12/12/2011 - 61a Solene

HOMENAGEM À "POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO POR SEUS 180 ANOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/12/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : BARROS MUNHOZ / OLÍMPIO GOMES / EDSON FERRARINI
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Edson Ferrarini, com a finalidade de "Homenagear a Polícia Militar do Estado de São Paulo por seus 180 Anos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Destaca a atuação do deputado Edson Ferrarini nesta Casa. Considera justa a homenagem prestada à Polícia Militar do Estado de São Paulo. Fala sobre as atribuições deste Legislativo e de seus Parlamentares. Ressalta a importância da PM ao Estado de São Paulo. Recorda o papel da instituição em eventos históricos do País, como a Revolução de 32.
2 -  EDSON FERRARINI
Assume a Presidência. Dá conhecimento das razões que o levaram a concorrer ao cargo de Deputado Estadual, em 1987. Recorda dificuldades enfrentadas pela Polícia Militar na época da Constituinte. Menciona sua contribuição à Constituição Estadual no que tange às competências da instituição.
3 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, considera dever deste Legislativo defender a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Homenageia os 16 policiais militares mortos em serviço ao longo deste ano. Menciona os riscos aos quais esses servidores estão expostos. Lamenta a morte do major Sandro Moretti, ocorrida no dia sete de dezembro.
4 -  Presidente EDSON FERRARINI
Solicita um minuto de silêncio, em homenagem ao Major Sandro Moretti e aos outros 15 PMs mortos neste ano.
5 -  ITAMAR BORGES
Deputado Estadual, fala sobre seu convívio com a Polícia Militar enquanto vereador e prefeito do município de Santa Fé do Sul. Ressalta a qualidade do trabalho realizado pela instituição. Afirma seu apoio à força policial do Estado de São Paulo.
6 -  Presidente EDSON FERRARINI
Ressalta o trabalho realizado pelo Comandante Geral da PM, Álvaro Batista Camilo. Dá conhecimento das conquistas obtidas pela autoridade aos seus comandados. Afirma que a Polícia Militar não deve fazer parte de projeto do Executivo que institui regime de previdência complementar aos servidores públicos do Estado de São Paulo.
7 -  JOOJI HATO
Deputado Estadual, destaca o trabalho realizado pelo Deputado Edson Ferrarini nesta Casa. Solicita a realização de blitz do desarmamento. Menciona caso de violência contra capitão da PM, baleado em assalto na Avenida Politécnica.
8 -  WELSON GASPARINI
Deputado Estadual, destaca a importância da atividade exercida pela Polícia Militar. Reflete acerca das qualidades necessárias ao bom exercício dessa função.
9 -  CARLÃO PIGNATARI
Deputado Estadual, presta homenagem ao Major Sandro Moretti, que comandou a polícia de Votuporanga durante a gestão deste Parlamentar como prefeito do município. Parabeniza a Polícia Militar pelo trabalho realizado.
10 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência. Anuncia homenagem, com entrega de troféu, pelo Deputado Edson Ferrarini ao Primeiro Sargento Heraldo Serpa, ex-dependente de álcool que o inspirou a iniciar trabalho voluntário contra o consumo de bebidas alcoólicas e drogas.
11 -  ÁLVARO BATISTA CAMILO
Comandante Geral da Polícia Militar, agradece os Parlamentares deste Legislativo pelas conquistas alcançadas em benefício da Polícia Militar. Dá conhecimento dos objetivos propostos para a instituição no início do ano e de como procurou realizá-los. Destaca a queda nos homicídios dolosos ocorridos no Estado de São Paulo. Menciona o trabalho empreendido pela PM no combate ao crime organizado. Destaca a utilização de tecnologia pela polícia paulista. Fala sobre o processo de depuração interna, realizado pela Corregedoria da Polícia Militar. Ressalta o investimento na capacitação dos soldados. Menciona as metas propostas para 2012.
12 -  EDSON FERRARINI
Assume a Presidência. Reflete acerca das atribuições da PM. Considera lenta a tramitação de processos penais no Judiciário. Informa que o papel da Polícia Militar é repressivo, não preventivo. Destaca o trabalho realizado pela instituição. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão ao som da "Canção da Polícia Militar".
alesp