07/05/2012 - 23a Solene

HOMENAGEM AOS "HERÓIS DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/05/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : OLÍMPIO GOMES
1 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Olímpio Gomes, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os Heróis da Força Expedicionária Brasileira". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS
Capitão participante da Força de Paz da ONU, cita a celebração, em 08/05 do encerramento da Segunda Guerra Mundial. Explica a posição inicial do Brasil de neutralidade durante da guerra e que o País não possuía intenção de participar efetivamente no conflito. Relata agressão alemã em 1942 afundando dois navios brasileiros e a consequente entrada do país na guerra. Discorre sobre o engajamento da Guarda Civil de São Paulo, do 6º Regimento de Infantaria e do 2º Grupo de Artilharia na criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em 1943. Descreve a forma de participação da FEB na Europa, destacando as ações realizadas em território italiano. Comenta a participação da Marinha no esforço de guerra cumprindo missões especificas e também de toda a sociedade brasileira. Salienta que os ideais de democracia, liberdade e de defesa nacional da força combatente permaneceram mesmo após o conflito.
3 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Anuncia a declamação do poema "Balada do Soldado Batista", de Cecília Meirelles, por Pedro Paulo Penna Trindade. Anuncia a apresentação de vídeo sobre a Força Expedicionária Brasileira. Informa que a esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Realiza homenagem, ao som da "Canção da Força Expedicionária Brasileira", a todos os combatentes mortos na Guerra com a entrega dos Diplomas de Reconhecimento "in memorian": à Senhora Lúcia Quaresma Brand Corrêa, representando Antonio Brand Corrêa, seu pai; e ao Senhor Egydio Raposo Gomes, representando Mário Paes Gomes, seu pai. Realiza a entrega de diplomas de Reconhecimento aos Senhores da Associação dos Ex-Combatentes: Coronel Jairo Junqueira da Silva, Presidente da Associação dos Ex-Combatentes; Gerd Emil Brunckhorst, Senhor Rômulo Flávio Machado França, Silvino Barbosa de Moura, Newton Lascaleia, Manoel Camargo Neto, Jairo Junqueira da Silva Filho, Major Samuel Silva e ao Capitão de Corveta Antônio Augusto Murati de Souza Torres, representando o vice-almirante Gusmão.
4 -  PAULO TELHADA
Coronel da Policia Militar, discorre sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial no contexto da América Latina e sobre o papel da Policia Militar na formação da FEB. Saúda a importância desta sessão solene para preservação da memória nacional acerca do conflito e dos heróis que nele atuaram em favor da liberdade.
5 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Comenta a motivação da convocação dessa sessão solene.
6 -  DULCE MOLINARE DA SILVA
Esposa do Major Manoel Silva, comenta o papel importante no Deputado Olímpio Gomes nesta homenagem. Destaca carta recebida de seu marido durante o conflito, com palavras de confiança em seu retorno ao país.
7 -  JAIRO JUNQUEIRA DA SILVA
Presidente da Associação dos Ex-Combatentes, agradece ao Deputado Olímpio Gomes e aos presentes pela homenagem. Tece considerações sobre as graves consequências de um conflito dessa magnitude e da importância da manutenção da paz.
8 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Destaca a importância do reconhecimento da memória dos oficiais da Força Expedicionária Brasileira. Pede a realização desta solenidade periodicamente nesta Casa, como homenagem aos combatentes da FEB. Lembra que o regresso dos oficiais, após a Segunda Guerra Mundial, acelerou o fim do regime ditatorial em nosso País. Anuncia apresentação musical do cantor Rinaldo Viana, interpretando "Mia Gioconda". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp