7 DE NOVEMBRO DE 2025

160ª SESSÃO ORDINÁRIA

        

Presidência: EDNA MACEDO

        

RESUMO

        

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - EDNA MACEDO

Assume a Presidência e abre a sessão às 14 horas.

        

2 - EDUARDO SUPLICY

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

3 - EDUARDO SUPLICY

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

        

4 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Anota o pedido. Anuncia a visita de alunos da Universidade São Judas.

        

5 - EDUARDO SUPLICY

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

6 - PRESIDENTE EDNA MACEDO

Defere o pedido do deputado Eduardo Suplicy. Anuncia a visita de alunos da Escola Miguilim - Ensino Fundamental. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 10/11, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão às 14h06min.

        

* * *

 

ÍNTEGRA

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Edna Macedo.

 

* * *

 

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

 * * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior e recebe o expediente.

 

O SR. EDUARDO SUPLICY - PT – PARA COMUNICAÇÃO - Quero prestar essa homenagem ao nosso grande companheiro Paulo Frateschi, que nos deixou no dia de ontem. Quem aqui lembra de sua trajetória admirável e sua imensa contribuição à luta democrática do Partido dos Trabalhadores e ao povo brasileiro?

Foi militante histórico de esquerda e da democracia. Desde jovem, colocou sua vida a serviço da liberdade e da justiça social. Durante os anos sombrios da ditadura militar, integrou a Ação Libertadora Nacional, organização que lutava contra o regime autoritário.

Em 1969, foi preso e torturado pelos militares, como tantos companheiros e companheiras que ousaram sonhar com um Brasil livre. Com a redemocratização, Paulo seguiu coerente com os ideais que o moviam. Foi um dos fundadores do PT, contribuindo desde o início para a construção desse projeto coletivo que uniu operários intelectuais e religiosos estudantes em torno da esperança de transformar o Brasil.

Nas eleições de 82, Paulo foi eleito deputado estadual pelo PT, integrando a 10ª Legislatura desta Casa, entre os anos 83 e 87, um dos primeiros parlamentares do PT em São Paulo, quando ainda dávamos os primeiros passos como partido político. Atuou com firmeza e dignidade, representando as causas populares e os ideais de justiça social.

Ao longo dos anos, Paulo Frateschi exerceu inúmeras funções de direção e formação partidária. Foi secretário de formação política do PT nacional, dirigindo o PT em São Paulo, onde ajudou a formar gerações inteiras de militantes e lideranças. Tinha a convicção de que não há transformação verdadeira sem consciência política, sem diálogo com o povo. Como gestor público, destacou-se por sua competência e espírito democrático.

Em 2014, foi secretário de Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo, na gestão do prefeito Fernando Haddad, onde eu fui também secretário de Direitos Humanos, sempre pautado pela transparência, pela escuta, pela busca de pontes entre o Poder Público e a sociedade civil.

Em todas as funções que exerceu, Paulo Frateschi manteve uma coerência rara, exemplo de ética, de serenidade, de compromisso, de lealdade aos princípios e valores que nortearam a sua vida. Foi um homem de firme convicção, de profunda generosidade, de compromisso inabalável com a justiça social, com as liberdades democráticas, assim será lembrado por todos nós.

Que seu exemplo nos inspire a seguir firmes com o mesmo compromisso ético, a mesma ternura, coragem com que ele viveu. Deixo aqui a minha solidariedade à companheira Yolanda, aos familiares, amigos e inúmeros militantes que hoje sentem a sua falta.

Agradeço por sua generosidade em eu poder homenagear esse companheiro tão importante para a história do nosso partido.

Obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Por nada, deputado.

 

O SR. EDUARDO SUPLICY - PT - Com a concordância dos líderes e de todos os deputados, peço para que seja levantada a presente sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - Pois não, Sr. Deputado. Mas, antes de dar por encerrado o nosso trabalho, eu gostaria de anunciar a visita dos alunos da Universidade São Judas.

Sejam todos muito bem-vindos a esta Casa. (Palmas.)

 

O SR. EDUARDO SUPLICY - PT – PARA COMUNICACÃO - Parabéns a vocês. Se quiserem que eu, um dia, vá visitar a escola e conversar com vocês, podem combinar no meu gabinete, com o maior prazer.

Felicidades.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - REPUBLICANOS - E também gostaria de dar as boas-vindas aos alunos da Escola Miguilim Fundamental. Sejam todos vocês também muito bem-vindos. (Palmas.)

Havendo acordo de lideranças, esta Presidência, antes de dar por levantados os trabalhos, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia.

Está levantada a sessão.

Sejam todos bem-vindos e um grande abraço.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 06 minutos.

 

* * *