24/08/2012 - 51a Solene

HOMENAGEM AOS "60 ANOS DOS MISSIONÁRIOS COMBONIANOS NO BRASIL"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/09/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : SIMÃO PEDRO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara esta sessão solene, a requerimento do Deputado Simão Pedro, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os 60 anos dos Missionários Combonianos no Brasil". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  VANDERLEI BERVIAN
Mestre de Cerimônias, anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre os missionários combonianos.
3 -  ADRIANO ZERBINI
Padre, membro do Conselho Provincial Brasil Sul, representando os padres e irmãos combonianos, dá conhecimento do trabalho desenvolvido na Paróquia de São Sebastião, no bairro do Sapopemba, no final dos anos 70. Recorda a adaptação da Igreja às determinações do Concílio Vaticano II. Fala das atividades implantadas na periferia, com as comunidades eclesiais de base.
4 -  FABIANA TIBÚRCIO
Representante do Instituto Daniel Comboni, informa que é herdeira do trabalho comboniano feito na Fazenda da Juta, especialmente na luta pela moradia. Recorda os cursos de datilografia. Dá conhecimento de projetos e do atendimento feito pela entidade. Recorda o lema "pela construção de um mundo melhor" e o princípio comboniano "salvar o Brasil com o Brasil". Destaca o respeito pela pessoa humana.
5 -  FRANCISCO DIONÍSIO DA SILVA
Representante dos leigos e leigas que atuam nas Comunidades Eclesiais de Base, enaltece a alegria dos combonianos no trabalho levado a efeito na Paróquia São Sebastião. Reflete sobre a valorização dos leigos e das atividades feitas em conjunto. Ressalta a preocupação com as questões sociais e políticas. Recorda a atuação de Dom Luciano Mendes de Almeida e do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, no reconhecimento do "rosto de Cristo" nas pessoas marginalizadas. Comenta a iniciação dos combonianos na África.
6 -  PEDRO AGBE AKPENE
Seminarista do Togo, representante dos missionários combonianos, informa que integra o grupo de 139 seminaristas estrangeiros. Fala dos cursos de Teologia da PUC - Pontifícia Universidade Católica. Enaltece a nova visão de ser da Igreja, pregada pelos combonianos. Destaca o crescimento pessoal e mútuo dos vários grupos da entidade. Enaltece o respeito pela diversidade, pelas diferenças, culturas e raças. Louva o trabalho de solidariedade, voltado para os humildes e necessitados.
7 -  APARECIDA JOSEFA DIAS DA SILVA
Psicopedagoga do Cantinho da Esperança, explica a estrutura da entidade, criada em 1982, inicialmente sem a ajuda do poder público. Informa suas conquistas na entidade, mesmo com suas limitações físicas. Fala do atendimento a 200 pessoas com deficiência e a 60 jovens em estado de risco, e o propósito de dar-lhes independência. Lembra a doação de terreno, herança de padre da comunidade, no qual foi construída a sede da entidade.
8 -  CATERINA INGELIDO
Irmã, diretora do Instituto Daniel Comboni, em nome das irmãs missionárias, informa a fundação da congregação, em 1872, voltada para o atendimento de necessitados e excluídos. Dá conhecimento das atividades voltadas para as crianças, adolescentes e jovens, nos princípios da catolicidade. Recorda os mais de 55 anos de trabalho da pastoral feminina, seguindo as "mulheres do Evangelho", que lhes servem de inspiração, assim como os ideais do fundador Daniel Comboni.
9 -  PAULO LOMAR
Representante do Bairro da Previdência, onde está instalada a Casa Provincial dos Missionários Combonianos, dá conhecimento de suas ligações, bem como do trabalho de evangelização dos ativistas combonianos na região Oeste da Capital. Recorda as mudanças implementadas pela Arquidiocese de São Paulo, após o Concílio Vaticano II. Comunica a venda do Palácio Episcopal, pelo Cardeal Arns, cuja renda foi revertida para os necessitados. Enaltece as diretrizes pela busca de um diálogo entre as religiões. Ressalta a força e a persistência na fé incentivada pelos combonianos.
10 -  VANDERLEI BERVIAN
Mestre de Cerimônias, apresenta votos de melhoras à saúde do Sr. Mariano Baraghia, que encontra-se enfermo.
11 -  CHEILA OLLALA
Do Centro de Defesa dos Direitos Humanos do Cedeca - Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, de Sapopemba, dá conhecimento da realidade social do bairro do Sapopemba, que enfrenta problemas de violência de toda natureza. Repudia a violação dos direitos humanos. Lembra a visão equivocada sobre esses direitos. Fala do trabalho das duas entidades que representa. Agradece aos combonianos pelos incentivos e por seu ânimo.
12 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Entrega uma bandeira do Brasil e uma camiseta da Seleção Brasileira de Futebol ao Provincial Padre Alcides Costa.
13 -  ALCIDES COSTA
Provincial Padre, informa que conhecera o Deputado Simão Pedro em Rondônia, nos anos 80. Recorda o propósito de Daniel Comboni de trabalhar com pessoas de vários países num mesmo projeto. Informa que os combonianos chegaram ao Brasil no dia 23/07/52, no município de Serra, no Espírito Santo e, posteriormente, no Maranhão. Afirma que os combonianos refletiram as mudanças instituídas pelo Concílio Vaticano II. Enaltece a militância em favor dos pobres. Fala do movimento migratório para Rondônia, nos anos 70. Recorda e lamenta o martírio do Padre Ezequiel Ramin, assassinado no Mato Grosso, há 25 anos. Dá conhecimento das atividades da instituição, voltadas para os indígenas, os afro-americanos, a população das periferias das grandes cidades e a atuação missionária, composta por 95 homens e 45 mulheres, além dos leigos.
14 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia a apresentação de canto africano, feita pelos seminaristas. Discorre sobre a importância do trabalho dos 1.600 combonianos no mundo. Enaltece a identidade de sua atuação política com a desses religiosos. Informa a migração de sua família para Rondônia, quando conheceu os combonianos. Louva o trabalho desenvolvido pelos missionários na selva amazônica. Recorda o martírio do padre Ezequiel Ramin. Destaca as atividades dos combonianos em vários continentes, especialmente na África. Reflete sobre a preocupação com a preservação das áreas de quilombos, a juventude, os indígenas e os pequenos agricultores. Enfatiza sua luta contra os agrotóxicos. Faz agradecimentos gerais, lembra a convocação para a sessão solene de 27/08, às 10 horas, em "Homenagem ao Exército Brasileiro e seu Patrono, Duque de Caxias". Encerra a sessão.
alesp