04/06/2012 - 35a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/06/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : VITOR SAPIENZA
1 -  VITOR SAPIENZA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Vitor Sapienza, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Comunidade Italiana". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional da Itália" e o "Hino Nacional Brasileiro". Solicita um minuto de silêncio, em homenagem às vítimas de terremoto ocorrido na Itália.
2 -  EDSON FERRARINI
Deputado Estadual, destaca o número de italianos vivendo no Brasil. Recorda histórias contadas por seus avós italianos. Parabeniza o Deputado Vitor Sapienza pela realização da solenidade.
3 -  WELSON GASPARINI
Deputado Estadual, destaca o número de imigrantes italianos presentes no município de Ribeirão Preto. Fala sobre as contribuições deste povo para a cidade. Enaltece os valores familiares presente entre os descendentes de italianos.
4 -  ORLANDO BOLÇONE
Deputado Estadual, recorda a chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Estado de São Paulo. Fala sobre a presença destes no município de São José do Rio Preto e de suas contribuições para o local.
5 -  MARCO LEONE
Cônsul adjunto da Itália no Brasil, destaca os laços de amizade existentes entre o Brasil e a Itália. Faz agradecimentos gerais.
6 -  LUIZ CARLOS LADEIA
Mestre de Cerimônias, faz leitura de currículo e entrega o Troféu Loba Romana aos seguintes homenageados: Padre Altair Aparecido Tonon; Dr. Amauri Chaves Arfelli; Dra. Ana Maria Visconti; Sr. Antonino Grasso; Sr. Carmine Rossi; Sra. Eliezita dos Santos Menta; Professor Fernando Ferrari Duch; Sr. José Antônio Belusci; Sr. José Carlos Zancheta; Dr. Luiz José Moreira Salata; Comendador Marco Tullio Bonora; Dr. Mário Kaminski; Sr. Michele Perricone; Sr. Nicola Magnolo; Major Brigadeiro Paulo Roberto Pertusi; Dr. Plínio Gustavo Adri Sarti; e Dr. Sérgio de Campos Mantovaninni.
7 -  AMAURI CHAVES ARFELLI
Faz agradecimentos gerais. Destaca a importância da homenagem recebida. Fala sobre o vínculo existente entre o Brasil e a Itália. Faz citação em italiano. Lamenta a ocorrência de terremoto na Itália. Menciona programa de auxílio aos afetados pelo desastre. Enaltece a miscigenação ocorrida entre o povo dos dois países. Fala sobre a influência cultural da Itália no Brasil.
8 -  Presidente VITOR SAPIENZA
Informa que esta solenidade será transmitida pela TV Alesp em data oportuna. Destaca a presença da cultura italiana no Estado de São Paulo. Recorda as dificuldades enfrentadas pelos primeiros imigrantes italianos. Fala sobre a vinda de seu avô ao Brasil. Cita texto do poeta Pablo Neruda. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp