14/10/2011 - 44a Solene

COMEMORAÇÃO "DOS 300 ANOS DE RESISTÊNCIA DA IRMANDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/10/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : LECI BRANDÃO
1 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Agradece a presença das autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocora a presente sessão solene, a pedido da Deputada Leci Brandão, ora na condução dos trabalhos, para comemorar os 300 Anos de Resistência da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre-de-Cerimônias, nomeia as autoridades presentes.
3 -  JOSÉ CÂNDIDO
Deputado Estadual, recorda acertos e erros da igreja católica ao longo dos anos. Informa que a irmandade aqui homenageada já sofreu perseguições em seus anos iniciais. Ressalta a importância das políticas de inclusão social implantadas pelo ex-Presidente Lula, como o ProUni.
4 -  JAMIL MURAD
Vereador pelo município de São Paulo, cumprimenta os presentes. Parabeniza a iniciativa da Deputada Leci Brandão. Informa que os fundadores da Irmandade eram contemporâneos de Zumbi dos Palmares. Recorda dificuldades enfrentadas pela comunidade na época de sua fundação. Cita autoridades ligadas à causa. Faz votos para o futuro da instituição.
5 -  Presidente LECI BRANDÃO
Informa que esta sessão solene seria transmitida em data oportuna.
6 -  MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
Mestre em Ciência da Religião pela PUC de São Paulo, tece comentários acerca de sua pesquisa de mestrado. Dá detalhes acerca da fundação da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e fala sobre sua atuação. Informa que, embora já tenham existido muitas Irmandades, esta é a única ainda em atividade.
7 -  MARCO ANTONIO ZITO ALVARENGA
Presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, destaca o reconhecimento que a Deputada Leci Brandão tem obtido por seu trabalho nesta Casa. Fala sobre a atuação da Irmandade. Faz votos pelo futuro da instituição.
8 -  JOSÉ VICENTE
Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e Presidente da ONG Afrobrás, agradece a todos que, ao longo da história, contribuíram com a Irmandade. Destaca os frutos resultantes de sua fundação. Parabeniza-a em nome de todos os alunos e funcionários da Universidade Zumbi dos Palmares.
9 -  ADRIANO DIOGO
Deputado Estadual, dá conhecimento da data em que esta cerimônia será transmitida. Destaca a atuação do Vereador Jamil Murad no apoio à criação de um Estado Palestino. Fala sobre a independência do Haiti. Condena ações militares nesse país e também nos morros do Rio de Janeiro. Sugere à Igreja Católica que peça desculpas por sua participação no regime escravocrata.
10 -  FERNANDA FALBO BANDEIRA DE MELO
Presidente do Condephaat, Conselho de Desenvolvimento do Patrimônio Histórico Artístico, explica a área de atuação do Condephaat. Fala sobre o direito à diversidade de costumes e tradições, presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em nossa Constituição Federal.
11 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre-de-Cerimônias, anuncia a apresentação da música Ave Maria, executada pela cantora lírica Joana Matera.
12 -  ENES
Padre, Presidente do Instituto Negro Padre Batista e da Pastoral Afro, representando Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo da Região Sé, recorda a fundação da primeira Irmandade, em Lisboa. Fala sobre a chegada das primeiras Irmandades ao Brasil e de sua luta para comprar a liberdade de outros escravos. Destaca o papel histórico exercido por Luísa Mahin, envolvida na Revolta do Malês, em 1835, e por seu filho, Luís Gama, advogado abolicionista.
13 -  ANTONIO ARRUDA DA SILVA
Coordenador Estadual de Políticas da População Negra e Indígena, ligada à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, destaca o caráter familiar da Irmandade. Fala sobre a importância desta solenidade, convocada pela Deputada Leci Brandão. Parabeniza a atuação de parlamentares negros já eleitos. Ressalta a necessidade de que seja obtida a igualdade racial em nosso País.
14 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre-de-Cerimônias, anuncia apresentação musical em homenagem à Irmandade "Igreja do Rosário dos Homens Pretos", pelo cantor e compositor José Gonçalves Miranda, o Paquera.
15 -  JEAN NASCIMENTO
Presidente da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, entrega Pedido de Reconhecimento da Irmandade como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo à Senhora Fernanda, do Condephaat.
16 -  ANTONIO MACEDO
Da Abaçai, Cultura e Arte, fala sobre homenagens recebidas pelo Condephaat. Dá conhecimento de como entrou em contato pela primeira vez com a Irmandade, no Largo do Paissandú. Descreve suas impressões ao ver as roupas características de seus integrantes.
17 -  Presidente LECI BRANDÃO
Presta homenagem, com entrega de placa, ao Senhor Jean Nascimento, Presidente da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
18 -  JEAN NASCIMENTO
Informa fazer parte da 5ª geração da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Recorda as dificuldades enfrentadas pela instituição. Cita pronunciamento de Nelson Mandela. Faz votos pelo futuro da Irmandade.
19 -  Presidente LECI BRANDÃO
Informa que esta é a primeira sessão solene de seu mandato. Reflete acerca das razões que a levaram a ser eleita. Afirma que, apesar de sua fé nos orixás, foi batizada em igreja católica. Fala sobre a mistura de religiões existente no Brasil. Dá exemplos do fato. Agradece o apoio recebido pelo seu gabinete na organização desta solene. Discorre acerca do funcionamento do processo legislativo. Destaca a possibilidade de que projetos elaborados por iniciativa popular sejam aproveitados por Deputados. Comenta o trabalho que vem realizando neste Legislativo. Atribui ao Presidente da Irmandade, Jean Nascimento, a responsabilidade pela realização desta solenidade. Faz agradecimentos gerais. Convida os presentes para apresentação da Congada Santa Ifigênia de Mogi das Cruzes, conduzida pela Capitã Gislaine Donizete Afonso. Encerra a sessão.
alesp