13/08/2012 - 45a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/08/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Roberto Engler, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Comunidade Alemã". Dá conhecimento das razões que impossibilitaram a presença do Deputado Roberto Engler a esta solenidade. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional da Alemanha" e o "Hino Nacional Brasileiro". Destaca a importância da miscigenação existente no Brasil. Fala sobre a grandeza do Estado de São Paulo. Ressalta a importância dos imigrantes alemães para o crescimento do País.
2 -  STEFAN GRAF VON GALEN
Presidente do Colégio Benjamin Constant, agradece ao Deputado Roberto Engler pela convocação desta solenidade. Fala sobre as razões que levaram os primeiros imigrantes alemães a virem ao Brasil. Lamenta a diminuição no número de descendentes que dominam o idioma alemão. Destaca a necessidade da preservação da cultura alemã no País.
3 -  KLAUS-WILHELM LEGE
Presidente da Corporação Alemã da Cidade de São Paulo, fala sobre a ajuda prestada por associações de língua alemã na preservação da cultura deste país no Brasil. Informa que, este mês, deve ser lançado o Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha. Faz agradecimentos gerais.
4 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Informa que a solenidade será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna.
5 -  ROLF WIEGEL
Presidente do Clube Transatlântico, reflete acerca do início da imigração alemã para o Brasil. Fala sobre a importância da Imperatriz Maria Leopoldina no processo migratório. Dá conhecimento das vantagens oferecidas pelo Governo brasileiro aos alemães interessados em vir ao País. Lê poema, em alemão, sobre a vinda dos primeiros imigrantes germânicos ao Brasil.
6 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Faz convite para exposição, realizada no Hall Monumental deste Legislativo, sobre a imigração alemã ao Brasil.
7 -  RAINER MÜLLER
Vice-Cônsul da República Federativa da Alemanha, fala sobre as dificuldades encontradas na Alemanha quando da vinda dos primeiros imigrantes desse país ao Brasil. Destaca o estreitamento nas relações entre os dois países. Fala sobre a importância do Estado de São Paulo para esta aproximação. Comenta a realização do ano Brasil-Alemanha, que deve ser realizado entre 2013 e 2014.
8 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Relata a chegada do primeiro alemão ao Brasil, na nau de Pedro Álvares Cabral. Explica que a imigração em maior escala começou apenas no século XIX. Destaca a ajuda prestada pelo povo alemão no crescimento do Brasil. Dá conhecimento de suas vivências com o povo alemão. Cita a poetisa Cora Coralina. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp