28/11/2011 - 56a Solene

HOMENAGEM AO "DIA DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/12/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : SIMÃO PEDRO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Simão Pedro, na direção dos trabalhos, pelo "Dia de Solidariedade ao Povo Palestino". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino da Palestina" e o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que o "Dia de Solidariedade ao Povo Palestino" foi instituído pela ONU, em 1977, relacionado ao dia 29 de novembro de 1947, quando a Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução sobre a partilha da Palestina. Recorda que a defesa do Estado Palestino faz parte da Carta de Princípios do PT. Comunica a posição favorável à questão palestina, nos anos 80, pelo então sindicalista e ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Cita discurso da Presidente da República Dilma Rousseff, proferido na abertura da Assembleia Geral da ONU neste ano. Ressalta a presença do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, na ONU. Combate a presença de Israel na região. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por várias autoridades. Anuncia a apresentação de vídeo da campanha "Palestina Já".
2 -  ADRIANO DIOGO
Deputado Estadual, elogia o Deputado Simão Pedro pela iniciativa. Lamenta o tratamento da questão árabe pela mídia, especialmente pela TV Globo. Lembra fatos sobre a Líbia, a Síria e a Arábia Saudita. Recorda o discurso da Presidente Dilma Rousseff na ONU. Dá conhecimento de evento, dia 29/11, na Liga Árabe, pela causa palestina.
3 -  EMIR MOURAD
Membro da Federação Árabe Palestina no Brasil, saúda e agradece ao Deputado Simão Pedro pela solenidade. Cita as várias representações árabes que lutam em defesa da Palestina.
4 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia a apresentação de vídeo sobre o discurso da Presidente Dilma Rousseff na abertura da Assembleia-Geral da ONU.
5 -  MARCELO BUZETTO
Representante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, enaltece a força da mobilização em prol da causa palestina. Lembra a realização do I Encontro Nacional de Solidariedade ao Povo Palestino, ocorrido em Guararema, em fins de novembro. Cita a proposta para criação de comitê reunindo várias entidades que apoiam a causa. Louva o trabalho dos campesinos. Solicita que seja prestado um minuto de silêncio em memória do Sr. Egídio Bruneto, ativista falecido hoje.
6 -  EDMILSON COSTA
Representante do PCdoB (Partido Comunista Brasileiro), enaltece as várias organizações e militantes que lutam em defesa da Palestina. Repudia as atrocidades contra o povo palestino. Combate a política de Israel. Repudia os Estados Unidos por fatos ocorridos no Irã, na Síria e na Líbia. Louva ações do internacionalismo contra os povos oprimidos.
7 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, oportunamente.
8 -  IVAN VALENTE
Deputado Federal do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), parabeniza o Deputado Simão Pedro pela iniciativa. Saúda as autoridades palestinas presentes. Condena a interferência dos Estados Unidos e do capital estrangeiro no Oriente Médio. Afirma que houve avanços na região, com a libertação de presos palestinos. Lembra o reconhecimento do Estado Palestino pela Unesco. Repudia o veto americano sobre a proposta da ONU nessa direção. Pede boicote às relações comerciais com Israel.
9 -  MARIA JOSÉ
A "LIA" do Conam e presidente da Federação Nacional das Associações de Moradores, explica o trabalho das entidades que representa. Destaca a importância da resistência palestina. Faz paralelo entre a causa palestina com a necessidade de ser ter uma casa.
10 -  FABIO BOSCO
Integrante do PSTU, argumenta que há uma dívida dos brasileiros para com os palestinos, desde a criação do Estado de Israel. Repudia o livre comércio que beneficia a indústria bélica israelense. Enaltece a participação de dez representantes palestinos em eventos realizados no Brasil em defesa da questão palestina.
11 -  UBIRACI OLIVEIRA
Presidente da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), diz acreditar que está próxima a "vitória palestina". Elogia a grandeza, a justeza e a firmeza dos palestinos. Comenta os ataques dos Estados Unidos ao Iraque. Lembra a importância do petróleo do Oriente Médio para a economia mundial. Cita a posição da Europa e dos Estados Unidos sobre a indústria petrolífera. Informa a realização de ato, dia 29/11, na avenida Paulista, em apoio aos palestinos.
12 -  KHALED MAHASSEN
Poeta, integrante da revista "Sawtak", ressalta a luta da mulher palestina. Lembra as realizações e conquistas pela diáspora do povo árabe. Declama poesia, de sua autoria, sobre a Faixa de Gaza.
13 -  RAIMUNDO BONFIM
Integrante da CMP (Central de Movimentos Populares), endossa as reivindicações do povo palestino.
14 -  VERA MACHADO
Integrante da MMM (Marcha Mundial de Mulheres), cita a importância da autonomia palestina. Lembra resolução da ONU sobre a criação do Estado Palestino.
15 -  MOHAMAD HABIB
Professor, Pró-Reitor de Extensão da Unicamp, recorda deliberações da ONU sobre o Estado Palestino. Faz referências à chamada "Primavera Árabe". Recorda a troca de prisioneiro israelense por mais de mil palestinos. Cita questões relativas à Itália e Grécia. Recorda o aprendizado do Brasil na busca pela democracia e liberdade.
16 -  MOHAMAD EL KADRI
Membro da União Nacional das Entidades Islâmicas, homenageia as personalidades presentes. Afirma que os palestinos lutarão até o fim em defesa de sua causa. Enaltece aqueles que vivem sob o regime de ocupação. Faz paralelo entre o Muro de Berlim e o muro que envolve a Palestina. Repudia a vida em guetos.
17 -  NATANIEL BRAIA
Integrante do Partido Pátria Livre, elogia os presentes e a comitiva palestina. Recorda atos em defesa da causa palestina, bem como sua força e a esperança de seus militantes. Solicita o pleno reconhecimento do Estado Palestino pela ONU. Repudia o possível veto do Presidente Barack Obama à questão palestina. Reflete sobre a crise política e econômica que afeta o imperialismo. Combate a repressão a ativistas em Wall Street. Repudia os massacres na Líbia e na Síria. Pede "vivas" à Palestina livre.
18 -  WAGNER FAJARDO
Membro da direção nacional da CTB (Central de Trabalhadores do Brasil), argumenta que os trabalhadores brasileiros devem se conscientizar da questão palestina. Enfatiza a necessidade de se lutar contra os interesses dos grandes grupos econômicos.
19 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia a exibição de vídeo sobre a resistência palestina.
20 -  RUTH COELHO MONTEIRO
Representante da Secretaria dos Direitos Humanos da Força Sindical, afirma democrática e fundamental a reivindicação palestina. Diz esperar o reconhecimento do Estado Palestino pela ONU, para definição de nova ordem mundial. Enseja votos de paz e desenvolvimento para a região.
21 -  MATEUS FIORETINI
Diretor de Relações Internacionais da UNE (União Nacional dos Estudantes), lembra a realização de congresso da entidade, em Goiânia, com mais de dez mil estudantes. Destaca a participação do Embaixador da Palestina no evento. Lembra a simpatia da classe estudantil pela defesa palestina. Adianta que, em março de 2012, deve ser realizado encontro de estudantes da América Latina e do Caribe. Informa o apoio dos estudantes brasileiros aos estudantes chilenos, que pedem melhorias no ensino, colombianos e cubanos. Cita propostas pela independência de Porto Rico, no contexto das soberania das nações. Recorda citação poética sobre a Palestina.
22 -  JOÃO FELÍCIO
Secretário de Relações Internacionais da CUT (Central Única dos Trabalhadores) afirma que a causa palestina é defendida pela vanguarda dos movimentos sociais. Lamenta a situação em que vivem jovens palestinos, que buscam a defesa, e israelenses, "ensinados a odiar". Faz retrospecto sobre mobilização em defesa de Cuba. Afirma que Israel é representação americana no Oriente Médio. Combate a mídia no que tange à questão palestina. Lamenta que um muro divida a rotina de um povo. Informa a realização de fórum em Defesa da Palestina Livre, em 2012.
23 -  JAMIL MURAD
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, recorda viagem que fizera à Palestina, quando conhecera Arafat. Relata visita a prisioneiro político. Enfatiza a soberania e determinação dos povos. Lembra frentes parlamentares em defesa da causa palestina. Cita a incerteza dos povos sem pátria, o que dificulta várias ações na estrutura administrativa. Combate o propósito dos Estados Unidos de vetar resolução da ONU sobre a Palestina. Comenta a crise econômica mundial. Cita o apoio do ex-Presidente Lula e da Presidente Dilma Rousseff à causa palestina.
24 -  SOCORRO GOMES
Presidente do Conselho Mundial da Paz e do Cebrapaz Brasil, afirma que a defesa do Estado Palestino é questão da Humanidade. Combate a produção de armas israelenses. Repudia o tratamento da mídia sobre o Oriente Médio. Argumenta que os Estados Unidos devem respeitar os princípios de defesa estabelecidos pela ONU. Fala da influência dos árabes na cultura brasileira.
25 -  RESKALLA TUMA
Membro da Federação de Entidades Americano-Árabe e do Conscre (Conselho Parlamentar de Comunidades de Raízes Estrangeiras), recorda citações do "Alcorão" sobre Jerusalém, onde nasceu "os valores morais do Homem", Lembra que não se pode confundir religião e política. Comenta viagem que fizera à região, acompanhado do ex-Presidente Lula. Informa como pioneira viagem do Imperador Dom Pedro II ao Oriente Médio. Enaltece o legado dos povos fenícios, aramaicos e árabes.
26 -  PAULO FARAH
Professor Doutor da USP, declama poesia de Mahmud Darwich, intitulada "Carteira de Identidade", acompanhada de projeção de imagens da exposição "Palestina, Paisagem Fragmentada".
27 -  ABLA SAADAT
Membro do Conselho Nacional Palestino, agradece as manifestações em defesa da Palestina. Trata da Faixa de Gaza e da Cisjordânia. Informa as dificuldades enfrentadas por seis mil prisioneiros políticos, entre eles, o seu marido. Pede apoio da classe política brasileira sobre o caso. Elogia a atuação do ex-Presidente Lula quanto ao Oriente Médio.
28 -  LAILA HALED
Integrante do Comitê Central da Frente Popular de Libertação da Palestina, elogia o fato de uma mulher ocupar a Presidência da República do Brasil. Recorda o passado de Dilma Rousseff como ativista política. Afirma sonhar com a criação do "Parlamento Palestino". Destaca o papel das mulheres em várias esferas de poder. Faz comparação entre a causa palestina e a luta do Brasil pela democracia.
29 -  ABDALLAH ABU RAHME
Cita sua alegria em estar no Brasil há um mês. Agradece a mobilização de entidades brasileiras em defesa do povo palestino. Elogia o fato de não termos barreiras militares. Vislumbra o seu retorno e os problemas políticos e cotidianos enfrentados pelos palestinos. Argumenta que o povo palestino lutará até o fim em defesa de sua causa.
30 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Dá conhecimento da troca de lembranças entre brasileiros palestinos e agradece placa que recebera da Sra. Abla Saadat, em nome da delegação palestina.
31 -  IBRAHIM AL ZEBEN
Embaixador da Palestina no Brasil, elogia a execução do "Hino da Palestina", pela Banda da PM. Declara-se emocionado com as manifestações dos oradores. Afirma sentir-se "mais palestino, mais brasileiro e mais humano". Lamenta a situação vivida pelos milhares de prisioneiros políticos palestinos. Recorda declarações de Arafat. Considera que "o futuro soberano da Palestina está próximo". Registra seu pesar pela morte do Sr. Egídio Bruneto, do MST. Apresenta votos pelo restabelecimento da saúde do ex-Presidente Lula. Agradece as 88 entidades e partidos políticos que participaram da campanha "Palestina Já".
32 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp