9 DE JUNHO DE 2025

27ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS PASTORES E PASTORAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

        

Presidência: MARCELO AGUIAR

        

RESUMO

        

1 - MARCELO AGUIAR

Assume a Presidência e abre a sessão às 20h01min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a composição da Mesa. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

        

3 - MARCO FELICIANO

Deputado federal, faz pronunciamento.

        

4 - PRESIDENTE MARCELO AGUIAR

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente solenidade para "Homenagem aos pastores e pastoras do estado de São Paulo", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Agradece a todos os presentes. Parabeniza todos os que desbravaram o Brasil e São Paulo divulgando a palavra de Deus. Elogia sua esposa e lhe agradece a dedicação em todos os momentos difíceis. Afirma que o que sempre permanece é a aliança com Jesus Cristo. Diz ter escolhido ser ministro do Evangelho e também político, para ajudar na transformação da vida das pessoas. Ressalta a homenagem aos pastores dos municípios de São Paulo. Afirma que os mesmos inspiram os jovens a serem homens de Deus.

        

5 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Mestre de cerimônias, faz pronunciamento. Anuncia homenagem ao pastor e deputado federal Marco Feliciano, com entrega de certificado de menção honrosa.

        

6 - PAULA AGUIAR

Esposa do deputado Marcelo Aguiar, faz pronunciamento.

        

7 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia hino de adoração ao Senhor; e a entrega de certificados de menção honrosa aos pastores homenageados.

        

8 - SINVALDO CORRÊA COELHO

Bispo da Igreja Metodista Wesleyana, faz pronunciamento.

        

9 - ALESSANDRA ALGARIN

Presidente estadual do Podemos Mulher, faz pronunciamento.

        

10 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a entrega de certificados de menção honrosa aos pastores homenageados.

        

11 - WALTER BRUNELLI

Pastor da Assembleia de Deus Bereana, faz pronunciamento.

        

12 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a entrega de certificados de menção honrosa aos pastores homenageados.

        

13 - LEONARDO MEYER

Pastor, em nome da Igreja Avivamento Bíblico e Igreja Unida, faz pronunciamento.

        

14 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a entrega de certificados de menção honrosa aos pastores homenageados.

        

15 - PRESIDENTE MARCELO AGUIAR

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 21h43min.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Marcelo Aguiar.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear os pastores e pastoras do estado de São Paulo. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pelo canal da TV Alesp e pelo canal da Alesp no YouTube.

Convido agora, então, neste momento, para que componha a Mesa Diretora, o nosso excelentíssimo deputado estadual Marcelo Aguiar, presidente proponente desta solenidade, e sua esposa, Paula Aguiar. (Palmas.) Convido o excelentíssimo deputado federal, pastor Marco Feliciano, para se juntar à Mesa. (Palmas.)

Convido o senhor Sinvaldo Corrêa Coelho, bispo da Igreja Metodista Wesleyana, para se juntar à Mesa. (Palmas.) Convido também o senhor Leonardo Meyer, pastor da Igreja Unida. (Palmas.) Convido também o senhor Walter Brunelli, pastor da Igreja Assembleia de Deus Bereana. (Palmas.)

Nesse momento convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de agradecer em nome do nosso maestro e sargento, Edmilson Luis de Lima, a participação da banda. Muito obrigado, abrilhantaram esta noite.

Gostaria, neste momento, de convidar para fazer uso da palavra e em oração de agradecimento. Nesse momento, então, gostaria de chamar o nosso excelentíssimo deputado federal pastor Marco Feliciano. Por favor, pastor.

 

O SR. MARCO FELICIANO - Boa noite a todos. Eu cumprimento os meus irmãos com a paz de todos. É uma alegria estar aqui nesta noite tão significativa para todos nós que militamos na carreira do Evangelho. E louvar a Deus, pela vida do deputado Marcelo Aguiar, pela proposta tão aconchegante, de honrar vidas de homens e mulheres que fizeram da sua vida um alvo de missão.

Eu estou político, mas eu sou pastor e já tenho 33 anos de ministério. Eu lembro, logo no início, quando caminhávamos no Brasil, de aceitação. Dias desses eu comentei com um amigo.

Quantas vezes, no aeroporto, para achar um cristão, um crente era tão difícil. Hoje, o piloto, a pessoas que está fazendo uma venda, os transeuntes, a grande maioria das pessoas hoje já conhece o Evangelho. Tudo fruto do trabalho desses homens e mulheres que estão aqui.

Honra a quem tem honra, é o que diz a palavra. E não há missão mais poderosa do que esta. E saber que, em um espaço público como este, lugar de enfrentamentos, lugar de muitos desafios. Lugar onde o deputado Marcelo Aguiar faz os enfrentamentos e as defesas do nosso povo e da população inteira de SP. Saber que pode ser aberto para um momento de solenidade cristão como este, isso nos enche de orgulho.

A imprensa divulgou, nesta semana, que somos 26,9% da população brasileira. Se o IBGE diz isso, é porque somos um pouquinho, um número um pouquinho maior, e nós sabemos disso. Mas isso nos enche de um orgulho santo, de saber que o Evangelho tem sido propagado. Eu não estou falando para homens e mulheres comuns.

Estou falando para guerreiros, homens e mulheres que militam, todos os dias, dentro de uma arena. A nossa briga não é contra a carne e contra o sangue. É contra um inimigo que às vezes que acho que a luta é até desigual. Como enfrentar um inimigo que a gente não vê, mas sente, senão usar as armas da nossa fé? Armas que aprendemos e recebemos dos nossos velhos pais.

Faço uso, nesse momento, de uma ilustre figura que está aqui, que é o nosso pastor Brunelli. Desde criança, lendo os seus livros, aprendendo, bebendo da sua fonte da sua sabedoria. Às vezes as pessoas perguntam: “Como é que você suportou firme até hoje?” Eu digo “os meus pés sempre foram fincados em uma rocha, e essa rocha é Cristo”. Que Deus abençoe o ministério de cada um de vocês.

Que seja próspero e sempre fantástico. Nas horas do desânimo, lembrem sempre: estamos servindo a uma causa muito maior. Se não recebermos encomendas, como essas que vamos receber hoje aqui, sabemos que, no Céu, a nossa coroa está reservada. Convido a todos a inclinarem a cabeça para um momento de oração.

Senhor, eu te dou graças por essa oportunidade de orar por esta sessão solene que se inicia de maneira tão poderosa. Sentirmos a Sua presença aqui. Porque, enquanto eu falava, eu olhava os olhos de alguns que aqui estão, e pude ver lágrimas brotarem neles. Porque, em tempos de outrora, quantos dos nossos velhos pais não sofreram ataques? Alguns perderam a vida para que o Evangelho pudesse ser propagado.

E hoje, no espaço de poder do povo do estado de São Paulo, na Alesp, eles recebem a visitação de homens e mulheres poderosos no Senhor. E, com a liberdade de podermos fazer esta oração. Então, em nome de Jesus Cristo, seu filho amado, eu Lhe peço: levante uma muralha de fogo ao redor da Alesp agora. Coloque o seu anjo poderoso ao redor daqueles que aqui estão. E torna-nos invisíveis aos olhos do mal.

Livra-nos, Senhor, da mão do homem perverso, do homem injusto, do homem sanguinário. Proteja a nossa casa, a nossa família. E que a honra que esses homens e mulheres receberão nesta noite fique marcada para sempre, apenas como um gesto, tipo “O Senhor nunca se esqueceu de nós”.

Abençoe profundamente a vida do deputado Marcelo Aguiar, por essa iniciativa, de sua família, e de todos aqueles que o cercam. Pai, nós te damos graças por essa noite, e consagramos ela a Ti, em nome de Jesus, sem amado Filho. Amém. Deus abençoe a todos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradeço as palavras em oração do nosso deputado federal, Marco Feliciano. E que nós bem sabemos, mais que um pastor, um missionário da igreja em Brasília.

Muito obrigado, pastor, por todo o seu trabalho.

Gostaria, então neste momento, de passar a palavra ao deputado Marcelo Aguiar, proponente desta sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO AGUIAR - PODE - Boa noite a todos. Em primeiro lugar, a paz do Senhor a todos os irmãos queridos que estão aqui, a todos os pastores, todas as pastoras, todos que estão nos assistindo pela TV Alesp, neste momento, em todo o estado de SP, 645 municípios.

Eu quero agradecer, em primeiro lugar, ao Senhor por proporcionar esta noite para que a gente possa, em primeiro lugar, parabenizar os homens que desbravaram este Brasil, o estado de São Paulo. E que pregaram o Evangelho e abriram, sem dúvida nenhuma, espaço para que a palavra de Deus chegasse a todo o Brasil e a todo o estado.

Essa homenagem é uma homenagem que faço com muita alegria no meu coração, porque eu fui alcançado por esta palavra. Quando eu vejo o pastor Marco Feliciano falando a respeito que hoje nós temos um espaço como esse, em uma casa tão importante.

É uma das maiores casas da América Latina, onde é decidido o futuro do nosso estado. Eu vejo que nós temos um espaço que foi conquistado. Cada um que está aqui, como o pastor Marco Feliciano, representa uma igreja forte, uma igreja assembleia, uma igreja raiz.

Eu fui impactado quantas vezes por sua palavra. E quantas vezes eu cheguei às lágrimas, nos momentos difíceis da minha vida, quando eu virei pregar. Quando eu vejo a minha esposa, aqui na Mesa, vejo que ela passou por momentos tão difíceis na minha vida, e nunca deixou de colocar o joelho no chão. E orar pela minha vida, nos momentos mais difíceis, que ela foi realmente aquela mulher virtuosa, aquela mulher de oração, aquela mulher guerreira, aquela coluna que sempre esteve ao meu lado.

Quando eu via todo mundo se afastando, nos momentos mais difíceis, em que todos se afastavam, ela colocou o joelho no chão para que eu pudesse continuar em pé. Esse é o poder do Evangelho. Esse é o poder da mulher que Deus coloca do nosso lado. Quando todos se afastavam, ela buscou em primeiro lugar se ajoelhar, bispa Alcione.

A senhora sabe disso, porque a senhora foi uma das intercessoras da minha casa também e a senhora faz parte dessa história. Por isso que essa homenagem é do corpo de Jesus Cristo, e a senhora faz parte disso. Por isso, Paula, eu te amo e você é uma mulher muito guerreira. (Palmas.)

Muito obrigado por tudo. Essa história também é escrita por você, pela minha filha Marcella que está aqui, pelo meu filho Davi, que está aqui. São as sementes, a herança. Minha filha também que tão jovem e já passou por tantas coisas. Uma mulher que tem crescido, ela sabe que Deus é uma promessa na vida dela. Ela pertence ao Senhor. Ela é consagrada ao Senhor.

Nossos filhos, Marco, assim como eu falei para você hoje: a Karen estará em boas mãos. Você sabe disso. Ela vai fazer parte da nossa equipe e ela vai fazer parte, vou cuidar como se fosse a minha filha. Você sabe muito bem disso.

Ela vai incorporar uma equipe porque ela faz parte da nossa história. Quando eu olho para sua família, eu vejo a minha família. E eu sei que quando você vê a minha família, você vê a tua família também, porque nós somos um único corpo. Nada disso faz sentido.

Tudo vai passar, o que vai permanecer é a nossa aliança com Jesus Cristo. O resto é apenas resto, é apenas vento. O que vai deixar é o legado que nós vamos escrever aqui através das tuas ministrações, através dos nossos louvores e através do que nós vamos cooperar por corpo de Cristo.

Bispo Leonardo, quando eu vejo o Senhor sendo um homem que eu tanto admiro, porque o senhor é um homem de uma palavra só. É sim, sim, não, não. E o senhor provou isso na nossa caminhada. Como é bom caminhar do teu lado. Quando eu vejo que o senhor falou assim: "Olha, aqui nós vamos caminhar e aqui nós não vamos caminhar".

Como é bom te homenagear, o senhor, a sua esposa, sua igreja. Quantos anos o senhor é presidente da Igreja Unida? E eu vejo um povo que te admira com tanta..., e o senhor passou por tantas tempestades, e o senhor continua firme. Eu admiro o senhor como o senhor fosse o meu pai. E eu tenho o senhor como uma grande referência na minha vida.

Bispo Sinvaldo, esse homem... pensa num homem bruto. Estou mentindo, Igreja Metodista Wesleyana? Pensa num homem bruto. Mas dentro dele, não é pastora, tem um coração de manteiga. Mas é um homem que toda vez que ele repreende alguém, pastor Marco Feliciano, ele repreende porque na palavra de Deus a palavra fala: "Bendito aquele que é repreendido pelo Senhor, porque é disciplinado pelo Senhor, porque é um sinal que o Senhor o ama.”

E ele tem essas características. Ele é um homem que repreende porque ele ama.  E glória a Deus por aquele que é repreendido por ele, porque é uma das características de Jesus Cristo. Repreender, e repreender porque realmente ele quer que a pessoa fique melhor.

Por isso eu glorifico a Deus toda vez que ele repreende, cada vez que ele chama atenção, cada vez que ele fala: "Olha, vai por aqui, vai por ali", porque nós precisamos de homem com pulso firme no poder, pulso firme nas casas de leis, pulso firme na Assembleia Legislativa. E eu sigo porque eu quero ter essas características.

E o pastor Walter Brunelli, eu falo: "Pastor, o senhor não sabe o quanto foi importante o senhor segurar na minha mão, porque cada vez que eu falo o teu nome, que o senhor está junto comigo, eu conquisto mais pessoas para fazer parte desse exército.” Estes homens são os homens que Deus levantou para fazer parte junto comigo.

E quantos outros estão aqui hoje fazendo parte desse exército e que eu homenageio, mas a verdade, eu estou sendo muito abençoado nessa caminhada, nessa caminhada onde nós estamos conquistando muita gente, porque nós não estamos aqui para fazer política por fazer.

Muitas pessoas escolhem ser médicos, outros escolhem ser profissionais de várias áreas. Nós escolhemos ser ministros do Evangelho e escolhemos ser políticos. Mas não políticos para fazer barganha, políticos para serem apenas um título de político. Nós escolhemos ser políticos porque nós amamos o reino, amamos o que fazemos e vemos a política como forma de fazer uma grande transformação na vida das pessoas.

E nós vamos continuar fazendo isso enquanto a nossa mão estiver levantada porque vocês estão levantando as nossas mãos. E eu glorifico a Deus porque meu parceiro Marco Feliciano tem sido um guerreiro lá em Brasília. A minha amiga Renata Abreu tem sido uma guerreira lá em Brasília, uma das maiores representantes das mulheres que nós temos no Brasil.

O meu amigo Gabriel Abreu tem sido um guerreiro na Câmara dos Vereadores e tem sido hoje, em tão pouco tempo, um dos homens de maior influência na Câmara dos Vereadores pelo meu partido, o Podemos, e eu só posso agradecer a cada um de vocês aqui hoje porque homenageá-los é uma grande alegria.

Eu quero homenagear através de vocês cada pastor que está nos 645 municípios do estado de São Paulo. Eu sei que nós vamos escrever uma nova parte da nossa história através da vida de vocês, porque a igreja vai crescer ainda com mais força porque vocês são a semente que fará com que muitos jovens se tornem pastores, tenham esse desejo.

Desejo de ser um verdadeiro homem de Deus, com as características que vocês carregam, cheio da unção, cheio do óleo novo, cheio dessa virtude do Espírito Santo de Deus. Por isso, que Deus abençoe a vida de cada um de vocês aqui hoje. O pastor Marco vai ter que se ausentar, porque ele tem um compromisso hoje na sequência. Eu vou homenageá-lo hoje, o primeiro pastor dessa noite, porque eu sei que você vai ter que se ausentar.

E na sequência, nosso mestre de cerimônias, Bispo Alex, vai dar sequência aqui na nossa sessão solene. Obrigado, Bispo Alex. Você é uma benção na minha vida. Amo a tua vida, amo a tua família, e muito obrigado por essa noite. Que o Espírito Santo encha a nossa vida cada vez mais.

Deus o abençoe. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado, deputado Marcelo Aguiar, pelas palavras.

Eu vou quebrar o protocolo por uns instantes e dizer: quem conhece, não o deputado, o Marcelo de perto, conhece uma pessoa de um coração gigante, que não vê hora, dia e nem lugar para abraçar, ajudar e apoiar. Muito obrigado por ser quem você é, e com certeza foi a mão de Deus que te trouxe aqui.

Uma das coisas que ele falou nos primeiros instantes, quando ele pisou nesse lugar, é o seguinte: Deus me deu uma missão e um propósito. Estávamos eu, o Sérgio e ele, e ele disse assim: eu vou cumprir essa missão com excelência. E tem sido assim, então muito obrigado pelo seu coração e pela sua disponibilidade. Vamos dar uma salva de palmas ao senhor. (Palmas.)

Gostaria de convidar então o nosso deputado estadual Marcelo Aguiar juntamente com a sua esposa Paula para que desçam, para que então possam posteriormente recepcionar ali embaixo o nosso querido deputado federal, o pastor Marco Feliciano que será o primeiro homenageado desta noite. Pastor, por favor. Uma salva de palmas, por favor, para o nosso primeiro homenageado desta noite. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado. Quero agradecer aqui aos nossos irmãos que vão abrilhantar esta noite também, com seus dons e talentos, nosso querido Esdras Gallo, no saxofone, e Mario Cesar, no teclado, da Igreja Batista de Vila Gerte. Você pode dar uma salva de palmas ao Senhor por eles? (Palmas.)

Gostaria, neste momento, de convidar para que faça o uso da palavra a nossa querida Paula Aguiar.

 

A SRA. PAULA AGUIAR - Boa noite. Paz do Senhor a todos. É com muita honra e gratidão que eu estou aqui nesta noite. Nesta noite tão especial para homenagear cada um de vocês que fazem parte da nossa trajetória, da nossa história e que, com certeza, através das orações, do amor, da palavra, têm nos sustentado nessa caminhada.

Eu vejo aqui sempre alguns que estão mais próximos de nós e que conhecem de perto a nossa história, e outros que chegaram há menos tempo, mas que também não são menos importantes do que os que já estão desde o início desta trajetória.

Eu, nesta noite, estou muito feliz, porque, se não fosse a vida dos pastores que nos fortalecem, que estão sempre ao nosso lado acreditando nessa missão que o Senhor colocou na vida do meu marido Marcelo Aguiar, se não fossem vocês, com certeza nós não estaríamos aqui.

Então eu desejo de todo o meu coração que o Senhor possa renovar as forças de cada um de vocês, que o Senhor possa fortalecê-los quando vocês estiverem cansados, porque nós sabemos que não é uma batalha fácil.

Cada dia, cada um de vocês se levanta para enfrentar um leão. Com a graça do nosso Senhor e do nosso Deus, vocês também têm vencido e têm feito a diferença, como o Marcelo falou, neste estado, neste Brasil.

 Então que o Senhor possa recompensá-los por toda a entrega, por aceitarem o chamado e por nos dar o privilégio de ter vocês ao nosso lado para cumprir essa missão que o Senhor colocou também nos nossos caminhos.

Muito obrigada, pastor Leonardo, bispo Sinvaldo, pastor Brunelli. É uma honra ter vocês aqui com a gente nesta noite. Muito obrigada por estarem conosco nessa caminhada. Eu agradeço de todo o meu coração. Quero também agradecer ao meu marido, aos meus filhos, Marcella e Davi, por nunca terem deixado a gente desistir.

É por vocês também, filha, filho. Nós amamos vocês. Que o Senhor também te abençoe e te renove sempre. Amor, te amo muito, obrigada por nunca ter desistido. Eu vou estar sempre aqui do seu lado. Obrigada a todos vocês. Que Deus abençoe. Sintam-se homenageados nesta noite por esse lindo e louvável trabalho que vocês realizam em nome de Jesus.

Muito obrigada.

Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado, Paula. É nítido sentir a presença de Deus na sua fala. Muito obrigado por ser quem você é. Eu quero agradecer também a todos os presentes aqui, porque esta noite também é de reconhecimento e honra ao trabalho e à dedicação de cada um de vocês.

Aqui temos amigos, temos irmãos, homens de Deus, mas acima de tudo o nosso chamado vem de um lugar, do Céu. O Senhor nos escolheu. Então, em forma de honrá-lo nesta noite, nós vamos, através dos nossos queridos irmãos, adorar ao Senhor, também, em rendendo-Lhe honra e adoração.

Por favor, Esdras, nosso querido Mario, fiquem à vontade.

Por favor, deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO AGUIAR - PODE - Quero apenas convidar, para fazer parte da Mesa, representando a nossa deputada federal Renata Abreu, nesta noite, que iria fazer parte, mas teve que ir a Brasília, e também o nosso vereador da cidade de São Paulo, Gabriel Abreu, a nossa querida Alessandra Algarin, que está aqui representando o nosso partido Podemos e também a nossa deputada federal e o nosso vereador da cidade de São Paulo. Alessandra Algarin, que é presidente do Podemos Mulher do estado de São Paulo. 

Com vocês, nosso maestro Esdras Gallo e nosso maestro Cesar.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado.

Gostaria também de fazer menção aqui a duas autoridades que estão presentes conosco. A Sra. Eloisa Prado, vice-prefeita de Colômbia, seja muito bem-vinda. Vocês podem dar uma salva de palmas pela presença da nossa vice-prefeita. (Palmas.) E Fernanda Cordeiro, coordenadora do Podemos, chegou para mim também. Não está aqui, então nós agradecemos da mesma maneira, estava conosco.

Mas agora, então, nós iniciaremos o nosso momento de agradecimento e de honra ao nosso grupo de pastores e pastoras que estão aqui. Então, neste momento, eu gostaria de convidar o nosso excelentíssimo deputado Marcelo Aguiar e a sua esposa, Paula, para que pudessem, por favor, se dirigir aqui à frente.

Eu vou explicar como vai funcionar a dinâmica enquanto eles chegam ali. Nós vamos mencionar o seu nome. Eu preciso que vocês venham em direção aqui à mesa, onde a nossa querida Lili está, para que você possa, ali, de forma ordeira, passar pelo deputado, pela nossa querida Paula e então, receber o seu certificado e o seu mimo aqui, para que você possa receber essa homenagem.

Para que fique de uma forma bem coordenada, nós vamos fazer a entrega por grupos, para que a gente tenha cerca sempre de 20 pessoas aqui, para que a gente possa depois fazer uma foto geral com todo mundo.

Então, à medida que você vai recebendo a sua homenagem, você vai se alocando aqui ao lado do deputado, da Paulinha, para que você possa, então, esperar até que todos desse primeiro bloco sejam chamados, depois, você se assenta, e assim, consecutivamente.

Deu para entender? Perfeito? Nós vamos chamando aqui por blocos. Deputado, Paulinha, se vocês pudessem vir um pouquinho mais para cá, eu agradeço. Isso, que aí fica mais fácil para o pessoal entregar. Muito obrigado.

Então nós vamos iniciar agora pelo nosso primeiro grupo de homenageados. Gostaria, então, de pedir aqui que o nosso querido bispo Sinvaldo Corrêa Coelho, por favor, bispo, se posicione ali, nosso primeiro homenageado. Gostaria, então, neste momento também, de convidar o nosso querido pastor Davi Seiberth Arantes, pastor Davi.

Gostaria de chamar também aqui nosso querido pastor Élvio Luiz Schneider Jr.; pastor Márcio Oliveira dos Santos; pastor Eder Barbosa; pastor Nehemias Rodrigues Pereira Jr.; pastor Lenilson Maciel dos Santos; pastor Palmireno Ferraz Mendes; pastor Ataulfo Bustamante Sá; pastor Bruno Nunes dos Santos; pastor Vinicius Elvis Papi; pastor Eduardo Medeiros Reis Filho.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Esse é o nosso primeiro grupo de homenageados e eu gostaria, então, de pedir uma salva de palmas a esse grupo. (Palmas.)

Obrigado, pastores, por todo o trabalho, o empenho e a dedicação na obra do Senhor. Gostaria de convidar para que fizesse, então, aqui neste momento, o uso da palavra o bispo Sinvaldo Corrêa Coelho.

 

O SR. SINVALDO CORRÊA COELHO - Que a graça e a paz de Cristo e Jesus, os nossos senhores, estejam com todos vocês. Amado deputado Marcelo Aguiar; sua esposa, carinhosamente conhecida por nós como Paulinha; pastor Walter Brunelli, de quem eu estudei bastante os seus livros e também ministrei na faculdade teológica da nossa igreja.

Pastor Leonardo Meyer, meu amigo que nós temos caminhado juntos desde que eu voltei para São Paulo, e a nossa querida Alessandra Algarin. É uma alegria tê-los na Mesa e também todos os amados irmãos, colegas de ministério e membros que estão presentes nesta cerimônia.

Nas palavras de Deus, eu escolhi dois textos para tentar homenageá-los rapidamente. O primeiro fala sobre duas mulheres, Paulo escrevendo a Timóteo - todo mundo conhece esse texto -, no capítulo dois, verso cinco, ele diz: “Lembro-me de sua fé sincera, como era a de sua avó Lóide e de sua mãe Eunice, e sei que em você essa fé continua firme. Por isso quero lembrá-lo de avivar a chama do dom de Deus que Deus lhe deu quando impus minhas mãos sobre você”.

E o segundo a Timóteo, capítulo dois, versículo quinze - que também todos conhecemos: “Procura apresentar-te a Deus como obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja bem a palavra”.

Meus queridos colegas que estão presentes, colegas que estão sendo homenageados - mesmo não estando, mas estão sendo homenageados nas nossas pessoas representando as nossas igrejas e os nossos rebanhos - que esta cerimônia não seja apenas uma cerimônia que nos homenageie, mas que também se torne uma cerimônia, pastor... Pastor não, querido Marcelo. Eu estou querendo te consagrar, sou bispo e não tem jeito, bispo passou perto põe a mão e ordena.

Deputado Marcelo, que nós também nos lembremos daquilo que Deus falou conosco quando nos vocacionou, quando nos chamou e quando nos separou para o ministério.

Eu já estou no ministério há 44 anos, fui criado no Evangelho, e quando criança nas escolas em que eu estudava, era o único crente entre 500 alunos, quando servi o exército era um dos poucos crentes entre 550 soldados.

Hoje nós temos uma gama de: para cada quatro brasileiros um é evangélico. Mas nem sempre o testemunho fala tão forte como outrora, por isso que eu escolhi esse texto, porque nós precisamos, como homens de Deus e mulheres, que somos, de Deus nos lembrar da nossa vocação, do nosso chamado, da nossa eleição para esse sagrado ministério e continuar servindo a Deus de todo o coração com todas as nossas forças, com todo o nosso conhecimento, com todo o nosso espírito servindo por Ele, para Ele e com Ele, e que todas as demais coisas que nos são necessárias sejam acrescentadas, porque ele está em primeiro lugar.

Que esta homenagem nos lembre da nossa vocação, nos lembre do nosso chamado e nos faça refletir e ajudar os nossos demais colegas que são homenageados através de nós, do grande propósito, do grande chamado e da grande responsabilidade que nós, como homens de Deus, temos de testemunhar o sagrado Evangelho de Cristo a esta Nação de uma forma irrepreensível, de uma forma que ninguém possa nos acusar de absolutamente nada e que o nosso testemunho fale tão alto que as pessoas não nos vejam mais, mas vejam Cristo em nós.

Por que eu falo isso? Porque, em alguns lugares que eu vou, não me identifico, em primeiro lugar, como pastor, eu uso “ministro do Evangelho”. E aí as pessoas querem entender o que é “ministro do Evangelho”, fica mais bonito, não é? E aí eu vou ter que explicar.

E aí eu explico por que eu uso “ministro do Evangelho”: porque às vezes, em alguns lugares, quando você fala que é pastor, já te olham meio “de banda”, por causa de alguns testemunhos que não são tão bons como deveriam ser.

Mas nós somos homens e mulheres chamados, vocacionados, separados, eleitos, que estamos sendo homenageados na principal Casa Legislativa do Estado de São Paulo. Orando neste lugar, determinando profeticamente com a nossa presença, com as nossas orações, a bênção de Deus sob esta Assembleia, sob este estado.

Onde formos, que as pessoas possam dizer verdadeiramente: ali está um homem e uma mulher de Deus, portanto vamos fazer um quarto para ele - como aquela viúva, na Bíblia.

Vamos colocar uma cama, uma mesa, uma cadeira, uma lamparina, porque esse homem que passa aqui é um homem de Deus. Que esta Assembleia amanhã possa dizer: ontem passou neste lugar homens e mulheres santos, de Deus.

Que as nossas igrejas, que sabem que nós estamos sendo homenageados, que os nossos colegas que porventura não foram convidados - não podiam convidar todos, mas foram representados em nós - possam verdadeiramente dizer: “Vale a pena ter esse representante e ele receber um diploma em nome da nossa igreja, em nome do nosso povo, porque esse homem, essa mulher que recebeu são santos homens e mulheres de Deus”.

Que Deus abençoe vocês todos, queridos colegas de ministério, estou à disposição. Saibam que a Igreja Metodista Wesleyana, aqui no estado de São Paulo, ora por todos vocês e clama para que a igreja do senhor se levante com poder e graça, para continuar pregando este evangelho a todos os homens sob a terra.

Deus vos abençoe, muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria, neste momento, de convidar para fazer o uso da palavra a Sra. Alessandra Algarin, presidente estadual do Podemos.

 

A SRA. ALESSANDRA ALGARIN - A paz. Que noite de festa, que noite de alegria. É uma honra, deputado Marcelo Aguiar, meu querido amigo, estar aqui nesta noite tão abençoada. Quero louvar a Deus pela sua vida, e também agradecer a Deus por tê-lo nesta Casa Legislativa, a maior assembleia legislativa da nossa América do Sul, a nossa Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Uma noite em que vejo o nosso estado de São Paulo representado por homens e mulheres de Deus.

Quero cumprimentar toda a Mesa em nome dessa grande mulher, sua esposa Paula, que tanto nos honra com a presença e tem sustentado o nosso deputado para ele seguir nessa nobre missão, que faz com excelência, que é estender a mão para toda a nossa sociedade para tratar e cuidar de homens e mulheres, principalmente os mais vulneráveis do nosso estado.

Trago um grande abraço da nossa deputada federal, presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu, que está hoje em Montevidéu representando o nosso país, e também do nosso vereador Gabriel Abreu.

Parabenizo pelo seu trabalho, deputado, que já fez diferença em Brasília e tenho certeza de que, aqui nesta Casa, vai fazer diferença, por um propósito, por uma missão. Parabenizo, também, todos os homenageados desta noite, homens e mulheres de Deus. Parabéns a todos vocês por essa grande honraria, representando, nesta Casa, as famílias brasileiras.

Encerro, aqui, as minhas palavras, desejando a você, deputado, muita sabedoria, muita sustentação neste mandato, porque eu sei que competência e capacidade não lhe faltam.

Encerro as minhas palavras com uma frase do nosso Hino Nacional, que acabamos de ouvir: “Verás que um filho teu não foge à luta”. Que sejamos homens e mulheres, que sejamos pastores e pastoras sempre na luta e na busca por uma sociedade mais igualitária, mais justa e, também, mais cristã.

Que Deus abençoe a todos, muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado pelas palavras.

Nós vamos seguir, então, com as nossas homenagens. Peço maios uma vez, então, que gentilmente o nosso querido deputado e a nossa querida Paula desçam, e nós vamos começar então com o nosso segundo grupo.

Primeiro, então, a ser chamado agora neste segundo grupo é o pastor Walter Brunelli; pastor Fábio José Gomes Soares; pastor Osiel Santana da Silva; pastor Rony Rogério do Nascimento Rodrigues; pastor Felipe Monteiro Silva; pastor Oscar Flávio Zerga; pastor Marcos Alexandre Rodrigues; pastor Sidnei Paulino da Silva; pastor Elivaldo Luiz da Silva; pastor André Henrique Rodrigues do Nascimento; pastor André Rodrigues de Almeida; pastor Henrique Café da Silva; pastor Vantuir Terra de Souza Júnior; pastor Donizeti dos Santos; pastor Ricardo Aparecido dos Santos.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - E assim concluímos o nosso segundo grupo de pastores homenageados. Só um adendo, o nosso primeiro grupo que passou por aqui era o grupo dos pastores da Igreja Metodista Wesleyana. E agora nós estamos aqui com o grupo de pastores da Assembleia de Deus Bereana.

Você pode dar uma salva de palmas aos nossos irmãos, nossos pastores da Igreja Assembleia de Deus Bereana. Só um minuto, só um minutinho que faltou um pastor aqui. Nós pedimos desculpa pelo inconveniente.

Pastor Wesley Silva Pereira. Por favor, pastor, você pode dar uma salva de palmas pela vida do pastor Wesley.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos fazer a foto de novo? Fazer uma foto inteira lá pessoal.

Gostaria de convidar, então, para que fizesse o uso da palavra nesse momento o pastor Walter Brunelli.

 

O SR. WALTER BRUNELLI - Cumprimento a todos na graça e na paz do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. É uma subida honra para mim estar nessa tribuna, por onde passam os homens que pensam pelo nosso estado, parlamentares, legisladores. Pela graça de Deus, hoje estou aqui representando uma pequena parte do rebanho de Deus, na condição de líder, que sou, da Assembleia de Deus Bereana, e também de me congraçar com tantos outros colegas, de outras denominações.

Saúdo o presidente desta sessão, nobre deputado Marcelo Aguiar, e sua esposa, digníssima, os pastores que compõem a Mesa, a deputada, eu vou me acostumar com o seu nome, eu já lhe admirava antes, deputada Alessandra, e hoje eu tenho o privilégio de conhecê-la pessoalmente e de saber que é nossa irmã em Cristo.

Com essas palavras introdutórias, eu quero dizer que esta homenagem e esse dia, que ficou estabelecido como 9 de junho para comemorar o pastor, é uma data muito bem-vinda.

E perdoem-me a falta de modéstia aqui: merecido, porque nós, pastores, somos figuras execradas por uma sociedade que não nos compreende, por conta de alguns que não nos representam devidamente, pessoas que, pelo contrário, elas expõem o Evangelho de Cristo à execração.

Essas pessoas nos envergonham, mas não é por causa disso que nós somos o que todos pensam que somos. Antes de tudo nós somos aquilo que a Bíblia diz que somos: pessoas vocacionadas, chamadas por Deus para levar a preciosa semente. A Bíblia diz, no Salmo 126, que aquele que leva a preciosa semente andando e chorando, voltará, e vejam a ênfase do salmista, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo seus molhos.

Ser pastor não é só dirigir igreja, não é só pregar, é visitar, é chorar com os que choram, é carregar no ombro aqueles que têm uma vida pesada, seja pelo pecado, seja pelas vicissitudes que a vida oferece. Tudo isso acaba recaindo no pastor como uma espécie de para-raios.

Quando ele acerta, graças a Deus, que bom, que Deus seja louvado por isso, alguns aplaudem. Mas, quando erra, todos se voltam contra, para humilhar ainda mais, porque não sabem o peso da obra.

Eu teria sido um deputado federal para participar, no ano de 1989, da Constituinte, 1987, porque em 5 de outubro daquele ano, 89, foi promulgada a nova Carta Constitucional Brasileira. Mas um grupo de representantes da Convenção das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo, da qual sempre fiz parte, me procurou e me consultou sobre o interesse de me candidatar a deputado estadual.

Estava presente um grande nome, uma figura política de grande destaque na época, que presidia um partido, me incentivou muito a entrar. Na hora eu me senti honrado e até com uma vontade de aceitar o convite, mas Deus pôs um sentimento diferente em mim. Não que eu não gostasse da política, é porque Deus me queria de outro jeito.

Mas eu quero dizer uma coisa, que até então era muito pequeno o número de parlamentares evangélicos no Brasil. E depois daquele evento da constituinte, presidida pelo saudoso Ulysses Guimarães, o número de deputados estaduais, federais, senadores, evangélicos cresceu espantosamente. Desde então esse número vem crescendo. E se Deus quiser, no próximo ano vamos estar atentos a isto, para que cresça ainda mais.

Nós precisamos de pessoas que nos representem à altura, que saibam das nossas dores, dos nossos ideais, saibam do nosso conservadorismo, porque o nosso conservadorismo não representa um sentimento envelhecido pelo tempo.

Não, ele é fundamentado em bases sólidas da moral cristã. Eu me orgulho disso, porque isso tem dado sustentação à sociedade, em detrimento desses desmandos que a nova geração vem abraçando, criando dificuldades para o futuro da nossa nação.

Que Deus nos guarde disso. Louvo a Deus por essa decisão, reitero minha afirmação sobre o dia 9. Vamos agora aguardar, porque todos os anos, eu faço aniversário esta semana, se quiser alguém mandar o presente, depois eu dou o endereço, dia 13, para que ninguém se esqueça. Mas eu lembro que sempre era dia 12, segundo domingo, é aquela coisa, não era certa essa data, até que ficou fixada para o dia 9.

Então vamos lembrar que dia 9 é o Dia do Pastor, embora seja todos os dias, mas nessa data, se alguém está nos vendo pela televisão e é membro de uma igreja, olha, não se esqueça do seu pastor. Não entre nessa onda aí dos haters das redes sociais. Olha para aquele que ora por você, que pula na cama na madrugada para chorar pelo seu caso. Pense nisso.

Eu só queria deixar um versículo que eu escrevi, que está em Atos dos Apóstolos, capítulo 20, versículo 28: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o espírito santo vos constituiu bispos para pastoreardes a Igreja de Deus, a qual ele comprou com seu sangue. Essa igreja tem dono, custou caro, e a nós foi dada a incumbência de guiar esse rebanho. Pesa sobre os nossos ombros uma responsabilidade de resultados eternos”.

Parabéns a todos os pastores.

Mais uma vez, parabéns, deputado.

Deus o abençoe grandemente por essa iniciativa.

Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO AGUIAR - PODE - Pastor Walter, a política pode ter perdido um grande deputado estadual, se tivesse se candidatado, pastor Daniel.

Com certeza, o pastor Walter seria um grande deputado estadual, um grande parlamentar. Com certeza. Mas ganhou um grande homem de Deus, um grande pastor e um grande discípulo de Jesus Cristo, para honra e glória do nome do Senhor.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras, pastor Walter. Muito obrigado.

Seguimos então com o nosso terceiro grupo de homenageados. Gostaria então de convidar o nosso Exmo. Deputado Marcelo Aguiar e sua esposa Paula Aguiar para que desçam, por favor, para recepcionar os nossos homenageados.

Gostaria então de convidar o pastor Leonardo Meyer; pastor Márcio Gonçalves de Brito; pastor Arlindo Beteti; pastor André Garcia Diniz; pastor Fabiano Torfato dos Santos; pastor Vladimir Barrios; pastor José Leandro Vítor da Silva; pastor Alexsandro Fernandes Ferreira; pastor Valter Eduardo Vaelatti; pastor Alirio Misael Agostinho; pastor Davi Ferreira do Carmo; pastor Nilton Batista de Araújo; pastor André Nascimento de Oliveira; pastor Valdir da Silva Soares; pastor José Wellington de Melo; pastor Abner Alexandro Barrios; pastor Bruno Assis de Oliveira.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - E assim concluímos mais um grupo de pastores homenageados. Você pode dar uma salva de palmas ao Senhor pelo grupo dos pastores? (Palmas.) Estão representadas aqui duas igrejas pelos queridos pastores, pastores da Igreja Unida e pastores da Igreja Evangélica do Avivamento Bíblico.

Obrigado, pastores, por todo o trabalho e todo o amor que vocês têm depositado no reino do Senhor. Deu certo a foto? Pede para segurar um pouquinho, volte um pouquinho só para tirar a foto, por favor.

Gostaria de convidar para que faça o uso da palavra o pastor Leonardo Meyer.

 

O SR. LEONARDO MEYER - Que a paz gloriosa do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, seja com todos os queridos irmãos e irmãs nesta noite. Agradeço ao nobre deputado Marcelo Aguiar a quem considero como um amigo pela honra e pela iniciativa.

