21/10/2011 - 48a Solene

HOMENAGEM AS "COMUNIDADES TERAPÊUTICAS QUE TRATAM AS DEPENDÊNCIAS DAS DROGAS E DO ÁLCOOL"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/11/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : EDSON FERRARINI
1 -  EDSON FERRARINI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Edson Ferrarini, ora à Presidência, para "Homenagear as Comunidades Terapêuticas que Tratam as Dependências das Drogas e do Álcool". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Discorre acerca de dificuldades enfrentadas pelas famílias de dependentes químicos. Ressalta o trabalho da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao "Crack". Cumprimenta entidade de recuperação de viciados, de Osasco.
2 -  JOOJI HATO
Deputado Estadual, parabeniza o Deputado Edson Ferrarini pela luta contra as drogas e o alcoolismo. Cumprimenta o Deputado Olímpio Gomes pela oposição às drogas. Saúda o Vereador Marco Aurélio da Cunha, pela atuação na área esportiva, o que, adita, contribui para tirar os jovens das drogas. Enaltece o trabalho de Emiliano Dias Linhares. Cita a preocupação do Papa Bento XVI, que visita a Fazenda Esperança, entidade que trata de dependentes químicos. Repudia a postura de Fernando Henrique Cardoso, que, a seu ver, faz apologia às drogas. Critica a declaração do Deputado Federal, e ex-jogador de futebol, Romário, pelo apoiou à liberação de bebida alcoólica durante a Copa do Mundo.
3 -  Presidente EDSON FERRARINI
Lembra a história do soldado Heraldo Serpa, ex-dependente de álcool, que o incentivou a estudar as causas e o tratamento da doença. Comenta seu ingresso na faculdade de psicologia, a partir do convívio com o policial, na expectativa de ajudá-lo a vencer o vício.
4 -  HERALDO SERPA
Soldado PM, agradece o apoio recebido do Deputado Edson Ferrarini. Discorre sobre o alcoolismo. Tece comentários sobre o estilo de vida de dependentes do álcool. Lamenta as perdas pelas quais os viciados passam. Encoraja os dependentes a buscarem ajuda especializada. Cita caso de amigo, liberto do vício há 22 anos.
5 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca a atuação dos Deputados Edson Ferrarini e Donisete Braga contra as drogas. Fala de resultados obtidos pela Frente Parlamentar de Enfrentamento ao "Crack". Parabeniza as entidades que tratam de dependências químicas. Justifica o posicionamento contrário à liberação das drogas, por parte de policiais e familiares de viciados. Ressalta a destruição e o sofrimento provocados pelos entorpecentes. Chama a atenção da sociedade para os danos advindos de uma possível liberação da maconha.
6 -  DONISETE BRAGA
Deputado Estadual, saúda o Deputado Edson Ferrarini, a quem chama de professor, no combate às drogas. Parabeniza as políticas públicas defendidas pelos Deputados Olímpio Gomes e Jooji Hato. Comenta reconhecimento, pela Anvisa, às Comunidades Terapêuticas, o que permitirá a elas receber recursos do Governo Federal. Elogia o depoimento do soldado Heraldo Serpa. Coloca-se à disposição do público presente, na luta contra as drogas.
7 -  Presidente EDSON FERRARINI
Saúda os ex-dependentes químicos, presentes na plateia. Apresenta a ex-alcoólatra, Senhora Eneida Santucci Migotto.
8 -  ENEIDA SANTUCCI MIGOTTO
Serventuária da Justiça e ex-alcoólatra, relata sua história de vida. Compara seu amor às três filhas, ao que sentia pela bebida. Recorda sua chegada ao Centro de Tratamento, dirigido pelo Deputado Edson Ferrarini. Declara estar há 12 anos sem beber. Aponta as mudanças psicológicas pelas quais passou durante este período, com destaque para o resgate do amor próprio.
9 -  EMILIANO DIAS LINHARES
Xamã Gideon dos Lakotas, Líder do Movimento Contra a Liberação da Maconha, pela Vida, fala de sua satisfação em participar desta solenidade. Comenta a Caminhada Nacional contra a Liberação da Maconha, pela Vida, ocorrida no ano passado. Lamenta a falta de apoio da mídia, que teria feito notificações falsas sobre o evento. Chama de insignificante o papel jornalístico da imprensa. Indigna-se com declarações do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, favoráveis à liberação da maconha. Considera insano o posicionamento da autoridade, a quem convida para a audiência pública que acontecerá no dia 18 de novembro, neste Parlamento, para debater o tema. Mostra imagens de ex-viciados. Afirma que a maconha é a porta de entrada para drogas mais pesadas. Fala de audiências públicas que acontecerão em Brasília. Divulga o endereço do "site" da entidade. Faz agradecimentos gerais.
10 -  Presidente EDSON FERRARINI
Comenta o tamanho de países como Holanda, Dinamarca e Suíça, se comparados ao do Brasil. Faz a divulgação de manual de orientações sobre os danos causados pelas drogas.
11 -  MARTA HELENA DE SOUZA REIS
Assessora de Gabinete do Conselho Estadual de Política sobre Drogas, representando a Secretária de Justiça e Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, destaca a falta de apoio do Poder Público às comunidades terapêuticas. Coloca-se à disposição de entidades para orientações gerais. Enfatiza a importância da reinserção social de ex-dependentes químicos. Esclarece o papel da Secretaria que representa, o de promover a cidadania.
12 -  Presidente EDSON FERRARINI
Relata o envolvimento do ex-jogador Diney com a cocaína. Comenta sua suspensão do futebol, como forma de punição. Lembra o pedido de ajuda que o atleta fez ao Parlamentar. Fala de seu papel como advogado e da defesa judicial do ex-jogador. Destaca a recuperação do atleta.
13 -  MARCO AURÉLIO CUNHA
Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, agradece o convite para participar deste evento. Ressalta o respeito e a gratidão ao Deputado Edson Ferrarini. Cumprimenta os Deputados que integram a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao "Crack". Defende os valores familiares. Lembra sua passagem por times de pequeno porte. Parabeniza o trabalho do Senhor Emiliano Dias Linhares. Discorre acerca da possível legalização da maconha. Comenta a luta do Governo contra o cigarro. Cita o arrependimento declarado pelo humorista Chico Anysio, por ter sido fumante. Enumera personalidades esportivas vitimadas pelo alcoolismo e pelo vício do cigarro, entre elas, os ex-jogadores Sócrates, Casagrande e Mané Garrincha. Lamenta o alto número de acidentes de carros, provocados por pessoas alcoolizadas. Propõe a formação de alianças em prol do combate às drogas. Enaltece o poder de comunicação e de convencimento do Deputado Edson Ferrarini, contra a dependência química.
14 -  Presidente EDSON FERRARINI
Elogia o trabalho como médico de Marco Aurélio Cunha. Destaca sua atuação como vereador. Fala sobre os efeitos de remédios contra as drogas. Defende a pesquisa neste setor. Considera a prevenção, por meio da educação, a melhor forma de combate às drogas. Convida os pais de dependentes químicos a visitarem seu "site". Defende a instituição familiar. Atribui ao público presente a tarefa de multiplicar a mensagem contra as drogas. Reitera o convite para a audiência pública que acontecerá no dia 18 de novembro, nesta Casa. Divulga a passeata contra as drogas no dia 17 de dezembro, às 10 horas, na Avenida Paulista. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp