6 DE DEZEMBRO DE 2024

85ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS ATLETAS QUE PARTICIPARAM DAS OLIMPÍADAS E PARALIMPÍADAS EM PARIS 2024

        

Presidência: SOLANGE FREITAS

        

RESUMO

        

1 - SOLANGE FREITAS

Assume a Presidência e abre a sessão às 20h10min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

3 - PRESIDENTE SOLANGE FREITAS

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente solenidade para "Homenagem aos Atletas que participaram das Olimpíadas e Paralimpíadas em Paris 2024". Ressalta a relevância desta sessão. Comenta projeto, de sua autoria, a favor do esporte nas escolas.

        

4 - YOHANSSON FERREIRA

Vice-presidente do Comitê Paralímpico do Brasil, faz pronunciamento.

        

5 - MARCOS DA COSTA

Secretário estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, faz pronunciamento.

        

6 - MESTRE DE CERIMÔNIIAS

Anuncia a exibição de vídeo em homenagem aos atletas.

        

7 - PRESIDENTE SOLANGE FREITAS

Tece considerações regimentais sobre o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. Anuncia a exibição de vídeo em homenagem à Elizabeth Rodrigues Gomes, medalhista de ouro no lançamento de disco, e de prata no lançamento de peso nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

        

8 - ELIZABETH RODRIGUES GOMES

Medalhista de ouro no lançamento de disco, e de prata no lançamento de peso nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, faz pronunciamento.

        

9 - PRESIDENTE SOLANGE FREITAS

Anuncia a exibição de vídeo em homenagem a Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil.

        

10 - ROGÉRIO SAMPAIO

Diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil, faz pronunciamento.

        

11 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo a Elizabeth Rodrigues Gomes, medalhista de ouro no lançamento de disco, e de prata no lançamento de peso nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, e a Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil e medalhista de ouro no judô nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992. Informa a entrega de homenagem à deputada Solange Freitas, por Marcos da Costa, secretário estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência.

        

12 - PRESIDENTE SOLANGE FREITAS

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 20h51min.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Solange Freitas.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear vocês: atletas que participaram das Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024. Convido para que componha a Mesa Diretora a deputada estadual Solange Freitas, proponente e presidente desta sessão solene, uma salva de palmas; Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil; Elizabeth Rodrigues Gomes, a nossa Beth Gomes, medalhista de ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso nos Jogos Paralímpicos de Paris; Marcos da Costa, secretário de estado de Direitos da Pessoa com Deficiência; e Yohansson Ferreira, vice-presidente do Comitê Paralímpico do Brasil. (Palmas.) 

Convido a todas as pessoas presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo coro masculino do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro cabo de Paula.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao coro masculino do corpo musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo pela execução do hino brasileiro, sob a regência do maestro cabo de Paula, muito obrigado.

Registramos e agradecemos a presença das seguintes personalidades: Sandra Conti, vice-prefeita de São Vicente; Jackson Nunes, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Vicente; Omar Bermedo, secretário municipal da Cultura de Cubatão; Arthur Achôa, conselheiro do Comitê Paralímpico Brasileiro; equipe do Santos Futebol Clube; Numec, futebol de amputados.

Sejam todos bem-vindos e bem-vindas aqui à sessão solene.

Eu passo a palavra agora para que a deputada estadual Solange Freitas possa proceder à abertura desta sessão solene.

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Iniciamos nossos trabalhos nos termos regimentais. Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, o deputado André do Prado, atendendo a minha solicitação, com a finalidade de homenagear os atletas que participaram das Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024.

Eu estou bastante emocionada, muito feliz com a chegada de vocês. E vocês aqui estão nos dando a honra, me dando essa honra de poder homenagear todos os atletas, aqueles que estão aqui e aqueles que não puderam estar, mas que participaram dessas competições.

Então, inicialmente, eu queria dizer para vocês, meu muito obrigada por vocês terem aceitado vir aqui até essa noite, numa sexta-feira à noite, receber essa homenagem. Como as autoridades todas aqui já foram anunciadas, para que a sessão não seja tão demorada, eu só agradeço a presença de vocês, por vocês também terem aceitado o nosso convite. É uma honra muito grande para mim e para esta Casa de Leis.

Hoje é um dia muito especial aqui na Assembleia Legislativa. Nós estamos tendo a oportunidade de reconhecer a dedicação que cada um de vocês e daqueles também que não puderam estar presentes hoje, mas que também carregaram nos ombros e no coração a esperança de ver o Brasil sorrindo.

E essa emoção tocou os nossos corações muitas vezes, toda vez que vocês entravam no campo da competição. Aos nossos atletas olímpicos e paralímpicos do estado de São Paulo, que participaram dos Jogos Olímpicos de 2024, o nosso respeito e a nossa admiração. Vocês são exemplos de força, coragem, determinação, e eu poderia citar aqui inúmeros adjetivos que vocês sabem que vocês têm. Vocês nos inspiram, nos inspiram, todos vocês. E eu quero destacar aqui também os atletas paralímpicos que nos ensinam que as barreiras físicas jamais superam a nossa força interior.

Isso é uma inspiração muito grande para a gente. Vocês trouxeram medalhas, resultados, esperança e a inspiração. Inspiraram crianças que agora acreditam que também podem chegar lá e me inspiraram a criar um projeto de lei para ajudar essas crianças que agora acreditam que podem chegar lá a terem a oportunidade.

Eu criei o projeto de lei complementar que institui o Programa Escola Cívico-Desportiva no estado de São Paulo. Eu já coloquei para tramitar esse projeto aqui na Alesp, mas eu ainda não tinha falado sobre ele.

Eu deixei para falar neste dia, nessa homenagem. O projeto busca integrar atividades cívicas e esportivas às práticas escolares para melhorar a qualidade educacional, promover valores éticos, combater a violência escolar e incentivar a prática esportiva. O projeto destaca a importância do esporte como ferramenta de educação, inclusão social e combate ao sedentarismo.

Obrigada a todos vocês por terem me inspirado.

E em nome do povo paulista, o nosso muito obrigada.

Boa noite para vocês.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos a deputada Solange Freitas e neste momento ouviremos os membros da Mesa Diretora. Passo a palavra neste momento a Yohansson Ferreira, que é o vice-presidente do Comitê Paralímpico do Brasil.

 

O SR. YOHANSSON FERREIRA - Deputada Solange Freitas, que está presidindo hoje essa homenagem aos nossos atletas; meu amigo secretário Marcos da Costa, que brilhantemente vem fazendo um excelentíssimo trabalho na Secretaria da Pessoa com Deficiência; Rogério Sampaio, diretor-geral do COBE. Parabéns, Rogério, por todo o trabalho que vocês realizaram nesses últimos anos.

Minha amiga Beth Gomes, que eu tive o prazer de muitas vezes estar do lado representando também o nosso Brasil em Jogos Paralímpicos, campeonatos mundiais, parapan-americanos. E fiquei sabendo hoje que a Beth já bateu pela 44ª vez mais um recorde mundial.

A todas as famílias aqui presentes, às respectivas modalidades, bocha, parataekwondo, canoagem, atletismo. Sabrina, do ciclismo. A todas as famílias, nossa equipe do CPB, em quem eu cumprimento aqui Paulo Losinskas, nosso diretor jurídico e compliance, e nosso conselheiro de administração do CPB, Arthur Achôa.

Que bom, deputada, estar aqui hoje homenageando os nossos atletas. Tenho certeza de que todo o Brasil se emocionou com as 89 medalhas conquistadas da nossa delegação. Foram 280 atletas de todo o país, que brilharam, colocaram nosso hino nacional para tocar por 25 vezes em Paris, e tenho certeza de que todos vocês que estão aqui continuarão treinando, porque Los Angeles está logo aí.

É um compromisso meu aqui, pelo CPB, que todos os atletas sempre terão as melhores estruturas, que vocês terão as melhores condições para que, se Deus quiser, o Brasil conquiste três dígitos de medalhas nos jogos de Los Angeles.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado, Yohansson Ferreira, vice-presidente do Comitê Paralímpico do Brasil. Também quero destacar a presença de Weber Matias, assessor especial da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e Arthur Nory, atleta, medalhista olímpico, em nome de quem cumprimentamos todos os atletas e paratletas aqui presentes.

Passo a palavra neste momento ao Marcos da Costa, que é secretário de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

O SR. MARCOS DA COSTA - Boa noite. Querida deputada Solange Freitas, uma grande parceira da causa da inclusão, V. Exa. sempre muito preocupada com as questões ligadas à pessoa com deficiência, e que tem aqui nesta Casa sustentado tão firmemente essa bandeira.

Parabéns por essa belíssima iniciativa de homenagear os nossos atletas olímpios, paralímpicos. Vossa Excelência já mencionou a importância dessa homenagem, o que representam esses atletas principalmente para os nossos jovens, com e sem deficiência.

Demonstrar que o ser humano, quando ele tem foco, quando ele tem fé, quando ele tem determinação, não há sonho que ele não consiga alcançar. Estarão todos lá ao lado de um amigo querido, um medalhista paralímpico que proporcionou, na história do esporte paralímpico, um dos momentos mais marcantes, pela conquista, aliás, por duas conquistas, não é? A conquista da medalha e a conquista da esposa, porque ele, ao receber medalha, pediu a esposa em casamento. Isso foi mostrando como essa mistura do amor pelo esporte com o amor pela família é importante.

Cumprimentar Rogério Sampaio, também um medalhista olímpico, que tem exercido, nestes últimos anos, uma função importante na direção geral do COB. Parabéns pelo trabalho, extensivo a todos os dirigentes do COB. Minha outra amiga querida, a Beth, deputada. Toda vez que a gente encontra com ela, dá notícia da quebra de algum recorde. A Beth é maravilhosa, essa mulher também inspira todos nós.

Deputada, no Governo do Estado, o governador Tarcísio Freitas pediu que trouxesse um abraço à senhora e mais uma vez agradecesse a esta Casa de Leis por todo o apoio e dissesse à senhora que, no que diz respeito ao esporte paralímpico, que é ligado à nossa pasta, à pasta da Secretaria de Esporte, com a Coronel Helena, grande parceira, nós temos procurado dar um apoio aos nossos atletas.

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro é um equipamento do Governo do Estado, ligado à Secretaria. É considerado um dos melhores equipamentos de treinamento do mundo e tem sido uma das razões do sucesso que nós temos vivenciado no esporte paralímpico brasileiro.

Nós estamos agora para ampliar o centro de treinamento com a construção do velódromo, que foi um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro que o governador Tarcísio Freitas abraçou. Nós estamos agora na fase já de contratação do projeto arquitetônico, em um trabalho que é comum da nossa Secretaria de Esportes, do Comitê Paralímpico, da Confederação Brasileira de Ciclismo, da Casa Civil, da CDHU e dos nossos atletas. Tem dois atletas que são representados, uma delas é a Sabrina, querida amiga Sabrina.

Nós estamos agora, no começo do ano, para inaugurar duas casas de iniciação de esporte e cultura, mais uma vez em uma parceria com o Comitê Paralímpico, em uma iniciativa nossa de criação da “Escola da Inclusão”, que tem a bandeira, tem a meta de levar inclusão, não só para as pessoas com deficiências, mas para as famílias, para os profissionais que trabalham com pessoas com deficiências, utilizando, fundamentalmente, o esporte e a cultura como dois alicerces - mais uma vez, em parceria com o Comitê Paralímpico.

Nós temos o Time São Paulo. O Time São Paulo é uma ação muito especial, muito querida. Nós, hoje, patrocinamos, a secretaria de estado, 148 atletas. Nós, nessa parceria com o Comitê Paralímpico... O Comitê Paralímpico seleciona os atletas com o auxílio das indicações das confederações, a secretaria acolhe as indicações e promove, então, o financiamento desses atletas.

É uma forma de ajudá-los, uma forma de fazer com que eles possam se preocupar exclusivamente com o treinamento e com as competições. Nós sabemos que, se para o esporte olímpico... O Rogério, que está aqui ao lado, sabe a dificuldade que o esportista tem para conseguir, na iniciativa privada, patrocínios. No esporte paralímpico, não é diferente, as dificuldades são iguais.

Então, o governo procura dar esse apoio. Eu quero dar uma notícia de que nós estaremos, semana que vem, renovando, aumentando o valor do patrocínio um pouquinho, para que a gente possa trazer mais atletas para esse benefício a partir de 2025. (Palmas.)

Eu quero também dar uma palavra para os atletas, para os nossos jogadores de futebol de amputados. Eu vou tentar uma vaguinha, já tentei outro dia, não deram... Camisa cinco. Quem é o camisa cinco aí? Tem algum camisa cinco? Eu vou competir com você. Eu vou tentar competir com você com a camisa cinco.

Parabéns para vocês. A gente fala do olímpico, do paralímpico, e o futebol de amputados tem que voltar, tem que ser um esporte paralímpico, para que eles possam ter a visibilidade necessária, adequada e desenvolver, porque hoje eles fazem um trabalho maravilhoso.

Evidentemente, o nível de exposição, o nível de vitrine que tem o esporte paralímpico sempre vai ser muito mais amplo, porque vem em uma competição internacional em uma dimensão de Olimpíadas e de Paralimpíadas.

Então, esse trabalho continua sendo feito, parabéns a vocês que têm ainda mais dificuldade, porque se o esporte paralímpico já tem dificuldade, imagina um esporte que não é paralímpico hoje, mas tem que ser.

Parabéns pelo trabalho, obrigado, deputada, e um grande viva ao esporte paralímpico do nosso País.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras das autoridades. Só uma observação: o Weber Matias é secretário de Esportes Municipal em exercício aqui da cidade de São Paulo. Também agradecendo a presença da Dani Zangrando, atleta de judô, que nos representou muitas vezes pela seleção brasileira. E também a Rafael Silva, medalhista olímpico do judô, o nosso Baby. Obrigado pela presença de vocês.

Gente, agora nesse momento assistiremos a um vídeo em homenagem a vocês, atletas.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - É um vídeo curto, de um minuto, mas logicamente todos vocês, todas vocês estão nos nossos corações, estão nos corações dos torcedores brasileiros que torceram por vocês, torcem por vocês. E essa é uma homenagem. Claro, não deu para passar todo mundo, não dá para passar todo mundo num vídeo curto, mas sintam-se todas e todos representados nesse vídeo.

Nesse momento eu passo a palavra à deputada estadual Solange Freitas.

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Nós temos aqui na Alesp o Colar de Honra ao Mérito, que é a maior honraria que a Alesp pode dar para uma pessoa. Representa uma homenagem muito grande dada por nós, deputados, a algumas celebridades ou algumas pessoas que a gente entende que devam receber essas homenagens. E hoje nós vamos dar esse colar de honra ao mérito para duas pessoas.

A escolha, não foi uma escolha... Eu gostaria de dar o colar para todos, mas nós escolhemos duas pessoas por motivos diferentes. Essa primeira pessoa que nós escolhemos para dar o colar de honra ao mérito, essa mulher guerreira... Ainda bem que a gente não colocou aqui no discurso tudo o que ela ganhou de medalha, porque ela chegou hoje aqui batendo recorde, hoje ela bateu recorde.

Ela enfrentou uma disputa, ela ganhou medalha, se superou mais uma vez, superou o próprio recorde e amanhã tem de novo um desafio. Então vamos ver um vídeo de quem é essa nossa homenageada de hoje.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Momento emocionante aqui, da nossa sessão solene, nesta homenagem a nossa Beth Gomes - Beth, você é fantástica e todo mundo tem um carinho enorme por você. E antes de entregar o Colar para a Beth Gomes, repasso novamente a palavra à deputada Solange Freitas.

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Eu sei que eu estou mudando o roteiro, mas eu ia chamar já a outra homenagem, mas eu vou pedir para a Beth falar, aproveitar este momento dela tão lindo.

 

A SRA. ELIZABETH RODRIGUES GOMES - Olá, uma boa-noite a todos; a todos os atletas; a todos os treinadores; a nossa querida deputada Solange Freitas, nossa deputada da Baixada Santista, cidade de Santos. E cumprimentar o Rogério, meu grande amigo, que eu pude fazer parte dentro da fundação Pró-Esporte de Santos, quando ele presidiu; o secretário Dr. Marcos da Costa; o grande amigo Yohansson, gratidão por tudo.

Comitê Paralímpico Brasileiro, eu quero agradecer também, por ter me dado esta chance, de um dia... (Palmas.) de continuar o meu sonho, o sonho daquela jovem adolescente que sonhava com uma vaga em uma Seleção Brasileira do Vôlei, em uma Olimpíada, mas quis Deus por outros caminhos que esse sonho fosse realizado. Eu digo que eu fui presenteada por Deus, por ter duas Paralimpíadas na minha vida em duas modalidades diferentes: no basquete sobre rodas e no atletismo.

Eu tenho muita gratidão. Muita gratidão aos que foram meus treinadores - minha treinadora atualmente é a Rosiane Farias -, ao meu grande, que sempre será meu treinador, José Augusto de Souza Junior. Com ele eu pude almejar a seleção brasileira de basquete sobre rodas e também o atletismo.

Quando a vida fez com que ele escolhesse a vida profissional dele, não deu mais, ele me entregou nas mãos da Rose Farias e é onde eu tenho conquistado esses meus feitos, porque um atleta nunca se faz sozinho, ele tem sua treinadora ou seu treinador.

Eu sou muito grata. Para mim, eles são tudo, porque, se hoje eu estou aqui, foi por eles também. Quero agradecer aos meus pais que hoje não estão aqui, mas que me deram toda a força. Colocaram para eu enfrentar essa realidade que é a esclerose múltipla. Veio acometer a minha vida, mas eu digo sempre que a esclerose múltipla é minha amiga, caminha ao meu lado, mas nunca vai estar me vencendo. Eu sempre vou estar a vencendo, lógico, e a respeitando.

Então eu quero dizer para vocês, atletas, nunca desistam dos seus sonhos. Por mais difíceis que sejam, acreditem. Acreditem porque sonhos são para ser sonhados, para ser realizados e conquistados.

E quero deixar aqui um feliz Natal, um feliz ano novo com muita saúde, muita prosperidade a todos e a minha amiga Dani Zangrando, que é minha irmã e está sempre ao meu lado também. Gratidão sempre, Dani. Você é um ícone do Esporte.

Muito obrigado, gratidão. Gratidão pela homenagem. E Los Angeles é logo ali. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Boa!

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigado, Beth, pelas palavras. Repasso a fala à deputada Solange Freitas.

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Beth, obrigada pelo exemplo que você é para nós mulheres também, sabe? De força, de coragem, de determinação. Eu queria muito já ter homenageado você há muito tempo, lá atrás, sou muito fã, e para mim é uma honra poder fazer essa homenagem hoje. Mas eu queria que você falasse das suas vitórias de hoje.

 

A SRA. ELIZABETH RODRIGUES GOMES - Então, hoje eu competi em duas provas, no arremesso de peso pela manhã, onde não foi recorde mundial, mas foi o recorde da prova, que é o meu recorde, o meu próprio recorde, superando a marca de sete metros e quarenta e oito. Foi uma boa marca, para quem voltou dos Jogos Paralímpicos, é lógico que estamos treinando. Fiquei muito feliz com a marca.

E agora à tarde, foi no lançamento do disco, não, no lançamento de dardo, uma prova que é secundária. E eu competi com a classe F54 e a classe F55. E superei as duas classes e medalhei. Conquistei a medalha de ouro com a minha melhor marca, 13 metros... Quanto, coach? Quarenta e oito. (Palmas.)

Então, fiquei muito feliz. E amanhã tem a minha prova oficial, que me levou aos ouros nas Paralimpíadas. A prova do lançamento do disco, pela tarde, onde eu encerro o meu ano, no Campeonato Brasileiro. E agradecendo a todos, a todos. E muito obrigada. E é assim, não é? A gente vai, compete.

Lógico que a gente sempre quer ganhar, não é? Mas nós temos que saber também não ter a vitória. Só o fato de estarmos competindo, buscando os nossos ideais, as nossas melhores marcas, isso já é grande ouro que estamos conquistando. Então, o negócio é treinar.

Vamos treinar, porque quero ver, não é? Queremos estar todos juntos em Los Angeles, em 2028. E, com a graça de Deus, vamos estar.

E muito obrigada, deputada, por tudo e por tanto. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Eu que agradeço por você estar no meio das competições, mas, mesmo assim, fez questão de estar aqui nessa homenagem aos atletas.

Muito obrigada.

Agora, antes de entregar o Colar de Honra ao Mérito para a Beth, eu quero falar do outro homenageado, que depois a gente entrega o Colar para os dois. Também é um medalhista olímpico, só que, às vezes, muitas vezes, a gente acaba se esquecendo de quem passou pelas nossas vidas, de quem abriu portas para outros atletas.

Por isso, fiz questão de fazer esta homenagem, até porque, quando ele ganhou essa medalha, eu estava lá, em 92, como repórter e eu tive a honra, eu não tenho esse vídeo, infelizmente, mas eu tive a honra de entrevistá-lo nesse momento, quando ele chegava, voltava para Santos com aquela medalha olímpica. De quem eu estou falando? Vamos ver o vídeo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Eu repasso a palavra à deputada, para seguir...

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Ao Rogério.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Ao Rogério? Vamos então, à palavra, Rogério Sampaio.

 

O SR. ROGÉRIO SAMPAIO - Boa noite a todos vocês. Eu sou sincero. Eu não esperava essa homenagem. Eu acho que, no dia de hoje, eu realmente vim aqui para homenagear todos vocês pela participação, não só de muita emoção, nesses Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mas também com a apresentação de vocês, que foi extremamente inspiradora para a nossa sociedade, para os nossos jovens.

É um momento que não só o Brasil, mas o mundo, precisa de boas referências, de bons exemplos e de boas histórias. Cada um de vocês consegue atender isso tudo. Eu vim aqui hoje participar dessa homenagem para vocês. Eu estou suando, porque eu não esperava essa homenagem da Solange, deputada, minha amiga. Como é bom ver aquela... Eu tinha cabelo ainda.

Atrás da história de cada medalha tem uma história extremamente enriquecedora. Eu estava aqui, escutando cada um de vocês falar, e ficava imaginando. Porque eu, particularmente, não conheço todos. Conheço aqui a minha amiga Beth. Trabalhamos juntos na Prefeitura de Santos.

Ela como atleta, eu como gestor esportivo. E juntos superamos dificuldades, nos fortalecemos, avançamos. A Beth, daquela época para hoje, ganhou duas medalhas de ouro olímpicas, fora várias outras medalhas em campeonatos mundiais, internacionais. Eu também, particularmente na gestão esportiva, avancei um pouco na minha carreira. Mas não tem como, ao olhar aquele vídeo, não me lembrar também da minha história.

Até porque eu acho que alguns aqui não tinham nem nascido ainda em 1992, mas a minha história é igual a de todos vocês. É uma história de superação, de dedicação. A gente quer, a cada dia, superar a marca que a gente fez ontem. A nossa vida é dedicada exclusivamente a melhorar. Muita gente participa da nossa conquista. É uma vida de muito aprendizado, de cair e levantar.

A Beth falou aqui hoje que às vezes a gente... mas às vezes a gente perde, e muitas vezes a gente aprende muito mais na derrota do que na vitória, e dessa maneira a gente vai avançando.

Eu quero parabenizar a deputada Solange Freitas pelo projeto de lei que ela apresentou. Nós vivemos em um País em que a gente ainda não tem uma política de estado para o Esporte.

Então, as propostas que existem e que surgem para fortalecer a prática do esporte para a nossa sociedade são mais um tijolinho que a gente vai construindo no avanço da nossa sociedade.

Então, parabéns pelo projeto, obrigado pela homenagem. Vou guardar no fundo do meu coração. Quero aproveitar aqui também para parabenizar o Yohansson Ferreira pelo grande resultado do Comitê Paralímpico e de todos vocês nos Jogos Paralímpicos de Paris, 89 medalhas, 25 de ouro. O Brasil se coloca no movimento paralímpico entre os melhores do mundo. Já éramos, mas avançamos ainda mais, e o futuro aponta para um avanço ainda maior.

Então, isso é fruto de muito trabalho de vocês, dos dirigentes, dos treinadores, de todos os profissionais. Parabenizo também o governo do estado de São Paulo, através do secretário Marcos da Costa, que bem falou em relação ao Centro Paralímpico.

O estado de São Paulo é líder no nosso País em diversas áreas, em diversos projetos, e esse projeto de Centro Paralímpico que ocorreu aqui em São Paulo foi um divisor de águas para o avanço do movimento paralímpico.

Então, São Paulo sempre sendo uma referência para o nosso País. E a Beth, o que falar. A Beth para a nossa região da Baixada Santista, para a cidade de Santos, ela é um exemplo, é uma referência, é um estímulo para que a gente continue trabalhando em prol do esporte, em prol da sociedade.

E mais uma vez, obrigado a todos vocês, obrigado aqui à deputada Solange Freitas por me fazer relembrar talvez os momentos mais importantes da minha vida. A Dani já devia saber dessa homenagem, não me falou nada, então depois a gente vai conversar.

Obrigado a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecer a Dani também, por ajudar a fazer parte dessa homenagem ao Rogério Sampaio. Pedimos, por gentileza, que todos da Mesa desçam para a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo à Beth Gomes, que é medalhista de ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso nos Jogos Paralímpicos de Paris e também ao judoca Rogério Sampaio, medalha de ouro nas Olimpíadas de 1992 e atual diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil.

A mesa diretora então ficará aqui na parte inferior. Recebe então a mais alta honraria da Assembleia Legislativa de São Paulo, Beth Gomes, nossa paratleta, recebendo os cumprimentos de todos nós.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - E também a entrega do Colar ao nosso judoca Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil, também para a nossa salva de palmas.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Esta homenagem se estende a cada um de vocês, atletas e paratletas, que estão nesta sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Sintam-se homenageados com esta sessão solene. Agora acontecem as fotos e as gravações das imagens com as autoridades presentes.

Então na forma de descrição aqui, da direita para a esquerda, Marcos da Costa, Rogério Sampaio, a deputada Solange Freitas, Beth Gomes e Yohansson Ferreira.

Fotógrafos registram agora as imagens dos nossos homenageados e homenageada nesta noite especial para os atletas e paratletas paulistas. Mas nós vamos quebrar um pouquinho o protocolo depois das imagens porque o secretário de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, fará uma entrega especial à deputada estadual Solange Freitas, que também será homenageada nesta noite.

Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Está aí a deputada estadual Solange Freitas, que recebeu a camiseta do Time São Paulo, e fará agora o uso da palavra.

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Antes de encerrar, vamos tirar foto com todos aqui; todos são homenageados. Eu vou me abaixar aqui para todos aparecerem nesta foto.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Está aí o registro, então, desta sessão solene, em homenagem aos paratletas, aos atletas paulistas, que tanto nos orgulham nas competições nacionais e internacionais. Vocês são exemplos, inspiram, estão aí. Agora registrado na imagem, também pela TV Alesp, pelo canal do YouTube. (Palmas.)

Passamos a palavra à deputada Solange Freitas, para que proceda com o encerramento desta sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Mais uma vez, muito obrigada de coração por cada um de vocês que está aqui nesta noite. Foi uma honra para mim poder fazer essa homenagem. Em nome da Alesp, da Assembleia Legislativa, muito obrigada.

E agora, um encerramento tradicional. Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço a todos os envolvidos na realização desta solenidade, assim como agradeço a presença de todos. Uma boa-noite.

Está encerrada esta sessão solene. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 51 minutos.

 

* * *