1 DE ABRIL DE 2025

4ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

        

Presidênc2ia: ANDRÉ DO PRADO

        

RESUMO

        

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Abre a sessão às 17h08min. Encerra a discussão do PLC 02/25. Coloca em votação e declara aprovado requerimento de método de votação ao PLC 02/25. Coloca em votação e declara aprovado o PLC 02/25, salvo emenda. Coloca em votação e declara aprovada a emenda. Convoca reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a realizar-se hoje, cinco minutos após o término da presente sessão. Convoca reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Transportes e Comunicações e de Finanças, Orçamento e Planejamento, a ser realizada no dia 02/04, às 14 horas e 30 minutos, em primeira convocação, e às 15 horas, em segunda convocação.

        

2 - PAULO MANSUR

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

3 - CAPITÃO TELHADA

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

4 - MAJOR MECCA

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

5 - TENENTE COIMBRA

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

6 - MARCELO AGUIAR

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

7 - DONATO

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

8 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Encerra a sessão às 17h19min.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. André do Prado.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

Em discussão. Em votação o Projeto de lei Complementar nº 2, de 2025, de autoria do Sr. Governador, que altera o dispositivo da Lei Complementar nº 89.231, de janeiro de 2001, e que estabelece os critérios para a promoção de cabos e soldados da Polícia Militar e dá outras providências correlatas, com emenda, Art. 26 da Constituição do nosso Estado.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Há sobre a mesa o requerimento de método de votação, apresentado pelo deputado Gilmaci Santos. Em votação o requerimento de método de votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o requerimento de método de votação.

Em votação o projeto salvo emenda. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

Convocação. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 45, §5º, ambos do Regimento Interno, convoco V. Exas. para uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação a realizar-se hoje, cinco minutos após o encerramento da presente sessão, no Salão Nobre Campos Machado, com a finalidade de oferecer a redação final ao Projeto de lei Complementar nº 2, de 2025, de autoria do Sr. Governador.

Uma outra convocação. Convoco as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados, nos termos do Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, para uma reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; Transportes e Comunicação; e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se amanhã, às 14 horas e 30 minutos, e, em segunda convocação, às 15 horas, no Salão Nobre Campos Machado, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 164, de 2025, de autoria do Sr. Governador.

 

O SR. PAULO MANSUR - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Paulo Mansur.

 

O SR. PAULO MANSUR - PL - PARA COMUNICAÇÃO - Só para parabenizar o governador Tarcísio pela iniciativa, porque hoje o policial tem uma dificuldade de receber uma promoção dentro do estado de São Paulo, e a gente vai desburocratizar tudo isso com esse projeto de lei.

E também esse projeto de lei das balsas, em cinco regiões para o litoral paulista. Um investimento de um bilhão de reais. As pessoas não conseguem mais ficar esperando uma, duas horas para fazer uma travessia de balsa, que são 600 metros de mar, 300 metros de mar, e uma fila de duas horas. É um verdadeiro absurdo.

Então, parabéns ao governador Tarcísio, mais uma iniciativa, e este Parlamento, junto com ele, podendo fazer, deixando mais história no nosso estado de São Paulo com essa privatização das balsas no estado.

Muito obrigado, presidente.

 

O SR. CAPITÃO TELHADA - PP - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado. Capitão Telhada.

 

O SR. CAPITÃO TELHADA - PP - PARA COMUNICAÇÃO - Perfeito. Gostaria de agradecer, parabenizar V. Exa., como presidente da Casa, também a sensibilidade do nosso secretário de Segurança Pública, junto com o secretário da Casa Civil, o governador Tarcísio, pela apresentação do projeto, do PLC 02, ora aprovado aqui por todas as bancadas, por todos os líderes na Assembleia Legislativa, em especial protagonizado pela bancada da Segurança Pública, por policiais que hoje exercem a função de deputados estaduais, a qual, com muito orgulho, eu faço parte, e, de fato, uma correção justa que a gente faz hoje aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Porque, para todos aqueles que nos acompanham, e talvez não guardam tanta intimidade com o tema, mas, para os nossos cabos e soldados da Polícia Militar acessarem o Curso de Formação de Sargentos, hoje, até hoje, era necessário que eles apresentassem as últimas quatro avaliações, respectivamente, dos últimos quatro semestres.

E quando um policial nosso se afastava do serviço de maneira regular para tratamento da saúde, por um acidente que se envolveu, inclusive, no cumprimento de suas missões, um acidente de motocicleta pilotando em uma moto da ROCAM, ou, inclusive, alvejado no tiroteio, quando ele retornava desse tratamento de saúde, ele acabava perdendo uma dessas avaliações. Da mesma maneira, a policial feminina, quando se afastava para dar à luz, para a licença maternidade, quando retornava dessa licença, ela acabava perdendo uma de suas avaliações.

E como a lei exigia que fossem apresentadas as últimas quatro, dos últimos quatro semestres, respectivamente, acabava tendo um prejuízo muito grande na carreira, não conseguia ser promovido a sargento, e o segundo sargento não conseguia acessar o CAS, que é justamente o aperfeiçoamento dos sargentos, para ser promovido na carreira.

Então, presidente, parabenizo a todos pelo protagonismo da nossa Casa em corrigir essa questão na Polícia Militar, dando oportunidade para que o policial militar possa fazer a sua ascensão dentro da hierarquia da carreira.

E, da mesma maneira também, com a aprovação da emenda, permitir que, na recontratação de veteranos assinada no final de 2024 pelo governador de São Paulo, o segundo tenente da reserva, ao ser recontratado para exercer as funções administrativas, permaneça no seu posto de segundo tenente e não mais - que era uma exigência anterior de uma lei antiga - fosse rebaixado ao cargo de subtenente.

A nossa intenção, junto com o governador, é valorizar nossas carreiras policiais, e agora o segundo tenente da reserva pode ser recontratado e permanecer na função de segundo tenente, exercendo suas funções.

Obrigado, presidente.

Parabéns ao governador pela iniciativa, e a todo policial militar, conte com o nosso trabalho na Assembleia.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputado Capitão Telhada.

 

O SR. MAJOR MECCA - PL - Pela ordem, Sr. Presidente. Para uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, Major Mecca.

 

O SR. MAJOR MECCA - PL - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, externar aqui a nossa gratidão aos deputados desta Casa, que, de forma unânime, aprovaram o Projeto de lei Complementar nº 2, enviado para cá pelo governador Tarcísio de Freitas, que, mais uma vez, demonstrou o respeito, a dignidade dos policiais militares do nosso Estado.

Agradecer ao senhor o regime de urgência que o senhor teve a iniciativa de colocar o projeto e teve o apoio de todos os líderes de bancada desta Casa. Esse projeto é idêntico ao Projeto de lei Complementar nº 12, de 2023. 

Desde aquela data, até agora, nós lutávamos e trabalhávamos para que os nossos policiais que se acidentassem em serviço tivessem a oportunidade de continuar se inscrevendo e poder ascender na carreira. Os nossos soldados e cabos tinham essa dificuldade muito grande, como foi explicado aqui a dinâmica pelo Capitão Telhada, que foi relator.

E, o capitão Conte Lopes, que apresentou uma emenda muito importante que permite hoje que o segundo-tenente veterano retorne à atividade como veterano, como foi aberta a oportunidade pelo governador Tarcísio, e possa receber e desempenhar as funções de oficial, que a legislação não permitia. 

A partir desse momento, a legislação permite. Nossa gratidão a todos, e que Deus abençoe os nossos policiais militares do estado de São Paulo, homens e mulheres que trabalham diuturnamente para defender o povo de São Paulo, colocando em risco a sua própria vida.

Muito obrigado, Presidente. 

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, coronel Mecca. Não havendo mais... 

 

O SR. TENENTE COIMBRA - PL - Pela ordem, Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Tenente Coimbra.

 

O SR. TENENTE COIMBRA - PL - PARA COMUNICAÇÃO - Uma rápida comunicação. Parabenizar o nosso governador Tarcísio, nosso secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Projeto extremamente importante. Por vício de iniciativa, veio de cima para baixo, veio do governo, mas iniciativa de vários parlamentares até há anos atrás dentro desta Casa, como o Major Mecca, Coronel Telhada, nosso capitão Conte Lopes. 

Eu apresentei também um projeto de aproveitamento do policial na inatividade, já no ano de 2021. Nas Forças Armadas é utilizado há mais de dez anos esse modelo, que aproveita aquele militar que foi para a reserva, não pesa no sistema, obviamente, previdenciário, e dá possibilidade também de recontratação.

Então, um projeto muito assertivo, que vai servir para atividade de fim, flexibilizando também mais policiais na rua, dando a possibilidade, inclusive, dentro dos serviços administrativos, a outros serviços diversos, como, por exemplo, a escola cívico-militar, e também, hoje, ajudando na questão da promoção, que a gente tinha alguns limbos jurídicos. 

Então, quero parabenizar a todos, o nosso governador, o nosso secretário, os nossos parlamentares que defendem a Segurança Pública dentro desta Casa.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputado Tenente Coimbra. 

 

O SR. MARCELO AGUIAR - PODE - Pela ordem, Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Marcelo Aguiar. 

 

O SR. MARCELO AGUIAR - PODE - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, quero parabenizar, em primeiro lugar, pela sua sensibilidade.

Parabenizar também o governador pela sensibilidade também de colocar este Projeto nº 164, que facilita o sistema de travessias, e também o PLC 2, que o relator foi o Capitão Telhada.

Capitão Telhada, que batalhou durante muito tempo por este projeto para que fosse aprovado, e também o coronel Mecca, o Conte Lopes, também, que os critérios de promoção de cabos, soldados, polícia militar do estado de São Paulo e providências correlatas, que facilita muito, nesse atual momento.

Onde, para a Polícia Militar, é de extrema necessidade. E todos os parlamentares que trabalharam de forma incansável para que hoje, emergencialmente, fosse aprovado nesta Casa.

Parabéns a todos os parlamentares e à Polícia Militar.

 

O SR. DONATO - PT - Pela ordem, Presidente. 

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Donato.

 

O SR. DONATO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Só para dizer também que a bancada do PT votou a favor do projeto. Todos os projetos que valorizarem a carreira policial, permitirem a ascensão como esse, corrigindo um problema que existia nas regras para que tivesse acesso aos cursos, terão nosso apoio. 

Optamos, inclusive, por não discutir, não obstruir, para que isso fosse aprovado rapidamente. Então, queria cumprimentar V. Exa. e dizer que, quando os projetos forem nesse sentido, a bancada do PT apoiará, desde que tenha um clima na Casa e um clima de relação com o governo que também seja produtivo.

Então, nós estamos fazendo um gesto no sentido de entender, do outro lado, como virão os gestos em relação à nossa bancada e à oposição na Casa.

Muito obrigado. 

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputado Donato. Nada mais havendo a tratar, está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 17 horas e 19 minutos.

 

* * *