Louvo a Deus por essa iniciativa tão preciosa de reconhecer o trabalho, o ministério de homens e mulheres, que labutam em áreas nem sempre reconhecidas, nem sempre percebidas, mas que faz toda a diferença na sociedade.

Como eu disse antes de iniciarmos na entrevista à TV Alesp, a igreja cristã, ela é o maior instrumento de ressocialização, de bênção para a sociedade. Nenhum instituto faz tanto pelo povo como a igreja. E para nós é uma alegria poder fazer parte disso.

Paulinha, eu agradeço a Deus por te conhecer pessoalmente. Todas as vezes que eu encontrei o Marcelo, eu perguntei de você. Então, finalmente, é um prazer e permita-me a intimidade chamá-la de Paulinha, viu? Chamá-la de Paulinha. Graças a Deus. Eu me senti no começo um pouco invejoso, tanto do bispo Sinvaldo como do pastor Walter Brunelli, porque eu havia sido informado que eu deveria trazer até seis pastores.

Então, era eu e mais cinco. Na última hora um deles ficou enfermo, não pôde vir e aí eu percebo que eles convidaram um monte de pastores. Mas Deus é tão bom que juntou a Igreja Avivamento Bíblico a mim e nós tiramos uma foto linda aqui. (Vozes fora dos microfones.) Cresceu.

Então, já vou, o meu secretário está ali, vou falar já para ele providenciar as fichas para os irmãos. Fiquem à vontade. Se quiserem... Já que recebemos juntos, estamos juntos aqui, não é, pastor Vladimir, cadê você? Ali. Aqui, está na frente aqui. Deus abençoe.

Queridos, o tempo é curto, mas vale a pena mencionar as palavras do apóstolo Paulo lá em na Primeira Carta a Timóteo, capítulo 1, versículo 12. Eu me lembrei desses versículos e anotei, onde ele disse: "Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério”.

O apóstolo Paulo reconhece de onde vem a sua força, reconhece que a sua capacitação e sua a distinção do seu ministério não vêm das suas qualidades pessoais, mas sim de Deus. E é por isso que nós estamos aqui. Deus nos chamou. Deus nos escolheu.

E para usar a expressão inicial do pastor Walter Brunelli, é subida honra que temos para aqui estarmos e agradecermos a Deus por esse momento especial. Não é? Eu louvo a Deus. Eu fui chamado para o santo ministério aos 19 anos de idade, há 53 anos. Hoje estou com 72 anos. Já sou pastor há 43 anos. Estava fazendo as contas aqui, que às vezes eu esqueço o tempo, mas há 43 anos que já sou pastor.

Sou pastor da Igreja Unida, presidente da denominação e presidente da Convenção Unida Internacional. Igreja Unida, que o pastor Walter Brunelli participou muitas vezes, principalmente lá onde eu congrego hoje no Parque Sevilha, junto com o pastor Luiz Reinaldo e outros, não é? Grata lembrança, grata memória nós temos desses momentos tão especiais.

E eu quero parabenizar a todos, parabenizar o nosso querido deputado pela iniciativa e que Deus possa honrá-lo cada vez mais. Eu tenho certeza, deputado, que Deus nos chamou para coisas grandes. (Vozes fora dos microfones.) Amém? E com certeza vamos vivê-las. Debaixo da graça, debaixo da benção do Senhor. Ele está ao nosso lado, ele nos dará caminhada.

Você falou palavras lindas aí ao meu respeito, mas eu sempre digo, vamos caminhar com quem dê frutos e não com quem produza espinhos. É, eu creio que caminhar ao teu lado é caminhar com árvore, uma árvore frutífera. Não é? Que seja assim o teu ministério nesta Casa e nos postos que o Senhor preparar para tua vida daqui para a frente.

Estamos do teu lado para orar, para interceder, não é? Para apoiar, para dar a palavra de incentivo e de ânimo quando necessário e para dizer “não” quando chegar o momento, como já aconteceu, por mudanças de rumo, mas quando os rumos se acertaram novamente estamos aqui juntos para continuarmos a nossa caminhada.

E eu encerro as minhas palavras com mais um versículo do apóstolo Paulo, escrevendo agora aos romanos, quando ele diz: “O Deus de esperança vos encha de toda alegria e paz na fé, para que abundeis em esperança pelo poder do Espírito Santo.”

É dele que vem a nossa força e mesmo nas dificuldades, nas agruras que nós enfrentamos no exercício do nosso ministério, é a graça de Deus - e a força que vem do Espírito Santo de Deus - que nos capacita, que nos leva adiante e nos enche de esperança.

Sabemos que um dia vamos receber dele a recompensa, mas a cada dia o Senhor nos galardoa com bênçãos maravilhosas.

Mais uma vez obrigado, deputado.

Parabéns a todos pelo dia do pastor.

Amém. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado, pastor, pelas palavras.

 Nós agora então vamos para o nosso grupo final de homenageados. Gostaria então, gentilmente, de pedir ao nosso deputado estadual Marcelo Aguiar e à querida Paula que pudessem descer ali para que pudessem então receber o nosso último grupo de homenageados.

E agora, só para explicar, nos outros grupos nós tivemos blocos de pastores de igrejas, e agora nós vamos ter vários pastores de várias igrejas e denominações diferentes. Por isso, nós vamos fazer a citação nominal de cada igreja aqui representada, está certo?

Gostaria então, neste momento, de iniciar este último período de homenagens e convidar aqui o pastor Tiago Rodrigues, da igreja Mana Church.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar aqui a bispa Sione Neiva, da igreja Luz para o Mundo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar o pastor Daniel Santos Raimundo, da igreja Missão Evangélica Batista Reviver. Glória a Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar o pastor Israel Guimarães de Sousa, da Igreja Central Jesus Culture. Falei certo? Eu não estou praticando o inglês, pastor, então...

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar o pastor Israel Rodrigues, da igreja Comunidade Forte.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pastor José Antonio do Prado, da Igreja Assembleia de Deus Central.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pastor Braz Souza Pereira, da igreja Evangélica Filadélfia.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pastor Ricardo Silva de Oliveira, da Igreja Amor e Fé. Segundo a pastora Odete, o mais bonito da noite.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar o bispo Antônio Silva de Oliveira, da Igreja Amor e Fé.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar o apóstolo Djalma Lúcio Campomizzo, da igreja Evangélica Shekinah.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar o pastor Roberto Messias da Silva, da Igreja Renovo. O homem do sorriso fácil. Cheio de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pastor Douglas Aparecido Rosa, da Missão Pentecostal Livre.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar o pastor Lucas Mateus Rabelo, da Assembleia de Deus Missionária.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar o pastor Denes Lima, da igreja Manifestando o Reino Church.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar o pastor Luiz Carlos da Silva, da Assembleia de Deus Remissão.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar a missionária Maria de Fátima da Silva, também da Assembleia de Deus Remissão.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar o pastor Leandro Godoy Mariano, da Igreja Apostólica do Caminho.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Gostaria de convidar o pastor Antônio Bueno Lopes da Igreja ministério Monte Sião.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pastor Fábio Saturnino de Camões Lima, do Ministério Apostólico Sião.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Bispo Newton Rueda, da Atos 9 Comunidade Cristã.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Apóstolo Paulo Roberto Martins, da Igreja Plenitude Cristã.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pastor Reinaldo Ribas, da Igreja Batista Moriá.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Apóstolo Tiago Roberto Ribeiro, da Trinity Church.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pastor Fernando Gomes de Andrade, da Emanuel Church.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pastor Milton de Souza Barreiro, comunidade Mais que Vencedores.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Aurilene Martins de Almeida, Igreja Cristã Mundial.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pastor Paulo Francisco dos Santos, da Fé Igreja em Células.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Porventura, alguém entre nós que está aqui não teve o seu nome citado?

Pastor Dorival Santiago Mendanha, da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra.

Obrigado, pastor.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Uma salva de palmas para os nossos homenageados. (Palmas.) Muito obrigado, podem retornar aos lugares.

Neste momento, eu gostaria de voltar, então, a palavra ao nosso querido deputado estadual Marcelo Aguiar, que dará prosseguimento e, posteriormente, encerramento da nossa sessão solene em homenagem aos pastores e pastoras evangélicas do estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO AGUIAR - PODE - Bom, primeiro, eu quero agradecer a todos os convidados, a todos os homenageados nesta noite, todos os pastores, todas as pastoras.

Quero estender essa homenagem, também, a todos que não puderam comparecer nesta noite, das igrejas, porque nós tivemos uma limitação, mas essa é uma primeira homenagem que nós realizamos nesta Casa, aos pastores. Lógico que teremos outras homenagens e quero agradecer, mais uma vez, ao pastor Leonardo Meyer. Obrigado, pastor Leonardo.

E à querida amiga Alessandra Algarin. Obrigado Alê, pela parceria, obrigado pela lealdade e obrigado por dar voz a tantas mulheres do nosso partido e a tantas mulheres do nosso Brasil.

Pela forma aguerrida que você tem, pela forma de ter a nossa representante, nossa deputada federal Renata Abreu, que tem sido uma guerreira e, através das leis federais, tem dado voz a muitas mulheres e defendido, através das leis que ela tem criado na esfera federal, de defender e, sem dúvida nenhuma, de criar leis com tanta veemência, para que essas mulheres sejam defendidas em todas as esferas. Principalmente na esfera federal, para que estenda a toda a esfera nacional.

Quero agradecer, mais uma vez, à minha esposa. Muito obrigado por estar ao meu lado, em todas as etapas da minha vida. Obrigado, meu querido bispo Sinvaldo, pela igreja Metodista Wesleyana, ao bispo Silmar, ao querido pastor Samuel, que é um jovem que o Senhor tem levantado ao seu lado para que, através da vida dele também, Deus tenha levantado outros jovens dentro da Igreja, com uma visão visionária dentro do Ministério, e obrigado por sempre me ajudar dentro da minha vida ministerial.

O senhor sabe que eu me sinto membro, também, do seu ministério, da sua igreja e o senhor tem me ajudado muito nessa minha caminhada. Querido pastor Walter Brunelli, que alegria poder caminhar ao seu lado. Muito obrigado por fazer parte da minha vida ministerial também, e fazer parte dessa aliança que Deus tem colocado entre nós, junto com o pastor Ricardo Brunelli. E a todos os pastores que estão aqui presentes.

Bispo Acione, meu querido apóstolo Fernando, tantos outros pastores que estão aqui presentes, né, bispo Alex, que fez o Cerimonial aqui com tanta excelência? Manda um abraço para a Batista Legacy, que lá em Espírito Santo Pinhal é uma referência em toda aquela região. Meu querido pastor Ricardo, pastor Daniel de Barretos, enfim, tantos outros pastores.

Toda a minha equipe que trabalhou, meu querido chefe de gabinete, Serginho, que está aqui, que é um braço direito, esquerdo, toda a minha equipe do meu gabinete, que trabalhou para que esse evento acontecesse. Todos meus representantes do estado inteiro, que junto comigo, eu não faço nada sozinho, eu tenho uma equipe técnica.

Bispo Rueda, obrigado, você tem sido também uma peça fundamental nessa minha caminhada, dentro da minha equipe, e tantos outros pastores que têm um tino político muito grande, e Deus tem levantado nessa minha equipe.

Graças a Deus, eu tenho ao meu lado uma equipe técnica, Paulina, muito obrigado também, Deus te abençoe. Paulo, Deus te abençoe, Mateus, Deus te abençoe, enfim, tem tantas pessoas.

Esdras, muito obrigado. Um dos maiores maestros que nós temos no nosso Brasil, Esdras Gallo, que tem, durante tantos anos, emprestado o seu dom, a sua vida, a sua unção, que Deus tem colocado sobre a sua vida pastoral e a sua vida como levita, tangedor, que Deus tem colocado e tem feito a diferença.

E hoje nós temos a música gospel no Brasil da forma que nós temos, nós devemos muito a esse homem de Deus, que é o Esdras Gallo, que tem um dom fora do normal. Porque Deus derramou sobre a vida dele com tanta excelência.

Cesar, muito obrigado. Também um dos grandes músicos desse nosso Brasil, e através desses dois homenageio também todos os pastores que tem a unção levítica sobre a sua vida. Agradecer ao Leandro também, que está ali. Leandro, muito obrigado. Um dos maiores técnicos que nós temos, que nós temos dentro do nosso gabinete.

E quero agradecer também o meu braço também, direito, ao Ricardo. Ricardo, muito obrigado, é um grande homem que Deus colocou do meu lado e tem caminhado junto comigo. Kátia, muito obrigado, Lili, muito obrigado, a Luciana que está aqui, muito obrigado, a Agatha, muito obrigado.

Enfim, muitas pessoas que têm trabalhado comigo dentro do gabinete, e como eu sempre tenho falado, a equipe faz toda a diferença na vida de um parlamentar. E essa equipe que Deus tem levantado, tem sido uma equipe muito aguerrida, que todos os dias levanta cedo, chega no horário, trabalha de forma incansável, não tem horário para sair do gabinete, e a gente não tem horário para sair realmente daqui.

Por isso, muito obrigado a todos vocês, a minha família, a todos que trabalham de forma direta e indireta, e principalmente ao povo brasileiro, que tem mandado a cada dia as suas ideias, as suas mensagens no meu e-mail institucional, e tem trabalhado comigo a quatro mãos.

Muito obrigado a cada um de vocês.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradeço a todos os envolvidos na realização dessa solenidade, assim como agradeço a presença de todos.

Está encerrada esta sessão solene.

Deus abençoe a cada um de vocês. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 43 minutos.

 

* * *