02/12/2011 - 57a Solene

HOMENAGEM À "MARINHA DO BRASIL E A SEU PATRONO, ALMIRANTE JOAQUIM MARQUES LISBOA, MARQUES DE TAMANDARÉ, E COMEMORAR O DIA DO MARINHEIRO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/12/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, em homenagem à "Marinha do Brasil e a Seu Patrono, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marques de Tamandaré, e Comemorar o Dia do Marinheiro". Convida o público a cantar, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Comunica que esta sessão solene seria transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna. Lê resenha sobre o Almirante Tamandaré, quando enaltece sua disciplina, seu patriotismo e a estrutura logística que criou para a Marinha brasileira. Lembra que a homenagem que se faz à Marinha, bem como ao "Dia do Marinheiro", é comemorada no dia de nascimento de seu Patrono. Convida os presentes a cantar, em pé, a canção "Cisne Branco". Presta homenagens, com a entrega de placas, à Rede Satmo de Supermercados, na pessoa do Sr. Marinho Gonçalves Viana, pelos trabalhos beneméritos que desenvolve na Zona Sul desta Capital; bem como ao vice-Almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, Comandante do 8º Distrito Naval, e dá conhecimento do texto das referidas placas.
2 -  LUIZ GUILHERME SÁ DE GUSMÃO
Vice-Almirante, Comandante do 8º Distrito Naval, elogia o pronunciamento do Deputado Fernando Capez. Agradece a homenagem ora prestada. Faz histórico sobre o surgimento dos Legislativos estaduais. Ressalta o mérito das homenagens ao Almirante Tamandaré. Destaca a citação deste "sou marinheiro, e outra coisa não quero ser".
3 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Recorda dados históricos sobre a Independência do Brasil. Faz retrospecto sobre a criação da Marinha do Brasil. Enaltece fatos históricos nos quais o Almirante Tamandaré teve participação decisiva, como a Guerra do Paraguai e a defesa da unidade territorial brasileira. Ressalta a importância do trabalho diuturno da Marinha, a bravura e o patriotismo de seus integrantes. Destaca a necessidade de conhecimento do passado para que se possa projetar o futuro. Anuncia a exibição de vídeo sobre campanha da Marinha do Brasil.
4 -  LUIZ GUILHERME SÁ DE GUSMÃO
Vice-Almirante, Comandante do 8º Distrito Naval, agradece a homenagem. Entrega ao Deputado Fernando Capez uma imagem do Senhor dos Navegantes protetor dos marinheiros.
5 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Agradece a homenagem recebida. Faz analogia entre a vida dos marinheiros e a atividade política. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp