16/05/2000 - 69ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO / VANDERLEI MACRIS

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão.
2 -  JILMAR TATTO
Solidariza-se com as reivindicações dos estudantes da Fundação Paula Souza que, junto com entidades estudantis, fazem ato público pedindo sua não desvinculação da Unesp. Defende a aprovação da PEC nº4, referente ao Banespa.
3 -  CICERO DE FREITAS
Anuncia que o PFL votará contra a desvinculação das Fatecs da Unesp. Sugere que o Pe. Júlio Lancelotti seja indicado para comandar a Febem.
4 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Informa que, dentro de 15 dias, a TV Legislativa poderá ser sintonizada em Campinas, Jundiaí e Franca.
5 -  NIVALDO SANTANA
Reafirma sua declaração, em ato público hoje, contrária à desvinculação do Centro Paula Souza da Unesp. Reclama do que considera "propaganda enganosa" da Sabesp e do Governo Covas, que anunciaram o fim do rodízio de água na Capital.
6 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
7 -  MILTON FLÁVIO
Rebate as afirmações do Deputado Nivaldo Santana referentes à Sabesp. Justifica o envio do PL referente à desvinculação das Fatecs da Unesp.
8 -  JAMIL MURAD
Registra seu apoio aos alunos das escolas técnicas e manifesta-se contra o Projeto nº 96/98, que desvincula o Centro Paula Souza da Unesp.
9 -  DUARTE NOGUEIRA
Analisa resultado de pesquisa sobre a participação dos jovens na política nacional. Comenta a participação da Assembléia na luta dos alunos das escolas técnicas.
10 -  CARLOS ZARATTINI
Parabeniza os representantes da Fatec, das escolas técnicas e do Banespa presentes em plenário. Discute a questão da venda do Banespa. Aponta os vários movimentos sociais existentes no País.

GRANDE EXPEDIENTE
11 -  JILMAR TATTO
Registra ter ajudado a organizar um seminário que trata do problema das termelétricas no país, mas particularmente no Estado. Lê documento do Fórum de Energia do Estado, lançado no seminário (aparteado pelo Deputado José Zico Prado).
12 -  JOSÉ ZICO PRADO
Para comunicação, anuncia ter recebido notícias de que os professsores estaduais em greve, acampados em frente à Secretaria da Educação, estariam sendo retirados à força pela tropa de choque da PM. Pede intervenção da Presidência efetiva junto à Secretaria de Segurança Pública.
13 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Recebe a manifestação.
14 -  EDIR SALES
Anuncia ser contra a privatização do Banespa. Lê carta de pais, alunos, professores e representantes da Escola Técnica GV do Estado sobre o PL 96/98. Registra ter participado, hoje, de uma reunião com o Dr. Artur Guerra, responsável pelo Grea do Hospital das Clínicas, que cuida da área de dependência do álcool e das drogas.
15 -  CARLINHOS ALMEIDA
Cumprimenta os professores e os alunos do Centro Paula Souza. Saúda os companheiros do Banespa e manifesta-se favorável a PEC. Preocupa-se com as notícias de possível repressão aos professores estaduais em greve. Protesta contra o anunciado aumento dos pedágios (aparteado pelos Deputados Henrique Pacheco e Alberto Turco Loco Hiar).
16 -  RAFAEL SILVA
Discorre sobre a vida de Nicolau Maquiavel, nascido em 03/05/1469, em Florença, para criticar a administração de Fernando Henrique. Ressalta a importância da educação para a formação dos jovens.

ORDEM DO DIA
17 -  LUIS CARLOS GONDIM
Requer uma verificação de presença.
18 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido e determina que se faça a chamada pelo sistema eletrônico, interrompendo o processo ao constatar quórum em plenário. Põe em discussão o PLC 1/2000, que cria a Região Metropolitana de Campinas.
19 -  CAMPOS MACHADO
Discute o PLC 1/2000 (aparteado pelos Deputados Antonio Salim Curiati e Cícero de Freitas).
20 -  CAMPOS MACHADO
Solicita uma verificação de presença.
21 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido e determina que se faça a chamada pelo sistema eletrônico, interrompendo o processo ao constatar quórum em plenário.
22 -  MARIA DO CARMO PIUNTI
Discute o PLC 1/2000 (aparteada pelos Deputados Luís Carlos Gondim e Jilmar Tatto).
23 -  CAMPOS MACHADO
De comum acordo entre as lideranças, pede o levantamento da sessão.
24 -  WADIH HELÚ
Discorda do pedido de levantamento da sessão. Solicita verificação de presença.
25 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido e determina que se faça a chamada pelo sistema eletrônico, interrompendo-a ao constatar número regimental para a continuidade dos trabalhos.
26 -  JOÃO CARAMEZ
Discute o PLC 1/2000.
27 -  CAMPOS MACHADO
Discute o PLC 1/2000 (aparteado pelos Deputados Wadih Helú, Jamil Murad, Nivaldo Santana e Vitor Sapienza).
28 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Assume a Presidência. Convoca os Srs. Parlamentares para uma sessão extraordinária, a realizar-se 60 minutos após a presente sessão, e para a sessão ordinária de 17/05, à hora regimental. Encerra a sessão.
alesp