01/03/2012 - 2a Solene

"REALIZAR A ABERTURA DA COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/03/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : ADRIANO DIOGO / BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Adriano Diogo, com a finalidade de "Realizar a Abertura da Comissão Estadual da Verdade". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Declara instalada a "Comissão da Verdade Rubens Paiva" da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Cita os membros efetivos e suplentes da comissão. Saúda as autoridades presentes. Destaca a atuação do Deputado Estadual Rui Falcão. Lembra o período da ditadura militar no Brasil e destaca as funções da Comissão da Verdade, instalada, hoje, em 01/03 nesta Casa. Enaltece o político Rubens Paiva, que dá nome à comissão.
2 -  ADRIANO DIOGO
Assume a Presidência. Anuncia a exibição de documentário de autoria da OAB do Rio de Janeiro e, em seguida, de documentário chamado "Rubens Paiva, desaparecido desde 1972". Agradece ao Deputado Enio Tatto por tornar a aprovação do projeto de lei referente à Comissão da Verdade uma prioridade do PT.
3 -  AMÉLIA TELES
Representante da União de Mulheres, cumprimenta os presentes. Comemora a instalação da Comissão da Verdade nesta Casa, a primeira do Brasil. Defende o direito dos familiares de terem conhecimento do que ocorreu com os presos políticos da ditadura militar. Informa que, há 40 anos, foi presa neste período histórico. Pede a abertura dos arquivos da ditadura militar. Lembra de torturadores de demais países latino-americanos que vieram a ser presos e extraditados no Brasil. Requer a instauração de Comissão Nacional da Verdade.
4 -  IVAN SEIXAS
Ex-preso político e presidente do Núcleo de Memória Política, justifica a existência da Comissão da Verdade no combate à impunidade das mortes ocorridas na ditadura militar. Lembra fatos históricos do período. Comenta as razões da morte de Rubens Paiva, que dá nome à Comissão inaugurada hoje, 01/03. Entrega ao Deputado Adriano Diogo documentos versando sobre o tema.
5 -  AZIZ AB'SABER
Professor e geógrafo, lembra sua atuação no movimento estudantil no período da ditadura militar. Destaca a necessidade da criação da Comissão da Verdade.
6 -  IDIBAL PIVETTA
Jornalista, condena a atuação do reitor João Grandino Rodas, na USP. Lamenta violência ocorrida em reintegração de posse no bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos. Comemora a instalação da Comissão da Verdade, nesta Casa.
7 -  PAULO VANNUCHI
Ex-ministro de Direitos Humanos, cumprimenta os presentes, na ocasião, que já foram vítimas de tortura no período da ditadura militar. Enaltece a criação da Comissão da Verdade, nesta Casa. Defende o fim da impunidade quanto aos crimes cometidos neste período.
8 -  MARLON WEICHERT
Representante do Ministério Público Federal, destaca o pluripartidarismo da Comissão da Verdade. Defende a criação de comissões como esta em outros estados do País.
9 -  VERA PAIVA
Filha de Rubens Paiva, cumprimenta os presentes. Lamenta a ausência de sua mãe na ocasião. Defende o resgate da história e memória do período da ditadura militar. Considera que atos de terrorismo de Estado continuam a ocorrer até os dias atuais. Agradece a honra de seu pai nomear a comissão.
10 -  Presidente ADRIANO DIOGO
Anuncia a exibição de documentário do canal Globo News, de autoria da jornalista Miriam Leitão, a respeito da vida do ex-parlamentar Rubens Paiva. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp