DECRETO N. 16.805, DE 28 DE JANEIRO DE 1947

Dá denominações a estabelecimentos de ensino

O INTERVENTOR FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO, usando das atribuições que a lei lhe confere,
Decreta:
Artigo 1.° - O Grupo Escolar de Artur Nogueira, em Mogí-Mirim, passa a ter a denominação de Grupo Escolar "Francisco Cardona". 
"Exemplo dignificante entre aqueles que vencem pelo esforço próprio, Francisco Cardona, desde a juventude, deu provas de ânimo forte e de grande força de vontade. Obrigado a trabalhar para o próprio sustento, frequentou as aulas noturna da Biblioteca Pelotense (em Pelotas sua cidade natal) onde adquiriu os rudimentos iniciais da cultura literária.
Labutou na imprensa de Pelotas e, em 1888, fundou a "Revista Popular", semanário republicano. Passando para Santa Catarina, colaborou no "Jornal do Comércio", na "Evolução" e no "Crepúsculo", semanário literário. Em 1890, se encontrava em São Paulo, integrando o corpo de redatores do "Diário do Comércio", Em Campinas, deu brilho aos periódicos "A Cidade" e "A Gazeta de Campinas" e, entre outros benefícios prestados á gloriosa terra de Carlos Gomes e de Campos Sales, se encontram os esforços que dispendeu para a trasladação dos restos mortais do admirável compositor brasileiro para sua cidade natal. Em Mogí-Mirim, geriu "A Imprensa", orgão do Partido Republicano, tendo fundado a conceituada "A Comarca", aos 5 de julho de 1900. Entre outros benefícios prestados a Mogí-Mirim, estão o seu trabalho e a sua luta para a criação dos grupos escolares de Posse de Ressaca, Jaguarí e Artur Nogueira".
O jornal que fundou, "A Comarca", aí está até hoje, já no seu 47.° aniversário, com a mesma orientação que por ele lhe foi impregnada: digna, culta e patriótica Justo pois que o nome de Francisco Cardona figure no Grupo Escolar de Artur Nogueira, para cuja criação tanto colaborou e assim Mogí-Mirim prestará justa e merecida homenagem a um de seus filhos de adoção que mais fez crescer o seu prestígio no meio intelectual de São Paulo e na Imprensa do Brasil.
Artigo 2.° - Passa a denominar-se Grupo Escolar "Antônio Cândido de Camargo", o Grupo Escolar de Vila Iracemápolis, em Limeira.
(São Paulo acaba de perder uma das suas figuras mais dignificantes e tradicionais. Desapareceu o Professor Antônio Cândido de Camargo, personalidade de escól. cirurgião emérito, mestre insigne da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Diplomado pela Universidade de Genebra, revalidou o seu diploma na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, vindo exercer a sua atividade profissional em Limeira. Do que foi a sua prestativa e utilíssima existência dão provas o amor e gratidão dos limeirenses, em cuja memória até hoje se alçam os benefícios prestados àquela cidade pelo ilustre médico.
Transferindo-se para São Paulo, em princípios deste século, Antonio Cândido de Camargo continuou o exercício de seu sublime sacerdócio, em prestando suas luzes à população paulistana e seu prestígio e valor professoral à Faculdade de Medicina, onde, durante vinte e um anos, ocupou, com grande brilho, uma das cátedras de Cirurgia
Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, da Associação Paulista de Medicina, do Sindicato dos Médicos de São Paulo, fundador e primeiro Presidente da Liga de Combate ao Câncer, Antônio Candido de Camargo prestou significativos e relevantes serviços a nossa sociedade. Nada mais justo pois que seu nome seja inscrito no frontespício do Grupo Escolar de Iracemápolis, em Limeira, cidade onde iniciou sua belíssima carreira e onde deixou memória imorredoura.
Artigo 3.° - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Palacio do Governo do Estado de São Paulo, aos 28 de Janeiro de 1947.
JOSÉ CARLOS DE MACEDO SOARES
Plínio Caiado de Castro
Publicado na Diretoria Geral da Secretária do Governo, aos 28 de Janeiro de 1947.
Cassiano Ricardo - Diretor Geral.

DECRETO N. 16.805, DE 28 DE JANEIRO DE 1947 

Da denominações a estabelecimentos de ensino 

RETIFICAÇÃO 
No Artigo 1.° - Onde se le: - "...colaborou no " Jornal do Comercio", na "Evoluçao" e no..." 
Leia-se: - "...colaborou no "Jornal do Comercio" na "A Evoluçao" e no .."