11 DE JUNHO DE 2025

18ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

        

Presidência: ANDRÉ DO PRADO e GILMACI SANTOS

        

RESUMO

        

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Abre a sessão às 16h37min.

        

2 - GILMACI SANTOS

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

3 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Cumprimenta autoridades de Angatuba, presentes no plenário. Encerra a discussão do PLC 135/23. Coloca em votação e declara aprovado o PLC 135/23, salvo emenda. Coloca em votação e declara aprovada a emenda ao PLC 135/23. Encerra a discussão do PL 245/21. Coloca em votação e declara aprovado o substitutivo ao PL 245/21, restando prejudicado o projeto.

        

4 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 578/21.

        

5 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Assume a Presidência. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 626/23. Encerra a discussão do PL 860/23. Coloca em votação e declara aprovado o requerimento de método de votação ao PL 860/23. Coloca em votação e declara aprovado o PL 860/23, salvo partes destacadas. Coloca em votação e declara rejeitado o artigo 6º e a expressão “no prazo de 180 (cento e oitenta) dias”, constante do artigo 7º. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 1023/23. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 1287/23. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 1612/23, salvo emenda. Coloca em votação e declara aprovada a emenda ao PL 1612/23. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 401/24. Encerra a discussão do PL 748/24. Coloca em votação e declara aprovado o substitutivo ao PL 748/24, restando prejudicado o projeto. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 7/25. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 145/25.

        

6 - GILMACI SANTOS

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

7 - RÔMULO FERNANDES

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

8 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Parabeniza o deputado Rômulo Fernandes por seu pronunciamento. Agradece ao deputado Gilmaci Santos por sua contribuição como líder do Governo. Parabeniza os deputados pelos projetos aprovados na Casa. Parabeniza o deputado Major Mecca pela aprovação do PLC 135/23. Parabeniza o deputado Fábio Faria de Sá, juntamente com os demais deputados, pela aprovação do PL 7/25.

        

9 - RODRIGO MORAES

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

10 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Parabeniza o deputado Rodrigo Moraes por seu pronunciamento.

        

11 - MAJOR MECCA

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

12 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Parabeniza o deputado Major Mecca por seu pronunciamento.

        

13 - SOLANGE FREITAS

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

14 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Parabeniza a deputada Solange Freitas por seu pronunciamento.

        

15 - THAINARA FARIA

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

16 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Endossa o pronunciamento da deputada Thainara Faria. Agradece o trabalho realizado pelas lideranças da Minoria. Reafirma a importância do diálogo para a construção de um Parlamento democrático e fortalecido.

        

17 - BARROS MUNHOZ

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

18 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Parabeniza o deputado Barros Munhoz por seu pronunciamento.

        

19 - FÁBIO FARIA DE SÁ

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

20 - DANILO CAMPETTI

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

21 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Parabeniza o deputado Danilo Campetti por seu pronunciamento.

        

22 - THIAGO AURICCHIO

Para comunicação, faz pronunciamento.

        

23 - PRESIDENTE ANDRÉ DO PRADO

Agradece ao deputado Thiago Auricchio por sua contribuição como coordenador de projetos. Agradece a confiança dos deputados em seu trabalho como presidente. Encerra a sessão às 17h07min.

        

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. André do Prado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior e recebe o expediente.

Ordem do dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Antes de V. Exa. iniciar a Ordem do Dia, já iniciamos, só queria que V. Exa. permitisse uma comunicação.

Quero comunicar esta Casa, este plenário que estamos recebendo aqui, nesta tarde, o nosso prefeito lá de Angatuba, Nícolas Basile - Nícolas, obrigado - e os vereadores João Luiz Meira, o Josué e o Guilherme, todos da cidade de Angatuba.

Sejam bem-vindos a esta Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Seja bem-vindo, prefeito Nícolas, que foi reeleito lá na cidade de Angatuba, e também todos os nossos vereadores da cidade. Parabéns pelo trabalho, sejam sempre bem-vindos a esta Casa. Dando sequência então à nossa Ordem do Dia, passaremos ao Item nº 1 da nossa Ordem do Dia.

Item 1 - Discussão e votação do Item nº 1, adiado, do Projeto de lei Complementar nº 135, de 2023, de autoria dos deputados Major Mecca, Agente Federal Danilo Balas, Capitão Telhada, Danilo Campetti, deputado Lucas Bove, deputado Marcos Damasio, deputado Rodrigo Moraes, deputado Paulo Mansur, deputado Tomé Abduch e das deputadas Dani Alonso e Solange Freitas.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto, salvo emenda com pareceres favoráveis. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda com parecer favorável do congresso de comissões. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

Item 2 - Discussão e votação adiada do Projeto de lei nº 245/2021, de autoria do deputado Edson Giriboni. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o substitutivo, com parecer favorável do congresso de comissões. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o substitutivo, prejudicado o projeto.

Solicito ao deputado Gilmaci Santos, meu primeiro vice-presidente, que assuma esta Presidência, haja vista que, no Item nº 3, o projeto é de autoria deste presidente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Obrigado, presidente.

Item 3 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 578, de 2021, de autoria do deputado André do Prado. Em discussão. Não havendo quem discuta, está em votação. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que estiverem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado. E devolvo a Presidência ao presidente André do Prado. Presidente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. André do Prado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Muito obrigado, deputado Gilmaci Santos, nosso primeiro vice-presidente desta Casa. Dando sequência então à lista de projetos da nossa Ordem do Dia.

Item 4 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 626, de 2023, de autoria do deputado Rodrigo Moraes. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto, com pareceres favoráveis. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que forem favoráveis, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 5 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 860, de 2023, autoria do deputado Barros Munhoz. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Há sobre a mesa requerimento de método de votação apresentado pelo deputado Rogério Nogueira. Em votação o requerimento de método de votação. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que forem favoráveis ao requerimento permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o requerimento de método de votação.

Item 1 - Em votação o projeto, salvo partes destacadas. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 2 - Em votação o Art. 6º e a expressão “no prazo de 180 dias”, constante do Art. 7º.

As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que foram contrários permaneçam como se encontram. (Pausa.) Rejeitados.

Item 6 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 1023, de 2023, de autoria das deputadas Clarice Ganem e Andréa Werner. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto, com pareceres favoráveis. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que foram favoráveis, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 7 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 1287, de 2023, do deputado Marcos Damasio. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto, com pareceres favoráveis. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 8 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 1612, de 2023 de autoria da deputada Solange Freitas. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação o projeto, salvo emenda com pareceres favoráveis. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que forem favoráveis, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda apresentada pela Comissão de Finanças. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que forem favoráveis, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

 

Item 9 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 401, de 2024, de autoria da deputada Carla Morando. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto, com parecer favorável do congresso de comissões. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 10 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 748, de 2024, de autoria do deputado Rômulo Fernandes. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o substitutivo apresentado pelo congresso de comissões. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o substitutivo e prejudicado o projeto.

Item 11 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 7, de 2025, de autoria dos deputados Fábio Faria de Sá, deputado André Bueno, deputado Rogério Santos, deputado Itamar Borges e da deputada Carla Morando. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto, com parecer favorável do congresso de comissões. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 12 - E o último da nossa Ordem do Dia. Discussão e votação do Projeto de lei nº 145, de 2025, de autoria dos deputados Tomé Abduch, deputado Itamar Borges, deputado Lucas Bove, deputado Leonardo Siqueira e da deputada Carla Morando. Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação, projeto com parecer favorável do congresso de comissões. As Sras. Deputadas e Srs. Deputados que forem favoráveis, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, presidente.

 

O SR. RÔMULO FERNANDES - PT - Pela ordem, depois, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, para uma comunicação, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, queria aqui, em primeiro lugar, parabenizar mais uma vez V. Exa., mais uma vez este plenário fazendo a diferença aqui sob a sua batuta, e parabenizar todos os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que, mais uma vez, aprovam neste plenário os seus projetos de lei, entre eles, o nobre deputado Major Mecca, juntamente com os demais deputados, o PL 135.

O PL 135 tem sido esperado por essa categoria há tanto tempo. O projeto do deputado Fábio Faria de Sá também é um projeto importantíssimo para o estado de São Paulo, como todos os projetos aqui apresentados, o projeto do deputado Rômulo Fernandes. Enfim, queria parabenizar a todos os deputados.

Mais uma vez esta Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo contribui com a população, apresentando projetos importantes, projetos que vêm de encontro à necessidade, projetos que vão fazer a diferença na sociedade.

Então parabéns à Assembleia Legislativa, parabéns aos líderes, parabéns aos deputados e às deputadas e, mais uma vez, parabéns ao nosso presidente André do Prado.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. RODRIGO MORAES - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem o deputado Rômulo Fernandes primeiro, estava no microfone de apartes, deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RÔMULO FERNANDES - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Muito obrigado. Primeiro, agradecer ao André, que tem nos ajudado com relação à aprovação dos projetos. Eu queria agradecer imensamente, primeiro, à Comissão de Justiça, que aprovou o nosso projeto hoje, a Casa aprovou aqui. É um importante tema de debate, que são as bets aqui no Brasil.

Eu estava comentando com algumas pessoas, as bets hoje movimentam quase 24 bilhões, 1% do PIB nacional. Mas o que tem por trás disso é um grande problema nacional e, principalmente, do estado de São Paulo, que é a questão do vício.

O SUS soltou um levantamento, só para vocês terem uma ideia, de que o vício nos jogos só perde para o tabaco e perde para o álcool. É um problema nacional, é um problema que a gente tem que combater. Tem causado suicídios, inclusive em várias famílias.

E hoje nós tivemos a aprovação desse importante projeto, porque a gente não pode assistir a isso e ficar sem fazer nada. E esse projeto aprovado hoje, eu agradeço a todos, tem que proteger a Saúde pública, oferecer tratamento, fortalecer o sistema público de Saúde. É um problema de saúde mental. Se a gente não tomar uma atitude, isso é a próxima pandemia nacional, principalmente no estado de São Paulo.

Por isso a gente agradece aqui esse importante projeto aprovado. Faço um apelo ao nosso querido governador, porque é um projeto autorizativo, que não vai haver custo. A ideia é fazer um programa para a gente poder combater os malefícios dessas bets, de que todos nós somos vítimas.

Por isso um agradecimento aqui pela aprovação desse importante projeto, que a gente acredita que vai ajudar a toda a população do estado de São Paulo.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Parabéns, deputado Rômulo. Concordo plenamente com Vossa Excelência. Temos que ter atitudes com relação a esse problema seríssimo, que é o vício das pessoas com relação às bets. Então parabéns pela aprovação do seu projeto.

O deputado Gilmaci vai ter que se retirar para um outro compromisso, na cidade de Guarulhos, meu primeiro vice-presidente e líder deste Governo. Mas antes de o deputado Gilmaci se retirar, eu gostaria de agradecer imensamente ao nosso líder do Governo, deputado Gilmaci Santos, que tem sido uma pessoa realmente muito coerente, muito parceira, juntamente com os demais líderes desta Casa no nosso Colégio, de entender a necessidade de nós estarmos avançando na aprovação de vários projetos das Sras. Deputadas e dos Srs. Deputados neste segundo biênio da nossa Presidência.

Em apenas três meses - nós tomamos posse dia 15 de março, na nossa reeleição - já estamos com quase 50 projetos aprovados das Sras. Deputadas e dos Srs. Deputados, em apenas 90 dias.

Então quero agradecer a todos os líderes, de maneira especial ao deputado Gilmaci, e a todos os líderes pelo bom senso. Existem algumas divergências, muitas vezes, que estão ocorrendo, mas nós estamos sabendo superar essas divergências que estão ocorrendo e, juntamente com o deputado Thiago Auricchio, que está coordenando os projetos, nós estamos avançando em projetos de consenso.

Com o acordo que nós temos nesta Casa também com os líderes da oposição, nós vamos também agora, logo após o recesso, pautar projeto de dissenso também nesta Casa, para ouvir o debate, para ver a discussão, para chamar a atenção da sociedade para aqueles que defendem um lado ou outro.

Então eu acho que quem ganha com isso é o nosso Parlamento, valorização do mandato de cada parlamentar, fortalecimento do mandato, independente da sanção, que nós vamos trabalhar para sanção, deputado Rômulo. Mas só de o senhor trazer, para a pauta desta Casa, essa discussão, vai chamar a atenção da mídia, vai chamar a atenção de todos nós deputados. Se não for um projeto de iniciativa do Legislativo, vamos trabalhar para o Executivo mandar.

Enfim, mas nós estamos contribuindo com o debate de vários temas importantes da nossa sociedade, para mostrar à sociedade que nós estamos atentos a tudo, das diversas ordens, todas as causas, aqui nesta Casa. E não é como muitas vezes falavam desta Casa, que a gente só aprovava projetos com nome de rua, nome de viadutos - não.

Aqui são temas que vão desde funcionalismo, da área da Saúde, da área da Educação, da área Social, da área da Habitação; enfim, de todas as áreas. E todos os projetos são projetos com conteúdo, projetos, realmente, que demonstram que nós, deputados, cada um representando os seus segmentos, estamos atentos às necessidades e aos anseios da nossa sociedade, que nós representamos e estamos aqui contratados para defendê-los e representá-los.

Então, parabéns a todos os deputados por todos os projetos. E já aproveitar para agradecer ao deputado Major Mecca, também, pela sua luta no PL 135, a sua insistência, o seu debate para que nós pudéssemos fazer um amplo debate e chegar ao dia de hoje podendo pautar o PL 135, como nós tivemos com as associações, com as instituições, fazendo debates, compromissos que nós tínhamos de pautar esse projeto, juntamente com a liderança de Governo.

Estávamos maturando, conversando, e esse dia chegou. E aprovamos hoje o PL 135, tão esperado e com um anseio grande, da categoria, de que nós aprovássemos esse projeto.

Então, parabéns ao Major Mecca e a todos os deputados que farão a sua comunicação aqui para o projeto. Do Fábio Faria de Sá também, juntamente com os demais deputados, autorizando a questão dos aplicativos na cidade, no estado de São Paulo, autorizando os municípios a terem essa autonomia.

E aprovamos nesta tarde, hoje, esse projeto também, que é um anseio aqui, principalmente da capital, do prefeito Ricardo Nunes. E agora encaminharemos para a sua sanção ao nosso Poder Executivo.

Com a palavra, o deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - PL - PARA COMUNICAÇÃO - Bom, Sr. Presidente, é só para agradecer também, agradecer ao senhor, agradecer ao deputado Gilmaci, também, que fez aí um grande esforço para tirar um óbice no momento do nosso projeto, através do pedido do deputado Thiago Auricchio, que foi também um grande interlocutor junto à liderança de Governo, junto ao senhor, para pautar o projeto, né? O meu trata sobre o autismo.

O governador, o senhor esteve esses dias numa inauguração, também, de uma casa onde estão ali colocando as diversas especialidades para cuidar das crianças, dos adolescentes que têm essa questão do espectro autista e outros transtornos também. O nosso projeto também é autorizativo, para fazer parcerias junto aos municípios do estado de São Paulo.

Então, é um grande avanço, porque a gente vê o grande número de crianças sendo diagnosticadas com essa questão do autismo. É um avanço para o nosso estado de São Paulo.

Então eu quero fazer esse agradecimento. Também cumprimentar o querido deputado Major Mecca, com esse projeto importante, o 135, que eu também fui altamente aí cobrado, e justamente cobrado, para que nós pudéssemos votar esse projeto. Parabenizar V. Exa., que abraçou essa causa e colocou para ser votado neste plenário.

Então, eu quero aqui agradecer esta Casa, a todos os deputados. Cumprimentar os meus amigos aqui de Angatuba. Vejo o Joãozinho ali, também toda a equipe que o acompanha; também o vereador de Juquiá, o Carlinhos Cabeleireiro. E aí vamos avançando.

Um abraço, Sr. Presidente.

Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Parabéns, deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. MAJOR MECCA - PL - Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Major Mecca.

 

O SR. MAJOR MECCA - PL - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, após um incansável trabalho de articulação, reuniões, eu agradeço todas as bancadas desta Casa Legislativa, afinal nós conseguimos aprovar o PLC 135 por unanimidade.

E não poderia deixar de agradecer especialmente ao senhor, que, após a exposição de motivos do Projeto de lei Complementar nº 135, deu total apoio, nos apoiou em todos esses momentos de articulação. Inclusive, fizemos reuniões na sala de V. Exa., junto com o deputado Gilmaci Santos, que é o líder do Governo.

Agradecer ao nosso líder da nossa bancada do PL, deputado Carlos Cezar, que sempre esteve ao meu lado, ombreando, seja aqui, seja no Palácio dos Bandeirantes. E nós partimos, nesse momento, para a próxima etapa - buscar a sanção desse projeto. A gente tem o apoio do senhor, que o senhor já manifestou, até junto ao governador, assim como fez o deputado Gilmaci Santos, líder do Governo, e o Carlos Cezar, nosso líder do PL.

Nossa gratidão, em nome de todos os policiais militares do estado de São Paulo. Para nós é muito importante saber que hoje o governo, o governador Tarcísio, tem um olhar especial à Segurança Pública, à saúde dos policiais e ao bem-estar dos policiais, assim como esta Casa demonstrou no dia de hoje. E V. Exa., como presidente da Assembleia Legislativa, deu todo o apoio aos nossos irmãos de farda, aos policiais militares do nosso estado.

Nossa gratidão.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Parabéns, deputado Major Mecca, pela luta incansável até o dia de hoje para aprovação desse projeto.

 

A SRA. SOLANGE FREITAS - UNIÃO - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputada Solange Freitas.

 

A SRA. SOLANGE FREITAS - UNIÃO - PARA COMUNICAÇÃO - Eu quero agradecer também. Estou muito feliz que o meu projeto de lei que obriga a ter nos shoppings em todo o estado de São Paulo as salas sensoriais, pensando nas famílias atípicas, pensando nos autistas que estão naquele ambiente, que no momento de crise os filhos vão ter onde ficar, um local para se acalmar, um local de tranquilidade.

Eu quero agradecer aos deputados pela sensibilidade de aprovarem o meu projeto, ao senhor também que pautou o meu projeto de lei, ao Autistas Brasil, ao Arthur da Autistas Brasil, que me ajudou a redigir esse projeto nessa luta tão importante. E claro, também, que eu tinha que ficar muito feliz pelo PLC 135. Parabéns ao Major Mecca que lutou e lutou e lutou.

Um projeto que tinha tudo para não acontecer e aconteceu pela garra dele. E até agradeço ao Major Mecca, porque sou coautora. Ele deixou eu estar junto dele, junto aos policiais militares nessa luta, que como eles falam: “Estamos corrigindo uma injustiça”, e essa injustiça está sendo reparada.

Então, muito obrigada, felicidade dupla pelos dois projetos.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Parabéns, deputada Solange Freitas.

 

A SRA. THAINARA FARIA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputada Thainara Faria.

 

A SRA. THAINARA FARIA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, nesta tarde eu não tive nenhum projeto de minha autoria aprovado, porém, assim o foi semanas atrás, mas eu vinha conversando com a minha própria mente, refletindo sobre os acordos, que às vezes são vistos de maneira pejorativa.

Mas na política e na democracia, onde nós temos pessoas de direita, de esquerda e de centro, os acordos são saudáveis para situações como essas. Hoje esta Casa sai fortalecida com mais 12 projetos de lei aprovados, que nós esperamos a sanção do governador Tarcísio, contemplando os eleitores do lado de lá, os eleitores do lado de cá e aqueles que acreditam num estado de São Paulo maior e mais forte.

Então eu quero de alguma forma desmontar essa ideia quando é visto o acordo de maneira pejorativa. Parabéns ao deputado Thiago Auricchio, parabéns às lideranças de bancada, parabéns à vossa Presidência, porque esta Casa tem avançado e muito, entregando para o estado de São Paulo projetos de lei importantes, uma Casa forte, e isso quem ganha é a população.

Muito obrigada.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputada Thainara Faria. Realmente V. Exa. tem toda a razão. Quando existe esse equilíbrio, o bom senso dentro do Colégio de Líderes com as lideranças, e a gente saber que todos os deputados nesta Casa foram eleitos pela população, cada um representando o seu segmento. E no momento que a gente consegue equilibrar os espaços, os direitos dentro desta Casa que são de todos, todos saem ganhando, todos saem fortalecidos.

Então, eu quero agradecer de coração mesmo, principalmente às lideranças da oposição que estão tendo: ao deputado Donato, principalmente com V. Exa. representando a Minoria; ao deputado Guilherme Cortez, representando também a bancada do PSOL; e à Andréa Werner, representando a bancada do PSB, que têm contribuído muito para esse equilíbrio para que quando as lideranças que representam o governo, que estão na base do Governo, se juntam, juntamente com os mesmos interesses com a oposição no sentido de aprovar mais projetos, esta Casa é fortalecida, o Parlamento é fortalecido.

E quando a gente fortalece o Parlamento, nós estamos fortalecendo o equilíbrio das instituições e principalmente fortalecendo a população que está tendo suas vozes ouvidas aqui dentro através dos nossos mandatos.

Então parabéns mesmo e muito obrigado, como presidente desta Casa, como já agradeci ao nosso líder do Governo também, o Gilmaci, que teve que se retirar, por ter essa sensibilidade. E com isso a gente vai avançar mais, vamos votar mais projetos, vamos debater mais projetos, mais audiências públicas e, com isso, a gente vai fortalecendo a democracia e engrandecendo nossos mandatos aqui nesta Casa.

Com a palavra o deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. Deputados, eu queria dizer que estou muito feliz pela aprovação do projeto de minha autoria. O fato de ser da minha autoria é de menor importância. São colocações de barras de apoio nos banheiros de hotéis, pousadas e similares.

O que tem importância, realmente, é que quem me deu essa sugestão de apresentar esse projeto foi o Victor Branco de Araújo, um cidadão exemplar, um servidor da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, como poucos outros. Digno do nosso respeito, da nossa admiração.

Ele frequenta bastante esta Assembleia, cada vez que vem, é uma luta para chegar aos gabinetes dos colegas, para andar aqui pela Assembleia. Ele foi abordado por alguém, Sr. Presidente, que sugeriu a ele que me sugerisse a apresentação desse projeto e aprovação desse projeto.

Então é uma homenagem que faço ao Victor Branco de Araújo, ele é portador de deficiência física. Como ele, todos os portadores de deficiência precisavam de uma medida como essa que foi aprovada pelos colegas e que contou com a aprovação de V. Exa. e da direção desta Casa.

Corri e corri, fiz de tudo para chegar aqui a tempo, Sr. Presidente, porque também não posso deixar de dizer que estou orgulhoso de fazer parte desta Casa nos dias de hoje, tanta dificuldade, todas sendo vencidas.

Deus abençoe V. Exa., e viva o Victor Branco de Araújo.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Parabéns, deputado Barros Munhoz. Como bem disse, Barros, para você ver, foi um pedido de uma pessoa que necessitava disso e através do seu mandato perto da população, estar lá para ouvir e trazer esse anseio para esta Casa e transformar esse anseio em um projeto de lei que é aprovado hoje. Essa é a verdadeira representatividade. Parabéns pelo projeto.

Acho que todos aqui que tiveram os seus projetos aprovados, foi da mesma forma; é o Major Mecca lá na ponta ouvindo os policiais e os seus anseios; é o Rodrigo Moraes ouvindo as mães atípicas; é a Solange também e todos os demais deputados e agora como o deputado Fábio Faria irá colocar.

Então os anseios são colocados nos projetos, são os pedidos que a população faz a nós no dia a dia, para que se transforme em leis e com isso melhore a vida das pessoas.

 

O SR. FÁBIO FARIA DE SÁ - PODE - Pela ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Com a palavra o deputado Fábio Faria de Sá.

 

O SR. FÁBIO FARIA DE SÁ - PODE - PARA COMUNICAÇÃO - Primeiramente agradecer a todas as deputadas e deputados, V. Exa., por presidir esta sessão do meu primeiro projeto de lei aprovado aqui, o nosso líder do Governo, o deputado Gilmaci, ao nosso companheiro Thiago Auricchio, por conduzir esses trabalhos, ao relator do meu projeto de lei, o deputado Danilo Campetti, e a todos que confiaram.

A gente sabe que essa lei que trata de mobilidade urbana, uma novidade através dos aplicativos é uma correção da lei federal que não fala da categoria das motos e o nosso projeto de lei deixa, especificamente, falando isso.

Deus abençoe a todos, muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Obrigado, deputado Fábio Faria de Sá.

 

O SR. DANILO CAMPETTI - REPUBLICANOS - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem o deputado Danilo Campetti.

 

O SR. DANILO CAMPETTI - REPUBLICANOS - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, para cumprimentá-lo pela condução dos trabalhos, juntamente com o nosso líder do Governo Gilmaci Santos, com o nosso coordenador de projetos Thiago Auricchio, que fez um excelente trabalho também, os senhores na convergência de projetos importantes, são projetos que repercutem direto na nossa população paulista.

Quero agradecer também pela acessibilidade ao deputado Fábio Faria de Sá, que interpôs, que propôs esse projeto que, com certeza, fará diferença na população aqui do estado de São Paulo, principalmente, na nossa Capital. Parabéns deputado, é uma honra ser relator do seu projeto.

E também, não menos importante, o deputado Major Mecca, que está aqui, que fez um excelente trabalho. Quero deixar os meus cumprimentos ao Major Mecca, que sensível ao pleito dos nossos irmãos policiais militares, promoveu toda articulação necessária, falou com V. Exa., com o governador Tarcísio, tem todo o mérito da aprovação do PLC 135, um projeto que corrige uma injustiça e que fará benefício direto aos nossos policiais.

Parabéns, deputado Major Mecca, obrigado pela honra de ser coautor desse projeto. Muito obrigado, Sr. Presidente. Parabenizar também todos os líderes, todas as lideranças, e dizer que a Assembleia Legislativa atua, realmente, em benefício da nossa população paulista com projetos extremamente importantes e que repercutem direto e fazem a diferença na nossa população.

Muito obrigado e parabéns.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Parabéns, deputado Danilo Campetti.

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Pela ordem, deputado Thiago Auricchio.

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - PARA COMUNICAÇÃO - Quero novamente aqui, depois dessa leva de aprovações de projetos, deputados, agradecer V. Exa. pela oportunidade de coordenar esse projeto. A gente sabe que muito do que se avança dentro desta Casa é graças à sua liderança, ao seu trabalho e na valorização de todos os deputados aqui dentro da Assembleia.

Quero agradecer todas as lideranças na figura do deputado, líder de Governo, Gilmaci, que contribuem para que a gente consiga chegar aqui e ter projetos de deputados aprovados. A gente sabe que não é uma tarefa fácil, porque precisa levar para as bancadas, depois passar dentro das comissões até que a gente chegasse aqui hoje.

E no mais, presidente, parabenizar a todos os deputados que tiveram aqui, hoje, os seus projetos aprovados. Eu acho que a gente tem que valorizar a união desta Casa, a união dos deputados, Rômulo, porque todos os projetos que foram aprovados aqui hoje são projetos voltados às pessoas.

Acho que quando a gente tira a ideologia da frente e pensa na população; pensa nas pessoas; nos idosos; nos policiais militares que estão defendendo a gente no dia a dia, nas famílias; nos autistas; nas mães atípicas; no projeto como o do Rômulo, que visa proteger a família de tanta coisa ruim que essa parte do jogo traz; eu acho que a gente tem que valorizar a união desta Casa quando se pensa na população do estado de São Paulo.

Eu tenho certeza de que dessa maneira a gente vai continuar avançando ainda mais. Espero que em breve, Sr. Presidente, até o final deste semestre, no encerramento dos trabalhos, a gente possa aprovar mais uma leva de projetos de deputados. No mais, te agradecer novamente, presidente.

Um abraço.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PL - Parabéns, deputado Thiago Auricchio. Esta Presidência ia tocar, exatamente, nesse assunto. Pedir que V. Exa., juntamente com os demais líderes e com a liderança de Governo, possam se empenhar ainda mais para que aqueles deputados que não tiveram os seus projetos aprovados ainda possam, assim, ter até o final deste semestre, assim que possível, dentro dos projetos que são de acordos, os que não tiverem acordos no segundo semestre nós começaremos a pautar, também, para que o debate ocorra neste plenário.

Então nada mais havendo a tratar, agradeço a todos pelo carinho, pela compreensão e, principalmente, pela confiança depositada nesta Presidência. Podem ter certeza de que vamos continuar lutando para que os mandatos de V. Exas. cada vez mais sejam fortalecidos. Nada mais havendo a tratar, está levantada...

Encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 17 horas e 7 minutos.

 

* * *

 

- São inseridas Declarações de Votos, não lidas em plenário.

 

* * *

 

Declaração de voto contrário ao PL 07/20225.

 

São Paulo, 11 de junho de 2025

 

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Sr. André do Prado

 

Senhor Presidente, venho, por meio desta, declarar meu voto contrário à aprovação do Projeto de Lei 07/2025, de autoria dos Deputados Fábio Faria de Sá, André Bueno, Rogério Santos, Itamar Borges, Carla Morando, tendo em vista a limitação de competência desta casa, posto regulamentar matéria já disposta por norma Federal - Lei nº 12.009, de 29 de julho de 2009.

Ademais, consta do Projeto de Lei 07/2025 a criação de obrigações legais voltadas unicamente aos motoristas, que extrapolam a norma federal, e que são atualmente alvo de extenso debate por parte dos municípios implicados na criação de normas legais, de forma que devem ser objeto de decisão local.

Aproveito o ensejo para renovar os votos de estima e consideração.

 

Gabinete, em 11 de junho de 2025.

 

Ediane Maria do Nascimento

Deputada Estadual - PSOL

 

Atenciosamente,

Ediane Maria

Deputada

* * *

 

Registra voto contrário ao PL 1023/2023

 

São Paulo, 11 de junho de 2025

 

Registro meu voto contrário ao PL 1023/2023. Creio que a instituição desse tipo de política pública requer maiores estudos sobre o impacto causado no sistema educacional.

 

Atenciosamente,

 

Guto Zacarias

Deputado

 

* * *

 

Registra voto contrário ao PL 7/2025

 

São Paulo, 11 de junho de 2025

 

Registro o meu voto contrário ao PL 7 de 2025. Sou contrário à necessidade de autorização específica para mototáxis.

 

Atenciosamente,

 

Guto Zacarias

Deputado

 

* * *

 

Declaração de voto contrário ao PL 07/2025

 

São Paulo, 11 de junho de 2025.

 

Excelentíssimo Senhor Presidente,

 

Por intermédio do presente, com fulcro no caput do artigo 200 do Regimento Interno, venho, respeitosamente, perante Vossa Excelência, apresentar voto contrário ao Projeto de lei n° 07, de 2025, torna obrigatória a autorização e regulamentação dos municípios do Estado para a utilização de motocicletas na prestação do serviço de transporte individual privado remunerado de passageiros.

 

Atenciosamente,

 

Leonardo Siqueira

Deputado

 

* * *