02/04/2012 - 12a Solene

COMEMORAÇÃO DOS "100 ANOS DE APOLÔNIO DE CARVALHO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/04/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : SIMÃO PEDRO / ADRIANO DIOGO / RUI FALCÃO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento dos Deputados Rui Falcão, Adriano Diogo e Simão Pedro, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 100 Anos de Apolônio de Carvalho". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Faz histórico da vida de Apolônio de Carvalho. Informa que o homenageado foi criador e o primeiro militante do PT. Anuncia a exibição do documentário "100 anos de Apolônio de Carvalho".
2 -  MARLY DE ALMEIDA
Escritora do livro "Reneé France de Carvalho: Uma Vida de Lutas", destaca a importância de Reneé France de Carvalho, viúva de Apolônio de Carvalho, na vida do homenageado. Fala sobre a participação da Senhora Reneé em revoluções ocorridas em outros países e de sua atuação na política brasileira. Agradece o apoio concedido pelo ex-Ministro de Direitos Humanos, Paulo Vannucchi, na publicação de seu livro.
3 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Ressalta a importância de Apolônio de Carvalho para a militância política do Brasil.
4 -  RUI FALCÃO
Assume a Presidência.
5 -  PAULO TEIXEIRA
Deputado Federal, saúda os presentes. Considera justa a homenagem a todos que lutaram contra a ditadura militar. Destaca a criação de "Comissão da Verdade", no Congresso Nacional. Recorda que Apolônio de Carvalho lutou contra diversos regimes totalitários, dentre os quais o nazismo.
6 -  JOSÉ DIRCEU
Ex-Chefe da Casa Civil, destaca a importância de Apolônio de Carvalho para o Partido dos Trabalhadores. Ressalta a experiência do homenageado e a ajuda por ela prestada à executiva nacional do PT.
7 -  RAUL DE CARVALHO
Filho de Apolônio de Carvalho, agradece a homenagem prestada por esta casa a seu pai. Fala sobre o convívio familiar com Apolônio de Carvalho. Destaca a contribuição do homenageado na formação de novos militantes.
8 -  IDIBAL PIVETTA
Advogado, autor e diretor de teatro, recita poesia, de autoria própria, em homenagem a Apolônio de Carvalho.
9 -  ADRIANO DIOGO
Assume a Presidência.
10 -  RUI FALCÃO
Deputado Estadual, presta homenagem à senhora Reneé France de Carvalho. Destaca a influência dos ideais de Apolônio de Carvalho na vida deste Parlamentar. Fala sobre a ajuda prestada pelo homenageado ao PT. Menciona críticas do ex-revolucionário ao capitalismo.
11 -  EDUARDO SUPLICY
Senador, recorda contribuições de Apolônio de Carvalho ao Partido dos Trabalhadores. Cita lutas do homenageado contra o nazismo, o franquismo e a ditadura brasileira.
12 -  PAULO VANNUCCHI
Ex-Ministro de Direitos Humanos, saúda os presentes. Comenta prefácio, escrito pelo ex-Presidente Lula, ao livro "Reneé France de Carvalho: Uma Vida de Lutas", da escritora Marly de Almeida. Faz menção a episódios da vida de Apolônio de Carvalho. Reflete acerca da etimologia da palavra revolucionário. Recorda o passado militar de Apolônio de Carvalho, Luis Carlos Prestes, e outros revolucionários brasileiros.
13 -  RENEÉ FRANCE DE CARVALHO
Viúva de Apolônio de Carvalho, agradece a realização desta solenidade em homenagem a Apolônio de Carvalho.
14 -  Presidente ADRIANO DIOGO
Recorda ex-integrantes do PT. Lamenta o número de brasileiros desaparecidos durante a Ditadura Militar. Menciona crimes contra a humanidade já cometidos por regimes totalitários. Tece comentários acerca do andamento dos trabalhos da "Comissão da Verdade". Destaca a participação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na fundação do PT. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp