10/10/2011 - 43a Solene

"HOMENAGEM AO CENTRO ESPÍRITA UNIÃO DO VEGETAL PELOS 50 ANOS DE FUNDAÇÃO E SERVIÇOS PRESTADOS AO POVO DE SÃO PAULO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/10/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : GERSON BITTENCOURT
1 -  GERSON BITTENCOURT
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que Presidente Barros Munhoz convocara esta sessão solene, a requerimento do Deputado Gerson Bittencourt, na direção dos trabalhos, para "Homenagear o Centro Espírita União do Vegetal pelos 50 anos de Fundação e Serviços Prestados ao povo de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a entidade.
2 -  FLÁVIO MESQUITA DA SILVA
Presidente do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, faz retrospecto sobre a origem do baiano José Gabriel da Costa, fundador da União do Vegetal, em Porto Velho, que não visa ganhos materiais. Informa que a entidade tem 160 núcleos no Brasil e em cinco países, na prática do "reencarnacionismo cristão" e na crença de um Deus único. Cita princípios da dimensão espiritual, de amor ao próximo, em busca da "Luz Paz e Amor", expressos em sua bandeira. Destaca as virtudes do chá "hoasca", e recorda a luta para a sua liberação, no Brasil e nos Estados Unidos, apenas para uso ritual e com uso responsável. Enfatiza os programas de alfabetização, de defesa do meio ambiente e de benefícios sociais feitos pela UDV.
3 -  FRANCISCO HERCULANO DE OLIVEIRA
Mestre Geral, Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, agradece a homenagem ora prestada. Recorda o aprendizado que tivera com o fundador da entidade, fato que mudou a sua vida. Cita os benefícios do chá "hoasca" para a compreensão do mundo. Ressalta os valores de cidadania, de convivência pacífica, de bom comportamento e equilíbrio que devem nortear os integrantes da UDV. Enfatiza a luta pelo reconhecimento da entidade como religião.
4 -  VICTOR LUIZ DE FIGUEIREDO MARTINS
Mestre Central da Terceira Região Administrativa da UDV, faz histórico sobre o surgimento da entidade em São Paulo. Dá conhecimento da estrutura e do funcionamento da entidade, na busca dos valores intelectuais, morais e espirituais do ser humano. Destaca o respeito a todas as religiões, e os princípios relacionados à saúde, à educação, à cidadania e à defesa do meio ambiente. Louva a memória dos fundadores e daqueles que doaram suas vidas para as atividades da entidade. Faz agradecimento ao Deputado Gerson Bittencourt pela homenagem.
5 -  Presidente GERSON BITTENCOURT
Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia oportunamente. Anuncia a exibição do audiovisual intitulado "Pioneiros da Terceira Região".
6 -  ILKA BOIM
Integrante da direção da Terceira Região Administrativa da UDV que, durante sua fala, fez projetar material sobre as "Ações Pró-Sociais" da entidade. Dá conhecimento dos programas "Novo Encanto Ecológica", de defesa do meio ambiente, e da participação da entidade no projeto "Água para a Paz". Cita cursos sobre o manejo da floresta e capacitação para educação ambiental. Fala da "Estação Semear", com vistas à sustentabilidade, com cursos e palestras. Ressalta os trabalhos assistenciais e de alfabetização, feitos pela "Estrela da Manhã" e pelo "Lar Sama", que beneficiaram milhares de pessoas.
7 -  Presidente GERSON BITTENCOURT
Anuncia a apresentação do "Hino à Bandeira da União do Vegetal". Saúda os presentes. Informa que a União do Vegetal recebeu homenagem na Câmara dos Deputados, e terá ato idêntico na Câmara Municipal de São Paulo. Acrescenta que a entidade se faz presente em mais de cem cidades brasileiras e tem mais de quinze mil sócios. Lembra princípios da UDV, como a valorização da família, o combate às drogas e à discriminação, a prática do bem e a assistência social. Recorda ensinamentos dos povos da floresta, na busca pela simplicidade, humildade e respeito à liberdade religiosa. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp