12/09/2011 - 37a Solene

"CELEBRAÇÃO DOS 140 ANOS DE ORGANIZAÇÃO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM SOLO BRASILEIRO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/09/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLOS BEZERRA JR.
1 -  CARLOS BEZERRA JR.
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Carlos Bezerra JR., na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Celebrar os 140 Anos de Organização da Primeira Igreja Batista em Solo Brasileiro". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece o Coral da Igreja Batista da Vila Mariana, cujo trabalho enaltece.
2 -  ITAMAR BORGES
Deputado Estadual, cumprimenta o Deputado Carlos Bezerra JR. pela iniciativa. Saúda as demais autoridades presentes. Engrandece a atuação dos Deputados Federais Vaz de Lima e Jonas Donizette. Reconhece a importância do trabalho da Igreja Batista. Relata sua experiência com a instituição, em Santa Fé do Sul. Elogia os resultados de ações sociais, bem como no campo do ensino religioso, promovidos pela Igreja Batista. Parabeniza os membros da Igreja pela condução de mensagens de fé e esperança.
3 -  VAZ DE LIMA
Ex-Presidente desta Casa e atual Deputado Federal, fala de sua alegria em participar desta solenidade. Cumprimenta o Deputado Itamar Borges, a quem agradece pelo apoio dado à comunidade evangélica de Santa Fé do Sul. Lembra outros eventos realizados neste Parlamento, para homenagear a Igreja Batista. Ressalta o objetivo de cultivar a história desta instituição. Tece comentários sobre recente viagem a Praga. Destaca a contribuição da Igreja Batista nas áreas social e da educação. Lamenta a corrupção institucionalizada no País e conclama os evangélicos a se oporem a ela.
4 -  JONAS DONIZETTE
Deputado Federal, cita trecho de hino cristão. Ressalta a graça de Deus e a salvação de Jesus Cristo. Indigna-se com as denúncias de corrupção. Encoraja os fiéis à pregação do Evangelho. Cita passagem bíblica usada como instrumento para solucionar problemas pessoais. Parabeniza os batistas pela data comemorativa.
5 -  Presidente CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a apresentação do hino "Grandioso és Tu", pela Orquestra e Coral da Igreja Batista da Vila Mariana.
6 -  ELI FERNANDES DE OLIVEIRA
Pastor, representante da Convenção Batista Brasileira, saúda as autoridades presentes. Ressalta a importância deste evento. Fala de sua emoção ao constatar os rumos promissores que a comunidade batista tomou. Destaca a presença desta Igreja em todo o Brasil, com mais de um milhão e meio de fiéis. Informa que a instituição está presente em dezenas de países, e mantém quase 600 missionários. Agradece ao Deputado Carlos Bezerra Jr. pela homenagem.
7 -  Presidente CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a apresentação do hino "Como Agradecer a Jesus", pela Orquestra e Coral da Igreja Batista da Vila Mariana. Registra homenagem póstuma ao ex-Deputado Fausto Rocha pela contribuição dada pelo "irmão batista". Elogia sua atuação e a forma como defendia seus ideais nesta Casa. Estende a homenagem aos familiares da autoridade.
8 -  MANOEL RAMIRES FILHO
Pastor, Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo, ressalta a responsabilidade em presidir a obra batista. Fala de seu histórico como pregador e dos 29 anos dedicados ao serviço de Deus. Cumprimenta o Deputado Carlos Bezerra Jr. pela iniciativa. Agradece ao Prefeito de Santa Bárbara D'Oeste, Mário Celso Heins, pela acolhida durante recente evento religioso. Comunica a abertura dada pela autoridade para a pregação do Evangelho naquele município. Cita versículo bíblico. Destaca a expansão missionária.
9 -  Presidente CARLOS BEZERRA JR.
Informa a apresentação musical do Coro da Missão Batista Cristolândia. Saúda os integrantes do Coro Cristolândia, ex-dependentes químicos, resgatados por meio da fé em Cristo.
10 -  CARLOS WATER
Pastor, faz oração pelo Brasil.
11 -  Presidente CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a apresentação do hino "Minha Pátria para Cristo", pela Orquestra e Coral da Igreja Batista da Vila Mariana.
12 -  PAULO EDUARDO GOMES VIEIRA
Pastor, narra a história dos batistas brasileiros. Informa que a primeira Igreja foi fundada em Santa Bárbara D'Oeste, em 1871. Cita datas e fatos relevantes da comunidade. Fala da missão da Igreja e do compromisso com o estudo da Palavra de Deus. Encoraja os membros a terem experiências com as Escrituras. Relata sua vivência na fé. Cita características dos batistas brasileiros. Ressalta o poder transformador da obra de Jesus.
13 -  VALDO ROMÃO
Pastor, Diretor-Executivo da Convenção Batista do Estado de São Paulo, conduz a leitura de ato de gratidão. Considera o momento significativo. Mostra edição do "Legislativo Paulista de 1835 a 2011". Cita fatos de 1870, que impulsionaram esta Igreja a se estabelecer no Brasil. Agradece ao Deputado Carlos Bezerra Jr. pela homenagem. Presenteia o Parlamentar com livros religiosos Entrega um exemplar do livro "Centelha em Restolho Seco" ao prefeito de Santa Bárbara D'Oeste e à Sra. Yeda Villas-Boas, funcionária desta Casa.
14 -  Presidente CARLOS BEZERRA JR.
Enfatiza a honra em presidir esta sessão solene. Fala de projeto de lei, de sua autoria, que visa à valorização da vida, chamado "mãe paulista". Ressalta sua gratidão pela confiança dos batistas, que o elegeram Deputado. Renova seu compromisso em divulgar os valores do Reino de Deus neste lugar. Destaca os valores éticos e morais, aprendidos na infância. Enfatiza o legado espiritual dos pioneiros batistas. Estimula os cristãos a continuarem a missão da Igreja Batista. Cita versículo bíblico do Novo Testamento.
15 -  JOÃO MARTINS FERREIRA
Pastor, Presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Estado de São Paulo, faz a oração final e ministra a bênção apostólica.
16 -  Presidente CARLOS BEZERRA JR.
Informa que esta solenidade seria transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp