21 DE JUNHO DE 2023

19ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

        

Presidência: ANDRÉ DO PRADO

Secretaria: SOLANGE FREITAS e GILMACI SANTOS

        

RESUMO

        

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Abre a sessão.

        

2 - CARLOS CEZAR

Solicita verificação de presença.

        

3 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Defere o pedido. Determina que seja feita a chamada de verificação de presença, que interrompe quando observado o quórum. Coloca em votação o PL 912/23, salvo emendas e subemenda.

        

4 - PAULO MANSUR

Encaminha a votação do PL 912/23, salvo emendas e subemenda, em nome do PL.

        

5 - ALTAIR MORAES

Encaminha a votação do PL 912/23, salvo emendas e subemenda, em nome do Republicanos.

        

6 - BARROS MUNHOZ

Encaminha a votação do PL 912/23, salvo emendas e subemenda, em nome da Federação PSDB Cidadania.

        

7 - PAULO FIORILO

Para questão de ordem, faz pronunciamento.

        

8 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Dá resposta à questão de ordem formulada pelo deputado Paulo Fiorilo. Endossa o pronunciamento do deputado Barros Munhoz. Anuncia a presença do prefeito de Vinhedo no plenário.

        

9 - DR. EDUARDO NÓBREGA

Encaminha a votação do PL 912/23, salvo emendas e subemenda, em nome do Podemos.

        

10 - DR. JORGE DO CARMO

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

11 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Anuncia a presença do prefeito de Salesópolis no plenário.

        

12 - DR. JORGE DO CARMO

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

13 - JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR

Encaminha a votação do PL 912/23, salvo emendas e subemenda, em nome do Governo.

        

14 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Coloca em votação e declara aprovado o PL 912/23, salvo emendas e subemenda.

        

15 - PAULO FIORILO

Solicita verificação de votação.

        

16 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Defere o pedido. Determina que seja feito o processo de verificação de votação pelo sistema eletrônico.

        

17 - MILTON LEITE FILHO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do União.

        

18 - MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS

Declara obstrução ao processo de votação, em nome da Federação PSOL Rede.

        

19 - PAULO FIORILO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome da Federação PT/PCdoB/PV.

        

20 - LEONARDO SIQUEIRA

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do Novo.

        

21 - ANDRÉA WERNER

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PSB.

        

22 - DR. ELTON

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PSC.

        

23 - VINICIUS CAMARINHA

Declara obstrução ao processo de votação, em nome da Federação PSDB Cidadania.

        

24 - GERSON PESSOA

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do Podemos.

        

25 - MARCIO NAKASHIMA

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PDT.

        

26 - CAIO FRANÇA

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PSB.

        

27 - PAULO CORREA JR

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PSD.

        

28 - PAULO FIORILO

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

29 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Endossa o pronunciamento do deputado Paulo Fiorilo.

        

30 - JORGE CARUSO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do MDB.

        

31 - CARLOS CEZAR

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PL.

        

32 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Anuncia o resultado da verificação de votação, que confirma a deliberação anterior. Coloca em votação e declara aprovadas as emendas nºs 1, 2, 3, 5, 6 e 7, na forma de subemendas, com parecer favorável do congresso de comissões, restando prejudicadas as emendas. Coloca em votação e declara rejeitadas as demais emendas, com parecer desfavorável do congresso de comissões.

        

33 - EDIANE MARIA

Declara voto favorável às emendas do PSOL.

        

34 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Convoca sessão extraordinária, a realizar-se hoje, dez minutos após o término desta sessão. Convoca reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a realizar-se hoje, cinco minutos após o término desta sessão.

        

35 - VINICIUS CAMARINHA

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

36 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Agradece ao deputado Vinicius Camarinha pela coordenação de projetos de deputados. Encerra a sessão.

        

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. André do Prado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Votação adiada do Projeto de lei nº 912, de 2023, de autoria do Sr. Governador. 

 

O SR. CARLOS CEZAR - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Com a palavra o deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PL - Sr. Presidente, eu queria pedir uma verificação de presença.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - É regimental o pedido de V. Exa., então, faremos agora uma solicitação de verificação de presença. Solicito à deputada Solange Freitas e ao deputado Gilmaci Santos para fazerem a verificação de presença. 

* * *

 

- Verificação de presença.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Constatado quórum regimental, agradeço ao deputado Gilmaci Santos e à deputada Solange Freitas, que fizeram a nossa verificação de presença das Sras. Deputadas e Srs. Deputados.

Em votação o projeto, salvo emendas e subemendas.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PL - Pela ordem, Sr. Presidente. Quero indicar, para encaminhar pela bancada do PL, o deputado Paulo Mansur.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - É regimental. Então vai encaminhar, pela bancada do Partido Liberal, o deputado Paulo Mansur.

 

O SR. PAULO MANSUR - PL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Boa tarde, presidente, obrigado a todos vocês. Falando aqui pela bancada do PL, hoje a gente fala de uma votação importantíssima para o nosso estado de São Paulo. É uma das principais votações.

Desde quando eu assumi o meu mandato de deputado, eu posso falar que é a principal votação, porque a gente está falando de uma ligação de 100 quilômetros de ferrovia, que vai ligar Campinas, que é uma cidade importantíssima, à cidade de São Paulo. Não é possível que os deputados que estejam aqui não queiram votar isso.

Impressiona-me a bancada do PT se esconder atrás do plenário para não chegar aqui e dar a sua presença. A gente está falando de 100 quilômetros de trilhos, vindo da cidade de Campinas para a cidade de São Paulo, o que vai gerar mais de 10.000 empregos, vai gerar riqueza, vai gerar turismo para o nosso estado de São Paulo; vai, com certeza, influenciar na vida dos campineiros. E não só dos campineiros, mas de todas as cidades em volta.

Eu tenho um companheiro aqui, Rafa Zimbaldi, que também é deputado estadual da região; e diversas pessoas da região que sabem da importância desse projeto. E a gente precisa realmente pautar, votar.

Ontem foi realmente uma vergonha: por três votos, a gente não conseguiu aprovar esse projeto importante para o nosso estado de São Paulo, sendo que três deputados estavam dentro da Casa, só que resolveram não colocar a sua presença.

Então, parece que não querem que o estado avance. Parece que querem algo para eles. Ou a gente não quer o bem do nosso estado de São Paulo? A gente não quer que as pessoas, os cidadãos que votam na gente consigam pegar o trem e sair da cidade de Campinas para vir aqui à nossa cidade de São Paulo em uma hora?

Hoje se demora duas horas e meia para chegar de Campinas até a cidade de São Paulo. E, quando se chega à cidade de São Paulo, você vai ter metrôs ali em volta, para você já fazer o seu trajeto.

Ou seja, a gente também, com esse recurso, vai poder fazer a ligação seca Santos-Guarujá, que é um sonho da Baixada Santista. E eu tenho certeza de que todos os nobres deputados aqui já foram, em finais de semana, lá para o litoral paulista e já enfrentaram trânsito.

E sabem que essa ligação vai gerar riqueza para as cidades, vai gerar emprego, vai deixar o porto de Santos com uma qualidade melhor. Vai trazer turismo para as cidades, vai melhorar a cidade do Guarujá. Então, nós precisamos realmente analisar esse projeto pensando na população, pensando no nosso estado de São Paulo, e não pensando politicamente.

Então, eu venho a esta tribuna, através do governo, através do PL, fazer um apelo aos deputados para virem votar, para saírem do seu gabinete e virem até aqui hoje para a gente pautar esse projeto, que é tão importante para o nosso estado de São Paulo, para a gente seguir em frente, para as pessoas, para a nossa população paulista poder ir e vir ao interior do Estado.

Porque isso é um começo. O Trem Intercidades dando certo neste primeiro momento, a gente vai poder ligá-lo a São José dos Campos; vai poder ligá-lo à Baixada Santista. E a gente vai deixar o nosso Estado cada vez mais pujante.

Então, faço o apelo à base, faço o apelo aos deputados para ficarem aqui dentro do plenário, para a gente pautar esse projeto.

Ontem a gente ficou aqui, discutimos durante muito tempo. O Tatto, o Donato e uma série de deputados da ala esquerda deram aqui os seus depoimentos, acabaram votando a favor, mas acabaram faltando três votos.

Então é importante realmente a gente pegar o centro, pegar os partidos que sejam da esquerda, mas queiram o bem do estado de São Paulo, porque a gente não está aqui entre direita e esquerda, a gente está aqui pelo bem do estado de São Paulo.

Essa pauta que o governador Tarcísio coloca aqui hoje é importante para a gente seguir em frente, para a gente gerar emprego. Esse investimento do metrô intercidades que vai ser feito, esses 16 bilhões, é para fazer toda a infraestrutura em volta dos trilhos. Então eu conto com todos vocês aqui.

Muito obrigado, presidente.

 

 O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Dando sequência então à nossa sessão, em votação.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Com a palavra o deputado Altair Moraes.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Para encaminhar pelo Republicanos.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - É regimental o pedido de Vossa Excelência, que tem o período de 10 minutos para encaminhamento.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, mais uma vez nós subimos a esta tribuna aqui para falar algumas coisas que eu acho importantes.

Esse empréstimo que o governo precisa que seja feito é o primeiro passo que todos nós temos que dar aqui nesta Casa. É claro que depois haverá outros projetos, mas esse tem que ser o primeiro passo.

O governo tem que ter essa folga para poder trabalhar. Isso foi feito em todos os governos, e a gente não pode, de forma alguma, travar o governador Tarcísio de Freitas em relação a isso.

Tem umas coisas que eu escrevi aqui que eu acho que é interessante a gente falar. O Trem Intercidades, que ligará a capital paulista a Campinas, eu não entendo como é que há deputados ainda que são contra isso.

As pessoas estão precisando do Trem Intercidades, é uma questão de necessidade, e o Governo do Estado precisa fazer isso. Eu, como deputado da base, quero chamar atenção também de todos para a importância de fazer isso, a importância de a gente votar o projeto.

Outra coisa que eu anotei aqui que eu achei muito interessante: os benefícios na mobilidade urbana para mais de 15 milhões de pessoas em onze municípios. Gente, nós estamos falando de 15 milhões de pessoas que vão ser beneficiadas por empréstimo, meu Deus do céu. Eu não entendo. Parece que não querem que o estado ande, não querem que a coisa vá. É aquele pensamento de quanto pior, melhor.

Eu penso no povo, eu penso nas pessoas. Nós pensamos na situação que as pessoas estão precisando. Nós estamos falando aqui, só neste caso, de 15 milhões de pessoas que vão ser beneficiadas com o Trem Intercidades.

Nós não estamos aqui jogando conversa fora, falando balela, não é isso. É uma necessidade que o estado tem, e nós, eleitos pelo povo, aqui para representar esse povo, temos que votar em favor do povo, meu Deus do céu.

É inadmissível que uma pessoa que está sentada em uma cadeira destas deixe de aprovar algo tão importante para o estado e tão importante para a população, deputado Olim, que está aqui conosco.

Vou ler mais uma coisa aqui que eu acho muito interessante: esse empreendimento gerará um total de 10.552 empregos diretos. Quase 11 mil pessoas serão empregadas diretamente com esse empréstimo.

Até parece que a gente está vivendo um mar de rosas. Está todo mundo trabalhando, ninguém precisa de emprego. Para que 10.500 empregos a mais no estado de São Paulo? Não, vamos votar contra, vamos travar o governo, não vamos deixar São Paulo acelerar, não, melhor, andar com uma locomotiva forte. Vamos andar para trás, vamos deixar um investimento desse nível, vamos deixar 15 milhões de pessoas sem serem beneficiadas.

Não vamos gerar 10.500 empregos no estado. Para quê? Está todo mundo bem. Está todo mundo maravilhoso, todo mundo trabalhando, todo mundo tendo a sua casa, o seu trabalho, todo mundo comendo bem, todo mundo vestindo bem. Está um mar de rosas, a coisa está muito boa. Para que aprovar esse empréstimo? Qual a necessidade?

Teve um que disse assim: “poxa, qual é a necessidade de aprovar esse empréstimo?”. A necessidade é simples, queridos. A necessidade de ajudar mais de 15 milhões de pessoas, que vão ser beneficiadas em onze municípios. Onze municípios. A necessidade é de gerar mais de 10.500 empregos, mas eu vou ler mais, para as pessoas entenderem melhor em casa.

Além desses empregos diretos e indiretos, induzidos a contribuir para a redução da emissão de CO2 para a segurança viária e de toda a região. A gente vê tantas pessoas preocupadas: “a emissão de CO2, a poluição está muito grande, a coisa está feia, a gente tem que fazer algo”. Aí vemos gente levantando bandeira do verde e não sei o quê. “Não podemos fazer emissão de gases, isso é um absurdo”. É uma balela, uma conversa fiada.

Na hora de agir, na hora de tirar essa emissão de CO2, não fazem nada. Não fazem nada, e aí têm pessoas que são contra um avanço do tamanho do que está querendo ser feito aqui no estado de São Paulo.

Bom, vamos lá. O percurso total, senhores, entendam bem. O percurso total desse trem é de 96 quilômetros, que terá a duração de aproximadamente uma hora, entre a Capital e Campinas, deputados.

Ou seja, vamos trocar em miúdos, as pessoas que pegavam seus carros próprios, as pessoas que pegavam ônibus para sair de Campinas e trabalhar aqui, e depois voltar, aquele fluxo de carro imenso que quem é de Campinas - eu tenho alguns deputados aqui, o Rafa Zimbaldi é de Campinas, o deputado Gilmaci, meu grande líder aqui, Gilmaci Santos, também mora em Campinas...

Eu acho que o Gilmaci não deve estar querendo - não é, Gilmaci? - aprovar. Eu acho que está, porque quem mora naquela região sabe da necessidade de ter um trem intercidades. Quem mora naquela região sabe muito bem da necessidade de ter esse trem e fazer em uma hora esse percurso, e desafogar o trânsito.

Até parece, deputado Olim, que o trânsito está uma maravilha, meu irmão. Olha São Paulo no trânsito é show. Dá pra você assistir um filme. Você entra no carro, acabou, esquece a hora.

Esse trem, além de empregar mais de 10.500 pessoas, além de ajudar 11 municípios, mais de 15 milhões de pessoas vão ser beneficiadas. Além de tudo isso, a emissão de CO2 vai ser menor.

Aí a gente vê alguns defendendo que essa emissão de gases poluentes tem que ser menor, nós temos que acabar com isso, e, na hora de aprovar o trem intercidades, um empréstimo que é necessário para o Governo do Estado, a gente não vê força de alguns, mas nós estamos aqui para defender você, população, a senhora, o senhor que está aí do outro lado, você, que mora nesses 11 municípios, que tem a necessidade de acordar cedo.

Tem gente que acorda de madrugada, quatro horas, três e meia da manhã, cinco horas da manhã, porque tem que estar em São Paulo para trabalhar, e não tem o trem.

Aí, sabe o que acontece? Pega condução, pega ônibus, acorda de madrugada para estar aqui, e ainda tem gente: “ah, eu não apoio, eu não acho legal, eu não acho bom, eu não acho viável”.

É, a verdade é, meu irmão, que você deve ter o seu carro para andar, mas aquela senhorinha, aquele senhor que trabalha aqui em São Paulo, mora em Campinas e nesses municípios, eles acordam cedinho.

Pastor Paulo Correa, meu deputado, acorda cedinho. Cedinho fazendo ali a sua marmita, sabe? O Oseias ali, grande deputado, a Marta, sempre elegante. Aí está ali, prepara a marmita, se fosse meu caso eu estava fazendo meu cuscuz, porque eu faço de manhã, eu sou pernambucano, eu gosto de cuscuz. Aí faz a marmita. Quatro da manhã, cinco da manhã, coloca embaixo do braço, presidente, coloca embaixo do braço a marmita para sair às quatro da manhã para estar aqui cedinho.

Esse trem vai fazer em uma hora, uma hora! Eu estou falando só disso, não estou falando ainda do Guarujá, ainda não cheguei nem lá na Baixada. A gente vai chegar. Aí a gente tem 11 municípios beneficiados, 15 milhões de pessoas beneficiadas, uma geração de emprego para 10.500 pessoas, e tem gente dizendo “Não vamos fazer não, eu acho que não é necessário. Eu acho que não é bom. Eu acho que não é legal”. “Para quê?”. “Qual a intenção?”.

É, qual a intenção? A intenção é melhorar o estado de São Paulo, é dar mais mobilidade. A intenção é ajudar esses 11 municípios, a intenção é gerar emprego, a intenção é ajudar mais de 15 milhões de pessoas. Essa é a intenção. E ainda existem pessoas agora que dizem assim: “Ah, não, eu não acho legal”.

Não acha legal porque você não está na pele, você não está sentindo a dor desse povo, porque se esses que são contra o projeto sentissem a dor do povo, estariam aqui para votar, para dizer: “Sou a favor, eu quero que gere emprego, eu quero que esses 11 municípios sejam beneficiados, eu quero que esses 15 milhões de pessoas sejam beneficiadas”, mas quando não se pensa no povo, irmão, quando se acorda a hora que quer e faz o que quer, tá tudo ok.

Então, gente, você que está em casa, preste atenção, esse projeto é, sim, muito importante para o estado de São Paulo.

Obrigado, senhores.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente, para encaminhar em nome da Federação.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - É regimental o pedido de V. Exa., tem dez minutos para encaminhar pela Federação PSDB/Cidadania. 

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Sr. Presidente André, colaboradores da Assembleia, senhores que nos honram com suas presenças, telespectadores da TV Assembleia, eu quero ser breve dentro dos 10 minutos e dizer por que tomei a liberdade de, em nome da Federação, e acredito estar falando em nome dela, do nosso líder, Vinicius Camarinha, defender a aprovação desse projeto de lei. 

Eu não vou me estender muito em considerações técnicas, em justificativas que recomendem a aprovação do projeto. Eu vou ser mais objetivo, mais simples e mais direto.

Eu não estou vendo razão alguma para não se aprovar o projeto. Eu nunca vi não se aprovar um projeto que todo mundo é favorável. É uma novidade para mim, no meu sétimo mandato. Que coisa é essa? Eu sou contra um projeto ou sou a favor de outro projeto, agora, eu ser a favor e não votar a favor não é coerente.

Então fica uma coisa pequena, isso apequena o parlamento, minha gente. Nós precisamos de resultados, de trabalho, de objetividade. Não dá para nós ficarmos em quirelas, picuinhas, filigranas. 

Nós temos que dar conta do nosso recado. O projeto é bom ou não é bom? O projeto é ruim? Vamos votar contra. O projeto é bom? Vamos votar a favor. Isso é regra, elementar, é assim que se age em qualquer parlamento do mundo.

   Então, eu não quero fazer qualquer crítica ao PT ou ao PSOL por estarem fazendo uma obstrução que não se justifica. Por quê? Para fazer um jogo e ver se o governo tem uma base majoritária ou não? É só pra isso? É só essa a finalidade da obstrução? Eu acho que isso é muito pequeno, muito pequeno.

   Hoje, lá na Comissão de Transportes, eu até me exaltei um pouco, porque, efetivamente, eu não posso ver um diretor geral da Artesp tão desinformado como eu vi, e, principalmente, uma Artesp se conduzindo tão mal como vem se conduzindo a nossa Artesp - e não é do atual governo, não. Eu tenho coragem de dizer que isso foi, na maior parte do tempo, dos governos do PSDB.

   Teve um tempo bom, aliás, é bom que se saiba: as concessões com o Mário Covas... Aliás, eu vou tomar a liberdade, se me permite, eu tenho um pouco de tempo. Está pronto aí o meu vídeo? Então eu vou mostrar, por favor. Isso é de quando eu fui candidato a governador de São Paulo. Aqueles que estavam lá na comissão vão me desculpar pela repetição, mas esse era o candidato. Não, mas levanta aí porque senão vai parecer que eu estava querendo mostrar minha foto.

Tem aí, olha, plano de governo. Não, pode voltar, pode voltar. Isso é o plano de governo de quando eu fui candidato a governador, em 1994.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Sr. Presidente, uma questão de ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pois não.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Sr Presidente, em um debate anterior, um deputado do PT, deputado Donato, propôs apresentar imagens sobre um tema que não tinha absolutamente nada a ver com o debate.

Queria consultar o senhor se tem a ver a questão da apresentação, com o maior respeito ao deputado Barros, mas aqui é preciso que haja igualdade de posições.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - A pedido do deputado Paulo Fiorilo. Deputado Barros Munhoz, também realmente tenho que reconhecer que eu não deixei que o deputado Donato, de acordo com o Regimento, nos encaminhamentos, nós pudéssemos apresentar vídeos.

Então, infelizmente eu não poderei deixar os vídeos, mas sei que a oratória e o conhecimento de V. Exa. vai poder fazer um grande debate, pelo seu histórico, independentemente desses vídeos serem apresentados.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Obrigado, presidente. Eu peço desculpas pela minha falha, peço desculpas ao deputado Paulo Fiorilo, que tem toda a razão.

Mas o que eu queria mostrar ali é o seguinte: o Mário Covas tomou para si, quando ele ganhou as eleições, em 94, fazer algo que estava no meu plano de governo, que é o Rodoanel. Realmente, o Mário Covas, usando o DER, não criou empresa nenhuma, Artesp nenhuma.

Foi com o pessoal do DER que ele começou a fazer uma comissão de licitações e de concessões no estado de São Paulo, e fez, durante o seu governo. As primeiras concessões não tinham Artesp, não, e é por isso, também, que funcionaram bem.

Muito bem, aí, no meu plano de governo, tinha um Rodoanel, e ele começou a querer implantar o Rodoanel, se não me falha a memória, em 2002. Nós estamos em 2023: 21 anos se passaram. Eu fui para a China como o prefeito de Itapira, a convite do Ministério do Desenvolvimento do Brasil, juntamente com outros prefeitos, para um intercâmbio com a China.

Lá eu vi que, em Pequim, onde nós estivemos, haveria três rodoanéis sendo construídos e ficando prontos até 2008 - isso era 2001, em 7 anos, eles fizeram em 7 anos os 3 rodoanéis. Nós não fizemos o nosso Rodoanel em mais de 20 anos. É isso que não é mais possível nós tolerarmos no nosso País.

E São Paulo é o melhor estado da República, da Federação. Ninguém entra em São Paulo mais. Eu saía de Itapira e em duas horas estava na Assembleia Legislativa. Hoje, são três horas, três horas e meia. Você não tem condições mais de andar em São Paulo. Essa é a realidade dos fatos. Estamos atrasados.

Então, é preciso que haja investimento mesmo. É preciso que a Assembleia cumpra o seu papel de fiscalizar, de exigir prestação de contas, de questionar o que está errado, mas o que não podemos é deixar de votar aquilo que nós achamos que está certo.

Com todo o respeito, me desculpem a impropriedade que vou falar: isso, para mim, não é política. Isso, para mim, é politicalha. Isso é rebaixar o nível da política. Política é a arte de sentir os anseios do povo e de lutar pela sua concretização.

O que a gente explica a esse pessoal todo que está sofrendo tanto com o transporte, que está sofrendo tanto com os problemas do nosso estado? Por que negar a aprovação de um empréstimo que é justo, que é correto, que foi discutido, que foi até aquinhoado com uma emenda do PT, do PSOL, que aprimorou o projeto.

Minha gente, não há tempo a perder. O tempo corre contra nós. Somos cobrados pela população. O Brasil está andando para trás. Não é possível que fiquemos assistindo a essa situação. Temos o dever de responder, com a nossa ação, os anseios do nosso povo e da nossa gente.

Antes de terminar, eu queria dizer que criamos aqui na Assembleia uma comenda, uma honraria para homenagear pessoas que mereçam essa honraria. São pessoas excepcionais, que fogem do normal na sua qualificação pessoal, profissional, e que se impõem ao conceito da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Eu quero hoje fazer uma proposição: que todos nós, deputados de todos os partidos, façamos um pedido à Casa de outorgar essa comenda, a Ordem do Mérito Legislativo, a um cidadão, um cidadão que está fazendo aniversário hoje, um cidadão que é motivo de honra e de orgulho para São Paulo e para o Brasil, que dignifica há muitos anos a política, que é um exemplo para todo político brasileiro. Esse cidadão é Eduardo Matarazzo Suplicy.

Conheci Suplicy em um comício em São João da Boa Vista, à noite, com Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e Serra. Serra e Mário Covas embaixo do palanque, porque eram cassados.

Fernando Henrique em sua campanha a senador, em 78. Estavam juntos. Conheci Suplicy quando tomou posse em 78 nesta Casa, junto com Mauro Bragato. (Fala fora do microfone.) Não, o Camarinha não tinha nascido ainda. E João Baptista Breda, deputado de Itapira que elegemos e que se tornou um grande colaborador de Eduardo Matarazzo Suplicy.

Suplicy, eu quero dizer, para encerrar, que tenho orgulho de poder dizer: “Eu sou colega do Eduardo Matarazzo Suplicy”. Você honra e dignifica esta Assembleia Legislativa. É por isso que sugiro que você seja homenageado com a comenda do Mérito Legislativo. Todos nós dizendo: “Quem quer ser político neste país, seja como Eduardo Matarazzo Suplicy”. (Palmas.)

 

O SR. GERSON PESSOA - PODE - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Eu tinha certeza, deputado Barros Munhoz, de que o senhor não precisava daqueles vídeos para fazer um discurso eloquente, com tanta propriedade e com tanto conteúdo como V. Exa. fez.

Pela ordem, deputado Gerson Pessoa.

 

O SR. GERSON PESSOA - PODE - Para encaminhar em nome da bancada do Podemos, o deputado Eduardo Nóbrega.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Eduardo Nóbrega encaminhará, pela bancada do Podemos, o nosso projeto.

Antes, porém, do Dr. Eduardo, que se encaminha para o púlpito, gostaria de dizer que está entre nós, a convite da nossa deputada Valeria Bolsonaro, o nosso prefeito da cidade de Vinhedo, Dr. Dario, aqui presente conosco. Seja bem-vindo, Dr. Dario. Com a palavra então o deputado Dr. Eduardo Nóbrega.

 

O SR. DR. EDUARDO NÓBREGA - PODE - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, nobres deputados, deputadas, público presente, aqueles que nos assistem pela TV Alesp, a bancada do Podemos solicitou o encaminhamento, Sr. Presidente, para trazer o posicionamento do nosso partido no tocante a este projeto.

Antes, saudar aqui o nobre deputado Barros Munhoz, que hoje nos brindou com dois grandes discursos, um realizado na Comissão de Transportes e este feito agora aqui da tribuna do plenário, que nos motiva, Barros, a trilhar o mesmo caminho político que V. Exa. e também segui-lo na homenagem feita ao Eduardo Suplicy.

Sr. Presidente, trata-se do projeto que altera as Leis nº 17.386, de 14 de julho de 2021, e nº 14.990, de 29 de abril de 2013, e que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito e a prestar contragarantias, entre outras providências. Deliberamos muito sobre esse projeto desde ontem.

Debatemos o mérito da propositura e verificamos a necessidade do Governo do Estado de São Paulo em contratar essas operações de crédito para realizar os objetos estabelecidos no projeto de lei.

Não nos restou nenhuma dúvida da importância dos temas ou dos objetos nos quais serão investidos os recursos contratados pelo Governo do Estado. Temos aqui, Sr. Presidente, uma das principais matérias a serem tratadas pelo governo, que é a mobilidade urbana.

Antes, Sr. Presidente, quero aproveitar nesses dez minutos, saudar o presidente da Câmara de Embu-Guaçu, o Sr. Joaquim, que se faz presente aqui prestigiando também os trabalhos da Casa, o vereador Eduardo, de Juquitiba, se eu não estiver enganado, também presente aqui nos trabalhos da Casa. Os investimentos serão feitos em mobilidade urbana.

No inciso I especificando a região metropolitana e o transporte intermunicipal. Conversava agora há pouco com o querido deputado Ricardo França e com a Clarice Ganem e eles me colocando o sonho, o desejo, a importância desse trem intercidades. Isso é um projeto que faz com que todo o povo daquela região aguarde ansiosamente para que possa deixar o papel, sair do papel e se tornar realidade.

E nós temos hoje no comando do Governo do Estado um governador que já provou sua capacidade, pelo seu histórico, de retirar obras do papel, de terminar obras inacabadas, que se dermos as condições necessárias, não tenho dúvida, Sr. Presidente,  que não só o trem intercidades será uma realidade, mas como pela primeira vez o metrô vai sair capital e vai alcançar a região metropolitana.

E nesse sonho a região Sudoeste do estado, o povo de Taboão, Embu, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba, também sabe que nas mãos do governador Tarcísio nós vamos ver realizada a extensão da Linha 4-Amarela do Metrô, chegando até a cidade de Taboão da Serra.

A região que há pouco tempo atrás não se falava em mobilidade urbana, hoje clama por investimento nessa área, hoje espera como o trabalho realizado pelo deputado Milton Leite Filho, o Miltinho, que há anos vem buscando minimizar os problemas do trânsito na região de Embu-Guaçu e Itapecerica com a alça de acesso do Rodoanel.

Um trabalho de V. Exa., deputado Milton, que hoje na Comissão de Transportes tivemos por parte do Sr. Milton - coincidência, seu xará - a garantia de que essa alça, Sr. Joaquim, presidente da Câmara de Embu-Guaçu...

Hoje tivemos aqui a garantia que está aprovada essa luta do Milton pela alça de acesso ao Rodoanel, levando dignidade àquelas famílias que devem sair hoje da cidade de Itapecerica, 30 minutos depois conseguem acessar o Rodoanel pela cidade de Embu das Artes, passam em cima das suas casas, capaz de dar tchau para seus filhos para seguir viagem.

O Milton trabalhou muito forte para que pudesse ter uma alça que desse acesso diretamente ao Rodoanel pela cidade de Embu-Guaçu. Nós estamos na extensão dessa luta com autorização e com apoio desse grande deputado para que Itapecerica da Serra também tenha esse direito.

Esse projeto aqui, que vai permitir que o governador do estado de São Paulo possa, por meio dessas operações de crédito, também realizar investimentos em mobilidade urbana.

Mas não só em mobilidade urbana. Aqui também fala em Saúde, fala em investimento em vicinais, enfim, em investimentos que vão melhorar a vida do destinatário final das nossas ações, que é o povo do estado de São Paulo.

Dessa maneira, Sr. Presidente, a Bancada do Podemos, constituída pelo nosso líder Gerson, pelo Ricardo França, pela Clarice Ganem, por este deputado, Eduardo Nóbrega, e na fusão com o deputado Hélio Zanata, não se furtará em apoiar todos os projetos que o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, encaminhar para esta Casa que venha a solucionar os problemas do dia a dia do nosso povo.

Aliás, exemplos foram muitos, nobre deputado. Começa com a atuação do governador quando da tragédia de São Sebastião. Tivemos a inauguração da Estação da Linha Laranja.

E tivemos o compromisso do governador com a extensão da Linha 4 - Amarela, que sairá da Vila Sônia e chegará até Taboão da Serra. Portanto, presidente, a Bancada do Podemos tem convicção nesse projeto, entende que é necessária essa autorização legislativa, que, aliás, já foi votada.

O que se está fazendo hoje aqui são ajustes que vão permitir que o investimento aconteça naquilo que é mais necessário: o Trem Intercidades e também investimento em vicinais.

Só para finalizar, Sr. Presidente, ainda nesses, salvo engano, dois minutos que me restam, quero saudar o secretário de Saúde, que esteve aqui ontem, na Comissão, fazendo a prestação do quadrimestre, e deixou claro, Sr. Presidente, que vai fazer a fiscalização das OSs que estão administrando, fazendo a gestão dos equipamentos de Saúde do estado de São Paulo.

Infelizmente, em Taboão da Serra, temos dificuldades enormes com a OS SPDM, que faz a gestão do Hospital Geral do Pirajussara, que está com o tomógrafo quebrado, Barros, pelas informações dos vereadores da Câmara de Taboão da Serra, há duas semanas sem fazer o atendimento da nossa população.

O secretário disse que esses desmandos que ocorreram por muitos anos não passarão em branco no governo sob comando do governador Tarcísio. Então fico muito feliz.

Quero cumprimentar o líder do Governo, meu querido amigo Xerife do Consumidor, que me deu a honra de falar na inauguração da Linha Laranja, daquela estação emblemática para o povo da região da nossa Capital. Naquele dia, V. Exa. permitiu que eu falasse em nome da Assembleia.

E é isso, esse projeto de hoje vai permitir que sonhos sejam realizados, que mobilidade urbana seja tema central do nosso governo, e que o povo de São Paulo possa experimentar momentos jamais vividos na história deste grande Estado, da locomotiva deste País, que agora acelera, e acelera fundo, com o governador Tarcísio.

Obrigado por aquele dia, líder, obrigado, Sr. Presidente, obrigado à Bancada do Podemos por ter me permitido falar por todos nós hoje aqui desta tribuna em mais um projeto que vai transformar a vida do povo de São Paulo.

Era isso que eu tinha para trazer. Espero que esse debate seja aprofundado, e que ao final desta sessão saiamos daqui com a certeza de que estamos dando as condições para este que será o maior governador da história desse estado transformar a vida dos paulistas.

Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor, líder do Governo.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Para encaminhar, pela liderança do Governo.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - É regimental o pedido de V. Exa., para encaminhar pela liderança de Governo. Enquanto você se encaminha...

 

O SR. DR. JORGE DO CARMO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Jorge do Carmo.

 

O SR. DR. JORGE DO CARMO - PT - Para uma comunicação, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - É regimental o pedido de Vossa Excelência. Dois minutos para a comunicação.

 

O SR. DR. JORGE DO CARMO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Obrigado, Sr. Presidente. Boa tarde deputadas e deputados. Eu quero, com muita alegria, aproveitar essa oportunidade para convidar V. Exas., deputadas e deputados, para amanhã, quinta-feira, dia 22, às 14 horas faremos o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às Vítimas e Combate às Enchentes da Zona Leste da Capital e dos Municípios da região do Alto Tietê.

Queria dizer, Sr. Presidente, que esse problema de enchentes é um problema gravíssimo no nosso estado, não só na zona leste, na região do Alto Tietê, mas também nas fronteiras da nossa cidade de São Paulo, bem como nas regiões metropolitanas.

Quero aproveitar a oportunidade para convidar as deputadas e os deputados. O lançamento será amanhã, no Auditório Teotônio Vilela, às 14 horas.

Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Antes do deputado Jorge Wilson dar sequência, deputado Jorge do Carmo, também está presente conosco aqui hoje nosso prefeito de Salesópolis, onde nasce o rio Tietê.

E, como nasce lá, já é um convidado de V. Exa., da sua frente parlamentar amanhã em defesa de enchentes na nossa região do Alto Tietê. Seja bem-vindo, prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes.

 

O SR. DR. JORGE DO CARMO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Uma salva de palmas para o nosso prefeito. Nascente do Tietê, nosso rio. (Palmas.) Pela ordem, Sr. Deputado Jorge do Carmo.

 

O SR. DR. JORGE DO CARMO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Eu conheço o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes. Um amigo, um parceiro. Disse para ele: “O presidente vai anunciar V. Exa., senão eu já teria feito aqui.”

Então, para parabenizar, agradecer a presença. É um parceiro daquela região, lá onde nasce o nosso querido rio Tietê, na cidade de Salesópolis, região Tietê. Parabéns, muito obrigado pela visita.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Parabéns, Dr. Jorge do Carmo. Com a palavra nosso líder do Governo, deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, a toda assessoria da TV Assembleia, a todos os telespectadores, a todos os deputados, lideranças, deputados e deputadas desta Casa, a maior Casa Legislativa da América Latina.

A gente neste momento, com muita sensibilidade do nosso governador, estamos aqui para votar um projeto, a readequação, a melhoria deste projeto, cumprindo as obrigações previstas no Tesouro Nacional para fazer com que o estado de São Paulo caminhe fazendo a diferença. O governo Tarcísio de Freitas assumiu praticamente há seis meses e tem mostrado para que veio no estado de São Paulo.

Hoje, o estado precisa de mobilidade, hoje o estado precisa de transporte público de qualidade. Onde nós defendemos, através do Art. 22 do próprio Código de Proteção e Defesa do Consumidor, onde eu quero sensibilizar a toda a base aliada, a todos também os deputados e deputadas da oposição, dada a importância de nós readequarmos este projeto.

Projeto que já existe no estado de São Paulo e que vai dar a oportunidade do Governo do estado de São Paulo, um novo governo, de continuar neste caminho de fazer a diferença para este estado, que deixará de ser a locomotiva que move o País para ser o trem-bala que move o País.

O governador Tarcísio de Freitas, sensível e muito respeitoso a esse Parlamento, diferente dos outros governos, com todo o respeito aos outros governadores que se passaram, o governador mostra um respeito por cada deputado desta Casa.

E hoje, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, nada mais justo do que nós votarmos de forma favorável a readequação do projeto, votando este PL que vai dar a oportunidade de o governo tocar o trem intercidades, vai dar a oportunidade de se fazer a mobilidade urbana de qualidade no estado de São Paulo, da forma que é um planejamento do governo Tarcísio de Freitas.

Precisamos cumprir aquilo que está já previsto no Tesouro Nacional. É apenas uma readequação, é um projeto que vai dar a oportunidade a um novo governo de continuar trabalhando o Estado e de fazer um trabalho, trazendo para a população, para o cidadão paulista qualidade nos equipamentos e qualidade também nos serviços públicos.

Portanto, eu peço a todos os meus pares desta Casa para que votemos "sim", para que possamos contribuir aqui, este Parlamento, para Parlamento plural, onde aqui nós temos os deputados, as deputadas que fazem parte da base aliada, onde nós temos também os deputados e as deputadas que fazem parte da oposição.

Que seja uma oposição construtiva, deliberando emendas, mostrando a transparência maior que o governo quer oferecer para todo cidadão do estado de São Paulo. Entendemos por bem acatar as emendas também da oposição, emendas que vêm contribuir com o projeto.

Portanto, é fundamental que todos nós, deputados que temos responsabilidade com os nossos eleitores, que temos responsabilidade com o crescimento e com o desenvolvimento do nosso estado de São Paulo, que a gente possa votar "sim" a este projeto para que a gente possa ter todos os votos possíveis para que mostremos para o estado de São Paulo que esse Parlamento é um parlamento comprometido com o crescimento, com o desenvolvimento para o estado de São Paulo.

O governador tem trabalhado muito. Em seis meses apenas de mandato tem mostrado, tem feito a diferença no estado de São Paulo com a sua sensibilidade. E nós podemos até lembrar uma ação importante, porque para governar um estado, governar uma cidade precisa tomar decisões, decisões que venham impactar de forma positiva a vida das pessoas.

Quando ocorreram lá no litoral norte as chuvas de verão, o governador, com poucos dias, não pensou duas vezes e lá esteve, alojou-se lá e recebia alguns áudios, as pessoas falando: “Olha só, o governador não ficou em nenhuma pousada, em nenhuma pensão, em nenhum hotel”. O governador estava dormindo em um colchonete, em uma salinha que ele pediu emprestada na Prefeitura.

E ali, o governador, com toda sua equipe, e ele mobilizou todo seu gabinete para que fosse um gabinete itinerante, com todo o secretariado lá, estabeleceu alguns prazos, como por exemplo a Rio-Santos.

Cumpriu antes do prazo pré-estabelecido. Política habitacional: está trabalhando para fazer política habitacional como se deve fazer no estado de São Paulo, como se deve fazer no país.

Ele, como engenheiro que é, como uma pessoa que quer pensar naquele cidadão que trabalha hoje, aquele cidadão que muitas vezes perde duas, duas horas e meia para chegar ao trabalho, duas horas e meia, três horas para retornar para sua residência, perdendo assim a sua qualidade de vida. O governo está pensando em planejamento estratégico de mobilidade urbana.

Para isso, Srs. Deputados e Sras. Deputadas desta Casa, a readequação desse projeto é uma simples readequação. Precisamos votar, precisamos contribuir para que uma gestão séria, para que uma gestão comprometida com a coisa pública dê sequência em nosso Estado, dê sequência no estado de São Paulo.

Há pouco vi a oratória do nosso deputado decano desta Casa, nosso professor Barros Munhoz, em que eu pude ver a imagem que eu conheci lá atrás, quando muito jovem fiz parte também da caminhada do nosso deputado hoje Barros Munhoz como candidato ao Governo do Estado de São Paulo.

Deputado Barros Munhoz, deputado Vinicius Camarinha, este estado de São Paulo merece trabalho. O nosso Estado merece pessoas sérias, pessoas que queiram fazer a diferença.

O nosso governador está empenhado, motivado, fazendo conta, fazendo planejamento, reunião com o secretariado para que, no espaço mais curto de tempo, o cidadão paulista tenha um resultado mais eficiente na sua vida, ele que paga os seus impostos, o cidadão paulista que paga os seus impostos.

Aí paga de todas as formas, comprando um produto na padaria ou no supermercado, pegando um transporte público, e, muitas vezes, ele sofre com a mobilidade urbana, sofre para chegar no trabalho, sofre para chegar na sua residência, perdendo a sua qualidade de vida e aumentando a demanda da Saúde pública.

Quando a gente fala de uma readequação de um projeto de empréstimo, é um simples projeto sim, mas é um projeto de muita, muita magnitude e importância, para que o Governo tenha a ferramenta para poder buscar investimentos, para poder trazer investimentos para o estado de São Paulo.

O Governo vai tomar, se necessário for, o empréstimo. Com esse empréstimo, quem vai ganhar é o povo paulista, com equipamentos públicos de qualidade, com serviços públicos de qualidade.

Então, Sr. Presidente, eu quero fazer o meu apelo a esta Casa, um apelo a todos os deputados, momento que quero também parabenizar o nosso sempre senador, deputado Eduardo Suplicy, pela passagem do seu aniversário, desejando muita saúde, desejando muita paz ao nosso deputado e sempre senador.

Quero fazer um apelo, para concluir, Sr. Presidente, um apelo aos deputados e às deputadas desta Casa de Leis, desta maior Assembleia da América Latina. Vamos dar um exemplo que cada um de nós precisamos dar. Avança, São Paulo, faça a diferença, São Paulo.

Vamos nós, como ferramenta do povo, como representantes da população, votar “sim” ao projeto e contribuir para que o governador possa trabalhar e possa trabalhar na mobilidade urbana.

Obrigado, Sr. Presidente. 

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Em votação o projeto, salvo emendas e subemenda. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que foram favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem o deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Para que a base possa votar, uma verificação de votação.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - É regimental o pedido de V. Exa., então, faremos agora um pedido de verificação de votação.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, neste momento vamos proceder à verificação de votação pelo sistema eletrônico. A partir desse momento estamos fazendo soar o sinal intermitente por quatro minutos, para que as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que não se encontrem em plenário tomem conhecimento da votação que se realizará. 

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - UNIÃO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem o deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - UNIÃO - União Brasil em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - União Brasil em obstrução.

 

A SRA. MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS - PSOL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem a deputada Monica Seixas. 

 

A SRA. MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS - PSOL - Federação PSOL/Rede em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Federação PSOL/Rede em obstrução. 

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem o deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Federação PT/PCdoB/PV em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Federação PT/PCdoB/PV em obstrução.

 

O SR. LEONARDO SIQUEIRA - NOVO - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem o deputado Leonardo Siqueira.

 

O SR. LEONARDO SIQUEIRA - NOVO - Partido Novo em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Novo em obstrução. 

 

A SRA. ANDRÉA WERNER - PSB - Pela ordem, presidente. 

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputada Andréa Werner.

 

A SRA. ANDRÉA WERNER - PSB - PSB em obstrução. 

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - PSB em obstrução.

 

O SR. DR. ELTON - PSC - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, Dr. Elton.

 

O SR. DR. ELTON - PSC - PSC em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - PSC em obstrução.

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSDB - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Vinicius Camarinha.

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSDB - Federação PSDB e Cidadania em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - PSDB e Cidadania, a pedido do líder Vinicius Camarinha, em obstrução.

 

O SR. GERSON PESSOA - PODE - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Gerson Pessoa.

 

O SR. GERSON PESSOA - PODE - Colocar o Podemos em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Podemos em obstrução.

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Marcio Nakashima.

 

O SR. MARCIO NAKASHIMA - PDT - Para colocar o PDT em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - PDT em obstrução.

Solicito que o deputado Caio França faça uma correção, haja vista que a deputada Andréa Werner não é vice-líder.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - PSB em obstrução, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Então, PSB em obstrução pelo líder deputado Caio França.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PSD - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem deputado Paulo Correa.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PSD - Para colocar o PSD em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - PSD em obstrução.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Sr. Presidente, pela ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Tenho tempo para uma comunicação de dois minutos?

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Nesse momento, nós estamos...

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Aguardando a ...

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Aguardando a ...

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu queria aproveitar aqui a presença de todos os deputados e deputadas para fazer uma deferência ao nosso deputado estadual, que foi senador, vereador, Eduardo Matarazzo Suplicy.

Primeiro, pelo compromisso que tem com a luta pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. Assim fez na Câmara, assim fez no Senado, quando batalhou pela renda mínima cidadã.

É um exemplo de político, e eu não poderia deixar, como líder da minha bancada, de fazer essa referência a esse homem que é, para a Assembleia Legislativa, uma figura da máxima importância.

Tenho certeza de que as minhas palavras são de todos os deputados desta Assembleia. Eu queria pedir uma salva de palmas ao Eduardo Suplicy, pela sua história e pela sua vida. 

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Paulo Fiorilo, toda homenagem, tudo que nós fizemos nesta Casa para homenagear esse símbolo do nosso Estado, do nosso País, é muito pouco perto do que ele merece.

Nós teremos que sempre, daqui pra frente, homenagear essa referência da nossa política, do nosso País: Eduardo Matarazzo Suplicy. É uma honra tê-lo conosco, Eduardo Matarazzo.

Tendo transcorridos os quatro minutos do sistema eletrônico, agora ficará aberto, para que as Sras. Deputadas e Srs. Deputados votem “sim”, “não”, ou registrem abstenção nos terminais dispostos em suas mesas.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Pela ordem, Sr. Presidente. MDB em obstrução, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Jorge Caruso, infelizmente não posso colocar, porque V. Exa. não é líder do MDB. Então eu não posso colocar.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Eu sou vice-líder, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Então eu retiro a minha... Não foi indicado, mas nós vamos indicar agora, e o MDB está em obstrução.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Obrigado pela gentileza, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Não havendo mais deputados que querem votar no sistema eletrônico. Devido à importância dessa matéria, que acredito que todos querem votar nos microfones de aparte, abro então os microfones de aparte, para que as Sras. Deputadas e Srs. Deputados possam proceder o seu voto.

 

O SR. PAULO MANSUR - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Paulo Mansur.

 

O SR. PAULO MANSUR - PL - Pelo sonho dos campineiros, ligando São Paulo a Campinas, e pelo sonho de toda a Baixada Santista, ligando Santos ao Guarujá, na ligação seca, eu voto “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Vota “sim” o deputado Paulo Mansur.

 

O SR. CAPITÃO TELHADA - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Capitão Telhada.

 

O SR. CAPITÃO TELHADA - PP - Pela continuidade dos cumprimentos de promessas de campanha do nosso governador, Capitão Telhada vota “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Capitão Telhada vota “sim”.

 

O SR. RAFA ZIMBALDI - CIDADANIA - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Rafa Zimbaldi.

 

O SR. RAFA ZIMBALDI - CIDADANIA - Por um novo modal de transporte público na nossa Região Metropolitana de Campinas, ligando até a Região Metropolitana de São Paulo, eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Rafa Zimbaldi vota “sim”.

 

O SR. AGENTE FEDERAL DANILO BALAS - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Agente Federal Danilo Balas.

 

O SR. AGENTE FEDERAL DANILO BALAS - PL - Pela evolução do estado de São Paulo quanto à mobilidade urbana, pelo Transporte, em especial nos municípios do interior, nossa querida cidade de Sorocaba, eu voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Agente Federal Danilo Balas vota “sim”.

 

O SR. VITÃO DO CACHORRÃO - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Vitão do Cachorrão.

 

O SR. VITÃO DO CACHORRÃO - REPUBLICANOS - Primeiro, agradecer aqui ao nosso governador por mandar um projeto desses para a Casa e para o estado de São Paulo. E, por Sorocaba, de Sorocaba a São Paulo e de São Paulo a Sorocaba, pelo transporte de carga, eu voto “sim”. O voto do Vitão do Cachorrão é “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Vitão do Cachorrão, Republicanos, vota “sim”, por Sorocaba e todo o estado de São Paulo.

 

O SR. DIRCEU DALBEN - CIDADANIA - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Dirceu Dalben.

 

O SR. DIRCEU DALBEN - CIDADANIA - Votar “sim”. Importante essa modalidade de transporte; nós estamos lutando há muito tempo pelo trem intercidades, ligando capital, litoral, Campinas e o interior do estado. E é importante nós aprovarmos esse financiamento, para tornar realidade para o estado de São Paulo esse novo modal de transporte ferroviário.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Dirceu Dalben vota “sim”.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - REPUBLICANOS - Sr. Presidente, pelo bem do estado de São Paulo, para contribuir para que um governo que vai fazer a diferença no estado de São Paulo continue trabalhando, e mostrando para a população para que veio, o meu voto é “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado líder do Governo, Jorge Wilson, vota “sim”.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Sr. Presidente, com muita honra, consigno meu voto como “sim”, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Altair Moraes vota “sim”.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PL - Sr. Presidente, pelo trem intercidades, de Campinas a São Paulo, e pelo trem que vai chegar ainda, e que vai acontecer - 20 anos esperando - de Sorocaba a São Paulo, eu voto “sim”, Sr. Presidente. Sem o apoio da esquerda, é claro.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Carlos Cezar, líder do PL, vota “sim”.

 

O SR. HELINHO ZANATTA - PSC - Quero consignar meu voto “sim” pelo trem intercidades, que vai com certeza chegar na nossa região metropolitana também de Piracicaba, e toda região de Campinas.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Helinho Zanatta vota “sim”.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Sr. Presidente, para votar “sim”, e dizer que a base agora apareceu.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Paulo Fiorilo vota “sim”.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, pelo Metrô até o Jardim Ângela, pela duplicação da Estrada do M’Boi Mirim, voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Enio Tatto, grande lutador desses projetos, vota “sim”.

 

A SRA. MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS - PSOL - Para dizer que a partir de agora eu só vou declarar voto muito longo, muito calmo aqui no microfone, adotando a tática da base do Governo, para ver se convence o União Brasil a votar. Eu vou votar “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Está certo. A deputada Monica Seixas então, bem pausadamente, vota “sim”.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Quero dizer para o deputado líder do partido, Carlos Cezar, como V. Exa. disse que não precisa da esquerda para aprovar o seu projeto, mas vai ter momentos em que V. Exa. certamente precisará. Precisará, para que nós possamos fechar uma série de questões importantes para a população paulista.

Por isso mesmo que nós vamos votar “sim”, Sr. Presidente. 

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Beth Sahão vota “sim”.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Mesmo depois de toda a obstrução da base do governo no dia de hoje para a votação, voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Parabéns, deputado Luiz Claudio Marcolino, vota “sim”.

 

O SR. EMÍDIO DE SOUZA - PT - Eu quero registrar meu voto como “sim”, acompanhando a minha bancada, e o senador Suplicy, que faz aniversário hoje.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Então vamos cantar parabéns ao final desta sessão.

 

A SRA ANA PERUGINI - PT - Pela ordem, lembrando a necessidade de que o aeroporto de Viracopos, que cresceu para desafogar Guarulhos, nós votamos “sim” lembrando que o nosso sonho é o trem de média velocidade ligando Viracopos até São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputada Ana Perugini vota “sim”.

 

A SRA. EDIANE MARIA - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente. Para que esse trem não dure 20, nem 30 anos e para que a gente consiga fiscalizar de fato para onde está indo esse investimento. Voto “sim”.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputada Ediane Maria, do PSOL, vota “sim”.

 

O SR. EDUARDO SUPLICY - PT - Sr. Presidente, quero agradecer a atenção de V. Exa. como de todos os deputados aqui que expressaram parabéns para mim hoje.

Quero dizer que fico contente de testemunhar este momento em que meu voto vai ser o de número 70; estamos chegando em um momento muito especial de concordância pela melhoria do transporte no estado de São Paulo. O transporte ferroviário, que é uma coisa muito boa.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Eduardo Suplicy vota “sim”, meus parabéns, Deus abençoe, muita saúde, muitos anos de vida.

 

O SR. TEONILIO BARBA - PT - Sr. Presidente, só para lembrar aos deputados antigos e novos desta Casa, deputados e deputadas que estão chegando, verifiquem nos anais da Casa qual foi a vez em que o PT votou contrário a empréstimo aqui nesta Casa.

O PT nunca votou contrário a qualquer tipo de empréstimo nesta Casa. O que nós fizemos aqui ontem, Sr. Presidente, foi só para todo mundo ter um pouco de responsabilidade e tratar as coisas com um pouco mais de humildade, tanto quem é base de apoio do governo como quem é oposição.

Nós obstruímos, fizemos o que tinha que fazer e deixamos vocês passarem um carão ontem, porque em uma terça-feira não conseguir colocar 48 votos da base aliada foi muito feio. Se tivessem mais humildade, o PT teria votado junto ontem e teríamos encerrado isso ontem.

Então, para votar “sim”, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputado Teonilio Barba, meu primeiro-secretário, vota “sim”.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PL - Ainda em tempo, uma vez que já está aprovado o projeto, mas mesmo assim eu coloco o PL em obstrução.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - PL em obstrução.

Mais algum deputado gostaria de fazer o seu voto? Não havendo mais deputados querendo registrar o seu voto, passaremos agora à alteração de voto.

Algum dos Srs. Deputados gostaria de alterar o seu voto? Não havendo deputados interessados em alterar o voto, passaremos agora à proclamação do resultado da votação do referido projeto.

Votaram “sim” 70 deputados, mais este presidente, totalizando 71 votos, quórum que aprova o referido projeto.

Então aprovamos o projeto, salvo emendas e subemenda.

Em votação agora a subemenda apresentada pelo Congresso de Comissões às emendas de nº 1, 2, 3, 5, 6 e 7. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovada. Prejudicadas as emendas.

Em votação as demais emendas com parecer contrário do Congresso de Comissões. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem contrários permaneçam como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas.

Convocação. Convoco as Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do Art. 100, inciso I, do Regimento Interno...

 

A SRA. EDIANE MARIA - PSOL - Pela ordem, presidente. Declaro voto favorável às emendas da bancada do PSOL.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Deputada Ediane Maria declara voto favorável às emendas do PSOL.

Continuando minha convocação, convoco nos termos do Art. 100, inciso I, do Regimento Interno, convoco V. Exas. para uma segunda sessão extraordinária a realizar-se hoje, dez minutos após o término da primeira sessão extraordinária, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia:

 

* * *

 

- NR - A Ordem do Dia para a 20a Sessão Extraordinária foi publicada no D.O. de 22/06/2023.

 

* * *

 

Essas são as urgências que votaremos na nossa segunda extra.

Nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 45, §5º, ambos do Regimento Interno, convoco reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a realizar-se hoje, cinco minutos após o término desta sessão, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de oferecer redação final ao Projeto de lei nº 912, de 2023, de autoria do Sr. Governador.

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSDB - Pela ordem, presidente. Para uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - É regimental o pedido de Vossa Excelência. Tem dois minutos.

 

O SR. VINICIUS CAMARINHA - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Eu não poderia deixar de me manifestar neste plenário para agradecer V. Exa. e agradecer a todos os líderes desta Casa pela colaboração que tivemos na coordenadoria de projetos.

Vossa Excelência está dando a oportunidade de aprovarmos, deliberarmos em Regime de Urgência, 49 projetos de extrema importância para a população de São Paulo. Parlamentares de todas as regiões do Estado estão tendo a oportunidade de atender o interesse da sua região, da sua população, os anseios da nossa comunidade.

E isso, presidente, quero aqui reconhecer neste plenário que é uma deliberação da Presidência da Assembleia, porque sabemos que o regime é presidencialista e V. Exa. é que pauta, mas que também houve por parte de todos os líderes aqui...

Eu quero agradecer toda a colaboração dos senhores para que pudéssemos organizar os principais projetos de cada parlamentar. Então, em nome da coordenadoria, presidente, o nosso agradecimento.

Muito obrigado pelo reconhecimento que V. Exa. está dando aos nossos parlamentares.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Também quero agradecer ao deputado Vinicius Camarinha por estar nessa coordenação de projeto, que está possibilitando hoje nós estarmos votando 49 urgências.

Como disse na minha posse aqui neste plenário, quando assumi esta Presidência, nós queremos dar protagonismo a todas as Srs. Deputadas e Srs. Deputados aqui nesta Casa. Então por isso quero agradecer a V. Exa. nessa coordenação.

Isso é só o início do que nós estamos fazendo nesse trabalho importantíssimo que está sendo feito pela coordenadoria de projetos, com V. Exa. coordenando, bem como todos os líderes, de situação, de oposição, que vai fazer com que nós possamos neste ano votar o maior número de projetos possíveis das Sras. Deputadas e dos Srs. Deputados e de todas as bancadas, que vai valorizar o nosso Parlamento paulista.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Paulo Fiorilo.

 

O SR. PAULO FIORILO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu dialogando aqui com o deputado Camarinha, foi disponibilizada uma lista no Colégio de Líderes. Nessa lista, tem o Item 14, que a deputada Bebel atentamente acompanhou aqui e constatou que esse projeto não foi citado.

Então eu queria perguntar, se o senhor pudesse verificar, o que aconteceu, porque ele estava na lista que o deputado Camarinha apresentou na reunião.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Tem meu compromisso, V. Exa., Professora Bebel, nossa deputada, que se não estiver nessa lista e já tiver urgência aprovada - pode ter acontecido isso...

Se não tiver urgência aprovada, tem o meu compromisso aqui no dia de amanhã, se não for possível hoje, da aprovação da urgência do projeto da Professora Bebel.

Combinado? Deputada Bebel, já tem urgência. Retificando as informações então, está tudo correto, atendidas todas as bancadas. Então nada mais havendo a tratar, está encerrada a nossa sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 18 horas e 12 minutos.

 

* * *