29/08/2011 - 35a Solene

"HOMENAGEM A SOBERANA ORDEM DE MALTA, EM AGRADECIMENTO AOS TRABALHOS HUMANITÁRIOS EM PROL DA POPULAÇÃO CARENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, PELO CENTRO ASSISTENCIAL CRUZ DE MALTA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/09/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : OLÍMPIO GOMES
1 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Olímpio Gomes, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a Soberana Ordem de Malta, em agradecimento aos trabalhos humanitários em prol da população carente do Estado de São Paulo, pelo Centro Assistencial Cruz de Malta". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta solenidade será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Lê histórico da Ordem de Malta. Destaca a visão e a missão da Ordem.
2 -  THEREZA SAMAJA
Embaixatriz e Hospitalária da Associação dos Cavaleiros da Soberana Ordem de Malta de São Paulo Brasil Meridional, apresenta vídeo institucional. Faz explanação acerca dos objetivos que levaram à criação da Ordem de Malta. Discorre sobre o papel solidário da instituição, com ênfase para o acolhimento de pessoas carentes. Destaca a presença da organização de auxílio em âmbito mundial. Fala da participação em órgãos internacionais, como a ONU. Relata dificuldades advindas da urbanização de São Paulo. Cita o caráter emergencial do atendimento, em tragédias. Acrescenta que a atuação primeira é o suprimento às vítimas com gêneros de primeira necessidade. Explica que a Ordem prepara jovens para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes. Lê trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente, nos quais a Ordem se firma. Lamenta o aumento da violência e critica as armas usadas para combatê-la. Elenca a Saúde como outra área de atuação. Fala de projeto que visa à alfabetização de adultos. Agradece pela homenagem recebida neste Parlamento.
3 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por autoridades. Anuncia a apresentação musical de crianças do Centro Assistencial Cruz de Malta e do grupo de capoeira. Entrega placa de homenagem e diploma de reconhecimento ao Doutor Dino Samaja, Embaixador da Soberana Ordem de Malta junto à República do Paraguai e Presidente da Associação dos Cavaleiros da Soberana Ordem de Malta de São Paulo Brasil Meridional, pelos relevantes serviços prestados à sociedade paulista.
4 -  DINO SAMAJA
Embaixador da Soberana Ordem de Malta junto à República do Paraguai e Presidente da Associação dos Cavaleiros da Soberana Ordem de Malta de São Paulo Brasil Meridional, fala de sua emoção em receber esta homenagem. Agradece ao Presidente Barros Munhoz e ao Deputado Olímpio Gomes por suas atuações parlamentares em prol dos necessitados. Narra os objetivos da Ordem de Malta. Reitera as circunstâncias em que a organização de auxílio foi fundada. Lembra fatos ocorridos na África, que resultaram na transferência da sede da Ordem de Malta para Roma, onde se encontra até os dias de hoje. Fala do aspecto ecumênico da instituição, de seu papel apartidário e sem fins lucrativos. Agradece à esposa Thereza pelos 48 anos dedicados ao Centro Assistencial Cruz de Malta. Reconhece a importância da rede de parceiros. Elogia a forma como os membros se engajam na obra assistencial. Agradece pela honraria e ao público pela presença.
5 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp