27/04/2012 - 21a Solene

HOMENAGEM AO "CENTENÁRIO DO SANTOS FUTEBOL CLUBE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/05/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : TELMA DE SOUZA
1 -  TELMA DE SOUZA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento da Deputada Telma de Souza, na direção dos trabalhos, para "Homenagear o Centenário do Santos Futebol Clube". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro"; seguido da execução do Hino Oficial do Santos Futebol Clube. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, oportunamente.
2 -  CELSO JATENE
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, saúda os integrantes da mesa. Elogia a presidência do Santos como uma das melhores do mundo. Cumprimenta os torcedores. Recorda pronunciamento sobre o fato, feito na Câmara Municipal de São Paulo. Comunica o lançamento de livro sobre o Santos, de sua autoria, previsto para o final de maio. Informa que é conselheiro do Santos desde 1986. Comunica que dia 07/05, o jogador Neymar deve receber o título de "Cidadão Paulistano", bem como salva de prata, na sede da Torcida Jovem do Santos.
3 -  HAMILTON PEREIRA
Deputado Estadual, parabeniza a iniciativa. Informa a presença de comitiva de Sorocaba. Lembra, pela sua idade, que vivenciara metade das glórias do Santos. Recorda a conquista de campeonatos, as glórias do passado e as do presente. Enaltece os "meninos do Santos" pela sua genialidade e talento, especialmente os jogadores Ganso, Neymar e Rafael, goleiro sorocabano. Elogia a gestão do clube pela sua competência e paixão pela agremiação. Saúda os torcedores e outros times que vieram prestigiar o evento.
4 -  Presidente TELMA DE SOUZA
Agradece as comitivas de Santos e Sorocaba. Fala da paixão que move os torcedores. Lamenta a ausência de jogadores, que estão concentrados. Informa que o Mundo reverencia o clube com a história mais bonita do futebol brasileiro. Recorda as origens inglesas do futebol. Saúda os fundadores do Santos, em 1912, e a simbologia das cores preta e branca, nobreza e paz e, eventualmente, o azul, e o nome da cidade cujo Porto também é centenário. Recorda a atuação de jogadores, especialmente Pelé, com o qual o "Santos se fez eterno". Cita os títulos brasileiros e estrangeiros conquistados, sendo o maior time do século 20, nas Américas. Louva a sede do clube, na Vila Belmiro. Afirma que talentos brasileiros devem atuar no Brasil. Ressalta a importância do clube, que parou duas guerras na África, para que a população visse o time jogar. Informa que existem muitos times com nome "Santos" em vários países. Enaltece as várias gerações de vitoriosos. Ressalta a técnica e a disciplina, expressas no hino da agremiação. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Presta homenagem comemorativa aos Cem Anos do Santos Futebol Clube, com a entrega da Taça do Centenário, ao Sr. Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, Presidente do Santos Futebol Clube.
5 -  LUIS ÁLVARO DE OLIVEIRA RIBEIRO
Fala de sua gratidão pela homenagem. Enaltece a "competência" da torcida santista. Afirma que "sou mais um torcedor", antes de ser dirigente. Dá conhecimento das vinculações familiares com o time do Santos. Lembra que seu avô comprou o terreno da Vila Belmiro, onde foi construído o estádio, em 1916. Elogia o pronunciamento da Deputada Telma de Souza. Argumenta que a ligação dos torcedores com o Santos é "mágica e inexplicável". Lembra questões sobre a adoção do nome "Santos", cidade e time indissociáveis. Afirma que a cidade não comportaria o número de seus milhões de torcedores. Louva a atuação de Pelé, desde 1956, agora sucedido pelas acrobacias de Neymar, que deve permanecer no Brasil. Cita títulos importantes conquistados. Lembra declarações do ex-Presidente Lula. Faz paralelo entre a atuação dos jogadores com feitos heróicos.
6 -  Presidente TELMA DE SOUZA
Anuncia a apresentação de vídeo sobre o Hino do Centenário do Santos Futebol Clube. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp