20/08/2012 - 48a Solene

HOMENAGEM À "AVAPE - ASSOCIAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PELA COMEMORAÇÃO DOS SEUS 30 ANOS DE SERVIÇOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/09/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Senhor Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento da Deputada Célia Leão, na direção dos trabalhos, para "Homenagear a Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, pela Comemoração dos seus 30 anos de Serviços". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna.
2 -  SYLVIA CURY
Presidente da Avape, que representava o Sr. Marcos Gonçalves, Presidente da Fenavape (Federação Nacional das Avapes). Cumprimenta os integrantes da Mesa, bem como a equipe da Avape. Recorda os 30 anos de luta, empenho e esforço da entidade. Agradece as parcerias e colaborações. Informa que a entidade, ao longo do tempo, promoveu a inclusão de cerca de quatro milhões de pessoas, com atendimento de qualidade, seguindo metodologia internacional. Lembra a visão assistencialista do passado. Informa que a causa tem, hoje, representatividade em todas as esferas da sociedade, mas que, apesar de tudo, persiste a discriminação e o preconceito. Cita a criação de legislação específica, aliada à necessidade de escolas e de conscientização. Comenta a lei de cotas para deficientes físicos. Agradece aos mais de 4.100 colaboradores e parceiros, no caminho para uma sociedade mais justa.
3 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a Avape.
4 -  ANTONIO GRASSO
Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que representava o Prefeito do Município de São Paulo Gilberto Kassab - ressalta a dedicação e a seriedade do trabalho da Avape, desde a avaliação médica. Enaltece os cursos de capacitação e o processo de inserção de pessoas especiais no mercado de trabalho. Enaltece os objetivos na melhora da qualidade de vida dessas pessoas. Dá conhecimento das atividades desenvolvidas na Pasta que representa. Fala do relacionamento com a Avape e dos resultados conseguidos pela entidade. Destaca o comprometimento político com as gerações futuras.
5 -  JAMIL MURAD
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, recorda o seu ingresso neste Parlamento, bem como o da Deputada Célia Leão, em 1990. Lembra as bandeiras de luta e elogia o trabalho da Parlamentar. Dá conhecimento de seus primeiros contatos com a Avape. Informa que 150 pessoas com deficiência trabalham no Samu, atividade que teve reconhecimento internacional pela sua eficiência. Comunica que o reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência pela ONU ocorreu neste milênio. Cita conquistas de trabalhadores especiais de montadora. Enfatiza que muitas dessas pessoas ajudam no orçamento doméstico. Elogia a competência da Avape nas atividades que desenvolve.
6 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Anuncia a presença do Duo Songs, que faz apresentações musicais. Discorre sobre os pronunciamentos dos oradores que ocuparam a Tribuna. Apresenta saudação do Presidente Barros Munhoz. Destaca a importância e a responsabilidade do trabalho humano em prol das pessoas com deficiência. Informa a atuação da Avape em São Paulo e em outros estados da Federação, no propósito de "servir mais e melhor". Lembra que "as pessoas são iguais perante a lei e a Deus". Elogia o trabalho de qualificação e inserção de pessoas com deficiência, promovido pela Avape. Conta aspectos de sua biografia pessoal. Elogia a luta pela dignidade da pessoa humana, em sua amplitude, como princípio de valorização da vida. Informa que a Sra. Sylvia Cury, presidente da Avape, entregará um ramalhete de flores aos integrantes da Mesa. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp