil, infelizmente, pessoas fazem mau uso dos cargos. Eu não acho que seja justa a administração do nosso País.

Então, quando a gente vê pessoas de verdade trabalhando, eu me orgulho bastante, porque muita gente quer, muitas vezes, entrar na política só para ver a parte financeira, mas não é fácil você dar a cara a tapa e ser odiado, igual... Tem uma vereadora de São Paulo que usa prótese, a Cris Monteiro. Ela, por alguma decisão na parte política, os haters falaram exatamente da alopecia dela. Então eles se apoderam, eles usam de nossas fraquezas para tentar nos desanimar, para tentar fazer com que a gente pareça errado, fazer com que a gente pareça mau por estar fazendo o bem.

Sempre me espanto em imaginar que nem todas as pessoas preferem nos olhar como pessoas do bem, porque o bem, de fato, incomoda. Mas, como vocês viram, olhem o tamanho das minhas costas aqui. Eu tenho pessoas que estão aqui me ajudando, me apoiando, e a gente não diz isso de uma forma financeira, porque o nosso projeto não é governamental, ele não tem essa parte de dinheiro público, porque eu falei que isso faz parte, seria como se fosse o meu dízimo.

Então, do meu recurso, eu prefiro que eu gaste, porque eu preciso fazer isso. Deus me honrou primeiro, antes mesmo de eu ter o projeto. Ele me abençoou primeiro, ele me fez um empresário bem-sucedido. Quando Deus faz isso, sempre fica uma reflexão na nossa cabeça: será que a gente vai voltar para agradecer? Então é uma forma de agradecer que eu faço isso.

Mas eu preciso honrar vocês por me apoiarem, por me darem esse Colar. Saibam que vocês estão homenageando uma pessoa que tem muita boa vontade. Eu vou continuar com esse projeto, nascido em 2022. Eu continuarei enquanto Deus permitir, seja no nosso São José dos Campos, no nosso estado, no nosso País, porque eu entendi que Deus é o dono desse projeto, e a gente só está aqui trabalhando para Ele. Então que toda honra e toda glória seja dada ao nome de Jesus.

Agradeço à minha mãe por ter vindo aqui. Agradeço à minha esposa. Agradeço a toda a minha equipe, a todas as mulheres que estão aqui, porque delas é a sabedoria, porque delas é a vontade de Deus. É por isso que Deus as escolheu, justamente porque Deus sabe que elas cuidam dos detalhes e elas têm essa sensibilidade. E nós, homens, precisamos dessa sensibilidade para podermos ser conduzidos e para que a obra de Deus seja completa. Porque o homem é raçudo, é polêmico e, muitas vezes, o homem falha. A mulher vai lá, o puxa e o coloca no caminho. Assim foi comigo, desde a minha criação, e assim tem sido com a minha esposa.

Muito obrigado, pessoal. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Chegando ao final da nossa solenidade, passamos a palavra à deputada Letícia Aguiar para que proceda ao encerramento oficial desta sessão solene.

 

A SRA. PRESIDENTE - LETÍCIA AGUIAR - PL - Quanta emoção. Vocês ficam emocionados também? Sim, né? Nós mulheres somos mais emocionadas ainda, então a gente se sensibiliza. Que noite realmente emocionante.

Francisco, muito legal e muito bacana o seu “sim” para a sua missão, para o seu propósito. É através das suas mãos o nascimento que Deus deu para você, esse segundo nascimento, para que você possa, como eu disse, se renovar e ser vida na vida de tantas outras crianças e pessoas. Para mim é uma satisfação como parlamentar, como deputada, como mulher e como cristã poder honrá-lo e poder entregar a você esta justa homenagem.

Quero agradecer mais uma vez a presença de cada um de vocês, obrigada. Contem também com o meu trabalho como parlamentar e acompanhem a gente também nas redes sociais, para que a gente possa se integrar e, de repente, uma ideia de vocês, um projeto de vocês pode trazer até este Parlamento uma legislação alterada, algo melhor para o estado de São Paulo. Então essa troca entre a gente é essencial.

Por fim, mais uma vez, agradecer a nossa mãezinha, a dona Ariana; a Ana, nossa primeira-dama, querida e amada por todos nós; e a todos vocês, equipe maravilhosa. Assim como o Francisco tem uma grande equipe, eu também tenho uma equipe que compreendeu qual é o propósito de eu estar na política e que batalha comigo grandes desafios. Muita gente torcendo contra, mas a gente tem uma equipe maravilhosa que entendeu qual é o propósito, qual é o legado que a gente quer deixar através da política na qual nós acreditamos.

Senna, muito obrigada pela sua presença e pelas suas palavras, acho que elas agregaram muito aqui ao conteúdo desta solenidade. Continue firme no seu trabalho na vereança, representando o município de São José dos Campos. Nós, que somos de São José dos Campos... E São José dos Campos está forte neste Parlamento hoje com esta homenagem ao nosso querido Francisco Emanuel, né? Emanuel tem muito significado, porque é Deus enviando também a palavra Dele a este mundo.

Muito obrigada a todos pela presença. Declaro então encerrada a presente solenidade. (Palmas.)

 

* * *

 

-Encerra-se a sessão às 20 horas e 10 minutos.

 

* * *