25/06/2012 - 41a Solene

HOMENAGEM A "TINOCO DO BRASIL E À MÚSICA SERTANEJA DE RAIZ"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/07/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : LUIZ CARLOS GONDIM
1 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Luiz Carlos Gondim, na direção dos trabalhos, em "Homenagem a Tinoco do Brasil e à Música Sertaneja de Raiz". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação musical da dupla Cacique e Pagé.
2 -  MARCOS CORRÊA
Prefeito do Município de Pratânia, cidade natal do homenageado, saúda e parabeniza o Deputado Luiz Carlos Gondim e demais presentes. Discorre a respeito da música "de raiz", destacando a carreira da dupla Tonico e Tonico e sua relação com o Município de Pratânia, no Interior de São Paulo. Clama a todos para que lutem pela preservação da cultura caipira e agradece aos presentes pela homenagem.
3 -  Presidente LUIZ CARLOS GONDIM
Anuncia a apresentação musical da dupla Mogiano e Mogianinho. Anuncia a apresentação de vídeo sobre a Orquestra de Violeiros de Mauá.
4 -  JOÃO DE DEUS MARTINEZ
Representando a Orquestra de Violeiros de Mauá, saúda a todos os presentes e agradece ao Deputado Luiz Carlos Gondim pela cerimônia. Discorre sobre a carreira do homenageado e destaca sua importância no cenário musical. Comenta sobre o trabalho da Orquestra de Violeiros de Mauá, interpretando as músicas de Tonico e Tinoco. Relata caso verídico ocorrido com a dupla e agradece a todos pela homenagem.
5 -  Presidente LUIZ CARLOS GONDIM
Anuncia a apresentação musical do cantor Juliano Luis Soares.
6 -  MOACYR FRANCO
Ator, cantor e compositor, apresentador de TV e ex-Deputado Federal, saúda os presentes, em especial o Deputado Luiz Carlos Gondim. Lembra seu mandato como deputado federal, onde lutou pela programação qualidade nas estações de rádio do Brasil. Discorre sobre acontecimentos de sua infância na Fazenda Monte Azul, no Interior de São Paulo. Comenta acerca de sua relação com a dupla de músicos Tonico e Tinoco. Declama poema de sua autoria.
7 -  JOSÉ CARLOS PEREZ
Filho do cantor Tinoco, agradece ao Deputado Luiz Carlos Gondim pelo evento em homenagem a seu pai. Saúda todos os presentes. Relembra fatos da carreira de Tinoco e discorre sobre sua atuação fora do campo artístico, destacando sua grandeza como ser humano. Agradece a todos pela homenagem prestada.
8 -  Presidente LUIZ CARLOS GONDIM
Anuncia a apresentação musical do cantor Tinoquinho. Relata como surgiu a ideia de prestar a homenagem a Tinoco, em solenidade nesta Casa. Comenta a importância da música "de raiz" no contexto cultural brasileiro. Destaca a dupla Tonico e Tinoco dentro deste cenário musical. Relembra fatos de sua vida, em especial quando tomou contato com o universo da música sertaneja. Informa que esta sessão solene deverá ser transmitida pela TV Alesp em data oportuna. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp