16/03/2012 - 7a Solene

COMEMORAÇÃO AO "DIA DA ORDEM DEMOLEY"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/03/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia da Ordem DeMoley". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, oportunamente. Faz histórico sobre os princípios da Ordem DeMolay, organização não-governamental, que existe há mais de 80 anos, integrada por jovens na faixa dos 12 aos 21 anos. Cita histórico sobre o seu fundador, Jacques Demolay. Recorda os ensinamentos da honestidade, lealdade e amor fraterno. Enaltece os sete princípios que norteiam a vida de seus integrantes: a virtude, o amor filial, a reverência ao sagrado, a cortesia, o companheirismo, a fidelidade, a pureza e o patriotismo. Destaca os desafios aos jovens na vida moderna. Cita a preocupação em transformá-los em líderes. Recorda a defesa da liberdade religiosa, civil e intelectual.
2 -  BRUNO COVAS
Deputado Estadual e Secretário de Estado de Meio Ambiente, que instituiu o "Dia do DeMolay", cita parábola de ação que vai além do esperado. Enaltece o reconhecimento mundial da Ordem DeMolay. Cita a criação de leis, a partir dos princípios da Ordem DeMolay, como a que criou o Cadastro Estadual de Doadores de Medula Óssea, a que trata da coleta, nas escolas, de pilhas e baterias usadas e o termo de logística reversa. Enfatiza pontos de sua atuação como Secretário de Meio Ambiente e a preocupação com a sustentabilidade, para melhor qualidade de vida das pessoas.
3 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Anuncia a apresentação de vídeo institucional.
4 -  CARLOS ALBERTO MEDALHA FILHO
Secretário de Filantropia do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, dá conhecimento da formação de cidadãos melhores, no que tange à moral e à ética. Cita iniciativas quanto à educação, cultura, cidadania e meio ambiente. Destaca a responsabilidade e o voluntariado que norteiam seus integrantes. Informa que a Ordem tem cem capítulos em 85 municípios paulistas, com 3.500 jovens, por onde já passaram mais de 40 mil jovens. Lembra que os demolays são os maiores doadores de medula óssea. Cita programas de assistência a creches, escolas e hospitais. Fala da conscientização social para a busca de uma sociedade mais justa.
5 -  CLAUDINEY CORREIA ALVES DE ARAÚJO
Presidente da Associação Alumni 9 de Julho para Seniores DeMolay, destaca a representatividade dos demolays no âmbito da sociedade, na aplicação dos ensinamentos sociais, no lar e na família. Comenta que deve ser honrada a transição nas várias hierarquias da Ordem. Comenta a busca pelo mundo utópico. Comenta projetos e campanhas, como o "arrastão da solidariedade".
6 -  RODRIGO VAROTTI
Secretário-adjunto de Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente Paulista, recorda os princípios basilares para a geração de homens de bem, visando a busca por um mundo melhor. Lembra que é preciso idealizar e sonhar. Recorda o legado de Walt Disney, que pertencia à Ordem, por perseguir e antever o futuro. Lembra a busca pelo Bem e pela Verdade. Louva a ampliação e a manutenção dos Capítulos. Enseja votos de justiça, perfeição e prosperidade aos demolays.
7 -  CLEBER DE MOURA DELALIBERA
Ex-Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay e atual Secretário de Saúde do Município de Barretos, saúda os componentes da mesa. Faz reflexão sobre a busca do essencial pelos jovens demolays, na atual sociedade de consumo. Destaca a importância de se semear as virtudes e a tentativa de mudar o mundo, bem como as gerações. Elogia a atuação do Deputado e Secretário Bruno Covas. Cita dados sobre a participação de demolays em vários setores da sociedade. Destaca campanhas na área da saúde, especialmente quanto à doação de medula óssea. Lembra que "desafio posto e desafio aceito".
8 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Dá conhecimento do lançamento, oportunamente, de livro de sua autoria.
9 -  CAIO CESAR ÁLVARES LORO NETTO
Mestre-Conselheiro do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, recorda o sacrifício e o legado do fundador da Ordem DeMolay. Enaltece o respeito a Deus, à Pátria e à sociedade. Destaca a preocupação com a formação de líderes para o amanhã. Lembra a realização do "arrastão da solidariedade", no próximo domingo, dia 18/3, em mais de 60 cidades paulistas, para arrecadação de alimentos não perecíveis. Informa que a Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do planeta. Recorda que é preciso abdicar de várias coisas, para atender o chamado maior da sociedade.
10 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Lê a biografia e presta homenagem ao Sr. Fábio Brisotti da Silva, Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.
11 -  FÁBIO BRISOTTI DA SILVA
Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, cumprimenta os presentes. Lembra as atribuições da Ordem. Recorda sua atuação na entidade, ao longo de três décadas. Informa que a Ordem DeMolay surgiu, no Brasil, num período em que a Democracia estava ameaçada e o direito de expressão cerceado. Enaltece a importância do apoio e instrução aos jovens pelos valores inestimáveis da sociedade. Agradece este Legislativo por abrir as portas à instituição. Recorda os desafios dos dias atuais, quando a mídia veicula notícias que desagregam.
12 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Cita leitura de carta intitulada "Desiderata", pela "busca da paz no silêncio, pela verdade serena, saber ouvir os outros, descobrir que há pessoas maiores ou menores que você, usar da cautela, buscar os altos ideais, ser você mesmo e não descrer do amor, estar em paz consigo mesmo e com Deus". Faz citação da Epístola de São Paulo aos Coríntios. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp