07/05/2012 - 24a Solene

HOMENAGEM AOS "200 ANOS DA IMIGRAÇÃO CHINESA NO BRASIL"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/05/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : IATAMAR BORGES / JOOJI HATO
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido dos Deputados Itamar Borges e Jooji Hato, este na condução dos trabalhos, para "Homenagear os 200 anos da Imigração Chinesa no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, ouvir o "Hino da República Popular da China" e o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, enviadas por autoridades. Informa que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Enaltece o trabalho do Deputado Jooji Hato, companheiro de partido. Cumprimenta o Cônsul-Geral da República Popular da China no Brasil Sun Rong Mao, e os Deputados Federais Junji Abe e Gabriel Chalita. Menciona as atividades desenvolvidas pelos primeiros imigrantes chineses no País. Destaca a riqueza cultural da China. Faz menção à imigração desse povo ao Estado de São Paulo. Ressalta o relacionamento político e econômico entre o Brasil e a China. Comemora o intercâmbio de conhecimentos e a integração entre as duas nações.
3 -  JOOJI HATO
Deputado Estadual, mostra-se honrado em participar de evento em parceria com o Deputado Itamar Borges, enaltecendo o trabalho deste. Cumprimenta as autoridades presentes. Recorda sua atuação como vereador da Câmara Municipal de São Paulo. Destaca a Educação, a Segurança e a qualidade de vida da China. Ressalta o papel da comunidade sino-brasileira no Estado de São Paulo. Elenca as atividades em que esse povo se destaca. Elogia o caráter desses imigrantes. Parabeniza os chineses pelos 200 anos de imigração no Brasil.
4 -  SUN RONG MAO
Cônsul-Geral da República Popular da China em São Paulo, agradece aos Deputados Itamar Borges e Jooji Hato pela presente sessão solene. Congratula todos os grupos e entidades homenageados. Destaca o trabalho dos primeiros imigrantes chineses que vieram ao Brasil. Elogia o Governo brasileiro pela receptividade. Ressalta a contribuição dos imigrantes para o progresso e o desenvolvimento do País, com destaque para o comércio, a tecnologia e a ciência. Lembra que a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Deseja constante esforço dos imigrantes para a melhoria das relações entre os dois países e o aperfeiçoamento da imagem chinesa.
5 -  JUNJI ABE
Deputado Federal, cumprimenta os Deputados Itamar Borges e Jooji Hato, propositores desta solene. Pede ao Cônsul Sun Rong Mao que transmitisse os agradecimentos ao embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, sobre evento ocorrido no Congresso Nacional. Fala de sua origem japonesa e de avô, que dizia que os imigrantes deveriam amar esta terra mais que os brasileiros. Destaca as riquezas do Brasil. Ressalta a integração entre os dois países.
6 -  GABRIEL CHALITA
Deputado Federal, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca a coragem dos imigrantes chineses perante as adversidades enfrentadas em sua vinda ao Brasil. Ressalta a China como referência mundial em Educação. Elogia a competência chinesa, quanto à tecnologia e à ciência. Menciona que boa parte do aprendizado dos gregos se deve aos orientais. Deseja parcerias entre as duas nações.
7 -  JAYME MARTINS
Dá conhecimento do livro "A China no Brasil", de autoria do professor José Roberto Teixeita Leite.
8 -  Presidente ITAMAR BORGES
Realiza a entrega de placa e medalha, acompanhado pelo Deputado Deputado Jooji Hato, em homenagem aos Srs. Gabriel Chalita, Deputado Federal; Junji Abe, Deputado Federal; e Sun Rong Mao, Cônsul-Geral da República Popular da China em São Paulo.
9 -  SHIN
Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega de honrarias alusivas ao presente festejo, pelos Deputados Itamar Borges e Jooji Hato, a personalidades da comunidade sino-brasileira que se destacaram em diversas áreas de nossa sociedade e que contribuíram para a integração e o desenvolvimento econômico das relações entre Brasil e China.
10 -  JOOJI HATO
Deputado Estadual, cumprimenta a presença de Li Hongiun, representante de Pequim. Considera que o Estado de São Paulo é o real homenageado pela imigração chinesa. Elogia a segurança da China, exemplo para o Brasil. Lamenta que a comunidade oriental seja vítima de violência no País. Deseja que este evento seja marco na História brasileira.
11 -  Presidente ITAMAR BORGES
Agradece a presença das autoridades e entidades presentes ao evento. Comemora o fortalecimento do intercâmbio cultural, tecnológico e social entre os dois países. Parabeniza a comunidade chinesa no Brasil. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp